PSYCHOMOTOR INTERVENTIONS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH ATTENTION DEFICIT DISORDER WITH HYPERACTIVITY (ADHD)
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412071450
Ângela Rayanne Pereira da Silva1
Elisâmara Fernanda de Moura Vieira Morais2
Suzane Oliveira dos Santos Alves 3
Uiara Beatriz Gomes de Oliveira4
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade afeta as capacidades evolutivas do corpo e da mente. Os principais sintomas são desatenção, hiperatividade e impulsividade que afetam as atividades de vida diária dessas crianças e adolescentes, no meio familiar e social. Com o diagnóstico e tratamento precoce, crianças e adolescentes podem ter uma vida mais facilitada e tranquila, principalmente, na fase adulta de sua independência pessoal. Com isso, esse estudo de revisão da literatura tem como objetivo geral “Analisar, as intervenções Psicomotoras que podem facilitar o desenvolvimento em crianças e adolescentes com TDAH”. E objetivos específicos: caracterizar os pacientes que apresentam diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade neste estudo, analisar a importância do fisioterapeuta no tratamento do TDAH, e identificar as principais técnicas psicomotoras utilizadas no tratamento em crianças e adolescentes com TDAH. As bases de dados utilizadas foram “Lilacs”, “PubMed”, “Google Acadêmico” e, “SciELO” (Scientific Eletronic Library Online), DeCS-Descritores em Ciências da Saúde, tendo como palavras-chave: “Transtorno do Déficit de Atenção”, “Psicomotricidade”, “Crianças”, “Adolescentes” e palavras em inglês: “Attention Deficit Disorder”, “Psychomotricity”, “Children”, “Teenagers”. Resultados mostram que há atrasos negativos no desempenho psicomotor dessas crianças e adolescentes, principalmente no desenvolvimento da motricidade fina. A Psicomotricidade como intervenção Fisioterapêutica é bastante eficaz para o amadurecimento do desenvolvimento motor e cognitivo das mesmas, aperfeiçoando a motricidade fina e global, equilíbrio, coordenação motora, esquema corporal, organização espacial e temporal. A Equoterapia e Osteopatia tem como tratamento Fisioterapêutico resultados significativos, melhorando os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade das mesmas.
Palavra–chave: Psicomotricidade. Transtorno do Déficit de Atenção. Crianças. Adolescentes.
Abstract
Attention Deficit Hyperactivity Disorder affects the evolutionary capabilities of the body and mind. The main symptoms are inattention, hyperactivity and impulsivity that affect the daily life activities of these children and adolescents, in the family and social environment. With early diagnosis and treatment, children and adolescents can have an easier and more peaceful life, especially in the adult phase of their personal independence. Therefore, this literature review study has the general objective of “Analyzing psychomotor interventions that can facilitate development in children and adolescents with ADHD”. And specific objectives: to characterize the patients diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in this study, to analyze the importance of the physiotherapist in the treatment of ADHD, and to identify the main psychomotor techniques used in the treatment of children and adolescents with ADHD. The databases used were “Lilacs”, “PubMed”, “Google Scholar” and “SciELO” (Scientific Electronic Library Online), DeCS-Descriptors in Health Sciences, with the keywords: “Attention Deficit Disorder”, “Psychomotricity”, “Children”, “Teenagers” and words in English: “Attention Deficit Disorder”, “Psychomotricity”, “Children”, “Teenagers”. Results show that there are negative delays in the psychomotor performance of these children and adolescents, mainly in the development of fine motor skills. Psychomotricity as a Physiotherapeutic intervention is very effective for the maturation of their motor and cognitive development, improving fine and global motor skills, balance, motor coordination, body schema, spatial and temporal organization. Hippotherapy and Osteopathy have significant results as a Physiotherapy treatment, improving symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity.
Keywords: Psychomotricity. Attention Deficit Disorder. Children.
Teenagers.
1 INTRODUÇÃO
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado como falta de atenção, impulsividade, agitação comportamental, déficit cognitivo e hiperatividade. De acordo com estudos pode ser adquirindo durante a gestação por causa genética e ambiental (quando a gestante vive exposta a tensões do meio em que vive de muito impacto psicológico). O transtorno se manifesta na infância e persistir na vida adulta, dificultando a interação social na família e principalmente quando inicia a vida escolar (Costa, 2007, p. 6-15).
Os principais fatores para o diagnóstico do TDAH são sintomas clínicos, feito por meio de uma avaliação com os pais e a criança, por uma equipe multiprofissional. “O diagnóstico, deve identificar inicialmente fatores de risco, a motivação para a consulta, os sintomas mais evidentes na criança, desatenção, hiperatividade ou os dois, proporcionalmente” (Bonadio, 2013. p. 48).
As abordagens terapêuticas são multidisciplinares, envolvendo profissionais capacitados para melhorar a convivência do portador de TDAH no ambiente familiar e escolar. A medicação, a psicoterapia e a psicomotricidade são tipos de abordagens terapêuticas utilizadas no tratamento em crianças com este transtorno (Bonadio, 2013, p. 53-57).
A psicomotricidade é um dos campos da ciência que relaciona o corpo, os movimentos e, o ambiente em si. Sua etiologia significa psi= emoção, co= cognitivo, motric= movimento humano, idade= as etapas da vida. É complexo seu conceito, pois, envolve o ser como um todo. (Machado, 2019, p. 01)
Segundo Le Boulch (1987) a psicomotricidade atua no desenvolvimento psicomotor da criança com TDAH, com intenção de ajudar na capacidade comportamental no ambiente familiar e escolar com intervenções diversas. Por meio dessas intervenções a criança além de brincar, criar, ela se relaciona com o mundo em que vive. “Através da psicomotricidade, a criança utiliza a via corporal para reconhecer seus limites, dificuldades e habilidades, controla seu comportamento, ajusta-se ao meio social e adquire a capacidade de controlar o próprio corpo” (Guerra, 2017, p. 3).
A psicomotricidade ajuda a criança com TDAH como também ajuda a mesma a entender a lateralização (esquerda e direita), associação dos membros em movimento, orientação corporal, reflexo, desenvolvimento do ritmo corporal (dançar, bater palma, pular, jogar e etc.), equilíbrio, coordenação motora, concentração (Souza; Godoy, 2005, p. 288-292).
Como um dos meios de tratamento a fisioterapia dispõe do Programa de Estimulação Psicomotora (PEP), que visa auxiliar crianças com essa condição, atua visando reduzir o comportamento hiperativo e aspectos psicomotores. É importante destacar que o mesmo busca avaliar praxia fina e global, equilibração, noção do corpo, organização espaço-temporal, lateralização e tonicidade, além de auxiliar nos aspectos psicomotores (Effgem et al., 2017. p. 38).
A cinesioterapia, exercícios esportivos, a liberação miofascial são algumas das intervenções fisioterapêuticas no tratamento do TDAH. Esses procedimentos terapêuticos irão melhorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor . A cinesioterapia atua melhorando a coordenação, o equilíbrio, aumenta a concentração e atenção do portador de TDAH; promove ainda autocontrole e interação social. Quando se trabalha exercícios esportivos a liberação miofascial melhora o tensionamento muscular, deixando a criança mais relaxada e tranquila. (Gabriel, 2021, p. 17).
A presente pesquisa trará das Intervenções Psicomotoras em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e terá como objetivo geral: “Analisar, as intervenções psicomotoras que podem facilitar o desenvolvimento em crianças e adolescentes com TDAH”. E como objetivo especifico:Caracterizar os pacientes que apresentam diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade neste estudo, analisar a importância do fisioterapeuta no tratamento do TDAH, e identificar as principais técnicas psicomotoras utilizadas no tratamento em crianças e adolescentes com TDAH.
O interesse de falar sobre o TDAH está na relevância do assunto, pois, é uma realidade de transtorno que acomete muitas pessoas como crianças, jovens e adultos. Essas pessoas possuem sinais e sintomas característicos desse transtorno que causam disfunções em todas as áreas da vida e tratam como algo normal. Apesar do TDAH se caracterizar por sinais e sintomas comuns, o acometido possui dificuldades de controlar suas emoções e comportamentos, piorando sua qualidade de vida. E identificando o TDAH mais precocemente, melhor será o prognóstico e o tratamento adequado para esse indivíduo, com isso a qualidade de vida se tornará melhor, o convívio em diversos ambientes se torna mais leve e seguro, trará mais paz e tranquilidade em todas as áreas da vida da criança e para as pessoas ao seu redor. Portanto, esse transtorno necessita de tratamento multidisciplinar, onde a psicomotricidade junto com a fisioterapia auxiliará para a melhor qualidade de vida dessas crianças e adolescentes.
2 METODOLOGIA
A presente pesquisa, quanto à metodologia, é de caráter exploratória e descritiva e faz uso da técnica da revisão de literatura na modalidade narrativa. Segundo Andrade e Gil (1999) distingue que a pesquisa exploratória amplia determinado tema para um conhecimento mais aprofundado do mesmo facilitando uma nova informação. De acordo com Triviños (1987) o estudo da pesquisa descritiva são técnicas, modelos, métodos e teorias que orientarão a interpretação e coletas dos dados, bem como os objetivos, termos a variáveis, hipóteses e questões de pesquisas.
A busca de estudos foi realizada a partir de buscadores, “Lilacs”, “PubMed”, “Google Acadêmico” e “SciELO” (Scientific Eletronic Library Online), DeCS-Descritores em Ciências da Saúde, tendo como palavras-chave: “Transtorno do Déficit de Atenção”, “Psicomotricidade”, “Crianças”, “Adolescentes” e palavras em inglês: “Attention Deficit Disorder”, “Psychomotricity”, “Children”, “Teenagers”.
Foi adotada a expressão “AND” no cruzamento das palavras. Os critérios de inclusão usados foram período de 15 anos, ordenados por relevância, com idioma português e inglês, incluindo citações e patentes, envolvendo crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino no projeto acadêmico, abrangendo estudos prognósticos, observacional, pesquisa qualitativa, estudo de prevalência, rastreamento. Foram excluídos artigos por tema inadequado, assuntos que fogem dos objetivos, anulados artigos acadêmicos incompletos, e em outros idiomas fora do inglês e português. Na figura 01 abaixo demostra os resultados obtidos na seleção dos artigos utilizados nessa revisão de literatura.
Figura 01: fluxograma da seleção dos artigos utilizados.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Procedem os resultados e discussão dos artigos inclusos para a elaboração dessa revisão de literatura, conforme o quadro 01 abaixo:
Quadro 01: Resultados dos artigos selecionados referentes as intervenções psicomotoras, 2024
Autor/ Ano | Tipo de estudo | População | Técnicas psicomotoras | Resultados |
PALACIO, S. C. et al 2017 | Estudo intervencional com abordagem quantitativa | 24 escolares com média de idade 8,58 (±1,02) anos, 6 meninas e 18 meninos. | Utilizou a faixa 2 da bateria Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), destinada à avaliação do desempenho motor de crianças de sete a dez anos. O MABC- 2 é dividido em três categorias, sendo elas: destreza manual, habilidades com bola e equilíbrio estático e dinâmico, com escore padrão variando de 0 a 19 pontos, sendo que quanto maior a pontuação melhor o resultado. | O programa de intervenção psicomotora foi efetivo para a melhora do desempenho motor das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, influenciando positivamente a motricidade fina, global e equilíbrio. |
MARQUES, J.C.F.B 2019 | Delineamento quase experimental. | 40 crianças com indicadores de TDAH e idade entre 4 e 6 anos, alocados em dois grupos: GRUPO DE ESTUDO(GE): 21 crianças com indicadores para o transtorno, que foram submetidas ao PICM. E o GRUPO CONTROLE(GC): 19 crianças com indicadores para o transtorno, que não foram submetidos ao PICM. | Foram utilizados os questionários para a avaliação de sintomas do TDAH- SNAP-IV; como forma de triagem para indicadores de TDAH por meio da presença de seis ou mais sintomas para desatenção, hiperatividade e impulsividade; PICM, MABC – 2, TTPE, TRSS, teste PattSpan. | A intervenção proposta não minimizou os sintomas de desatenção, de acordo com a resposta dos pais, no entanto em relação a hiperatividade a resposta foi positiva, porque minimizou os sintomas e também atuou como fator protetivo para maior intensidade deste. Todavia, para as medidas relacionadas ao desempenho motor, a memória operacional e flexibilidade cognitiva, o PICM não foi efetivo. |
Fonte: autoria própria (2024).
LEGENDA:MABC-2-Movement Assessment Battery for Children 2,PICM-Programa de Intervenção Cognitivo Motora,TRS-Tempo de Reação Simples,TRSS-Tempo de Reação Simples Seriado , TTPE-Teste de Trilhas para Pré-escolares
No quadro 01 podemos observar que as intervenções psicomotoras como tratamento em crianças e adolescentes com TDAH, proporcionam eficiência na execução das habilidades corporais e mentais de forma que as crianças e adolescentes possam se desenvolver adequadamente e positivamente, facilitando sua independência em todas as áreas do desenvolvimento humano. As habilidades mais favorecidas, segundo o quadro 01, são o equilíbrio, motricidade fina e global, e os sinais de desatenção.
Quadro 02: Resultados dos artigos selecionados referentes as características dos pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH),2024
Autor/ Ano | Tipo de estudo | População | Técnicas psicomotoras | Resultados |
OKUDA, P. M. M. et al. 2011 | Estudo de caso | Participaram 22 entre 8 e 6 meses a 11 anos e 6 meses de idade. Grupo I (GI): 11 escolares com diagnóstico interdisciplinar de TDAH., Grupo II (GII): 11 escolares com bom desempenho acadêmico, selecionados por indicação de seus professores, a partir do desempenho . | Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva: função motora fina ( FMF): (pinça, agarre com a palma da mão, encaixe de moedas, prender tachinhas); Função sensorial (FS): (senso de posição, tato, temperatura); Função Perceptiva (FP): (imitação de posturas, dar um laço na fita, contorno de uma flor e recorte de um círculo). | Os resultados da escala de disgrafia apresentaram variáveis constantes, e dessa forma, demonstraram que 100% das escolares do GI apresentaram disgrafia, e 100% do GII não apresentaram disgrafia. Do GII foi caracterizado por linhas flutuantes, linhas descendentes, letras, letras retocadas, curvaturas e angulações das arcadas das letras m, n, u e v. |
CARNEIRO,D 2023 | Pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, por meio da pesquisa de campo com levantamento e dados através de um estudo transversal. | 22 crianças entre 2 a 11 anos, com média de idade de 92,18 meses, sendo 82% do sexo masculino e 18% do sexo feminino. | A coleta de dados foi realizada com a escala de desenvolvimento motor ( EDM) que avalia motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e linguagem corporal. | Dentre os domínios avaliados( motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e linguagem corporal.) Sendo que a média da idade motora geral foi de 91,45 meses estando abaixo da idade cronológica que foi de 98,8 meses. É possível afirmar que as menores medias foram encontradas, principalmente nos elementos psicomotores motricidade fina, linguagem/ esquema temporal. |
FERNANDES, H.A. et al 2017 | Composta por 8 crianças do sexo masculino, com idade média de 10,25 ± 1,15 anos previamente diagnosticado com TDAH. | Foi realizado testes com a versão brasileira. O teste avalia 12 habilidades motores fundamentais, das quais 6 são habilidades de locomoção( comer, galopar, saltitar, dar uma passada, saltar horizontalmente e correr lateralmente) e 6 são habilidades de controle de objetos ( rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar uma bola) para aplicação dos testes foram utilizados os seguintes materiais: 1 lamina digital da marca Sony modelo DCR-HC28, um tripe para câmera, uma bola de futebol, uma bola de vôlei e uma de tênis, um bastão, um suporte para uma bola mídia, fita métrica e cones. | Estes resultados mostram que as crianças com TDAH deste estudo apresentam um déficit ainda maior no desenvolvimento das habilidades manipulativas como rebater, quicar, receber, chutar e rolar uma bola. Também conclui que crianças do sexo masculino diagnosticados com TDAH apresentam um atraso no desenvolvimento motor para o subteste locomotor e o subteste de controle de objetos quando comparados com crianças que estão de acordo com o que é esperado para a faixa etária. |
Fonte: autoria própria (2024).
No quadro 2 observamos que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ocasiona déficits motoras e cognitivos em crianças e adolescentes, limitando o desenvolvimento das valências motoras e mentais. Sendo que as mais prejudicadas, segundo o resultado do quadro 02, é a motricidade fina, o equilíbrio corporal, linguagem corporal, esquema corporal e organização espacial. Em relação à motricidade fina, percebemos que essas crianças e adolescentes possuem prejuízos em relação à disgrafia, em atividades manipulativas como rebater, quicar, receber, chutar ou rolar bola. Para que essas valências motoras e cognitivas dessas crianças e adolescentes com TDAH possam evoluir normalmente, é de extrema importância um tratamento multidisciplinar contínuo e eficiente.
Segundo o quadro 03, as intervenções de Equoterapia e as técnicas de Osteopatia auxiliam para o desenvolvimento das habilidades corporais e mentais dessas crianças e adolescentes com TDAH, melhorando os sintomas de desatenção e hiperatividade como também, o controle comportamental. A osteopatia com suas técnicas corporais, relaxam crianças com TDAH, melhorando sinais de desatenção. Já na Equoterapia, o movimento do cavalo ativa o sistema neurológico humano, auxiliando no desenvolvimento das competências corporais dessas crianças e adolescentes. Percebemos que o tratamento fisioterapêutico é de extrema importância para o desenvolvimento normal em relação a idade cronológica, dessas crianças e adolescentes com TDAH.
Quadro 03: Resultados dos artigos selecionados referentes a importância do fisioterapeuta no tratamento do TDAH,2024
Autor/Ano | Tipos de estudo | População | Técnicas fisioterapêuticas | Resultados |
ACCORSI, A. et al 2014 | Estudo de caso | O estudo incluiu 28 participantes foram incluídos no estudo: 14 no grupo OMTh e 14 no grupo controle. Com idade entre 5 a 15 anos do sexo feminino e masculino com diagnostico primário de TDAH. | As técnicas de OMTh utilizadas incluíram liberação miofascial, craniossacral, tensão ligamentar equilibrada e tensão membranosa equilibrada. Ambos os grupos receberam medicação e intervenção psicossocial, no grupo de intervenção receberam seis sessões de OMTh de 40 minutos. As primeiras 2 sessões ocorreram semanalmente e as últimas 4 sessões quinzenalmente, para um total de 10 semanas. | O uso da OMTh como um complemento ao tratamento convencional foi associado a uma melhora estatisticamente significativa dos desempenhos seletivos e sustentados de atenção, conforme medido pelo Teste de Biancardi-Stroppa. Com base nesses resultados, é possível especular que a OMTh pode ter efeitos positivos na atenção de curto e longo prazo nessa população de pacientes. |
CAOBIANCO, J.D.R. et al 2019 | Estudo de caso | Adolescente, 13 anos sexo feminino | Atividades pré-esportivas de equoterapia com percurso “zigue-zague”, “serpentina”, “meia volta”, “ ficar em pé na sela”, “trote”, “ ao passo”; Atividade lúdicas com jogos de memorias, jogo da velha e ordenação numérica. | Com a pratica da equoterapia pré-esportivas a adolescente passou a ter uma melhor qualidade de vida com a diminuição de alguns sintomas, uma vez que consegue controlar seus impulsos comportamentais, e houve uma melhorar no fator de relacionamento interpessoal familiar e social. |
BARBOSA, G.O; MUNSTER, M.A.V 2014 | Estudo exploratório do tipo manipulação experimental | 5 crianças( quatro de sexo masculino e uma do feminino), com idade entre 7 e 10 anos. | Programa de equoterapia e as variáveis dependentes foram referentes aos seguintes aspectos psicomotores: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espaço temporal, lateralidade; Utilizaram também EDM( Escala de desenvolvimento motor ) e filmagens. | O programa de equoterapia foi adequado para o desenvolvimento psicomotor dos praticantes dos estudos, visto que todos evoluíram quanto a idade motora geral( IMG) e os ganhos foram estatisticamente significantes. Quanto a evolução psicomotora observamos que todas as crianças evoluíram com a intervenção, visto que todos obtiveram um aumento médio de 8,6 meses em idade cronológica. |
Fonte: autoria própria (2024).
De acordo com os resultados obtidos do quadro 01 as Intervenções Psicomotoras utilizadas em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), melhoram o desenvolvimento motor como também os sintomas de hiperatividade das mesmas. Segundo PALÁCIO et al (2017) a motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, depois de um programa de Intervenção Psicomotor, obtiveram melhoras significativas no desenvolvimento motor.
O programa de Intervenção Cognitivo Motora em 40 crianças com indicativos de TDAH evidenciaram resultados eficientes, minimizando positivamente sintomas de desatenção e hiperatividade. MARQUES (2019). Segundo MORGANA (2007) práticas Psicomotoras tratam crianças com distúrbios de hiperatividade, instabilidade corporal e dificuldades de concentração, permitindo um desenvolvimento saudável de suas habilidades cognitiva e motora.
ALVES & GODOY (2005) relatam que a Psicomotricidade facilita o desenvolvimento motor normal nas áreas de motricidade, afetividade e mente. Sendo assim, o estudo a seguir corrobora com achados. SIMÉIA et al (2017) a psicomotricidade como recurso terapêutico em crianças com TDAH das escolas da rede municipal de ensino de Maringá valida positivamente o desempenho motor em relação destreza manual, equilíbrio, e coordenação motora fina.
O trabalho de PINHEIRO (2007) analisou crianças turbulentas com diagnóstico de TDAH submetidas a um trabalho Psicomotor que beneficiou absolutamente a motricidade fina, a coordenação motora, o equilíbrio, o trabalho tônico, o esquema corporal e concentração dessas crianças.
O Grafismo como técnica em Psicomotricidade trabalha força muscular, flexibilidade e agilidade das mãos em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. No estudo também relata que o Grafismo auxilia no aperfeiçoamento da organização do domínio estrutural, espacial e temporal do desenvolvimento da habilidade de escrita. FREITAS, PEPECE & COZZA (2009).
O estudo acima corrobora com o estudo feito por OKUDA et al (2011) que atesta que 22 escolares com dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ambos apresentam dificuldades em atividades que necessitam de movimentos de pinça, oposição do polegar, movimentação do punho, graduação de força, pressão dos objetos e sincronização dos movimentos, atividades nas quais exigem destreza motora desenvolvida para o adquirimento do grafismo.
No quadro 02 as crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam um desenvolvimento motor inferior em relação crianças da mesma idade e sem TDAH. APARECIDA et al (2017) Evidencia, ao realizar um estudo com 8 crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e idade de 10 anos, um desempenho inferior em relação às habilidades de locomoção como correr, saltitar, saltar horizontalmente, correr lateralmente, dar uma passada e galopar. Como também, em habilidades manipulativas de arremessar com o ombro, chutar, quicar, rebater e rolar bola.
O estudo a seguir certifica com o apurado acima em que crianças e adolescentes entre 3 e 11 anos de idade com TDAH, possui atraso na idade motora do desenvolvimento psicomotor; como motricidade fina e global, equilíbrio, organização espacial e temporal e esquema corporal ; em comparação com a idade cronológica que os mesmos possuem. CARNEIRO (2023)
BERNINGER et al (2023) mostrou indícios de crianças com possível disgrafia, sem diagnóstico. Os resultados demonstraram que meninos apresentam menor precisão e velocidade em habilidades ortográficas. Nota-se também uma alta prevalência de indicadores de TDAH, apresentando menor desempenho na coordenação motora fina, funções sensoriais e de percepção, em comparação com escolares com bom desempenho acadêmico.
O estudo realizado com 22 crianças com dislexia e TDAH, com idades entre 6 e 11 anos, ambos apresentam disfunção e atraso em idade motora e cronológica em relação a motricidade fina. Os sub testes utilizados de função motora fina nessas crianças evidenciaram que ambos os grupos possuem dificuldades em tarefas de preensão e pressão de instrumentos e da coordenação visuoespacial. OKUDA et al (2011).
Dentre os resultados obtidos no quadro 03, várias técnicas de fisioterapia foram essenciais para o tratamento do TDAH, entre elas as técnicas de Terapia Manipulativa Manual Osteopata e a Equoterapia. A osteopatia oferece uma abordagem que busca não só apenas aliviar os sintomas, mais também na melhora do alinhamento e na postura do corpo, e na equoterapia conhecida por ser a terapia com cavalos, visa no comportamento emocional e o meio social da criança e adolescente com ênfase no foco e qualidade de vida. Ambas técnicas tiveram resultados positivos em suas pesquisas, entre elas aspectos positivos na parte física e emocional. Tanto a osteopatia quanto a equoterapia houve resultados satisfatórios no TDAH com respeito a atenção das crianças e adolescentes, sendo que na osteopatia melhorou o desempenho da atenção seletiva e sustentada da mesma e na equoterapia o controle dos impulsos e ganho das habilidades motoras.
Conceição et al (2022), analisaram também que a pratica de exercícios e atividades auxiliam na parte motora, neurológica e cognitiva da criança. Dentre as intervenções citadas na pesquisa, a osteopatia é uma delas que apresentou resultados benéficos para as crianças, com uma melhora significativa na atenção seletiva e sustentada. Conceição também relata que a fisioterapia tem um papel importante no diagnóstico e tratamento do TDAH, junto com outras práticas de atividades.
Segundo Texeira et al (2023), relata em seu estudo que a terapia manual em crianças com TDAH mostraram também ser eficaz na sua pesquisa comprovando uma melhora dos sinais e sintomas de hiperatividade, na atenção e no convívio social, educacional e ocupacionais das crianças. Já no estudo da Rorig (2022), posiciona que a equoterapia estimula o aspecto sensoriais e psicomotoras da criança, com isso um melhor alinhamento corporal e força muscular. O movimento do cavalo, com o passo, trote e o galope proporcionam as mesmas a terem noção de orientação de espaço/tempo, e movimento do corpo.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Crianças e Adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade possuem comprometimentos no seu desenvolvimento motor, dificultando a qualidade da sua vida, família e em sociedade. É de extrema importância que haja um diagnóstico e tratamento precoce e eficaz, pois, o transtorno acometerá sua vida adulta. Diante do exposto, a revisão sistemática, evidenciou que há atrasos negativos no desempenho psicomotor dessas crianças e adolescentes; principalmente, no desenvolvimento da motricidade fina; em comparação ao desenvolvimento motor normal de crianças e adolescentes de mesma idade. A Psicomotricidade como intervenção Fisioterapêutica no tratamento de crianças e adolescentes com TDAH é bastante eficaz para o amadurecimento do desenvolvimento motor e cognitivo das mesmas, aperfeiçoando a motricidade fina e global, equilíbrio, coordenação motora, esquema corporal, organização espacial e temporal. A Equoterapia e Osteopatia são intervenções benéficas e eficientes como Tratamento Fisioterapêutico em crianças e adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, melhorando os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
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1 Ângela Rayanne Pereira da Silva- Graduando Bacharelado em Fisioterapia. Centro Universitário de Floriano-UNIFAESF. E-mail:angelarayannesilva017@gmail.com
²Elisâmara Fernanda de Moura Viera Morais-Graduando Bacharelado em Fisioterapia. Centro Universitário de Floriano-UNIFAESF. E-mail: elizamaragaty2020@gmail.com
³Suzane Oliveira dos Santos Alves-Graduando Bacharelado em Fisioterapia. Centro Universitário de Floriano-UNIFAESF. E-mail: suzaneoliveira723@gmail.com
4Uiara Beatriz Gomes de Oliveira- Docente do curso de Fisioterapia. Centro Universitário de Floriano. E-mail:uiarabia@hotmail.com