CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES COM HIV/AIDS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202411180910


Nara Cardoso Rodrigues1; Ingrid Alves de Resende2; João Victor Peñafiel Carvalho3; Melyssa Helena Piauilino Santos de Macêdo4; Sabrina Aguiar Cavalcante5; Antonielly Campinho dos Reis6


INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos desempenham um papel fundamental no manejo de pacientes com HIV/AIDS, particularmente à medida que a doença progride e as complicações associadas se tornam mais evidentes. Nesse sentido, a integração de cuidados paliativos no tratamento de pacientes com HIV/AIDS é uma estratégia indispensável para assegurar uma abordagem holística, focada não apenas na longevidade, mas também na qualidade de vida dos pacientes. OBJETIVO: Analisar a importância e os desafios da implementação dos cuidados paliativos em pacientes com HIV/AIDS. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão literária com busca realizada na base de dados BVS, Pubmed com os descritores: “AIDS”, “síndrome da imunidade deficiência adquirida”, “Cuidados paliativos”. Foram encontrados 88 artigos, dos quais foram utilizados critérios de inclusão: artigos em português, inglês e espanhol, estudos observacionais e estudos de coorte, além de artigos dos últimos 5 anos. Como resultado, 7 artigos compuseram o embasamento teórico do presente estudo. RESULTADOS: A análise da importância e dos desafios da implementação dos cuidados paliativos em pacientes com HIV/AIDS revela a necessidade crítica de um enfoque holístico e integrado na abordagem ao tratamento desses indivíduos. Os cuidados paliativos desempenham um papel fundamental na melhora da qualidade de vida, alívio do sofrimento e suporte emocional tanto para os pacientes quanto para suas famílias. No entanto, a implementação efetiva desses cuidados enfrenta desafios significativos, como a falta de recursos especializados, o estigma associado à doença e a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde. CONCLUSÃO: Portanto, o estudo evidencia a demanda por cuidados paliativos na população com HIV/AIDS complicada, visando aliviar os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para estes pacientes. Apesar da importância desse tipo de abordagem holística, ainda ocorre uma carência quanto a implementação singular no sistema de saúde.

Palavras-chaves: “Síndrome de Imunodeficiência adquirida”; “AIDS”; “Cuidados Paliativos”.

REFERÊNCIAS:

BEZERRA, MARIANNA. Cuidados paliativos em pacientes com HIV/Aids internados em um Hospital Universitário. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 9, n. 1, p. 02-07, 2023.

CARDOSO, Mateus Ettori et al. Descrição do Perfil Epidemiológico E Avaliação De Desfechos Clínicos Em Pacientes Vivendo Com Hiv Submetidos Cuidados Paliativos Em Hospital De Referência No Atendimento A Pessoas Que Vivem Com Hiv E Aids. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 27, p. 102995, 2023.

DE VASCONCELOS, Monica Ferreira et al. Finalidades dos cuidados paliativos voltados para o paciente com hiv/aids: estudo com enfermeiros. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 6, n. 3, p. 1058-1067, 2014.

DOS SANTOS, David Geasy; DA SILVA, Mayara Euzebio; MARTINS, Wesley. Cuidados de enfermagem em HIV/AIDS na perspectiva paliativa: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e260111335361-e260111335361, 2022.

-MANUEL, Ofélio Alberto et al. Demanda por cuidados paliativos em pacientes de um centro de referência para doenças infecciosas. 2021. Tese de Doutorado.

PEREIRA, Amanda Guissoni; NICHIATA, Lucia Y. Izumi. 10 anos de cuidados paliativos em HIV/aids: uma revisão integrativa da literatura.

SOUZA, Paola Nóbrega et al. Cuidados paliativos no paciente com HIV/AIDS internado na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 28, p. 301-309, 2016.


1Discente, Centro Universitário Uninovafapi;
2Discente, Centro Universitário Uninovafapi;
3Discente, Centro Universitário Uninovafapi;
4Discente, Centro Universitário Uninovafapi;
5Discente, Centro Universitário Uninovafapi;
6Docente, Centro Universitário Uninovafapi.