REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202411222102
Eros Lua Caldas Acriz
Ester Neves Barros Pereira
Riz Neves De Oliveira Soares Júnior
Tuany Lobo Barros
Orientador (a): Dra. Amanda Carvalho
Co-Orientador (a): Prof (a). Luana Melo
RESUMO
Introdução: O AH é um polissacarídeo linear natural encontrado na pele e em todo o corpo. Ele tem uma alta capacidade de se ligar e reter água, e é essencial para muitos processos biológicos importantes. O conteúdo de ácido hialurônico diminui com o envelhecimento, por isso sua injeção melhora a aparência envelhecida da pele, especialmente para suavizar rugas. O AH preenche espaços, suaviza rugas e favorece a formação de colágeno pelos fibroblastos da pele.
Objetivo: Comprovar a eficácia do ácido hialurônico (AH) no tratamento dos sinais do envelhecimento, expor suas formas de aplicação, possibilidade de reversão e seu uso combinado a outros fármacos.
Metodologia: O projeto foi realizado através de revisão sistemática da literatura entre os meses de agosto a setembro de 2024, em uma janela temporal de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2024. Foram analisados diversos trabalhos pesquisados nos bancos de dados BVS e PubMed utilizando o método PRISMA. O presente estudo se justifica por realizar uma revisão da literatura sobre o uso do ácido hialurônico (AH) no tratamento dos sinais de envelhecimento cutâneo.
Resultados: Obteve-se 07 artigos das bases de dados BVS e PubMed após a aplicação dos critérios de elegibilidade que foram divididos de acordo com os objetivos específicos abordados. Os artigos relatam a eficácia do ácido hialurônico, capacidade de reversão, modos de uso e associação a outros fármacos.
Conclusão: A realização de diversos estudos comprovaram as propriedades anti-idade que o ácido hialurônico possui.
Palavras-chaves: envelhecimento, ácido hialurônico, tratamento, eficácia, resultados.
ABSTRACT
Introduction: HA is a natural linear polysaccharide found in the skin and throughout the body. It has a high capacity to bind them self and retain water, and is essential for many important biological processes. The hyaluronic acid content decreases with aging, that is the reason why its injection improves the aged appearance of the skin, especially to smooth wrinkles. HA fills spaces, smoothes wrinkles and promotes the formation of collagen by skin fibroblasts.
Objective: Prove the effectiveness of hyaluronic acid (HA) in treatment of the signs of aging, expose their forms of application, possibilities of reversal and their use in combination with other drugs.
Methods: The project was carried out through a systematic review of the literature between the months of August and September 2024, in a time window of articles published between the years 2014 and 2024. Diverses works searched in the BVS and PubMed databases were analyzed using the PRISMA method. The present study is justified by carrying out a review of the literature on the use of hyaluronic acid (HA) in the treatment of signs of skin aging.
Results: 07 articles were obtained from the BVS and PubMed databases after applying the eligibility criteria, which were divided according to the specific objectives addressed. The articles reported the effectiveness of hyaluronic acid, reversal capacity, methods of use and association with other drugs.
Conclusion: Diverses studies have proven the anti-aging properties by the hyaluronic acid.
Keywords: aging, hyaluronic acid, treatment, efficacy, results
1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento da pele é o resultado de dois processos biologicamente independentes. O primeiro é o envelhecimento intrínseco ou inato, um processo inevitável, que afeta a pele da mesma forma que afeta todos os outros órgãos. O segundo é o envelhecimento extrínseco, que é o resultado da exposição a fatores ambientais (como por exemplo, irradiação ultravioleta, poluentes, etc.) e é comumente conhecido como fotoenvelhecimento (Nobile et al., 2014).
O envelhecimento intrínseco da pele está associado à diminuição da atividade proliferativa das células da pele, incluindo queratinócitos, melanócitos e fibroblastos. As características da pele danificada pelo sol incluem rugas, descoloração, eritema e hipertrofia das glândulas sebáceas. O ácido hialurônico (AH), um glicosaminoglicano natural encontrado no corpo, tem enorme potencial para reter água, o que permite que a pele retenha a umidade e mantenha a elasticidade. Foi descoberto que a aplicação tópica de AH produz efeitos antirrugas (Huang et al., 2020).
O ácido hialurônico (AH) é um dos biopolímeros de componentes da matriz extracelular mais utilizados na medicina dermoestética, com o objetivo de rejuvenescer a pele. Na pele humana, o ácido hialurônico está localizado na epiderme, exceto na camada granular superior, e no estrato córneo, e nas primeiras camadas da derme: derme superior e inferior (Siquier-Dameto et al., 2023).
O ácido hialurônico é amplamente utilizado em produtos anti-idade, seja na forma nativa em produtos a serem injetados por técnicas de biorevitalização da pele ou reticulado em preenchimentos dérmicos. Naturalmente abundante no corpo humano, esse biopolímero é um dos constituintes biológicos mais importantes da matriz extracelular da derme e forma a matriz fluida elastoviscosa na qual as fibras de colágeno e elastina são incorporadas em uma configuração adequada. Na pele envelhecida, a falta de conexões com o AH pode contribuir para a desorganização das fibras de colágeno e elastina e levar à presença de linhas finas, rugas e sulcos nasolabiais. Devido às suas altas propriedades hidrofílicas e sua vantagem significativa de conservação estrutural que explicam a razão do potencial de volume do AH após a injeção e seu campo não alergênico. O AH nativo não reticulado usado na biorevitalização da pele é uma cadeia polissacarídica linear semelhante ao AH na derme. Este AH nativo injetado na derme permite a hidratação da pele por meio de uma maior capacidade de retenção de água e constroi a matriz extracelular, reativa os fibroblastos e induz a síntese de novo colágeno, elastina e AH endógeno (Fanian et al., 2023).
Para estudar os efeitos nutricosméticos e cosméticos, o AH tem sido usado em diferentes formas, ou seja, cremes, soros, géis, loções, injeções de preenchimento intradermico e preenchimentos faciais (Yasin et al., 2022).
Sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo: dissertar sobre a eficácia do ácido hialurônico (AH) no tratamento dos sinais do envelhecimento, relatar suas formas de aplicação, sua possibilidade de reversão e seu uso combinado a outros fármacos para potencializar o tratamento dos sinais do envelhecimento.
2. METODOLOGIA DA PESQUISA
O presente estudo se justifica por realizar uma revisão da literatura sobre o uso e utilização do ácido hialurônico (AH) no tratamento dos sinais de envelhecimento cutâneo, sua eficácia, modos de uso e a potencialização de seu efeito ao realizar associação com outros fármacos. O projeto foi realizado através de revisão sistemática da literatura, a qual decorreu entre os meses de agosto a outubro de 2024, em uma janela temporal de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2024. Houve uso dos termos “ácido hialurônico”, “anti-idade” e “tratamento” como palavras-chaves, bem como seus respectivos termos em inglês, “hyaluronic acid”, “anti-aging/anti aging” e “treatment”. Foi utilizado o buscador de pesquisas de artigos selecionados Pubmed e BVS.
Teve-se como base para a realização deste projeto o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Metaanalyses (PRISMA), buscando agrupar o máximo possível de conteúdo já existente sobre o tema proposto: demonstrar a eficácia do ácido hialurônico no tratamento do envelhecimento. Para atingir tal objetivo foram levantados alguns critérios de inclusão e exclusão para que houvesse delimitação na pesquisa.
Como critério de exclusão foram descartados todos os artigos que não se aplicavam a proposta do projeto, artigos que não estivessem dentro da janela temporal estabelecida como critério delimitativo, bem como artigos de opinião, artigos de revisão sistemática e trabalhos em outros idiomas além do português, inglês e espanhol. E Ccmo critério de inclusão foram selecionados todos os artigos que restaram e correspondem de alguma forma à proposta do projeto.
A partir dos dados obtidos com os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a leitura dos títulos dos artigos, em seguida seus resumos e enfim a leitura integral dos artigos para confirmação de que atendiam aos critérios propostos e respondessem ao objetivo base do presente projeto.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir de uma detalhada pesquisa nas plataformas PubMed e BVS, fizemos o rastreio de 547 artigos. No entanto, 302 artigos estavam fora de nossa janela temporal de 10 anos e 210 estavam fora do padrão desejado. Dos 35 relatos restantes, 21 não correspondiam ao objetivo principal de nosso trabalho. A elaboração do presente trabalho contou com 14 artigos selecionados.
Figura 1. Fluxograma da revisão sistemática no modelo PRISMA.
Fonte: autoria própria (2024).
A presente tabela foi elaborada com 14 artigos que correspondiam ao objetivo principal de comprovar a eficácia do ácido hialurônico no tratamento dos sinais de envelhecimento, sua possibilidade de reversão, formas de uso e a potencialização de seus benefícios quando combinado com outro fármaco que também possui propriedades de tratamento dos sinais do envelhecimento.
Tabela 1: Sínteses dos trabalhos rastreados pela metodologia PRISMA
Citação | Título | Objetivo | Tipo de Estudo | Resultados |
Galvez-Martins et al., 2023 | A Novel Hyaluronic Acid Matrix Ingredient With Regenerative, Anti-Aging And Antioxidant Capacity | Extrair, caracterizar e avaliar o potencial de um ingrediente da matriz de AH para auxiliar no antienvelhecimento. | Ensaio clínico randomizado | A matriz de AH, demonstra propriedades regenerativas e antioxidantes devido à sua ação em mecanismos celulares e moleculares que são alterados na pele envelhecida, melhorando as condições da pele, como hidratação, elasticidade, firmeza e densidade dérmica. |
Fanian et al., 2023 | Evaluation of the Performance and Tolerance of the Combination of an HA-based Filler with Tri-Hyal Technology and a Skin Biorevitalizer on Skin Aging Parameters | Demonstrar o desempenho antienvelhecimento e a segurança de um novo protocolo, que visa a qualidade da pele e a correção de rugas ao mesmo tempo. | Estudo Experimental | O estudo mostrou que, após quatro meses, a luminosidade da pele e a correção das rugas nas dobras das bochechas diminuíram em 61% e 55%, respectivamente. |
Bogdanowicz et al., 2024 | Senomorphic activity of a combination of niacinamide and hyaluronic acid: correlation with clinical improvement of skin aging | Avaliar o efeito de uma fórmula contendo niacinamida e ácido hialurônico, que são conhecidos por limitar a senescência e o envelhecimento da pele | Estudo de teste | As melhorias foram claramente progressivas, e os resultados foram visíveis após um mês e melhores após dois meses. |
Juncan et al., 2023 | Development and Evaluation of a Novel Anti-Ageing Cream Based on Hyaluronic Acid and Other Innovative Cosmetic Actives. | Desenvolver uma formulação antienvelhecimento, incorporando AH e diferentes outros ingredientes ativos. | Estudo de teste | Confirmou a tolerância da pele e a eficácia do novo creme antienvelhecimento, pois mostrou melhorias globais na condição da pele periorbital, redução significativa do comprimento e da profundidade das rugas. |
Nobile et al., 2014 | Anti-aging and filling efficacy of six types hyaluronic acid based dermo- cosmetic treatment: double blind, randomized clinical trial of efficacy and safety | Investigou a eficácia do preenchimento cosmético Fillerina® na redução dos sinais de envelhecimento da pele e na melhora das deficiências de volume facial. | Ensaio clínico randomizado | O tratamento ativo melhorou a flacidez da pele tanto do rosto quanto dos contornos das maçãs do rosto, o volume dos lábios e diminuiu a profundidade e o volume das rugas. |
Scrima et al., 2022 | Elucidations on the Performance and Reversibility of Treatment with Hyaluronic Acid Based Dermal Fillers: In vivo and in vitro Approaches | Investigar o desempenho e a reversibilidade de diferentes classes de preenchimentos dérmicos de ácido hialurônico (AH) | Abordagens in vivo e in vitro | A infiltração oportuna de hialuronidase leva à degradação dos preenchimentos de AH, resgatando complicações vasculares mais graves. |
Siquier-Dameto et al., 2023 | Anti-aging and depigmentation effect of a Hyaluronic Acid mechanically stabilized complexo n Human Skin Explants | Avaliar os efeitos rejuvenescedores de um complexo formado por AH suplementado com vitaminas, aminoácidos e oligopeptídeos em explantes de pele humana. | Abordagens in vitro | Essa indicação de uma leve redução da pigmentação da pele e um aumento dos componentes da MEC pode favorecer uma aparência cosmética menos envelhecida. |
Yasin et al.,2022 | Advances inHyaluronic Acidfor BiomedicalApplications | Avaliar o potencial de um creme com formulação de creme AH para aplicar ao redor da área enrugada duas vezes ao dia durante 2 meses | Estudo de análise | O creme à base de AH mostrou resultados incríveis em elasticidade e hidratação da pele. |
La Gatta et al., 2016 | Biophysical and biological characterization of a new line of hyaluronan-based dermal fillers: A scientific rationale to specific clinical indications | Aplicar a expertise atual em caracterização de preenchimento dérmico a uma linha de preenchimentos de AH para destacar diferenças entre si e com outros produtos comercializados e para prever o desempenho clínico relativo. | Estudo de análise | Foi demonstrada a capacidade do gel de promover a restauração da pele. |
Huang et al., 2020 | Facial rejuvenation using photodynamix therapy with a novel preparation of ALA and Hyaluronic acid in young adults | Avaliar a segurança e eficácia de um gel de ALA 2% disponível comercialmente com ácido hialurônico (ALA-HA) e luz vermelha de diodo emissor de luz (LED-RL) para rejuvenescimento facial. | Estudo de análise | Os resultados demonstraram melhora da textura da pele, pigmentação e poros após o tratamento. |
Fagien et al., 2020 | Rheologic and Physicochemical Properties Used to Differentiate Injectable Hyaluronic Acid Filler Products | Diferenciar produtos por suas propriedades reológicas e físico-químicas para selecionar quais produtos são mais adequados para uma determinada necessidade clínica | Estudo de análise reológica de 18 produtos | Entre a variedade de parâmetros utilizados para diferenciar produtos, G’ (módulo de elasticidade) parece ser amplamente mais usado, pois representa a propriedade reológica predominante do produto. |
La Gatta et al., 2020 | Hyaluronan Dermal Fillers: Efforts Towards a Wider Biophysical Characterization of the Biophysical Parameters to the Clinical Outcome | Ampliar a caracterização biofísica dos géis de preenchimento investigando uma variedade de propriedades para melhor dar suporte ao seu uso ideal. | Análises in vitro | Diferenças na integração do tecido do gel e longevidade podem ser previstas e observações clínicas mostraram a segurança dos produtos e uma correlação consistente do gel com as propriedades relativas de viscosidade/coesão. |
Siquier-Dameto; Boadas-Vaello; Verdú, 2024 | Intradermal treatment with a Hyaluronic Acid Complex Supplemented with Aminoacids and Antioxidant Vitamins Improves Cutaneous Hydration and Viscoelasticity in Healthy Subjects. | Avaliar a eficácia e segurança do complexo CELLBOOSTER ® Lift (CBL), indicado para reduzir a depressão moderada da pele e melhorar a redensificação da derme, a hidratação da pele e a microcirculação da pele. | Análises in vivo | O CBL promoveu uma aparência rejuvenescida da pele, o que deve ser atribuído aos seus componentes antioxidantes, principalmente o AH e vitaminas (C, E, B2 e biotina) e foi capaz de evidenciar a segurança e eficácia do CBL na hidratação da pele. |
Carlomagno et al., 2022 | Anti-Skin-Aging Effect of a Treatment with a Cosmetic Product and a Food Supplement Based on a New Hyaluronan: A Randomized Clinical Study in Healthy Women | Avaliar a eficácia do efeito antienvelhecimento da pele de um tratamento combinado que consiste em um produto cosmético contendo PrincipHYAL ® Difference é um suplemento alimentar contendo ExceptionHYAL ® Star. | Estudo clínico randomizado duplo-cego | Uma melhora adicional das condições da pele foi alcançada usando concomitantemente as vias de administração tópica e oral. |
Fonte: Autoria própria (2024),
3.1 Eficácia do tratamento com ácido hialurônico contra os sinais do envelhecimento.
Um estudo realizado por Galvez-Martins et al., (2023), demonstrou que a crista de galo é uma das fontes mais comuns de AH puro, obtida após um longo processo de purificação. Para este estudo, o processo de extração e purificação da crista de um galo foi usado para obter não apenas AH, mas também glicosaminoglicanos (GAGs) e colágeno, gerando assim uma matriz de ingredientes composta por três biomoléculas com propriedades antienvelhecimento. As análises composicionais da amostra revelaram que a matriz de AH isolada e purificada da crista de galo é composta de AH (>60%); GAGs sulfatados (10%), incluindo sulfato de dermatano (DS) e sulfato de condroitina (CS); proteína (17%), incluindo colágeno (10,4%); e água. O estresse oxidativo é outro evento importante associado ao envelhecimento da pele, geralmente devido ao aumento excessivo de espécies reativas de oxigênio (ROS). AH, principalmente o de alto peso molecular (HMW-HA), mostrou atividade antioxidante reduzindo os níveis de ROS em uma ampla gama de tipos de células. A nova matriz de AH (composta de AH, bem como GAGs e colágeno) induziu proliferação e migração celular, aumentou a síntese de colágeno I e III, elastina e GAGs e teve um efeito protetor contra o estresse oxidativo. Esses resultados sugerem as propriedades antienvelhecimento da matriz de AH devido à sua ação em mecanismos celulares e moleculares que são alterados na pele envelhecida, melhorando as condições da pele, como hidratação, elasticidade, firmeza e densidade dérmica.
O estudo realizado por Fanian et al., (2023), abordou os efeitos mais imediatos observados após o preenchimento intradérmico de ácido hialurônico, que são a redução de rugas, a melhora do nível de hidratação da pele, a firmeza da pele, a uniformidade e a luminosidade da tez. O estudo mostrou uma melhora significativa na pontuação de rugas da pele para dobras da bochecha e na pontuação de radiância da pele ao mesmo tempo e essa melhora permaneceu significativa mesmo 120 dias após as injeções. Siquier-Dameto et al. 2023, também conduziu um estudo que tinha como objetivo avaliar os efeitos rejuvenescedores de um composto estabilizado formado por AH suplementado com vitaminas, aminoácidos e oligopeptídeos em explantes de pele humana. Os resultados mostraram que o composto reduz significativamente a porcentagem de células com alto teor de melanina, o que confirma um efeito despigmentante da fórmula. Ele também aumenta os níveis de componentes da matriz extracelular dérmica, como colágeno tipo 1, elastina e GAGs sulfatados, sugerindo um efeito de despigmentação e rejuvenescimento e/ou revitalização na pele. Ele mencionou em seu estudo que: “a injeção dérmica de ácido hialurônico quimicamente reticulado (AH-CL) preenche espaços, suaviza rugas e favorece a formação de colágeno pelos fibroblastos da pele”.
Também se torna relevante apontar os resultados do estudo realizado por Yasin et al., (2022), que teve como objetivo avaliar o potencial de um creme de uso tópico contendo AH em sua formulação. 76 mulheres com idades entre 30–60 anos com sinais de rugas perioculares foram selecionadas para o estudo e foram orientadas a aplicar a formulação de creme AH ao redor da área enrugada duas vezes ao dia durante 2 meses. O creme à base de AH mostrou resultados incríveis em elasticidade e hidratação da pele.
Galvez-Martins et al., (2023), também realizou um estudo que avaliava a absorção intestinal de uma matriz de AH para explorar sua administração oral. Este estudo foi realizado por meio de um ensaio de saco intestinal evertido ex vivo, que foi usado para testar o comportamento de absorção de medicamentos e nutrientes. Apesar das limitações, o grau de transferência ou absorção da matriz de AH foi analisado nas três regiões do intestino delgado. Os resultados mostram que os valores de absorção diminuem ao longo do intestino delgado, mas pode haver absorção da matriz de AH no intestino, já que demonstrou efeitos positivos na síntese de colágeno tipo I e tipo III e elastina.
Scrima et al., (2022) ressaltou em seu estudo a importância de haver um método reversor para os preenchimentos de AH, já que complicações potenciais devido a administrações clínicas inadequadas ou imprevisíveis podem ocorrer (por exemplo, correções excessivas inestéticas, oclusões vasculares, etc.). A prática clínica sugere o uso de hialuronidase para controlar esses tipos de complicações relacionadas à administração de preenchimentos dérmicos. De fato, a infiltração oportuna de hialuronidase leva à degradação dos preenchimentos de AH, resgatando complicações vasculares mais graves. O manejo das complicações do preenchimento dérmico, causadas por injeções inapropriadas, pelo uso de hialuronidase, está consolidado na prática clínica. A quantidade de hialuronidase comumente injetada pode variar entre 15 a 200 U/mL, de acordo com as propriedades físico-químicas, como a concentração de AH no preenchimento, o grau de reticulação ou propriedades coesivas do preenchimento para degradar e a complexidade dos efeitos colaterais.
3.2 Formas de aplicação do ácido hialurônico.
O uso de AH via oral é realizado em forma de suplementação, podendo ser encontrado em formas farmacêuticas de comprimidos, cápsulas, cápsulas gelatinosas, pó para dissolução e gomas mastigáveis. A quantidade ideal de consumo varia de acordo com a formulação e fabricante (Carlomagno et al., 2022; Galvez-Martins et al., 2023).
Fanian et al., (2023), relatou que a molécula de AH assim modificada vem na forma de um gel altamente viscoso e insolúvel, utilizável como um preenchimento dérmico. Complementando tal informação, La Gatta et al., (2016), relatou que: “os preenchimentos dérmicos à base de AH são feitos de micropartículas de hidrogel feitas de AH reticulado suspenso em solução fisiológica ou tamponada com fosfato, com 1,4-butanodioldiglicidil éter (BDDE) como o reticulante mais comumente utilizado.
La Gatta et al., (2020), relata que a viscosidade e a deformabilidade de um preenchedor são investigadas pois podem determinar as propriedades de integração do tecido. Especificamente, quanto maior a deformabilidade (baixos valores de G′) e menor a viscosidade, melhor o gel se espalha dentro do tecido. Isso se destina à capacidade de um preenchedor de manter sua integridade sem dissociar. Acredita-se que essa propriedade se correlacione com uma distribuição mais uniforme nos tecidos, provavelmente reduzindo o risco de formação de grumos.
Os sistemas de administração tópica oferecem várias vantagens sobre os modos de administração oral como superar o metabolismo hepático de primeira passagem, prognóstico melhorado, excelente permeabilidade da barreira dérmica e minimizar possíveis efeitos adversos clínicos ou colaterais relacionados à toxicidade. Seu uso é feito com pequenas quantidades das formulações contendo AH, que são distribuídas uniformemente a partir de movimentos com o uso das mãos ou de aplicadores. As aplicações podem ser realizadas até 3x por dia (Juncan et al., 2023; Yasin et al., 2022; La Gatta et al., 2016).
3.3 Uso do ácido hialurônico combinado a outros tratamentos e fármacos para tratamento dos sinais do envelhecimento.
Nobile et al., (2014), realizou um ensaio clínico randomizado em 40 mulheres saudáveis que apresentavam sinais clínicos leves a moderados de envelhecimento da pele. O efeito do tratamento na superfície da pele e nos volumes faciais foi avaliado tanto em curto prazo (3 h após uma única aplicação do produto) quanto em longo prazo (7, 14 e 30 dias após o uso diário contínuo). Este estudo investigou a eficácia do preenchimento cosmético Fillerina ® (Labo Cosprophar AG, Basel, Suíça) formado por cinco produtos específicos e cada produto continha polímero cruzado de Hialuronato de Sódio e uma mistura de AH de diferentes pesos moleculares. Três horas após uma única aplicação e após 7, 14 e 30 dias de tratamento, o volume dos lábios aumentou em até 14,2%, a flacidez da pele dos contornos faciais diminuiu em até -1,326 ± 0,649 mm; a flacidez da pele dos contornos das maçãs do rosto diminuiu em até -2,517 ± 0,927 mm; o volume das maçãs do rosto aumentou em até 2,275 ± 0,725 mm; o volume das rugas diminuiu em até -26,3%; e a profundidade das rugas diminuiu em até -21,8%. O tratamento ativo melhorou a flacidez da pele tanto do rosto quanto dos contornos das maçãs do rosto, o volume dos lábios e diminuiu a profundidade e o volume das rugas. A eficácia do produto pareceu ser maior na diminuição da flacidez da pele das maçãs do rosto em comparação à flacidez da pele do contorno facial. Essa responsividade relativa em diferentes locais pode estar relacionada à gravidade da flacidez da pele e à extensão dos dois locais da pele.
Bogdanowicz et al., (2024), relatou o efeito de uma fórmula contendo niacinamida e ácido hialurônico, que são conhecidos por limitar a senescência (células que pararam de se dividir, mas não morreram) e o envelhecimento da pele. 44 participantes voluntárias saudáveis, aplicaram a fórmula uma vez todas as manhãs, em todo o rosto, pescoço e decote, por 8 semanas. No final do estudo, a radiância aumentou em 44% após dois meses, e a radiância média aumentou em 21% após apenas um mês. 64% dos participantes tiveram a pele mais lisa após apenas um mês, e todos, exceto dois dos 44 participantes, tiveram a pele mais lisa após dois meses. As pontuações de suavidade da pele aumentam 39% em média. A homogeneidade e a plenitude aumentaram em 43% e 39% dos participantes, respectivamente. Em contraste, a intensidade das linhas finas caiu em média 15% e as rugas foram reduzidas em 20% das mulheres. A fórmula melhorou a textura e o aspecto da pele, diminuindo rugas, linhas finas e melhorando a maciez, a elasticidade, a radiância da pele e a homogeneidade da pele.
Um outro estudo foi realizado por Juncan et al., (2023), tendo como principal objetivo desenvolver uma nova formulação cosmética antienvelhecimento, utilizando AH de baixo peso molecular (LMW-HA), NaHA microencapsulado, microcápsulas de ouro 22 k, ectoína e um pigmento com efeitos matificantes e um ativo botânico derivado de flores de castanha-da-índia. Ele possui efeitos antienvelhecimento, especialmente suavizando a área do contorno dos olhos e atuando nas rugas periorbitais. A combinação de AH com diferentes ativos neste novo creme antienvelhecimento melhorou a textura da pele após 28 dias de tratamento cosmético. Em conclusão, a avaliação clínica do creme antienvelhecimento mostrou melhorias globais na condição da pele periorbital, redução significativa do comprimento e da profundidade das rugas.
Huang et al., (2020), conduziu uma série de casos piloto avaliando a segurança e eficácia de um gel de ALA 2% disponível comercialmente com ácido hialurônico (ALA-AH) e luz vermelha de diodo emissor de luz (LED-RL) para rejuvenescimento facial. Com base nos resultados relatados pelos pacientes, todos os pacientes notaram melhora na pele e 50% dos participantes recomendaram o procedimento a outra pessoa após três sessões. A melhora clinicamente visível foi aparente na maioria dos pacientes. Os resultados demonstraram melhora de manchas na pele, suavização de rugas, poros, textura, manchas UV, manchas marrons, áreas vermelhas e porfirinas. Os pacientes também relataram melhora da textura da pele, pigmentação e poros após o tratamento. A administração de AH via terapia fotodinâmica permite uma terapia não invasiva que é mais acessível à população em geral do que os métodos atualmente disponíveis, como lasers ou injetáveis.
No estudo experimental de Siquier-Dameto, Boadas-Vaello e Verdú (2024), foi avaliado a eficácia e segurança do complexo CELLBOOSTER ® Lift (CBL) (um composto de ácido hialurônico de alto peso molecular, não reticulado, e estabilizado e suplementado com aminoácidos e vitaminas antioxidantes), em 40 indivíduos adultos saudáveis (36 mulheres e 4 homens), com sinais moderados de envelhecimento. O tratamento foi realizado a partir da injeção facial de CBL onde a cada duas semanas, esse regime foi repetido três vezes. Os resultados indicam que o tratamento intradérmico com CBL melhora significativamente o grau de hidratação em até 11%, densidade em até 22,6%, viscoelasticidade em até 12,5%, microcirculação em até 27,3%, além de clareamento e branqueamento aprimorados da cor da pele. O CBL promoveu uma aparência rejuvenescida da pele, o que deve ser atribuído aos seus componentes antioxidantes, principalmente o AH e vitaminas (C, E, B2 e biotina). O estudo também foi capaz de evidenciar a segurança e eficácia do CBL na hidratação da pele.
Carlomagno et al., (2022), realizou um estudo com um Suplemento Alimentar Ativo (AFS), composto por cápsulas contendo 200 mg de ExceptionHYAL ® Star é um Suplemento Alimentar Placebo (PFS). O suplemento foi associado a um Produto Cosmético Ativo (ACP) contendo 0,5% ( p / p ) de PrincipHYAL ®, Hialuronato de Sódio e hialuronatos baseados em Full Spectrum Hyaluronan (FS-HA). O estudo clínico foi feito na abordagem In&Out, fornecimento concomitante do mesmo princípio ativo, o ácido hialurônico, por duas vias diferentes: tópica e oral, obtendo assim um efeito antienvelhecimento rápido. O efeito da suplementação cosmética com o AH de espectro total durou mesmo após sua substituição pelo creme placebo, conforme medido após o período de acompanhamento. Os indivíduos que receberam a combinação de ExceptionHYAL ® Star e PrincipHYAL ® lasting apresentaram uma melhora significativa em todos os parâmetros, os níveis permaneceram mais elevados após o período de acompanhamento no que diz respeito à hidratação da pele, distribuição da hidratação, elasticidade e firmeza. A profundidade das rugas e a maciez da pele foram afetadas positivamente pelo tratamento oral. Uma melhora adicional das condições da pele foi alcançada usando concomitantemente as vias de administração tópica e oral, ou seja, o tratamento In&Out repondo o conteúdo de AH por diferentes vias e, portanto, mecanismos.
4. CONCLUSÃO
A partir dos dados obtidos através de estudos, foi possível comprovar que o ácido hialurônico tem alto potencial para tratar os sintomas do envelhecimento cutâneo. Além de ser o mais indicado e escolhido por profissionais e pacientes, não só por sua alta capacidade de hidratação, renovação celular e preenchimento, mas também por suas facilidades e rápido resultado. O AH é um ativo versátil, que pode ser usado de diversas formas por possuir alta maleabilidade e, por isso é considerado padrão ouro na estética, já que é capaz de tratar diversos “problemas” da pele envelhecida.
A partir da abordagem de diversos estudos, foi possível evidenciar os benefícios do uso do ácido hialurônico através de suas diversas formas de uso, relatar sua forma de reversão e demonstrar a possibilidade de potencializar seus benefícios ao associá-lo com outros tipos de fármacos também voltados a combater os sinais do envelhecimento.
O ácido hialurônico tem conquistado cada vez mais espaço no mundo da estética por suas diversas propriedades. O presente projeto buscou esclarecer a qualidade, vantagens e eficácia do ácido hialurônico para tratamento dos sinais do envelhecimento.
5. REFERÊNCIAS
BOGDANOWICZ P., BENSADOUN P., NOIZET M., BÉGANTON B., PHILIPPE A., ÁLVAREZ-GEORGES S., DOAT G., TOURETTE A., BESSOU-TOUYA S., LEMAÎTRE J-M., DUPLAN H. Atividade senomórfica de uma combinação de niacinamida e ácido hialurônico: correlação com a melhora clínica do envelhecimento cutâneo. Scientific Reports, n. 16321, 2024;
CARLOMAGNO F., ROVEDA G., MICHELOTTI A., RUGGERI F., TURSI F. Efeito antienvelhecimento da pele de um tratamento com um produto cosmético e um suplemento alimentar à base de um novo ácido hialuronano: um estudo clínico randomizado em mulheres saudáveis. MDPI Cosmetics Journal, v. 9, n. 3, p. 54, 2022;
FAGIEN S., BERTUCCI V., VON GROTE E., MASHBURN J. Propriedades reológicas e físico-químicas usadas para diferenciar produtos de preenchimento de ácido hialurônico injetável. Plastic and Reconstructive Surgery, n. 143, p. 707e-720e, 2019;
FANIAN F., PHILIPPON V., GORI M., RUMYANTSEVA MATHEY E., GOOROCHURN R., CURIC S., HUMBERT P. Avaliação do desempenho e da tolerância da combinação de um preenchedor à base de AH com tecnologia Tri-Hyal e um biorevitalizador cutâneo em parâmetros de envelhecimento cutâneo. Dovepress, p. 1.095-1.105, 2023;
GALVEZ-MARTINS, P., SOTO-FERNANDEZ C., ROMERO-RUEDA J., CABAÑAS J., TORRENT A., CASTELLS G., MARTÍNEZ-PUIG D. Um novo ingrediente de matriz de ácido hialurônico com capacidade regenerativa, antienvelhecimento e anti-oxidante. International Journal of Molecular Sciences, v. 2, n. 5, p. 4.774, 2023;
HUANG A., NGUYEN JK., AUSTIN E., MAMALIS A., COHEN M., SEMKHAEV B., HO D., JAGDEO J. Rejuvenescimento facial usando terapia fotodinâmica com uma nova preparação de ALA e Ácido Hialurônico em adultos jovens. Archieves of Dermatalogical Research, v. 312, p. 567-568, 2020;
JUNCAN A. M., MORGOVAN C., LUCA-LIVIU R., LOGHIN F., Desenvolvimento e avaliação de um novo creme antienvelhecimento baseado em ácido hialurônico e ativos outros cosméticos inovadores. Polymers Journal, v. 15, n. 20, p. 4.134, 2023;
LA GATTA A., DE ROSA M., FREZZA M., CATALANO C., MELONI M., SCHIRALDI C. Caracterização biofísica e biológica de uma nova linha de preenchimentos dérmicos à base de hialuronano: uma justificativa científica para indicações clínicas específicas. Materials Science and Engineering, v. 68, p. 565-572, 2016;
LA GATTA A., SCHIRALDI C., ZACCARIA G., CASSUTO D. Preenchimentos dérmicos de ácido hialurônico: esforços para uma caracterização biofísica mais ampla e a correlação dos parâmetros biofísicos com o resultado clínico. Clinical, Cosmetical and Investigational Dermatology, v. 13, p. 87-97, 2020;
NOBILE V., BUONOCORE D., MICHELOTTI A., MARZATICO F. Eficácia antienvelhecimento e preenchimento de seis tipos de tratamento dermocosméticos à base de ácido hialurônico: ensaio duplo-cego, randomizado, de eficácia e segurança. Journal Cosmetic Dermatology, v. 13, n. 4, p. 277, 2014;
SCRIMA M., MEROLA F., VITO N., PACCHIONI D. VECCHI G., MELITO C., IORIO A., GIORI AM., FERRAVANTE A. Elucidações sobre o desempenho e a reversibilidade do tratamento com preenchimentos dérmicos à base de ácido hialurônico: abordagens in vivo e in vitro. Clinical, Cosmetic & Investigational Dermatology, v. 15, p. 2.630, 2022;
SIQUIER-DAMETO G., BOISNIC S., BOADAS-VAELLO P., VERDÚ E. Efeito antienvelhecimento e despigmentante de um complexo mecanicamente estabilizado de ácido hialurônico em explantes de pele humana. MDPI Polymers Journal, v. 15, n. 11, p. 2.438, 2023;
SIQUIER-DAMETO G., BOADAS-VAELLO P., VERDÚ E. Tratamento intradérmico com complexo de ácido hialurônico suplementado com aminoácidos e vitaminas antioxidantes melhora a hidratação e a viscoelasticidade em indivíduos saudáveis. MDPI Antioxidants Journal, v. 13, n. 7, p. 770, 2024;
YASIN, A., REN Y., LI-J., SHENG Y., CAO C., ZHANG K., Avanços em ácido hialurônico para aplicações biomédicas. Frontiers Journal, v. 10, 2022.