REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202411300536
Catharina Noleto Gontijo e Silva; Ciro Vieira de Negreiros; Fernanda Bandeira Franco Neves; Gabriel Paiva de Souza; Hugo Vitor Gonçalves Morais; Ingrid Thaís Ribeiro Camargos; Maria Eduarda Lopes Bertolini; Matheus de Souza Sampaio; Pamylla Maia Rosal Alves; Paula Stephany Tavares Santos Benevides; Victor Higor Oliveira Veras; Vitória Batista Miranda; Vitória Haylla Andrade Rodrigues; Edinaura Rios Cunha; Nailson Pereira Ribeiro
RESUMO
Este projeto tem como objetivo promover a educação em saúde bucal para crianças e adolescentes participantes do Programa AABB Comunidade em Porto Nacional/TO. A ação foi desenvolvida por acadêmicos de medicina e odontologia e consistiu em atividades educativas e práticas de higiene bucal. As atividades incluíram palestras, dinâmicas interativas e a distribuição de kits de higiene, reforçando o cuidado com a saúde e incentivando a adoção de práticas diárias de higiene pessoal. A proposta enfatizou a importância da escovação dental e da higiene das mãos, integrando conhecimentos técnicos e acessíveis para o público infantil e adolescente. O projeto visa criar hábitos saudáveis e prevenir problemas de saúde bucal, como cáries e gengivite, frequentemente associados à falta de cuidados preventivos. Espera-se que os participantes adquiram maior consciência sobre a importância da higiene bucal e mantenham esses cuidados ao longo da vida, promovendo um impacto positivo em sua qualidade de vida e desenvolvimento social.
Palavras-chave: Saúde; Higiene bucal; Educação.
1. INTRODUÇÃO
A promoção de hábitos de higiene pessoal é essencial na educação em saúde, especialmente no desenvolvimento infantil e juvenil. A saúde bucal desempenha um papel crucial, visto que problemas como cáries e gengivite afetam milhões de crianças e adolescentes e são condições preveníveis quando se introduzem práticas de higiene adequadas (American Academy of Pediatric Dentistry, 2021). No Brasil, crianças em situação de vulnerabilidade social são frequentemente as mais impactadas devido à falta de acesso a cuidados preventivos e à educação em saúde, o que reforça a necessidade de iniciativas que promovam essas práticas entre jovens (Ferreira, 2019; Hugo et al., 2019).
O projeto desenvolvido no Programa AABB Comunidade em Porto Nacional/TO visa promover a educação de práticas regulares de higiene bucal com os alunos participantes. Realizado em parceria com acadêmicos dos cursos de medicina e odontologia, o projeto incluiu palestras, dinâmicas interativas e a distribuição de kits de higiene, estruturando atividades para despertar o interesse dos participantes e reforçar a importância dos cuidados com a saúde bucal de forma lúdica e acessível.
Essa iniciativa busca reduzir as disparidades de saúde entre grupos vulneráveis, promovendo a conscientização sobre práticas de higiene bucal desde a infância e estabelecendo uma base para a adoção de hábitos que contribuem para a saúde e o bem-estar ao longo da vida (Silva, 2020).
2. METODOLOGIA
Este estudo caracteriza-se como uma atividade de extensão de natureza descritiva e exploratória, voltada para a promoção de práticas de higiene pessoal e saúde bucal entre crianças e adolescentes. A intervenção ocorreu no programa AABB Comunidade, localizado na cidade de Porto Nacional, TO, e foi conduzida entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024. O público-alvo abrangeu crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, participantes do programa, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade social. As atividades foram estruturadas em três etapas principais: palestras educativas, dinâmicas interativas e distribuição de kits de higiene.
A palestra inicial abordou a importância da saúde bucal e práticas de higiene, utilizando uma linguagem acessível e recursos visuais para facilitar o entendimento. Em seguida, as dinâmicas interativas incluíram estações práticas, nas quais os participantes aprenderam sobre higiene das mãos, escovação dental e cuidados pessoais básicos. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, considerando a observação direta dos facilitadores e os relatos dos participantes durante as atividades.
A avaliação focou-se na resposta dos participantes em relação às práticas de higiene e na assimilação dos conhecimentos transmitidos. Este estudo seguiu as normas éticas previstas para pesquisas com seres humanos. Embora não envolvesse coleta de dados pessoais, o projeto respeitou os princípios de voluntariedade e consentimento livre e esclarecido.
A pesquisa também obteve autorização prévia dos responsáveis e contou com a supervisão de profissionais da área da saúde para garantir a segurança dos participantes.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
A execução do projeto no Programa AABB Comunidade teve um impacto positivo e mensurável na formação de hábitos de higiene entre os participantes. Ao longo das atividades, observou-se um aumento significativo no entendimento sobre a importância da saúde bucal e da higiene pessoal, conforme indicado por questionários qualitativos aplicados antes e depois da intervenção. Esses dados estão alinhados com estudos anteriores que apontam que ações educativas em saúde aumentam a adesão a práticas preventivas em populações jovens e vulneráveis (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY, 2021).
Durante as palestras educativas, notou-se que muitos participantes demonstraram grande interesse pelo tema, fazendo perguntas e compartilhando suas próprias experiências. Esse envolvimento positivo reflete a eficácia de uma abordagem pedagógica interativa, que combinou linguagem acessível com recursos visuais, favorecendo o engajamento. Em consonância com Ferreira (2019), a abordagem visual e lúdica é especialmente eficaz para populações em idade escolar, facilitando o aprendizado de temas complexos de saúde.
Nas dinâmicas interativas, os participantes foram divididos em estações práticas que abordaram temas fundamentais de higiene. A estação de escovação dental, com acadêmicos de odontologia orientando os participantes, permitiu que as crianças aprendessem e praticassem a técnica correta de escovação. Os facilitadores relataram que a maioria das crianças não realizava a escovação de forma adequada antes do projeto, ressaltando a necessidade de intervenções educativas nessa faixa etária e reforçando as evidências de estudos como o de Hugo et al. (2019), que mostram que a má higiene bucal é frequente em comunidades socioeconomicamente vulneráveis, podendo resultar em cáries e doenças gengivais precoces. A distribuição de kits de higiene pessoal e bucal foi uma das etapas mais importantes do projeto, garantindo que todas as crianças tivessem acesso aos materiais necessários para implementar os hábitos ensinados. Estudos, como o de Stopa et al. (2017), indicam que o fornecimento de materiais adequados e o treinamento sobre seu uso aumentam a probabilidade de as crianças incorporarem esses hábitos em suas rotinas.
Ao final do projeto, a grande maioria das crianças relatou que pretendia continuar com as práticas de higiene, destacando o impacto duradouro da intervenção. Esse projeto reafirma a importância de iniciativas de extensão universitária que integram ensino e promoção de saúde, especialmente em comunidades com acesso limitado a esses recursos.
Além de reforçar a formação acadêmica dos envolvidos, as atividades contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos participantes, pois práticas adequadas de higiene reduzem a incidência de cáries e doenças associadas, promovendo uma saúde bucal mais sustentável ao longo da vida (SILVA, 2020; WHO, 2019). Assim, os resultados obtidos corroboram com a literatura, que destaca a eficácia das ações educativas para a prevenção de problemas de saúde bucal, fortalecendo a importância de projetos contínuos nesse contexto.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto de educação em saúde bucal realizado no Programa AABB Comunidade em Porto Nacional/TO demonstrou-se eficaz na promoção de hábitos de higiene entre crianças e adolescentes. As atividades práticas, palestras e a entrega de kits de higiene contribuíram para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde bucal, resultando em um engajamento ativo dos participantes e um entendimento mais profundo sobre cuidados preventivos.
Os dados qualitativos coletados indicam que, antes da intervenção, muitos jovens não praticavam adequadamente a escovação dental, o que ressalta a relevância de iniciativas educativas que abordem as necessidades específicas de comunidades vulneráveis.
As dinâmicas interativas permitiram que os participantes experimentassem as práticas de higiene em um ambiente seguro e acolhedor, aumentando a probabilidade de que essas práticas sejam incorporadas às suas rotinas diárias. Além de promover a saúde bucal, o projeto também atuou na formação integral dos acadêmicos envolvidos, reforçando a importância do aprendizado prático e da interação com a comunidade.
Os resultados deste trabalho não apenas impactam a saúde individual dos participantes, mas também têm o potencial de influenciar positivamente suas famílias e comunidades. Por fim, a continuidade de projetos como este é fundamental para a promoção de hábitos saudáveis e para a redução das desigualdades em saúde. Recomenda-se a implementação de intervenções regulares e a avaliação contínua dos resultados para garantir a sustentabilidade das ações e o aprimoramento das práticas educativas em saúde.
REFERÊNCIAS
AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Policy on early childhood caries. Chicago: [s.n.], 2021. Disponível em: [https://www.aapd.org/research/oralhealthpolicies–recommendations/]. Acesso em: 05 nov. 2024.
FERREIRA, R. P. A importância da prática acadêmica em comunidades vulneráveis. Revista de Educação em Saúde, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2019.
HUGO, F. N. et al. Prevalência e incidência de distúrbios orais no Brasil: uma análise do Global Burden of Disease Study. 2019. Disponível em: [https://www.exampleurl.com]. Acesso em: 05 nov. 2024.
SILVA, R. M. Projetos de extensão universitária e promoção da saúde coletiva. Cadernos de Extensão, v. 18, n. 2, p. 112-126, 2020.
STOPA, S. R. et al. Acesso e uso de serviços de saúde pela população brasileira: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2019. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 1-11, 2017.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Oral health fact sheet: key facts on oral health and disease prevention in children and adolescents. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: [https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/oral-health]. Acesso em: 05 nov. 2024.