AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ULTRASSOM NOS PROCEDIMENTOS ANESTÉSICOS

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10260132


Lucas Soares Brandão Barros
Coautor(es):
Saula Maria de Lira Ribeiro,
Lucas Moreira Rocha
Orientador: Marcus Vinicius de Carvalho Souza


RESUMO  

INTRODUÇÃO: Um dos avanços tecnológicos mais recentes no campo da anestesia é a introdução da avaliação anatômica por imagem ultrassonográfica. A ultrassonografia é uma técnica simples e não invasiva para fornecer uma avaliação clínica mais precisa e localização da área de interesse. O uso dessa modalidade está relacionado a sua eficácia clínica comprovada, custo-benefício e praticidade, pois permite que o anestesiologista avalie anatomia complexa e variada antes da inserção da agulha. OBJETIVO: Compreender a avaliação dos processos ultrassonográficos nos procedimentos anestésicos e identificar os principais benefícios desta técnica por meio de um comparativo a procedimentos sem sua utilização. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma revisão de literatura com base nos dados da Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), e no site da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO). Foram incluídos artigos publicados no período de 2012 a 2022, que evidenciam a utilização de ultrassom nos procedimentos anestésicos e foram excluídas publicações que se caracterizavam como estudos experimentais em laboratório, cartas ao leitor e estudos de caso. ASPECTOS ÉTICOS: O estudo foi assegurado por princípios éticos e normas de pesquisas vigentes. Todos os pacientes forneceram consentimento informado para a realização do estudo. RESULTADOS. A anatomia obscurecida ou patologicamente alterada pode dificultar os procedimentos e os pontos de referência da superfície podem não dar indicação da anatomia subjacente. O uso de ultrassom para visualizar a anatomia e orientar as intervenções mostrou taxas reduzidas de complicações. Com este método, o posicionamento incorreto da agulha pode ser reconhecido e corrigido imediatamente, reduzindo o risco de falha ou complicações potenciais. CONCLUSÃO: A utilização da ultrassonografia mostrou-se um método eficaz nos procedimentos anestésicos, a qual fornece informações detalhadas sobre a anatomia, segurança e conforto do paciente, custo benefício e maiores taxas de sucesso para anestesia clínica.  

Palavras-chave: Ultrassonografia; Anestesia; Exame de imagem

Referências  

FAUSTINO, Leandro Dário; OLIVEIRA, Laís Martins Lucas. Anestesia regional guiada por ultrassom em cirurgias plásticas estéticas das mamas. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 36, p. 327-333, 2022.  

GUIMARÃES, Marina Ferreira et al. O auxílio da ultrassonografia em emergências anestésicas. Rev Med Minas Gerais, v. 27, n. Supl 4, p. S52-S56, 2017  

OLIVEIRA, Daniela Nunes; DE OLIVEIRA, Catharina Borges; FLORES, Murilo Pereira. Uso da ultrassonografia no manejo da via aérea difícil. Revista Científica Hospital Santa Izabel, v. 2, n. 3, p. 9-13, 2018.


UniFacid