FOOTBALL BETWEEN LINES. “THE IMPORTANCE OF TACTICAL SYSTEM 4-3-3 FOR BETTER DEVELOPMENT OF ATHLETES DURING THE PLAY.”
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202507172122
Leonardo Antonio Furlaneto Rodrigues
Orientador: Profº. Mario André Sigoli
RESUMO
O objetivo desse trabalho é apresentar a importância da formação tática 4-3-3, além de conteúdos de interpretação no jogo de futebol, refletindo em todas as limitações no treinamento; considerando que o estudo e desenvolvimento tático ajuda a estimular os jogadores para que eles sejam capazes de entender a sistemática do jogo e estimular o seu crescimento e desenvolvimento, tomando decisões assertivas para que consigam solucionar os obstáculos que lhe são impostos, implicando ótimos resultados em seu desempenho. A metodologia aplicada no treino de futebol, de modo geral auxilia na ação de cada jogador, sendo que os fundamentos são as referências que o treinador e os jogadores visam para solucionar os problemas que estão presentes naquele instante dentro do jogo nos momentos de organização, defesa e ataque. Os setores, posições, e funções dos jogadores consiste na maneira dominante em que os atletas se movem. Suas colocações são fortemente relacionadas, tendo o melhor desempenho durante uma partida. Porém toda formação necessita de uma precaução, que constitui a reformulação do time para qualquer situação de imprevisibilidade. É importante ressaltar que quando se assume-se a responsabilidade tática para treinar um time de futebol, assume-se a necessidade de ensinar os atletas a tomar decisões, sendo elas inteligente e criativas, para melhor desenvolver suas habilidades.
Descritores: Tática, Formação, Desempenho
ABSTRACT
The objective of this work is to present the importance of the 4-3-3 tactical formation, in addition to interpretation content in the football game, reflecting on all the limitations in training; considering that the study and tactical development helps to stimulate the players so that they are able to understand the system of the game and stimulate their growth and development, making assertive decisions so that they can solve the obstacles that are imposed on them, implying excellent results in their performance. The methodology applied in soccer training, in general, helps in the action of each player, and the fundamentals are the references that the coach and the players aim to solve the problems that are present at that moment in the game in the moments of organization, defense and attack. Player sectors, positions, and roles are the dominant way athletes move. Their placements are closely related, performing best during a match. However, every formation needs a precaution, which constitutes the reformulation of the team for any situation of unpredictability. It is important to emphasize that when tactical responsibility is assumed to coach a football team, the need to teach athletes to make decisions, being intelligent and creative, is assumed to better develop their skills.
Descriptors: Tactic, Formation, Performance
1 INTRODUÇÃO
Aplicar o melhor desenvolvimento ao atleta, tendo em base o trabalho realizado nos treinos, apresentando o modelo sistêmico e analítico de jogo, identificar a importância dos sistemas e ações, visando uma melhora no rendimento técnico e maior armação das jogadas nos espaços do campo.2-6-7-8
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Revisão de Literatura
2.1.1 Conceito Integrado de Tática no Futebol.
PRAÇA (2020)7 explica que o termo tática é todo o processo contínuo que ocorre dentro de um campo durante o jogo, todas as discussões que estão dentro do futebol. A tática e todo seu conhecimento deve ser reconhecida tanto no meio acadêmico quanto na prática considerando todo conteúdo da modalidade e seu componente com potencial e significativos resultados. Ressalvando também que a tática vai além de conteúdo de interpretação do jogo do futebol, mas sim em todas as limitações no treinamento e toda sua modalidade.
PRAÇA (2020)7 define tática como uma ação, consciente e orientada há conquistar algum objetivo, resolvendo então todas as diversas situações que um jogo pode trazer, refletindo a necessidade de entender o caminho para ter a solução dos problemas decorrentes, focando não apenas na distribuição posicional dos jogadores.
Do mesmo modo PRAÇA (2020)7 aponta também que a tática é a capacidade que o atleta tem em decidir sobre as situações e problemas do jogo, o que fazer e como fazer, sendo evidente na sua ação, desenvolvimento físico e melhor desempenho.
Levando em tese o desempenho, de acordo com CARVALHO (2013)1, as táticas que estão relacionadas ao desempenho do atleta, devem ser analisadas e desenvolvidas cuidadosamente para cada qual de acordo com sua estrutura, visando melhoria para conquistar a meta estipulada.
Contudo é importante estimular os jogadores para que eles sejam capazes de entender o problema que está causando determinada falha em seu crescimento e desenvolvimentos, tomando decisões assertivas para que consigam solucionar os obstáculos que lhe são impostos, implicando ótimos resultados em seu desempenho.
Conclui-se então que quando assumimos a responsabilidade tática ao treinamento do futebol, assumimos a necessidade de ensinar os atletas a tomar decisões, sendo elas inteligente e criativas, para melhor se comportar em diversos contextos estratégicos.
2.1.2 Tomada de Decisão dentro do Futebol
MONTEIRO (2021)5 explica que a tomada de decisão “preconcebida” antes mesmo do atleta receber a bola, mudará a sequência do exercício colocado ao atleta, tendo ele que rever sua idéia, dando sentido a sua melhor opção, devendo ele tomar a decisão de como prosseguir seu jogo, seja mantendo ou mudando sua idéia inicial; levando em consideração que é fundamental utilizar estratégias durante todo o treino para que os jogares tenham a capacidade de desenvolver tomadas de decisões precisas.
CLAVIJO (2016)6 entende que de uma forma geral pode- se definir que uma escolha, determina uma ação com várias possibilidades. A tomada de decisão se refere à adaptação das ações dos indivíduos às variáveis mudanças que ocorrem no jogo com alto grau de imprevisibilidade. As decisões são tomadas com base na percepção do ambiente de jogo, possibilitando que se faça a melhor tomada de decisão, concentrando a sua atenção na identificação dos movimentos que guiam a percepção e ação dos jogadores, identificando todas as possíveis situações. Contudo, uma grande investigação tem sido realizada, considerando variáveis físicas espácio- temporais como medidas da interação, por exemplo, entre os jogadores é chamada de interação interpessoal e, entre jogadores e aspectos do ambiente de jogo, conhecida como interação extrapessoal, permitindo especificar e justificar as decisões dos jogadores e equipa- las.
GRECO (2015)8 considera que todos os acontecimentos dentro de campo são fundamentais para que o atleta siga sua linha de raciocínio para concluir a melhor tomada de decisão. Contudo o mesmo destaca a importância de permitir a vivência do atleta dentro de múltiplos cenários e situações dentro de uma partida, sendo capaz de elaborar a melhor tática e desenvolvimento do jogo.
3.1 Metodologia aplicada no treino de futebol, visando o melhor rendimentos dos atletas.
BELOZO (2017)9 explica que o jogo de futebol vai além de uma simples metodologia de compreender e avaliar o plano organizacional do time de futebol. Sendo necessário proceder o plano perceptível e visível ao olho nu, entendendo o que o jogador está pensando, porém, não é necessário adivinhar o que o jogador pensa, mas sim se embasar nos conceitos previamente definidos em explicações cientificas producentes que auxilia no entendimento das questões desenvolvidas dentro do campo de jogo.
LAGO (2009)10 define que a metodologia tática deve- se ser utilizada para monitorar o desempenho funcional de cada jogador e equipes durante o processo de formação e competição. É importante respeitar a fase em que se está trabalhando a avaliação para que se utilize o instrumento mais adequado de acordo com a idade nível competitivo. A fim de ressaltar a importância da componente tática no jogo de futebol, é compreendido trabalhar todos os fundamentos aplicados à todas e diversas funções do futebol. Portando essa metodologia abrange a compreensão dos conceitos, do treinamento e monitoramento do desempenho dos jogadores.
Existe um hábito no processo de ensino ao futebol, na qual envolve todo físico e parte técnica. O processo de ensino- aprendizagem demonstra que os jogadores muitas das vezes compreendem pouco sobre o jogo e, acabam executando apenas o que é determinado pelo treinador. Contudo estudiosos dos jogos coletivos de invasão, possuem convicção a dimensão tática é o norte para qualquer tipo de estratégia.
CASARIN (2001)2 explica que o desenvolvimento tático deve ser entendido além do que lhe é proposto, sendo possível adequar os comportamentos e interações que os jogadores desempenham, interligando-os com as demais dimensões do jogo, sendo capazes de desenvolver sua dinâmica coletiva.
Afirma-se que o conhecimento sob a natureza do futebol, possui implicações consideráveis de acordo com o domínio do treino e, melhor desenvolvimento na evolução dos jogadores, influenciando na escolha dos procedimentos mais adequado para o desenvolvimento de todo time.
A fundamentos do jogo auxilia na ação de cada jogador durante a partida de futebol. CASARIN (2001)2 explica que esses fundamentos são as referências que o treinador e os jogadores visam para solucionar os problemas que estão presentes naquele instante dentro do jogo nos momentos de organização, defesa e ataque.
GARGANTA (1997)3 nota que os princípios de jogo representam os padrões de comportamentos táticos evidenciados nas escalas coletivas de diversos setores, sendo o individuo almejado pela equipe durante o tempo do jogo. Retrata-se também que, os princípios definem como conjunto de códigos na qual proporciona possibilidade de alcançarem de forma mais rápida as soluções táticas para os problemas desenvolvidos contra seu adversário, sendo possível constituir um alicerce organizacional para se jogar um futebol de excelência.
4.1 Setores, posições e funções na formação 4-3-3.
DRUBSCKY (2014)13, define que posições e funções consiste em uma extensão de campo de futebol em que os jogadores se movem de maneira dominante. As colocações são fortemente relacionadas ao papel que um jogador desempenha durante uma partida.
FERNANDES (1994)14,explica que defensores são os jogadores que atuam predominantemente no setor defensivo da equipe, sendo: Goleiro; Laterais; Zagueiros, Zagueiros Centrais; Quartos Zagueiros e Líbero.
BARNERAT (2007)15, explica que os jogadores que atuam como meio- campo da equipe, tem com função principal o desenvolvimentos de ações ofensivas e a desconstrução das ações recebidos dos adversários nesta área do campo. No meio campo temos as seguintes posições: Meio-Campista Defensivo; Volante; Médio Volante; Primeiro Volante; Segundo Volante; Terceiro Jogador do Meio Campo; Alas.
FERNANDES (1994)14 define que os jogadores que estão no meio campo da equipe tem como função principal elaborar ações ofensivas para a equipe, sendo eles: Meio Direita; Meia Esquerda; Meio Campista de “Beirada”- Jogador de ado de campo, que faz o lado; Meia de Ligação- conhecido como ponta de lança.
WILSON (2016)16, explica que os jogadores que atuam no setor ofensivo, ataque do time, possuem funções principais, como desenvolver táticas ofensivas e finalizações na meta adversária, forma- se o setor ofensivo: Centroavante, o atacante da área; Pivô; Falso 9, na qual atua no corredor central, contudo não assume a posição próxima ao zagueiro; Segundo Atacante; Ponta, extreme direita ou esquerda, ataque pelos corredores laterais do meio campo.
DRUBSCKY (2014)13 entende que é importante destacar que as posições ocupadas pelos jogadores de futebol durante um momento histórico da partida. Assim, independentemente da prioridade do jogador em campo, existem funções que devem ser realizadas tanto nas fases ofensivas quanto defensivas do jogo de acordo com a estratégia e tática da equipe. Portanto, devido ao nível cada vez mais competitivo da modalidade torna-se gradativamente mais importante que os jogadores atuem em diferentes posições e desempenham diferentes funções durante as partidas.
4.1.2 Aplicação ofensiva e defensiva da formação tática mais utilizada no cotidiano (4-3-3).
De acordo com FIGUEIRA (2008)4, a formação 4-3-3 é considerada uma tática muito complexa e dinâmica, com diversas situações. Essas situações ocorrem durante os jogos nas ações individuais, ou de um pequeno grupo de jogadores, e nas ações táticas da equipe em um todo, pois as ações individuais e em conjunto exigem estratégias dinâmicas da equipe para que se possa sobressair diante da estratégia adotada pela equipe adversária, visando assim um melhor rendimento e maior posse de bola e rodagem do jogo.
THIENGO (2020)12 define que a Penetração é um dos primeiros princípios dentro da aplicação ofensiva que possibilita ao jogador que possui a bola progredir em direção à meta contra seu adversário ou linha meta. A Cobertura Defensiva possibilita que os jogadores do time atacante, que não tem a posse de bola, localizados ao centro de jogo, ofereçam o apoio ao jogador que possui a bola. A mobilidade tem como princípio possibilitar ao jogador da equipe atacante, sem a posse de bola, realizarem movimentações junto à linha do último defensor e a meta ou a linha de fundo adversária. No espaço o princípio se subdivide em: espaço com e sem bola, onde: o espaço sem bola possibilita que os jogadores da equipe atacante, sem bola, localizados fora do centro do jogo efetuem movimentos entre a linha da bola e a linha do último defensor; contudo o espaço com bola possibilita ao jogador da bola realizar movimentações em direção as linhas laterais ou à própria meta. Contudo a unidade defensiva tem como princípio possibilitar aos jogadores da equipe atacante que estão sem posse da bola, realizarem movimentos que auxiliem a equipe no deslocamento pelo campo.
THIENGO (2020)12 explica que a Contenção é um dos primeiros princípios dentro da aplicação defensiva que possibilita ao jogador que se encontra dentro do centro de jogo, executar sua oposição direta ao jogador que possui a posse de bola, com o objetivo de reduzir os espaços, as opções de passes e as finalizações do mesmo; em vista que, o jogador que realizar a contenção tem a capacidade de ofertar maior tempo para a organização defensiva do seu time, direcionando a progressão dos jogadores que possui a posse de bola e parar ou atrasar um contra- ataque do time adversário. A cobertura defensiva possibilita ao jogador que se localiza na metade mais ofensiva do centro de jogo de oferecer estabilidade a esta região e apoio ao defensor que realiza o princípio da contenção. O jogador que atua na transmissão da segurança e confiança ao defensor que realiza à contenção, de forma que este consiga combater o jogador que possui a bola, permitindo que os jogares sirvam de obstáculos adicionais para o jogador que possui a bola, obstruindo as possíveis linhas ou zonas de passes. Contudo o Equilíbrio se subdivide em: defensivo e de recuperação, onde o equilíbrio defensivo possibilita as movimentações dos jogadores posicionados nas laterais do centro de jogo, garantindo a estabilidade defensiva; o equilíbrio de recuperação possibilita ao jogador que está na metade menos ofensiva do centro de jogo realizar a recuperação defensiva. A concentração possibilita ao jogador localizado fora do centro de jogo, onde se localiza a metade ofensiva, de ofertarem reforços defensivos, aumentando a pressão defensiva e da proteção à meta. Finaliza-se então com a Unidade Defensiva princípio que possibilita ao jogador realizar movimentações distantes do centro de jogo, com o objetivo de ofertar apoio defensivo ao time.
4.1.3 Benefícios da Formação 4-3-3
De acordo com GARCÊS (2019)11, podemos observar na imagem abaixo uma estratégia na formação 4-3-3 para melhor desempenho ofensivo, realizando uma rotação entre os jogadores afim de dificultar a marcação do time adversário, buscando uma boa armação da defesa até a região central do campo e fazendo ligação para o ataque, trazendo assim um melhor benefício e resultado na jogada.

4.1.4 Precaução da Formação 4-3-3
GARCÊS (2019)11 aplica uma precaução que constitui a reformulação do time para uma possível perda da posse de bola na frente, e contra-ataque do time adversário, garantindo duas ou mais opções de marcação na defesa, prevalecendo uma triangulação entre os jogadores no centro de jogo para uma possível retomada de bola e criação da jogada novamente.

5 DISCUSSÃO
Figueira (2008)4 realizou um experimento tático em teste 2×1 com o uso de goleiro fixo para desenvolvimento de ataque e defesa. Utilizando 2 atacantes e 1 marcador no espaço de jogo fez com que a visão de passe melhorasse em 90%, neste tipo de treinamento ele concluiu que essa metodologia ajudou a desenvolver o entrosamento entre os jogadores.
Casarin (2001)2 fez um experimento com os jogadores do seu time em um treino tático de 11×11 com o objetivo de melhorar a recomposição da bola em ataque e não deixar o time adversário se fechar a tempo, composições de treino chamadas de “Pressão Alto e Pressão Baixa”. Ele concluiu que quando a equipe está no campo de ataque e perde a bola estando em fase de transição, estabelece uma recomposição de 6 segundos para volta e construção novamente de uma nova jogada, fazendo com que o time adversário não consiga criar um possível avanço das linhas de ataque.
Fernandes (1994)14 realizou um formato de treino para poder treinar os Laterais do time e avançar as linhas central dando assim opção de passe e cruzamento vindo pelas pontas. Em teste realizado durante o coletivo com 11 jogadores, ele usou as “Beiradas” do campo, no qual podemos entender como as linhas laterais para medir o nível de velocidade e agilidade de seus laterais direto e esquerdo. Com esse avanço e formação da linha central na frente ele obteve um bom desenvolvimento de chegadas a gols durante o ataque a cada passe ou cruzamento lançado pelos laterais, acertando assim o gol 9x de 10 jogadas trabalhadas.
Garcês (2019)11 fez um experimento com seu time em treino tático para tentar acrescentar algumas variações de jogadas dentro da formação 4-3-3, mantendo as linhas de 2 zagueiros, 2 laterais, 2 meias, 1 volante, 1 atacante e 2 pontas. Nessa variação ele incluiu uma rodagem do meio campo, no qual 1 dos meias faria a função de 2º volante e ficaria formada uma linha de 2 volantes e 1 meia ofensivamente, com o ponta direita puxando para a área junto com o atacante, e trazendo o ponta esquerda para ajudar na quebra de espaço da marcação do time adversário. Resultou que feito essa variação, a linha central chegasse mais ofensivamente ao gol do adversário, dando um “nó tático” e fazendo com que a bola adentrasse com mais facilidade na área, sobrando para o atacante chutar no gol, constituindo assim em um bom passe em profundidade e melhor desenvolvimento da jogada.
Contudo é possível entender que todas as análises realizadas obteve-se sucesso, pois buscaram o melhor desempenho dos atletas, fazendo com eles desenvolvessem suas habilidades com jogadas táticas para se alcançar o resultado esperado.
6 CONCLUSÃO
O desenvolvimento tático destaca a importância dos sistemas e ações que visam melhorar o rendimento e habilidades desenvolvidas pelos atletas dentro e fora das quarto linhas.
É possível entender a real importância de todos os jogadores estarem preparados e capacitados, para que possam identificar as falhas que existem nas jogadas, levando-os a desenvolver decisões assertivas para solucionar a situação que lhe foram impostos, melhorando então o desempenho tático de cada um.
É importante ressaltar que quando se assumi a responsabilidade tática para treinar um time de futebol, assume-se a necessidade de ensinar os atletas a tomar decisões, sendo elas inteligente e criativas, para melhor desenvolver suas habilidades.
Ressalta- se que os princípios de jogo representam os padrões de comportamentos táticos evidenciados, fazendo com que o atleta busque pela equipe durante o tempo do jogo, retratando também que, os princípios definem um conjunto de códigos na qual proporciona possibilidade de alcançarem de forma mais rápida as soluções táticas para os problemas desenvolvidos contra seu adversário, sendo possível constituir um alicerce organizacional para se jogar um futebol de excelência.
Conclui- se então que é importante destacar que as posições ocupadas pelos jogadores de futebol durante um momento histórico da partida, independentemente da prioridade do jogador em campo, existem funções que devem ser realizadas nas fases ofensivas e defensivas do jogo de acordo com a estratégia e tática da equipe. Considerando o aumento competitivo da modalidade, torna-se gradativamente mais importante que os jogadores atuem em diferentes posições e desempenham diferentes funções durante as partidas.
REFERÊNCIAS
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