EXPERIENCE REPORT: JOURNEY TO PROTAGONISM – EXPLORING THE FUTURE WITH AN OPEN MIND AND A LIGHT HEART
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412131746
Alana Silva Giehl([1])
Carolinne Sobral de Souza([2])
Fabrícia Gonçalves Amaral Pontes([3])
Geovanna Kabrini Costa Ferreira[4])
Giovanna Félix Moreira De Souza([5])
Kariny Pereira Salgado([6])
Lédina Duarte de Souza Costa([7])
Lidiane Martins Venturini Neres([8])
Maria Clara Diniz Coelho([9])
Monik Hellen Sousa Silva([10])
Nailson Pereira Ribeiro([11])
Nicolle Domingues de Sousa([12])
Olga Tavares Marinho([13])
Pedro Nunes Bizonoto([14])
Tacila Aires Alves de Melo([15])
Thayza Neres Tomazetti de Sena([16])
Resumo: A adolescência representa uma etapa de transição crucial, caracterizada por transformações físicas, emocionais e sociais, nas quais a busca pela identidade e o delineamento de um projeto de vida são fundamentais para o desenvolvimento psicossocial dos jovens. Aspectos como a vulnerabilidade socioeconômica e a evasão escolar podem prejudicar esse processo, ressaltando a necessidade da promoção da saúde mental e do bem-estar emocional. O projeto “Jornada ao Protagonismo: Explorando o Futuro com a Mente Aberta e o Coração Leve” foi concebido com o intuito de estimular o protagonismo juvenil e proporcionar suporte emocional, organizando atividades que favoreceram o autoconhecimento e o planejamento de metas futuras. Realizado em Porto Nacional-TO, este projeto envolveu alunos do 2º ano do ensino médio e implementou metodologias práticas, incluindo dinâmicas de acolhimento, testes vocacionais e a criação de mapas do futuro. Os resultados obtidos evidenciaram um incremento na autoconfiança dos participantes e uma compreensão mais aprofundada de suas habilidades e interesses. Apesar das dificuldades enfrentadas, a experiência reafirmou a relevância do apoio psicológico e do protagonismo juvenil, demonstrando que intervenções desse tipo são essenciais para o desenvolvimento integral dos jovens e para a construção de um futuro promissor. Assim, conclui-se que promover o protagonismo em ambientes educacionais é imprescindível para formar indivíduos resilientes e autônomos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e participativa.
Palavras Chaves: Saúde Mental. Juventude. Ensino Médio
Abstract: Adolescence represents a crucial transition stage, characterized by physical, emotional, and social transformations, during which the search for identity and the outline of a life project are fundamental for the psychosocial development of young people. Factors such as socioeconomic vulnerability and school dropout can hinder this process, highlighting the need for the promotion of mental health and emotional well-being. The project “Journey to Protagonism: Exploring the Future with an Open Mind and a Light Heart” was conceived to stimulate youth protagonism and provide emotional support, organizing activities that fostered self-knowledge and future goal planning. Conducted in Porto Nacional-TO, this project involved 2nd-year high school students and implemented practical methodologies, including welcoming dynamics, vocational tests, and the creation of future maps. The results showed an increase in participants’ self-confidence and a deeper understanding of their skills and interests. Despite the challenges faced, the experience reaffirmed the importance of psychological support and youth protagonism, demonstrating that such interventions are essential for the comprehensive development of young people and the construction of a promising future. Thus, it is concluded that promoting protagonism in educational environments is essential to form resilient and autonomous individuals, contributing to a more aware and participatory society.
Keywords: Mental Health. Youth. High School.
Introdução
A adolescência configura-se como um período de transição fundamental, caracterizado por intensas mudanças nas dimensões física, emocional e social. Durante essa fase, a busca pela identidade e a elaboração de um projeto de vida assumem uma importância central, impactando diretamente o desenvolvimento psicossocial dos jovens. Contudo, variados fatores, como vulnerabilidade socioeconômica, violência e evasão escolar, podem prejudicar esse percurso, restringindo o acesso a oportunidades de crescimento pessoal e realização.
A relevância do estudo se baseia na necessidade de criar oportunidades para que os jovens possam refletir sobre suas escolhas, desenvolver autoconhecimento e planejar seu futuro de forma consciente. Considerando o contexto atual, em que muitos jovens enfrentam desafios na transição para a vida adulta, é fundamental oferecer suporte para que possam tomar decisões mais assertivas e se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.
Nesse contexto, a promoção da saúde mental e do bem-estar emocional se torna uma prioridade. A formulação de um projeto de vida coeso emerge como uma estratégia eficaz para capacitar os jovens a se tornarem protagonistas de suas trajetórias, proporcionando-lhes uma visão mais clara do futuro e objetivos concretos para sua vida pessoal e profissional. O protagonismo juvenil, em conjunto com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, representa um fator protetivo contra problemas como ansiedade e depressão. Esses aspectos fundamentaram a realização desta iniciativa, que visa preparar os jovens para enfrentarem os desafios cotidianos com maior eficácia e participarem ativamente em seu processo de crescimento, sem dúvida alcançando o almejado sucesso .
O protagonismo juvenil diz respeito à capacidade dos jovens de assumirem o papel central na construção de suas próprias vidas. Este conceito envolve a participação ativa, a tomada de decisões e a busca por soluções para os desafios enfrentados. Por sua vez, o planejamento de um futuro positivo para os jovens é de extrema importância, uma vez que oferece a oportunidade de estabelecer metas, sonhos e objetivos concretos, bem como promover a reflexão sobre as escolhas a serem feitas e os caminhos a serem seguidos. Assim, a combinação entre protagonismo juvenil e planejamento de futuro é crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para construírem uma trajetória de sucesso e realização.
O projeto “Jornada ao Protagonismo: Explorando o Futuro com a Mente Aberta e o Coração Leve” é uma resposta aos desafios mencionados, propondo uma intervenção educativa e reflexiva que busca fomentar o protagonismo juvenil e promover a saúde mental. Por meio de atividades organizadas em etapas que englobam acolhimento, autoconhecimento e planejamento, a jornada tem como objetivo capacitar os jovens para lidarem com adversidades com resiliência e autoconfiança, incentivando a formação de redes de apoio e uma perspectiva otimista em relação ao futuro.
Este artigo apresenta um relato sobre a execução do projeto realizado em Porto Nacional-TO, ressaltando a relevância do desenvolvimento do protagonismo juvenil enquanto estratégia para fortalecer tanto o bem-estar psicológico quanto o engajamento social. A experiência compartilhada almeja inspirar práticas análogas em outros contextos, evidenciando os efeitos benéficos dessa abordagem na vida dos participantes.
Metodologia
O presente artigo fundamenta-se em um estudo descritivo, classificado como relato de experiência, realizado no dia 31 de outubro de 2024. A execução do projeto intitulado “Jornada ao Protagonismo: Explorando o Futuro com a Mente Aberta e o Coração Leve” foi organizada segundo uma abordagem prática e interdisciplinar, estruturada em três momentos principais, cada qual com objetivos específicos e estratégias minuciosamente planejadas. A seguir, são apresentadas as etapas e os procedimentos adotados.
Esta ação envolveu 20 alunos do 2º ano do ensino médio noturno do Colégio Estadual Florêncio Aires, localizado em Porto Nacional-TO. A seleção dos participantes considerou critérios relacionados ao acesso à iniciativa e à disponibilidade, buscando beneficiar adolescentes em situações de vulnerabilidade social. O projeto contou com a colaboração da Superintendência Regional de Educação, que disponibilizou transporte para os estudantes.
Esta fase inicial teve como objetivo criar um ambiente seguro e acolhedor. O acolhimento foi realizado por meio de uma dinâmica do semáforo, promovendo a interação entre os jovens e estimulando a reflexão sobre os desafios emocionais vivenciados em seu cotidiano. Posteriormente, uma palestra motivacional foi apresentada pelo Professor Nailson Pereira Ribeiro, psicanalista convidado, que compartilhou sua trajetória de superação pessoal e profissional. O intuito foi inspirar os participantes a reconhecerem seu potencial e fortalecerem sua autoconfiança.
Com o objetivo de promover o autoconhecimento, um teste vocacional online foi aplicado sob a supervisão de um profissional qualificado. Essa atividade possibilitou que cada aluno explorasse suas inclinações e habilidades individuais, proporcionando uma experiência diferenciada. Após a aplicação do teste, foi realizada uma devolutiva em grupo, na qual os resultados foram discutidos coletivamente, incentivando a troca de percepções e a compreensão sobre possíveis caminhos profissionais.
A etapa final concentrou-se no planejamento e visualização das metas futuras. Cada participante recebeu uma folha A4 para elaborar seu Mapa Positivo de Futuro, representando seus objetivos pessoais e profissionais junto aos passos necessários para alcançá-los. Essa ferramenta prática destinou-se a estimular o protagonismo individual e o desenvolvimento de planos concretos, fomentando um olhar esperançoso e proativo acerca do futuro.
A atividade culminou com um lanche coletivo acompanhado por um momento de agradecimento que reforçou a importância do trabalho colaborativo e do apoio mútuo entre os participantes. Os jovens foram incentivados a compartilhar suas impressões sobre a experiência vivida, permitindo assim uma avaliação qualitativa do impacto imediato do projeto. Esse retorno se mostrou fundamental para ajustes nas futuras edições visando ampliar o alcance e eficácia da intervenção.
Essa metodologia integrativa proporcionou aos jovens uma experiência enriquecedora que promoveu autoconhecimento, planejamento estratégico além da conscientização sobre seu papel como protagonistas de suas próprias trajetórias.
Resultado e discussões
A execução do projeto “Jornada ao Protagonismo: Explorando o Futuro com a Mente Aberta e o Coração Leve” gerou resultados relevantes, evidenciando o impacto positivo das atividades realizadas no desenvolvimento pessoal e na visão de futuro dos jovens envolvidos. As análises foram fundamentadas em observações diretas, relatos dos alunos e feedbacks coletados ao final da experiência.
Foi constatado um elevado nível de engajamento dos participantes em todas as fases do projeto. Desde a dinâmica de acolhimento e reflexão até a elaboração do Mapa Positivo de Futuro, os alunos mostraram interesse genuíno e disposição para compartilhar experiências, além de refletir sobre seus desafios e aspirações. Esse envolvimento ativo ressalta a importância de criar ambientes seguros e acolhedores que favoreçam discussões e atividades voltadas ao autoconhecimento e à autorreflexão.
Os resultados obtidos através do teste vocacional e das discussões em grupo indicaram um aumento na compreensão dos alunos acerca de suas habilidades e interesses pessoais. A devolutiva coletiva possibilitou que muitos jovens identificassem afinidades com áreas profissionais específicas, ampliando sua percepção sobre possibilidades futuras. Relatos dos participantes sinalizaram uma elevação na autoconfiança e na sensação de controle sobre seu próprio destino, aspectos cruciais para o protagonismo juvenil.
A atividade de construção do Mapa Positivo de Futuro foi particularmente bem recebida, destacando-se como uma ferramenta prática inspiradora. Os participantes relataram que, ao delinear suas metas e os passos necessários para alcançá-las, desenvolveram uma visão mais estruturada e otimista acerca de seus objetivos. Esse processo de visualização contribuiu para aumentar a motivação e gerar uma sensação de responsabilidade pessoal em relação às escolhas futuras.
Apesar dos resultados amplamente favoráveis, alguns desafios foram identificados, como a necessidade de dedicar mais tempo à discussão dos resultados do teste vocacional e à elaboração dos Mapas Positivos de Futuro. Ademais, alguns alunos relataram dificuldades iniciais em expressar suas expectativas devido à falta de familiaridade com dinâmicas grupais e reflexões pessoais, o que evidencia a importância da realização contínua de atividades que fortaleçam habilidades socioemocionais.
O projeto enfatizou a relevância do protagonismo como estratégia para enfrentar adversidades e como ferramenta poderosa para empoderamento. A experiência demonstrou que a combinação entre atividades práticas e reflexivas pode criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das habilidades essenciais nos jovens, tais como resiliência, autoconhecimento e planejamento estratégico. A promoção de um espaço destinado à troca de experiências também favoreceu a construção de laços solidários entre os participantes, fortalecendo o senso comunitário.
A adesão às atividades voltadas ao apoio psicológico e aos programas de educação emocional foi notável. Os jovens demonstraram uma maior disposição para refletir sobre suas metas e desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais, como resiliência e capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos. As oficinas proporcionaram um ambiente seguro para a troca de experiências e a construção de vínculos entre os participantes, o que fortaleceu redes de apoio social e promoveu um clima acolhedor.
O Projeto de Vida (PV) desempenha um papel crucial no bem-estar psicológico dos jovens ao proporcionar-lhes um senso de direção e propósito. No contexto deste projeto, o PV estimulou os adolescentes a planejarem suas metas e estabelecerem estratégias para alcançá-las, resultando em impactos positivos sobre sua saúde mental e na diminuição de fatores de risco como ansiedade e desamparo. Além disso, não apenas ofereceu perspectivas sobre o futuro profissional, mas também os ajudou a compreenderem a relevância da autoconfiança e do protagonismo nas escolhas que farão ao longo da vida.
Figura 01.
Fonte: Arquivo pessoal
Na abertura da ação, foi realizada uma dinâmica chamada “Dinâmica do Semáforo”. Assim que os participantes chegaram, os acadêmicos realizaram abordagens individuais para captar as expectativas de cada um em relação ao evento. Com base nas respostas obtidas, cada aluno recebeu um adesivo colorido (vermelho, amarelo ou verde) preso à vestimenta, simbolizando suas expectativas por meio das cores características de um semáforo: o verde representava alta expectativa; o amarelo simbolizava expectativa moderada; enquanto o vermelho indicava ausência delas. Apenas um aluno optou pela cor vermelha; todos os outros escolheram verde. Essa estratégia visou identificar visualmente o engajamento inicial dos alunos além de propiciar reflexões sobre o impacto das expectativas nas vivências educacionais e pessoais.
No dia do evento, o preceptor Nailson fez uma palestra direcionada aos presentes onde compartilhou seu relato pessoal sobre como superou dificuldades por meio dos estudos. O testemunho do palestrante inspirou os adolescentes a confiarem em suas próprias capacidades, ver alguém que enfrentou desafios reais e alcançou sucesso pode ser motivador para se dedicarem mais aos estudos. O relato apresentou exemplos práticos relacionados à eficácia do esforço contínuo, disciplina e persistência. Nailson dividiu experiências relacionadas ao fracasso e sua forma de lidar com esses momentos difíceis, contribuindo assim para que os adolescentes compreendessem que fracassos são parte integrante do aprendizado—com resiliência eles podem se transformar em sucesso.
A palestra teve o efeito inspirador de encorajar os alunos a acreditarem em suas potencialidades. Durante a apresentação, incentivou-se os jovens a considerarem as dificuldades que poderiam encontrar em suas trajetórias, mas também a enxergarem essas adversidades como oportunidades para crescimento pessoal. A ênfase foi colocada na importância da persistência, da dedicação e da resiliência, evidenciando que é possível superar obstáculos e atingir objetivos independentemente das circunstâncias enfrentadas. Esse momento gerou uma renovada motivação nos estudantes para perseguirem seus sonhos com determinação e otimismo.
Essa narrativa ressalta a relevância da educação como ferramenta transformadora tanto no âmbito pessoal quanto social, encorajando os adolescentes a valorizarem seus estudos enquanto buscam oportunidades enriquecedoras.
Em síntese, palestras dessa natureza podem não apenas equipar os adolescentes com conhecimentos valiosos, mas também oferecer novas perspectivas acerca dos desafios que enfrentarão na vida, enfatizando ainda mais a importância dos estudos como meios fundamentais para transformação pessoal e profissional.
Após a apresentação do professor Nailson, foi aplicado um Teste Vocacional visando oferecer caminhos potenciais para o futuro dos adolescentes da segunda série do ensino médio. Este teste consistiu na resposta a uma série de perguntas cujos resultados apontaram diversas opções possíveis relacionadas a cursos ou profissões adequadas às respostas fornecidas pelos estudantes. Muitos ficaram surpresos com as instituições mencionadas nos resultados, faculdades que anteriormente nunca haviam considerado seguir, mas cuja participação nessa dinâmica fez com que reavaliassem tais possibilidades.
Além disso, é importante enfatizar que esse teste vocacional funcionou como uma importante ferramenta esclarecedora auxiliando-os no planejamento referente às suas futuras carreiras profissionais; instigando-os à luta necessária pela realização dessas aspirações sabendo-se que seus objetivos não serão atingidos sem esforço dedicado.
Consequentemente este momento provocou nos acadêmicos do segundo período uma sensação coletiva de dever cumprido já que houve entusiasmo por parte dos alunos da segunda série em relação à busca ativa pela concretização de seus desejos.
Figura 02.
Fonte: Arquivo pessoal
O encerramento das atividades com aplicação da ferramenta “Mapa Positivo de Futuro” permitiu aos alunos expressarem visualmente suas aspirações pessoais e objetivos futuros. O objetivo principal desta ferramenta foi plenamente atingido ao incentivar reflexões profundas entre estudantes enquanto desenhavam seus mapas mentais representando aspirações mediante palavras-chave acompanhadas por ilustrações relevantes. Foi notória transformação visível no olhar deles ao projetar seus próprios caminhos durante a experiência, reafirmando assim importância fundamental do fomento ao protagonismo desde etapas iniciais formativas. Este exercício não apenas possibilitou visualizar metas individuais, mas igualmente propôs comprometimento próprio pelo fortalecimento confiança motivação necessária rumo realizações responsáveis.
Figura 03.
Fonte: Arquivo pessoal
Um exemplo claro desse impacto pode ser observado no retorno dado pela aluna Letícia, que compartilhou seu mapa revelando anseio por formação jurídica, paixão gastronômica desejo ter residência própria devidamente mobiliada além ambicionar empreender lojas roupas. Seu maior sonho era casar-se “como uma princesa”. Esse momento criou um ambiente inspirador fortalecendo autoconfiança juvenil estimulando reflexão profunda compromisso honesto com anseios legítimos.
Durante a elaboração do Mapa do Futuro pelos alunos, tivemos a oportunidade de escutar o relato do Professor Hugho Pontes, ex-aluno da instituição onde concluiu o ensino médio. O Professor Hugho compartilhou seu sonho de sempre ser médico e toda a sua trajetória de êxito como profissional da medicina e educador em uma renomada multinacional no setor educacional, a Afya. Esse depoimento também atuou como uma fonte de motivação para os ouvintes, que estão percorrendo um caminho semelhante ao do professor.
A experiência relatada corrobora com a literatura que destaca o protagonismo juvenil como elemento central para o desenvolvimento pessoal e social. Pesquisas apontam que jovens que se percebem como protagonistas em suas histórias tendem a lidar com desafios com maior resiliência enquanto buscam oportunidades para crescimento pessoal.
A metodologia aplicada não apenas promoveu reflexão individual, mas também incentivou trocas experiências significativas entre os participantes; esses aspectos são fundamentais para fortalecer tanto a autoestima quanto o senso coletivo.
A ação realçada sublinha a necessidade por suporte contínuo bem como pela integração regular desse tipo de projeto ao ambiente escolar. Tais iniciativas não só impactam positivamente na saúde mental dos jovens, mas também colaboram na construção consciente de trajetórias vida mais promissoras. As lições extraídas deste projeto podem servir como alicerce para intervenções futuras bem como estudos adicionais, sugerindo adaptações semelhantes em diferentes contextos educacionais ou comunitários.
Conclusão
A implementação do projeto “Jornada ao Protagonismo: Explorando o Futuro com a Mente Aberta e o Coração Leve” configurou-se como uma experiência valiosa, tanto para os participantes quanto para os facilitadores. A proposta proporcionou aos jovens a oportunidade de aprofundar sua compreensão acerca de suas capacidades e interesses, promovendo a autoconfiança e incentivando o desenvolvimento de planos concretos voltados para o futuro. As atividades práticas e interativas, tais como o teste vocacional e a elaboração do Mapa Positivo de Futuro, demonstraram-se eficazes na promoção do protagonismo juvenil e no planejamento estratégico, elementos que são cruciais para o crescimento pessoal e a resiliência frente às adversidades.
Os resultados obtidos corroboram a relevância de projetos que abranjam aspectos de autoconhecimento, empoderamento e reflexão dentro do contexto educacional.A criação de espaços seguros e acolhedores, onde os jovens possam manifestar suas expectativas e desafios, mostrou ser um fator decisivo para o êxito das iniciativas propostas. A participação ativa e o envolvimento dos alunos nas diversas etapas revelam que ações que aliam suporte emocional a ferramentas práticas exercem um impacto duradouro em suas trajetórias de vida.
As dificuldades enfrentadas, como a limitação temporal para algumas atividades e a necessidade de aprofundamento nas discussões sobre os resultados, indicam áreas para aprimoramento em futuras edições do projeto. Contudo, as conquistas obtidas reafirmam a viabilidade e importância dos projetos de protagonismo juvenil como estratégias fundamentais para o desenvolvimento psicossocial e fortalecimento das redes de apoio.
Assim sendo, conclui-se que incentivar o protagonismo e o planejamento da vida em ambientes educacionais é essencial para formar indivíduos mais autônomos, resilientes e capacitados a construir um futuro promissor. A continuidade e expansão de iniciativas semelhantes podem contribuir significativamente para o bem-estar psicológico dos jovens, além de favorecer uma sociedade mais consciente e participativa.
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[1] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxxx@gmail.com . Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxxx.
[2] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. carolsobral2025@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 1503659940099170.
[3] Professora do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxx@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxx.
[4] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. geovanakabrinicosta@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 7550649122193093.
[5] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. fgiovanna610@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 7550649122193093.
[6] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxxx@gmail.com . Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxxx.
[7] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. ledinaduarte15@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8167477164915288.
[8] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. lidianemvn@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6906863899032234.
[9] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxx@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxxx.
[10] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. fgiovanna610@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxx.
[11] Professor especialista do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. nailson.ribeiro@itpacporto.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/1239896910194154
[12] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxx@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxx.
[13] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. xxx@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ xxx.
[14] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. pedronunesbizinoto@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0767153870177995.
[15] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. tacilaaires@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 5751461333870173
[16] Acadêmica do curso de Medicina do ITPAC – Porto Nacional. thayzatomazetti@icloud.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 6985902804318548