ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DO NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR EMBOLIA E TROMBOSE ARTERIAL NA REGIÃO NORDESTE DURANTE OS ANOS DE 2019 A 2023

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202411160947


José Amável Rio Lima de Aguiar1; Cibele Maria Machado Goldau2; Gabriela Silva Lima3; Maria Sara Sousa Resende4; Maria Vitória Sousa Resende5; Iolanda Felipe da Silva Bona6.


INTRODUÇÃO: Os trombos são coágulos formados a partir de fibrina e elementos figurados do sangue que podem se desenvolver em diversas partes do sistema circulatório, tanto no sistema venoso quanto no arterial. Nessa perspectiva, o fluxo contínuo de sangue pode ocasionar a separação do coágulo, que se denomina como êmbolo que, por conseguinte, conseguem ocluir o fluxo de forma parcial ou total. OBJETIVOS: Analisar a prevalência do número de internações por embolia pulmonar e trombose arterial durante os anos de 2019 a 2023 na região Nordeste. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, cujo os dados foram coletados no DATASUS e utilizou-se as variáveis: internações; ano de processamento; faixa etária; unidade da federação: Piauí, Maranhão, Ceará, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Norte região: Nordeste; caráter de atendimento: urgência. RESULTADOS: Na região Nordeste em 2022 houve o maior número de casos confirmados de embolia e trombose arteriais (5.622), e 2023 foi o ano com a menor taxa (4.627). Ademais, entre os estados da região, o Ceará possuiu mais diagnósticos (5.402) e o Maranhão foi o estado que menos teve (758). A faixa etária mais predominante é a de 60 a 69 anos (7.121). Quanto ao sexo, o masculino (13.739) sobressaiu em relação ao feminino (11.316) nos números de casos. CONCLUSÃO: Conclui-se que o maior número de embolia e trombose arterial se dá em homens de faixa etária entre 60 a 69 anos, no estado do Ceará, com maior registro no ano de 2022, dentre os anos analisados. Portanto, é necessária a prevenção da doença, principalmente nos grupos mais acometidos, e o manejo adequado das internações.

PALAVRAS-CHAVE: Internações; Embolia Pulmonar; Trombose Arterial.

REFERÊNCIAS: 

BRASIL, Ministério da Saúde. Banco de Dados do Sistema Único de Saúde- DATASUS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/.  Acesso em: 10 de set. de 2024.

CAMPOS, Jessica da Silva et al. Embolia e trombose arteriais: perfil descritivo da morbidade hospitalar no contexto brasileiro. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 1, n. 5, 2024.

MARTINS, L. S.; BARBOSA JUNIOR, E.; PAIXÃO, J. A. Farmacoterapia da trombose arterial. Pubsaúde, v. 7, p. 1–10, 2021.


¹Centro Universitário UNINOVAFAPI
²Centro Universitário UNINOVAFAPI
³Centro Universitário UNINOVAFAPI
⁴Centro Universitário UNINOVAFAPI
⁵Centro Universitário UNINOVAFAPI
⁶Centro Universitário UNINOVAFAPI