INSTALAÇÃO DE IMPLANTE E CONFECÇÃO DE CICATRIZADOR PERSONALIZADO: RELATO DE CASO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202503311224


Rodrigo Rezende Maduro1
Marcos André Silva da Costa2


RESUMO

A instalação de um implante, seja de forma imediata ou em um sítio já cicatrizado, necessita da correta modelação tecidual por meio do seu manejo clínico, pode ser feito pela confecção de uma coroa provisória, uma cicatrização por coaptação das bordas ou pela confecção de um cicatrizador personalizado para aquele elemento dentário, a fim de selar os implantes e proporcionar uma cicatrização individualizada, que favorece a confecção das coroas permanentes. O presente trabalho objetiva relatar um caso clínico envolvendo a instalação de um implante e a confecção de um cicatrizador individualizado, demonstrando os resultados e benefícios na rotina clínica do cirurgião-dentista.

Palavras-chave: Saúde tecidual; implantes dentários; prótese sobre implante; cirurgia oral; cicatrizador personalizado.

1. Introdução

O tratamento reabilitador com implantes dentários é indicado para reposição de um elemento dentário perdido ou na substituição da função e estética de um dente que sofreu um trauma ou se encontra com um prognóstico ruim, quando o dente for indicado para exodontia, pode ser realizado o implante de forma imediata no mesmo tempo cirúrgico ou em um momento posterior, a eficácia de ambos os tratamentos são baseados em diversos estudos e certificados por diversos trabalhos e pesquisas clínicas. Além da cirurgia em si, é necessário a correta manipulação tecidual para atingir um nível maior de qualidade e estética do resultado final, esse manejo tecidual pode ser alcançado, entre outras formas, por meio da confecção de um cicatrizador individualizado.

O cicatrizador individualizado para implante dentário é uma peça que remodela a gengiva da área cirúrgica, contribuindo também para o selamento da área ,evitando algum tipo de trauma sobre o implante instalado, além de estabilizar o coágulo e favorecer a regeneração óssea, promovendo uma cicatrização mais satisfatória e evitando o colapso dos tecidos moles. Tudo isso a fim de desenvolver um perfil de emergência protético ideal, baseado na anatomia do dente que foi perdido na região, sem receber carga oclusiva e com isso promover uma moldagem mais anatômica e consequentemente uma prótese sobre implante mais natural.

A grande vantagem do uso dessa técnica seria a diminuição da perda óssea natural, previsibilidade da cicatrização tecidual, estabilidade dos tecidos peri-implantares e remover a necessidade de uma nova abertura cirúrgica para colocação dos cicatrizadores padrão.

2. Relato de caso

Paciente CAP, gênero masculino,29 anos, procurou atendimento para uma avaliação com intenção de colocar implante dentário. Na avaliação do paciente, notou-se área edêntula na região do dente 25, com boa espessura óssea, gengiva saudável (FIGURA 1).O plano de tratamento incluiu a instalação de um implante dentário (SYSTHEX 10mmX3.75) na região com a confecção de um cicatrizador personalizável para criar um perfil de emergência, por conta da gengiva estar modelada de forma natural sem nenhum elemento dentário fazendo o contorno gengival, e posteriormente a confecção de uma prótese sobre implante.

33984149-238f-48e7-b9d8-b38a80476acc.jpeg

Figura 1: aspecto inicial do tecido gengival

Foi realizado a incisão na região (FIGURA 2)  e descolamento do tecido (FIGURA 3), foi usado o kit cirúrgico da marca SYSTHEX, as perfurações ocorreram até a broca 3.6 (FIGURA 4) e foi inserido um implante HE Systhex 10mmX3.75 com torque de 35 N (FIGURA 5) e seguindo com a sutura.

Finalizada a parte cirúrgica, foi parafusada uma ucla direto na cabeça do implante e ao redor foi colocado resina flow, feita a polimerização e ajuste primário em boca (FIGURA 6), posterior a isso, a peça foi removida da boca para realizar o contorno e anatomia final do cicatrizador individualizado, além do acabamento e polimento da peça (FIGURA 7).

Uma vez pronto o cicatrizador personalizável, este foi instalado com o torque de 15N.(FIGURA 8)

Figura 2: incisão do tecido – Figura 3: afastamento tecidual

Figura 4: Confecção do leito ósseo – Figura 5: Inserção do implante

d9f5aaa4-4630-40ae-acce-bef3a9b14df0.jpeg

Figura 6: ajuste em boca

d354991b-f8a0-4df9-afe8-dff19d1139c0.jpeg

Figura 7: ajuste fora da boca e polimento

3e7a8666-84aa-4cc0-b109-07dc94872c8d.jpeg

Figura 8: cicatrizador individualizado e instalado sobre o implante

3. Discussão

No caso clínico, podemos observar a importância do conhecimento em periodontia e implantodontia para planejar e obter um perfil de emergência satisfatório e estético, proveniente da correta manipulação do tecido gengival.

O uso de um cicatrizador padrão faz com que o perfil de emergência seja igual para todos os dentes, podendo trazer um perfil circundante desfavorável, exigindo um condicionamento a mais, diferente do cicatrizador personalizado que é adaptável ao elemento dentário que será confeccionado posteriormente. Podendo inclusive diminuir as etapas do tratamento, visto que dispensa o uso de coroas provisórias sobre implante para manutenção e acomodação do tecido gengival, gerando uma diminuição no custo do tratamento e otimizando a modelagem do tecido, além de proteger o leito cirúrgico.

Conclui-se que a correta indicação e uso do cicatrizador personalizado é uma excelente opção para ser usada no planejamento e execução do caso. A confecção do cicatrizador personalizado é de grande valia para o sucesso clínico, funcional e estético do implante, além de ajudar na manutenção do mesmo.

REFERÊNCIAS

  1. Conselho Federal de Odontologia. Cresce o número de implantes dentários no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Odontologia; 2014. (Acesso em: 1 dez. 2018) Disponível em: http://cfo.org.br/website/cresce-o- numero-de-implantes-dentarios-no-brasil/.
  2. Telles D. Próteses fixas sobre implantes. São Paulo: Quintessence; 2014.

1Formação acadêmica mais alta com a área. Instituição de formação. Endereço Institucional.
2Formação acadêmica mais alta com a área. Instituição de formação. Endereço Institucional.