UNIVERSITY EXTENSION: UNIVERSITY EXTENSION AS A LEARNING SPACE: NURSING AND HEALTH EDUCATION FOR DIABETES AND HYPERTENSION
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202505141138
Cícera Carolina Bezerra da Silva1
Jamile Gregório Morelo2
Anderson Adão Rodrigues3
Dhenise Mikaelly M. A. do Nascimento4
Raquel Silva Bicalho Zunta5
Eliseu Aleixo6
RESUMO
Introdução: Os Projetos de Extensão Universitária (PEUs) são fundamentais para a formação acadêmica de estudantes de enfermagem, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e prática assistencial. Objetivos: Este estudo tem como objetivo relatar a contribuição dos PEUs na capacitação dos discentes e na educação em saúde da comunidade, especialmente na prevenção do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por alunos do Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, em parceria com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD). A ações desenvolvidas incluiu treinamentos, campanhas de prevenção e eventos comunitários voltados ao rastreamento e educação em saúde. Resultados: Os resultados indicam que a participação nos PEUs favoreceu o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, ampliou o senso crítico e promoveu a interação entre os estudantes e a comunidade. Conclusão: Conclui-se que os Projetos de Extensão Universitário são ferramentas essenciais na formação de profissionais de enfermagem qualificados e engajados com a promoção da saúde. O Enfermeiro é o profissional capacitado para a prestação de cuidados assistenciais individualizados e integrais, favorecendo a criação de vínculo e respeito mútuo, inclusive, possibilitando que a comunidade tenha acesso a informações de saúde seguras e de qualidade.
Palavras-chave: Projeto de extensão, educação em saúde, prevenção de doenças, doença metabólica crônica.
ABSTRACT
Introduction: University Extension Projects (UEPs) are essential for the academic training of nursing students, promoting the integration of education, research, and clinical practice. Objective: This study aims to report the contribution of UEPs to the professional development of nursing students and to community health education, particularly in the prevention of Diabetes Mellitus (DM) and Systemic Arterial Hypertension (SAH). Methodology: This is an experience report developed by undergraduate nursing students from the Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, in partnership with the National Association for Attention to Diabetes (ANAD). The actions carried out included training sessions, prevention campaigns, and community events focused on screening and health education. Results: The findings suggest that participation in UEPs fostered the development of technical-scientific skills, enhanced critical thinking, and promoted interaction between students and the community. Conclusion: It is concluded that University Extension Projects are essential tools in the training of qualified nursing professionals committed to health promotion. Nurses are skilled professionals capable of delivering individualized and comprehensive care, fostering trust and mutual respect, and enabling the community to access reliable and high-quality health information.
Keywords: Extension project, health education, disease prevention, chronic metabolic disease.
1. INTRODUÇÃO
A Extensão Universitária representa um dos pilares do ensino superior, juntamente com ensino e pesquisa, sendo uma estratégia essencial na formação de estudantes de enfermagem, assim, os Projetos de Extensão Universitária (PEU) são ferramentas que potencializam a formação acadêmica dos alunos do Bacharelado em Enfermagem, promovendo a articulação de conhecimentos técnico-científicos em diferentes cenários no âmbito da saúde. Atualmente, a formação acadêmica tem como base o ensino, a pesquisa e a extensão (Sá; Monici; Conceição, 2022).
Estes projetos vêm conquistando um grande espaço na grade curricular das universidades por favorecer a troca de conhecimentos entre os discentes e a comunidade, colaborando com o desenvolvimento do senso crítico que norteia a prática assistencial da enfermagem, favorecendo a ampliação dos conhecimentos técnicos-científicos adquiridos em sala de aula e apoiando na criação de vínculo entre o alunado e a comunidade através de ações de promoção à saúde.
Por atuar na linha de frente da Atenção Primária à Saúde (APS), o enfermeiro desempenha um papel crucial na identificação das necessidades de cuidados comunitários e no empoderamento das pessoas em relação aos processos de saúde e doença (Draeger et al., 2022).
Os alunos dos PEU trabalham na criação de estratégias voltadas para a educação em saúde desde o início da formação acadêmica e alcançam melhorias significativas no seu desenvolvimento acadêmico, aperfeiçoando o seu olhar crítico e analítico sobre a prática assistencial da enfermagem. Os PEU têm capacidade de identificar necessidades em saúde e com isso ajudar na capacitação da população em relação aos cuidados básicos necessários para a manutenção da saúde e prevenção de doenças (Gonçalves; Santos; Barbosa, 2022).
O crescente impacto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como o Diabetes Mellitus (DM) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), reforça a necessidade de medidas preventivas e educacionais. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (2021), aproximadamente 537 milhões de pessoas convivem com diabetes no mundo, e esse número pode atingir 783 milhões até 2045. A HAS, por sua vez, é uma das principais condições de risco para doenças cardiovasculares e morte prematura (Ministério da Saúde, 2022; Gupta; Arora; Verma, 2024; Neeland et al., 2024).
O que chama atenção é que, se as tendências atuais persistirem, esse número pode chegar a impressionantes 783 milhões até o ano de 2045 (International Diabetes Federation, 2021), comprometendo não só a qualidade de vida das pessoas afetadas, mas também impondo um grande ônus financeiro aos sistemas de saúde (Ferreira et al., 2021; Yu et al., 2024; American Diabetes Association Professional Practice Committee, 2024).
Outro aspecto preocupante é que mais de 6,7 milhões de pessoas no ano de 2021, com idade entre 20 e 79 anos, morreram devido às complicações relacionadas a DM em todo o mundo, comprovando a gravidade do problema e a necessidade urgente de diagnosticar precocemente o Diabetes Mellitus (International Diabetes Federation, 2021; Diabetes Federation; Sanofi Global Health Unit, 2024).
Por se tratar de uma doença silenciosa no início, existe certa dificuldade no diagnóstico precoce, podendo resultar em complicações sérias como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que pode estar relacionada ao DM como um dos maiores fatores de risco para a saúde no País (Brasil, 2022; Tokcan et al., 2024).
A Hipertensão Arterial Sistêmica, que frequentemente coexiste com o Diabetes e agrava os riscos à saúde, é uma condição multifatorial que depende de fatores genéticos, epigenéticos, ambientais e sociais para se desenvolver (Kreutz et al., 2024). De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado De São Paulo (2024), a Sociedade Brasileira de Cardiologia, alterou os valores da Pressão arterial (PA), sendo caracterizada através da elevação persistente da PA, podendo ser classificada em 3 estágio, conforme mostra o quadro 1 a seguir:
Por se tratar de uma condição frequentemente assintomática, a HAS costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos. Ela é o principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para Doenças Cardiovasculares (DCV), Doença Renal Crônica (DRC) e Morte Prematura. Associa-se a fatores de risco metabólicos para as doenças dos sistemas cárdio circulatório e renal, como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e DM (Barroso et al., 2021; Neeland et al., 2024; Dzau, Hodgkinson, 2024).
Portanto, este estudo visa explorar a eficácia dos PEU na promoção da saúde e prevenção de DCNT, contribuindo para a formação de profissionais de enfermagem mais capacitados e conscientes das necessidades da comunidade, transformando assim o cuidado em saúde.
2. MATERIAL E METODO
Este estudo tem o objetivo de, através do relato de experiência, demonstrar e comprovar a potência do Projeto de Extensão Universitária no âmbito das Doenças Crônicas não Transmissíveis: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica.
Os PEU incentivam o desenvolvimento e a articulação de ações que promovem a troca de conhecimento entre docentes, discentes e a comunidade, através de atividades com caráter educativo, tecnológico, científico, cultural e social, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos estudantes do Bacharelado em Enfermagem e para o empoderamento da comunidade frente às diversas estratégias de educação e cuidados em saúde no contexto das DCNT.
Estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, desenvolveram o Projeto de Extensão: Promoção e Prevenção no DM e HAS, vinculado à disciplina de Promoção e Prevenção: Saúde do Adulto, Idoso e Trabalhador.
Para o desenvolvimento, articulação e execução das ações deste projeto, foi estabelecida uma parceria com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 14 de agosto de 1979, com o título de utilidade pública municipal, estadual e federal.
O principal objetivo da instituição é educar e levar o conhecimento científico para os portadores de DM e seus familiares, visando uma melhor qualidade de vida para todos.
Através desta parceria, os discentes participaram ativamente de treinamentos ministrados por especialistas em DM da ANAD, os quais potencializaram os conhecimentos e habilidades dos discentes em relação aos testes de glicemia capilar e hemoglobina glicada.
Neste contexto, foram disponibilizados pela ANAD materiais e equipamentos essenciais para a realização do treinamento, tais como: glicosímetros, kits de teste de glicemia, lancetas, álcool swab, equipamento e kits para realização de teste rápido da hemoglobina glicada (HbA1C).
O treinamento capacitou os alunos para participarem ativamente nas ações da 26ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes para prevenção e detecção de complicações; Orientações de educação e promoção à saúde para a comunidade; No 1º Curso Introdutório sobre Diabetes Mellitus para capacitação dos estudantes na realização de testes rápidos de glicemia capilar e hemoglobina glicada, para participação no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade e eventos na Casa de Fraternidade O Caminho, direcionado à comunidade com a atuação dos estudantes.
A colaboração entre o Projeto de Extensão, a ANAD e a Casa de Fraternidade O Caminho, permitiu que os alunos aplicassem, na prática, todo o conhecimento técnico científico adquirido em sala de aula e durante os treinamentos, proporcionando suporte direto à comunidade em situações reais e cotidianas.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os PEUs demonstraram um impacto significativo na formação dos estudantes e na educação em saúde da comunidade. A capacitação proporcionada pelos treinamentos aprimorou o aprendizado teórico e prático, permitindo a execução segura dos procedimentos. As campanhas de prevenção possibilitaram a detecção precoce de casos de DM e HAS, reforçando a importância da educação em saúde para a população.
O envolvimento comunitário fortaleceu a empatia e a compreensão dos estudantes sobre as reais necessidades da população, promovendo uma formação mais humanizada (Draeger et al., 2022). Os participantes relataram maior segurança na execução de procedimentos e aprimoramento da comunicação com os pacientes.
3.1. Treinamento de Glicemia Capilar e Hemoglobina Glicada (HbA1C), ofertado pela ANAD em 19/10/2023
O objetivo do treinamento foi capacitar os discentes em relação a promoção e prevenção do DM e participarem ativamente da 26ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes que ocorreu no período de 06 a 11/11/2023, garantindo que os alunos ficassem aptos para a realização dos testes de glicemia capilar e HbA1C, no manejo dos equipamentos e insumos envolvidos na realização dos testes e o descarte correto, inclusive, além de realizar o rastreio de novos casos e educar a comunidade sobre a prevenção das complicações para pacientes já diagnosticados.
O treinamento aconteceu em um dos laboratórios do Centro Universitário Senac – unidade Tiradentes (figura 1) e foi ministrado por profissionais da ANAD, que contaram com o apoio dos professores responsáveis pelo Projeto de Extensão para a realização do treinamento.
Figura 1: Estudantes participantes no treinamento da ANAD.

Fonte: O Autor
Essa oportunidade assegurou que todos os graduandos de enfermagem pudessem expandir seus conhecimentos, integrando teoria e prática, esclarecendo dúvidas e desenvolvendo habilidades técnicas e sociais essenciais para seu crescimento pessoal e profissional.
3.2. 26ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação – ofertada pela ANAD no período de 06 a 11/11/2023
A campanha acontece anualmente e tem o objetivo de rastrear novos casos de DM, bem como oferecer ações de educação e promoção à saúde para a comunidade, buscando prevenir o DM e evitar complicações em casos já diagnosticados.
Nesta ação (figura 2), os alunos habilitados no treinamento foram distribuídos em turnos, e, com a supervisão dos professores responsáveis pelo PEU, realizaram várias tarefas junto à comunidade. Entre essas tarefas, destacaram-se a anamnese dos pacientes, testes de glicemia capilar, hemoglobina glicada e aferição da pressão arterial. Além disso, os alunos contribuíram com orientações sobre a prevenção das DCNTs e a importância da mudança de hábitos para a prevenção das doenças.
Figura 2: 26ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação – ofertada pela ANAD.

Fonte: O Autor
3.3. 1ª Oferta curso introdutório sobre Diabetes Mellitus: Promoção e Prevenção – ofertado pelo Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes entre 12/03/2024 e 22/03/2024
O objetivo do curso foi capacitar os novos graduandos de enfermagem no contexto da promoção e prevenção da DM, bem como na aplicação correta das técnicas usadas para o rastreio da doença e os manejos indicados para casos cujo resultado do exame de hemoglobina glicada apresentasse algum tipo de alteração e, assim atuarem no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, que aconteceu no dia 06/04/2024 na unidade do Senac – Tiradentes.
O curso foi ministrado por professores do curso do bacharelado em enfermagem com o apoio dos alunos participantes do PEU e as atividades foram organizadas entre os dias 12 e 22 de março de 2024, das 18h às 19h, sendo abordados os assuntos sobre fisiopatologia e complicações do DM, coleta de dados e anamnese, mensuração antropométrica, aferição da hemoglobina glicada, glicemia Capilar e pressão arterial.
Esta ação (figura 3) permitiu que o alunado aprimorasse todo o conhecimento adquirido em sala de aula, garantindo um envolvimento total no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade e assim estivessem aptos para a prestação de atendimentos seguros, humanizados e de qualidade para a comunidade externa presente no evento.
Figura 3: 1º Curso Introdutório sobre Diabetes Mellitus: Promoção e Prevenção – ofertado pelo Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes.

Fonte: O Autor
3.4. Treinamento de Glicemia Capilar e Hemoglobina Glicada (HbA1C) para atuação no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade, em Comemoração ao Dia Mundial da Saúde – ofertado em 26/03/2024.
O treinamento de Glicemia Capilar e Hemoglobina Glicada foi promovido na parceria entre o Projeto de Extensão: Promoção e Prevenção no Diabetes Mellitus do Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes e a ANAD.
A instituição de ensino ofereceu a infraestrutura, corpo docente e apoio de alunos representantes do PEU para realização do treinamento em DM. A ANAD contribuiu com o empréstimo dos equipamentos e a doação dos insumos utilizados durante o treinamento e no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.
O objetivo deste treinamento foi aprimorar o conhecimento dos graduandos de enfermagem, possibilitando colocar em prática as habilidades adquiridas anteriormente para a realização dos testes de glicemia capilar e de HbA1C.
Durante o treinamento, (figura 4) os alunos tiveram a oportunidade de realizar e interpretar os resultados adquiridos nos exames, montar corretamente as caixas para descarte de materiais perfurocortantes e fazer o descarte correto dos insumos utilizados durante a realização do procedimento.
Figura 4: Treinamento de Glicemia Capilar e Hemoglobina Glicada (HbA1C) para atuação no 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade.

Fonte: O Autor
3.5. 1° Evento Integrado de Saúde à Comunidade, em Comemoração ao Dia Mundial da Saúde – ofertado em 06/04/2024
O evento aconteceu no Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes e contou com a participação de todos os alunos e professores que fazem parte dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Tecnologia em Radiologia, cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia. Houve a participação especial de uma especialista de DM da ANAD, bem como, a participação da comunidade externa que foi o público-alvo da ação realizada.
Nesta ação (figura 5), alunos do bacharelado em enfermagem sob supervisão dos seus professores, além de montarem todas as estações de trabalho, prestaram atendimento para a comunidade através das seguintes oficinas:
- Coleta de dados dos participantes do evento (Anamnese);
- Aferição da Pressão Arterial;
- Teste rápido de Glicemia Capilar e Hemoglobina Glicada;
- Análise de medidas antropométricas;
- Apresentação de banners com os princípios do Sistema Único de Saúde;
- Ações Itinerantes sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; entre ações integradas com outros cursos de graduação.
Figura 5: 1° Evento Integrado de Saúde à Comunidade, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

Fonte: O Autor
3.6. Evento Casa de Fraternidade O Caminho – oferecido pela primeira vez em 16/04/2024
A Casa de Fraternidade – O Caminho, é uma organização não governamental, que abriga temporariamente homens que precisam de ajuda para cessar com o consumo de drogas ilícitas como cocaína e crack, e lícitas como o álcool.
Esta ação foi realizada por dois dos professores responsáveis pelo PEU que contaram com o apoio dos alunos inscritos no projeto e foram realizadas duas visitas mensais durante os meses de abril, maio e junho. Os insumos utilizados nos testes para rastreio de DM foram disponibilizados pela ANAD.
O objetivo da atividade foi avaliar o estado de saúde geral dos membros da comunidade e a verificação da pressão arterial para promover a saúde e o bem-estar dos participantes. Durante a atividade, foram coletados dados importantes que nos ajudaram a entender melhor o estado de saúde da comunidade.
Os resultados obtidos mostraram que a ação foi bem-sucedida, principalmente na conscientização dos participantes sobre a importância do monitoramento regular da pressão arterial. Durante a realização da ação, os alunos realizaram o Processo de Enfermagem (PE), desde a anamnese até a avaliação para reforçar as orientações sobre cuidados com a pressão arterial. Durante essas visitas, também foram realizados testes de glicemia capilar, HbA1C.
O principal foco da ação (figura 6) foi fazer o rastreio das DCNT e educar a comunidade quanto a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, buscando a prevenção de doenças que possam impactar a qualidade de vida do indivíduo e da comunidade na qual ele está inserido.
Figura 6: Evento Casa de Fraternidade O Caminho – oferecido pela primeira vez em 16/04/2024.

Fonte: O Autor
4. CONCLUSÃO
Os Projetos de Extensão Universitária (PEU) demonstraram ser ferramentas poderosas e eficazes na formação acadêmica dos estudantes de enfermagem, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Através das atividades desenvolvidas, os alunos puderam aplicar na prática os conhecimentos técnico-científicos adquiridos em sala de aula, contribuindo significativamente para a promoção da saúde e a prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) na comunidade.
A parceria estabelecida entre o Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, Fraternidade O Caminho e a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) foi fundamental para o sucesso das ações realizadas.
O treinamento de glicemia capilar, hemoglobina glicada e as diversas atividades educativas e de rastreamento de doenças, capacitaram os alunos para atuarem de forma competente e humanizada junto à comunidade.
Os resultados obtidos evidenciam a importância dos PEU na capacitação dos futuros profissionais de enfermagem, proporcionando-lhes experiências práticas que enriquecem sua formação e os preparam para enfrentar os desafios da prática assistencial. Além disso, as ações desenvolvidas contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população atendida, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção e do controle das DCNT.
Portanto, este estudo reforça a relevância dos PEU como estratégias de ensino que não apenas beneficiam a formação dos estudantes, mas também geram impactos positivos na saúde pública.
A continuidade e a expansão desses projetos são essenciais para a formação de profissionais de saúde mais preparados e comprometidos com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.
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1Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; discente; karolliny0415@gmail.com
2Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; Prof.ª Me.; jamile.gmorelo@sp.senac.br
3Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; Prof. Me.; anderson.arodrigues@sp.senac.br
4Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; Prof.ª Me.; dhenise.mmanascimento@sp.senac.br
5Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; Prof.ª Dr.ª; raquel.sbzunta@sp.senac.br
6Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes; Prof. Me.; eliseu.aleixo@sp.senac.br