EFICÁCIA DO ULTRASSOM MICROFOCADO PONTUAL NO REJUVENESCIMENTO E REPOSICIONAMENTO FACIAL: RELATO DE CASO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411252106


Isabel Priscilla Garcia1


Resumo

O envelhecimento da pele é caracterizado por várias alterações em diversos tecidos, incluindo a perda do colágeno, redistribuição da gordura subcutânea, reabsorção óssea e remodelação posterior dos maxilares e enfraquecimento do Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS). O Ultrassom microfocado HIFU é descrito como uma opção de tratamento não-invasiva para a flacidez facial e tratamento do envelhecimento, tal técnica é capaz de produzir pontos de coagulação térmicos controlados em derme papilar, reticular e Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS), causando a contração imediata, induzindo, com isso, a produção de colágeno e enrijecimento da pele, obtendo resultados semelhantes a um lifting cirúrgico. Relatamos um caso no qual foi utilizado a técnica de HIFU, utilizando um equipamento preciso e eficaz, que apresentou resultado imediato com melhora gradativa, reposicionado o tecido devolvendo o contorno, elasticidade, flacidez e aspecto geral da pele da paciente.

Palavras chaves: Rejuvenescimento, Envelhecimento, UltrassonMicrofocado, Lifting facial, SMAS

Abstract

Skin aging is characterized by several changes in various tissues, including loss of collagen, redistribution of subcutaneous fat, bone resorption and subsequent remodeling of the jaws, and weakening of the Superficial Muscular Aponeurotic System (SMAS). HIFU microfocused ultrasound is described as a non-invasive treatment option for facial sagging and aging treatment, this technique is capable of producing controlled thermal coagulation points in the papillary, reticular dermis and Superficial Muscular Aponeurotic System (SMAS), causing immediate contraction, thereby inducing the production of collagen and tightening of the skin, obtaining results similar to a surgical lifting. We report a case in which the HIFU technique was used, using precise and effective equipment, which showed immediate results with gradual improvement, repositioning the tissue, restoring the contour, elasticity, sagging and general appearance of the patient’s skin.

Keywords: Rejuvenation, Aging, Microfocused Ultrasound, Facial lifting, SMAS

Introdução

O envelhecimento da pele é caracterizado por várias alterações em diversos tecidos, incluindo a perda do colágeno, redistribuição da gordura subcutânea, reabsorção óssea e remodelação posterior dos maxilares e enfraquecimento do Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS). A pele perde um pouco de sua elasticidade, tornando-se mais seca devido ao comprometimento da função de barreira e à diminuição da produção de lipídios. O número de melanócitos tende a diminuir com a idade, tornando-se desprotegida contra os raios ultravioleta. Com isso, há uma redução na capacidade de reparo da pele e na tolerância a lesões¹.

Atualmente, diferentes procedimentos bioestimuladores de colágeno têm ganhado destaque como uma abordagem para mitigar os efeitos causados pelo processo de envelhecimento2. Métodos como o lifting cirúrgico para melhorar a flacidez causada pelo envelhecimento da pele são eficientes, mas deixam cicatrizes cirúrgicas visíveis e associados à riscos e longo tempo de inatividade. isopor essa razão, a procura por procedimentos não cirúrgicos vem aumentando significativamente3-5.

O ultrassom Microfocado de Alta intensidade (HIFU) é descrito como uma opção não-invasiva de tratamento para a flacidez facial. A principal diferença do HIFU em relação a outras tecnologias existentes é sua capacidade de envolver tecidos mais profundos sem nenhum dano à epiderme5.

Tal técnica é capaz de produzir pontos de coagulação térmicos controlados em derme papilar, reticular e no Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS), causando a contração imediata e estimulando a produção de colágeno, resultando em um enrijecimento da pele, obtendo resultados semelhantes aos de um lifting cirúrgico1,6,7.

A metodologia utilizada pelo método é baseada em evidências clínicas, com significativa redução das rugas cutâneas causadas pelo envelhecimento, com efeitos colaterais desprezíveis, a exemplo dos eritemas transitórios, edemas e dor moderada. Dos casos mais graves de intercorrência com o uso do HIFU, destacam-se a parestesia temporária, quando os disparos acabam sendo efetuados nos nervos faciais, e mais recentemente encontrado problema oftálmico em paciente devido a aplicação errônea na orbicular dos olhos. Logo, trata-se de uma boa opção de tratamento estético minimamente invasivo8,9.

Os pontos de coagulação são emitidos em forma de cone, atingindo as profundidades que variam de 1,5 mm a 4,5mm das camadas mais profundas da pele na face, e de 8,0 mm a 13 mm nas camadas de gordura corporais, de forma localizada e controlada, sem causar danos as camadas adjacentes. Tendo como fundamento a lipólise, indução da formação de colágeno, seguido de um tensionamento tegumentar, proporcionada pela alta dosagem de energia térmica empregada no tecido adiposo, a qual promove uma resposta inflamatória local. Permitindo assim uma melhora clínica da flacidez e diminuição das rugas, de forma não-cirúrgica e não-invasiva. Sem danos aos vasos sanguíneos, nervos sensoriais periféricos e tecidos adjacentes9,10.

Mediante o exposto, e diante de diversos equipamentos dispostos no mercado, este estudo tem como objetivo trazer um relato de caso de tratamento de rejuvenescimento facial utilizando uma tecnologia HIFU pontual, avaliando a eficácia do método e do equipamento utilizado.

Relato de Caso

O caso foi executado na clínica de estética Salomão (SP), em uma paciente de 61 anos, com queixa de flacidez e peso facial. A paciente foi avaliada e realizou-se a aplicação de ultrassom microfocadado de alta intensidade Visalift, da marca Pharmaesthetics do Brasil, na região do terço médio e superior da face. Atualmente, existem 5 ponteiras de profundidades diferentes que podem ser utilizadas com o Visalift: as ponteiras faciais, de 1,5mm, 3mm e 4,5mm, as quais são o enfoque deste estudo, e as ponteiras corporais, de 8mm e 13mm.

Após assepsia da paciente, foi realizada as marcações indicadas de acordo com Garcia, 2024, no qual, iniciamos com o transdutor de 4,5mm para tratamento de SMAS com 1.074 disparos efetuados, seguido do transdutor de 3,0mm para tratamento da derme reticular, efetuamos 357 disparos, respeitando a mesma ordem de aplicação. Após o término dessas profundidades, utilizamos a ponteira de 1.5mm (869 disparos efetuados), tanto no terço inferior quanto superior.

A paciente foi avaliada durante 45 dias, com registro fotográfico no pós-imediato, no qual já observamos um lifting facial significativo, conforme imagem 1.

Após 7 dias observamos a paciente e notamos que o lifting causado pelo tratamento teve uma melhora, o que não acontece na maioria dos outros equipamentos (imagem 2).

Após 30 dias do tratamento, nota-se um reposicionamento fácil intenso, no qual os contornos faciais apresentaram uma melhora significante quando comparado com a foto inicial (imagem 3). Tais resultados foram mantidos mesmo após 45 dias do tratamento, o que comprova a eficácia do lifting facial promovido pelo HIFU utilizado nesse estudo de caso (imagem 4).

Imagem 1: Resultado pós-imediato do HIFU.

Imagem 2: Resultado obtido em 7 dias pós-tratamento com HIFU.

Imagem 3: Resultado obtido com 30 dias pós-tratamento com HIFU.

Imagem 4: Resultado obtido com 45 dias pós-tratamento com HIFU.

Discussão

O HIFU é um tratamento desenvolvido para atender à crescente demanda na busca por um tratamento de rejuvenescimento facial não-invasivo. Pode ser aplicado no tecido subcutâneo, com aumento breve da temperatura que varia de 60°C a 80°C, dependendo do equipamento utilizado, produzindo pequenos pontos de coagulação térmica a uma profundidade de até 4.5 mm dentro da camada reticular média a profunda da derme e subderme. Vale ressaltar que as camadas papilares dérmicas e epidérmicas da pele permanecem inalteradas 3,11.

O HIFU é uma tecnologia não invasiva que emite ondas, com geração de energia e calor que causam pontos de coagulação, gerando uma inflamação e fazendo a bioestimulação do colágeno. Na região da face e pescoço são utilizadass 3 ponteiras diferentes. A ponteira de 1,5mm e 3mm são ponteiras dérmicas que irão realizar a remodelação de colágeno e consequentemente a neocolagenese e neoelastogenese, sendo que a primeira vai atingir a derme mais superficial e a segunda a derme mais profunda. A ponteira de 4,5mm é uma ponteira subdérmica que vai fazer pontos de ancoragem da pele no sistema músculo aponeurótico (SMAS), com isso ocorre a retração do SMAS e o efeito lifting imediato. Trata-se de uma tecnologia utilizada com grande potencial terapêutico na estética fácil e corporal 12.

O Visalift é um equipamento extremamente rápido, no qual é possível emitir de 1 até 7 pontos de coagulação por segundo, sem perda de energia – o que o torna muito preciso. O mesmo possui um sistema denominado One Hole Technology, que elimina bolhas de ar existentes na ponteira, fazendo com que o disparo não dissipe energia, como acontece com a grande maioria dos equipamentos de HIFU.

No relato de caso, o resultado foi avaliado e registrado fotograficamente, no qual podemos observar, uma nítida melhora no contorno e reposicionamento da face. Avaliamos a paciente no pós-imediato, com 7 dias, 30 dias e 40 dias. O resultado encontrado nesse caso foi um aumento na espessura dérmica, melhora na qualidade da pele, e um nítido reposicionamento tecidual. O que confirma os dados encontrados em literatura, nos quais, a utilização das 3 profundidades diferentes promove uma melhora estética geral na face¹.

Observamos uma melhora ainda maior na densidade e reestruturação da paciente conforme os dias de tratamento decorrem, e que tal melhora é gradativa e significante. Tal melhora se dá devido a retração do SMAS, produção de colágeno, reorganização da derme e formação de novas fibras de colágeno e elastina, com isso ocorre a melhora da simetria, contorno e reposicionamento facial10,13.

O Visalift promove um calor intenso, preciso e pontual, gerando a coagulação térmica, e contratura imediata no SMAS e colágeno, possibilitando a neocolagênese e remodelamento de sua estrutura. Tal efeito ocorre devido ao rompimento das pontes intramoleculares do hidrogênio, o que contribui para o dobramento das cadeias de colágenos resultando na sua estabilidade tornado esse o colágeno mais espesso14.

Além da redução do colágeno, elastina e demais componentes da pele, o processo de envelhecimento leva a uma redução em cerca de 6% a cada década das fibras encontradas no SMAS, essa diminuição gera a queda do suporte da face e para diminuir os efeitos adversos forma não ablativa e contribuir na remodelação do colágeno, percebemos que essa técnica é amplamente indicada com excelentes resultados no tratamento ao envelhecimento, promovendo o lifting facial. O HIFU fornece energia adequada para realizar um levantamento e tensionamento da pele, assim como o reposicionamento da flacidez muscular através da coagulação no SMAS15.

Sabemos que a técnica é essencial para estabelecer bons resultados, utilizamos a técnica estabelecida por Garcia et al (2024), associada a um equipamento extremamente eficaz e preciso, que não perde energia nos disparos, o que leva a uma excelência no resultado, que melhora com o passar dos dias.

Fabi & Goldman (2014) observaram melhorias na flacidez da pele em quase 78% dos pacientes que receberam tratamentos com o HIFU, e esses resultados persistiram evidentes em 67% dos pacientes mesmo 180 dias pós-tratamento. Lin (2020) descreve as vantagens de combinar diferentes modalidades de tratamento com preenchimentos, que podem reestruturar os coxins de gordura, assim como volume facial e o suporte ósseo perdido, enquanto o HIFU reposiciona e contrai os ligamentos de retenção zigomático-bucais. (LIN, 2020). Garcia (2024) descreveu um caso tratado com HIFU que apresentou excelente reposicionamento facial, melhorando o contorno e densidade dérmica da paciente tratada, o que entrou em conformidade com diversos estudos na literatura. Tais resultados, também reiteram os achados de que, essa melhora a flacidez da pele devido à sua capacidade de aquecimento focal preciso da derme em camadas profundas, induzindo consequentemente neocolagênese e remodelamento da elastina. Assim como um reposicionamento do SMAS1,16,17,8,19.

Conclusão

O tratamento com ultrassom microfocado HIFU demonstrou que, em uma única sessão, é possível efetuar um lifting facial, com reposicionamento dos tecidos, melhora na espessura dérmica e contorno facial. Notamos que o Visalift é um equipamento extremamente rápido e preciso, colaborando para um extremo conforto do paciente e com resultados surpreendentes, que melhoram conforme a evolução dos dias pós-tratamento. Com isso, confirmamos a importância da técnica de HIFU no tratamento do envelhecimento facial.

Referências bibliográficas

1. Garcia, I.P., Picolo, S., Sabatini, M.O., Tenório, F., Fabris, S. Novo método de aplicação do ultrassom microfocado no rejuvenescimento facial. Simmetria Orofacial Harmonization in Science. 2024; 5(19):42-49.

2. Gruber, F. et al. Cellagingandcellularsenescence in skinaging – Recentadvances in fibroblastandkeratinocytebiology. Experimental Gerontology. 2020.130, p.110780.

3. Yalici-Armagan B, Elcin G. Evaluation of microfocused ul-trasound for improving skin laxity in the lower face: a re-trospective estudy. Dermatol Ther. 2020. 33(6):e14132

4. Khan U, Khalid N. A Systematic review of the clinical ef-ficacy of micro-focused ultrasound treatment for skin re-juvenation and tightening. Cureus. 2021;13(12):e20163.

5. Peres, F.N.C., Peres, L.N.C. Os benefícios do uso da tecnologia no tratamento de rejuvenescimento facial – ultrassom microfocado. J Multidiscipl Dent. 2023 Jan Apr;13 (1):134-41.

6. Alam M, White LE, Martin N, Witherspoon J, Yoo S, West DP. Ultrasoundtighteningof facial andneckskin: a rater-blindedprospectivecohortstudy. J Am Acad Dermatol.2010.62:262–9.

7. White WM, Makin IR, Barthe PG, Slayton MH, Gliklich RE. Selectivecreationofthermalinjury zones in the superficial musculoaponeurotic system using intense ultrasoundtherapy. Arch Facial Plast Surg.2007.9:22-9.

8. Pereira, F.F., Braga, C.T., Souza, M.S., Souza, D.M. Camadas da face e mudanças associadas com o envelhecimento facial. AOS.2021.V.02(02),p.129-143.

9. BANI D, CALOSI L, FAGGIOLI L. Efeitos do tratamento de ultrassom de alta frequência sobre os tecidos da pele humana. SurgCosmet Dermatol.2014. 6(2):138-46.

10. Meyer, P, Meleck, M, dos Santos Borges, F, Fortuny, E, Farias, S, Afonso, F, Soares, C, DE Morais Carreiro, E, da Silva, R. and Barbosa, A. Effect of Microfocused Ultrasoundon Facial Rejuvenation: Clinical and Histological Evaluation. Journal of Biosciences and Medicines.2021. 9, 112-125.

11. Fabi SG. Non invasive skin tightening: focus on new ultrasound techniques. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2015;5(8):47-52.

12. GADSDEN, E. et al. Evaluationof a Novel High-IntensityFocusedUltrasound Device for AblatingSubcutaneous Adipose Tissue for Noninvasive Body Contouring: SafetyStudies in HumanVolunteers. AestheticSurgeryJourna.2021.v31(4), p.401-410.

13. KHAN U, KHALID N. A Systematic Review ofthe Clinical EfficacyofMicro-FocusedUltrasoundTreatment for SkinRejuvenationandTightening. Cureus. 2021. 13(12): e20163.

14. Park, Je-Young MD et al. Treatment Protocol on Using Microfocused Ultrasound with Visualization for Skin Quality Improvement: The Korean Experience. Plast Reconstr Surg. Glob Open.2023. 26;11(5):e5029.May.

15. LEE, In Ho et al. Evaluation of Micro-focused Ultrasound for Lifting and Tightening the Face. Archives of Aesthetic Plastic Surgery,2015. v. 21, n. 2, p. 65-69, jun.

16. Fabi SG, Goldman MP. Retrospective evaluation of micro-focused ultrasound for lifting and tightening the face and neck. Dermatol Surg. 2014;40(5):569–75.

17. Lin F. Non-surgical treatment of post-partum lower abdominal skin and soft tissue laxity using microfocused ultrasound with visualization. Dermatol Surg. 2020;46(12):1683–90.

19. Yalici-Armagan B, Elcin G. Evaluationofmicrofocusedultrasound for improvingskinlaxity in thelower face: A retrospectivestudy. Dermatol Ther.2020. 33(6):e14132.


1email:isabelprigarcia@yahoo.com.br
Biomédica Esteta – Mestrado