AVALIAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DOS VEÍCULOS INSERVÍVEIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS LEILÕES

ASSESSMENT OF THE DISPOSAL OF UNSERVABLE VEHICLES OF THE MILITARY POLICE OF THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL: AN APPROACH FROM AUCTIONS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410111242


Reginaldo Terencio Cason


RESUMO

Atualmente, a Polícia Militar do Paraná possui centenas de veículos considerados inservíveis. Esses veículos inservíveis, encontram-se na maioria das vezes nos espaços internos de todas as unidades policiais, ocupando espaço físico local, causando depreciação ao patrimônio público, e podendo contribuir para vetores de doenças, por exemplo, a dengue. O presente artigo tem por finalidade realizar o levantamento desses veículos e descrever a atual forma de destinação desses veículos inservíveis em especial leilão, bem como a função e organização deles, quantidades de veículos leiloados e forma como são conduzidos os leilões. As viaturas inservíveis da PMPR no status de processo de descarga para leilão desse presente estudo são de 807 veículos considerados inservíveis. Os veículos analisados são da capital e da região do interior do Paraná, divididos por batalhão e companhias. Dessa forma a alienação das viaturas inservíveis encontradas nos pátios dos batalhões da PM é realizada através do processo licitatório, na modalidade leilão. Por fim, o presente artigo, inclui um estudo de caso envolvendo um leilão de veículos inservíveis da PMPR, realizado em 2023, por meio do edital de LEILÃO ELETRÔNICO DE VEÍCULOS Nº 002/2023 – SESP/PMPR. Os leilões foram divididos em lotes, no caso, 219 (duzentos e dezenove) lotes. Entende-se que a venda desses veículos através do leilão tem retornado aos cofres públicos valor significativos, possibilitando investimento em área da tecnologia, desocupação de espaços públicos, melhoria na qualidade de vida dos policiais estaduais, e otimizando o processo de renovação da frota da Corporação, melhorando a função da PMPR.

Palavras-chave: bens públicos, leilão, bens móveis inservíveis, licitação

ABSTRACT

Currently, the Military Police of Paraná has hundreds of vehicles considered unusable. These useless vehicles are most often found in the internal spaces of all police units, occupying local physical space, causing depreciation of public property, and may contribute to disease vectors, for example, dengue. The purpose of this article is to carry out a survey of these vehicles and describe the current way in which these unusable vehicles are disposed of in particular auctions, as well as their function and organization, quantities of vehicles auctioned and the way in which auctions are conducted. The unusable PMPR vehicles in the process of unloading for auction in this study are 807 vehicles considered unusable. The vehicles analyzed are from the capital and the interior region of Paraná, divided by battalion and companies. Thus, the disposal of unusable vehicles found in the yards of the PM battalions is carried out through the bidding process, in the auction modality. Finally, this article includes a case study involving an auction of PMPR’s unusable vehicles, held in 2023, through the ELECTRONIC VEHICLE AUCTION notice nº. 002/2023 – SESP/PMPR. The auctions were divided into lots, in this case, 219 (two hundred and nineteen) lots. It is understood that the sale of these vehicles through auction has returned significant amounts to the public coffers, enabling investment in the area of technology, vacating public spaces, improving the quality of life of state police officers, and optimizing the process of renewing the Corporation’s fleet, improving the function of the PMPR.

Keywords: public goods, auction, unusable movable assets, bidding

RESUMEN

Actualmente, la Policía Militar de Paraná cuenta con cientos de vehículos considerados inutilizables. Estos vehículos inservibles se encuentran con mayor frecuencia en los espacios internos de todas las unidades policiales, ocupando el espacio físico local, provocando la depreciación de la propiedad pública y pueden contribuir a la transmisión de enfermedades, por ejemplo, el dengue. El objetivo de este artículo es realizar un estudio de estos vehículos y describir la forma actual en que se eliminan estos vehículos inutilizables en determinadas subastas, así como su función y organización, las cantidades de vehículos subastados y la forma en que se realizan las subastas. realizado. Los vehículos PMPR inservibles en estado de proceso de descarga para subasta en este estudio son 807 vehículos considerados inservibles. Los vehículos analizados son provenientes de la capital y de la región interior de Paraná, divididos por batallón y compañías. De esta forma, la eliminación de los vehículos inutilizables que se encuentran en los patios de los batallones de la PM se realiza mediante el proceso de licitación, en formato de subasta. Finalmente, este artículo incluye un estudio de caso relacionado con una subasta de vehículos PMPR fuera de servicio, realizada en el año 2023, a través del aviso de SUBASTA ELECTRÓNICA DE VEHÍCULOS N° 002/2023 – SESP/PMPR. Las subastas se dividieron en lotes, en este caso 219 (doscientos diecinueve) lotes. Se entiende que la venta de estos vehículos a través de subasta ha retornado montos importantes a las arcas públicas, permitiendo invertir en el área de tecnología, desalojar espacios públicos, mejorar la calidad de vida de los policías estatales y optimizar el proceso de renovación. flota de la Corporación, mejorando el funcionamiento del PMPR.

Palabras clave: bienes públicos, subasta, bienes, muebles inutilizables, licitación.

INTRODUÇÃO

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) utiliza os veículos, tradicionalmente chamados de viaturas, como uma ferramenta de combate à criminalidade, cumprindo os objetivos de constitucionalidade da mesma no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública (Medeiros, 2021).

O policiamento ostensivo é uma forma importante de patrulhamento.

“O uso do automóvel na execução do policiamento ostensivo, certamente não é o único, mas com certeza, o mais importante e indispensável para a realização dos objetivos finais da Polícia Militar e para a eliminação das oportunidades de mau comportamento em que as atividades ostensivas de patrulhamento se tornem insuficientes, ineficientes e pouco eficazes. O policiamento radiomotorizado tem-se tornado o núcleo, o centro difusor de todas as atividades de polícia, em torno do qual tudo gira, fazendo com que os serviços técnicos especializados, principalmente na área de comunicação e informática, sejam desenvolvidos para o seu controle e fiscalização, porque ele se constitui na forma fundamental de execução e aplicação do policiamento ostensivo da Polícia Militar (Santana, 2003, p. 7).”

A PMPR adquire viaturas através de investimentos do governo do estado. Em dezembro de 2023, por exemplo, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou 142 novas viaturas para a PMPR, num investimento total de mais de R$82 milhões. Os veículos incluem 100 sem blindados e 42 caminhonetes para patrulhamento rural. A PMPR também utiliza viaturas históricas, como um Camaro, um Porsche e um Audi TT, que foram apreendidos em operações e cedidos pelo Poder Judiciário para ações sociais, solenidades e exposições. Estes veículos não são usados em ocorrências ou patrulhamento e ficam normalmente no quartel da PMPR, com outros carros históricos.

Atualmente a PMPR, possui centenas de veículos considerados inservíveis para o desempenho da atividade policial. “Bens inservíveis são aqueles de que a Administração Pública não mais necessita, ou seja, não têm mais utilidade para o Estado, mas têm ou poderão ter utilidade para os particulares, razão por que são alienados, o que significa que bens inservíveis, no contexto da Lei n° 8.666/93, não são bens imprestáveis, mas sim desnecessários para um ente determinado, qual seja, a Administração Pública “. (Ferreira Neto, 2003).

Os veículos inservíveis encontram-se na maioria das vezes nos pátios de todas as unidades policiais, ocupando espaço físico local, causando depreciação ao patrimônio público, e podendo contribuir para vetores de doenças, exemplo a dengue. Estudos mostram que a concentração de veículos causa problemas da saúde pública devido a proliferação de roedores, animais peçonhentos, além de servirem de criadouros de vetores de doenças como a dengue, zika vírus e Chikungunya (Oliveira, 2002; Mendonça et al. 2009). Por exemplo, os principais criadouros (depósitos) do mosquito Aedes aegypti são os recipientes artificiais, descartados indiscriminadamente pela população, a céu aberto, e preenchidos pela água da chuva, bem como aqueles utilizados para armazenar água  para  uso  doméstico (Freitas, 2003; Mendonça et al., 2009). Esses criadouros são representados principalmente por pneus, latas, vidros, garrafas, pratos de vasos, vasos de cemitério, caixas de água, tonéis, latões, cisternas, piscinas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, entre outros (Freitas, 2003; Mendonça et al., 2009). Outro fator importante é a despesa em manutenção que esses veículos geram, além da guarda e vigilância dos pátios do Estado.

Recentemente, a Polícia Militar do Paraná através do Termo de Cooperação celebrado entre o Estado do Paraná, e a Secretaria do Estado da Segurança Pública, passou a promover procedimentos licitatórios, na modalidade leilão, visando a venda de bens móveis inservíveis, com fundamento no Decreto n° 2.734, de 19 de setembro de 2019.

O processo de leilão é deflagrado com a justificativa do interesse público (Gomes, 2005). Para tanto foi designada uma Comissão a fim de realizar os leilões da Polícia Militar do Paraná. A Comissão de Inservibilidade / Desnecessidade é composta por policiais estaduais ativos da corporação. A Comissão tem a finalidade de declarar o bem como inservível ou desnecessário, cabendo também atribuição de avaliação para fins de alienação mediante leilão. Toda parte burocrática e de documentação, assim como a especificação do edital de cada leilão é de responsabilidade dela. Por fazer parte da Comissão como presidente, surgiu o interesse particular de fragmentar um estudo com objetivo de transparecer o trabalho que tem sido realizado, destacando-se os pros da licitação modalidade leilão perante a grande demanda de veículos inservíveis ocupando espaço físico local, entre outros problemas que já fora citado.

O presente artigo tem por objetivo discutir, por meio de um estudo de caso, o estado da arte em que se encontram as viaturas consideradas inservíveis para a frota oficial da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Especificamente, têm-se por objetivos (i) realizar o levantamento de veículos inservíveis da Polícia Militar do Paraná; (ii) por meio de um estudo de caso, demonstrar o percurso de alienação dos bens móveis inservíveis/desnecessários da PMPR (veículos que se encontram obsoletos para a Frota Oficial do Estado, tornando-se assim um veículo inservível, na modalidade de licitação leilão) e (iii) analisar os benefícios que essas vendas podem gerar para o Estado, visando sempre o interesse público.

REFERENCIAL TEÓRICO

A Gestão Patrimonial, área de grande importância nas instituições, é responsável por controlar o Patrimônio Público. Este pode ser conceituado, como “conjuntos de bens, direitos e obrigações avaliáveis em moeda corrente, das entidades que compõem a Administração Pública” (Kummer, 2011, p. 18), que servem para alcançar seus objetivos ou atender às necessidades coletivas. Nesse conjunto estão os bens patrimoniais tangíveis ou bens móveis, que são classificados como material de consumo ou permanente. Conforme define o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (BRASIL, 2018), os materiais permanentes possuem durabilidade superior a dois anos, diferente dos materiais de consumo, que perdem sua identidade física com o uso durante o mesmo período. Como exemplos de material permanente citados no Manual Técnico de Orçamento (MTO) estão aparelhos e equipamentos de comunicação; aparelhos, equipamentos e utensílios médico, odontológico, laboratorial e hospitalar; máquinas, aparelhos e utensílios de escritório; mobiliário em geral e veículos (BRASIL, 2019).

A Gestão Patrimonial no setor público está relacionada ao ciclo de vida dos bens pertencentes a uma instituição, este ciclo inicia-se na aquisição do bem, em uma das suas diversas modalidades, passando pelo controle, conservação e findando-se com a baixa patrimonial. Diferentemente do que acontece no setor privado, todas essas atividades inerentes à gestão patrimonial no setor público são norteadas por força de Lei, com o objetivo de atender aos preceitos da Administração Pública.

A Lei Federal n°. 4.320, de 17 de março de 1964, nos artigos 94º e 95º, determina que os bens públicos devem ser controlados pelos setores de Patrimônio e Contabilidade dos órgãos da Administração Pública através de registros analíticos e sintéticos. Sendo assim, cada ente público tem a responsabilidade de administrar seus bens, atribuição que se inicia com seu ingresso no controle patrimonial, e estende-se a zelar e tomar providências para sua conservação e recuperação. O bem, a partir da sua chegada ao órgão, passa a ser controlado ao ser encaminhado ao Setor de Patrimônio, que por sua vez, após conferência e ateste pela área requerente, faz a classificação e tombamento. Ou seja, o bem é cadastrado em banco de dados com suas características físicas, valor de compra e recebe um número, pelo qual é identificado, e uma plaqueta com a respectiva numeração é colada ou gravada nele (Fenili, 2015). Esse número, além de identificar o patrimônio, permite o controle efetivo do bem para realização de inventário físico e posterior baixa.

De acordo com Torres e Silva (2003), o controle de bens deve ser feito pelo Setor de Patrimônio de cada instituição pública, que funciona como um centro de informações patrimoniais, por meio de atividades de coleta de dados relativos à identificação, existência, quantidade, localização, condições de uso e histórico. Dessa forma, é possível manter o cadastro geral de bens atualizado, contratar seguros, fiscalizar a movimentação patrimonial, e planejar inspeções periódicas, ações de conservação e recuperação ou substituição. Porém, a eficácia da gestão patrimonial depende, sobretudo, da implantação e manutenção sistemática de registros administrativos e contábeis. Atualmente, cada órgão governamental realiza esse controle individualmente por meio de registros em relatórios em planilhas ou softwares específicos. Na intenção de padronizar, controlar bens e reduzir gastos públicos, a Secretaria do Tesouro Nacional em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), criaram o Sistema Integrado de Administração de Serviços (SIADS). O SIADS é “uma importante ferramenta que gere informações úteis e fidedignas sobre os custos do governo, subsidiando a tomada de decisões e a busca pela transparência, eficiência e economicidade na aplicação de recursos públicos” (SERPRO, 2016). Com a publicação da Portaria nº. 385, de 28 de novembro de 2018, a utilização do SIADS é obrigatória no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e empresas públicas dependentes do Poder Executivo Federal. O art. 9º estabelece que órgãos da administração direta tem prazo de um ano para adotar as providências necessárias para implantação do SIADS, enquanto autarquias e fundações, dois anos. O objetivo da ferramenta é informatizar e operacionalizar processos do gerenciamento e controle de frota de veículos e do acervo de bens, entre eles a realização de inventário patrimonial.

A Constituição Cidadã em seu artigo 74 indica que cada poder deverá possuir o seu sistema de controle interno, sendo que seus responsáveis possuem responsabilidade solidária na presença de qualquer desvio, respondendo civil ou penalmente (BRASIL,1988). O controle interno deverá ter por atribuições: I- Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. A execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; II- Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III- Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; IV- Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. (BRASIL,1988).

Para Bernardes (2008), “o controle interno encontra fundamento no Art.74 da Constituição Federal, o qual determina que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem manter, de forma integrada, sistemas de controle interno”. O controle interno serve para controlar a conclusão orçamental patrimonial, ativo financeiro e contábil das instituições, objetivando a consonância com as legislações e a harmonia das contas públicas, que necessitam primar nos órgãos públicos, formando prerrogativa ao exame real de direções públicas do País.

Por outro lado, a Lei Estadual 15.608, de 16 de agosto de 2007, estabelece normas sobre licitações e contratos no âmbito do Estado do Paraná. Assim, temos uma normativa mais detalhada para o ente federativo do que a lei de licitações Federal, tudo isso para melhor otimizar a gestão pertinente aos órgãos estaduais.  Dois artigos são fundamentais para entender os processos licitatórios, o artigo 40 e 41, que determinam

  • Que a licitação se iniciar a com a abertura de processo administrativo devidamente autuado, protocolado e numerado;
  • Que o leilão pode ser destinado a um leiloeiro oficial ou a servidor designado pela Administração;

Os termos de Cooperação Técnica nº022/2019 celebrado entre o DETRAN/PR e a PMPR/SESP e o Termo de Cooperação Técnica n 001/2023 celebrado entre o DETO/SEAP e a PMPR/SESP são instrumentos que possibilitam a utilização da escala de leiloeiros públicos oficiais classificados e credenciados em licitações daqueles órgãos quando da realização de leiloes de veículos inservíveis da Polícia Militar Do Paraná. Por outro lado, compete ao Departamento de Gestão do Transporte Oficial (DETO) a administração, de forma centralizada, do transporte oficial no âmbito da Administração Direta, Autarquia e Fundacional, a avaliação dos processos de aquisição e locação de bens para a frota oficial com emissão de parecer técnico, o acompanhamento do recolhimento, remanejamento, guarda e destinação de veículos da frota oficial dos órgãos da Administração Direta, Autarquia e Fundacional, mediante ajustes, convênios ou contratos; a gestão das atividades de alienação de veículos da frota inservível e desnecessária, quando não houver possiblidade de realocação para outro fim de interesse público. 

A instituição PMPR, por se tratar de um órgão executivo de ente federativo, rege a dependia de outros órgãos estaduais para regulamentação de seus processos licitatórios de desfazimento de bens móveis, como o de viaturas inservíveis. Vale ressaltar que durante a vigência do Termo de Cooperação Tecnica n 022/2019 celebrado entre o DETRAN/PR e a SESP/PMPR versando sobre a utilização de leiloeiros credenciados, o DETO possuía a Instrução Normativa n 003/2021, datada de 22 de janeiro de 2021, a qual estabelece os procedimentos para avaliação de bens moveis. Atualmente o temos em vigor a nova Instrução Normativa n 002/2023 e junto o Termo De Cooperação Técnica n 001/2023, celebrado entre SEAP/DETO e SESP/PMPR, publicado no Diário Oficial do Estado na data 10 de setembro de 2023. 

Por fim, vale ressaltar que a orientação das normas instituídas nos decretos supracitados fica vinculadas a SEAP/DETO, responsabilizando o Secretário de Estado da Segurança Pública disciplinar de maneira específica, mediante Resolução, o uso, distribuição, fiscalização e controle dos veículos oficiais no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em razão das peculiaridades inerentes as funções desenvolvidas (Paraná, 2023). 

METODOLOGIA

O presente artigo, baseia-se em um ensaio fundamentado em revisão bibliográfica (Cooper & Schindler, 2003) com uma abordagem quantitativa e qualitativa (Minayo, 2002), com a finalidade de descrever a atual forma de destinação desses veículos, em especial leilão e pregão, bem como a função e organização deles, quantidades de veículos leiloados e forma como são conduzidos os leilões. Para isso, utilizar-se-á uma abordagem exploratória e investigativa, com base em uma revisão bibliográfica na literatura, pois conforme Gil (1994) essa abordagem permite uma visão geral acerca de determinado fato. Será realizado um levantado de dados de artigos que discutem “Leilões de veículos inservíveis da Polícia Militar.” Os dados serão discutidos à luz de processos que desencadeiam os leilões e/ou a dificuldade quando esses não ocorrem; mas também seguirá uma análise quantitativa, por incluirá aspectos quantificadores quanto em relação às viaturas da PMPR.

O presente artigo também inclui um estudo de caso, pois ele compreende, com profundidade, aspectos de um sistema ou processo, no caso, público” (Rayfur, 2018). Esse estudo se caracteriza pelo caráter de profundidade e detalhamento, focando esforços em uma análise, neste caso, leilões de veículos inservíveis da PMPR. Aqui, será apresentado uma síntese de veículos inservíveis nas unidades da PMPR no Paraná e análises de possíveis desdobramentos em leilões.

A revisão da literatura em questão foi conduzida utilizando bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas na busca de material incluem os termos: leilões de veículos inservíveis, Direito Administrativo e de alienação e bens públicos.

Quanto aos critérios de seleção de bibliografia para essa revisão, utilizou-se artigos que falassem sobre alienação de bens móveis da Administração pública. Foram selecionados artigos publicados no idioma português e inglês, disponibilizados gratuitamente, que abordem as questões envolvendo Direito Administrativo e de alienação e bens públicos. Considerou-se também as leis de licitação e contratos 8.666/93, 14.133/2021, as instruções normativas 002/2023 de 01 de setembro de 2023 e o termo de cooperação 001/2023, que celebram a secretaria de Estado da administração e da previdência e a secretaria de Estado da Segurança Pública.  

 Considerar-se-á, também aqueles artigos que mais se enquadram na temática e que tiveram mais afinidade com os objetivos propostos neste estudo.

Entre os critérios de exclusão, rejeitou-se publicações anteriores a 20 anos, artigos sem autoria declarada ou que não estavam relacionados ao tema proposto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

VIATURAS DA PMPR COMO BENS INSERVÍVEIS: uma abordagem a partir de revisão bibliográfica

As viaturas inservíveis da PMPR no status de processo de descarga para leilão desse presente estudo são de 807 veículos considerados inservíveis. Os veículos analisados são da capital e da região do interior do Paraná, divididos por batalhão e companhias (Anexo 1; Figura 1).

Figura 1. Imagens de veículos inservíveis, bem como estado de conservação no pátio dos batalhões da PMPR.

O desfazimento destas viaturas inservíveis, consideradas bens da Administração Pública é concretizado por meio do mecanismo da alienação. Renato Fenilli (2015), conceitua a baixa patrimonial como a “retirada contábil do acervo patrimonial de uma organização”, ou seja, é quando um bem móvel deixa de compor o acervo patrimonial do órgão. O mecanismo para a saída dos bens da organização é o desfazimento, concretizado por meio do mecanismo da alienação, que, em caso de bens móveis, carece de interesse público, avaliação prévia e licitação (Souza, 2023).

 A Lei n°8.666/93, que estabelece as normas gerais para a licitação e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações, define alienação como “toda transferência de domínio de bens a terceiros” e, no que se refere a bens da Administração Pública, limita esta possibilidade quanto à existência de interesse público devidamente justificado, avaliação prévia e, via de regra, licitação. Fica dispensada a licitação, segundo esta Lei, para casos de doação de bens, “desde que para fins e uso de interesse social, após avaliação de sua oportunidade e conveniência socioeconômica, relativamente à escolha de outra forma de alienação” (Souza, 2023).

Dessa forma a alienação das viaturas inservíveis encontradas nos pátios dos batalhões da Polícia Militar é realizada através do processo licitatório, na modalidade leilão. Conforme a Lei 14.133, de 1°de abril em seu art.2°é bem claro ao determinar que a Lei de Licitações e contratos administrativos se aplica a alienação e concessão de direito real de uso de bens. No seu art.76 apresenta que para alienação de qualquer tipo de bem que precise de um processo licitatório, ocorrerá como leilão (Souza, 2023).

Segundo Saddy (2024), a alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

  • tratando-se de bens imóveis exigirá autorização legislativa e dependerá de licitação na modalidade leilão;
  • tratando-se de bens móveis, dependerá apenas de licitação na modalidade leilão (art.76, incs. IeII, da Lei n.14.133/2021).

Em ambas as hipóteses, a lei estabelece que a modalidade de licitação a ser utilizada será, obrigatoriamente, o leilão (Sadday, 2024). Segundo o art.6, in.XL, leilão é a “modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance”.

O leilão poderá ser cometido a leiloeiro oficial ou a servidor designado pela autoridade competente da Administração, e o regulamento deverá dispor sobre seus procedimentos operacionais (art.31da Lei n.14.133/2021).Se optar pela realização de leilão por intermédio de leiloeiro oficial, a Administração deverá selecioná-lo mediante credenciamento ou licitação na modalidade pregão e adotar o critério de julgamento de maior desconto para as comissões a serem cobradas, utilizados como parâmetro máximo os percentuais definidos na lei que regula a referida profissão e observados os valores dos bens a serem leiloados (Saddy, 2024).

O leilão será precedido da divulgação do edital em sítio eletrônico oficial, que conterá:

  • a descrição do bem, com suas características, e, no caso de imóvel, sua situação e suas divisas, com remissão à matrícula e aos registros;
  • o valor pelo qual o bem foi avaliado, o preço mínimo pelo qual poderá ser alienado, as condições de pagamento e, se for o caso, a comissão do leiloeiro designado;
  • a indicação do lugar onde estiverem os móveis, os veículos e os semoventes;
  • o sítio da internet e o período em que ocorrerá o leilão, salvo se, excepcionalmente, for realizado sob a forma presencial por comprovada inviabilidade técnica ou desvantagem para a Administração, hipótese em que serão indicados o local, o dia e a hora de sua realização;(v)a especificação de eventuais ônus, gravames ou pendências existentes sobre os bens s serem leiloados (Saddy, 2024).

Além da divulgação no sítio eletrônico oficial, o edital do leilão será fixado em local de ampla circulação de pessoas, na sede da Administração, e poderá, ainda, ser divulgado por outros meios necessários para ampliar a publicidade e a competividade da licitação (Saddy, 2024).

Por fim, o leilão não exigirá registro cadastral prévio, não terá fase de habilitação e deverá ser homologado assim que concluída a fase de lances, superada a fase recursal e efetivado o pagamento pelo licitante vencedor, na forma definida no edital (Saddy, 2024).

ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA: Leilão eletrônico de veículos inservíveis, no Paraná.

            Em 2023, por meio do edital de LEILÃO ELETRÔNICO DE VEÍCULOS Nº 002/2023 –SESP/PMPR, foi realizado o leilão de veículos inservíveis e pertencentes ao patrimônio da Administração Pública Estadual do Estado do Paraná. De acordo com o edital, os leilões são divididos em lotes, no caso, deste edital, eram 219 (duzentos e dezenove) lotes (Anexo 2). Cada lote é composto por veículos de algum Batalhão da Polícia Militar (BPM). Por exemplo, os lotes de nº 96 à 106, referiam-se ao veículos do pátio do 23° BPM, localizado na rua BRAZÍLIO DE ARAÚJO, 458 – CIDADE INDUSTRIAL. Os editais trazem ainda informações gerais sobre o possível está de conservação do veículo, condições burocráticas para participar no leilão, detalhes para arrematação e pagamento e sobre a formas e datas para retirada dos veículos do pátio. Cabe ressaltar que os leilões são realizados por leiloeiros oficiais, devidamente matriculados na JUCEPAR, e não por alguém interno da PMPR. Todas as informações dos editais e seus anexos encontram-se depositadas no site do leiloeiro em questão, no Portal da Transparência do Estado do Paraná, e no site da PMPR (para maiores informações, acesse https://www.pmpr.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2024-04/edital_leilao_002-2023.pdf ).

O leilão supracitado, inserido ao Protocolo (21.149.120-5 de 16/10/2023), foi realizado em 22 de abril de 2024. Conforme apresentado, os veículos leiloados foram divididos por lotes (anexo II). Cada lote correspondia a um veículo. Portanto foram divididos em 219 (Duzentos e dezenove) lotes devidamente identificados conforme o Anexo II deste artigo. As cidades que compuseram os lotes foram: Ponta Grossa, Paranaguá, Curitiba, Guarapuava, Pinhais, Pato Branco, Colombo, Telêmaco Borba, União da Vitória, Lapa, Piraquara, Irati, Toledo, Maringá, Cianorte, Cascavel e Londrina. Os veículos inservíveis não arrematados nesse leilão totalizaram 40 (quarenta) veículos, permanecendo no status “Sem lance”. Os lotes arrematados foram totalizados 178 (cento e setenta e oito) veículos inservíveis. O valor mínimo estimado do leilão era de R$ 1.642,986,70. O valor arrecadado desse leilão foi de R$ 2.043,526,60.

A modalidade de licitação leilão, usada para a venda de bens móveis inservíveis da Administração Pública, especificamente PMPR possibilita a venda, alienação de veículos inservíveis, no caso não mais importantes, não utilizados pela frota oficial. A manutenção desses veículos muitas das vezes demanda um aumento exagerado aos cofres públicos da Instituição. Veículos por exemplo do ano de 1998, ainda estavam presentes em pátios de batalhões, não obstante gerando gastos e manutenção, mas também ocupando espaço físico, sem nenhuma utilidade. Vale ressaltar a manutenção desses veículos parados gera muito gasto no quesito manutenção das peças, carros muito antigos já não se encontram peças novas para compra, a maioria é achada em ferro velho, tendo as peças ciclo de vida curta e muito gasto. Conforme visto na página do governo do paraná, 2023, a venda desses veículos através do leilão tem retornado aos cofres públicos da Policia Militar do Paraná valores arrecadados possibilitando investir em área da tecnologia. O governo do Paraná, Ratinho Junior lançou o Projeto Falcão, que visa a utilização de drones e aeronaves para reforçar a segurança pública no combate ao crime organizado. A compra desses drones foi feita com o dinheiro arrecadado dos leilões das vendas de viaturas inservíveis, conforme informações disponíveis no site da PMPR. 

Além do dinheiro ser investido em equipamentos de tecnologia devemos acrescentar outros benefícios que o leilão pode gerar, é o caso da desocupação dos pátios dos batalhões. Com os pátios dos batalhões desocupados, mais limpos podemos proporcionar a melhora da qualidade de vida dos policiais estaduais. Pois um ambiente de trabalho mais limpo, organizado, longe de possíveis doenças geradas por animais peçonhentos, roedores entre outros, acarreta não só bem-estar, mas também mais saúde e consequentemente qualidade de vida aos policiais que trabalham nesse devido espaço, batalhão. Outro fator relevante é proporcionar esse espaço para benefício de uso dos policiais, desocupando fazendo com que o espaço fique livre para ser ocupado e usado pelos próprios policiais do batalhão, como estacionamento dos seus carros particulares.  

            Por fim, a perspectiva para os próximos leilões é que se possa oferecer e manter todos os leilões realizados de forma séria e com qualidade. Prevalecendo sempre os princípios da licitação leilão: Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Eficiência, Interesse Público e Igualdade.  

Possibilitando cada vez mais a renovação da frota da Corporação, fazendo com que veículos de 5 (cinco) anos de vida útil sejam alienados, visto que, o uso de veículos velhos na frota acarreta insegurança e colocam em risco a vida dos policiais militares. Então minha perspectiva é que carros de vida útil de cinco anos de uso se façam mais representados para a venda nos leilões de veículos inservíveis da PMPR.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            O presente artigo mostrou o estado da arte sobre veículos da PMPR que são considerados inservíveis. Este estudo poderá servir de base para futuros levantamentos detalhados de dados desses veículos para leilões, tanto informações quantitativas sobre os veículos, quanto informações burocráticas das leis estaduais e federais que regem as licitações para realização dos leilões.

Interessante notar também a importância desses que a venda desses veículos através do leilão tem retornado aos cofres públicos valor significativos, possibilitando investimento em área da tecnologia, desocupação de espaços públicos, melhoria na qualidade de vida dos policiais estaduais, e otimizando o processo de renovação da frota da Corporação, melhorando a função da PMPR.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei n 14.133, de 1 de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Brasília, DF. Diário Oficial da União.

FREITAS, C. M. de. Problemas ambientais, saúde coletiva e ciências sociais. Ciência & Saúde Coletiva, 8(1):137-150, 2003.

SOUZA, THIAGO RAMOS DE. Os desafios da gestão patrimonial na Administração Pública federal. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

MENDONÇA, F.A.; VEIGA E SOUZA, A.; DUTRA, D.A. 2009. Public health, urbanization and dengue’s fever in Brazil. Sociedade & Natureza, 21 (3): 257-269, 2009

OLIVEIRA, M. M. M. F. A DENGUE EM CURITIBA/PR: UMA ABORDAGEM CLIMATOLÓGICADO EPISÓDIO DE MARÇO/ABRIL – 2002. R..RA ́E GA, 8 (1): 45-54, 2004. Editora UFPR.

PARANÁ, Decreto n 2734, de 19 de setembro de 2019.

PARANÁ. Portaria do Comando – Geral n 1.175, de 29 de dezembro de 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Instrução Normativa 003/2021.

PARANÁ. Decreto n 10.086, de 17 de janeiro de 2022.

PARANÁ. Resolução SESP n 224, de 27 de fevereiro de 2023.

PARANÁ, Decreto 2819 – 14 de julho de 2023

PARANÁ. Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Termo de Cooperação técnica 001/2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Instrução Normativa 002/2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Termo de Cooperação Técnica 221/2023 DETRAN/PR e SESP/PMPR. Delegação para Execução da Fiscalização de trânsito. Disponível em: https://detran.pr.gov.br/Pagina/Convenios-0.

PARANÁ.Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.Termo de Cooperação Técnica 022/2019 Detran/PR e SESP/PMPR. Utilização da escala de leiloeiros oficiais. Disponivel em: https://www.detran.pr.gov.br/Pagina/Convenios-0.

Santos, C.E.F.; BENS PÚBLICOS – O DOMINIO PÚBLICO NO DIREITO ADMINISTRATIVO. Editora Foco, 1ªEd, 2023.

Schuersovski, L. G. Frota Terceirizada Versus Frota Própria: Uma Análise Comparativa entre as duas modalidades de Frota na PMPR. UNESPAR.2023

ANEXOS

Anexo 1. Tabela contendo a relação de veículos inservíveis nos batalhões da Polícia Militar do estado do Paraná.

BatalhãoVeículos InservíveisQuantidadeModeloAno
10342ASTRA SEDAN ADVANTAGE2007
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
4AMAROK PAT SE II2012
7RENAULT DUSTER 20 D 4X22012
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22010
1FORD ECOSPORTY XL 1.6 FLEX2010
3 GM BLAZER ADVANTAGE2009
1FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1NISSAN FRONTIER XE 25X42009
1RENAULT LOGAN EXP 1.62008
2VW PARATI CELA 1.82008
1VW GOL PATRULHEIRO 1.62008
3VW PARATI PATRULHEIRO 1.62005
1GM BLAZER DLX 2.8 4X42001
1TOYOTA BAND. BJ 50LV1999
2TOYOTA BAND . BJ. 50LV1998
1TOYOTA BAND . BJ. 50LV1995
1RENAULT DUSTER 20 D 4X22017
11523RENAULT DUSTER 20 D 4X22017
5FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1TOYOTA ETIOS HB XS 1.5 MT2017
1FIAT PALIO WEEKEND  HLX FLEX2004
2RENAULT DUSTER 1.6 E 4X22016
2MMC PAJERO DAKAR D2013
5I/ AMAROK PAT SE II2012
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 1.62012
16RENAULT DUSTER 20 D 4X22016
2FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2010
2GM BLAZER ADVANTAGE2009
1FORD RANGER XL 1.3 P2009
1FORD FIESTA 1.6 FLEX2009
4FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1NISSAN FRONTIR XE 25 X 42009
1RENAULT LOGAN AUT 1.62009
2VW GOL PATRULHEIRO 1.62008
1VW GOL 1.62006
1NISSAN FRONTIER 4X4 XE2004
12101MMC PAJERO DAKAR D2013
2RENAULT DUSTER 20 D 4X22012
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22009
2FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2006
3VW PARATI PATRULHEIRA 1.82006
  1RENAULT KANGOO AUT 1616 
1371RENAULT OROCH 2.0 DYN N422017
1VW AMAROK PAT SE II2012
3RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1VW PARATI CELA 1.82008
1RENAULT KANGOO AUT 16162006
14581VW GOL 1.02008
12WEEKEND ADVENTURE2017
3 VW AMAROK PAT SE II2016
6RENAULT DUSTER 1.6 EX 4X22016
1GM ASTRA HB 4PADVANTAGE2010
6VW AMAROK PAT SE II2014
2RENAULT MASTER FUR L3H22014
3FIAT FIORINO FLEX2013
11MMC \ PAJERO DAKAR D2012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22009
1FORD \ ECOSPORT XL 1.6 FLEX2010
1GM BLAZER ADVANTAGE2007
1FIAT FIORINO FLEX2010
1GM BLAZER ADVANTAGE2009
1GM BLAZER ADVANTAGE2009
2FORD RANGER XL 13P2008
1VW GOL PATRULHEIRO 1.62006
1RENAULT MASTER 13 MR 25DCI2006
1VW PARATI PATRULHEIRO 1.81991
1GM \ CHEVROLET D20 CUSTOM2017
1Fiat Fiorino2007
15311FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1RENAULT DUSTER 20 D 4X22017
4FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
2I\VW AMAROK PAT SE II2016
1TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2017
2VW PARATI 1.6 CITY2004
1VW PARATI PATRULHEIRA 1.82006
2RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
1RENAULT FLUENCE EXP  162011
3I \ VW AMAROK PAT SE II2012
4RENAULT FLUENCE EXP  162008
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22008
1VW PARATI CELA 1.82006
1VW GOL PATRULHEIRO 1.62006
1VW PARATI PATRULH. 1.8,2005
1I \ RENAULT KANGOO AUT 162012
2FIAT WEEKEND ADVENTURE2012
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162010
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
16192FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1RENAULT LOGAN2008
1FIAT UNO MILLE FIRE FLEX2006
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
2FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1MMC PAJERO DAKAR D2017
1I \ VW AMAROK PAT SE II2013
1RENAULT FLUENCE EXP  162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
2GM BLAZER ADVANTAGE2012
3RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22010
1FIAT WEEKEND ADVENTURE2009
1RENAULT LOGAN2008
1FIAT UNO MILLE FIRE FLEX2012
1751RENAULT MASTER FUR L3H22014
1I \ VW AMAROK PAT SE II2012
1RENAULT MASTER FUR L3H22006
1I \ VW AMAROK PAT SE II2016
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
18461GM \ BLAZER ADVANTAGE2010
1I \ VW AMAROK PAT SE II2012
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
7RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
2RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
1GM CORSA SUPER2002
2FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2002
2GM BLAZER ADVANTAGE2012
1GM BLAZER ADVANTAGE2010
2FORD FIESTA 1.6 FLEX2009
1FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1GMCORSA CLASSIC2012
6NISSAN FRONTIER XE 25X42009
1RENAULT LOGAN S AUT 162004
1VW PARATI CELA 1.82009
1VW PARATI PATRULH. 1.62008
1RENAULT SCENIC AUT 16162008
1GM BLAZER ADVANTAGE2008
1GM BLAZER PARATI PATRULH 1.62006
1VW PARATI 2.0 TRACKFIELD2006
1LR DEFENDER90 SW2006
3TOYOTA BAND BJ50 LV2005
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162005
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22001
1I \ VW AMAROK PAT SE II1999
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1GM \ BLAZER ADVANTAGE2012
1I \ VW AMAROK PAT SE II2013
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
1951FIAT PALIO WEEKEND ELX FLEX2017
1FIATWEEKEND ADVENTURE2017
2I \ VW AMAROK PAT SE II2014
1VW PARATI CELA 1.82008
1111RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
2FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1I \ FORD RANGER XLT 12 A2008
1HONDA FIT EX FLEX2008
1VW GOL 1.62006
1VW GOL PATRULHEIRO 1.62008
2GM BLAZER ADVANTAGE2009
2RENAULT LOGAN EXP 162008
2062RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
1GM \ BLAZER ADVANTAGE2012
2RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22008
21372FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1I \ VW AMAROK PAT SE II2017
4FORD FIESTA SEDAN 1.6 FLEX2014
1FIAT PALIO FIRE FLEX2006
1I \ VW AMAROK PAT SE II2007
6I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
6RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
5FORD FIESTA 1.6 FLEX2012
1NISSAN FRONTIER XE 25X42009
1RENAULT LOGAN EXP 162009
1GM \ BLAZER ADVANTAGE2008
1VW GOL PATRULHEIRO 1.62008
2VW PARATI PATRULH. 1.62008
1VW PARATI PATRULH. 1.62008
1I \ TOYOTA HILUX  CD4X4 SR2005
1FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX1998
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22010
22181I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1I \ VW AMAROK PAT SE II2016
1RENAULT \ MASTER FUR L3H22014
1MMC \ PAJERO DAKAR D2013
4RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1GM\ ASTRA SEDAN ADVANTAGE2002
1PEUGEOUT 207 PASSION XS2010
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
2MMC \ PAJERO DAKAR D2013
3RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
4251RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2017
1RENAULT OROCH 20 DYN422017
2RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
1MMC \ L200 TRITON 3.2 D2013
2RENAULT DUSTER2016
1VW PARATI1.6 CITY2004
1VW PARATI 1.62006
7GM\ CORSA SUPER2002
1I \ VW AMAROK PAT SE II2012
1I \ RENAULT FLUENCE EXP 162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1VW \ GOL 1.02004
1VW \ GOL PATRULHEIRO 1.62008
1VW \ GOL 1.62006
1VW \ PARATI PATRULH.1.82006
1VW\ GOL 1.02004
5 CIPM11MMC \ PAJERO DAKAR D2013
5271I\ VW AMAROK2012
4TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2017
1FIAT \ WEEKEND ADVENTURE2017
1I \ VW AMAROK PAT SE II2016
1TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2017
1MMC\ L200 TRITON HPE D2014
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
1GM\ ASTRA SEDAN ADVANTAGE2003
1GM\ ASTRAGL2001
1FORD FIESTA 1.6 FLEX2010
1GM\MONTANA CONQUEST2008
1GM\CELTA 3 PORTAS SUPER2003
2MMC \ L200 TRITON 3.2 D2013
1MMC\PAJERO DAKAR D2013
4RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1GM \ ASTRA HB 4P ADAVANTAGE2009
1GM\BLAZER ADVANTAGE2010
1I\FORD RANGER XL 13P2009
1FORD\ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1VW\ PARATI PATRULHEIRA 1.62006
5 CRPM -SEDE 1VW \ GOL PATRULHEIRO 1.62008
6 CIPM151RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
2FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
2I\ VW AMAROK2012
1I\ RENAULT FLUENCE EXP 162012
2RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
1GM\ BLAZER ADVANTAGE2010
1I\FORD RANGER XL 13P2009
1FORD \ ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1VW \PARATI CELA 1.82008
1VW\ GOL OATRULHEIRO2006
1I\RENAULT KANGOO AUT 16162006
1RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
6581FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2017
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22016
1FIAT \ WEEKEND ADVENTURE2009
7TOYOTA ETIOS HB XS 15 MT2014
3RENAULT DUSTER 16 D 4X22013
1FIAT LINEA HLX 1.9 DUAL2012
10I\VW AMAROK PAT SE II2012
1MMC\ PAJERO DAKAR D2012
1I\VW AMAROK PAT SE II2010
1I\RENAULT FLUENCE EXP 162009
3RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22009
5RENAULT DUSTER 16 D 4X22009
2FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1GM\BLAZER ADVANTAGE2008
1FORD\FIESTA 1.6 FLEX2008
1FORD \ ECOSPORT XL 1.6 FLEX2008
2NISSAN\ FRONTIER XE 25 X42008
1RENAULT LOGAN EXP 162007
1RENAULT MASTER 13M3 25DCI2006
1VW\GOL PATRULHEIRO 1.62002
1VW\ PARATI PATRULHEIRA 1.62012
2VW\ PARATI PATRULHEIRA 1.62012
2FIAT PALIO WEEKEND HLX FLEX2012
1VW\ GOL 1.62009
1Weekend2017
1Etios2017
1Duster2017
3Amarok2012
7 CIPM112RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
2I\VW AMAROK PAT SE II2012
1I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
1GM\BLAZER ADVANTAGE2009
1FORD\ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1VW\ GOL PATRULHEIRO 1.62008
1VW\ GOL PATRULHEIRO 1.62005
1VW\PARATI PATRULH.1.62006
1Gol2004
7211Duster2017
8Weekend2017
1I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
9VW \ SAVEIRO 1.6 CS2012
1RENAULT SANDERO EXP 1016V2008
1TOYOTA ETIOS HB XS 15MT2006
8 CIPM91RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1RENAULT LOGAN AUT 1016V20082017
4FIAT WEEKEND ADVENTURE2017
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22009
1GM \ BLAZER ADVANTAGE2012
1VW\ PARATI PATRULHEIRA 1.82010
8151Fluence2012
1Saveiro2011
1Sandero2011
2Etios2017
1Peugeout Passion2011
1Duster2016
1Master Furgão2014
4Amarok2012
3Duster2012
9CIPM71Parati2004
2Pajero2013
1Duster2012
1Gol2003
1Scenic2002
1Blazer2001
Bpamb FV271FORD FIESTA SEDANI 1.6  FLEX2011
1GAMPER 4502013
1I\VW AMAROK PAT SE II2017
3RENAULT DUSTER16 E 4X22016
1I\VW AMAROK PAT SE II2016
3I\VW AMAROK PAT SE II2016
1CHEVROLET S10 ADV FD22012
4MMC\PAJERO DAKAR D2013
3I\VW AMAROK PAT SE II2012
1I|RENAULT FLUENCE EXP 162012
1VW GOL 1.02004
1RENAULT CLIO EXP 16 16VS2003
1NISSAN FRONTIER 4X42003
1TOYOTABAND BJ55LP 2BL41999
3MMC\PAJERO DAKAR D2013
1GAMPER 4502013
BPCHOQUE11I\ RENAULT FLUENCE DYN20M2012
BPEC302TOYOTAETIOS HB XS 15 MT2017
1RENAULT MASTER FUR L3H22014
9I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1VW \ PARATI 1.62006
1FORD \ FIESTA 1.6 FLEX2009
3RENAULT LOGAN EXP 162008
4VW \ GOL 1.02006
2VW \ PARATI PATRULH. 1.62005
1VW\ GOL SPECIAL2004
1VW \ GOL 1.02003
4I|RENAULT FLUENCE EXP 162012
BPFRON191I\ RENAULT FLUENCE DYN20M2013
2VW \ GOL HL MC S2014
4I\VW SPACECROSSGILL 
9I\VW AMAROK PAT SE II2014
1I|RENAULT FLUENCE EXP 162013
1MMC PAJERO DAKAR D2013
1VW\ GOL 1.02008
BPMOA11Pajero2013
BPTRAN71Corsa2004
2Ecosport2010
1Fiesta2009
1Logan2008
1Uno miller2004
1Ecosport2009
COGER71I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1VW\ PARATI 1.62012
2FORD \ FIESTA 1.6 FLEX2009
1NISSAN \ X TERRA 2.8 SE2006
1VW\PARATI PATRULH.1.62005
COPM11RENAULT DUSTER 16 D 4X22012
DEP21RENAULT LOGAN EXP 162008
1I| RENAULT KANGOO AUT 16162006
DPROJ11Logan2008
2353I\VW AMAROK PAT SE II2012
1VW\GOL PATRULHEIRO2008
1I\RENAULT KANGOO AUT16162006
25225FIAT\WEEKEND ADVENTURE2017
1TOYOTAETIOS HB XS 15 MT2017
5RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
1VW\GOLF2001
1I|VW AMAROK PAT SE II2014
2I\VW AMAROK PAT SE II2012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
2I\TOYOTA HILUX SW24 SRV4X42012
1I\VW AMAROK PAT SE II2013
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
2FIAT\WEEKEND ADVENTURE2012
26131RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1RENAULT OROCH 20 DYN422017
1FIAT\WEEKEND ADVENTURE2017
4I|VW AMAROK PAT SE II2012
2RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
3GM\BLAZER ADVANTAGE2012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22010
2791RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1I\ RENAULT FLUENCE DYN20M2012
1RENAULT OROCH 20 DYN422017
1RENAULT MASTER FUR L3H22014
1MMC\PAJERO DAKAR D2013
1I\ RENAULT FLUENCE DYN20M2012
2RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22012
1FORD ECOSPORT XL 1.6 FLEX2010
2861RENAULT DUSTER 16 D 4X22016
1I\VW AMAROK PAT SE II2012
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22010
1FORD\ECOSPORT XL.1.6 FLEX2012
1GM\BLAZER ADVANTAGE2010
1MMC/PAJERO DAKAR D2008
29362RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22013
5FORD\ECOSPORT XL 1.6 FLEX2012
1GM\BLAZER ADVANTAGE2010
1FORD\ECOSPORT2010
2FORD\ECOSPORT XL 1.6 FLEX2009
1VW\PARATI CELA 1.82010
1GM\BLAZER ADVANTAGE2009
1VW\GOL PATRULHEIRO2008
1VW\PARATI PATRULHEIRA 1.62008
2VW\GOL 1.62008
1VW\GOL2008
1VW\PARATI PATRULHEIRA 1.62007
1GM\BLAZER ADVANTAGE2006
3VW\ PARATI PATRULHEIRA 1.62006
2GM\BLAZER ADVANTAGE2005
1RENAULT\SCENIC RT 2.02005
5RENAULT\SCENIC RT 2.02005
1CHEVROLET \ S10 LT DD4A2002
1FIAT WEEKEND ADVENTURE2001
1MMC/PAJERO DAKAR D2015
1RENAULT DUSTER 2.0 D 4X22017
1Blazer2002

ANEXO 2. Veículos oferecidos, bem como informações de lote, batalhão e características, no leilão eletrônico nº 002/2023 –SESP/PMPR

LoteBatalhãoEndereçoCaracterísticas dos carros a serem leiloadosANO
14◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550YAMAHA\XTZ250 TENERE2015
24◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550YAMAHA\XTZ250 TENERE2014
34◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550YAMAHA\XTZ250 TENERE2014
44◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550VW\GOL 1.62006
54◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550VW\GOL 1.62008
64◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550RENAULT\LOGAN EXP 162009
74◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550RENAULT\LOGAN EXP 162008
84◦ CRPM\1◦BPM(PÁTIO 1◦BPM)  RUA PROFFESSOR CARDOSO FONTES 985,RONDA-PONTA GROSSA PR,84050-550GM\BLAZER ADVANTAGE2010
96◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VOLVO\B581988
106◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575IMP\MBENZ 310D SPRINTERF1997
116◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\8.1401998
126◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\SCENIC RT 2.O2002
136◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\GOL 1.02004
146◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FIAT\PALIO WEEK HLX FLEX2005
156◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FIAT\PALIO WEEK HLX FLEX2005
166◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\GOL 1.02005
176◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575AGRALE\8500 TCA2006
186◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575I\RENAULT KANGOO AUT 16162006
196◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\GOL PATULHEIR 1.62007
206◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT \MASTER 13M3 25DI2006
216◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT \MASTER 13M3 25DI2006
226◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT \MASTER 13M3 25DI2006
236◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\GOL PATRULHEIRO 1.62008
246◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FORD\ FUSION2008
256◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT LOGAN2008
266◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2008
276◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2008
286◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\ PARATI CELA 1.82008
296◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575VW\ PARATI CELA 1.82008
306◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FORD\ ECOSPORT XL1.6 FLEX2009
316◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575I\FORD RANGER XL 13P2010
326◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FORD\FIESTA 1.6 FLEX2010
336◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FORD\FIESTA 1.6 FLEX2010
346◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2010
356◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2010
366◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2011
376◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2011
386◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2011
396◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER ADVANTAGE2011
406◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575FORD\ECOSPORT XL. 1.6 FLEX2011
416◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
426◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
436◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
446◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
456◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
466◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
476◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
486◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575 RENAULT \ DUSTER 20D 4X22012
496◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575RENAULT\DUSTER 20D 4X22013
506◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575I\RENAULT KANGOO AUT 16162006
516◦CRPM\9◦BPM(PÁTIO 9◦BPM) RUADOMINGOS PENEDA,2488-AEROPORTO, PARANAGUÁ- PR, 83209-575GM\BLAZER DLX 2.8 4X42001
521◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270I\RENAULT KANGOO AUT.162006
531◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270RENAULT\DUSTE 20D 4X22012
541◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270RENAULT\DUSTE 20D 4X22012
551◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
561◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
571◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270I\VW AMAROK PAT.SE II2012
581◦CRPM\13◦BPM(PÁTIO 13◦BPM) RUA SEBASTIÃO MALUCELLI,2-146-NOVO MUNDO, CURITIBA – PR , 81050-270YAMAHA\XTZ250 TENERE2014
594◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694GM\BLAZER ADVANTAGE2010
604◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694GM\BLAZER ADVANTAGE2010
614◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694GM\BLAZER ADVANTAGE2010
624◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694GM\BLAZER ADVANTAGE2010
634◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694FIAT\WEEKEND ADVENTURE2017
644◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694FIAT\UNO MILLE ECONOMY2011
654◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694FIAT\UNO MILLE ECONOMY2011
664◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694RENAULT\ DUSTER 20D 4X22017
674◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694VW\GOL2011
684◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694RENAULT\ DUSTER 20D 4X22012
694◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694RENAULT\ DUSTER 20D 4X22012
704◦CRPM\16◦BPM(PÁTIO 16◦BPM ) RUA XV DE NOVEMBRO, 4347 – MORRO ALTO, GUARAPUAVA – PR , 85065-694I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
716◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290VW\GOL PATRULHEIRO 162008
726◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290VW\GOL PATRULHEIRO 162008
736◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290FORD\ECOSPORT XL 16 FLEX2010
746◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290RENAULT\ DUSTE 16 E 4X22017
756◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290VW\GOL PATRULHEIRO 162008
766◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290GM\ORSA SUPER2002
776◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290RENAULT\MASTER 13M3 25DCI2009
786◦CRPM\17◦BPM(PÁTIO 17◦BPM ) RUA DR. MURICI,2855 – OURO FINO, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  – PR , 83015-290I\VW AMARAROK PAT SE II2017
791◦CRPM\20◦BPM( PÁTIO 20◦BPM ) RUA CARLOS DE LAET, 6335 – BOQUEIRÃO, CURITIBA – PR , 80000 – 000FORD\FIESTA SEDAN2013
806◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
816◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
826◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
836◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
846◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120MMC\PAJERO2013
856◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120MMC\PAJERO2013
866◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120MMC\PAJERO2013
876◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\OROCH2013
886◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2018
896◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
906◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2012
916◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\FLUENCE2012
926◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\MASTER2012
936◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120FIAT\PALIO WEEKEND2014
946◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120RENAULT\DUSTER2017
956◦CRPM\22◦BPM( PÁTIO 22◦BPM ) RUA MADRE AVOSANI , 687- PALMITAL, COLOMBO – PR, 83413 – 120VW\POLO2006
961◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050YAMAHA\LANDER2011
971◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\PARATI PATRULH 162005
981◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\PARATI PATRULH 162006
991◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050RENAULT\KANGOO2006
1001◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\PARATI2007
1011◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\GOL 1.62008
1021◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050FORD\ECOSPORT2010
1031◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050GM\BLAZER ADVANTAGE2010
1041◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\AMAROK2012
1051◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050VW\AMAROK2012
1061◦CRPM\23◦BPM( PÁTIO 23◦BPM ) R. BRAZÍLIO DE ARAÚJO , 458 -CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, CURITIBA -PR , 81312-050GM\BLAZER ADVANTAGE2011
1074◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRYAMAHA\XT 2252005
1084◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRHONDA\CB600F HORNET2006
1094◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRHONDA\CB600F HORNET2006
1104◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRGM\BLAZER ADVANTAGE2010
1114◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRRENAULT\DUSTER 16D 4X22012
1124◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRRENAULT\DUSTER 16D 4X22012
1134◦CRPM\26◦BPM( PÁTIO 26◦BPM ) ROD. DO PAPEL KM 21, BANDEIRANTES, TELÊMACO BORBA-PRI\VW AMAROK PAT SE II2012
1144◦CRPM\27◦BPM( PÁTIO 27◦BPM ) , R. ALEXANDRE SCHLEMM, 101, SÃO BASÍLIO MAGNO, UNIÃO DA VITÓRIA, – PR , 84600-000RENAULT\DUSTER 20D 4X22012
1154◦CRPM\27◦BPM( PÁTIO 27◦BPM ) , R. ALEXANDRE SCHLEMM, 101, SÃO BASÍLIO MAGNO, UNIÃO DA VITÓRIA, – PR , 84600-000RENAULT\DUSTER 20D 4X22012
1164◦CRPM\27◦BPM( PÁTIO 27◦BPM ) , R. ALEXANDRE SCHLEMM, 101, SÃO BASÍLIO MAGNO, UNIÃO DA VITÓRIA, – PR , 84600-000I\RENAULT FLUENCE EXP 162012
1174◦CRPM\27◦BPM( PÁTIO 27◦BPM ) , R. ALEXANDRE SCHLEMM, 101, SÃO BASÍLIO MAGNO, UNIÃO DA VITÓRIA, – PR , 84600-000RENAULT\DUSTER 20D 4X22017
1176CRPM\28◦BPM( PÁTIO 28◦BPM ) AV. DR. MANOEL PEDRO , 2271 – ZONEAMENTO E UO DO SOLO URBANO , LAPA-PR, 83750-000RENAULT\DUSTER 16 4X22016
1186CRPM\28◦BPM( PÁTIO 28◦BPM ) AV. DR. MANOEL PEDRO , 2271 – ZONEAMENTO E UO DO SOLO URBANO , LAPA-PR, 83750-000VW\AMAROK2012
1196CRPM\28◦BPM( PÁTIO 28◦BPM ) AV. DR. MANOEL PEDRO , 2271 – ZONEAMENTO E UO DO SOLO URBANO , LAPA-PR, 83750-000AGRALE\85002005
1206◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162006
1216◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162006
1226◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162006
1236◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162006
1246◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162006
1256◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\GOL 162007
1266◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\GOL 162007
1276◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI PATRULHA 162008
1286◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\GOL PATRULHEIRO 162008
1296◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\GOL PATRULHEIRO 162008
1306◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100VW\PARATI CELA 182008
1316◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100GM\BLAZER ADVANTAGE2010
1326◦CRPM\29BPM( PÁTIO 29◦BPM ), RUA REINALDO MEIRA 978 – VILA SÃO CISTOVÃO, PIRAQUARA – PR, 83305-100FORD\ECOSPORT XL 16 FLEX2011
1334◦CRPM\8ạ CIPM( PÁTIO 8ạ CIPM ) RUA EXPECICIONÁRIO JOSÉ DE LIMA,1425-1491 IRATI, PR 84500-000RENAULT FLUENCE EXP 162012
134CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
135CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
136CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
137CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
138CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
139CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
140CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
141CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
142CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
143CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
144CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
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146CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502013
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148CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502011
149CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA\LANDER XTZ2502014
150CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
151CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
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156CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
157CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
158CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
159CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
160CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
161CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
162CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
163CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
164CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2015
165CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
166CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
167CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
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174CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
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179CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
180CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
181CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
182CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
183CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
184CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
185CPE\CIROCAM( PÁTIO CIROCAM), AV. IGUAÇU, 275- REBOUÇAS , CURITIBA – PR , 80230-020YAMAHA \XTZ250 TENERE2014
186CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181YAMAHA\ XT 2252004
187CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181YAMAHA\ XT 2252004
188CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181YAMAHA\LANDER XTZ2502012
189CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181VW\GOL 102003
190CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181VW\PARATI PATULH 162005
191CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181VW\GOL 102006
192CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181VW\GOL 102006
193CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181VW\GOL 102006
194CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT \ LOGAN EXP 162008
195CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT \ LOGAN EXP 162008
196CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT \ LOGAN EXP 162008
197CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181FORD\FIESTA 16 FLEX2009
198CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
199CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
200CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
201CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
202CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
203CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
204CPE\BPEC( PÁTIO BPEC) BR.277,KM72, APMG ,CURTIBA – PR, 80220-181RENAULT\FLUENCE EXP 162012
205RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020AGRALE\MASCA GRANMICO2007
206RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020AGRALE\MASCA GRANMICO2007
207RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020GM CORSA CLASIC2004
208RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020VW\GOL2007
209RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020RENAULT\ LOGAN2009
210RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020HONDA\CB 5002001
211RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020HONDA\XR250 TORNADO2007
212RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020NISSAN\  TERRA2006
213RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020VW\ PARATI PATRULH162005
214RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020VW\PARATI PATRULH 162006
215RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020FORD\RANGER2009
216RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020FORD\RANGER2009
217RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020FORD\RANGER2009
218RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020YANMARC\TC 14S1998
219RPMON( PÁTIO RPMON ), RUA KONRAD ADENAUER , 166- TARUMÃ, CURITIBA – PR , 82821-020YAMAHA\XT 2252005