IGARAPÉ DO NOVO REINO: AN ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THE ENVIRONMENT AND URBAN LIFE
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202507131133
Khatlen Evelyn Queiroz Oliveira1
Resumo
O artigo apresentado tem como objetivo realizar uma discussão a respeito do igarapé do Novo Reino trazendo uma análise da relação entre o meio ambiente e a vida urbana, onde será feito um levantamento na área do igarapé através da visita técnica e registro fotográfico e a construção do parque sensorial com os materiais reciclados. Materiais esses que serão coletados e trazidos para a escola. As crianças irão observar os impactos ambientais e sociais entorno do igarapé; esses impactos estão associados a grandes toneladas de lixos, descumprimento das diretrizes nacionais das áreas de preservação e a ocupação desordenada das áreas próximas do igarapé. Como podemos solucionar tais impactos ambientais? Solução essa que podemos aplicar os “3 Rs” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Palavras-chave: Igarapé, Poluição, Meio Ambiente , Impacto Ambiental e 3 Rs.
Abstract
This article aims to discuss the Novo Reino stream, analyzing the relationship between the environment and urban life. A survey of the stream area will be conducted through a technical visit and photographic recording, and a sensory park will be constructed using recycled materials. These materials will be collected and brought to the school. The children will observe the environmental and social impacts surrounding the stream; these impacts are associated with large tons of waste, noncompliance with national guidelines for conservation areas, and the disorderly occupation of areas near the stream. How can we solve these environmental impacts? This solution can be achieved by applying the “3 Rs” of sustainability (Reduce, Reuse, and Recycle).
Keywords: Stream, Pollution, Environment, Environmental Impact, and the 3 Rs.
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto irá abordar a relação entre o meio ambiente e a vida urbana e o quanto essa relação afeta o igarapé do Novo Reino, tem como objetivo central promover o trabalho com os “3 Rs” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são um conjunto de práticas que visam minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos, além de preservar os recursos naturais, de forma que a comunidade escolar e a comunidade local do Gilberto Mestrinho – complemento Grande Vitória participem ativamente nos processos de reduzir, reutilizar e reciclar materiais que seriam descartados no lixo, nas ruas e que com as chuvas são levados ao igarapé, contribuindo para a diminuição da poluição ao meio ambiente.
O projeto tem como foco trabalhar as crianças sobre a importância dos igarapés, promovendo práticas sustentáveis e o respeito à natureza, despertando desde cedo o reaproveitamento de materiais reciclados para a utilização de recursos pedagógicos de formas lúdicas na educação, bem como promover a vivência da na execução do projeto.
Com a orientação das docentes as crianças puderam praticar a observação in loco, para que após pudesse ser feito relatos do observado a todas as crianças da Escola, destacando o apoio dos pais ou responsáveis.
Esta pesquisa estrutura-se nas seguintes problemáticasː o descarte inadequado do lixo doméstico que acabam poluindo os igarapés afetando a vida dos seres vivos e a saúde da população.
O objetivo dessa pesquisa foi despertar nas crianças a importância dos igarapés, promovendo práticas de preservação e sustentabilidade através dos 3 R.
A justificativa usada foi descrever as crianças o incômodo e o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos jogados de formas inadequadas nas ruas e atingem negativamente aos igarapés, promovendo uma compreensão das ações humanas na natureza, todavia apontar alternativas através de atividades lúdicas e visitas de campo, pretendemos despertar o interesse e o respeito pela cultura local e pelo meio ambiente.
Buscamos abordar o igarapé do Novo Reino devido estar localizado próxima onde à escola está inserida e abranger grande parte da moradia das crianças, partindo do pressuposto de que as crianças através de seus relatos do vivenciado podem conscientizar seus pais ou responsáveis aos descartes corretos do lixo e reciclar diversos materiais, empregamos atividades dinâmicas e evidentes para a execução do presente projeto tendo em vista a aprendizagem.
2 METODOLOGIA
O projeto proposto será desenvolvido em etapas relacionadas entre o meio ambiente e a vida urbana e o quanto essa relação afeta o igarapé do Novo Reino:
1ª etapa: Rodas de conversa: Sobre os igarapés e a sua importância para o meio ambiente, em como o descarte indevido de lixo.
2ª etapa: Visitas ao igarapé de Manaus – Novo Reino para observação direta, registros fotográficos.
3ª etapa: Relatos dos pesquisadores às outras crianças da Escola na hora da acolhida.
4ª etapa: Solicitação de materiais que seriam jogados nas ruas de forma indevida.
5ª etapa: As atividades serão conduzidas de forma lúdica, garantindo o envolvimento e o aprendizado das crianças, promovendo o contato direto com a natureza e com o apoio dos pais ou responsáveis na seleção das doações.
6ª etapa: Confecção do parquinho sensorial, cantinho musical com os materiais recicláveis, apoio dos pais e responsáveis e crianças.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
Com a execução do projeto espera-se que as crianças compreendam a importância dos igarapés para a vida na Amazônia, reconhecendo os impactos da poluição e da urbanização. A visita de campo deverá despertar o interesse pela preservação e o senso de responsabilidade ambiental. A prática dos 3 Rs contribuirá para a formação de hábitos sustentáveis, promovendo ações concretas na escola e na comunidade.
O envolvimento ativo na coleta de lixo e reciclando com a construção do parque sensorial na escola a qual eles estudam, na elaboração de cartazes e na participação em campanhas reforçará a necessidade de cuidar do meio ambiente e fortalecerá o vínculo com a cultura local.
4 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto proporciona às crianças uma experiência significativa de aprendizagem, conectando cultura, história e sustentabilidade. Ao conhecerem o igarapé, as crianças percebem a importância de preservar esses recursos naturais que sustentam a vida na Amazônia. As atividades de visitação, reciclagem e conscientização contribuem para o desenvolvimento de uma postura mais responsável e cidadã desde a infância.
Ao envolver as crianças em práticas de reciclagem e conscientização, contribuímos para a formação de uma geração preparada para atuar na preservação dos recursos naturais do Amazonas, promovendo sustentabilidade e valorizando a cultura regional.
REFERÊNCIAS
1. BRASIL. Guia do Aprende +
2. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018, Brasília.
3. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Guia de Educação Ambiental para Crianças. Brasília: MMA, 2019.
4. SILVA, João Pedro. A História dos Igarapés de Manaus. Manaus: Fundação Amazonas Sustentável, 2020.
5. SILVA, Maria do Carmo. Ecologia e Cultura na Amazônia. Manaus: Editora Amazônica, 2018.
1Professora Graduada em Pedagogia com Especialização em Neuropsicopedagogia e Novas aprendizagens e Gestão Educacional: Supervisão, Inspeção e Orientação