ENDOLASER NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202403181510


Patrícia Cristina da Silva Barauna de Mauro


Resumo: A técnica do Endolift™ ou Endolaser (LASEMAR1500™ machine, Eufoton s.r.l.) se tornou conhecida em todo o mundo por utilizar o laser de comprimento de onda de 1470 nm e 980 nm emitida por uma fibra óptica inserida no tecido subdérmico com o objetivo de reduzir a gordura subcutânea e melhorar o tônus da pele por meio de neocolagênese. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência dos autores através de diversos estudos sobre a aplicação da técnica endolift ou endolaser em tratamentos para gordura localizada. Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica narrativa e descritiva de artigos e estudos sobre a aplicação de endolasers. Foram considerados artigos e publicações de revistas científicas dos últimos cinco anos, em português e inglês, extraídos de bases de dados virtuais como Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde. Os resultados apontam a técnica de redução de gordura Endolaser (tem se destacado como uma solução eficaz e amplamente adotada para quem deseja tratar áreas específicas do corpo sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. Este método apresenta várias vantagens, incluindo precisão na eliminação de depósitos de gordura, redução do desconforto e tempos de recuperação mais curtos. Adicionalmente, a possibilidade de associar o laser a outras tecnologias, como a ultrassonografia, potencializa os resultados, promovendo uma definição mais acentuada e uma estética mais equilibrada.  

Palavras chaves: Definição Abdominal. Gordura Localizada. Endolaser. 

Abstract: The Endolift™ or Endolaser technique (LASEMAR1500™ machine, Eufoton s.r.l.) has become known worldwide for using the 1470 nm and 980 nm wavelength laser emitted by an optical fiber inserted into the subdermal tissue with the aim of reducing subcutaneous fat and improving skin tone through neocollagenesis. This study aimed to describe the authors’ experience through several studies on the application of the endolift or endolaser technique in treatments for localized fat. This work consists of a narrative and descriptive bibliographic review of articles and studies on the application of endolasers. Articles and publications from scientific journals from the last five years, in Portuguese and English, extracted from virtual databases such as Scielo, Pubmed, and the Virtual Health Library were considered. The results indicate that the Endolaser fat reduction technique has stood out as an effective and widely adopted solution for those who wish to treat specific areas of the body without the need for surgical interventions. This method has several advantages, including precision in eliminating fat deposits, reduced discomfort and shorter recovery times. Additionally, the possibility of combining the laser with other technologies, such as ultrasound, enhances the results, promoting more pronounced definition and a more balanced aesthetic. 

Keywords: Abdominal Definition. Localized fat. Endolaser. 

INTRODUÇÃO 

A busca por padrões de beleza sempre esteve presente na história da humanidade, refletindo mudanças culturais, sociais e tecnológicas ao longo dos séculos. Desde os tempos antigos, em que a estética era relacionada a divindades e status social, até a contemporaneidade, onde a aparência se tornou um reflexo de saúde e bem-estar, o ideal de beleza evoluiu significativamente. Na sociedade atual, a imagem corporal é constantemente moldada por influências midiáticas e sociais, que promovem um padrão estético muitas vezes inatingível, gerando um aumento na demanda por intervenções estéticas.  

A técnica do Endolift™ (LASEMAR1500™ machine, Eufoton s.r.l.) se tornou conhecida em todo o mundo por utilizar o laser de comprimento de onda de 1470 nm emitida por uma fibra óptica inserida no tecido subdérmico com o objetivo de reduzir a gordura subcutânea e melhorar o tônus da pele por meio de neocolagênese. No Brasil ficou conhecido como Endolaser e além do comprimento de onda de 1470 nm também utilizamos o comprimento de 980 nm com objetivos terapêuticos similares (LONGO, DELL’AVANZATO, LONGO, 2022). 

A tecnologia do laser, associada a técnicas de ultrassonografia, surge como uma resposta a essa demanda por procedimentos que minimizam o tempo de recuperação e os riscos envolvidos. O uso do laser para a queima de gordura localizada permite resultados visíveis em um curto espaço de tempo, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas invasivas. Essa abordagem não apenas altera a percepção do corpo, mas também transforma a relação das pessoas com sua imagem, promovendo uma nova perspectiva sobre o que é considerado belo e saudável (LONGO, DELL’AVANZATO, LONGO, 2022). 

ENDOLASER é sinônimo de tratamento ENDOVENOSO a laser. ENDOLIFT® é um termo registrado pela empresa EUFOTON® que, segundo os criadores, significa um procedimento a laser usado no meio intersticial, para um tratamento de contração de pele e também de redução de gordura. Lasers de diodo nos comprimentos de onda de 980nm e 1470nm eram usados exclusivamente para as cirurgias vasculares, mas passamos a utilizar os mesmos equipamentos com finalidade estética e acabou-se por “transferir a terminologia” do tratamento primariamente realizado com esses aparelhos para os tratamentos estéticos (AZAR, 2023). 

A utilização do laser subdérmico através de fibra óptica (endolift ou endolaser) tornou-se extremamente popular no Brasil e muitos profissionais o utilizam para tratar diversas condições estéticas com grande sucesso. Porém, apesar desse grande sucesso, a falta de padronização do procedimento por meio de uma ampla variedade de protocolos de tratamento tem levado à incidência de tratamento de diversas complicações pós-operatórias. Na maioria das vezes, tais protocolos são aplicados sem respaldo na literatura atual.  

A escolha por endolasers se justifica pela crescente demanda por procedimentos estéticos não invasivos, que promovem resultados eficazes com menor tempo de recuperação. Esses métodos têm se destacado na prática clínica pela capacidade de tratar áreas específicas com precisão, oferecendo aos pacientes uma alternativa segura às intervenções cirúrgicas. Além disso, a combinação dessas tecnologias pode potencializar os resultados, proporcionando uma definição mais acentuada na região corporal. Essa sinergia entre as técnicas não só melhora os resultados estéticos, mas também contribui para o aumento da satisfação dos pacientes, que buscam intervenções que se integrem de forma natural em suas rotinas diárias. 

Este estudo teve como objetivo descrever a experiência dos autores através de diversos estudos sobre da aplicação da técnica endolift ou endolaser em tratamentos para gordura localizada. 

A relevância deste estudo também reside na necessidade de embasar práticas clínicas em evidências científicas, uma vez que a estética é uma área em constante evolução. O entendimento dos mecanismos de ação dessas tecnologias, bem como a análise dos resultados obtidos em diferentes contextos clínicos, pode guiar os profissionais na escolha dos métodos mais adequados para cada paciente. Além disso, a identificação de possíveis contraindicações e limitações é essencial para garantir a segurança e eficácia dos procedimentos. Dessa forma, este trabalho não apenas contribuirá para o aprimoramento das práticas estética corporal, mas também fornecerá um panorama atualizado sobre as inovações tecnológicas na área, promovendo um melhor atendimento e resultados mais satisfatórios. 

Deste modo o estudo irá possibilitar informações sobre o tema que foram associadas ao longo do texto, para os especialistas da área, assim como também para pessoas que desejam realizar esse procedimento e, por fim, para elaboração de novas pesquisas com a mesma temática. 

METODOLOGIA  

Neste estudo, a metodologia que será utilizada é a pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório, através da abordagem qualitativa, pois buscará informações através de revisão bibliográfica, sobre o tema, aplicando como meio de investigação a fundamentação bibliográfica, utilizando-se, dessa forma, fontes secundárias de informações.  

As pesquisas exploratórias, segundo Gil (2009) “visa proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximado”. A pesquisa bibliográfica “Abrange toda bibliografia já tornada pública, em relação ao tema do estudo, publicações, revistas, monografia…” Para Gil (2009) a pesquisa bibliográfica tem objetivo de: Proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.  

Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica narrativa e descritiva de artigos e estudos sobre a aplicação de endolasers, focando na estética corporal, especialmente em relação à gordura localizada. Foram considerados artigos e publicações de revistas científicas dos últimos cinco anos, em português e inglês, extraídos de bases de dados virtuais como Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde. Embora a maioria dos artigos analisados esteja dentro do recorte temporal, também foram incluídos aqueles de relevância clínica anterior. As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram: “Definição Abdominal”, “Gordura Localizada” e “Endolarsers”. Artigos que não estavam diretamente relacionados ao tema foram excluídos da análise. 

A primeira fase envolve a escolha das palavras-chave relevantes para a pesquisa. Durante a fase de execução, os artigos são selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão; os critérios de inclusão consideram publicações entre 2010 e 2020, em língua portuguesa. Por outro lado, os critérios de exclusão abrangem trabalhos em idiomas distintos e aqueles que não atendem ao objetivo proposto. Por fim, a análise dos dados resulta em uma discussão aprofundada sobre os temas abordados na pesquisa. O propósito dessa revisão foi destacar os tratamentos disponíveis para a remoção de gordura localizada. 

RESULTADOS 

A busca nas bases de dados resultou em 50 estudos, entre livros e artigos científicos. Acima na metodologia apresenta-se os termos de busca utilizados e os critérios de inclusão e exclusão para coleta de dados. Após a primeira avaliação dos estudos capturados, aplicando os critérios de inclusão, os 11 estudos foram selecionados para análise.  

Figura 1- Fluxograma da metodologia da etapa de seleção e inclusão dos estudos.

DISCUSSÕES 

Uma série de diversas rotas de tratamento estão agora disponíveis, o que permite um tratamento personalizado que se adapta às preferências pessoais do paciente, ao tipo de corpo e aos objetivos corporais. Nos últimos anos, as técnicas não invasivas de contorno corporal têm se desenvolvido como uma área cada vez mais popular da cosmética na indústria cosmética estética (JACOB, KENT, IBRAHIM, 2021; NESTOR et al., 2022). 

A terapia a laser é uma nova técnica não invasiva que pode lisar o excesso de gordura sem os efeitos colaterais adversos relacionados a procedimentos cirúrgicos como lipoaspiração (JACOB, KENT, IBRAHIM, 2021; NESTOR et al., 2022). 

Como resultado prático obtido, temos, após uma avaliação preliminar do paciente e a viabilidade clínica do mesmo, uma eficácia estética em um grupo de 06 (seis) indivíduos que passaram por tratamentos com endolaser para harmonização e redução de gordura localizada e já apresentam resultados visíveis em relação a flacidez cutânea. A investigação incluiu análises clínicas detalhadas e comparação de fotografias antes e depois dos procedimentos. A média de redução na adipometria foi significativa, demonstrando resultados positivos em diferentes perfis biológicos, abrangendo uma diversidade de etnias, idades, estilos de vida, hábitos alimentares e gêneros (SCRIMALI et al., 2013).

A fotodocumentação revelou melhorias visuais notáveis, e todos os participantes relataram uma satisfação geral de 100%, classificando os resultados como positivos ou extremamente positivos. Em termos de complicações, apenas 1% dos pacientes apresentou hiperpigmentação temporária, que se dissipou com o tempo. A pesquisa destacou que a eficácia dos tratamentos foi consistente entre os variados perfis dos pacientes, sem diferenças significativas nos resultados em relação aos comprimentos de onda utilizados, ambos demonstrando eficiência no processo (SCRIMALI et al., 2013). 

As cargas de comprimentos de onda, demonstraram ao longo dos tratamentos uma eficácia significativa nos resultados observados, superando em 40% a proposta apresentada ao cliente. A avaliação da adipometria indicou uma redução média de 4 cm em diversas áreas tratadas: na região supraumbilical, a diminuição variou de 2 a 4 cm; na área umbilical, entre 1 e 3,5 cm; e na região infraumbilical, também de 1 a 3,5 cm (SCRIMALI et al., 2013).

Perfil 2 e 3 – Pacientes do sexo feminino, 52 anos e 58 anos, que passaram pelo procedimento na área abdominal. Apresentando maiores porcentagens de perda de medidas após o procedimento. 

Além disso, a análise da perimetria revelou uma redução média de 6 cm. Nas medições específicas, a região supraumbilical apresentou uma diminuição de 3 a 4 cm; a área umbilical teve uma redução de 4 a 6 cm; e a região infraumbilical mostrou uma diminuição de 5 a 6 cm, conforme a média de todos os participantes. Esses resultados reafirmam a eficácia das técnicas utilizadas na redução de gordura localizada, contribuindo para um contorno corporal mais definido e satisfatório (SCRIMALI et al., 2013). 

A drenagem linfática é uma abordagem terapêutica que pode ser indicada após o procedimento de endolaser para tratar gordura localizada e flacidez. Seu objetivo é estimular o sistema linfático, favorecendo a eliminação de toxinas e subprodutos do metabolismo. Essa técnica pode auxiliar na diminuição do edema, acelerar o processo de recuperação e aprimorar os resultados do tratamento, além de reduzir a ocorrência de fibrose (SARAIVA, FERREIRA, 2020). 

Além disso, o uso de cintas modeladoras pode ser integrado ao pós-tratamento de endolaser. Essas cintas oferecem compressão na área tratada, proporcionando suporte adicional e colaborando na remodelação do tecido adiposo. A combinação de drenagem linfática com o uso de cintas modeladoras pode potencializar os efeitos do tratamento, promovendo um contorno corporal mais definido e uma recuperação mais eficiente (SARAIVA, FERREIRA, 2020).

Perfil 4 – Pacientes do sexo feminino, 31 anos de idade, que apresentou o mais rápido resultado no procedimento na área abdominal. Com redução de medidas após a segunda semana de tratamento.

O uso de lasers para remoção de tecido adiposo tem sido notado nos últimos anos com relatos de dispositivos de laser de baixa potência . Entre os pacientes submetidos ao tratamento com Endolift, 7 (70%) alcançaram uma diminuição ≥1,5 cm na circunferência do braço e 8 (80%) ≥2 cm na circunferência abdominal na avaliação 2 meses após o tratamento (p < 0,01). Os pacientes tratados (80%) apresentaram redução de 2 cm na circunferência do braço e de 3 cm na circunferência abdominal 3 meses após o procedimento a laser Endolift (para cada um, p < 0,01). Houve uma 

diminuição significativa na circunferência dos braços entre o início e 2 meses (p < 0,01) e entre 2 e 3 meses após o tratamento (p < 0,01). Da mesma forma, para o abdômen, houve uma redução significativa na circunferência entre o início e 2 meses e entre 2 e 3 meses após o tratamento (p < 0,01) (APFELBERG, 2012). 

O laser Endolift para redução de gordura tem muitas vantagens, incluindo tempo de recuperação rápido, excelente tolerância do paciente e endurecimento dérmico. O ponto importante é que o laser Endolift não necessita de anestesia geral e é utilizado o pequeno volume de tumescente. O laser Endolift está relacionado a uma recuperação rápida devido ao mínimo rompimento mecânico da fibra na faixa de milímetros. É uma escolha eficaz e não invasiva para pessoas que desejam evitar técnicas percebidas como “agressivas”. Também pode ser útil em áreas que não são apropriadas para lipoaspiração ou em áreas que já foram submetidas a lipoaspiração e necessitam de escultura adicional. Com o crescente interesse em métodos que necessitam de pouca recuperação e menos tempo de inatividade, os resultados deste estudo sugerem que o laser Endolift é um método eficaz para redução de gordura nos braços e sob o abdômen. E é uma boa alternativa para pacientes que não desejam riscos, efeitos colaterais, anestesia ou custos relacionados à cirurgia (GOLDMAN, SCHAVELZON, BLUGERMAN, 2013). 

Uma das áreas estéticas comuns é o queixo e a linha do maxilar e a perda da descrição do queixo ocorre à medida que as pessoas envelhecem. Um pescoço jovem tem uma borda mandibular inferior separada, sem saliência da papada. Gordura extra na papada afeta percepções de idade e atração. A gordura da papada contém as almofadas de gordura inferior e superior, com o septo mandibular atuando de forma semelhante a uma tipoia sob ambas as almofadas de gordura da papada e combinando-se com o músculo platisma (REECE, PESSA, ROHRICH, 2013). 

 A papada e o envelhecimento facial ocorrem como resultado de alterações ao longo do tempo nos compartimentos de gordura subcutânea próximos ao septo mandibular. O envelhecimento facial é uma combinação de inúmeras alterações anatômicas, contendo acúmulo de gordura em vários corpos adiposos e atrofia em outros. Há fraqueza na retenção dos ligamentos e o adelgaçamento da pele também diminui o colágeno e a elasticidade (SHRIDHARANI, 2020).  

Por último, ocorre frouxidão muscular e perda de vantagem mecânica. Atualmente, a gordura da papada é tratada por diversos métodos, como procedimentos cirúrgicos com anestesia geral, procedimentos de radiofrequência, lipoaspiração direcionada e medicamentos lipolíticos não licenciados. No entanto, tanto para indivíduos jovens como para outros pacientes com papada pendente, as técnicas cirúrgicas e invasivas são sempre um método difícil de tratamento. Recentemente, o tratamento não invasivo para esta área tem recebido mais atenção. O laser Endolift é um tratamento não invasivo para rejuvenescimento e doenças da pele (ROBERTO, 2020).  

O presente estudo foi realizado para avaliar a eficácia do laser Endolift na redução da gordura da papada. De acordo com o conhecimento dos autores, este é o primeiro estudo para o tratamento da gordura da papada com laser Endolift. Foi observado um aumento significativo na densidade e espessura da epiderme e da derme antes e após o tratamento, e a porcentagem de mudança na densidade e espessura da epiderme foi de 37,20 ± 13,41 e 36,88 ± 12,12 e no a densidade e a espessura da derme foram 53,84 ± 22,39 e 43,72 ± 21,21, respectivamente (P < 0,001) (MOHAMMAD et al., 2021). Ao final de 3 meses, os resultados de satisfação dos pacientes mostraram melhora boa e muito boa em todos os pacientes (90%). Após análise dos resultados das fotografias tiradas antes e depois do tratamento pelo profissional, os resultados mostraram melhora boa e muito boa em cerca de 90% dos pacientes. Documentos fotográficos revelaram uma melhora significativa em todos os 9 pacientes (Fig.1) (MOHAMMAD et al., 2021).

Fig. 1: Os pacientes do estudo antes e 3 meses após o tratamento com Endolift.

CONCLUSÃO 

Outro aspecto importante dessa evolução é a capacidade do endolaser de ser utilizado em conjunto com outros tratamentos estéticos. A sinergia entre diferentes modalidades terapêuticas permite um plano de cuidados mais abrangente e personalizado, potencializando os resultados. Por exemplo, a combinação de endolaser com técnicas de contorno facial ou corporal pode resultar em uma remodelação mais eficiente dos tecidos, promovendo um efeito estético que atende às expectativas dos pacientes. Isso não apenas aprimora a experiência do paciente, mas também fortalece a posição do profissional que oferece soluções completas e integradas. 

Além disso, a ênfase crescente na educação dos profissionais de saúde é um fator crucial para a evolução do Endolift. Com a contínua formação em novas tecnologias e práticas, os dermatologistas estão mais bem preparados para aplicar essas técnicas de forma segura e eficaz. A capacitação contínua não só melhora a qualidade do atendimento, mas também promove um ambiente de confiança entre profissionais e pacientes. À medida que mais médicos se especializam no uso do endolaser, espera-se que o procedimento se torne ainda mais refinado e adaptado às necessidades individuais dos pacientes. 

O laser Endolift foi significativamente eficaz na redução da gordura do braço e sob o abdômen. As avaliações dos pacientes foram significativamente positivas. Esta técnica não necessita de anestesia geral e tempo de recuperação. Nenhum efeito adverso foi relatado por nenhum paciente durante o estudo. Os resultados do estudo fornecem evidências de redução da papada pelo tratamento a laser Endolift. O tratamento foi significativamente eficaz, sem efeitos colaterais e sem dor, e também é bem tolerado em pacientes que buscam redução da gordura da papada. Os resultados mostraram que o laser Endolift pode aumentar a espessura, densidade e elasticidade da pele na área da papada. 

Por fim, ao enfatizar a importância de um estilo de vida saudável em conjunto com os tratamentos estéticos, promove-se uma abordagem mais abrangente que valoriza o bem-estar integral. Essa filosofia não só incentiva os pacientes a buscarem resultados estéticos, mas também a investirem em sua saúde física e mental. Assim, a sinergia entre intervenções estéticas e hábitos saudáveis se torna um modelo eficaz para alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória, refletindo na confiança e na satisfação dos indivíduos com sua imagem e, por consequência, com sua qualidade de vida. 

REFERÊNCIAS 

APFELBERG, DB. Results of multicenter study of laser- assisted  lipo-suction. Clin Plast Surg. 2012. 

AZAR, RZ. Endolaser na Harmonização facial e seu infame uso OFF Label. São Paulo: Instituto Velasco, Nov 2023. 

GOLDMAN, A.; SCHAVELZON, D.; BLUGERMAN, G. Laserlipolysis: liposuction using Nd- YAG laser. Rev Bras Cir Plást. 2013. 

JACOB, C.; KENT, D.; IBRAHIM, O. Efficacy  and  safety  of  simultane-ous  application  of  HIFEM  and  synchronized  radiofrequency for  abdominal  fat  reduction  and  muscle  toning:  a  multicenter magnetic  resonance  imaging  evaluation  study.  Dermatol Surg. 2021. 

LONGO, L.; DELL’AVANZATO, R.; LONGO, D. ENDOLIFT® and multiwavelength laser photobiomodulation: a randomized controlled trial study on 96 subjects, treating skin laxity of the lower third of the face. Laser Ther. 2022. 

MOHAMMAD, A. N. et al. Endolift laser for jowl fat reduction: clinical evaluation and biometric measurement. Lasers in Medical Science, 2021. 

NESTOR MS. et al. Lasers and aesthetic devices: skin resurfacing, tattoo removal, and body contouring. In: Thaller SR, Panthaki ZJ, eds. Tips and Tricks in Plastic Surgery. Springer; 2022. 

REECE, EM.; PESSA, JE.;  ROHRICH, RJ. The mandibular septum: anatomical observations of the jowls in aging—implications for facial rejuvenation. Plast Reconstr Surg, 2013. 

ROBERTO, M. Endolift for the best face and body non-surgical lifting. Plast Surg Case Stud, 2020. 

SCRIMALI, L.; LOMEO, G.; DELL’AVANZATO, R.; CRIPPA, A. Endolaser soft-lift: uma nova abordagem no contorno corporal. Perspectiva e sugestões. EUR. J. Aesth . Medicina e Dermatologia, 2013. SARAIVA, MGB.; FERREIRA, JB. Carboxiterapia associada à drenagem linfática manual na adiposidade abdominal. Fisioterapia Brasil. 2020.

SARAIVA, MGB.; FERREIRA, JB. Carboxiterapia associada à drenagem linfática manual na adiposidade abdominal. Fisioterapia Brasil. 2020.