ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE UMA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS ANTIGA POR UMA NOVA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202502161312


Wanya Mendonça Carlos1,
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Lúcio Tiago Filho2


RESUMO

A crescente conscientização das pessoas sobre a importância da eficiência energética e da utilização responsável dos recursos tem impactado diretamente os lares, levando a um maior esforço em adotar práticas e tecnologias que promovam a sustentabilidade e a redução de desperdícios. Este artigo visa analisar, por meio de um estudo de caso, a eficiência e viabilidade econômica da substituição de uma máquina de lavar roupa antiga por um modelo mais moderno e eficiente. Foi analisado o consumo de energia e água, bem como o custo de aquisição de uma nova máquina e a economia gerada ao longo de 20 anos de uso da máquina. A pesquisa revelou que a troca por um modelo eficiente pode reduzir significativamente o consumo de energia e água, e trazer vantagens financeiras em médio prazo. Os resultados demonstram que o retorno sobre o investimento ocorre em um período de 7 a 9 anos a depender do modelo da máquina.

Palavras-chave: Eficiência energética, Máquina de lavar, Economia sustentável, Viabilidade econômica.

ABSTRACT

The growing awareness among people about the importance of energy efficiency and the responsible use of resources has directly impacted households, leading to increased efforts to adopt practices and technologies that promote sustainability and waste reduction. This article aims to analyze, through a case study, the efficiency and economic feasibility of replacing an old washing machine with a more modern and efficient model. Energy and water consumption were evaluated, as well as the acquisition cost of a new machine and the savings generated over 20 years of use. The research revealed that upgrading to an efficient model can significantly reduce energy and water consumption and provide financial benefits in the medium term. The results show that the return on investment occurs within 7 to 9 years, depending on the machine model.

Keywords: Energy efficiency, Washing machine, Sustainable economy, Economic feasibility.

INTRODUÇÃO

A busca por equipamentos domésticos mais eficientes tem crescido, principalmente devido ao interesse em reduzir o consumo de energia por parte do consumidor. De acordo com Coelho (2018), a eficiência energética no setor residencial demonstra ser uma área de fácil implementação e propicia reduções significativas de consumo, sendo do interesse dos consumidores reduzirem o valor cobrado na conta de energia elétrica.

A procura por produtos mais eficientes está relacionada à conscientização dos consumidores para o consumo sustentável. Assim, possibilitar aos consumidores o acesso fácil a informações sobre as características técnicas dos produtos bem como dados de consumo e desempenho interferem e auxiliam a tomada de decisão do consumidor ao efetuar a compra de um novo eletrodoméstico. (NORONHA; RODRIGUES; MIRANDA, 2018).

A promulgação da Lei da Eficiência Energética – Lei Nº 10.295/2001 possibilitou a entrada de produtos e equipamentos mais eficientes no mercado.  Tal estabelece limites mínimos e máximos de eficiência energética para produtos elétricos (BRASIL, 2001). Assim, conforme afirma Hoffmann (2022), eletrodomésticos passaram por melhorias a fim de aperfeiçoar o consumo de recursos, principalmente de energia elétrica.

Nesse contexto, o selo PROCEL surgiu com a função comunicar ao consumidor a eficiência dos equipamentos disponíveis no mercado de forma visual e clara. O selo foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, concebido por uma iniciativa do Governo Federal e executado pela Eletrobrás, instituído através do Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993 (Brasil, 1993). O selo PROCEL classifica os eletrodomésticos em níveis de eficiência energética que vão de “A”, o mais eficiente, a “G”, o menos eficiente, a presença dessa etiqueta incentiva os consumidores brasileiros a adotarem uma postura consciente ao se preocuparem com a eficiência energética dos produtos que compram (NORONHA; RODRIGUES; MIRANDA, 2018).

Apesar da popularização do selo PROCEL nos anos 2000, uma pesquisa realizada por Martins (2013) constatou que o consumidor brasileiro prioriza marcas consolidadas no mercado frente ao consumo de energia elétrica, especialmente quanto à durabilidade do equipamento ao longo dos anos. O consumo de energia é o segundo item de priorização do consumidor ao escolher um equipamento, considerando que proporcione uma economia de energia ou que mantenha o preço da fatura de energia elétrica estável. 

Nesse contexto, para a aquisição de uma nova máquina de lavar roupas, o consumo de energia seria fator de desempate. Dessa forma, este estudo visa investigar, por meio de um estudo de caso, a eficiência e a viabilidade da troca de uma máquina de lavar antiga por uma nova de três modelos diferentes de marcas consolidadas no mercado, considerando o consumo de energia e água, e a economia financeira gerada em longo prazo com base no consumo de energia gerado pela aquisição de um equipamento mais eficiente.

MATERIAIS E MÉTODOS

Descrição do cenário atual: No cenário atual do estudo de caso, o usuário habitante da cidade de Itajubá-MG, possui uma máquina de lavar roupas da marca Bosch Continental do modelo Evolution 13 programas (Figura 1) cujas características técnicas estão disponíveis na Tabela 01 abaixo. O ano de aquisição desse eletrodoméstico pelo usuário foi em 1999, portanto a máquina de lavar roupas em estudo possui 24 anos.

Figura 1 – Bosch Continental Evolution 13 Programas
Fonte: Autor (2023)

Tabela 1 – Características técnicas
Fonte: B S H Continental Eletrodomésticos LTDA (1999)

É essencial entender a forma como o usuário faz uso da máquina de lavar roupas para analisar a eficiência do equipamento. De acordo com o usuário, a máquina é utilizada duas vezes por semana, totalizando um uso de oito ciclos por mês. Assim, conforme a fórmula apresentada abaixo na Equação 1, o consumo de energia da máquina com base no modo de uso do usuário é de 17,4 kWh/mês.

Considerando que o preço do kWh é R$0,90, o valor da energia elétrica gasto pela máquina para ela operar no mês é R$ 15,66/mês.

Com relação ao consumo de água por essa mesma máquina, a partir da Equação 2 abaixo, obtém-se o consumo total de água anual, sendo 16,32 M3/ano.

Novo cenário: Para avaliar a eficiência energética da máquina de lavar roupas Bosch Continental do modelo Evolution 13 programas atualmente em uso, foram considerados três modelos de máquinas de marcas e características técnicas diferentes para realizar a comparação entre elas. Os modelos considerados estão dispostos abaixo na Tabela 2, bem como os dados técnicos de cada uma das máquinas que seguem na Tabela 3.

Tabela 2 – Modelos de máquinas recentes disponível no mercado
Fonte: Casas Bahia (2023)

Tabela 3 – Características técnicas
Fonte: Manual do fabricante de cada modelo

Cálculo do consumo de água e energia elétrica:

A máquina de lavar roupas Bosch Continental do modelo Evolution 13 que o usuário possui atualmente tem uma capacidade de 4 kg, e as máquinas mais recentes nos modelos considerados para efeitos de comparação possuem mais que o dobro da capacidade. Portanto, se o usuário utiliza a máquina duas vezes por semana, totalizando um uso de oito ciclos por mês, nos modelos mais recentes o usuário irá utilizar a máquina apenas uma vez por semana, totalizando quatro ciclos no mês.

Assim, para calcular o consumo de energia e o consumo de água das máquinas dos modelos mais recentes, será considerada a Equação 3 e a Equação 2, respectivamente. 

Os resultados obtidos são apresentados na Tabela 4.

Tabela 4 – Dados de consumo de energia e água de cada modelo

Viabilidade Econômica:

Com o intuito de analisar a viabilidade econômica da troca de uma máquina de lavar roupas por um modelo mais moderno eficiente disponível no mercado, foram utilizados os métodos do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), payback e lucratividade.

No método do Valor Presente Líquido (VPL), representado na Equação 4, os valores do fluxo de caixa são descontados para o valor presente considerando uma taxa mínima de atratividade. Caso o valor presente seja positivo significa que o projeto é viável, indicando que o retorno é maior que o valor que foi investido (CASAROTTO FILHO; KOPITTKE, 2010).

Onde:

VPL = Valor presente líquido;
FCt = Fluxos previsto de entradas de caixa em cada período de vida do projeto;
t = 1, 2, …, n;
n = Número de períodos de avaliação;
I0 = Investimento inicial;
K = Taxa de juros;
VR = Valor residual do projeto.

A Taxa Interna de Retorno (TIR), indicada na Equação 5, é a taxa que anula o fluxo de caixa num determinado período, ou seja, a TIR é definida quando o VPL é igual a zero. O valor encontrado (TIR) é comparado com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e o projeto será viável caso ela seja maior que a TMA (VERGARA et al., 2017).

Onde:

I0 = Investimento inicial;
It = montantes previstos de investimento em cada período t;
K = Taxa de juros;
n = Número de períodos de avaliação;
FCt = Fluxos previsto de entradas de caixa em cada período de vida do projeto;
t = 1, 2, …, n.

O método do payback, de acordo com Vergara et al. (2017), determina o número de períodos que o investimento leva para retornar o capital investido, sendo definido como o produto do número de anos do projeto e a razão do valor presente dos investimentos e valor presente dos lucros conforme Equação 6.

O índice de lucratividade, representado na Equação 7, reflete a maior ou menor conveniência de um projeto, sendo o resultado da divisão do valor atualizado dos benefícios pelo valor atualizado dos custos do projeto, considerando o investimento inicial (SAMANEZ, 2009).

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Comparação: Cenário atual X Novo cenário

Em média a economia do consumo de energia elétrica, dado em kWh e em R$, comparado aos três modelos de máquinas de lavar roupas recentes consideradas no estudo é 16,077 kWh e R$ 14,34, respectivamente. Essa economia equivale a um percentual médio de 92,4%.  Na Tabela 5 é possível visualizar a economia de cada modelo de máquina de lavar roupas consideradas nesse estudo em comparação com o consumo de energia elétrica em kWh e em R$ da máquina de lavar roupas que o usuário possui. O modelo da máquina de lavar roupas que mais economiza energia elétrica, com base nos dados de uso do usuário, é o modelo Consul 9kg CWB09BB representando uma economia de energia de 94%.

Tabela 5 – Comparação do consumo de energia elétrica

A Tabela 6 indica o consumo de água dado em M³/ano entre a máquina de lavar roupas do cenário atual e dos três modelos propostos para o novo cenário. A média da economia do consumo de água é de 9,26 M³/ano. O modelo da máquina de lavar roupas que mais proporciona uma economia de água, com base nos dados de uso do usuário, também é o modelo Consul 9kg CWB09BB representando uma economia de água de 69,7%.

Tabela 6 – Comparação do consumo de água

Análise de Viabilidade Econômica

Para realizar a análise de viabilidade econômica da substituição da máquina de lavar roupas atual por uma recente é necessário considerar o preço das máquinas recentes considerados para esse estudo. Na Tabela 7, pode-se observar o preço das máquinas de lavar roupas que foi obtido no mês de Julho/2023.

Tabela 7 – Preço da máquina de lavar roupas
Fonte: Casas Bahia (2023)

Para realizar a análise de viabilidade também foi considerado o Índice de Reajuste Tarifário Anual (IRT) no valor de 8,80% (ANEEL, 2023). Para esse estudo não foi considerado a taxa de depreciação do eletrodoméstico e foi considerado um período de 20 anos de uso das máquinas. Seguem na Tabela 8 os dados obtidos do estudo de viabilidade economia comparando os três modelos de máquinas de lavar roupas. As análises completas se encontram nos Anexos

Tabela 8 – Indicadores de análise de viabilidade econômica

CONCLUSÃO

Analisando os resultados obtidos é evidente concluir que a troca da máquina de lavar roupas Bosch Continental do modelo Evolution 13 por uma mais recente disponível no mercado é viável do ponto de vista da eficiência energética. Todos os três modelos são viáveis, pois apresentam economia tanto no consumo de energia elétrica quanto no consumo de água, TIR acima da taxa SELIC e taxa de lucratividade de R$ 5,66 por cada real investido para o caso de aquisição da máquina no ano atual. O modelo mais eficiente que apresenta maior economia dos recursos, como a água e energia elétrica, e que é mais viável com base nos indicadores de análise de viabilidade obtidos nesse estudo é a máquina de lavar roupas Consul 9kg CWB09BB, apresentando maior economia de energia elétrica, maior economia no consumo de água, maior TIR e lucratividade.

REFERÊNCIAS

BRASIL. (1993). DECRETO DE 8 DE DEZEMBRO DE 1993. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/anterior%20a%202000/1993/dnn1931.htm>. Acesso em Julho 2023

BRASIL. (2001). Lei no. 10.295, de 17 de Outubro de 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10295.htm>. Acesso em Julho 2023

B S H Continental Eletrodomésticos LTDA (1999). Manual técnico do fabricante. Disponível em: < https://feismo.com/doc-viewer-v2>. Acesso em Julho 2023

CASAS BAHIA (2023). Lavadora de Roupas Brastemp 12kg BWK12AB. Disponível em: <https://casasbahia.com.br/lavadora-de-roupas-brastemp-bwk12ab-com-ciclo-antibolinha-e-ciclo-edredom-ciclo-tira-manchas-advanced-branca-12kg-50003883/p/2F50003883>. Acesso em Julho 2023

CASAS BAHIA (2023). Lavadora de Roupas Consul 9kg CWB09BB. Disponível em: <https://www.casasbahia.com.br/lavadora-de-roupas-consul-9kg-cwb09bb-com-dosagem-economica-e-ciclo-edredom-branca-55054293/p/55054293>. Acesso em Julho 2023

CASAS BAHIA (2023). Lavadora de Roupas Electrolux LAC12. Disponível em: <https://www.casasbahia.com.br/lavadora-de-roupas-electrolux-automatica-lac12-topload-com-dispenser-autolimpante-e-cesto-inox-12kg-branca-11688800/p/11688837>. Acesso em Julho 2023

CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de Investimentos. São Paulo: Atlas, 2010.

COELHO, B. R. (2018). Guia de boas práticas de eficiência energética no setor residencial (Doctoral dissertation).

HOFFMANN, N. S. (2022). Estudo do impacto do conhecimento em eficiência energética no consumo de energia elétrica residencial.

MARTINS, D. D. M. (2013). O Comportamento de Compra de Eletroeletrônicos com o Selo Procel de Economia de Energia: Uma abordagem Qualitativa.

NORONHA, M. S., RODRIGUES, J. C., MIRANDA, D. C. (2018). Análise dos Certificados de Eficiência Energética na União Europeia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para Produtos Eletroeletrônicos. In Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV).

SAMANEZ, C. P. Engenharia econômica. São Paulo: Pearson, 2009.

VERGARA, W. R., OLIVEIRA, J. P. C., BARBOSA, F. A., & YAMANARI, J. S. (2017). Análise de viabilidade econômico-financeira para aquisição de uma unidade de armazenagem de soja e milho. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, 12(1), 41-41.


1ORCID iD:0009-0006-0493-681X

2ORCID iD: 0000-0002-2755-4316