EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA: ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO EFICAZ DO CUIDADO

HEALTH AND NURSING EDUCATION IN THE AMAZON: STRATEGIES FOR EFFECTIVE CARE MANAGEMENT

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10806365


Mauro Sávio Sarmento Pinheiro1
Samea Rafaelly de Sousa de Oliveira2
Dayanne de Nazaré dos Santos3
Valéria Moraes do Carmo4
Élen Gabriela Sales Costa5
João Felipe Santos da Cunha Pantoja6
Bianca Blois Pinheiro Camboim7
Renata Duarte Batista8
Maíson Sá Serrão9
Raiany Braga dos Santos10
Juliana Galvão de Farias11
Rodrigo Coimbra Melo12
Josiane de Jesus da Silva Nascimento13
Graziela Abreu de Araújo14
Glória Letícia Oliveira Gonçalves Lima15


RESUMO

Introdução: A região amazônica do Brasil, com sua vasta extensão e rica biodiversidade, apresenta desafios únicos em termos de saúde pública e cuidados de enfermagem. A complexa interação entre fatores socioeconômicos, ambientais e culturais cria um cenário desafiador para a promoção da saúde e a prestação de cuidados eficazes. Neste contexto, a educação em saúde e enfermagem emerge como um componente essencial para uma gestão eficaz do cuidado, visando não apenas a melhoria dos indicadores de saúde, mas também a promoção do bemestar e da qualidade de vida das comunidades amazônicas Objetivo: Este artigo tem como objetivo não apenas destacar a importância da educação em saúde e enfermagem na Amazônia, mas também analisar as estratégias mais eficazes para uma gestão eficaz do cuidado. Metodologia: Esta revisão integrativa da literatura foi conduzida seguindo as diretrizes propostas por Laurence Bardin. Esta abordagem permite uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre educação em saúde e enfermagem na região amazônica. Foi realizada uma busca sistemática de artigos científicos em bases de dados eletrônicas, como PubMed, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando termos de busca relevantes para o tema. Resultados e Discussões: A análise dos estudos incluídos na revisão revelou diversas estratégias essenciais para promover uma gestão eficaz do cuidado em saúde na região amazônica. A capacitação de agentes comunitários de saúde emergiu como uma abordagem fundamental, proporcionando uma rede de cuidados mais acessível e culturalmente sensível às comunidades remotas. Considerações Finais: A presente revisão integrativa da literatura buscou analisar estratégias para uma gestão eficaz do cuidado em saúde na região amazônica, com foco na educação em saúde e enfermagem. Ao longo da análise dos estudos selecionados, diversos achados foram identificados, fornecendo insights valiosos para a prática de enfermagem e políticas de saúde na região.

Palavras chave: Amazônia;Educação em saúde; Enfermagem; Gestão.

1  INTRODUÇÃO

A região amazônica do Brasil, com sua vasta extensão e rica biodiversidade, apresenta desafios únicos em termos de saúde pública e cuidados de enfermagem. A complexa interação entre fatores socioeconômicos, ambientais e culturais cria um cenário desafiador para a promoção da saúde e a prestação de cuidados eficazes. Neste contexto, a educação em saúde e enfermagem emerge como um componente essencial para uma gestão eficaz do cuidado, visando não apenas a melhoria dos indicadores de saúde, mas também a promoção do bemestar e da qualidade de vida das comunidades amazônicas (Barroso; Santos; Leite, 2020).

A diversidade geográfica e cultural da Amazônia apresenta desafios únicos para a prestação de cuidados de saúde. As vastas distâncias, a falta de infraestrutura adequada e as barreiras linguísticas são apenas algumas das questões que dificultam o acesso aos serviços de saúde básicos para muitas comunidades na região (Sawyer et al., 2018). Além disso, a Amazônia enfrenta desafios significativos em relação às doenças endêmicas, como malária, dengue e febre amarela, que exigem abordagens específicas e integradas de prevenção e controle (Barcellos et al., 2018).

Neste contexto, a educação em saúde e enfermagem desempenha um papel fundamental na capacitação das comunidades locais para assumir um papel ativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Ao fornecer conhecimentos e habilidades relevantes, os profissionais de enfermagem podem capacitar as comunidades a adotarem práticas saudáveis e a reconhecerem os sinais precoces de doença, permitindo uma intervenção precoce e eficaz (Vendruscolo et al., 2020). Além disso, a educação em saúde pode ajudar a reduzir o estigma e a discriminação em relação a certas condições de saúde, promovendo uma maior aceitação e adesão aos tratamentos (Nascimento et al., 2019).

Ao compreender acerca da importância do fortalecimento de estratégias de educação em saúde e enfermagem na Amazônia, podemos não apenas melhorar os resultados de saúde, mas também promover a autonomia das comunidades, fortalecer os sistemas de saúde locais e contribuir para a construção de um futuro mais saudável e resiliente para esta região tão importante e singular do nosso país (Barcelos; Gracie, 2020).

A atuação do enfermeiro como gestor desempenha um papel crucial na eficácia dos cuidados de saúde, especialmente em contextos complexos como a região amazônica do Brasil. Como líderes dentro das equipes de saúde, os enfermeiros são responsáveis por coordenar, planejar e supervisionar a prestação de cuidados, garantindo que as necessidades dos pacientes sejam atendidas de forma abrangente e eficiente. Além disso, os enfermeiros gestores desempenham um papel fundamental na alocação de recursos, na gestão de pessoal e na implementação de políticas e procedimentos que promovam a segurança e a qualidade do cuidado (Garcia; Silva; Oliveira, 2021).

2  OBJETIVO

Este artigo tem como objetivo não apenas destacar a importância da educação em saúde e enfermagem na Amazônia, mas também analisar as estratégias mais eficazes para uma gestão eficaz do cuidado. Ao explorar as melhores práticas e identificar áreas de melhoria, esperamos fornecer insights valiosos para profissionais de saúde, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades amazônicas.

Este artigo propõe-se a explorar as estratégias fundamentais para a promoção da educação em saúde e enfermagem na Amazônia, com foco na melhoria da gestão do cuidado. Através de uma revisão abrangente da literatura e análise crítica das práticas existentes, buscamos destacar as iniciativas mais promissoras e identificar lacunas que necessitam de atenção e investimento.

3  METODOLOGIA
3.1  Tipo de Estudo

Esta revisão integrativa da literatura foi conduzida seguindo as diretrizes propostas por Laurence Bardin. Esta abordagem permite uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre educação em saúde e enfermagem na região amazônica.

3.2  Formulação da Questão de Pesquisa

A formulação da questão de pesquisa será baseada nos elementos-chave do tema, focando nas estratégias de educação em saúde e enfermagem na Amazônia e sua relação com a gestão eficaz do cuidado. Exemplo de questão: “Quais são as estratégias de educação em saúde e enfermagem implementadas na região amazônica para promover uma gestão eficaz do cuidado?”

3.3  Busca e Seleção dos Estudos

Foi realizada uma busca sistemática de artigos científicos em bases de dados eletrônicas, como PubMed, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando termos de busca relevantes para o tema. Além disso, serão incluídas referências de artigos identificados na revisão bibliográfica inicial.

Os critérios de inclusão foram definidos previamente e foram incluídos estudos publicados em periódicos revisados por pares, disponíveis em texto completo, escritos em português, inglês ou espanhol, e que abordem especificamente estratégias de educação em saúde e enfermagem na região amazônica.

A seleção dos estudos será realizada de forma independente por dois revisores, com resolução de divergências por consenso.

3.4  Extração e Análise dos Dados

Os dados foram extraídos dos artigos selecionados e organizados em uma matriz de síntese, incluindo informações sobre autor(es), ano de publicação, tipo de estudo, populaçãoalvo, principais estratégias de educação em saúde e enfermagem identificadas e resultados relevantes.

Foi realizada uma análise crítica dos estudos incluídos, considerando a qualidade metodológica, consistência dos resultados e contribuição para o tema em questão.

3.5  Síntese dos Resultados

Os resultados foram sintetizados de forma narrativa, destacando as principais estratégias de educação em saúde e enfermagem identificadas na região amazônica e sua relevância para a gestão eficaz do cuidado.

Foram exploradas as semelhanças e diferenças entre os estudos incluídos, bem como as lacunas de conhecimento e possíveis áreas para pesquisas futuras.

3.6  Apresentação e Discussão dos Resultados

Os resultados foram apresentados de forma clara e concisa, com o uso de tabelas, conforme apropriado. Foi realizada uma discussão crítica dos achados, relacionando-os com a literatura existente e destacando suas implicações para a prática de enfermagem na região amazônica.

4  REFERENCIAL TEÓRICO

A região amazônica, conhecida por sua vasta biodiversidade e complexidade socioeconômica, enfrenta desafios singulares em relação à saúde, refletidos na diversidade de seus contextos ambientais e culturais (Castro et al., 2020). Esses desafios incluem não apenas questões de acesso aos serviços de saúde, mas também a necessidade de abordagens inovadoras e culturalmente sensíveis para enfrentar problemas de saúde específicos da região.

A educação em saúde emerge como uma estratégia fundamental para promover a saúde e o bem-estar das populações amazônicas, capacitando indivíduos e comunidades a adotarem práticas saudáveis e a acessarem os serviços de saúde de forma eficaz (Amorim et al., 2019). Essa abordagem não apenas aumenta a conscientização sobre questões de saúde, mas também fortalece a capacidade das comunidades de se engajarem ativamente na promoção de sua própria saúde.

No contexto da enfermagem, a região amazônica apresenta desafios únicos devido à sua vasta extensão territorial e à distribuição heterogênea de recursos de saúde (Souza et al., 2021). Profissionais de enfermagem desempenham um papel crucial na prestação de cuidados de saúde primários e na promoção da saúde das populações locais. Estratégias de capacitação são essenciais para garantir que esses profissionais estejam adequadamente preparados para lidar com as complexidades do ambiente amazônico (Santos et al., 2022).

Ademais, a integração de práticas culturais na assistência em saúde é fundamental para garantir que os serviços de saúde sejam culturalmente relevantes e aceitáveis para as comunidades locais (Lima et al., 2023). Reconhecer e respeitar as crenças, tradições e práticas de saúde das populações amazônicas é essencial para estabelecer uma relação de confiança entre os profissionais de saúde e os pacientes, promovendo uma abordagem mais holística e centrada no paciente na prestação de cuidados de enfermagem.

As abordagens participativas na gestão do cuidado também se mostram eficazes para promover a autodeterminação e a capacidade de autocuidado das populações locais (Costa et al., 2021). Envolvendo as comunidades no processo de tomada de decisão em saúde, os profissionais de enfermagem podem criar sistemas de cuidado mais responsivos e sustentáveis na região amazônica, adaptados às necessidades e preferências das populações atendidas.

Além disso, o uso de tecnologias educacionais oferece oportunidades significativas para aprimorar a formação e o desenvolvimento profissional dos profissionais de saúde na Amazônia (Oliveira et al., 2020). Plataformas de e-learning, aplicativos móveis e outras ferramentas tecnológicas podem ser utilizados para fornecer educação contínua, atualizações clínicas e recursos de aprendizagem interativos, ajudando a superar as barreiras geográficas e facilitar o acesso ao conhecimento.

O enfermeiro desempenha um papel crucial na gestão eficaz do cuidado de saúde, oferecendo uma ampla gama de habilidades e conhecimentos para otimizar os resultados dos pacientes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os enfermeiros são fundamentais na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade, desempenhando funções vitais que incluem a coordenação do cuidado, a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a gestão de casos complexos (Organização Mundial da Saúde, 2020). 

A presença do enfermeiro é essencial para garantir uma gestão eficaz do cuidado de saúde. A expertise clínica dos enfermeiros, aliada à sua capacidade de estabelecer relações terapêuticas com os pacientes, contribui para a eficácia dos planos de tratamento e para a melhoria da adesão do paciente às intervenções de saúde. Com isso, a presença do enfermeiro na equipe de saúde facilita a comunicação entre os profissionais de saúde e promove uma abordagem colaborativa e centrada no paciente, resultando em uma prestação de cuidados mais holística e eficiente (OMS, 2022).

5  RESULTADOS

Quadro 1 – Artigos utilizados na Discussão

AutoresTítulo do ArtigoRevista/ConferênciaAno
Amorim, W. S. et al.Educação em saúde: desafios na região amazônicaRevista Pan-Amazônica de Saúde2019
Castro, M. C. et al.Environmental health in the Amazon region: progress and challengesThe Amazon: Current Issues and Challenges2020
Costa, L. S. et alParticipatory approaches to health management in the Amazon: Lessons learned and future directionsCiência & Saúde Coletiva2021
Lima, A. M. et alCultural competence in nursing care: Challenges and opportunities in the Amazon contextRevista Latino-Americana de Enfermagem2023
Oliveira, R. M. et alEducational technologies in health: perspectives for the amazon regionProceedings of the International Conference on Health Sciences2020
Pereira, M. R.; Garcia, F. A.Abordagens participativas na gestão do cuidado em saúde na região amazônicaSaúde em Debate2017
AutoresTítulo do ArtigoRevista/ConferênciaAno
Amorim, W. S. et al.Educação em saúde: desafios na região amazônicaRevista Pan-Amazônica de Saúde2019
Santos, F. C. et al.Training strategies for health professionals in the Amazon region: A systematic reviewRevista Brasileira de Educação Médica2022
Souza, K. A. et al.Nursing in the Amazon region: Challenges and perspectivesRevista de Enfermagem  da UFPI2021
Silva, R. S. et al.Capacitação dos agentes comunitários de saúde na amazônia: impactos na promoção de saúdeRevista Brasileira de Enfermagem2019

Fonte: Pinheiro et al., 2024.

Quadro 2 – Principais Estratégias para Educação em Saúde e Enfermagem na Amazônia

EstratégiaReferência
Capacitação de Agentes Comunitários de SaúdeSilva et al., 2019
Uso de Tecnologias EducacionaisSantos et al., 2020
Parcerias InterinstitucionaisOliveira & Souza, 2018
Integração de Práticas CulturaisLima & Costa, 2021
Abordagens ParticipativasPereira & Garcia, 2017

Fonte: Pinheiro et al., 2024.

6  DISCUSSÃO

A análise dos estudos incluídos na revisão revelou diversas estratégias essenciais para promover uma gestão eficaz do cuidado em saúde na região amazônica. A capacitação de agentes comunitários de saúde emergiu como uma abordagem fundamental, proporcionando uma rede de cuidados mais acessível e culturalmente sensível às comunidades remotas (Silva et al., 2019). Esses agentes desempenham um papel crucial na identificação precoce de problemas de saúde, na promoção de práticas preventivas e na facilitação do acesso aos serviços de saúde locais.

Além disso, a integração de tecnologias educacionais tem o potencial de fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde na região amazônica, facilitando o acesso ao conhecimento e atualizações em práticas de cuidado (Santos et al., 2020). A implementação de plataformas de e-learning, por exemplo, pode superar as barreiras geográficas e melhorar a qualidade da formação em enfermagem, especialmente em áreas remotas com acesso limitado a recursos educacionais tradicionais.

A promoção de parcerias interinstitucionais também se mostra fundamental para uma gestão eficaz do cuidado na Amazônia, possibilitando a integração de serviços de saúde e o compartilhamento de recursos entre diferentes organizações (Oliveira & Souza, 2018). Essas parcerias podem fortalecer os sistemas de saúde locais, promovendo a coordenação e a eficiência na prestação de serviços, especialmente em áreas de difícil acesso.

Além disso, é importante reconhecer a importância da integração de práticas culturais nas intervenções de saúde na região amazônica (Lima & Costa, 2021). Ao valorizar e incorporar as tradições e crenças das comunidades locais, os profissionais de saúde podem estabelecer uma relação de confiança e respeito mútuo, promovendo uma abordagem mais holística e centrada no paciente na prestação de cuidados de enfermagem.

Por fim, as abordagens participativas, que envolvem as comunidades no processo de tomada de decisão em saúde, são essenciais para promover a autodeterminação e a capacidade de autocuidado das populações locais (Pereira & Garcia, 2017). Ao incentivar a participação ativa das comunidades na definição de suas próprias necessidades e prioridades de saúde, os profissionais de enfermagem podem criar sistemas de cuidado mais responsivos e sustentáveis na região amazônica.

7  CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente revisão integrativa da literatura buscou analisar estratégias para uma gestão eficaz do cuidado em saúde na região amazônica, com foco na educação em saúde e enfermagem. Ao longo da análise dos estudos selecionados, diversos achados foram identificados, fornecendo insights valiosos para a prática de enfermagem e políticas de saúde na região.

Um dos principais achados desta revisão foi a importância da capacitação de agentes comunitários de saúde como uma estratégia fundamental para melhorar o acesso aos cuidados de saúde em comunidades remotas da Amazônia. A formação desses profissionais demonstrou impactos significativos na promoção da saúde e na prevenção de doenças, destacando a necessidade de investimentos contínuos nessa área.

Além disso, a integração de tecnologias educacionais mostrou-se promissora para fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde na região, superando barreiras geográficas e facilitando o acesso ao conhecimento. A implementação de plataformas de e-learning e outras ferramentas tecnológicas pode contribuir para a formação e atualização contínua dos profissionais de enfermagem, especialmente em áreas remotas com acesso limitado a recursos educacionais tradicionais.

Outro ponto relevante foi a promoção de parcerias interinstitucionais como uma estratégia eficaz para fortalecer os sistemas de saúde locais e promover a colaboração entre diferentes atores. A integração de práticas culturais nas intervenções de saúde também se mostrou essencial para estabelecer uma relação de confiança com as comunidades locais e promover uma abordagem mais humanizada na prestação de cuidados de enfermagem.

Por fim, as abordagens participativas na gestão do cuidado surgiram como uma maneira eficaz de envolver as comunidades no processo de tomada de decisão em saúde, promovendo a autonomia e a capacidade de autocuidado das populações locais.

Em suma, os achados desta revisão ressaltam a importância da educação em saúde e enfermagem na promoção de uma gestão eficaz do cuidado em saúde na região amazônica. Ao reconhecer e fortalecer essas estratégias, podemos contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde e o bem-estar das populações amazônicas, promovendo uma abordagem mais holística e centrada no paciente na prestação de cuidados de enfermagem.

8  REFERÊNCIAS

Amorim, W. S., et al. (2019). Educação em saúde: desafios na região amazônica. Revista PanAmazônica de Saúde, 10(1), 43-48.

Barcellos, C., Pimenta, F. M., Ferreira, L. D., & Queiroz, B. L. (2018). Doenças endêmicas e a saúde na Amazônia. In A. M. Souza, S. Castro, & M. B. S. S. Ramos (Eds.), Atlas da saúde e do desenvolvimento no Brasil (pp. 98-99). Editora Fiocruz.

Barcellos, C., & Gracie, R. (2020). Estratégias de educação em saúde e enfermagem na

Amazônia: Promovendo a saúde e fortalecendo comunidades. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(2), e20190087. https://doi.org/10.1590/0034716720190087

Barroso, M. G. T., Santos, C. C. M. dos, & Leite, J. L. (2020). Desafios e perspectivas da enfermagem na região amazônica do Brasil: uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 14, e47219. https://doi.org/10.5205/19818963.2020.47219

Castro, M. C., et al. (2020). Environmental health in the Amazon region: Progress and challenges. In J. B. Davies (Ed.), The Amazon: Current Issues and Challenges (pp. 103-118). Cham: Springer.

Costa, L. S., et al. (2021). Participatory approaches to health management in the Amazon: Lessons learned and future directions. Ciência & Saúde Coletiva, 26(2), 689-698.

Garcia, T. R., Silva, A. E. B., & Oliveira, S. S. (2021). O papel do enfermeiro como gestor na promoção da qualidade do cuidado em regiões de difícil acesso: uma revisão integrativa.

Revista de Enfermagem UFPE On Line, 15, e51313. https://doi.org/10.5205/19818963.2021.51313

Lima, A. M., et al. (2023). Cultural competence in nursing care: Challenges and opportunities in the Amazon context. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 31, e3487.

Lima, J. A., & Costa, M. F. (2021). Integração de práticas culturais na educação em saúde na região amazônica: desafios e perspectivas. Revista Científica Interdisciplinar, 6(1), 78-85.

Nascimento, D. D. G., Araújo, T. M., Fernandes, M. D. C. P., & Ribeiro, G. S. (2019). O ensino da saúde pública no contexto da enfermagem: uma revisão integrativa. Revista Cuidarte, 10(2), e571. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v10i2.571

Oliveira, A. B., & Souza, C. L. (2018). Parcerias interinstitucionais na promoção da saúde na Amazônia. Revista de Enfermagem da UFPI, 7(3), 12-19.

Oliveira, R. M., et al. (2020). Educational technologies in health: perspectives for the Amazon region. In Proceedings of the International Conference on Health Sciences (pp. 45-52). Cham: Springer.

Pereira, M. R., & Garcia, F. A. (2017). Abordagens participativas na gestão do cuidado em saúde na região amazônica. Saúde em Debate, 41(114), 189-198.

Pereira, M. R., & Garcia, F. A. (2017). Abordagens participativas na gestão do cuidado em saúde na região amazônica. Saúde em Debate, 41(114), 189-198.

Santos, F. C., et al. (2022). Training strategies for health professionals in the Amazon region: A systematic review. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(1), e20190778.

Santos, L. M., et al. (2020). Uso de tecnologias educacionais na formação de profissionais de enfermagem na Amazônia. Enfermagem em Foco, 11(2), 45-52.


[1] Enfermeiro. Fundador e CEO do Instituto Visionary, Belém/PA. e-mail: saviopinheiroenf@gmail.com

[2] Enfermeira. Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, e-mail: samearafaelly@hotmail.com 

[3] Enfermeira. Docente da Faculdade Estácio Ananindeua, Belém/PA, e-mail: enfdayannesantos@yahoo.com.br 

[4] Enfermeira. Centro Universitário da Amazônia, Belém/PA, e-mail: silvaugusto898@gmail.com  

[5] Enfermeira. Especialista em Gestão em Saúde, Belém/PA, e-mail: elencosta573@gmail.com 

[6] Enfermeiro. Especialista em Gerontologia, Belém/PA, e-mail: cunhajoaoenf@gmail.com 

[7] Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, Belém/PA, e-mail: biancablois@hotmail.com 

[8] Acadêmica de Enfermagem. Faculdade Maurício de Nassau, Olinda/PE, e-mail: renataduarte2403@gmail.com 

[9] Enfermeiro. Universidade Paulista polo Cametá, Cametá/PA, e-mail: ssmaisonsa@gmail.com  

[10] Enfermeira. Especialista em Saúde da Mulher, Fortaleza/CE, e-mail: braga.raiany@gmail.com 

[11] Acadêmica de Enfermagem. Centro Universitário da Amazônia, Belém/PA, e-mail: juliana1015@hotmail.com 

[12] Acad. de Enfermagem. Centro Universitário da Amazônia, Belém/PA, e-mail: rodrigocoimbra28@gmail.com  

[13] Acadêmica de Enfermagem. Centro Universitário da Amazônia, Belém/PA, e-mail: anne_josi@outlook.com   1

[14]Acadêmica de Enfermagem. Centro Universitário da Amazônia, Belém/PA, e-mail: agrazy51@gmail.com  

[15] Orientadora: Enfermeira. Mestra em Ciências e Meio Ambiente – UFPA, Belém/PA, e-mail: glorialleticia@yahoo.com