COSMETIC FORMULATIONS BASED ON NATURAL PRODUCTS IN THE TREATMENT OF TYPE II DIABETES
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202411150425
Carlene Vieira de Abreu Alves1
Iara de Fátima Morais Rodrigues2
Márcio Rogério da Silva Melo3
Maria Caroline de Sousa Guedes4
Rafaela Silva dos Santos5
Alexsander Frederick Viana do Lago6
RESUMO
INTRODUÇÃO: O artigo explora o potencial de produtos naturais em cosméticos, como óleo de girassol, alga vermelha e R-(+)-Limoneno, no apoio ao tratamento do diabetes tipo II. Como propriedades antiglicantes, esses ingredientes podem reduzir as complicações causadas pela glicação avançada, promovendo benefícios à saúde da pele. Além disso, essas formulações estéticas são propostas para o bem-estar e a autoestima dos pacientes, incentivando maior adesão ao tratamento. OBJETIVO GERAL: Investigar a eficácia de produtos naturais com propriedades antiglicantes no controle do diabetes tipo II, irá reduzir as complicações da glicação avançada e melhorar o bem-estar e autoestima dos pacientes. METODOLOGIA: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica integrativa de estudos (2020-2024) sobre o uso de cosméticos com propriedades antiglicantes no tratamento coadjuvante do diabetes tipo II. A análise focou em 8 artigos e destes foram utilizados 6 estudos que estavam completos acerca das evidências sobre a farmacodinâmica, farmacocinética e potenciais efeitos. RESULTADOS: Este estudo analisou pesquisas sobre cosméticos com propriedades antiglicantes e fitoterápicas para o diabetes tipo II, avaliando os benefícios de ingredientes como semente de girassol, alga vermelha e R-(+)-limoneno na pele e glicemia dos pacientes. Os produtos demonstraram eficácia na melhoria da barreira, redução da glicação e marcadores imunológicos, além de promoção em hidratação e cicatrização. CONCLUSÃO: O diabetes tipo II resulta em resistência à insulina e elevações nos níveis de glicose, afetando qualidades à pele. Formulações cosméticas com extratos antiglicantes naturais, como R-(+)-limoneno e (–)-carveol, demonstram potencial para melhorar a saúde visível e reduzir marcadores inflamatórios. A cosmetologia vegana se destaca como uma alternativa sustentável, oferecendo produtos que respeitam os direitos dos animais e conforto para um tratamento mais eficaz e acessível ao diabetes tipo II.
Palavras-chave: Diabetes tipo II. Cosméticos. Efeitos. Atividades químicas.
ABSTRACT
INTRODUCTION: This article explores the potential of natural products in cosmetics, such as sunflower oil, red algae, and R-(+)-Limonene, to support the treatment of type II diabetes. As antiglycation properties, these ingredients can reduce complications caused by advanced glycation, promoting benefits to skin health. In addition, these aesthetic formulations are proposed for the well-being and self-esteem of patients, encouraging greater adherence to treatment. GENERAL OBJECTIVE: To investigate the efficacy of natural products with antiglycation properties in the control of type II diabetes, which will reduce the complications of advanced glycation and improve the well-being and self-esteem of patients. METHODOLOGY: This work presents an integrative bibliographic review of studies (2020-2024) on the use of cosmetics with antiglycation properties in the adjuvant treatment of type II diabetes. The analysis focused on 8 articles and 6 studies that were complete regarding the evidence on pharmacodynamics, pharmacokinetics, and potential effects were used. RESULTS: This study analyzed research on cosmetics with antiglycation and phytotherapeutic properties for type II diabetes, evaluating the benefits of ingredients such as sunflower seed, red algae and R-(+)-limonene on the skin and blood glucose levels of patients. The products demonstrated efficacy in improving the barrier, reducing glycation and immunological markers, in addition to promoting hydration and healing. CONCLUSION: Type II diabetes results in insulin resistance and elevated glucose levels, affecting skin qualities. Cosmetic formulations with natural antiglycation extracts, such as R-(+)-limonene and (–)-carveol, demonstrate potential to improve visible health and reduce inflammatory markers. Vegan cosmetics stands out as a sustainable alternative, offering products that respect animal rights and comfort for a more effective and accessible treatment for type II diabetes.
Keywords: Type II diabetes. Cosmetics. Effects. Chemical activities.
1- INTRODUÇÃO
A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica, no qual se caracteriza por um distúrbio metabólico devido às altas taxas de glicose no sangue, devido uma desregulação do organismo do paciente estar afetando na sua função hormonal de insulina, realizado pelo pâncreas (SILVA et al., 2021). A Diabetes Mellitos possui como principais tratamentos a mudança de hábitos de vida para uma alimentação mais saudável, quanto a introdução de exercícios físicos moderados de acordo com o perfil do paciente, como também tratamento medicamentoso e a infusão de insulinas por injeções com sua cronicidade, porém esses tratamentos diminuem a adesão dos pacientes que sofrem dessa doença metabólica crônica. (DA CONCEIÇÃO et al., 2020).
Os produtos naturais, como plantas medicinais e alimentos com as propriedades terapêuticas, têm sido amplamente evidenciadas como auxiliares no controle glicêmico, haja vista seu potencial em auxiliar o controle da glicemia, pois atua como uma alternativa ou complemento aos tratamentos convencionais, especialmente no caso do diabetes tipo 2, uma vez que mudanças no estilo de vida e na alimentação são fundamentais para o controle dos níveis de glicose no sangue (AMANDA et al., 2022). Nesse viés, os produtos naturais são adicionados e utilizados como coadjuvantes no tratamento dessa patologia metabólica, com o intuito de estimular a adesão dos pacientes para o tratamento efetivo e regular dos pacientes (LEONARDO et al., 2023).
Diante disso, os cosméticos atuais existem com a intenção de utilizar em sua composição produtos naturais, consequentemente, podem trazer benefícios e adesões a população que possui Diabetes tipo II quando utilizados produtos hipoglicemiantes (SARAH, 2021). Sob essa perspectiva, as terapias estéticas podem auxiliar, especialmente pacientes crônicos, esse benefício vai além de sua composição antiligantes, mas a estimulação do bem-estar e autoestima, a exemplo de técnicas de maquiagem, mas devido a composição química e os possíveis efeitos colaterais os pacientes Diabéticos Mellitos evitam tal prática, porém com composições químicas hipoglicemiantes, esses cosméticos podem ampliar a busca psicológica e a fisiológica dos pacientes, promovendo um auxílio de totalmente á uma doença crônica que afeta altos índices da população mundial (DA CONCEIÇÃO et al., 2020).
Diante desse contexto promissor dos cosméticos hipoglicemiantes, foram observados que os aquosos de semente de girassol (Helianthus Annus) e de alga vermelha (Hypnea musciformis) são produtos naturais com potenciais antiglicantes (MORAES, 2024). Ademais, os monoterpenos, especialmente o R-(+)-Limoneno (Figura 1) também são observados como promissores produtos naturais para aplicação cosmética (LEONARDO et al., 2023), como também a potencial loção hidratante com extratos fitoterápicos para portadores de diabetes mellitus, (Figura 2) evidencia quais produtos auxiliam esse potencial antiglicante da loção hidratante (BARBARA et al., 2023). Desse modo, evidencia potencialmente a importância da cosmetologia vegana na função da efetivação de produtos naturais e seus benefícios para a sociedade, especialmente a Diabética tipo II quando adicionados produtos antigliceminantes (AMANDA et al., 2022).
Figura 1: R-(+)-Limoneno (A) princípio da classe dos monoterpenos
Fonte: LEONARDO et al., 2023.
Figura 2: A loção hidratante na qual possui como ativos o (A)Barbatimão (Stryphnodendron adstringens), (B) Óleo de Girassol (Helianthus annuus), (C) Camomila (Matricaria recutita) e a (D) Babosa (Aloe vera).
Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo investigar a eficácia dos produtos naturais com propriedades antiglicantes e seu potencial de benefícios no controle e auxílio no tratamento do diabetes tipo II, tanto a parte de redução das complicações associadas à glicação avançada, quanto a melhora dos parâmetros e a implicação psicológica de bem-estar dos pacientes ao usarem produtos cosméticos que auxiliem seu tratamento e melhorem sua autoestima.
2- METODOLOGIA
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica integrativa do tipo exploratória, com uma abordagem qualitativa, na qual busca a análise dos dados informacionais encontrados. Dentre os artigos analisados, foram selecionados os publicados entre os anos 2020 e 2024, ou seja, o corte temporal dos últimos 5 anos, utilizados os bancos de dados como os sites: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed, Google Scholar e a Web of Science. A pesquisa foi conduzida utilizando os descritores e os operadores booleanos: (Diabetes tipo II) AND (Formulações cosméticas) AND (efeitos) AND (Atividade Química). A coleta de artigos e materiais farmacológicos, juntamente com uma análise sobre como funciona o contexto da intervenção cosmética e seus potenciais efeitos na correlação da Diabetes tipo II, esse levantamento de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2024. Esse processo resultou na identificação de 22 artigos e teses relevantes que abordassem em conjunto a temática cosmética e a Diabetes tipo II.
Portanto, dentre tais achados, os critérios de inclusão estabelecidos foram: a seleção de artigos e teses originais nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, nos quais apresentassem as referências completas nas bases de dados e cujas as evidências estivessem alinhadas à temática cosmética e correlacionado a Diabetes tipo II, centralizados nos potenciais tratamentos coadjuvantes que os cosméticos poderiam fornecer e seus efeitos para a alteração metabólica Diabetes tipo II. Por outro viés, os critérios de exclusão utilizados seguiam os artigos e teses nos quais estivessem duplicados, com resultados questionáveis, documentos que não estavam disponíveis na íntegra e as informações que não estavam relacionadas aos efeitos potenciais dos cosméticos e sua relevância para um potencial tratamento para a Diabetes tipo II. Após a aplicação desses critérios de exclusão, para a delimitação deste estudo, foram utilizados 8 pois evidencia a fundamentação teórica acerca da Diabetes Mellitos, quanto à relação cosmética e seus efeitos em seu tratamento coadjuvante. Todavia, destes foram selecionado 6 artigos nos quais forneceram os estudos mais completos acerca potencialidade dos produtos naturais em cosméticos, para uma análise final para dos resultados, pois estavam com princípios farmacodinâmicos, farmacocinéticos dos produtos de cosméticos utilizados e seus potenciais efeitos de tratamento coadjuvante correlacionados com a Diabetes tipo II, bem com evidências de estudos completas da relação cosmética com a Diabetes tipo II como demonstrado no Quadro 1 dos resultados.
3- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para este estudo, foi desenvolvida uma análise detalhada do conteúdo dos trabalhos pesquisados e selecionados, seguindo as formulações cosméticas de como os produtos naturais podem reduzir os efeitos negativos da Diabete tipo II. Considerando esta relevância acadêmica para a área farmacológica, elaborou-se um quadro com as análises dos seguintes aspectos, em ordem cronológica: autor, título, ano de publicação, bem como os princípios farmacodinâmicos, farmacocinéticos, e o potencial terapêutico. O quadro relacionado aos produtos naturais com sua capacidade de auxiliar no tratamento da Diabetes tipo II, focando em especificidade molecular para aprimorar o tratamento de doenças. Os resultados dos estudos que atenderam aos critérios de inclusão estão evidenciados no Quadro 1.
Quadro 1: Estudos de avaliação da relação dos produtos naturais com a Diabetes tipo II.
Autor | Título | Ano de publicação | Farmacodinâmica | Farmacocinética | Potencial Terapêutico |
Amanda et al | Cosmetologia vegana | 2022 | Os ingredientes veganos possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes ou hidratantes que beneficiam a saúde da pele. | A sua absorção pela pele pode determinar sua eficácia em tratar condições como acne ou envelhecimento cutâneo. | Os produtos formulados com os ingredientes que não apenas evitam o uso de derivados animais, mas também são escolhidos por suas propriedades benéficas para a pele. Por exemplo, óleos vegetais possuem efeitos terapêuticos, como a hidratação, a cicatrização e a proteção contra danos ambientais. |
Barbara et al | Loção hidratante com extratos fitoterápicos para portadores de diabetes mellitus. | 2023 | Os extratos fitoterápicos utilizados têm propriedades específicas que contribuem para a cicatrização e hidratação da pele, especialmente em pacientes diabéticos, que frequentemente enfrentam problemas de cicatrização e ressecamento cutâneo. | A absorção dos princípios ativos ocorre através da pele, onde eles podem penetrar nas camadas dérmicas e exercer seus efeitos terapêuticos. A formulação em loção permite uma liberação gradual dos ativos, potencializando a eficácia do tratamento. | Não apenas promove a cicatrização, mas também melhora a qualidade da pele, oferecendo uma alternativa viável e acessível para o tratamento de complicações cutâneas associadas à diabetes. |
Leonardo et al | R-(+)-LIMONENO E SEU DERIVADO (–)-CARVEOL: uma revisão de seus efeitos sobre o diabetes | 2023 | Estimula a secreção de insulina nas células β-pancreáticas, melhora a resistência à insulina, reduz os níveis de peróxido lipídico e aumenta os antioxidantes no organismo. Além disso, o R-(+)-limoneno atua como um agente antiglicante, inibindo a glicação de proteínas, o que é crucial para a prevenção de complicações diabéticas | Esses compostos monoterpenos podem ser rapidamente absorvidos e metabolizados no organismo. A administração em estudos com ratos foi feita em doses diárias de 50 mg/kg, e os efeitos foram observados ao longo de 28 dias, indicando que esses compostos têm um perfil de ação que pode ser monitorado ao longo do tempo | Resultou em uma diminuição significativa dos níveis séricos de glicose, redução de danos ao DNA, e melhorias nas atividades de enzimas antioxidantes. Além disso, houve uma redução nos níveis de triglicerídeos e colesterol, bem como na expressão de marcadores inflamatórios |
Moraes | Avaliação da eficácia clínica de dermocosméticos contendo antiglicantes por técnicas de biofísica e imagem | 2021 | Inibição de reações de glicação, que são processos que afetam a pele, especialmente em indivíduos diabéticos. Os antiglicantes podem atuar reduzindo a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs), que são prejudiciais à pele. | Formulação do produto, como a presença de veículos que facilitam a penetração dos princípios ativos na pele. A absorção dos antiglicantes pode variar dependendo da forma de aplicação e da condição da pele. | Melhora na redução de rugas, hidratação e melhora na elasticidade, especialmente em peles afetadas por diabetes. |
Silva et al | Evidências científicas acerca do esteviosídeo no controle do Diabetes mellitus tipo 2: uma revisão | 2021 | Steviosídeo atua como um composto glicosídico que possui propriedades antioxidantes, ajudando a prevenir danos oxidativos e melhorando o perfil lipídico. Ele também tem efeitos anti-hiperglicêmicos, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue e inibindo a absorção de glicose, o que é benéfico para pacientes com Diabetes mellitus tipo 2. | O esteviosídeo é bem absorvido e metabolizado no organismo, embora detalhes específicos sobre sua farmacocinética não sejam amplamente discutidos. A interação com medicamentos como glimepirida e metformina é destacada, sugerindo que o esteviosídeo pode potencializar os efeitos desses fármacos na redução glicêmica. | O esteviosídeo é considerado promissor no tratamento do Diabetes mellitus tipo 2 devido à sua capacidade de melhorar a função hepática e renal, reduzir o apetite, e atuar na saciedade, retardando o esvaziamento gástrico. |
SARAH, N. | Evidências científicas acerca do esteviosídeo no controle do Diabetes mellitus tipo 2: uma revisão. | 2021 | As proteínas vegetais podem ter um impacto positivo na saúde, como a redução do risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes. Isso sugere que as proteínas vegetais podem influenciar processos biológicos, como a síntese proteica muscular e a modulação da inflamação, o que se alinha com a ideia de farmacodinâmica, onde se analisa como uma substância afeta o organismo. | A biodisponibilidade refere-se à proporção de nutrientes que é absorvida e utilizada pelo corpo, e o artigo sugere que diferentes mecanismos podem ser utilizados para melhorar essa biodisponibilidade, o que é um aspecto relevante da farmacocinética. | O potencial terapêutico das proteínas vegetais, destacando sua eficácia na síntese proteica muscular e na promoção de sistemas alimentares sustentáveis. Ele também menciona que as proteínas vegetais podem ser uma alternativa viável às proteínas de origem animal, contribuindo para a saúde humana e a prevenção de doenças crônicas. |
Fonte: Levantamento Bibliográfico (2024)
Acerca dos resultados de semente de girassol (Helianthus Annus) e de alga vermelha (Hypnea musciformis), os monoterpenos demonstraram que as formulações foram estáveis e não apresentaram alterações significativas após 56 dias de armazenamento, dentre isso a caracterização da pele revelou diferenças significativas entre os grupos, com os diabéticos apresentando sinais de envelhecimento mais acentuados e após 90 dias de tratamento, as formulações melhoraram significativamente a barreira cutânea e a ecogenicidade da derme nos participantes diabéticos, especialmente com o uso do extrato de alga vermelha, indicando seu potencial como uma substância ativa inovadora para tratar alterações cutâneas decorrentes do processo de glicação (MORAES, 2024).
Sob essa perspectiva, a análises dos resultados da revisão sobre os efeitos do R-(+)-Limoneno e do (-)-Carveol no Diabetes, especialmente o tipo II, indicam que ambos os monoterpenos apresentam atividade antidiabética promissora, embora a pesquisa sobre o (-)-Carveol ainda seja incipiente, os estudos com R-(+)-Limoneno em modelos de diabetes tipo 1 induzido por estreptozotocina (STZ) e aloxana demonstraram reduções significativas nos níveis de glicose, triglicerídeos e de colesterol, além de melhorias nos marcadores inflamatórios e aumento da atividade de enzimas antioxidantes, contudo, o (-)-Carveol também demonstrou uma eficácia em melhorar o perfil glicêmico e reduzir a expressão de marcadores inflamatórios em ratos diabéticos, mas a literatura carece de estudos que comparem diretamente os efeitos dos dois compostos (LEONARDO et al .,2023).
A loção hidratante com extratos fitoterápicos para portadores de diabetes mellitus utilizou o barbatimão (Stryphnodendron adstringens) uma planta medicinal nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae, conhecido por suas propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, sendo amplamente utilizado na medicina tradicional, somando para essa fórmula hidratante utilizou o Óleo de Girassol (Helianthus annuus), extraído das sementes da planta Helianthus annuus, no qual ajuda a reduzir a inflamação no corpo devido modulações do ácido graxo e propriedades antiglicemiantes devido modelações dos ácidos graxos e lipídeos, adicionou também a Camomila (Matricaria recutita), uma planta herbácea da família Asteraceae, devido suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por fim nessa loção é utilizado a Babosa (Aloe vera) planta suculenta da família Asphodelaceae por suas propriedades antraquinonas que possuem uma atuação anti-inflamatórias e cicatrizantes, demonstrando a potencialidade desse cosmético de loção hidratante para o auxílio no tratamento da Diabetes tipo II (BARBARA et al., 2023).
Os cosméticos veganos oferecem vantagens como menor risco de alergias, com um impacto ambiental reduzido e respeito à vida animal, como também possui vantagens acerca da conscientização sobre os benefícios de uma dieta vegana e o uso de produtos sustentáveis, levando mais consumidores a optar por alternativas que promovem a saúde e o bem-estar animal, para tanto a certificação de produtos veganos e cruelty-free é fundamental para garantir a confiança do consumidor, e a indústria está se adaptando para atender a essa demanda crescente, refletindo uma mudança significativa nas mentalidades em direção a um consumo mais ético e sustentável (AMANDA et al., 2022).
A importância do esteviosídeo e de produtos naturais na promoção da saúde, especialmente no controle do Diabetes mellitus tipo 2, é muito promissor, pois o esteviosídeo, a utilização de produtos naturais como o esteviosídeo reflete uma tendência crescente em busca de soluções mais saudáveis e sustentáveis, alinhadas com a demanda por dietas equilibradas e as nutritivas, como consequência, a incorporação de compostos naturais na alimentação não só promove benefícios diretos à saúde, mas também pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas, destacando a relevância de pesquisas contínuas sobre suas propriedades e aplicações terapêuticas, haja vista o esteviosídeo e os outros produtos naturais emergem como aliados valiosos na busca por uma melhor qualidade de vida e bem-estar (SILVA et al., 2021).
A utilização de produtos naturais, especialmente aqueles derivados de proteínas vegetais, apresenta um potencial terapêutico significativo no manejo do diabetes tipo II, uma vez que a formulação desses produtos geralmente envolve a combinação de fontes proteicas vegetais, como leguminosas, grãos e as sementes, nas quais são ricas em aminoácidos essenciais e compostos bioativos, como as fibras e os antioxidantes, que podem ajudar a regular os níveis de glicose no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, consequentemente, o armazenamento adequado desses produtos é crucial para preservar suas propriedades nutricionais e as funcionais; recomenda-se que sejam mantidos em ambientes frescos e os secos, longe da luz e da umidade, para evitar sua degradação, somando esses fatores, demonstra-se que a inclusão de proteínas vegetais na dieta pode não apenas auxiliar no controle glicêmico, mas também contribuir para a redução do risco de complicações associadas ao diabetes, promovendo uma abordagem holística e sustentável para a saúde metabólica (SARAH, 2021).
4- CONCLUSÃO
O diabetes tipo II é caracterizado pela resistência à insulina e pelo comprometimento do metabolismo da glicose, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Esse desbalanço afeta a pele de diversas formas, podendo provocar ressecamento, perda de elasticidade, envelhecimento precoce e dificuldades na cicatrização de feridas. Formulações cosméticas com produtos naturais, podem ser úteis para minimizar esses efeitos negativos. Com o uso contínuo desses cosméticos, é possível fortalecer a barreira cutânea e amenizar os sinais de envelhecimento na pele, além de contribuir para uma cicatrização mais eficiente, o que melhora a qualidade.
A utilização de produtos naturais no controle e o tratamento do Diabetes Mellitus tipo II representa uma alternativa promissora e complementar aos métodos convencionais, refletindo uma busca por práticas de saúde mais naturais e as sustentáveis. O esteviosídeo, por exemplo, ao ser incorporado na alimentação, apresenta propriedades que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, contribuindo assim para o controle glicêmico. Da mesma forma, as proteínas vegetais ricas em aminoácidos essenciais, fibras e os antioxidantes oferecem benefícios significativos para a saúde metabólica, melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo o risco de complicações associadas ao diabetes. Esse conjunto de compostos naturais promovem uma abordagem mais holística, não só auxiliando no tratamento da doença, mas também prevenindo a sua progressão, favorecendo uma melhor qualidade de vida e bem-estar para os pacientes.
Sob essa perspectiva, evidenciou-se a importância dos extratos antiglicantes de origem natural em formulações cosméticas, demonstrando que esses componentes podem oferecer benefícios significativos na prevenção do envelhecimento cutâneo. Através de rigorosas avaliações clínicas e técnicas de biofísica e imagem, os resultados obtidos confirmam a eficácia dos dermocosméticos testados, sugerindo que a incorporação de substâncias antiglicantes pode não apenas melhorar a aparência da pele, mas também contribuir para a saúde cutânea a longo prazo. Ademais, os efeitos do R-(+)-limoneno e do (–)-carveol também foram observados grandes significativos no contexto do diabetes, destacando seu potencial como agentes antidiabéticos promissores. A pesquisa evidenciou que ambos os monoterpenos demonstraram atividade hipoglicemiante em modelos experimentais, contribuindo para a redução dos níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol, além de melhorar a resposta antioxidante e reduzir marcadores inflamatórios. No entanto, a literatura ainda carece de estudos mais aprofundados que explorem os mecanismos de ação e a eficácia isolada ou combinada desses compostos. Assim, é fundamental que futuras investigações se concentram em ensaios clínicos e experimentais mais robustos, a fim de validar e expandir o conhecimento sobre o uso de R-(+)-limoneno e (–)-carveol como alternativas terapêuticas no manejo do diabetes, contribuindo para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e acessíveis.
REFERÊNCIAS
AMANDA et al. Cosmetologia vegana. Sp.gov.br, 2022.
BARBARA, S. et al. Loção hidratante com extratos fitoterápicos para portadores de diabetes mellitus. Sp.gov.br, 2023.
DA CONCEIÇÃO, C. et al. As práticas estéticas como estratégia paliativa no tratamento do paciente crônico – Revisão de literatura. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 2, p. 56–75, 24 nov. 2020.
LEONARDO et al. R-(+)-Limoneno e seu derivado (–)-Carveol: uma revisão de seus efeitos sobre o diabetes. Somma, v. 9, p. 1–21, 10 jan. 2023.
MORAES, V. R. DE. Avaliação da eficácia clínica de dermocosméticos contendo antiglicantes por técnicas de biofísica e imagem. 2024.
SARAH, N. Tendência do consumo de proteínas vegetais e a eficiência na síntese proteica muscular: uma revisão global. 10 maio 2021.
SILVA, L. P. E; BEZERRA, K. C. B.; LANDIM, L. A. DOS S. R. Evidências científicas acerca do esteviosídeo no controle do Diabetes mellitus tipo 2: uma revisão. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e331101422051, 3 nov. 2021.
Vista do Base Cromática de Amido de Lobeira: uma Alternativa para Bioeconomia do Cerrado. Disponível em: <https://ojs.rpqsenai.org.br/index.php/rpq_n1/article/view/746/662>. Acesso em: 23 out. 2024.
1Carlene Vieira de Abreu Alves. Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
2Iara de Fátima Morais Rodrigues. Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
3Márcio Rogério da Silva Melo. Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
4Maria Caroline de Sousa Guedes. Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
5Rafaela Silva dos Santos. Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
6Alexsander Frederick Viana do Lago. Docente do curso de Farmácia da AESPI e Mestre em Biotecnologia dos Produtos Naturais