IMPACTO DO PROJETO DE EXTENSÃO TRABALHADOR EM FOCO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10038885


Sophia Larah Chaves Da Silva 
Renato De Sousa Veloso 
Patrícia Lima Ventura


RESUMO 

A extensão universitária é um importante elemento na formação tanto acadêmica quanto profissional de um discente, nesse sentido a extensão nos cursos da saúde viabiliza uma formação integral capaz de motivar os extensionistas a experimentarem o contato com a realidade coletiva em que estão inseridos e a humanização desses futuros profissionais. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo apresentar a importância que o projeto de extensão trabalhador em foco acarreta na vida dos acadêmicos do curso de fisioterapia, ou seja, mostrar o impacto  e benefícios que o indivíduo pode ter em sua vida profissional através de sua  participação no projeto. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal com  abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário totalmente online  feito pelo Google forms. Através desse questionário todos os alunos e egressos puderam relatar sua experiência vivida no projeto e o quanto que ela contribuiu para  sua vida profissional. Conclusão: Diante do que foi apurado pelo questionário,  podemos afirmar que o projeto de extensão trabalhador em foco contribuiu  significativamente na formação acadêmica e diretamente na carreira profissional  desses alunos e egressos, de acordo com o questionário foi possível perceber os  benefícios da ligação entre extensão e ensino associado a teoria e prática que foi  vivenciada pelo aluno. Sendo assim, reforçamos a importância de uma maior incentivo  das universidades à participação dos seus alunos nos projetos de extensão. 

Palavras-chave: Extensão. Universidade. Comunidade. Conhecimento.

SUMMARY 

University extension is an important element in both academic and professional  training of a student, in this sense extension in health courses enables a  comprehensive training capable of motivating extensionists to experience contact with  the collective reality in which they are inserted and the humanization of these future  professionals. Objective: the present study aims to present the importance that the  extension project worker in focus brings to the lives of the academic students of  physiotherapy course, that is, to show the impact and benefits that the individual can  have in their professional life through their participation in the project. Methodology: This is a cross-sectional research with a qualitative and quantitative approach, through  a totally online questionnaire made by Google forms. Through this questionnaire all  former extensionists were able to report their experience lived in the project and how  much it contributed to their professional life. Conclusion: Based on what was found  by the questionnaire, we can affirm that the extension project worker in focus  contributed significantly to the academic formation and directly to the professional  career of these former extensionists, according to the questionnaire it was possible to  perceive the benefits of the connection between extension and teaching associated  with theory and practice that was experienced by the student. Thus, we reinforce the  importance of a greater incentive from universities to the participation of their students  in extension projects. 

Keywords: Extension. University. Community. Knowledge.

1 INTRODUÇÃO 

Os projetos de extensão universitária surgiram com objetivo de persuadir as  universidades e comunidades oferecendo benefícios e conhecimentos tanto para o  público como para o acadêmico, além de ter participação para que o aluno não se  torne apenas um profissional técnico, mas também tornando um profissional mais  crítico e reflexivo. Esses projetos, tem uma valiosa importância na vida do acadêmico,  além de promover ao universitário a oportunidade de colocar em prática todo o  conhecimento adquirido ao longo da graduação, como também adquirir ainda mais  com trocas de experiência entre os indivíduos ao longo do projeto (Casadei, 2016). 

Logo, a experiência vivida pelo acadêmico nos projetos de extensão, contribui  para que ele tenha uma formação profissional mais humana, sendo consciente dos  preceitos sociais estando apto a melhorar a realidade de muitas comunidades, onde  na maioria das vezes são comunidades carentes que necessitam de um maior suporte  profissional e humano. A extensão universitária vem contribuindo bastante ao longo  dos anos, ela proporciona que o acadêmico tenha uma realidade mais próxima do  mundo real (Fernandes, 2012). 

Desta forma, o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), buscou  desenvolver projetos extensionistas para contribuir no desenvolvimento acadêmico de seus alunos, dentre eles, vamos ter o projeto trabalhador em foco, que tem como  objetivo a promoção, proteção e recuperação da saúde do trabalhador através de  condutas de atenção sobre os riscos que estão presentes nos locais e condições de  trabalho, dos danos à saúde do trabalhador além da prestação de assistência ao  mesmo, integrando prevenção, tratamento e reabilitação.  

Assim, o projeto de extensão trabalhador em foco, tem um impacto positivo  para o público-alvo, mostrando maneiras eficazes de enfrentamento as dificuldades e  limitações que possam ser encontradas no ambiente de trabalho. O presente estudo  visa identificar os impactos causados pelo projeto de extensão trabalhador em foco  do UNIFSA na vida dos acadêmicos que tiveram a possibilidade de ingressar no  projeto no decorrer da sua graduação, além de ressaltar a importância que essa  extensão tem voltada na melhora da qualidade de vida aos trabalhadores que nela se  integram.

2 METODOLOGIA 

A presente pesquisa só foi iniciada após aprovação pelo comitê de ética com o  CAAE: 70301623.4.0000.5602, para que fosse avaliado pelo Comitê de Ética e  Pesquisa (CEP) seguindo as resoluções de número 466/2012 e 510/2016, que  direcionam a pesquisa e regem os princípios de segurança, direitos e deveres com  seres humanos participantes.  

Para fazer parte da pesquisa, os participantes tinham que preencher os seguintes critérios de inclusão: ambos os sexos; ter participado do Projeto de  Extensão Trabalhador em Foco; alunos e egressos da graduação que tenham  participado do projeto de extensão entre os anos de 2010 e 2023, sendo ofertado pelo  Centro Universitário Santo Agostinho; aceitar participar da pesquisa através do TCLE;  alunos e egressos que tenham concluído a carga horária completa do projeto; alunos  e egressos que estejam na graduação ou que tenham concluído o curso. 

Foram excluídos dessa pesquisa: alunos e egressos que por algum motivo  estejam impossibilitados de serem entrevistados; alunos e egressos que por algum  motivo não tenham concluído o projeto de extensão, não completando a carga horária  completa do projeto de extensão; alunos e egressos que não queiram participar da  pesquisa e tenham dito isso através do TCLE; alunos e egressos que estejam  impossibilitados de contactar por meio eletrônico (celular, e-mail ou rede social);  alunos e egressos que não tenham retornado o questionário no prazo de 15 dias. 

Os princípios éticos foram seguidos em todas as fases do estudo, em  consonância com o que preconiza a Resolução nº 510/16 e Resolução 466/2012 do  Conselho Nacional de Saúde/ Ministério da Saúde (CNS/MS).  

A pesquisa foi realizada em Teresina – PI, através de plataforma eletrônica. A  coleta de dados foi realizada através da plataforma Google Forms, onde foram  apresentados o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), carta convite e  questionário. A plataforma on-line possibilitou a participação de todos os alunos e  egressos, tendo em vista que muitos são egressos da instituição e não residem na  cidade de Teresina – PI, dessa forma facilitando a participação de todos independente  de sua localização. 

O cálculo amostral nos mostrou que seriam necessárias a participação de 273  pessoas. A amostra foi composta por 44 pessoas, sendo duas delas que participaram  2 vezes, nos levando a 46 participações, mas como esses participantes responderam  apenas uma vez o questionário, o resultado se manteve no total de 44 que  responderam o questionário por completo e 227 participantes que não completaram a  pesquisa e que não foram localizados, só foram usadas as informações dos  participantes que responderam todo o questionário e se encaixaram nos critérios de  inclusão. 

Através dos endereços eletrônicos levantados por meio do método bola de  neve, tivemos acesso aos participantes por meio de indicações e compartilhamento  dos meios de comunicação. Foi enviado o questionário e dado um prazo limite de 15  dias para que houvesse um retorno dos mesmos, após o prazo estabelecido e o  questionário respondido, os dados foram coletados e armazenados na plataforma  Google Forms, não havendo entrada de respostas os pesquisadores retornaram a  enviar o questionário e reestabelecer o prazo de 15 dias novamente. A coleta dos  dados se deu início na data do dia 24 de agosto de 2023 e se encerrou no dia 30 de  setembro de 2023. Levando ao total de 44 participantes na pesquisa. 

A coleta teve a utilização de três documentos que foram enviados de uma única  vez através da plataforma Google Forms. O primeiro foi o (apêndice I), carta-convite,  onde foram incluídas informações relevantes sobre a pesquisa; o segundo foi o  (apêndice II), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE, onde foi exposto os  objetivos do estudo, de forma clara e objetiva para que ele tivesse a autonomia de  aceitar ou não fazer parte da pesquisa; por fim, o (apêndice II), o questionário com  questões voltadas para responder o objetivo da pesquisa.  

Após coletar os dados, foram analisados minuciosamente pelas pesquisadoras  para ver se todas as questões foram contempladas pelos entrevistados, em busca de  ter uma apreensão abrangente do fenômeno estudado e um olhar crítico da realidade. 

Em seguida os dados foram dispostos em categoria afim de organizar e fazer  uma apuração eficaz deles seguindo os objetivos do projeto. Posteriormente serão  estabelecidas conexões e relações com a literatura existente que possibilitem a  proposição de novas explicações e interpretações.

A pesquisa apresentou riscos mínimos, uma vez que poderia causar  constrangimento ou desconforto ao responder o questionário, discriminação e  estigmatização a partir do conteúdo revelado, ou até mesmo tomar o tempo do sujeito  ao responder ao questionário. Durante a pesquisa foi dado todo o suporte para os  participantes, o que levou a um resultado positivo sem intercorrências.  

3 ANÁLISE DE DADOS 

Neste estudo, os dados foram coletados por meio de um questionário com 10  perguntas. Após exclusões, 8 perguntas analisam a validade da variável  independente. As respostas foram registradas eletronicamente no Microsoft Excel. A  variável dependente é “Impacto positivo do trabalho em grupo na vida profissional” e  foi codificada como “1” para presença e “0” para ausência. A análise utilizou regressão  logística devido à natureza binária da variável dependente, explorando fatores que  influenciam o impacto do projeto “Trabalhador em Foco” na vida profissional dos  participantes. Isso permite identificar padrões e relacionamentos essenciais para  entender esse impacto. 

4 RESULTADOS  

Dos resultados obtidos pela pesquisa, tiveram participantes alunos e egressos do projeto de extensão Trabalhador em Foco distribuídos entre os anos de 2017 a  2023, com idades que variam entre 20 anos e 29 anos (figura 1), sendo 79,5% do  sexo feminino e 20,5% do sexo masculino (figura 2). Ao todo foram 44 participantes,  sendo que dois responderam que participaram do projeto mais de uma vez, elevando  o número de 46 participantes, mas nas pesquisas contatará o número de 44  participantes pois os dois que fizeram parte do projeto 2 vezes responderam ao  questionário apenas uma vez. 

Figura 1 – Idade dos Participantes

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 2 – Sexo dos Participantes

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

De acordo com os relatos dos participantes após o envio do questionário, não  houve dificuldade no uso do questionário eletrônico durante a coleta dos dados da  pesquisa contendo 10 questões, apresentadas da figura 3 a figura 12. O tempo de  duração não foi longo, chegando no seu tempo máximo de 10 minutos, o que tornou  a pesquisa rápida para coleta desses dados e tranquila para os participantes. Dentre  as vantagens relatadas pelos participantes estão: a não locomoção para outros  lugares; o envio das informações logo após a coleta para o banco de dados;  simplicidade e rapidez no preenchimento. 

PERGUNTAS FECHADAS 

Figura 3 – Você se identificava com o projeto?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 4 – O trabalho em grupo teve um impacto positivo em sua vida profissional?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 5 –O projeto Trabalhador em Foco ampliou o conhecimento em ergonomia e  saúde do trabalhador na formação profissional? 

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 6 – As técnicas usadas nos atendimentos atendem às necessidades dos  trabalhadores? 

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 7 – Após o projeto, você consegue identificar equipamentos que prejudicam a  ergonomia no local de trabalho?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 8 – As disciplinas pré-requisitos foram integradas com sucesso no projeto de  extensão?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 9 – Encontrou dificuldades nas atividades do projeto?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 10 – Você teve dificuldade em aplicar o aprendizado da sala de aula no projeto?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 11 – O projeto Trabalhador em Foco desenvolve habilidades e adquire novos  conhecimentos?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Figura 12 – Você indicaria o projeto de extensão para outros acadêmicos  participarem?

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

Os dados utilizados neste estudo foram coletados por meio de um questionário  estruturado contendo 10 perguntas, entretanto, uma das perguntas foi excluída por  não ser estatisticamente válida e outra pergunta do questionário foi utilizada como  variável dependente, portanto, nesse modelo 8 perguntas irão averiguar a validade da  variável independente. As respostas obtidas foram então registradas eletronicamente  utilizando o software Microsoft Excel, que oferece uma plataforma eficiente para  armazenamento e organização de dados. 

Antes de proceder com a modelagem estatística, foram calculadas as  estatísticas descritivas das variáveis independentes. Estas estatísticas incluíram  medidas como mínimo, primeiro quartil (Q1), mediana (Q2), média, terceiro quartil  (Q3) e máximo. Para compreender a relação entre as variáveis independentes (como  a identificação com o projeto, o impacto do conhecimento adquirido e a integração de  disciplinas) e a variável dependente (o impacto positivo do trabalho em grupo na vida  profissional), optou-se pelo uso de um modelo de regressão logística. Esta escolha foi  motivada pela natureza binária da variável dependente, que representa a presença  (1) ou ausência (0) de um impacto positivo na vida profissional dos participantes. 

Quadro 1 – regressão logística.

Fonte: Elaborado Pelos Autores (2023)

5 DISCUSSÃO  

A disposição dos dados graficamente desempenha um papel fundamental na  pesquisa e análise de informações. Quando representamos os dados visualmente,  tornamos mais fácil para os pesquisadores e analistas interpretarem as tendências e  os padrões presentes. Além disso, a visualização de dados simplifica o processo de  identificação de inter-relações entre diferentes conjuntos de dados, permitindo uma  compreensão mais profunda das complexidades envolvidas 

O primeiro questionamento aos alunos e egressos teve 95% das respostas  positivas sobre a afinidade com o projeto de extensão, nos mostrando que o aumento  da identificação com o projeto está positivamente associado a um maior impacto na  vida profissional dos participantes, o que está alinhado com o projeto os achados por  ele apresentados, que indicam um aumento logarítmico nas chances de um impacto  positivo à medida que a identificação com o projeto cresça. Isso sugere que a conexão  emocional e o envolvimento com o projeto podem desempenhar um papel importante  na melhoria da vida profissional dos indivíduos, como relata Xavier (2021). 

Em seguida, quando questionados sobre a contribuição na ampliação do  conhecimento específico das matérias, as respostas obtiveram 95,5% de aprovação,  nos levando a acreditar que, sem dúvida, a extensão universitária desempenha um  papel fundamental para os estudantes, pois representa uma prática educacional  contínua. Como enfatizado por Biondi e Alves (2011), a essência da extensão se  revela como um processo de “mão dupla”, no qual o ato de ensinar e aprender  coexistem simultaneamente. 

Questionados sobre sua capacidade de identificar equipamentos que  prejudicaram a adequação ergonômica do trabalhador, 84,1% das respostas foram  positivas. Afirmando que a capacidade de identificar equipamentos que afetam a  ergonomia no local de trabalho após a participação no projeto é vital, pois está  diretamente ligada a um aumento nas chances de alcançar um impacto positivo. Como  enfatizado por Brasil (1996), a extensão universitária educativa é uma via essencial  para questionar a realidade e promover a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Essa colaboração mútua é fundamental para o  desenvolvimento de práticas baseadas no conhecimento acadêmico, enriquecendo  tanto a academia quanto a sociedade em geral. 

Sobre a integração das disciplinas pré-requisitos dentro do projeto, 88,6% das  respostas dos alunos e egressos foram positivas, o que possibilita um melhor  desempenho no desenvolvimento de atividades, fazendo uma integração do  conhecimento e obtendo um melhor resultado nas disciplinas, como ressaltado por  Zuanon (2010), a extensão universitária oferece condições formativas únicas que  enriquecem tanto os estudantes quanto os docentes, capacitando-os para uma maior  excelência em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, ela desempenha um  papel crucial no aprimoramento do ensino e no avanço da pesquisa, ao abordar  desafios reais da vida e buscar soluções adequadas para questões sociais. A  integração bem-sucedida das disciplinas pré-requisitos dentro do projeto reflete esse compromisso com a excelência acadêmica e com a solução de problemas do mundo real. 

Quando questionados sobre as dificuldades encontradas na execução das  atividades desenvolvidas dentro do projeto, 62,4% responderam que não. Casadei  (2016) em sua fala diz que um aumento nas dificuldades está associado a uma  diminuição significativa nas chances logarítmicas de um impacto positivo, porém,  superar obstáculos pode ser fundamental para obter resultados positivos na formação  profissional. Isso ressalta a importância de abordar as dificuldades como  oportunidades de aprendizado e crescimento, permitindo que os participantes  desenvolvam resiliência e habilidades valiosas no processo. 

Indagados sobre a dificuldade em colocar na prática o conhecimento adquirido  na sala de aula, 75,7% dos participantes responderam que não tiveram dificuldade. A integração da extensão universitária na formação acadêmica é fundamental,  promovendo o diálogo entre professores e estudantes e ampliando a produção de conhecimento, como apontado por Jezine (2004). Essa integração oferece  flexibilidade curricular e estimula uma formação mais crítica e construtiva para os  alunos. No contexto da aplicação do aprendizado, a conexão entre teoria e prática, impulsionada pela extensão, desempenha um papel crucial, afetando especificamente o impacto quando os alunos aplicam seus conhecimentos adquiridos na sala de aula  com facilidade. 

Acreditar que o projeto de extensão “Trabalhador em foco” oferece oportunidades inovadoras para o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de  novos conhecientos foi o que levou 95,5% dos participantes a responderem sim  quando questionados sobre o seu desenvolvimento pessoal dentro do projeto.  Estudos como o de Smith et al. (2020) mostram que a participação em projetos de  extensão pode, de fato, aumentar a obtenção de habilidades novas, resultando em resultados positivos na formação profissional. Portanto, a capacidade de desenvolver habilidades por meio do projeto “Trabalhador em Foco” é fundamentada em evidências que certificam sua influência positiva na vida profissional. 

Questionados se após a conclusão do projeto os alunos e egressos indicaram  o projeto de extensão a outros, 97,7% das respostas foram positivas, levando a  conclusão de que sua passagem tenha sido positiva conforme ressaltado por Brauner  (1999), desempenha um papel fundamental na formação acadêmica. Ao indicar o  projeto aos colegas, os estudantes avançados para a propagação desse valor,  aumentando as chances de um impacto positivo e fortalecendo a qualidade do ensino  e da prática pedagógica. Essa recomendação também ajuda a reduzir a insegurança  dos acadêmicos ao enfrentar a prática profissional, alinhando-se com o objetivo de  enriquecer a formação acadêmica. 

6 CONCLUSÃO 

Diante dos resultados obtidos, ficou claro que o projeto de extensão  “Trabalhador em Foco” teve um impacto positivo na vida dos alunos e egressos,  promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências éticas, como  evidenciado pelos relatos coletados na pesquisa. De forma otimista, os participantes  expressaram, por meio do questionário, que a aquisição de novos conhecimentos  proporcionou uma perspectiva favorável em relação às práticas laborais voltadas para  a manutenção e prevenção da saúde dos trabalhadores. 

Em resumo, os resultados destacam a importância de promover projetos de  extensão universitária em outras instituições, sejam elas públicas ou privadas. A partilha de experiências nesse contexto possibilita enriquecer a experiência  educacional e promover o amadurecimento profissional. No entanto, é recomendável  que sejam realizadas novas pesquisas para uma exploração mais profunda desse  tema crucial e para fomentar um corpo mais substancial de estudos relacionados a  essa área fundamental.

7 REFERÊNCIAS 

BIONDI, D.; ALVES, GC A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE  ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 26, 2011. 

BRAUNER, P.; LUCÍA, V. La formación del profesorado de educación física en la  UFRGS, Porto Alegre (Brasil) : tendencias teóricas. 1999. 

CANON, C. A. S.; PELEGRINELLI, G. Extensão universitária: o impacto de um projeto  de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista  UFG, v. 19, 2019. 

CARVALHO, C. et al. PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO  TRABALHADOR. Disponível em:  <http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6PRACCOPACPROBEX2013806.pdf>.  Acesso em: 29 abr. 2023. 

CASADEI, E. B. A extensão universitária em comunicação para a formação da  cidadania. [s.l.] Editora UNESP, 2016. 

DE, R. et al. REVISTA DEODONTOLOGIADA UNESP. Disponível em:  <https://www.scielo.br/j/rounesp/a/Tw97cSWNySpdLbGMRgcXkRy/?lang=pt&format =pdf>. Acesso em: 1 out. 2023. 

Disponível em: <http://file:///C:/Users/sophi/Downloads/editorrevistaufg,+revista-ufg extensao_universitaria+(1).pdf>. Acesso em: 1 out. 2023. 

Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf>. Acesso em: 19  out. 2023.

Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/extensao universitaria>. Acesso em: 29 abr. 2023. 

FADEL, C. B. et al. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica  em Odontologia. Interface, v. 17, n. 47, p. 937–946, 2013. 

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos  moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169– 194, 2012. 

FIGUEIREDO, M. DE O. et al. A atividade de extensão na terapia ocupacional: revisão  de escopo na literatura nacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30,  p. e2908, 2022. 

FLORES, L. F.; MELLO, D. T. O IMPACTO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO  DISCENTE, A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA: UM ESTUDO NO  CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL NO RIO GRANDE DO SUL. Revista  Conexao UEPG, v. 16, p. 1–13, 2020. 

L9394. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso  em: 19 out. 2023. 

MORAES, S. L. D. DE et al. Impacto de uma experiência extensionista na formação  universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, v. 16, n. 1, p.  39–44, 2016. 

RODRIGUES, M. DE M. Extensão universitária:: Um texto em questão. Educação e  Filosofia, v. 11, n. 21/22, p. 89–126, 2008. 

SMITH, J., et al. (2020). “O Impacto dos Projetos de Extensão Universitária no  Desenvolvimento de Competências.” Revista de Ensino Superior, 45(3), 345-362. 

ZUANON, Â. C. C. Carta ao leitor. Revista Ciência em Extensão, v. 6, n. 2, p. 1,  2010.

8 ANEXOS E APÊNDICES 

APÊNDICE I 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO  AGOSTINHO 

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 

Prezado (a) Senhor (a) 

Você está sendo convidado (a) como voluntário (a) a participar da pesquisa:  “Impacto do projeto de extensão trabalhador em foco sobre a formação  acadêmica de alunos extensionistas de fisioterapia de uma instituição de nível  superior”. Esta pesquisa será realizada por alunos do Curso de fisioterapia, do  Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. O TCLE (termo de consentimento  livre e esclarecido), será impresso em 02 vias e rubricado em todas as páginas e  assinado ao seu término por você e pelos pesquisadores, trata-se de uma coleta de  dados on-line, realizada através do link  (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQpi-y8exEh11hEMzscLZvyEhYKGj9wc2XjbCRoQzQ1TXzg/viewform?pli=1 ), com tempo  médio de 15 minutos para preenchimento de dados pessoais e questionário com 10  perguntas, cuja as respostas serão no formato (SIM ou NÃO), disponibilizado na  plataforma virtual do google forms. 

O motivo que nos leva a realizar a intervenção é saber qual a importância do  projeto de extensão Trabalhador em Foco na formação acadêmica dos alunos de  fisioterapia da UNIFSA que foram extensionistas do projeto, o trabalho acarretará  benefícios tanto aos participantes, como a comunidade institucional e acadêmica,  somando dados científicos atualizados, assim como, ser fonte de campo de pesquisas  a respeito do tema estudado. Por conseguinte, esta pesquisa contribuirá de forma  significante para esta seleção, visto que possam ser observadas vantagens para o desenvolvimento de novas abordagens no projeto, já que esse levantamento trará  uma visão mais ampla. O objetivo desse projeto é apresentar a perspectiva dos  extensionistas sobre a prática de atividades laborais da manutenção da saúde do  trabalhador e a construção de saberes, tendo como objetivos específicos: Relatar o  impacto que o projeto de extensão trabalhador em foco pode provocar na vida  profissional do acadêmico; Mensurar o alcance do conhecimento e sua aplicação na  vida acadêmica dos alunos; Validar a transferência de conhecimento na vivência  dentro do projeto através de atividades da ginástica laboral; Contribuir no  desenvolvimento de novas abordagens para que a troca entre extensionistas e  colaboradores seja cada vez mais dinâmica; Avaliar o impacto do projeto na vida dos  colaboradores beneficiados. 

Antes da realização do preenchimento do questionário, será explicado o que é  cada apêndice e a forma correta de resposta seguindo orientações dos  pesquisadores. 

Este estudo apresenta risco mínimo aos participantes, como o desconforto em  participar das avaliações propostas (que poderá gerar constrangimento durante a  avaliação dos questionários) ou desconforto durante as perguntas. Na hipótese de  houver incomodo quanto ao questionário o participante será convidado a fazer a  avaliação quando lhe for conveniente (visando evitar esses possíveis riscos, a  avaliação dos questionários e antropométrica será realizada individualmente). 

É importante salientar, que o critério de inclusão da pesquisa são: ambos os  sexos; ter participado do Projeto de Extensão Trabalhador em Foco: Ambos os sexos;  ter participado do Projeto de Extensão Trabalhador em Foco; Ex – extensionistas que  tenham participado do projeto de extensão entre os anos de 2010 e 2023, sendo  ofertado pelo Centro Universitário Santo Agostinho; Aceitar participar da pesquisa  através do TCLE; Ex – extensionistas que tenham concluído a carga horária completa  do projeto; Ex – extensionistas que estejam ainda na graduação ou que já tenham  concluído o curso.  

Este critério de inclusão traçado com objetivo de reduzir os riscos da pesquisa.  Pode haver desconforto durante as perguntas, porém o risco é mínimo, pois, este  questionário está de acordo com a resolução nº 466/2012 e resolução nº 510/16, que  consiste em diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo ressaltado o respeito da sua dignidade e autonomia, deixando-o livre  para participar ou abandonar a pesquisa caso não se sinta confortável; pontuar riscos  e benefícios e prestar assistência necessária se necessário; respeitar valores  culturais, sociais, morais religiosos e éticos.  

Terá garantia do direito integral gratuita devido a danos diretos/indiretos e  imediatos/tardios pelo tempo que for necessário e garantia de buscar indenização  diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa que poderá causar  constrangimento e desconforto no preenchimento, como custeamento de exames,  consultas médicas e nutricional, caso for necessário. Informamos que as despesas  referentes a pesquisa em curso, não restringindo ao transporte e a alimentação serão  ressarcidas pelos pesquisadores, além de despesas de acompanhantes. Caso negue se, em qualquer momento desta coleta, a participar da pesquisa ou houver  descontinuação do estudo por alguma eventualidade, você será informado e não terá  prejuízos e o pesquisador comunicará sua desistência e descontinuidade da coleta ao  Sistema CEP/CONEP. 

Os benefícios em decorrência do estudo são relevantes e maiores que os  riscos, como melhoria na qualidade do atendimento, por meio de dados da pesquisa  refletindo na conduta do protocolo de atividades. Também pode ajudar no processo  de desenvolvimento de novas abordagens com o grupo beneficiário e auxiliar no  avanço da ciência. Além disso, estes terão acesso ao serviço de ergonomia em  fisioterapia sem custo. Também, o conhecimento sobre ergonomia e saúde do  trabalhador desses participantes permite o repasse de informações importantes para  o público em questão e será de grande valia para auxiliar no atendimento deles nessa  pesquisa e pode servir como dados para outras pesquisas que envolva a saúde do  trabalhador dentro do seu local de atuação. Os resultados deste estudo serão  repassados ao comitê de ética e a comunidade acadêmica em evento científico e  publicação de artigo em revistas indexadas na área de ciências da Saúde.  

Todos os riscos da pesquisa serão acompanhados e será de inteira  responsabilidade dos pesquisadores, que dispõem de estratégias para minimizar  esses riscos, como conscientizar os participantes da não obrigatoriedade da  participação, respeitando o espaço de cada um, proporcionando-lhes total conforto  entre eles e facilitando a coleta de dados.

Você será esclarecido (a) sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar.  Você é livre para recusar-se a participar, retirar seu consentimento ou interromper a  participação, retirar seu consentimento ou interromper a participação a qualquer  momento. A sua participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar  qualquer penalidade ou perda de benefícios. 

Os pesquisadores irão tratar a sua identidade com padrões profissionais de  sigilo. Os resultados da pesquisa serão enviados para a instituição e permanecerão  confidenciais. Seu nome ou o material que indique a sua participação não será  liberado sem a sua permissão. Você não será identificado(a) em nenhuma publicação  que possa resultar deste estudo. 

A participação no estudo não acarretará custos para você e não será disponível  nenhuma compensação financeira adicional. 

Eu, fui informada (o) dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e  detalhada e esclareci minhas dúvidas. Sei que em qualquer momento poderei solicitar  novas informações e motivar minha decisão se assim o desejar. A professora  orientadora Patrícia Lima Ventura certificou-me de que todos os dados desta pesquisa  serão confidenciais. 

Também sei que caso existam gastos adicionais, estes serão absorvidos pelo  orçamento da pesquisa, custeado pelos pesquisadores. Em caso de dúvidas antes,  durante e após o projeto, poderei chamar os estudantes, Renato de Sousa Veloso, e mail: Renatosousa1599@gmail.com, telefone: (89) 99401-7991 e Sophia Larah  Chaves da Silva, e-mail:Sophialarah19@gmail.com, telefone (98) 98493-4907, assim  como, a professora orientadora Patrícia Lima Ventura, e-mail  patriciaventura@unifsa.com, para tirar dúvidas que possam surgir durante o processo. 

Declaro que concordo em participar desse estudo e que recebi uma cópia deste  Termo de Consentimento Livre e Esclarecido através do google forms e me foi dada  a oportunidade de ler e esclarecer todas as minhas dúvidas. 

É garantido a liberdade de não querer participar da pesquisa ou de retirar seu  consentimento a qualquer momento. As despesas que poderão surgir com a pesquisa  serão de inteira responsabilidade da equipe de pesquisa, não havendo por outro lado  qualquer previsão de compensação financeira. Os dados colhidos serão publicados  em revistas e enviados a congressos, porém será garantida total privacidade e sigilo dos dados dos participantes, garantido desde já a confidencialidade, privacidade e  proteção de imagem, seu nome ou material que identifique a sua participação não  será liberado sem a sua permissão.  

A pesquisa somente terá início após a aprovação do comitê de ética e pesquisa  de acordo com a resoluções 510/16 e 466/12 do conselho nacional de saúde e após  concordar voluntariamente em participar da pesquisa por meio do termo de  consentimento livre e esclarecido caso. Será gerado duas vias: uma ficará para você,  como participante e outro será armazenado sob sigilo da sua identificação com os  pesquisadores responsáveis pela presente pesquisa. 

Em caso de dúvidas ou perguntas, queira manifestar-se a qualquer momento  para explicações adicionais, dirigindo-se aos pesquisadores. 

Considerando, que fui informado (a) dos objetivos e da relevância do estudo  proposto, de como será minha participação, dos procedimentos e riscos decorrentes  deste estudo, declaro o meu consentimento em participar da pesquisa, como também  concordo que os dados obtidos na investigação sejam utilizados para fins científicos  (divulgação em eventos e publicações). 

Em caso de dúvidas, com respeito aos aspectos éticos deste estudo, você  poderá também consultar o CEP/UNIFSA Centro Universitário Santo Agostinho,  Avenida Professor Valter Alencar nº 665, comitedeetica@fsanet.com.br. 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO  AGOSTINHO – UNIFSA 

Endereço: Av. Prof. Valter Alencar, 665 

São Pedro, CEP: 64.019-625, Teresina/Piauí. 

Fone/Fax (86) 3218-2810 

Email: comitedeetica@unifsa.com.br 

 [IMPRESSÃO DIGITAL

Após ter sido esclarecido sobre a pesquisa, objetivos e procedimentos, assine  este documento em duas vias, sendo uma sua e outra dos pesquisadores.

APÊNDICE II 

CARTA-CONVITE 

Prezado (a) Senhor (a) 

Estou desenvolvendo um estudo intitulado “IMPACTO DO PROJETO DE  EXTENSÃO TRABALHADOR EM FOCO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE  ALUNOS EXTENSIONISTAS DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL  SUPERIOR.” que tem como pesquisadores (a) responsáveis Patrícia Lima Ventura,  Renato de Sousa Veloso e Sophia Larah Chaves da Silva. 

Portanto, solicitamos por meio desta carta, a sua colaboração que envolverá  no preenchimento de um formulário online, via Google, com questões como: quais as  contribuições do projeto para a formação profissional; quais aprendizagens foram  mais significativas durante a participação no projeto, para sua atuação como cidadão;  como foi a experiência; ponto de vista sobre a interdisciplinaridade no projeto; quais  foram as dificuldades encontradas; quais as melhorias que poderia acontecer no  projeto; quais as habilidades e competências que eles adquiriram através do Projeto  de Extensão. O prazo para devolução do questionário será de 15 dias; não havendo  resposta no prazo estabelecido, será feito um segundo contato e concessão de novo  prazo de 15 dias. 

Caso concorde em colaborar conosco a participar desta pesquisa, solicitamos  que responda este e-mail. Caso manifeste sua concordância, enviaremos o Termo de  Consentimento Livre e Esclarecido, o formulário com as instruções para o  preenchimento dos instrumentos. 

Aguardamos o seu retorno e, desde já, agradecemos o seu valioso apoio. Nesta oportunidade, coloco-me à sua disposição para quaisquer  esclarecimentos. 

Atenciosamente,  

Patrícia Lima Ventura 

vlpatricia@hotmail.com 

Renato de Sousa Veloso

Renatosousa1599@gmail.com 

Sophia Larah Chaves da Silva 

Sophialarah19@gmail.com

APÊNDICE III 

FORMULÁRIO DE ENTREVISTA 

ANEXO I