ELAVUATION OF THE SOCIO-ENVIRONMENTAL TECHNICAL KNOWLEDGE OF STUDENTS IN RELATION TO SOLID WASTE MANAGEMENT IN THE MUNICIPALITY OF ABAETETUBA-PA
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202505311233
Tammyly Pereira Rodrigues1
Prof. Me. Rubens Chaves Rodrigues2
Prof. Esp. Adams Almeida Gomes3
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância da avaliação do conhecimento técnico e socioambiental dos discentes do curso técnico em Eletromecânica, no que tange à gestão dos resíduos sólidos. A pesquisa visa levantar informações básicas sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, de modo a aferir o nível de compreensão dos alunos, tanto em relação à realidade ambiental quanto à sua capacidade de reflexão crítica acerca dos resíduos por eles gerados. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvido um estudo de abordagem mista, com enfoque qualitativo e quantitativo, envolvendo duas turmas do curso técnico em Eletromecânica. Durante a investigação, foram coletados dados pessoais e acadêmicos, os quais serviram de base para a análise do perfil socioambiental dos participantes. A metodologia adotada incluiu a aplicação de um questionário composto por 16 (dezesseis) questões, entre objetivas e subjetivas, com o intuito de avaliar o nível de conhecimento dos discentes. A fundamentação teórica da pesquisa teve como referência a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), cartilhas de educação ambiental e a legislação municipal vigente no município de Abaetetuba-PA, proporcionando embasamento normativo e técnico ao estudo. Os resultados indicaram que uma parte significativa dos alunos já possuía conceitos prévios relacionados à educação ambiental. No entanto, observou-se que uma parcela considerável dos discentes ainda não teve acesso adequado a informações estruturadas sobre a temática, evidenciando a necessidade de ações educativas mais efetivas no âmbito do curso técnico.
Palavras-chave: Ambiente Escolar; Educação Ambiental; Resíduos Sólidos.
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da existência humana, evidências obtidas por meio de pesquisas científicas antropológicas demonstram que o ser humano, por sua própria natureza, sempre produziu resíduos. Inicialmente, eles eram majoritariamente orgânicos, compostos por restos de alimentos como frutas e animais. No entanto, com o avanço das civilizações e o desenvolvimento das sociedades contemporânea ao longo do tempo, a geração de resíduos tornou-se mais complexa, acompanhando o progresso tecnológico e social. No século XXI, essa realidade é fortemente influenciada por marcos históricos significativos, que moldaram os padrões de consumo e descartes observados atualmente.
Haja vista o contexto contemporâneo, observa-se que a sociedade atual é herdeira dos impactos da globalização. Esse processo intensificou as relações sociais e econômicas para além das fronteiras geográficas, promovendo uma cultura de consumo em massa. Com isso, as populações passaram a consumir em escala global, muitas vezes excedendo suas reais necessidades. Em outras palavras, determinados marcos históricos extrapolaram os limites sustentáveis, contribuindo para a degradação ambiental e colocando em risco a própria existência humana.
É fundamental analisar, dentro dos requisitos básicos e essenciais de ordem ambiental, se os alunos do curso técnico em Eletromecânica do município de Abaetetuba compreendem os conceitos fundamentais de educação ambiental. Nesse sentido, é importante verificar se, diante de condutas inadequadas, esses discentes reconhecem os impactos negativos que os resíduos sólidos podem causar ao meio ambiente, bem como se possuem conhecimento prático para a correta execução da gestão desses resíduos (Melo, 2020).
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010 (de Direitos Humanos et al., n.d.), reconheceu que um “meio ambiente limpo, saudável e sustentável é um direito humano”. Para que esse direito possa ser efetivamente usufruído, é imprescindível assumir responsabilidades públicas e sociais. No entanto, a gestão pública de alguns municípios brasileiros, como é o caso de Abaetetuba, enfrenta dificuldades em assegurar que tais direitos sejam plenamente garantidos à população por meio de uma administração pública eficiente.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 (… C. T. H.-R.-R. & 2022, n.d.), estabelece diretrizes que dialogam com os princípios da educação ambiental, tendo uma relação direta com os conceitos de sustentabilidade. Essa interligação ocorre devido à constante exploração dos recursos naturais pela sociedade, motivada por necessidades básicas de sobrevivência, como o uso da água, do solo e do ar. Tais recursos exigem uma abordagem de corresponsabilidade entre Estado, sociedade e indivíduos.
Diante disso, este trabalho tem como objetivo central avaliar o nível de conhecimento técnico dos discentes do curso técnico em Eletromecânica, do município de Abaetetuba-PA, no que se refere aos conteúdos socioambientais, especialmente no tocante à gestão de resíduos sólidos. Compreende-se que a análise de fatores históricos é essencial para evitar a repetição de condutas que, no contexto atual, comprometem a sustentabilidade e a preservação ambiental.
2 JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de diagnosticar como os estudantes de nível técnico percebem sua participação na gestão dos resíduos sólidos gerados em seu município. Tal diagnóstico é fundamental para compreender o nível de consciência ambiental dos discentes, especialmente no que se refere ao acondicionamento adequado dos resíduos, prática que contribui diretamente para a prevenção da proliferação de doenças, o controle de vetores, a preservação da qualidade do solo e da água, além de evitar a desvalorização imobiliária em áreas urbanas.
Ao promover uma reflexão crítica sobre o papel dos estudantes na construção de práticas sustentáveis, a pesquisa visa fortalecer o sentimento de pertencimento ao território em que vivem. Essa conexão entre identidade local e responsabilidade ambiental está alinhada aos princípios da educação ambiental, que estimula a valorização e o cuidado com o meio em que se está inserido. Compreender que um ambiente limpo, organizado e arejado está diretamente relacionado à saúde pública é essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Avaliar o nível de conhecimento técnico dos estudantes do curso técnico em Eletromecânica sobre o sistema de gestão de resíduos sólidos no município de Abaetetuba-PA, com foco na compreensão dos impactos ambientais, sanitários e sociais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Coletar e analisar dados por meio da aplicação de questionários, a fim de identificar o nível de conhecimento técnico e socioambiental dos discentes sobre a Gestão de Resíduos Sólidos.
– Promover palestras e dinâmicas educativas voltadas à conscientização sobre os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente e na saúde pública.
– Estimular a reflexão crítica dos estudantes quanto ao papel individual e coletivo na geração e destinação correta dos Resíduos Sólidos.
– Investigar a percepção dos alunos sobre o acondicionamento, coleta e descarte adequado dos resíduos no município de Abaetetuba-PA.
– Relacionar o conhecimento técnico dos discentes com os princípios da educação ambiental e da sustentabilidade.
– Sugerir possíveis estratégias educativas e práticas sustentáveis que possam ser incorporadas ao cotidiano escolar e comunitário.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Conceito de resíduos sólidos
Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004), (Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004), – Google Acadêmico, n.d.).
São considerados resíduos todos os que estão nos estados sólidos e semissólidos, resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, serviços de varrição. Ficam incluídos nessa definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam, para isso, soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
– por sua natureza física: seco e molhado;
– por sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;
– pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, não-inertes e inertes;
São classificados como resíduos classe I ou perigosos os resíduos sólidos ou mistura de resíduos que, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, podem apresentar risco à saúde pública, provocando ou contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidência de doenças e/ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.
Resíduos Classe II Não Inertes: São classificados como Classe II ou resíduos não inertes os resíduos sólidos ou mistura de resíduos sólidos que não se enquadram na Classe I ou na Classe II – B. Esses resíduos podem ter propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São, basicamente, os resíduos com as características do lixo doméstico.
Resíduos classe III: inertes Resíduos Classe II – B – Inertes: São classificados como Classe II – B os resíduos sólidos.
Em conformidade com o Manual de Gerenciamento integrado, IPR – CEMPRE, 1995 (Gramorelli et al., n.d.).
Domiciliar: aquele originado da vida diária das residências, constituído por restos de alimentos (tais como, cascas de fruta, verduras, etc.), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens.
Comercial: aquele originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, agências bancárias, lojas, bares, restaurantes, etc.
Público: são aqueles originários dos serviços de limpeza pública urbana, incluindo Todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores, etc., e de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens, etc.
4.2 Diferença entre rejeitos e lixo
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), especificamente no Título I, Capítulo II, Art. 3º, inciso XV, (SAMPAIO–UNILEÃO & SILVA, n.d.)os rejeitos são definidos como os resíduos sólidos que, após serem submetidos a processos de tratamento e recuperação, não apresentam viabilidade técnica e/ou econômica para reaproveitamento. Em razão disso, esses materiais devem ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada, geralmente em aterros sanitários licenciados, que garantam o menor impacto possível ao meio ambiente.
Por outro lado, o termo lixo é frequentemente utilizado de forma genérica e imprecisa no senso comum. Segundo Silva “lixo” é associado a tudo aquilo que se considera inútil, sujo ou incômodo, sem levar em conta os diferentes tipos de resíduos e suas possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem. Essa concepção tradicional desconsidera os avanços técnicos e legais na gestão de resíduos, que distinguem claramente entre o que pode ser reutilizado, reciclado ou, de fato, descartado como rejeito (Silva et al., 2019).
Dessa forma, enquanto lixoé uma expressão de cunho subjetivo e cultural, rejeito é um termo técnico, juridicamente estabelecido, que remete a resíduos sem viabilidade de reaproveitamento e que, por isso, exigem destinação final adequada para evitar danos ambientais e à saúde pública (Silva et al., 2019).
4.3 Classificação dos Resíduos Sólidos
A classificação dos resíduos sólidos é fundamental para a sua adequada gestão, pois permite identificar os tipos de materiais descartados e sua destinação correta, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) (Queiroz & Pinto Filho, 2022). Essa classificação contribui para a separação correta na fonte geradora, otimizando os processos de reutilização, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada
A PNRS define os resíduos sólidos com base em sua origem, periculosidade e potencial de reaproveitamento. Em linhas gerais, os resíduos podem ser divididos em recicláveis, orgânicos, rejeitoseresíduos perigosos, entre outros (De et al., 2021).
A Tabela 1 apresenta a padronização das cores dos recipientes de coleta seletiva e suas respectivas finalidades, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução nº 275/2001. Essa padronização visa facilitar a identificação e o descarte correto dos resíduos, promovendo maior eficiência nos processos de separação e reciclagem (D. da Silva et al., 2022).
4.4 Classificação dos Resíduos Sólidos
A tabela 1 ilustra os recipientes com as cores correspondentes e sua finalidade ideal conforme a classificação das tipologias dos resíduos sólidos. Assim como também a função dos resíduos sólidos que, no seguimento dos parâmetros da política nacional de resíduos sólidos, são considerados reciclados e não reciclados.
Tabela 1: Reciclagem de resíduos sólidos.

[…] a separação dos materiais recicláveis cumpre um papel estratégico na gestão integrada de resíduos sólidos sob vários aspectos: estimula o hábito e separação do lixo na fonte geradora para o seu aproveitamento, promove a educação ambiental voltada para a redução do consumo e do desperdício, gera trabalho e renda e melhora a qualidade orgânica para a compostagem. (BIBEIRO & BENSEN, 2007, p. 4) (BESEN et al., 2019).
4.5 Legislação do gerenciamento de resíduos sólidos
O gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil é regulamentado principalmente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Essa legislação estabelece diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social relacionadas ao desenvolvimento sustentável (Queiroz & Pinto Filho, 2022).
Conforme disposto no Título I, Capítulo II, Art. 3º, inciso XI, a lei define o gerenciamento de resíduos sólidos como “o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e rejeitos, de acordo com plano de gestão integrado e ações compartilhadas”. Essa definição enfatiza a necessidade de estratégias integradas e intersetoriais para lidar com os impactos dos resíduos nas diferentes esferas da sociedade (Queiroz & Pinto Filho, 2022).
A PNRS estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, envolvendo consumidores, setor empresarial, sociedade civil e os entes federativos (municípios, estados e União). Isso representa uma mudança de paradigma ao transferir parte da responsabilidade da gestão dos resíduos para os geradores, contribuindo para a promoção da logística reversa, daredução na fontee daeducação ambiental.
No âmbito da educação ambiental, destaca-se a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que define os princípios e objetivos dessa área no contexto formal e não formal de ensino. A PNEA orienta ações voltadas à formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, sendo aliada na implementação efetiva da PNRS (Sociedade & 2022, n.d.).
Nesse sentido, a articulação entre a PNRS e a PNEA é essencial para consolidar práticas sustentáveis no cotidiano da população. A educação ambiental torna-se uma ferramenta estratégica na promoção de mudanças de comportamento, no estímulo à participação cidadã e na construção de valores voltados à sustentabilidade.
O Fluxograma 1 (conforme a Cartilha de Educação Ambiental – ASSEA/SEMA-RS, 2022) (Amaral, 2022), ilustra os objetivos da educação ambiental, organizando os conceitos fundamentais que envolvem conhecimento, consciência, comportamento e participação, pilares indispensáveis para a formação de uma sociedade ambientalmente responsável.
Fluxograma-1 Objetivo da Educação Ambiental

No seguimento da constituição federal de 1988, comprovou teoricamente em seu artigo 225 os procedimentos sobre o meio ambiente e sobre a educação ambiental que transpassaram para o cidadão compreender os seus direitos e deveres.
1º – Para assegurar a efetividade desse direito, compete ao poder público:
I – Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;
II – Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do país e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
III – Definir, em todas as unidades da federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;
IV – Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade;
V – Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
VI – Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII – Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.
Os 4 Rs são estratégias fundamentais aplicadas para promover um consumo mais consciente e sustentável, alinhando-se às diretrizes da política ambiental na busca pela redução da geração de resíduos sólidos. Essas práticas incentivam atitudes críticas e responsáveis diante da cultura do consumo, contribuindo para a minimização dos impactos ambientais associados ao descarte inadequado.
De acordo com a Cartilha de Educação Ambiental – ASSEA/SEMA-RS (2022), os 4 Rs (Amaral, 2022),compreendem as seguintes ações, conforme ilustrado no Fluxograma 2:
Fluxograma 2 – Os 4R´S

– A construção de aterros sanitários, segundo Brito Filho (2005), deve ser tomada as seguintes medidas:
Proteger as águas superficiais e subterrâneas de possíveis contaminações oriundas dos aterros, através de camada impermeabilizante e drenagem adequada; Dispor, acumular e compactar diariamente o lixo na forma de células, trabalhando com técnicas corretas para possibilitar o tráfego imediato de caminhões coletores, equipamentos e para reduzir recalques futuros do local; Recobrir diariamente o lixo com uma fina camada de terra de 20 cm (selo de cobertura) para impedir a procriação de roedores, insetos e outros vetores e a presença de catadores e animais a procura de materiais e alimentos; Controlar gases e líquidos que são formados no aterro, através de drenos específicos; Manter os acessos internos e externos em boas condições, mesmo em tempo de chuva; Isolar e tornar indevassável o aterro e evitar incômodos à vizinhança.
4.6 Aterro Sanitário e a Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos
O autor Brito Filho discorre sobre o funcionamento dos aterros sanitários, destacando que sua implementação está fundamentada em regulamentos técnicos da área de engenharia sanitária e ambiental. Esses dispositivos legais e normativos asseguram uma maior eficácia no controle da contaminação ambiental, promovendo também o bem-estar da população. O aterro sanitário é uma solução tecnológica que permite o tratamento dos efluentes líquidos (chorume) e gasosos, ambos resultantes da decomposição dos resíduos sólidos.
No município de Abaetetuba-PA, a destinação final dos resíduos sólidos urbanos ocorre por meio do encaminhamento a um aterro sanitário localizado na estrada que dá acesso ao município de Igarapé-Miri, tendo como ponto de referência a Fazenda Minerva. O aterro encontra-se a aproximadamente 25 km da sede do município de Abaetetuba.
A Figura 2 ilustra o aterro sanitário responsável por receber os resíduos provenientes do município. No local, o processo de disposição dos resíduos é realizado por meio da formação de células, que consistem em cavidades escavadas no solo, projetadas para comportar os resíduos sólidos de forma controlada. Após o preenchimento dessas células, o material é compactado e coberto com uma camada de piçarra, finalizando assim cada etapa do processo. Esse método de disposição garante maior segurança ambiental, evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas, e está em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Figura 2 – Aterro sanitário de Abaetetuba

Quando tecnicamente executado, constitui adequado destino final para os resíduos sólidos, sob o ponto de vista sanitário, sem perigo de poluição dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos (Fonseca, 2020).
4.7 O que é um Lixão
Segundo Brito Filho (2005), O lixão torna-se um âmbito de destinação final inapropriada ambientalmente dispondo os resíduos ao ar livre, sem existência de normas sanitárias de proteção ambiental, possibilitando o acesso aos vetores como baratas, mosquitos, animais peçonhentos e ratos (Filho et al., n.d. 2005).
No seguimento da Lei Federal 12.305/2010, assegura instruções para a manutenção de resíduos sólidos e à coordenação agregada, onde também institui que até o ano de 2014 os “lixões” devem acabar. Essa exigência tem como concentração que essas áreas no alcance estatutos sociais e ambientais (Ambiental & 2020, n.d.).
4.8 Aterro controlado
São aqueles que acondicionam o lixo em extensas áreas com certa profundidade, porém, geralmente não dispõe de impermeabilização de base (comprometendo a qualidade das águas subterrâneas), nem processos de tratamento de chorume ou de dispersão dos gases gerados (BRITO FILHO 2005) (Brito Filho et al., 2005).
Ou seja, não indicam nenhum mecanismo de assistência tanto ao solo, quanto o lençol freático permitido a contaminação pelo Chrome e gases poluentes, diretamente dispersados ao solo, por conseguinte despejando a variabilidade dos resíduos existente que são compactados e cobertos por uma camada de terra.
A figura 3 a seguir apresenta a estrutura do aterro controlado
Figura 3 – Aterro Controlado

4.9 Localização do órgão ambiental do município de Abaetetuba
No município de Abaetetuba, o órgão responsável pelas questões ambientais é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA). A Figura 4 apresenta a estrutura organizacional responsável pela gestão ambiental no município. Nesse contexto, a sede da SEMEIA está localizada na Rua Ramal Manoel de Abreu, nº 1756, bairro Mutirão, Abaetetuba– PA, CEP 68440-000.
Figura 4- Órgão ambiental do município de Abaetetuba

De acordo com a cartilha de educação ambiental de 2022, descrever especificadamente que a legislação ambiental baseada na Política Nacional de Meio Ambiente, deve fundamentar ferramentas básicas para administração ambiental a nível local, através da lei municipal que precisará determinar preceitos e propósitos conforme a política, mencionando os órgãos incumbidos pela inserção das ferramentas em que o poder público deverá estar apto para dá seguimento a efetivação. Atenção em particular deverá ser confirmada através de mecanismos que garantem a manifestação da sociedade no processo de tomada de decisões em matéria ambiental (Amaral, 2022).
A incorporação das execuções municipais ambientais correlacionada as esferas, programas e ações de órgãos e entidades federais e estaduais que fazem alusão à proteção ambiental e a condução ambiental, tornando-se requisitos básicos inquestionável para as atuais e as futuras gerações que iram desfrutar desses preceitos básicos.
O complexo municipal de informações sobre o meio ambiente é outra ferramenta responsável pela ótima gestão ambiental. Além das articulações dos compostos instituídos pelos Estados e união, os quais deveram estar preocupados com fornecimento de informações ambientais mais acessíveis ao conjunto populacional. Os civis devem predispor do acesso adequado sobre informações relacionadas ao meio ambiente, através das autoridades públicas, relacionados as noções de materiais e operações perigosas em suas comunidades, portanto a sociedade como um todo deve desfrutar da oportunidade em participar em processos de tomada decisões.
4.10 Coleta seletiva
No território brasileiro a Lei 11.445/2007 (em & 2022, 2022) é incumbida em designar regulamentos para regimento do saneamento básico, assentindo a notoriedade no artigo 7° que as operações de coleta, transporte de resíduos, triagem para finalidades de reciclagem e disposição final são imprescindíveis nos serviços de limpeza urbana e manejo de sólidos urbanos. No município de Abaetetuba, os resíduos sólidos que são coletados obedecem aos termos de acordo com sua classificação de origem: domiciliar, hospitalar, comercial e público.
Por conseguinte, o serviço de limpeza urbana do município de Abaetetuba abrange, aproximadamente, os seguintes bairros: Algodoal, Aviação, Bosque, Centro, Chicolândia, Cristo Redentor, Francilândia, Jarumã, Santa Clara, Santa Rosa, Multidão, Angélica, São João, São José, São Lourenço e São Sebastião.
Destaca-se a atuação de uma empresa terceirizada responsável pela coleta dos resíduos sólidos domiciliares, realizada em dias e horários previamente definidos. No município de Abaetetuba, a empresa encarregada da execução da coleta seletiva é a Recicle. As figuras a seguir ilustram os principais veículos utilizados nesse processo, tais como o caminhão compactador, a carrocinha e o caminhão basculante.
O caminhão compactador, conforme as diretrizes estabelecidas na Norma Regulamentadora nº 38 (NR-38), é projetado para aumentar a capacidade de armazenamento dos resíduos e otimizar o tempo de operação durante as coletas. Adicionalmente, esse tipo de veículo proporciona melhores condições de segurança e saúde aos trabalhadores envolvidos nas atividades de limpeza urbana. A Figura 5 apresenta um dos veículos utilizados na coleta de resíduos sólidos.
Figura 5 – transporte responsável pela coleta dos resíduos sólidos urbanos

Conforme o desenvolvimento do projeto “Eu Limpo Minha Cidade”, é utilizada a carrocinha como meio de transporte e coleta dos resíduos sólidos recicláveis. A Figura 6 a seguir ilustra esse veículo utilizado no processo de coleta seletiva.
Figura 6 – carrocinha

A figura 7 a seguir ilustra o veículo responsável por transportar grandes volumes matérias podendo ser disposto aos serviços de coleta recolhendo entulhos e transporte de resíduos verdes.
Figura 7 -caminhão basculante

5 METODOLOGIA
5.1 Área de estudo
A circunstanciada pesquisa foi elaborada no município de Abaetetuba-PA, que se estende por 1.610,6 km² e conta com 158.188 habitantes, com a área de estudo direciona para a Instituição de Educação Permanente da Amazônia, consecutivamente localizando-se na Rua. Lauro Sodré, 2161- São Lourenço, Abaetetuba-PA, 68440-000. Dados segundo o Instituto Brasileiro Geográfica e Estatísticas (IBGE-2022), (Censo e E. & 2022, n.d.). A figura 08 ilustra a localização do estado do Pará, Município de Abaetetuba e a localização do Instituto de Educação Permanente da Amazônia- IEPAM.
Figura 8 – Mapa do Brasil, Estado do Pará, Município de Abaetetuba e a Localidade do Instituto de Educação Permanente da Amazônia- IEPAM.

5.2 Coleta de dados
Os dados desta pesquisa foram coletados, organizados e analisados no período compreendido entre os meses de dezembro de 2024 e março de 2025, por meio da realização de uma pesquisa de campo. O estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento socioambiental dos estudantes do curso técnico em Eletromecânica do município de Abaetetuba-PA. Para isso, foram aplicados questionários específicos, contendo perguntas relacionadas ao conhecimento sobre resíduos sólidos e ao consumo responsável, com foco na identificação da percepção dos discentes quanto à gestão adequada desses resíduos e sua relação com a sustentabilidade ambiental.
5.3 Tipo de pesquisa
A pesquisa foi desenvolvida utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de investigação bibliográficae documental, com base em fontes disponíveis provenientes de estudos anteriores, tais como livros, artigos científicos, teses e demais publicações impressas, conforme orientam (Prodanov & Freitas, 2013).
A pesquisa descritiva consiste na catalogação, análise e interpretação dos dados sem interferência direta do pesquisador, permitindo uma observação imparcial dos fenômenos. Nesse contexto, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários estruturados destinados aos estudantes do curso técnico em Eletromecânica, visando mapear o grau de conhecimento socioambiental desses discentes (PEDROSO et al., n.d.2017).
Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram selecionadas duas turmas do referido curso técnico. A primeira, denominada TELMEC.36, é composta por alunos concluintes, que já se encontram na etapa final da carga horária do curso. A segunda, intitulada TELMEC.38, é formada por estudantes iniciantes. Ambas as turmas participaram da coleta de dados, que se baseou em observações e levantamentos sistematizados de caráter analítico-descritivo.
A coleta dos dados foi realizada dentro de um contexto socioambiental, considerando a ausência de práticas preventivas voltadas aos impactos ambientais gerados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos. A pesquisa se deu de forma não intervencionista, respeitando o princípio da observação indireta, conforme orienta Severino (1941)(S. De & Barbosa, 2018).
Este estudo apresenta, entre seus objetivos específicos, acoleta e análise de dados por meio de questionários, com o intuito de identificar o nível de conhecimento técnico e socioambiental dos estudantes do curso de eletromecânica. Também foi realizada a promoção de palestras e dinâmicas educativas com foco na conscientização sobre a gestão dos resíduos sólidos.
6 RESULTADOS E DISCUSSÕES
O desenvolvimento desta pesquisa se deu através dos dados coletados e analisados através dos questionários aplicados aos 31 (trinta e um) alunos do curso técnico em Eletromecânica do Instituto de educação permanente da Amazônia – IEPAM, em AbaetetubaPA. Por conseguinte, estão sendo ilustrados na figura 10.
É apresentado a seguinte dinâmica da aplicação do questionário relacionado com o sistema de resíduos sólidos. Assim como informações de cunho pessoal, relacionados ao nome dos entrevistados, local de residência como estado, município, bairro, endereço, nível de escolaridade, gênero e idade. Os resultados foram selecionados, organizados e discutidos com base nos gráficos apresentados.
Figura 10- palestra sobre educação ambiental e resíduos sólidos

Estas informações foram coletadas sem nenhuma interferência por parte da aplicadora da pesquisa, por conseguinte é administrada uma palestra educativa trazendo como conteúdos temáticos sobre educação ambiental e conceitos básicos sobre resíduos sólidos. Assim por diante trazendo 2 (dois) vídeos educativos sobre resíduos sólidos e consumismos com aplicação da dinâmica interativa por uma plataforma online para melhor compressão e reflexão das informações relevantes sobre o nível de conhecimento e a percepção socioambiental relacionados à gestão de resíduos sólidos.
Nas tabelas 1 e 2 são apresentados os dados coletados e analisados, por meio, dos resultados dos questionários aplicados aos 31 (trinta e um) alunos do curso técnico em Eletromecânica do IEPAM.
Tabela 1- Questionário do sistema de resíduos sólidos

Tabela 2- Questionário do sistema de resíduos sólidos


No gráfico 1, correlacionado com “conhecimento do conceito de Resíduos Sólidos” é plausível verificar que na totalidade dos 31 feedbacks contestados pelos alunos, é predominante os índices referindo-se a 84% (26), responderam que sim, mediante análise coletada é uma correspondência satisfatória, consecutivamente na coleta de informação 16% (5) dos alunos refutaram que não possuem conhecimento de resíduos sólidos.
Gráfico 1- conhecimento do conceito de resíduos sólidos

A predominância em dispor do conhecimento de resíduos sólidos dos dados coletados corresponde ao conceito. Segundo a norma técnica brasileira NBR 10.004 de 2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (da periculosidade Buscar et al., n.d.), estes participantes possuem de habilidades interdisciplinar em associar e conferir eventualidades que sejam satisfatórias e insatisfatórias, no discorrer da explicação conceituando os resíduos sólidos. Desse modo, no cenário municipal, os participantes são intelectualmente capazes de argumentar dos conceitos associados com resíduos, lixo, restos de entulho, detrito, rejeitos, despejo e sobras.
Em relação aos levantamentos dos dados da pesquisa os gráficos 2, verifica- dos 31 participantes tem o conhecimento da legislação que direciona ao gerenciamento de resíduos sólidos, referindo-se 26% (8), responderam possuir do conhecimento da legislação, por outro lado, predominantemente os 74% (23) dos alunos responderam não compreender do conhecimento da legislação ambiental.
Gráfico 2 – conhecimento da legislação que direciona o gerenciamento dos resíduos sólidos

Tal discrepância resulta nos ideais propostos da interconexão socioambiental em conter o breve conhecimento da legislação ambiental, dos propósitos da política nacional de resíduos sólidos (Lei 12.305/2010) e educação ambiental.
No paradoxo da fundamentação que deveria reger a Lei, no entanto, estão desalinhados com os comportamentos e práticas já enraizados pela sociedade devido à sua percepção estarem distorcidas culturalmente pela situação de desconhecerem das principais políticas nacionais de resíduos sólidos.
No gráfico 3, a presenta os dados coletados, se os participantes já cursaram a disciplina de educação ambiental dos 31 alunos, 45% (14) explicaram ter contido contato com a disciplina, em contrapartida, a maioria dos participantes os 55% (12) não dispuseram do acesso à educação ambiental possuindo uma percepção insatisfatória do conteúdo.
Gráfico 3 – disciplina sobre educação ambiental

“A educação, seja formal, informal, familiar ou ambiental, só é completa quando a pessoa pode chegar nos principais momentos de sua vida a pensar por si próprio, agir conforme os seus princípios, viver segundo seus critérios” (ARAÚJO et al., n.d.). Em concordância com esse ponto de vista, o ensinamento ambiental percorre um processamento de entendimento por intermédio das dinâmicas duradouras e colaborativas, deste modo os discentes do curso em Eletromecânica estão inteirados com as disciplinas de educação ambiental usufruindo das concepções críticas sobre os empecilhos ambientais. Propagando o cuidado ao meio ambiente em que estão inseridos, tornando-se indispensáveis intermediários progressistas no intuito da demanda pela diminuição dos impactos ambientais e também para uma condenação social no que tange a utilização dos recursos naturais.
É levando em consideração, se os alunos de nível técnico conhecem o órgão responsável pela proteção meio ambiente em seu município, 61% (19) em sua maioria conhecem este órgão ambiental, todavia os outros 39% (12) dos alunos desconhecem qual seria órgão responsável em realizar a proteção ambiental do município de Abaetetuba-PA.
Gráfico 4 – Órgão responsável pelo meio ambiente de Abaetetuba.

Dispor do conhecimento do órgão responsável por seu município é fundamental, sendo viável participar das ações voltadas para o meio ambiente, como conferências municipais de meio ambiente, o plano e parcerias da coleta seletiva, e estar por dentro das constantes transformações socioambientais.
No gráfico 5, apresenta aspectos relacionados à coleta de dados, se existem coletas de resíduo sólido (lixo) públicos. Dos 31 estudantes de nível técnico, 74% (23) predominantemente dos alunos têm acesso à coleta, apesar disso, os outros 26% (8) não terem acesso à coleta dos resíduos sólidos.
Gráfico 5 – existência da coleta dos resíduos sólidos

No seguimento da Política Nacional dos Resíduos sólidos, instituídos pela Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, visando o esclarecimento no Artigo 9º relacionados a coleta seletiva dos serviços públicos ofertados, considerando a limpeza urbana e manuseio dos resíduos sólidos aplicados em seus âmbitos de extensão, pré-determinando etapas voltadas para o acondicionamento adequado, como também permitindo a acessibilidade de recipientes adequados para disposição desses resíduos. Portanto a Gestão pública do município de Abaetetuba é a principal responsável em selecionar uma administração eficiente atingindo a demanda de coleta seletiva sobre o gerenciamento dos resíduos.
Em contra partida com o Artigo 9 , torna-se explicito na observação do resultado da pesquisa na predominância da deficiência de 26 % (8), dos estudantes relacionando em não possuírem acesso a coleta seletiva , e consequente vindo a provocar o acúmulos desse resíduos facilitando a proliferação de doenças, prejudicando o bem estar público e gerando problemas ambientais , como também distorcendo a seriedade repassados pelos órgão ambientais apresentando um concepção distorcida que são instituídas pela própria gestão contemplando os resíduos sólidos sobre o compromisso da dimensão política dos relacionamentos socioambientais.
O gráfico 6 apresenta, qual a frequência da coleta de resíduos sólidos do serviço público, dos 31 alunos participantes da coleta de dados, 45% responderam que a coleta dos seus resíduos é exercida diariamente, 7% afirmaram ser realizada semanalmente, e os outros 48% responderam que a coleta é realizada em outras frequências.
Gráfico 6 – frequência da coleta dos resíduos sólidos do serviço público.

Em concordância com a legislação ambiental do município de Abaetetuba- Pá, presente no Artigo 18, Inciso II § 1° – é incumbindo ao órgão gestor apresentado como o principal responsável dirigente voltados para sistematização de limpeza pública, determinando para cada localização exata do município em cumprimento na perspectiva estratégica da operação estas atividade de limpeza e coleta são desenvolvidas por empresas terceirizadas em conjunto com a secretaria de obras e viação (SEMOB) estabelecendo os dias e horários do recolhimento dos resíduos domiciliares pré-estabelecidos que devem ser acompanhados pelo município.
Nesta linha de raciocínio são apresentados por esta legislação ambiental evidentemente no artigo 18, nos resultados observados passando-se a confirmados que de fato existem períodos semanais relacionados a realização da coleta, ilustrados pelo gráfico 5. Entretanto com a observação dos dados 48% desses resultados especificadamente aponta (outros) abordando resultados que fazem alusão aos alunos sendo selecionados dias específicos ao decorrer da semana para os recolhimentos deste resíduo, como também a falta de acessibilidade da oferta dos serviços públicos sobre o recolhimento dos resíduos.
No gráfico 7 apresenta como é realizada a coleta, transporte dos resíduos sólidos (lixo) pela PMA, dos 31 alunos, 77% responderam ser realizado a coleta com o caminhão compactador, 13% refutam serem realizado sua coleta por carrocinhas, os outros 6%, dispõem de caminhão basculante e 3% desproveem do acesso à coleta.
Gráfico 7- Coleta e transporte dos resíduos sólidos pela PMA

Segundo a legislação 11.445 de janeiro de 2007, define regimentos a nível Nacional para o saneamento Básico, mencionando o esclarecimento da universalização ao acesso fácil aos serviços públicos cruciais para uma ordenação municipal, considerando a limpeza urbana e manuseio dos resíduos sólidos sejam executados agastadamente em prol do bem-estar público e proteção ecossistêmico.
Foi possível observar que 3% dos alunos, não são atendidos com coleta e transporte dos resíduos sólidos, visto que no ponto de vista presente nesta lei não alcançam todos os âmbitos, e trazem prejuízos ao meio ambiente. Apresentando sua interferência, tendo em vista que a sociedade se expande e consome cada vez mais e consequentemente gerando mais resíduos.
O gráfico 8 aborda como os alunos qualificam a coleta de lixo em suas residências, dos 31 participantes,16% dizem ser ruim os serviços de coleta oferecidos, 52% da maioria consideram ser regular os serviços da coleta de lixo, 29% avaliaram como bom os serviços ofertados pela coleta de lixo e apenas 3% responderem serem excelentes os serviços de coleta do lixo em suas residências.
Gráfico 8 – Classificação da coleta de lixo no âmbito residencial

Encontram se três tipos de coleta que são manuseados para a apreensão dos resíduos que estão voltados diretamente aos” lixo urbanos, coleta seletiva e coleta informal. Conforme Silva (M. da Silva et al., 2020).
A coleta do lixo urbano é aquela onde recolhe-se o lixo urbano, que é o destino “natural” de tudo o que se torna inservível no domicílio, orgânicos e inorgânicos, de pequeno tamanho, misturados e colocados à disposição dos órgãos públicos que se apropriam deles, por via de regra, por legislação expressa. A coleta seletiva é a operação que compreende a coleta de porta em porta, tanto domiciliar quanto comercial e a coleta em pontos de entrega voluntária, sendo direcionada principalmente aos produtos recicláveis. A coleta informal é realizada por meio de captação manual de modo primitivo, em pequenas quantidades, sendo este tipo característico de sociedades menos desenvolvidas.
Mediante a perspectiva social da opinião dos discentes participantes pesquisa, é perceptível uma manifestação abaixo do esperado que consideram ser excelentes os serviços ofertados pela gestão pública do município de Abaetetuba-PA, no qual depende de fatores culturais para exercer serviços de coleta de resíduos sólidos mais eficiente.
O gráfico 9 esclarece como os alunos de nível técnico em eletromecânica, qualificam os serviços de limpeza pública de sua cidade, dos 31 participantes da coleta de dados, 29% caracterizam serem ruim os serviços de limpeza, 52% julgam ser regular, 29% qualificam como bom os serviços ofertados e 0% consideraram ser excelente os serviços de limpeza pública no município de Abaetetuba.
Gráfico 9 – Qualificação dos serviços de limpeza pública no município

No que tange a perspectiva dos alunos participantes do questionário é perceptível a satisfação mediana por sua maioria, sobre os serviços públicos as tarefas de varredura, captação de resíduos sólidos, limpeza de monumentos, reparos ao meio fio e desobstrução de bueiros. Ou seja, indicando que os serviços poderiam indicar melhores desempenhos para a sociedade, uma vez que são a partir dos mesmo que contribuem na promoção de saúde pública.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho, intitulado “Avaliação do conhecimento técnico socioambiental dos discentes em relação à gestão dos resíduos sólidos no município de Abaetetuba-PA”, teve como principal abordagem compreender o grau de entendimento dos estudantes participantes acerca dos conceitos básicos de educação ambiental e de como suas atitudes cotidianas podem impactar negativamente o meio ambiente.
A partir dessa proposta, os resultados obtidos evidenciaram que uma parte dos alunos já possuía conhecimentos prévios relacionados à educação ambiental. No entanto, outra parcela significativa demonstrou dificuldade de acesso a essas informações. Essa constatação reforçou a importância da intervenção pedagógica por meio da aplicação de palestras e dinâmicas interativas, com o intuito de aproximar os estudantes de novos termos e esclarecer conceitos ligados à realidade local e culturalno que tange à educação ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos.
De forma geral, os resultados revelaram um avanço positivo na formação crítica dos discentes do curso técnico em Eletromecânica, os quais passaram a refletir com maior clareza sobre os impactos ambientais decorrentes de suas futuras atividades profissionais. Considerando que a área técnica é potencialmente geradora de resíduos, é fundamental que esses futuros profissionais desenvolvam uma postura ética e ambientalmente responsável, capaz de promover mudanças significativas em longo prazo para a sociedade.
É importante ressaltar que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado está assegurado por lei. No entanto, para que esse direito seja efetivamente usufruído, sendo necessários o conhecimento prévio e a consciência sobre a responsabilidade compartilhada, especialmente com o apoio da gestão pública, que atua como principal mediadora entre os cidadãos e as ações em escala macro. A administração pública tem, portanto, o papel central de implementar de forma contínua políticas de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos.
Neste contexto, destaca-se a necessidade de inserir disciplinas interdisciplinares voltadas à educação ambiental nos currículos escolares, utilizando metodologias ativas como palestras, gincanas educativas e pesquisas de campo, que promovam a articulação entre teoria e prática. Essas estratégias contribuem para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender seu papel no contexto socioambiental.
Por fim, ressalta-se a importância de parcerias entre a gestão pública e os órgãos ambientais do município de Abaetetuba-PA com as instituições de ensino. Essa articulação fortalece os processos de sensibilização e conscientização ambiental, permitindo alcançar públicos para além do escopo desta pesquisa. O desenvolvimento deste estudo demonstra que é possível promover uma reeducação cultural, capaz de transformar comportamentos e mitigar os impactos socioambientais, contribuindo assim para o desenvolvimento humano sustentável, conforme preceituado pela legislação vigente.
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1Discente do Curso Superior Tecnólogo Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Marabá e-mail: rtammyly@gmail.com
2Docente do Curso Superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Marabá. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental UFPA. e-mail: rubens.chaves@ifpa.edu.br
3Docente. Especialista em Gestão em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho na Indústria de Petróleo. UNIFOR, Brasil. e-mail: adanns182@gmail.com