IGARAPÉ DO NOVO REINO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O MEIO  AMBIENTE E A VIDA URBANA

IGARAPÉ DO NOVO REINO: AN ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN  THE ENVIRONMENT AND URBAN LIFE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202507131133


Khatlen Evelyn Queiroz Oliveira1


Resumo 

O artigo apresentado tem como objetivo realizar uma discussão a respeito do igarapé  do Novo Reino trazendo uma análise da relação entre o meio ambiente e a vida  urbana, onde será feito um levantamento na área do igarapé através da visita técnica  e registro fotográfico e a construção do parque sensorial com os materiais reciclados.  Materiais esses que serão coletados e trazidos para a escola. As crianças irão observar  os impactos ambientais e sociais entorno do igarapé; esses impactos estão  associados a grandes toneladas de lixos, descumprimento das diretrizes nacionais  das áreas de preservação e a ocupação desordenada das áreas próximas do igarapé.  Como podemos solucionar tais impactos ambientais? Solução essa que podemos  aplicar os “3 Rs” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).  

Palavras-chave: Igarapé, Poluição, Meio Ambiente , Impacto Ambiental e 3 Rs. 

Abstract 

This article aims to discuss the Novo Reino stream, analyzing the relationship between the  environment and urban life. A survey of the stream area will be conducted through a technical  visit and photographic recording, and a sensory park will be constructed using recycled  materials. These materials will be collected and brought to the school. The children will observe  the environmental and social impacts surrounding the stream; these impacts are associated  with large tons of waste, noncompliance with national guidelines for conservation areas, and  the disorderly occupation of areas near the stream. How can we solve these environmental  impacts? This solution can be achieved by applying the “3 Rs” of sustainability (Reduce,  Reuse, and Recycle). 

Keywords: Stream, Pollution, Environment, Environmental Impact, and the 3 Rs. 

1 INTRODUÇÃO 

O presente projeto irá abordar a relação entre o meio ambiente e a vida urbana  e o quanto essa relação afeta o igarapé do Novo Reino, tem como objetivo central  promover o trabalho com os “3 Rs” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e  Reciclar) são um conjunto de práticas que visam minimizar o impacto ambiental  causado pelo desperdício de materiais e produtos, além de preservar os recursos  naturais, de forma que a comunidade escolar e a comunidade local do Gilberto  Mestrinho – complemento Grande Vitória participem ativamente nos processos de  reduzir, reutilizar e reciclar materiais que seriam descartados no lixo, nas ruas e que  com as chuvas são levados ao igarapé, contribuindo para a diminuição da poluição ao  meio ambiente. 

O projeto tem como foco trabalhar as crianças sobre a importância dos  igarapés, promovendo práticas sustentáveis e o respeito à natureza, despertando  desde cedo o reaproveitamento de materiais reciclados para a utilização de recursos  pedagógicos de formas lúdicas na educação, bem como promover a vivência da na  execução do projeto.  

Com a orientação das docentes as crianças puderam praticar a observação in  loco, para que após pudesse ser feito relatos do observado a todas as crianças da  Escola, destacando o apoio dos pais ou responsáveis.  

Esta pesquisa estrutura-se nas seguintes problemáticasː o descarte  inadequado do lixo doméstico que acabam poluindo os igarapés afetando a vida dos  seres vivos e a saúde da população.  

O objetivo dessa pesquisa foi despertar nas crianças a importância dos  igarapés, promovendo práticas de preservação e sustentabilidade através dos 3 R. 

A justificativa usada foi descrever as crianças o incômodo e o impacto  ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos jogados de formas  inadequadas nas ruas e atingem negativamente aos igarapés, promovendo uma  compreensão das ações humanas na natureza, todavia apontar alternativas através  de atividades lúdicas e visitas de campo, pretendemos despertar o interesse e o  respeito pela cultura local e pelo meio ambiente.  

Buscamos abordar o igarapé do Novo Reino devido estar localizado próxima  onde à escola está inserida e abranger grande parte da moradia das crianças, partindo do pressuposto de que as crianças através de seus relatos do vivenciado podem  conscientizar seus pais ou responsáveis aos descartes corretos do lixo e reciclar  diversos materiais, empregamos atividades dinâmicas e evidentes para a execução  do presente projeto tendo em vista a aprendizagem. 

2 METODOLOGIA  

O projeto proposto será desenvolvido em etapas relacionadas entre o meio  ambiente e a vida urbana e o quanto essa relação afeta o igarapé do Novo Reino:

1ª etapa: Rodas de conversa: Sobre os igarapés e a sua importância para o  meio ambiente, em como o descarte indevido de lixo. 

2ª etapa: Visitas ao igarapé de Manaus – Novo Reino para observação direta,  registros fotográficos. 

3ª etapa: Relatos dos pesquisadores às outras crianças da Escola na hora da  acolhida. 

4ª etapa: Solicitação de materiais que seriam jogados nas ruas de forma  indevida. 

5ª etapa: As atividades serão conduzidas de forma lúdica, garantindo o  envolvimento e o aprendizado das crianças, promovendo o contato direto com a  natureza e com o apoio dos pais ou responsáveis na seleção das doações. 

6ª etapa: Confecção do parquinho sensorial, cantinho musical com os materiais  recicláveis, apoio dos pais e responsáveis e crianças. 

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS 

Com a execução do projeto espera-se que as crianças compreendam a  importância dos igarapés para a vida na Amazônia, reconhecendo os impactos da  poluição e da urbanização. A visita de campo deverá despertar o interesse pela  preservação e o senso de responsabilidade ambiental. A prática dos 3 Rs contribuirá  para a formação de hábitos sustentáveis, promovendo ações concretas na escola e  na comunidade.  

O envolvimento ativo na coleta de lixo e reciclando com a construção do parque  sensorial na escola a qual eles estudam, na elaboração de cartazes e na participação em campanhas reforçará a necessidade de cuidar do meio ambiente e fortalecerá o  vínculo com a cultura local.  

4 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este projeto proporciona às crianças uma experiência significativa de  aprendizagem, conectando cultura, história e sustentabilidade. Ao conhecerem o  igarapé, as crianças percebem a importância de preservar esses recursos naturais  que sustentam a vida na Amazônia. As atividades de visitação, reciclagem e  conscientização contribuem para o desenvolvimento de uma postura mais  responsável e cidadã desde a infância.  

Ao envolver as crianças em práticas de reciclagem e conscientização,  contribuímos para a formação de uma geração preparada para atuar na preservação  dos recursos naturais do Amazonas, promovendo sustentabilidade e valorizando a  cultura regional.  

REFERÊNCIAS 

1. BRASIL. Guia do Aprende + 

2. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação,  2018, Brasília.  

3. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Guia de Educação Ambiental para  Crianças. Brasília: MMA, 2019.  

4. SILVA, João Pedro. A História dos Igarapés de Manaus. Manaus: Fundação  Amazonas Sustentável, 2020.  

5. SILVA, Maria do Carmo. Ecologia e Cultura na Amazônia. Manaus: Editora  Amazônica, 2018.


1Professora Graduada em Pedagogia com Especialização em Neuropsicopedagogia e Novas aprendizagens e  Gestão Educacional: Supervisão, Inspeção e Orientação