REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202504151836
Maria José Alves Silva
RESUMO
Este trabalho foi realizado através de estudo de caso em cabine e levantamento bibliográfico em livros, sites e artigos científicos, visando demonstrar, como o tratamento com o equipamento ADORNED®, que possui tecnologia de ondas de alta Frequência do tipo triangular, tem sido eficaz em procedimentos de ninfoplastia sem cortes. Na busca por artigos sobre o assunto no acervo virtual online, no qual estão disponíveis os artigos publicados a partir de 2013, representa um indício da pouca produção científica sobre o tema no Brasil. Esta escassez de referências é revelada também na apresentação do compêndio cirurgia íntima. O tratamento proposto, visa tratar a região íntima, a fim de diminuir o tamanho dos pequenos lábios, principalmente a porção que fica aparente além dos grandes lábios. A técnica é realizada sem cortes e consiste em um procedimento que causa micro estímulos na região, assim o tecido se contrai e o excesso de pele vai sendo reduzido. Sendo este, indicado principalmente para mulheres que sofrem com a hipertrofia dos pequenos lábios, onde a região apresenta excesso de pele, que vai além do necessário para proteger a entrada da vagina. Esse excesso pode causar muitos incômodos para a mulher e tem diversas causas associadas. A escolha da técnica utilizada, por sua vez, é sempre de acordo com as queixas da paciente, que consiste em protocolos exclusivos para a região. Vale ressaltar que não se trata de procedimento cirúrgico, mas, sim, de tratamentos voltados a resolver o problema estético ou funcional da mulher.
Palavras-chave: Ninfoplastia sem cortes. Onda Triangular. Alta frequência. ADORNED®. Onda dente de serra.
1. INTRODUÇÃO
Na atualidade, o aprimoramento da aparência estética da genitália feminina, tem ganhado uma ampla aceitação e desenvolvimento, se tornando um procedimento popular e abertamente divulgado, decorrência dos benefícios e excelentes resultados. (DAHER et al, 2015).
A busca por uma aparência esteticamente agradável tem se tornado cada vez maior em todo o mundo. Diante dos diversos padrões inalcançáveis mostrados em redes sociais, que muitas vezes não passam de efeitos e tratamentos de imagens. (GOMES, 2023).
A estética íntima é uma área dos tratamentos estéticos que vem ganhando bastante destaque entre o público feminino justamente por ajudar a resolver esta questão, além de devolver a autoestima e melhorar a vida sexual de muitas mulheres brasileiras. (ARAÚJO, 2019).
A atenção e cuidado com a região íntima feminina tem deixado de ser um tabu entre as mulheres e vem ganhando cada vez mais espaço. O rejuvenescimento íntimo tornou-se um aliado das mulheres ao proporcionar autoconhecimento, bemestar e saúde íntima. (JANIA, 2023).
A dificuldade de avaliar a beleza do corpo humano, a harmonia e a proporção de suas formas, é consenso na literatura, principalmente no aspecto abstrato e das influências de fatores particulares do indivíduo como: idade, gênero, localização, estado civil e, inclusive, o “remanescente da capacidade estética”, que seria o estado de beleza anterior ao agravo. (KONICHI et al, 2024).
A Ninfoplastia sem cortes é um procedimento simples e rápido, que consiste na abordagem estética da região íntima da mulher. Este tipo de procedimento procura alcançar um formato estético e mais adequado dos lábios menores. O aprimoramento e o modelamento da assimetria dos lábios menores, assim como do tecido redundante da vulva, são os principais objetivos da técnica proposta. (DAHER, 2015).
Com o avanço da tecnologia, crescimento do mercado estético e o surgimento constante de novidades na área, comumente aplicados na região da face. (DMAIS, 2019).
O aprimoramento e o modelamento da assimetria dos lábios menores, assim como do tecido redundante da vulva, são os principais objetivos da técnica proposta pela tecnologia do equipamento ADORNED® para a estética íntima. (ADORNED®, 2021).
A técnica é indicada para mulheres que se sentem incomodadas com excesso de pele na região. Todos esses procedimentos têm o mesmo objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida da mulher, visando o aumento do conforto e autoestima. (FEMME SURG, 2024).
De modo geral, este processo é constantemente buscado para redução do excesso de pele na região íntima feminina, o qual acaba se tornando um grande incômodo para muitas mulheres. (GOMES, 2023).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Muitas pessoas têm recorrido aos procedimentos estéticos para melhorarem sua aparência. (GOMES, 2023). Na manutenção de normas de gênero e sexualidade, estão fazendo das mulheres e dos corpos femininos objetos prioritários por meio da conformação via intervenções estéticas, de uma anatomia feminina idealizada, (BALBINO, 2022).
O tabu no tratamento íntimo caminha para a maior aceitação da comunidade médica e do público feminino que, cada vez mais, busca alternativas para melhorar a autoestima. (DMAIS, 2019).
O “rejuvenescimento genital”, vem sendo amplamente divulgado na mídia, e compreende diversos aspectos, desde a alteração funcional e até estrutural, que engloba uma série de procedimentos. Entre eles está a ninfoplastia sem cortes. (DAHER et al, 2015).
Quando se fala em estética íntima, apesar de não existir um padrão de vulva perfeita, muitas mulheres se sentem insatisfeitas com a aparência ou elasticidade de suas regiões íntimas, pois as fibras de colágeno se enfraquecem com o passar do passar dos anos. (ARAÚJO, 2019).
Sobre a anatomia da região íntima feminina, é importante ressaltar que a vulva possui formatos e tamanhos diferentes em cada mulher. Portanto, não existe um padrão definido. (JANIA, 2023).
Cada mulher apresenta uma variação anatômica fisiológica, porém, em alguns casos, o aumento do volume ou assimetria provocam incômodo ou constrangimento que podem prejudicar o cotidiano e a vida sexual dessa mulher. (GUIDONE, 2024).
É preciso entender que a hipertrofia labial é inofensiva. A maioria das mulheres não experimenta sintomas ou efeitos colaterais. Em outras, os lábios aumentados podem causar desconforto ou colocá-las em risco para outros problemas. (RISEGATO, 2021).
Muitas vezes esse aumento dos pequenos lábios vem acompanhado do excesso de pele do capuz clitoriano, que é o manto que recobre o clitóris. Tanto esse excesso de pele do capuz, como dos pequenos lábios, pode ser corrigido com a ninfoplastia. (GUIDONE, 2024).
Com o envelhecimento o lábio externo perde gordura, perdendo volume e assim, mostrando mais os lábios de dentro que ficam cada vez mais para fora. O uso de hormônios masculinos também pode aumentar o clitóris, destacando mais os lábios internos. (BERSCH, 2021).
As mulheres com o passar do tempo, sofrem alterações hormonais, como a perda do estrogênio que pode causar alterações na lubrificação, vascularização, na sensibilidade, no ph vaginal e na elasticidade. (JANIA, 2023).
2.1. Anatomia feminina
A anatomia da vulva tem uma grande diversidade e fatores genéticos associados à exposição de picos de androgênio intrauterino definirão o tamanho das estruturas após a maturação da genitália. (BERSCH, 2021).
Na parte externa da vulva temos os grandes e os pequenos lábios, cuja função é proteger a abertura da vagina e da uretra, o clitóris, o períneo e o ânus. Os grandes lábios estão localizados nas laterais da vulva e, geralmente, têm pelos. Os pequenos lábios, por outro lado, estão na parte interna e não possuem pelos. São formados por uma mucosa, que está sempre úmida. O tamanho dos grandes e pequenos lábios varia de mulher para mulher, e todos são considerados normais. Abrindo os pequenos lábios temos a abertura da vagina (a maior cavidade), e acima a uretra (um buraquinho menor), por onde sai a urina. Em seguida, há o clitóris, órgão relacionado ao prazer feminino. Ele pode ser identificado na parte externa da vulva como o pontinho localizado no começo da vulva, na junção dos pequenos lábios, funcionando como ponto de encontro. Por fim, temos o períneo (região que fica entre a vagina e o ânus) e, ainda na mesma região está o ânus. (ALENCAR, 2022).
Os pequenos lábios vaginais têm função relacionada à proteção do aparelho genital feminino. Ao longo da vida, podem crescer de forma exagerada (hipertrofia) ou assimétrica devido a uma série de fatores, como por exemplo: puberdade, gravidez, parto, uso de anabolizantes e tendências genéticas. (DOCTORALIA, 2024).
2.2. Tecnologia do equipamento ADORNED® na Ninfoplastia sem cortes
A causa da hipertrofia e assimetria dos pequenos lábios ainda não está completamente esclarecida, mas, varia entre alterações hormonais, problemas congênitos, lesões, gestações e até envelhecimento. (DREAMPLASTIC, 2023).
Alguns estudos defendem causas congênitas, porém outros a associam com infecções, roupas e atrito na região. (ANCHIETA, 2024). É preciso ter bom senso para lidar com expectativas irreais de algumas pacientes. O maior cuidado é orientar as que buscam uma fantasia, do lábio rosado e perfeito. (Di BELLA, 2024).
A ninfoplastia sem cortes, remove o excesso de tecido dos pequenos lábios, sem afetar sua função de proteger a vagina e auxiliar na lubrificação. (REIS, 2024). A técnica que consiste em um procedimento que causa micro estímulos na região, assim o tecido se contrai e o excesso de pele vai sendo reduzido. (LIMA, 2024).
O ADORNED® é um ultrassom, que utiliza de vibrações intensas, de alta frequência do tipo triangular, que em contato com a pele promove a retração do tecido através da energia térmica ali produzida. (BATISTA, 2024).
A vibração ultrassônica atua nas camadas da pele promovendo uma vasodilatação, nutrição do tecido e estimula a síntese de colágeno e elastina. Devido a sua corrente de alta frequência, gera calor por conversão e efeito térmico no tecido (REIS, 2023). E ao final do tratamento ocorre reparação tecidual preservando o contorno dos lábios e mantendo a cor da borda labial. (LIMA, 2024).
Apresenta velocidades de propagação, compatíveis com diferentes meios, sendo essa característica própria ao processo de interação das ondas ultrassônicas com o meio em particular. (JR, 2024).
2.3. Ondas Ultrassônicas de Alta Frequência do tipo triangular
O Ultrassom é uma onda sonora, portanto mecânica, com frequências superiores a 20kHz, inaudíveis pelo ser humano. Existem vários métodos usados para gerar ondas ultrassônicas, incluindo piezoelétrico, magnetostrictivo e eletrostrição. (BING, 2024).
A partir da transformação da corrente comercial em corrente de alta frequências, se incidi sobre um metal, fazendo com que o mesmo se modifique mecanicamente, emitindo ondas ultrassônicas. (RIBEIRO et al, 2020).
Ondas são pulsos provenientes de uma fonte emissora, classificados de acordo com a sua natureza (mecânicas, eletromagnéticas ou de matéria), quanto a sua direção de vibração. (HELERBROCK, 2024).
A frequência das ondas é determinada pela frequência das vibrações e o comprimento de onda é determinado pela velocidade do som no meio. (WONG, 2023).
Cada transdutor possui uma frequência de ressonância natural, de acordo com o material utilizado. As frequências entre 1 e 10 MHz (mega-hertz ou milhão de hertz) são as mais utilizadas. (JR, 2024).
O gerador de ondas triangulares é o responsável por gerar a forma de onda da portadora, de alta frequência, e o gerador de ondas senoidais é responsável pela geração do sinal de referência senoidal. A modulação por largura de pulsos senoidal acontece por meio da comparação de um sinal de uma onda de referência senoidal de baixa frequência com uma onda triangular de alta frequência, chamada portadora. (NOVELIN, 2017).
Uma onda triangular é uma onda cuja representação gráfica forma triângulos periodicamente, e possui um valor máximo e um valor mínimo. Ela oscila entre esses dois valores linearmente. Geralmente, o tempo de subida é igual ao tempo de descida. (REYNOLDS, 2023).
Nos circuitos eletrônicos um dos equipamentos mais importantes de um laboratório de eletrônica é o gerador de sinais, onde é possível a geração de ondas elétricas nos formatos como ondas senoidais, quadradas, triangulares, entre outras. (ARAÚJO, 2013).
3ª REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Diante do exposto, percebe-se que a procura por procedimentos íntimos, tem sido amplamente procurado por mulheres, influenciadas pelo desejo de adequar-se as normas dos padrões de beleza e estética vaginal segundo o mundo ocidental.
Além disso, a pesquisa destaca que a procura para os tratamentos estéticos vaginais pode proporcionar uma melhor autoestima da mulher e qualidade de vida, auxiliando o seu bem-estar no cotidiano.
Os profissionais especializados da área em questão, possuem uma visão ampla do cuidado não só físico, mas também mental social e psicológico, o que auxilia no apoio necessário e humanizado nas orientações de procedimentos estéticos que possam proporcionar satisfação às mulheres que passam por procedimentos diversos.
Para vários casos de harmonização íntima feminina, as técnicas utilizadas têm tido sucesso nos procedimentos sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
O equipamento ADORNED® vem sendo utilizado como técnica alternativa não invasiva, segura, indolor e eficaz tem resultados positivos no tratamento da hipertrofia dos pequenos lábios, na flacidez vulvar e na melhora da estética vaginal em geral.
Conclui-se que o equipamento ADORNED®, na Ninfoplastia sem cortes é uma técnica com resultados significativos no rejuvenescimento íntimo feminino, diminuindo a hipertrofia dos pequenos lábios e devolvendo o volume reduzido dos grandes lábios.
Assim, os objetivos da pesquisa tiveram seu desfecho alcançados e a questão norteadora foi respondida, especificamente no sentido em que as mulheres buscam a harmonização íntima para elevar sua autoestima, bem como melhorar sua relação com as questões estéticas e sexuais.
4ª METODOLOGIA
Esta pesquisa consiste em estudo de caso de ninfoplastia sem cortes, por meio de alta frequência, a partir da utilização do equipamento ADORNED®, da DERMIUS®. Como método de pesquisa, realizou-se revisão de literatura acerca do tema proposto em biblioteca virtual, livros, artigos e revistas. Empregando também a abordagem qualitativa, do tipo exploratório, a fim de analisar, mediante registros fotográficos e pesquisados em literaturas, os resultados obtidos.
O estudo de caso foi realizado na Clínica Maria DERMIUS®, em InhumasGO, no período de maio de 2023 a julho de 2023, uma sessão a cada 30 dias, totalizando 2 sessões. As fotografias tiradas para o acompanhamento visual dos resultados do estudo foram colocadas lado a lado para que fosse possível a comparação.
As pacientes modelos em questão R.C.C.S.C. 56 anos, (figura 1) e M.L.J. 46 anos (figura 2). A paciente assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo A e B).
Figura 1.

Figura 2.

5ª ANÁLISE DOS RESULTADOS
Existem vários métodos para o rejuvenescimento íntimo. Durante muito tempo foi a cirurgia plástica, como a Ninfoplastia. Com o aumento da demanda em melhorar a aparência, foram desenvolvidos outros métodos não invasivos com a proposta de rejuvenescer a área vaginal e com recuperação rápida e sem riscos.
O ADORNED® utilizado como proposta de tratamento, mostrou-se muito eficaz na diminuição dos pequenos lábios vaginais, também na remodelação de colágeno existente e na formação de novas fibras de colágeno e elastina, sem agredir a epiderme.
O estudo em questão, com aplicação do ADORNED® mostrou, que além de diminuir os pequenos lábios vaginais, também melhorou a aparência geral da genitália, sendo um ponto positivo.
As Ondas Ultrassônicas de Alta Frequência do tipo triangular que ADORNED® emite, induz calor nos tecidos dérmicos (calor endógeno), aumentando a temperatura do tecido no sentido de alcançar uma temperatura local e proporcionando um aumento do fluxo sanguíneo na região. (REIS, 2023).
O efeito térmico do ADORNED®, faz com que ocorre a produção de novo colágeno pois ocorre uma contração nas suas fibras e como consequência a ativação dos fibroblastos com a formação da neocolagênese, fornecendo a essa pele mais firmeza e elasticidade. (MAIA, 2023).
Estudo realizado com uma amostra de 2 mulheres, com a finalidade de avaliar o efeito na diminuição tecidual (pequenos lábios vaginais), tempo de tratamento e número de sessões. As participantes do estudo tiveram satisfação com ADORNED® em ninfoplastia sem cortes, mostrando ser eficaz.
6ª REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADORNED®. www.adorned.com. Disponível em: www.adorned.com. Acesso em: 25 jan. 2024.
ARAÚJO, Marcelo Ferreira de. GERADOR DE SINAIS MICROCONTROLADO. /riut.utfpr.edu.br. CORNÉLIO PROCÓPIO, 2003. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7454/2/CP_COAUT_2013_2_03.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
ARAÚJO, Janine. Estética íntima: 6 tratamentos não invasivos que você não conhecia. clinicajaninearaujo.com.br. 2019. Disponível em: https://clinicajaninearaujo.com.br/2019/09/estetica-intima-6-tratamentos-nao-invasivos-que-voce-nao-conhecia/. Acesso em: 25 jan. 2024.
BATISTA, Glaucia Freire. ADORNED®: ONDAS ULTRASSÔNICAS DE ALTA FREQUÊNCIA DO TIPO TRIANGULAR, EM NINFOPLASTIA SEM CORTES. VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES, 2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem em Dermatologia) – Favene.
BERSCH, Fabiana Antonello. www.drafabianabersch.com.br. Primavera do Leste – MT, 2021. Disponível em: https://www.drafabianabersch.com.br/blog/item/140-hipertrofia-dos-pequenos-l%C3%A1bios. Acesso em: 25 jan. 2024.
BING. www.bing.com. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=como+se+produz+ondas+ultrassonicas+de+alta+frequencia&FORM=bngcht. Acesso em: 25 jan. 2024.
DAHER, MARCELO et al. Ninfoplastia em estrela: técnica para redução dos pequenos lábios vulvares. www.scielo.br. Rev. Bras. Cir. Plást. 30 (1), 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcp/a/dhF5SBSL3kJWgy3jhgZvPGj/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2024.
DERMIUS®. www.dermius@dermius.com.br. Valinhos-SP, 2018. Disponível em: www.dermius@dermius.com.br. Acesso em: 20 jan. 2024.
DMAIS. O que é estética íntima feminina? Procedimentos, mitos e verdades. dcmais.com.br/. 2019. Disponível em: https://dcmais.com.br/geral/o-que-e-estetica-intima-feminina-procedimentos-mitos-e-verdades/. Acesso em: 25 jan. 2024.
DREAMPLASTIC. Labioplastia: tudo sobre a cirurgia que promete reduzir os grandes e pequenos lábios. www.plasticadosonho.com.br. 2023. Disponível em: https://www.plasticadosonho.com.br/blog/outras-cirurgias/labioplastia/#:~:text=Por%20que%20os%20pequenos%20l%C3%A1bios%20crescem%20e%20ficam,%204%20M %C3%BAltiplas%20gesta%C3%A7%C3%B5es%20…%205%20Envelhecimento%20. Acesso em: 25 jan. 2024.
GOMES, Clara. 10 procedimentos estéticos mais feitos no Brasil em 2024. hpg.com.br. 2023. Disponível em: https://hpg.com.br/10-procedimentos-esteticos-mais-feitosno-brasil-em-2024.html. Acesso em: 25 jan. 2024.
GUIDONE, Clínica. www.clinicaguidoni.com.br. Disponível em: https://www.clinicaguidoni.com.br/aumento-ou-hipertrofia-de-pequenos-labios/. Acesso em: 25 jan. 2024.
HELERBROCK, Rafael. Classificação das ondas. brasilescola.uol.com.br. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-classificacao-das-ondas.htm#:~:text=Ondas%20mec%C3%A2nicas%3A%20precisam%20de%20um,%2C%20%C3%A1gua%2C%20metais%2C%20etc. Acesso em: 25 jan. 2024.
JANIA, Selina. Estética íntima: a nova tendência nos cuidados pessoais da mulher. tulipia.com.br. 2023. Disponível em: https://tulipia.com.br/blog/tendencias/estetica-intima-a-nova-tendencia-nos-cuidados-pessoais-da-mulher. Acesso em: 25 jan. 2024.
JR, Waldir Salvi; MUSTAFÁ, Reiby C. Princípios físicos básicos de Ultrassom aplicado a Medicina de Urgência e Emergência. edisciplinas.usp.br. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6681886/mod_resource/content/1/PRINCIPIOS%20FI%CC%81SICOS%20DE%20USG-%20MANUAL%20ECOMURGEM.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
KONICHI, Renata Yumi Lima; FUJISAWA, Raísa Kyn; MIZIARA, Ivan Dieb. VALORAÇÃO DO DANO ESTÉTICO NO ÂMBITO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO: Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação Faculdade de Medicina da USP. www.perspectivas.med.br. São Paulo. Disponível em: https://www.perspectivas.med.br/2023/05/valoracao-do-dano-estetico-no-ambito-do-direito-civil-brasileiro/. Acesso em: 12 jan. 2024.
LIMA, Denise. Ninfoplastia sem cirurgia. www.fisioderme.com.br. Brasília. Disponível em: https://www.fisioderme.com.br/ninfoplastia-sem-cirurgia/. Acesso em: 10 jan. 2024.
NOVELIN, ISABELLE THAIS NOVELIN. COMPORTAMENTO HARMÔNICO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA. www.riut.utfpr.edu.br. CURITIBA, 2017. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/10046/1/CT_COELE_2017_2_15.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
POSSES, Flávio Pereira das. Ultrassonografia: o que é ultrassom e como funciona o exame. www.star.med.br. Disponível em: https://star.med.br/ultrassonografia-exame-deultrassom/. Acesso em: 25 jan. 2024.
RAISA. Osciloscópios: Tudo Que Você Precisa Saber (e mais um pouco). www.blog.raisa.com.br. 2023. Disponível em: https://blog.raisa.com.br/xyzs-of-oscilloscopes/. Acesso em: 25 jan. 2024.
REIS, Clélia. Peeling ultrassônico: veja do que este procedimento estético é capaz. www.blog.bioage.com.br. 2023. Disponível em: https://blog.bioage.com.br/peelingultrassonico/. Acesso em: 25 jan. 2024.
REIS, Fernanda. Ninfoplastia sem cortes. https://drafernandareis.com.br/. Disponível em: https://drafernandareis.com.br/. Acesso em: 26 jan. 2024.
REYNOLDS, Jonathan. physigeek.com. 2023. Disponível em: https://physigeek.com/pt/onda-triangular/. Acesso em: 25 jan. 2024.
RIBEIRO, Cintia Tosoni Leonardo; SOUSA, Tatiane Costa de; PAWLOWSKI, Monia Luci. APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NOTRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG): Belém – Pará. pt.scribd.com. 2020. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/451096926/APLICACAO-DO-ULTRASSOM-NAESTETICA-CORPORAL-NO-pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
RISEGATO, Camille Rocha. Lábios vaginais muito grandes: É normal? o que fazer para reduzir? www.educarsaude.com. 2021. Disponível em: https://www.educarsaude.com/hipertrofia-dos-labios-vaginais/. Acesso em: 25 jan. 2024.
SILVA, Bruna Aparecida Amorim da; SANTOS, Walquíria Lene dos. HARMONIZAÇÃO ÍNTIMA DA MULHER E OS VALORES ESTÉTICOS. Valparaíso de Goiás, Goiás, 2021 Trabalho de Conclusão de Curso (Revista de iniciação científica) Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.
WONG, Jessie. Como as ondas ultrassônicas são geradas. www.bjultrasonic.com/. 2023. Disponível em: https://www.bjultrasonic.com/pt-pt/how-ultrasonic-waves-aregenerated/. Acesso em: 25 jan. 2024.