EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADO A ZOONOSES

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10198303


João Batista da Silva Morais1
Alan Carlos Gonçalves 2
Orientador: Prof.M.Evertton Aurélio Dias Campos3


AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer imensamente a todos os nossos familiares, que estiveram nos incentivando durante o processo de criação do artigo ofertando apoio moral e emocional. Também ao nosso professor orientador que ajudou a construir e melhorar nosso trabalho.

RESUMO

As zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Compreender e debater sobre as zoonoses é de suma importância devido às emergências que essas doenças podem ter na saúde pública, na economia e no bem-estar animal. Os objetivos deste artigo são: Avaliar a acessibilidade e disponibilidade das informações educacionais em diferentes contextos, considerando variáveis como recursos financeiros, infraestrutura tecnológica e acesso à internet.
Analisar como as fontes de educação podem ser adaptadas e personalizadas para atender às necessidades específicas de diferentes públicos-alvo, crianças, adultos e idosos e a população leiga em geral.
Verificar se os casos de ataques de animais e as infecções pelos mesmos poderiam ser evitadas com o simples conhecimento básico da população.
O processo foi dividido em cinco etapas, que incluem a identificação do tema, seleção de amostras, avaliação dos estudos encontrados, escolha das literaturas relevantes e a visão geral do conhecimento. A pesquisa nas bases de dados online foi realizada em 21 de outubro de 2023, com um período de publicação limitado entre os anos de 2018 e 2023. O conhecimento básico sobre o comportamento animal, sinais de agressão e medidas de precaução, como não perturbar animais selvagens, garantir o devido cuidado com animais de estimação e respeitar o habitat natural dos animais, é fundamental para prevenir ataques e infecções decorrentes. A educação em saúde fornece as informações fáceis para que as pessoas tenham cuidado e segurança em relação aos animais, diminuindo, assim, a ocorrência desses incidentes.

Palavras-chave: 1° zoonoses; 2° educação; 3° prevenção.

ABSTRACT

Zoonoses are infectious diseases that can be transmitted between animals and humans. Understanding and debating zoonoses is of paramount importance due to the emergencies that these diseases can have on public health, the economy and animal welfare. The objectives of this article are: To assess the accessibility and availability of educational information in different contexts, considering variables such as financial resources, technological infrastructure and internet access.
To analyze how educational sources can be adapted and customized to meet the specific needs of different target audiences, children, adults, the elderly and the lay population in general.
To see if cases of animal attacks and animal infections could be prevented with simple basic knowledge among the population.
The process was divided into five stages, which included identifying the topic, selecting samples, evaluating the studies found, choosing the relevant literature and providing an overview of knowledge. The search of online databases was carried out on October 21, 2023, with a limited publication period between the years 2018 and 2023. Basic knowledge about animal behavior, signs of aggression and precautionary measures, such as not disturbing wild animals, ensuring proper care of pets and respecting the animals’ natural habitat, is key to preventing attacks and resulting infections. Health education provides the information

Keywords: 1° zoonoses; 2° education; 3° prevention.

1. INTRODUÇÃO

As zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Compreender e debater sobre as zoonoses é de suma importância devido às emergências que essas doenças podem ter na saúde pública, na economia e no bem-estar animal. Essas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos, e sua transmissão pode ocorrer por meio do contato direto com animais infectados, picadas de vetores, como mosquitos e carrapatos, e até mesmo por meio do contato com o meio ambiente contaminado. (OMS,2018)

A sensibilização da população sobre as zoonoses é essencial para identificar medidas de prevenção e controle, bem como promover a conscientização pública sobre os riscos associados. Com a rápida globalização, urbanização e mudanças climáticas, o risco de surtos de zoonoses tem aumentado, tendo uma abordagem holística e colaborativa para enfrentar essas doenças. Além disso, o estudo e a compreensão das zoonoses desempenham um papel fundamental na vigilância epidemiológica, na implementação de políticas de saúde e na resposta a emergências sanitárias, garantindo a proteção da saúde humana e animal. Ao debater sobre as zoonoses, podemos melhorar a preparação e a resposta a surtos, reduzir os efeitos negativos e promover a saúde e o bem-estar tanto de humanos quanto de animais. (SÁ,2019)

A educação em saúde transcende o ambiente escolar tradicional, abrangendo uma variedade de contextos e formatos. Desde programas formais em instituições de ensino até iniciativas informais na comunidade, a educação em saúde assume diferentes formas para atender às necessidades diversas das pessoas. Além disso, a era digital trouxe uma revolução na forma como a informação sobre saúde é acessada e compartilhada. Plataformas online, aplicativos móveis e recursos multimídia oferecem oportunidades inovadoras para a disseminação de conhecimentos sobre práticas saudáveis e auto-cuidado. (SÁ,2019).

Nesse sentido, é sensato que a utilização dessas tecnologias educacionais potencialize a orientação de cuidados para toda comunidade. Diante desse cenário, destaca-se o desenvolvimento de tecnologias educacionais em diversas modalidades, como táteis e auditivas, expositivas e dias lógicas, impressas e audiovisuais, como estratégias metodológicas para o processo de educação em

saúde voltada para todas as faixas etárias. A introdução dessas tecnologias é entendida como uma contribuição significativa para a construção do conhecimento em relação ao auto-cuidado. Exemplo de como a educação em saúde se flexibiliza e se atualiza com os anos foi a experiência da última pandemia mundial de COVID-19, onde a todo tempo os meios de comunicação como programas televisivos, jornais e lives online foram usados para alertar e informar a população da real crise que se vivia no mundo. (NEVES,2021).

No que diz respeito à transmissão de zoonoses, a educação em saúde enfatiza práticas de higiene adequadas ao lidar com animais, incluindo a lavagem das mãos após o contato e a manipulação segura de excrementos, evitando a propagação de doenças zoonóticas. Ao capacitar as comunidades com conhecimento sobre a interação segura com animais e práticas de prevenção de doenças, a educação em saúde desempenha um papel vital na construção de ambientes mais seguros para humanos e animais, contribuindo para a prevenção de incidentes prejudiciais à saúde, se nota que uma população que possui conhecimento sobre como se precaver as infestações e visitas inesperadas de animais que transmitem essas doenças, claramente tem taxas reduzidas dessas infecções (DE PAULA, 2020) .

1.1. QUESTÃO NORTEADORA

Como a educação em saúde se mostra eficaz para evitar a infecção da população leiga pelas doenças zoonóticas?

1.2.OBJETIVO GERAL

Esclarecer como a educação em saúde pode evitar a contaminação da população leiga.

1.3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Avaliar a acessibilidade e disponibilidade das informações educacionais em diferentes contextos, considerando variáveis como recursos financeiros, infraestrutura tecnológica e acesso à internet.
  • Analisar como as fontes de educação podem ser adaptadas e personalizadas para atender às necessidades específicas de diferentes públicos-alvo, incluindo crianças, adultos e idosos e a população leiga em geral.
  •   Verificar se os casos de ataques de animais e as infecções pelos mesmos poderiam ser evitadas com o simples conhecimento básico da população.

2. METODOLOGIA

Dado que este é um estudo de revisão de literatura, não é necessário obter aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Não foram identificados quaisquer interesses em conflito que pudessem prejudicar a avaliação dos resultados obtidos neste estudo.

Este estudo em questão é uma revisão da literatura que tem como objetivo discutir e examinar a produção de conhecimento, permitindo uma análise aprofundada das teorias a partir de diversas perspectivas relacionadas a um mesmo tópico.

O processo foi dividido em cinco etapas, que incluem a identificação do tema, seleção de amostras, avaliação dos estudos encontrados, escolha das literaturas relevantes e, por fim, a visão geral do conhecimento. A pesquisa nas bases de dados online foi realizada em 21 de outubro de 2023, com um período de publicação limitado entre os anos de 2018 e 2023.

A identificação dos estudos foi realizada por meio da consulta das bases de dados eletrônicos PubMed, SCIELO e LILACS. Uma estratégia de pesquisa foi elaborada considerando as particularidades de cada uma dessas bases de dados utilizando as seguintes palavras-chave associadas a operadores booleanos AND e OR: “Attack AND animals”, “Animals and zoonoses” e “Education AND zoonoses” nas bases de dados, localizamos um total de 19,213 estudos. Desse grande número de artigos foram retirados 200 para leitura dos títulos de cada um, para uma análise inicial após a leitura dos títulos foram revisados os resumos. Após essa fase, excluímos 137 estudos, deixando-nos com 63 estudos para uma análise mais aprofundada. Desses, 11 estudos foram excluídos por utilizarem uma forma de educação não acessível a toda população. Realizamos também uma busca manual em suas referências, mas não identificamos nenhum novo artigo, resultando em 15 estudos para a amostra final desta revisão integrativa.

O quadro 1 detalha a quantidade de estudos achados dentro dessas 3 bases de dados usando a estratégia de busca já descrita, o quadro 2 detalha como foi feita a exclusão e a escolha dos artigos pertinentes para formação da pesquisa.

Quadro 1 – Estratégia de busca usada em cada base de dados e seus resultados.

BASE   DE ADOSESTRATÉGIA DE BUSCATOTAL DE ESTUDOS ACHADOS
PubMedAttack AND animals”, “Animals and zoonoses” e Education AND zoonoses”.17,149
SCIELOAttack AND animals”, “Animals and zoonoses” e Education AND zoonoses”.286
LILACSAttack AND animals”, “Animals and zoonoses” e Education AND zoonoses”.1,778

Quadro 2 – Escolha dos artigos por meio dos critérios já apresenta

      IDENTIFICAÇÃOESTUDOS ENCONTRADOS NOSSEGUINTES BANCOS DE DADOS: PUBMED (17,149) SCIELO (286) LILACS (1,778) TOTAL (19,213) 
SeleçãoEstudos Selecionados após leitura do título. (200)Estudos retirados após leitura do título e resumo. (137)
Artigos escolhidos para leitura completa.Estudos avaliados pela leitura com base nos critérios de escolha. (63)Artigos excluídos por se tratar de uma forma educacional não acessível a todos. (11)
InclusãoEstudos usados para avaliação dos resultados e formação da conclusão. (15) 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Quadro 3 – Síntese narrativa dos artigos selecionados


No Quadro 3 se encontra a síntese narrativa dos artigos selecionados nesta revisão, nele se apresenta as principais características e resultados dos estudos achados, que foram publicados entre 2018 e 2023. A maioria dos estudos foi encontrada em inglês, espanhol e português, todos encontram-se disponíveis nas bases de dados já indicadas no texto (PubMed, Scielo, LILACS), sendo (…) formado o texto descrevendo as formas de artigos achados, revisão literária etc.

A sociedade contemporânea vive em um mundo digital, no qual o acesso à informação desempenha um papel central na educação e no desenvolvimento pessoal. No entanto, avaliar a acessibilidade e disponibilidade das informações educacionais em diferentes contextos é crucial, pois variáveis como recursos financeiros, infraestrutura tecnológica e acesso à internet podem ser fatores limitantes. Nesse sentido, é fundamental considerar que a educação em saúde e as políticas sanitárias demonstram, por meio de estudos, serem acessíveis a diversos estratos da população, destacando-se como um exemplo positivo de inclusão educacional.(SOUZA,2018)

No desenvolvimento, é notável que a democratização da educação em saúde e das políticas sanitárias é eficaz, graças a estratégias que compartilham uma diversidade de cenários socioeconômicos e de acesso à tecnologia e a própria informação através da chamada educação popular. Projetos de educação à distância, plataformas online e a ampliação do acesso à internet em remotos têm sido implementados, garantindo que informações essenciais estejam disponíveis a todos, além da disseminação dessas informações por comunicação entre a população e os profissionais de saúde (FRIAS,2022). O acesso à educação externa para a saúde é essencial para capacitar comunidades a cuidarem do seu bem-estar, especialmente em contextos onde o acesso à internet é limitado. Diante dessa realidade, estratégias inovadoras e inclusivas são fundamentais para garantir que a informação sobre saúde seja acessível a todos. As estratégias adaptadas regulam os desafios enfrentados pelas comunidades com acesso limitado à internet, oferecendo alternativas criativas e culturalmente relevantes para promover a educação em saúde de maneira acessível e inclusiva. Ao considerar as especificidades de cada estudo visto, é possível construir programas educacionais que capacitem as comunidades a cuidarem da saúde de forma sustentável e significativa.(SÁ,2019)

Em conclusão, a avaliação da acessibilidade e disponibilidade das informações educacionais em diferentes contextos revela que a educação em saúde e as políticas sanitárias se destacam como um exemplo positivo. É crucial que outros setores da educação sigam esse exemplo, buscando maneiras de superar barreiras e tornar o aprendizado cada vez mais acessível.

Considerando os estudos apresentados, é evidente que, quando se trata de educação em saúde e políticas sanitárias, a avaliação é positiva. Os avanços na tecnologia e nas políticas públicas garantiram uma maior igualdade de acesso a essas informações essenciais.(SOUZA,2018)

A acessibilidade da educação em saúde tornou-se uma realidade cada vez mais palpável e inclusiva, abrangendo todas as faixas etárias e incorporando avanços tecnológicos para ampliar o alcance dessas informações específicas. Hoje em dia, observamos uma variedade de estratégias que visam fornecer conhecimentos sobre saúde de maneira acessível e personalizada(NEVES,2021). Para as faixas etárias mais jovens, a educação em saúde foi construída de maneira integrada ao currículo escolar, introduzindo conceitos desde a infância e promovendo hábitos saudáveis desde cedo. Tecnologias educacionais, como jogos interativos e aplicativos educativos, são frequentemente utilizados para tornar o aprendizado sobre saúde mais envolvente e atraente para as crianças. No caso das populações mais idosas, programas de educação em saúde adaptados às suas necessidades específicas estão sendo desenvolvidos, considerando os desafios típicos dessa faixa etária, como a redução da acuidade sensorial e a necessidade de informações práticas relacionadas ao envelhecimento(SÁ,2019).

A disponibilidade de informações educacionais na área da saúde é reforçada por órgãos governamentais e organizações não governamentais que visam garantir a acessibilidade desses conhecimentos. Dessa forma se percebe que existe uma maleabilidade das informações sendo possível que a mesma alcance diversas populações diferentes, nos estudos encontrados, foi visto que tanto crianças, quanto adultos e idosos precisam ser conscientizados, e isso se mostrou totalmente necessário e possível. (SOUZA,2018)

Em resumo, a acessibilidade e disponibilidade das informações educacionais em diferentes contextos, têm importância significativa, especialmente no âmbito da educação em saúde e políticas sanitárias. A educação em saúde e as políticas sanitárias são exemplos positivos de como barreiras podem ser superadas para garantir que todos tenham acesso às informações necessárias para uma vida mais saudável e consciente.(SÁ,2019)

A prevenção de casos de ataques de animais e das infecções resultantes destes eventos pode ser alcançada por meio do simples conhecimento básico da população. Neste contexto, a educação em saúde desempenha um papel crucial ao fornecer informações e orientações que podem evitar tais incidentes. A resposta positiva a essa questão está baseada na ideia de que a conscientização e o entendimento sobre o comportamento dos animais e medidas de segurança são essenciais para evitar esses eventos, como foi analisado nos estudos apresentados (OLIVEIRA,2018) .

O conhecimento básico sobre o comportamento animal, sinais de agressão e medidas de precaução, como não perturbar animais selvagens, garantir o devido cuidado com animais de estimação e respeitar o habitat natural dos animais, é fundamental para prevenir ataques e infecções decorrentes. A educação em saúde fornece as informações fáceis para que as pessoas tenham cuidado e segurança em relação aos animais, diminuindo, assim, a ocorrência desses incidentes (MATOS,2020).

A educação em saúde fornece as informações fáceis para que as pessoas tenham cuidado e segurança em relação aos animais, diminuindo, assim, a ocorrência desses incidentes. Em uma comunidade com acesso a informações e treinamento especializado, os estudos aqui presentes afirmam que a comunidade educada e informada sabe exatamente como agir e realizar ações específicas e qualificadas diante dessas situações em que esses animais representam um perigo eminente, sendo fundamentais para a promoção da segurança e do bem-estar coletivo, uma população bem informada é capaz de antecipar riscos ao adquirir conhecimentos sobre os habitats e comportamentos desses animais (OVERGAAUW,2020). O treinamento especializado fornece insights importantes, ensinando a comunidade a proteger os locais vulneráveis à presença desses animais, como também adotar medidas preventivas em suas residências, a capacidade de identificar espécies potencialmente perigosas é uma habilidade crucial. O treinamento permite que os membros da comunidade distingam entre animais inofensivos e aqueles que podem representar uma ameaça à saúde. Essa capacidade de diferenciação é vital para uma resposta eficaz diante de encontros inesperados. O comportamento de uma população preparada e precavida permite à comunidade estabelecer uma conexão eficaz com profissionais de saúde, autoridades locais e serviços de controle de vetores. Essa colaboração é vital para uma resposta abrangente e profissional diante de incidentes envolvendo animais transmissores de zoonoses. (FRIAS,2022)

Dessarte, a prevenção de casos de ataques a animais e infecções pode ser eficaz por meio do simples conhecimento básico da população. Ao promover a conscientização sobre o comportamento animal e práticas seguras, é possível evitar a maioria desses incidentes (MATOS,2020). Portanto, investir na educação em saúde é uma estratégia eficaz para a segurança da população em relação aos animais. Em resumo, uma comunidade com acesso à informação e treinamento especializado está preparada para agir de maneira assertiva diante de situações envolvendo animais que transmitem zoonoses. O conhecimento preventivo, a capacidade de identificação, as medidas de prevenção residencial e a colaboração com profissionais de saúde são elementos essenciais para promover uma resposta eficaz e, consequentemente, garantir a segurança coletiva (SOUZA,2018).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao finalizar este trabalho de conclusão de curso sobre zoonoses e seu enfrentamento por meio da educação em saúde, foi constatado que os objetivos propostos foram integralmente realizados. A pesquisa e análise realizadas forneceram uma compreensão mais profunda das complexidades das zoonoses, ressaltando a importância de estratégias preventivas ancoradas na disseminação do conhecimento.

A epidemia global de zoonoses destaca a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental. Nesse contexto, a educação em saúde surge como uma ferramenta essencial na prevenção e controle dessas doenças. O trabalho demonstrou que a divulgação de informações sobre a transmissão, sintomas, medidas preventivas e cuidados adequados pode desempenhar um papel crucial na redução da incidência de zoonoses.

Os resultados positivos alcançados refletem não apenas a eficácia das estratégias educacionais inovadoras, mas também a conscientização crescente da comunidade em relação às práticas que podem mitigar os riscos de infecções zoonóticas. A colaboração entre profissionais de saúde, educadores e a comunidade foi fundamental para o sucesso dessas iniciativas.

Além disso, o estudo reforça a necessidade contínua de investimentos e políticas públicas direcionadas à promoção da educação em saúde. A abordagem proativa adotada neste trabalho destaca que a prevenção é mais eficaz e econômica do que o tratamento de doenças zoonóticas após sua ocorrência. Portanto, recomenda-se que os resultados positivos desta pesquisa sirvam como base para a implementação de programas mais abrangentes e sustentáveis de educação em saúde.

REFERÊNCIAS

ABDULHAMEED, M. F. et al. Neglected zoonoses and the missing opportunities for One Health education: The case of cystic echinococcosis among surgically operated patients in Basrah, southern Iraq. Diseases (Basel, Switzerland), v. 7, n. 1, p. 4, 2019.

ALHO, A. M. et al. Awareness of zoonotic diseases and parasite control practices: a survey of dog and cat owners in Qatar. Parasites & vectors, v. 11, n. 1, 2018.

BATISTA, L. A. X.; TENÓRIO, D. DE P. Q.; PACHECO, L. M. DE M. Aspectos clínico-epidemiológicos dos acidentes botrópicos notificados em um hospital de referência de Alagoas. Medicina (Ribeirao Preto, Online), 2020.

COTOC, C.; NOTARO, S. Race, zoonoses and animal assisted interventions in pediatric cancer. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 13, p. 7772, 2022.

DE PAULA RÊGO GRACIANO LUZ, A. et al. EMERGÊNCIAS RELACIONADAS A ACIDENTES POR ESCORPIÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista interdisciplinar em saúde, v. 7, n. Único, p. 1190–1204, 2020.

DUARTE, N. F. H. et al. Epidemiologia da raiva humana no estado do Ceará, 1970 a 2019. Epidemiol. serv. saúde, p. e2020354–e2020354, 2021.

FRIAS, D. F. R.; OLIVEIRA, R. O. DE; BARBOSA, K. F. Perfil dos agravos com animais potencialmente transmissores da raiva, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2019 a 2021. Rev. baiana saúde pública, p. 134–149, 2022.

MARQUES, S. R.; ALVES, L. C.; FAUSTINO, M. A. DA G. Análise epistemológica dos conhecimentos científicos sobre Toxocara sp. com ênfase na infecção humana. Ciencia & saude coletiva, v. 24, n. 1, p. 219–228, 2019.

MATOS, R. R.; IGNOTTI, E. Incidência de acidentes ofídicos por gêneros de serpentes nos biomas brasileiros. Ciencia & saude coletiva, v. 25, n. 7, p. 2837–2846, 2020.

NEVES, V. N. S. et al. UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19. Educacao & sociedade, v. 42, p. e240176, 2021.

OLIVEIRA NETO, R. R. DE et al. Nível de conhecimento de tutores de cães e gatos sobre zoonoses. Revista de salud publica (Bogota, Colombia), v. 20, n. 2, p. 198–203, 2018.

OVERGAAUW, P. A. M. et al. A One Health perspective on the human–companion animal relationship with emphasis on zoonotic aspects. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3789, 2020.

SÁ, G. G. DE M. et al. Tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos na comunidade: revisão integrativa da literatura. Revista latino-americana de enfermagem, v. 27, p. e3186, 2019.

SOUZA, K. R. et al. Saberes e práticas sobre controle do Aedes aegypti por diferentes sujeitos sociais na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de saude publica, v. 34, n. 5, p. e00078017, 2018.

SUM, S. J. J.; MATEUS, A. L. P. Practices and perceptions of British dog owners related to pet‐associated zoonoses. The journal of small animal practice, v. 63, n. 4, p. 293–304, 2022.

TALAVERA T., M. et al. Accidentes por mordedura de canes y conocimiento de rabia urbana en pobladores de Madre de Dios y Puno, Perú, 2014. Revista de investigaciones veterinarias del Peru, v. 29, n. 3, p. 1025–1035, 2018. View of Parasites with zoonotic potential in pets feces on the beaches of greater Florianópolis,   Santa Catarina,       Brazil. Disponível    em: <https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/168442/163847>. Acesso em: 6 nov. 2023.


1Graduando do curso de enfermagem do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. E-mail:Silvajo.9027@gmail.com.

2Graduando do curso de enfermagem do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. E-mail:alanzynho.carlos93@gmail.com

3Professor do curso de enfermagem do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. E-mail:Evertton.Campos@uniceplac.edu.br