EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE O CARRO DE EMERGÊNCIA COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REDE EBSERH: RELATO DE EXPERIÊNCIA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202412221155


Allana Karen Santos Serra1; Jordana Maria Freitas Alves2; Luciany Barbosa da Silva Fernandes 3; Andréia Cristina da Silva Ribeiro4;  Helen Rosy Gomes Ribeiro5; Luana Márcia Rocha Silva6; Renata Sousa Campos7; Suelen Pacheco Chaves8;  Thays Luanny Santos Machado Barbosa9; Jocilene da Cruz Silva10


RESUMO

O presente estudo relata a realização de uma atividade de educação permanente sobre o Carro de Emergência para profissionais da equipe de enfermagem de uma unidade de internação em clínica médica. No que se refere ao papel do enfermeiro, um protocolo assistencial recente o menciona como responsável pela organização, conferência e reposição do carro de emergência. Espera-se, com isso, garantir a disponibilidade dos materiais e medicamentos necessários para o atendimento de pacientes em emergências, manter a padronização em relação  a quantidade de materiais e medicamentos, evitando desperdício e falta, assegurar a qualidade e eficácia do atendimento pelo conhecimento dos profissionais dos materiais dispostos no carro, assim proteger o paciente de danos desnecessários pela desorganização ou falta de insumos necessários para o atendimento de emergência, melhorando a organização e o processo de trabalho da equipe. Neste contexto, a realização de Educação Permanente é uma estratégia que pode auxiliar os profissionais de enfermagem a desenvolverem conhecimentos acerca da importância da conferência e conhecimento adequado sobre o carro de emergência.  

Palavras-chave: Carro de Emergência. Enfermagem. Educação Permanente.  

ABSTRACT

This study reports on the implementation of a continuing education activity on the Emergency Cart for nursing professionals from an inpatient unit in a medical clinic. Regarding the role of the nurse, a recent care protocol mentions the nurse as responsible for organizing, checking and replenishing the emergency cart. The aim is to ensure the availability of materials and medications necessary for emergency patient care, maintain standardization in relation to the quantity of materials and medications, avoiding waste and shortages, ensure the quality and effectiveness of care through the professionals’ knowledge of the materials arranged in the cart, thus protecting the patient from unnecessary harm due to disorganization or lack of supplies necessary for emergency care, improving the organization and work process of the team. In this context, carrying out continuing education is a strategy that can help nursing professionals develop knowledge based on meaningful learning and the possibility of transforming care practices.

Keywords: Emergency Car. Nursing. Continuing Education.

1. INTRODUÇÃO

Em 2004, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o intuito de potencializar ações educacionais que promovessem a reflexão acerca de processos de trabalho, práticas assistenciais e mudanças institucionais. Ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) promovem a qualificação assistencial e fortalecem as políticas públicas de humanização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (BRASIL ,2004)

Na EPS, os trabalhadores da saúde protagonizam o processo educativo que, por sua vez, consiste na educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho; participação ampliada; pedagogia da problematização; enfoque estratégico; multidisciplinaridade e interprofissionalidade. Nesse processo, é possível analisar o contexto de trabalho, identificar problemas emergentes, refletir e buscar soluções para as adversidades cotidianas. (FARIA,et al. 2021).

A atuação do enfermeiro nos serviços de urgência e emergência é de grande relevância, tendo em vista que esse profissional está diretamente em contato com o paciente, desde o primeiro momento no local da cena, por via do serviço pré-hospitalar, até o momento da alta ou transferência, para outra unidade ou instituição. (MOURA,et al.2024).

Nos hospitais, a montagem, conferência e manutenção do carro de emergência é um problema recorrente no cuidado às emergências. O que é relevante para a equipe de enfermagem, pois entre os profissionais desta classe, inclusive àqueles que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a maior parte deles se reconhece como responsáveis pela conferência e “manejo” do carro de emergência, fato que não exclui a responsabilidade interdisciplinar que as situações emergenciais demandam. ( PRESTES, et al. 2007).

Segundo SILVA et al. (2021), a responsabilidade de organização e manutenção dos CE nas unidades de internação é do enfermeiro na montagem, conferência e reposição de materiais e medicamentos. É obrigatório realizar a conferência do lacre e das lâminas de intubação orotraqueal, os testes com o desfibrilador, a verificação da quantidade de oxigênio no torpedo e demais itens ou aspectos que garantam a funcionalidade do Carro de Emergência diariamente.

Ainda no que se refere ao papel do enfermeiro, um protocolo assistencial recente o menciona como responsável pela organização do carro de emergência, atribuindo a este profissional as seguintes atividades: elaborar a escala de serviço para limpeza, realizar a testagem funcional do laringoscópio e do desfibrilador, conferir os lacres do carro de emergência, monitorar a presença, quantidade e validade dos materiais no impresso de conferência e repor os medicamentos e materiais que foram utilizados.(EBSERH, 2021).

 Ademais, a baixa adesão à rotina de conferência diária do carro de emergência pode trazer repercussões negativas à qualidade da assistência à saúde, como, por exemplo, o comprometimento no atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) ao paciente, devido à ausência e/ou ineficácia de materiais e medicamentos, e/ou não funcionamento adequado dos equipamentos. (LIMA, 2021).

Neste contexto, a realização de Educação Permanente é uma estratégia que pode auxiliar os profissionais de enfermagem a desenvolverem conhecimentos acerca da importância da conferência e conhecimento adequado sobre o carro de emergência. Definida como aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais (BRASIL, 2007)

Diante o exposto, a realização do presente estudo justifica-se pois permite entender que a baixa adesão na conferência e a falta de conhecimento sobre o carro de emergência pode ocasionar grandes riscos no atendimento das emergências hospitalares.

Neste sentido o objetivo deste estudo é o de relatar a experiência da realização de uma atividade de educação permanente sobre carro de emergência para os profissionais da equipe de enfermagem no contexto hospitalar de um hospital universitário da rede EBSERH.

2. METODOLOGIA 

Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência.

 O estudo ocorreu na unidade de internação em clínica médica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), no período de Junho a Setembro de 2024. Esse setor dispõe de 70 leitos divididos igualmente entre as alas, masculina e feminina, destinados à pacientes adultos e idosos em processos agudos ou crônicos que necessitam de internação clínica.

Na unidade de Clínica Médica atuam uma equipe  multiprofissional integrada por médicos especialistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e psicólogos que realizam a assistência aos pacientes em internação clínica. O setor também é campo de estágio para os acadêmicos dos cursos de graduação e de residência pertencentes a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). 

O relato foi baseado na experiência como instrutor de um enfermeiro assistencial na realização de educação permanente da equipe de enfermagem em Carro de Emergência que foi despertado pela necessidade de padronização, organização e conhecimento da equipe sobre o carro de emergência para trazer mais segurança diante das intercorrências do plantão.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 

A padronização dos carros de emergência favorecer a organização quanto ao conteúdo e a quantidade de materiais, com o propósito de facilitar o atendimento de emergência e estabelecer o processo de conferência diária e mensal. 

 O carro de Emergência da unidade não era padronizado entre as alas e nem conforme o POP Vigente da Instituição, não existia um fluxo de conferência com os materiais e quantidades que precisariam conter dentro do carro para ser norteador e isso gerava muitas dúvidas e inseguranças entre os profissionais da equipe de enfermagem, após uma conversa com a equipe foi identificado a necessidade do desenvolvimento de uma ação de educação permanente com os enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade sobre a referida temática.  

O desenvolvimento da atividade foi dividido em etapas. Primeiro, foi pesquisado o POP da Instituição no sistema  Equali,  foi realizado a leitura do mesmo para conhecimento e embasamento para realizar os próximos passos,  posterior foi realizado a conferência geral dos carros de emergência de ambas as alas,  na sequência foi realizado a organização e padronização dos carros de emergência de ambas as alas conforme o POP vigente da instituição com as quantidades de materiais, medicamentos listadas no POP,  após isso foi realizado a elaboração do livro de conferência e da planilha de controle de abertura do carro de emergência,  elaborou-se um material educativo para exposição sobre o tema.

O início da elaboração do material educativo foi através da realização de uma pesquisa no Equali sobre o POP da instituição sobre Conferência, padronização e Reposição do carro de emergência e artigos científicos que falassem sobre a importância da organização e adesão na conferência diária e mensal do carro de emergência para embasamento teórico sobre o tema. 

O material educativo utilizado contemplava informações atualizadas sobre a padronização do POP da instituição em relação as quantidades, os materiais, medicamentos que teriam que esta dispostos dentro do carro de emergência que foi organizado na forma de apresentação em fotos internas do carro, mostrando antes e depois, folders e impressos para os participantes através da mediação do enfermeiro instrutor. 

Para a realização das atividades com a equipe de enfermagem, procedeu-se inicialmente ao planejamento de qual dinâmica seria utilizada e dos aspectos logísticos, como, por exemplo, data, horário, duração e metodologia. O público-alvo da atividade, conforme previsto inicialmente foi a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade de clínica médica. 

A metodologia utilizada foi a explanação do conteúdo elaborado através da demonstração de como ficou o carro de emergência, projeção das fotos com o antes e depois do carro de emergência com o auxílio do computador da unidade, abertura do carro de emergência para que a equipe tivesse conhecimento de como cada gaveta tinha sido organizada, nesse momento a equipe ficou a vontade para conhecer os medicamentos, materiais, tirar as dúvidas em relação a preparo e administração de medicamentos, de quem era a responsabilidade na conferência, limpeza e reposição dos materiais utilizados, apresentação dos livros de conferencia e da planilha de abertura do carro, também foi entregue a todos os participantes um folders educativo, com as fotos internas do carro e alguns lembretes sobre as situações de emergências clinicas como exemplo a PCR.

A atividade de educação permanente ocorreu durante o turno de trabalho dos profissionais, contemplando o turno da manhã, tarde e noite, com duração aproximadamente de 60 minutos teórica/prática. A decisão de realizar as atividades educativas durante o turno laboral foi tomada para promover a participação de todos os membros da equipe de enfermagem. 

Essa aproximação com o ambiente real do trabalho é um dos objetivos da educação permanente, pois promove uma gestão participativa com vista  ao  desenvolvimento  de  autonomia  por parte  dos  profissionais com incremento  nas habilidades técnicas e relacionais (PRALON, GARCIA & IGLESIAS, 2021).  

Durante as atividades educativas os enfermeiros e técnicos de enfermagem foram estimulados a participar ativamente, fazendo questionamentos, compartilhando experiências, dúvidas e sugestões. O que promoveu o desenvolvimento de um processo educativo participativo e próximo da realidade vivenciada.  

Após a finalização da atividade os participantes avaliavam o momento, apontando que o assunto foi abordado de uma maneira explicativa, descritiva, de fácil entendimento e que as dúvidas foram esclarecidas, e pontuando a importância na organização do carro para facilitar o atendimento durante ao intercorrência, com isso foi concluída a atividade educativa proposta. 

4. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo apresentou a experiência na realização de uma atividade de educação permanente sobre a Conferência, Padronização e Organização do carro de emergência para profissionais da equipe de enfermagem de uma unidade de internação em clínica médica. Espera-se, com isso, garantir a disponibilidade dos materiais e medicamentos necessários para o atendimento de pacientes em emergências, manter a padronização em relação  a quantidade de materiais e medicamentos, evitando desperdício e falta, assegurar a qualidade e eficácia do atendimento pelo conhecimento dos profissionais dos materiais dispostos no carro, assim proteger o paciente de danos desnecessários pela desorganização ou falta de insumos necessários para o atendimento de emergência, melhorando a organização e o processo de trabalho da equipe.

Estratégias de educação permanente como a realizada neste estudo devem ser estimuladas assim como estudos e discussões entre os profissionais de enfermagem em âmbito hospitalar e no meio acadêmico, para que propostas sejam instituídas, buscando promover, aumentar e melhorar o conhecimento sobre as temáticas necessárias para melhoria da qualidade da assistência aos pacientes assistidos.

REFERÊNCIAS

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Ministério da Saúde (BR). Portaria nº. 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências [Internet]. 2004 [cited 2024 SET 11]. Available from: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1832.pdf.

Faria DLS, Ferreira Neto JL, Silva KL, Modena CM. Permanent health education: narrative of the mental health workers of Betim/Minas Gerais. Physis. [Internet]. 2021 [cited 2024 SET]; Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310202
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BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html. Acesso em: 10 de set de 2024.

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1Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. e-mail: allana.serra@ebserh.gov.br;2Enfermeira. Mestre em Enfermagem. e-mail: jordana.alves@ebserh.gov.br;
3Enfermeira. Pós-graduada em Saúde da Família. e-mail: luciany.fernandes@ebserh.gov.br;
4Enfermeira. Mestre em Enfermagem. e-mail: andreia.cristina@ebserh.gov.br;
5Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. e-mail: helen.ribeiro@ebserh.gov.br;
6Enfermeira. Pós-graduada em Epidemiologia. e-mail: luana.silva.5@ebserh.gov.br;
7Enfermeira. Pós-graduada em Saúde Materno Infantil. e-mail: renata.campos@ebserh.gov.br;
8Enfermeira. Especialista em Clínicas Médica e Cirúrgica. e-mail: suelen.pacheco@ebserh.gov.br;
9Enfermeira. Pós-graduada em Saúde do Adulto. e-mail: thays.barbosa@ebserh.gov.br;
10Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e Saúde Coletiva. e-mail: jocilene.silva@ebserh.gov.br