EDUCAÇÃO EM SAÚDE E HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:IMPACTOS NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

HEALTH EDUCATION AND HUMANIZATION OF CARE: IMPACTS ON SERVICE QUALITY IN UNIVERSITY HOSPITALS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10249101503


Ilana Maria Brasil Do Espirito Santo[1]
Clóvis Corrêa de Carvalho[2]
Wendell Emanoel Marques de Oliveira[3]
Silvana Dias Correa[4]
Karyne Vilanova Andrade[5] 
Hildamar Nepomuceno Da Silva[6]
Mila Garcia De Mello Souza Oliveira[7]
Paulo Alves Bezerra Morais[8]
Walna Luisa Barros E Ramos[9]
Patrick Da Silva Gutierres[10] 
Flavio Cesar Moura Da Cruz[11]
Sheila De Lima Alexandre[12]
Deylane De Melo Barros[13]
Patricia Esquivel Da Silva[14]
Pamela Santos Almagro Da Silva[15]


Resumo

Introdução: A educação em saúde e a humanização do atendimento são fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços prestados nos hospitais universitários (HUs) do Brasil. Esses hospitais desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde, combinando teoria e prática para garantir um atendimento de excelência. A promoção de práticas humanizadas e a educação contínua são essenciais para fortalecer a qualidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos: Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da educação em saúde e da humanização do atendimento nos HUs, destacando a relevância desses fatores na formação de profissionais mais preparados e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Método: Este estudo descritivo e qualitativo foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, que incluiu a análise de 19 estudos focados na educação em saúde e humanização do atendimento nos HUs. A coleta de dados foi conduzida através de uma análise detalhada dos estudos selecionados, utilizando técnicas de análise de conteúdo para identificar as práticas educacionais e os impactos na qualidade do atendimento. Resultados e Discussão: Os resultados revelam que a educação em saúde nos HUs é crucial para a formação contínua e atualização dos profissionais, garantindo práticas clínicas mais seguras e eficazes. Além disso, a humanização do atendimento tem demonstrado impactos significativos na satisfação e nos resultados dos pacientes, fortalecendo a relação entre paciente e profissional de saúde. A produção científica nos HUs também contribui para a inovação e a aplicação de práticas baseadas em evidências, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Considerações Finais: Este estudo confirma que a combinação de educação em saúde e humanização do atendimento é essencial para o fortalecimento da qualidade dos serviços nos HUs. A capacitação contínua dos profissionais, a promoção de um cuidado humanizado e a integração entre ensino e prática são estratégias fundamentais para garantir a excelência no atendimento à saúde e a formação de profissionais comprometidos com a qualidade do SUS. 

Descritores: Educação em Saúde, Humanização do Atendimento, Qualidade dos Serviços, Hospitais Universitários, Formação Profissional

ABSTRACT

Introduction: Health education and humanization of care are fundamental to improving the quality of services provided by university hospitals (HUs) in Brazil. These hospitals play a crucial role in the training of healthcare professionals by combining theory and practice to ensure excellence in care. Promoting humanized practices and continuous education is essential to strengthen the quality of care within the Unified Health System (SUS). Objectives: This study aims to analyze the impact of health education and humanization of care in HUs, highlighting the relevance of these factors in preparing better-trained professionals and improving the quality of services offered to the population. Method: This descriptive and qualitative study was conducted through an integrative literature review, including the analysis of 19 studies focused on health education and humanization of care in HUs. Data collection was carried out through a detailed analysis of the selected studies, using content analysis techniques to identify educational practices and their impacts on the quality of care. Results and Discussion: The results reveal that health education in HUs is crucial for the continuous training and updating of professionals, ensuring safer and more effective clinical practices. Additionally, humanization of care has shown significant impacts on patient satisfaction and outcomes, strengthening the relationship between patients and healthcare professionals. Scientific production in HUs also contributes to innovation and the application of evidence-based practices, improving the quality of services provided. Conclusions: This study confirms that the combination of health education and humanization of care is essential for strengthening the quality of services in HUs.

Continuous professional development, promotion of humanized care, and integration between teaching and practice are fundamental strategies to ensure excellence in healthcare and the training of professionals committed to the quality of SUS. 

Descriptors: Health Education, Humanization of Care, Quality of Services, University Hospitals, Professional Training.

1  INTRODUÇÃO

A educação em saúde desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços prestados em hospitais universitários, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses hospitais, além de oferecerem cuidados de saúde, são também centros de formação e pesquisa, onde a integração entre ensino e prática clínica é essencial para a qualificação dos profissionais de saúde. De acordo com Barros e Silva (2022), “a educação em saúde em hospitais universitários contribui diretamente para a formação de profissionais mais preparados, promovendo a humanização do atendimento e, consequentemente, a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos”. Nesse sentido, o foco na humanização do atendimento é um elemento chave para garantir um cuidado mais eficaz e alinhado às necessidades dos pacientes.

Os hospitais universitários (HUs) ocupam uma posição estratégica no sistema de saúde brasileiro, funcionando como espaços privilegiados para a formação de profissionais que estarão na linha de frente do atendimento à população. Esses profissionais, sejam eles estudantes de medicina, enfermagem, ou outras áreas da saúde, recebem, nos HUs, uma formação que alia teoria e prática, preparando-os para enfrentar os desafios reais do cotidiano hospitalar. Conforme destaca Gonçalves e Martins (2023), “a educação permanente nos hospitais universitários não apenas capacita os futuros profissionais, mas também contribui para a humanização do cuidado, um dos pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade no SUS”.

A humanização do atendimento, um dos focos principais da educação em saúde nos HUs, tem sido amplamente reconhecida como uma estratégia eficaz para melhorar a experiência do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. Essa abordagem enfatiza o cuidado centrado no paciente, a comunicação eficaz entre equipe e pacientes, e a criação de um ambiente acolhedor e respeitoso. Maciel e Oliveira (2021) apontam que “a humanização nos HUs é um processo que se dá de forma integrada à educação dos profissionais de saúde, resultando em práticas que refletem maior empatia, respeito e compromisso com o bem-estar do paciente”.Além disso, a qualidade do atendimento hospitalar é diretamente influenciada pela formação contínua que os profissionais recebem nos HUs. A implementação de estratégias pedagógicas voltadas para a prática clínica permite que os estudantes e profissionais desenvolvam competências técnicas e comportamentais fundamentais para o cuidado integral do paciente. Segundo Castro e Ferreira (2021), “os hospitais universitários, ao incorporarem a educação em saúde em seus processos de trabalho, promovem uma melhoria significativa na qualidade do atendimento, refletindo-se em melhores resultados para os pacientes e para o sistema de saúde como um todo”.

A intersecção entre ensino e prática nos HUs cria um ambiente dinâmico de aprendizado, onde a troca de conhecimentos entre docentes, estudantes e profissionais de saúde é constante. Essa interação não só enriquece a formação dos alunos, mas também fomenta a implementação de práticas baseadas em evidências que melhoram a qualidade do atendimento. Lima e Rocha (2022) ressaltam que “os hospitais universitários, por sua natureza acadêmica, são ambientes propícios para a inovação em práticas de saúde, o que contribui para a constante evolução dos padrões de qualidade no atendimento prestado”.

Outro aspecto crucial é a contribuição dos HUs para a educação permanente dos profissionais de saúde, um processo contínuo que assegura a atualização constante das práticas clínicas. Essa educação contínua é essencial para que os profissionais estejam sempre preparados para responder às demandas do SUS, mantendo-se alinhados às melhores práticas de humanização e qualidade. Santos e Costa (2023) afirmam que “a educação em saúde nos hospitais universitários é uma ferramenta poderosa para a melhoria da qualidade do serviço, pois possibilita a atualização constante dos profissionais e a incorporação de novas práticas que beneficiam diretamente os pacientes”.

A produção científica nos hospitais universitários é fundamental para aprimorar a educação em saúde e a humanização do atendimento. As pesquisas realizadas nesses ambientes geram conhecimentos que são rapidamente incorporados ao ensino e às práticas clínicas, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados. Como afirmam Souza e Ribeiro (2021), “a produção científica nos hospitais universitários impulsiona a evolução das práticas de saúde, refletindo-se em uma educação mais robusta e em um atendimento mais humanizado”.

Os hospitais universitários desempenham um papel crucial na disseminação de uma cultura de qualidade e humanização que transcende os muros do hospital, influenciando positivamente o sistema de saúde como um todo. Essa influência se manifesta tanto através dos profissionais formados nesses hospitais quanto das práticas inovadoras que, frequentemente, são adotadas por outras instituições de saúde. Como observam Teixeira e Nunes (2022), “os hospitais universitários são verdadeiros laboratórios de excelência em saúde, onde a educação, a prática e a humanização se unem para promover um serviço de alta qualidade que impacta positivamente o SUS e toda a sociedade”.

2  MÉTODO

Este artigo apresenta uma revisão integrativa destinada a explorar e sintetizar as melhores práticas relacionadas à educação em saúde e à humanização do atendimento nos hospitais universitários. A revisão integrativa é uma metodologia que permite combinar dados de estudos teóricos e empíricos, oferecendo uma compreensão abrangente e detalhada de temas complexos. Esse método é particularmente relevante para avaliar o impacto de estratégias educacionais na qualidade dos serviços e na promoção de um atendimento mais humanizado.

A busca por estudos para esta revisão foi realizada em junho de 2024, utilizando diversas bases de dados de referência. Entre as bases consultadas, estão o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, a Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a Base de Dados em Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o Index To Nursing And Allied Health Literature (CINAHL) e o Google Acadêmico. Além dessas, também foram incluídas fontes mencionadas nas referências iniciais do estudo, como a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que contribui significativamente para a compreensão das práticas educacionais nos hospitais universitários.

Na etapa inicial da revisão, foi realizada uma seleção criteriosa para identificar estudos que atendiam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. Dois revisores independentes analisaram os títulos e resumos dos artigos para avaliar sua relevância em relação ao tema proposto. Nos casos em que os resumos eram inconclusivos ou ausentes, o texto completo dos artigos foi examinado para assegurar a aderência aos critérios de inclusão. Qualquer discordância entre os revisores foi resolvida por meio de consenso, com a participação de um terceiro revisor, garantindo a objetividade e a precisão na seleção dos estudos.

Para a gestão e organização das referências bibliográficas, foi utilizado o software Mendeley, que facilitou uma revisão sistemática e detalhada dos materiais selecionados. Na sequência, foi realizada a extração de dados com o auxílio de uma ferramenta especialmente adaptada para este propósito. Esta fase envolveu a coleta de informações detalhadas sobre os autores, período de estudo, ano de publicação, país de origem, metodologias empregadas, amostras estudadas e as principais conclusões de cada estudo incluído na revisão.

A análise dos dados extraídos permitiu a identificação de tendências e lacunas na literatura, bem como a síntese de evidências que ressaltam a importância da educação em saúde e da humanização no contexto dos hospitais universitários. Esses achados oferecem uma base sólida para a implementação de práticas que possam melhorar a qualidade do atendimento e a formação dos profissionais de saúde, contribuindo diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS).

3  RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Os resultados da revisão demonstram que a educação em saúde nos hospitais universitários tem um impacto direto na melhoria da qualidade dos serviços prestados. Almeida e Pereira (2023) destacam que a integração entre teoria e prática clínica nos HUs não só melhora a formação dos profissionais, mas também eleva o padrão de atendimento, resultando em maior satisfação dos pacientes e melhor adesão aos tratamentos. Essa formação robusta reflete-se na prática diária, onde os profissionais conseguem aplicar de maneira eficaz os conhecimentos adquiridos.

Além disso, a análise dos 19 estudos incluídos revelou que a implementação de programas contínuos de educação em saúde nos HUs é fundamental para a capacitação dos profissionais de saúde, o que se traduz em práticas mais seguras e eficazes. Barros e Silva (2022) enfatizam que esses programas de educação permanente garantem que os profissionais estejam sempre atualizados com as melhores práticas, o que é essencial para manter a qualidade do atendimento no SUS. Esse processo de aprendizagem contínua é vital para a adaptação às mudanças nas diretrizes e para a incorporação de novas tecnologias e abordagens de cuidado.

A humanização do atendimento, outro ponto crucial revelado pela revisão, tem mostrado impactos visíveis na qualidade do cuidado em hospitais universitários. Maciel e Oliveira (2021) observam que práticas humanizadas, como a escuta ativa e a comunicação empática, são fundamentais para o desenvolvimento de um cuidado centrado no paciente. Esses elementos não apenas aumentam a satisfação do paciente, mas também melhoram os resultados clínicos, promovendo um ambiente de cuidado mais seguro e eficaz. A formação dos profissionais nesses princípios tem sido essencial para criar uma cultura de humanização dentro das instituições.

Outro achado relevante foi a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino e prática clínica nos HUs. Segundo Lima e Rocha (2022), a colaboração entre estudantes, residentes e profissionais experientes facilita a troca de conhecimentos e a implementação de práticas baseadas em evidências, essenciais para a melhoria contínua dos serviços de saúde. Essa integração fortalece tanto a formação acadêmica quanto a prática clínica, garantindo que as abordagens mais atuais e eficazes sejam adotadas e difundidas entre os futuros profissionais de saúde.

Visíveis impactos também foram observados na maneira como a produção científica nos HUs influencia diretamente a qualidade dos serviços e a educação em saúde. Souza e Ribeiro (2021) destacam que a pesquisa acadêmica conduzida nesses hospitais não apenas avança o conhecimento na área da saúde, mas também tem um impacto direto na formação dos profissionais, resultando em práticas mais humanizadas e eficazes. Essa produção científica reflete-se na melhoria contínua dos cuidados prestados, à medida que novas evidências são rapidamente incorporadas ao ensino e à prática clínica.

Os estudos analisados ressaltam que os hospitais universitários são essenciais para a disseminação de uma cultura de qualidade e humanização no SUS. Teixeira e Nunes (2022) apontam que a formação de profissionais em um ambiente que valoriza tanto a excelência técnica quanto o cuidado humanizado é crucial para que esses valores sejam incorporados em toda a rede de saúde. Os HUs não só melhoram os serviços prestados dentro de suas próprias instituições, mas também influenciam positivamente outras unidades de saúde, que adotam essas práticas como modelo, contribuindo para a transformação do sistema de saúde como um todo.

A revisão integrativa evidencia que a educação em saúde e a humanização do atendimento são pilares fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços nos hospitais universitários. Castro e Ferreira (2021) mostram que essa combinação de abordagens fortalece a formação dos profissionais de saúde e melhora significativamente os resultados clínicos, criando um ciclo virtuoso de aprendizado contínuo e excelência no atendimento. Assim, os HUs se consolidam como atores chave na transformação do sistema de saúde, contribuindo para a consolidação de um SUS mais eficaz e humanizado.

4  CONCLUSÃO

Diante dos achados, os resultados desta revisão integrativa demonstram claramente a relevância da educação em saúde e da humanização do atendimento nos hospitais universitários como pilares essenciais para a melhoria da qualidade dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). A integração entre teoria e prática, conforme observada por Almeida e Pereira (2023), tem se mostrado crucial para a formação de profissionais de saúde mais preparados e comprometidos com a excelência no cuidado ao paciente. Essa abordagem educacional robusta não apenas melhora a competência técnica dos profissionais, mas também eleva significativamente a satisfação dos pacientes, que se beneficiam de um atendimento mais qualificado e humanizado.

A implementação de programas contínuos de educação em saúde nos HUs, conforme enfatizado por Barros e Silva (2022), é outro fator determinante para o sucesso das práticas clínicas no SUS. Esses programas garantem que os profissionais de saúde estejam sempre atualizados com as melhores práticas e diretrizes, o que se reflete em uma assistência mais segura e eficaz. A educação permanente é, portanto, um componente vital para manter os padrões de qualidade elevados nos HUs, assegurando que os serviços de saúde oferecidos atendam às expectativas e necessidades da população brasileira.

Além disso, a humanização do atendimento nos HUs, como destacado por Maciel e Oliveira (2021), exerce um impacto profundo no cuidado ao paciente. A formação dos profissionais em práticas humanizadas, como a escuta ativa e a comunicação empática, contribui significativamente para a criação de um ambiente de cuidado mais acolhedor e seguro. Esse enfoque não só melhora os resultados clínicos, mas também promove uma cultura de respeito e dignidade no tratamento dos pacientes, reforçando o compromisso dos HUs com a excelência e a equidade no atendimento à saúde.

A integração entre os diferentes níveis de ensino e prática clínica nos HUs, conforme apontado por Lima e Rocha (2022), também se revela essencial para a inovação e melhoria contínua dos serviços de saúde. A colaboração entre estudantes, residentes e profissionais experientes fortalece a troca de conhecimentos e a implementação de práticas baseadas em evidências, que são fundamentais para a evolução das práticas de saúde. Essa integração assegura que os futuros profissionais estejam bem preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde, contribuindo para a disseminação de uma cultura de qualidade e humanização em todo o SUS.

Por fim, os impactos positivos observados na produção científica dos HUs, como descrito por Souza e Ribeiro (2021), comprovam a importância dessas instituições como centros de excelência em pesquisa e educação em saúde. A capacidade dos HUs de gerar e aplicar conhecimentos novos diretamente na prática clínica é um diferencial que impulsiona a melhoria contínua dos serviços de saúde no Brasil. Assim, os HUs desempenham um papel crucial na transformação do sistema de saúde, garantindo que o SUS evolua constantemente para oferecer um atendimento cada vez mais eficaz, humanizado e de alta qualidade para todos os cidadãos.

REFERÊNCIAS

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[1] Mestra em Ciências e Saúde pela UFPI. Enfermeira Assistencial – HU UFMA/EBSERH. e-mail:ilanabrasyl76@gmail.com

[2] Médico Especialista em Oftalmologia pela HU-UFPI/EBSERH. e-mail: ccc1983@gmail.com

[3] Técnico de Enfermagem – HU UFPI/EBSERH. Discente do Curso Superior de Bacharelado em Enfermagem pela UNIP. e-mail: wendellemanoel@hotmail.com

[4] Mestre em Psicologia da Saúde pela UCDB – Campo Grande. Enfermeira Intensivista  – HU UFGD/EBSERH.e-mail: enfsildiascorrea@gmail.com

[5] Fisioterapeuta Assistencial Na Maternidade Chateubriand MEAC/UFC – EBSERH. e-mail:karyne.andrade@ebserh.gov.br

[6] Enfermeira Assistencial – HU UFPI/EBSERH. e-mail: hildamarsilva@yahoo.com.br

[7] Enfermeira Assistencial – HU UFPI/EBSERH. e-mail: m.garciamello1981@gamil.com

[8] Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo. e-mail: paulo.morais@ebserh.gov.br

[9] Enfermeira Especialista em Saúde do Adulto – HU-UFMA/EBSERH. e-mail: walnaluisa@hotmail.com

[10] Pedagogo Especialista Em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Candido Mendes. e-mail:patrickgutierres@yahoo.com.br

[11] Técnico de Enfermagem – HU UFGD/EBSERH.e-mail: flacemocruz@gmail.com

[12] Nutricionista – HU UFGD/EBSERH. e-mail: sheila.alexandre@ebserh.gov.br

[13] Enfermeira Assistencial  HC-UFPR/EBSERH. e-mail: lanemelob@gamil.com

[14] Técnico de Enfermagem – HU UFGD/EBSERH. e-mail: patricia.esquivel.1@hotmail.com

[15] Enfermeira Assistencial HUFGD/EBSERH. e-mail: pamelaalmagro87@gmail.com