BODY LITERACY IN CHILDHOOD: A LITERATURE REVIEW ON ITS IMPORTANCE FOR THE STUDENT’S HOLISTIC DEVELOPMENT
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202502161118
Ana Claúdia Quaresma da Silva1
Iêdes Dias de Sousa2
Marcos Antonio Negreiros Dias3
Resumo
O letramento corporal é um conceito fundamental no campo educacional, especialmente na infância, pois influencia o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças. No entanto, observa-se uma lacuna na implementação sistemática desse processo nas escolas, limitando seu potencial na aprendizagem e formação integral dos alunos. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a literatura existente sobre o letramento corporal, destacando seus benefícios e reforçando sua importância no currículo escolar. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão bibliográfica, utilizando um método dedutivo e a triangulação teórica para comparar diferentes abordagens sobre o tema. Foram consultadas bases de dados como Portal da CAPES, Science Direct e SciELO, utilizando palavras-chave relacionadas ao letramento e à educação física. Os resultados apontam que o letramento corporal estimula a aprendizagem ativa, melhora a concentração, a memória e a socialização, além de contribuir para hábitos de vida saudáveis. No entanto, desafios como a priorização de conteúdos teóricos e a ausência de políticas educacionais estruturadas dificultam a implementação dessa prática nas escolas. Conclui-se que é essencial a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras, que integrem o letramento corporal ao currículo escolar. A adoção de estratégias interdisciplinares pode garantir que as crianças desenvolvam habilidades essenciais para seu crescimento integral, promovendo uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às necessidades contemporâneas.
Palavras-Chave: Desenvolvimento cognitivo; habilidades motoras; políticas educacionais; aprendizagem ativa; estratégias interdisciplinares.
Abstract
Body literacy is a fundamental concept in the educational field, especially in childhood, as it influences children’s cognitive, motor, emotional, and social development. However, there is a gap in the systematic implementation of this process in schools, limiting its potential in learning and the comprehensive formation of students. Given this, the present study aimed to analyze the existing literature on body literacy, highlighting its benefits and reinforcing its importance in the school curriculum. The research was developed based on a literature review, using a deductive method and theoretical triangulation to compare different approaches on the topic. Databases such as Portal da CAPES, ScienceDirect, and SciELO were consulted, using keywords related to literacy and physical education. The results indicate that body literacy stimulates active learning, improves concentration, memory, and socialization, and contributes to healthy lifestyle habits. However, challenges such as the prioritization of theoretical content and the lack of structured educational policies hinder the implementation of this practice in schools. It is concluded that the formulation of public policies and innovative pedagogical practices that integrate body literacy into the school curriculum is essential. The adoption of interdisciplinary strategies can ensure that children develop essential skills for their overall growth, promoting a more dynamic, inclusive, and contemporary education.
Keywork: cognitive development; motor skills; educational policies; active learning; interdisciplinary strategies.
Introdução
O letramento corporal nos primeiros anos é um tema relevante no campo educacional, especialmente considerando seus impactos na formação integral do aluno. Estudos indicam que o movimento e a atividade física desempenham papel crucial no desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças, tornando essencial a incorporação de práticas pedagógicas que promovam tais experiências (Haney, 2020).
O desenvolvimento do letramento corporal na infância não apenas fortalece habilidades motoras fundamentais, mas também influencia diretamente a autonomia, a autoconfiança e a motivação para a aprendizagem (Freire, 2019). Segundo Haney (2020), crianças expostas a atividades físicas estruturadas apresentam melhor desempenho na resolução de problemas, maior engajamento social e um desenvolvimento emocional mais equilibrado. Dessa forma, a introdução de estratégias pedagógicas que integrem movimento e aprendizado contribui para a construção de um ambiente educacional mais dinâmico e inclusivo, permitindo que os alunos explorem suas capacidades de maneira holística e significativa.
No artigo de Luppe (2007), “The Effects of Movement on Literacy”, é evidenciado que o movimento e a atividade física atendem às necessidades de desenvolvimento das crianças, promovendo o bem-estar físico e a prontidão para a aprendizagem. A pesquisa indica que a atividade física tem um impacto positivo direto no desempenho dos alunos, destacando a importância de um modelo sensório-motor que visa melhorar habilidades de leitura e letramento. Este estudo fundamenta a ideia de que o movimento é um componente essencial da aprendizagem baseada no cérebro, contribuindo para a retenção e recuperação da memória.
Apesar da crescente discussão sobre o tema, observa-se um déficit na implementação sistemática do letramento corporal no ambiente escolar, limitando suas potencialidades na educação infantil.
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de estudos acadêmicos e pesquisas empíricas na área. A metodologia permite compreender os diferentes enfoques teóricos e práticos do letramento corporal, contribuindo para a discussão sobre sua relevância na educação infantil.
Diante desse problema, este estudo tem como objetivo analisar a literatura existente sobre o letramento corporal, destacando seus benefícios para a aprendizagem e formação dos alunos, e a partir desse ponto, reforçar a importância do letramento corporal como parte essencial da formação integral dos alunos, evidenciando como o movimento e a atividade física são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Dessa forma, espera-se que os resultados aqui apresentados possam subsidiar políticas educacionais e práticas pedagógicas que incentivem a adoção do letramento corporal desde os primeiros anos escolares.
Metodologia
A pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia de revisão de literatura, utilizando o método de argumentação dedutivo. Esse método permite partir de premissas gerais, fundamentadas em fontes teóricas relevantes, para deduzir implicações práticas sobre o letramento e suas diversas dimensões. A principal estratégia metodológica consistiu na pesquisa bibliográfica, complementada por dados obtidos em fontes confiáveis, como artigos científicos, periódicos especializados e documentos institucionais.
Foram consultadas bases de dados acadêmicas de reconhecida relevância, tais como o Portal da CAPES, Science Direct e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), empregando palavras-chave como “letramento e educação,” “letramento corporal”, “práticas de letramento,” “letramento crítico” e “alfabetização e letramento.” Além disso, obras literárias e referenciais teóricos sobre o tema foram analisados para ampliar a compreensão e embasar a discussão conceitual (Mattar; Ramos, 2021).
A revisão de literatura é amplamente reconhecida como um método eficaz para compreender fenômenos complexos e interdisciplinares. Segundo Marconi e Lakatos (2017), o avanço da internet e o crescente volume de pesquisas disponíveis online facilitaram o acesso a fontes diversificadas, permitindo uma análise abrangente do tema. Dessa forma, o uso de bases de dados robustas assegura a credibilidade e a relevância dos achados, garantindo o alinhamento do estudo com os padrões científicos contemporâneos.
Além disso, optou-se por uma abordagem analítica, na qual as informações coletadas foram categorizadas e avaliadas conforme sua pertinência ao tema central do estudo. A seleção criteriosa das fontes seguiu os critérios de relevância, atualidade e qualidade dos dados, assegurando a validade dos resultados obtidos. Segundo Brito, Oliveira e Silva (2021), a pesquisa bibliográfica exige rigor metodológico, priorizando fontes primárias e secundárias confiáveis, o que possibilita uma análise detalhada e contextualizada sobre o letramento e suas implicações na sociedade.
A metodologia também se fundamenta no conceito de triangulação teórica, que consiste na comparação das informações obtidas em diferentes abordagens da literatura. Essa estratégia permitiu identificar pontos de convergência e divergência entre os autores, ampliando a compreensão sobre as múltiplas perspectivas do letramento. Segundo Brito, Oliveira e Silva (2021), a triangulação contribui para a construção de um panorama mais robusto do fenômeno estudado, reduzindo vieses interpretativos e fortalecendo a validade das inferências teóricas.
Por fim, a análise dos dados seguiu uma lógica dedutiva, na qual as informações foram interpretadas à luz dos objetivos da pesquisa. O método dedutivo é indicado para estudos que buscam inferir soluções práticas a partir de conceitos teóricos gerais, possibilitando reflexões sobre o impacto do letramento na formação cidadã e no desenvolvimento social (Mattar; Ramos, 2021). O rigor metodológico empregado assegura a relevância dos resultados obtidos e sua contribuição para a formulação de políticas públicas e práticas educacionais voltadas ao fortalecimento do letramento em diferentes contextos.
Resultados e Discussão
De acordo com os achados da literatura, o letramento corporal tem sido amplamente discutido como um conceito multidimensional que envolve aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais na formação dos indivíduos. O desenvolvimento dessas habilidades influencia diretamente o aprendizado, o bem-estar e a qualidade de vida, sendo um fator determinante para a formação integral das crianças. Estudos como os de Luppe (2007), Templeton e Stepper (2017), Moreira (2020), Ribeiro (2023), Burns Flores e Silva (2023) e Santos et al. (2024) destacam a importância da incorporação da atividade física no ambiente escolar como um meio essencial para a construção de competências de letramento.
Luppe (2007) argumenta que o movimento desempenha um papel central no processo de aprendizagem, não apenas atendendo às necessidades de desenvolvimento motor das crianças, mas também fortalecendo conexões neurais que favorecem a retenção da memória e a prontidão para o aprendizado. A autora enfatiza que a atividade física melhora a concentração, reduz o estresse e contribui para um estado mental mais receptivo ao conhecimento. No entanto, conforme discutido por Templeton e Stepper (2017), a priorização dos testes padronizados tem levado à redução da educação física nas escolas, o que compromete o desenvolvimento integral dos alunos. Os autores apontam que essa tendência resulta em crianças menos ativas, com dificuldades de socialização e maior propensão a problemas de saúde física e mental.
Dentro do contexto brasileiro, Moreira (2020) aprofunda essa discussão ao validar instrumentos específicos para a avaliação do letramento corporal, com destaque para o Canadian Assessment of Physical Literacy – 2nd edition (CAPL-2). O autor enfatiza que o letramento corporal deve ser um objetivo central da educação física escolar, pois influencia diretamente o envolvimento das crianças em atividades físicas ao longo da vida. Sua pesquisa indica que o desenvolvimento da competência motora, motivação e conhecimento são fatores essenciais para a construção de um sujeito ativo, reforçando a necessidade de práticas educacionais que integrem movimento e cognição.
O papel do corpo no ambiente educacional também é abordado por Ribeiro (2023), que critica a histórica dicotomia entre mente e corpo dentro do sistema escolar. Segundo a autora, essa separação resulta em uma negligência das potencialidades da linguagem corporal e limita o desenvolvimento das crianças, tornando a aprendizagem um processo fragmentado. Ribeiro argumenta que o corpo deve ser visto como um meio de comunicação e expressão, e não apenas como um instrumento passivo dentro da sala de aula. Essa perspectiva é corroborada por Burns Flores e Silva (2023), que analisam a importância das práticas de letramento corporal na educação infantil, destacando que o movimento deve ser parte integrante das metodologias de ensino e não apenas uma atividade secundária. Para as autoras, a educação infantil tem um papel fundamental na promoção de um desenvolvimento integral, permitindo que as crianças explorem o mundo através do corpo e da experiência sensorial.
A relevância do letramento corporal na infância também é enfatizada por Santos et al. (2024), que analisaram como esse conceito tem sido promovido internacionalmente. Os autores destacam que, em países como China, Indonésia, Canadá e Austrália, as intervenções voltadas para o desenvolvimento de habilidades motoras e brincadeiras estruturadas demonstram impactos positivos no aprendizado e na saúde das crianças. No entanto, um dos desafios apontados pela pesquisa é a menor ênfase dada ao domínio de “Conhecimento e Compreensão”, o que pode limitar a internalização de hábitos saudáveis e sustentáveis ao longo da vida. Esse ponto se conecta com os achados de Sharif e Blank (2010), que relacionam a literacia em saúde infantil ao índice de massa corporal das crianças. Segundo os autores, a ausência de um letramento corporal efetivo pode resultar em dificuldades na adoção de hábitos saudáveis, aumentando os riscos de obesidade e outros problemas de saúde pública.
O modelo conceitual de Cairney et al. (2019), citado por Moreira (2020), reforça essa visão ao apresentar o letramento corporal como um processo dinâmico e recíproco, no qual a atividade física não apenas sustenta a saúde, mas também influencia fatores emocionais e sociais. Esse modelo propõe que indivíduos corporalmente letrados possuem maior propensão a adotar estilos de vida ativos e saudáveis, estabelecendo uma relação contínua entre movimento e bem-estar. Dudley (2015) também contribui para essa discussão ao definir o letramento corporal como um conceito guarda-chuva, que engloba o conhecimento, as habilidades, os entendimentos e os valores relacionados à prática da atividade física intencional. Para o autor, o letramento corporal não é apenas um conjunto de habilidades motoras, mas sim uma competência essencial para a vida.
Além disso, a Unesco (2015) reconhece o letramento corporal como a base da educação física, enfatizando que sua promoção deve começar na infância e se estender ao longo da vida. Essa perspectiva está alinhada com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca a importância das interações e das brincadeiras como elementos estruturantes para o aprendizado infantil. Santos et al. (2024) ressaltam que a escola tem um papel fundamental nesse processo, pois os professores são os principais agentes sociais responsáveis por apoiar e incentivar práticas de letramento corporal dentro do ambiente educacional.
Dessa forma, a triangulação das perspectivas dos autores analisados evidencia que o letramento corporal vai muito além do desenvolvimento motor, sendo um componente essencial para a construção do conhecimento, da identidade e da autonomia dos indivíduos. A convergência dos estudos sugere que a ausência de políticas educacionais voltadas para a integração entre movimento e aprendizado pode resultar em déficits no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Portanto, é necessário repensar o currículo escolar para incluir práticas que promovam um aprendizado ativo e integrado. A criação de programas pedagógicos inovadores que valorizem a corporeidade e o movimento como parte essencial da formação acadêmica pode ser um caminho para garantir que as crianças desenvolvam não apenas habilidades motoras, mas também uma compreensão crítica e autônoma sobre a importância da atividade física para a saúde e a qualidade de vida. Somente com uma abordagem mais ampla e interdisciplinar será possível formar indivíduos preparados para os desafios do século XXI, capazes de compreender seu corpo como uma ferramenta de aprendizado e expressão, e não apenas como um instrumento passivo dentro da educação formal.
Nesse sentido, a ausência de políticas educacionais que promovam a integração entre movimento e aprendizado pode resultar em um déficit no desenvolvimento integral das crianças, comprometendo sua saúde e qualidade de vida a longo prazo. Dessa forma, reforça-se a importância de investir em programas pedagógicos inovadores que valorizem a corporeidade como um elemento essencial para a formação de indivíduos mais saudáveis, críticos e preparados para os desafios da vida contemporânea.
Consideração Finais
A presente pesquisa demonstrou que o letramento corporal é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, influenciando aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais. A análise da literatura permitiu constatar que o movimento e a atividade física não apenas aprimoram as habilidades motoras, mas também desempenham um papel crucial no aprendizado, favorecendo a retenção de informações e o engajamento escolar.
Os estudos revisados evidenciaram que a ausência de práticas pedagógicas que valorizem a corporeidade pode resultar em déficits no desenvolvimento infantil, limitando as potencialidades dos alunos. No entanto, pesquisas como as de Haney (2020), Luppe (2007) e Moreira (2020) reforçam que a integração de atividades físicas ao currículo escolar promove benefícios significativos, aumentando a motivação, a autonomia e a socialização das crianças.
Além disso, a falta de políticas educacionais estruturadas para a implementação do letramento corporal nas escolas foi identificada como um dos principais desafios. Países que adotam metodologias interdisciplinares, conforme apontado por Santos et al. (2024), demonstram avanços significativos na promoção da saúde e no desempenho acadêmico dos alunos, o que reforça a necessidade de um repensar das estratégias educacionais no Brasil.
Dessa forma, a pesquisa reforça a importância de políticas públicas e diretrizes educacionais que incentivem a adoção do letramento corporal desde a infância, garantindo que as crianças tenham acesso a experiências de aprendizagem mais dinâmicas e inclusivas. Para tanto, recomenda-se que educadores e gestores invistam em formação continuada e metodologias inovadoras, possibilitando a integração efetiva do corpo e do movimento no processo de ensino-aprendizagem.
O estudo contribui para a compreensão do tema e sugere novos caminhos para futuras investigações, especialmente no que tange à avaliação dos impactos das práticas de letramento corporal a longo prazo e a sua implementação nas diretrizes curriculares nacionais. Com isso, espera-se que o tema ganhe maior reconhecimento e seja incorporado de maneira efetiva ao contexto educacional, beneficiando a formação integral das futuras gerações.
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1Pós-graduada em Segurança Viária Urbana
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Araguaína-Tocantins-Brasil
Email: anaquaresma02@gmail.com
2Especialista em Gestão Pública
Centro Universitário Unitop
Palmas-Tocantins-Brasil
Email: ieidesdias2019@gmail.com
3Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais
Universidade Federal do Tocantins
Gurupi-Tocantins-Brasil
Email: marcosnegreiros1985@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1964-620X