AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

EVALUATION OF TEACHING METHODOLOGIES IN PERMANENT EDUCATION IN NURSING: AN INTEGRATIVE REVIEW

EVALUACIÓN DE METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN PERMANENTE EN ENFERMERÍA: UNA REVISIÓN INTEGRADORA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202505292100


Alekssoiane Peixoto dos Reis1; Dariene Alves de Souza2; Emília Batista Rodrigues3; Milene Oliveira da Silva4; Verônica Gonçalves de Souza5; Orientadora: Profª. Rebeca dos Santos Duarte Rosa6


RESUMO

Objetivo: Avaliar a eficácia de diferentes metodologias de ensino usadas na educação permanente em saúde para profissionais de enfermagem. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura com abordagem quantitativa e interpretativa.A busca foi realizada em bases de dados com critérios de inclusão e exclusão, selecionados estudos publicados entre 2019 a 2025, em português e espanhol. Excluíram-se artigos indisponíveis na íntegra, duplicados, revisões e estudos fora do escopo. Elegeram-se oito estudos relacionados ao tema. Discussão: A Educação Permanente mostra-se essencial para a enfermagem, promovendo autonomia e qualificação profissional. Identificaram-se métodos como simulação clínica, simulação in situ, mock clínico, Objective Structured Clinical Examination, Prática Deliberada em Ciclos Rápidos, educação a distância e o método tradicional. A simulação clínica destacou-se como a mais eficaz, representando 62,5% dos resultados. Considerações finais: A escolha da metodologia de ensino é essencial para a eficácia da aprendizagem, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e seguros.

Palavras Chaves: Educação Permanente em Enfermagem; Treinamento por Simulação; Capacitação; Metodologia; Enfermagem. 

ABSTRACT

Objective: To evaluate the effectiveness of different teaching methodologies used in continuing education in health for nursing professionals. Methodology: Integrative Literature Review with a quantitative and interpretative approach. The search was carried out in databases with inclusion and exclusion criteria, selecting studies published between 2019 and 2025, in Portuguese and Spanish. Articles unavailable in full, duplicates, abstracts and studies outside the scope were excluded. Eight studies related to the topic were selected. Discussion: Continuing Education is essential for nursing, promoting autonomy and professional qualification. Methods such as clinical simulation, in situ simulation, clinical mock, Objective Structured Clinical Examination, Deliberate Practice in Rapid Cycles, distance learning and the traditional method were identified. Clinical simulation stood out as the most effective, representing 62.5% of the results. Final considerations: The choice of teaching methodology is essential for the effectiveness of learning, contributing to the training of more qualified and confident professionals.

Keywords: Continuing Education in Nursing; Simulation Training; Training; Methodology; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: Evaluar la efectividad de diferentes metodologías de enseñanza utilizadas en la educación continua en salud para profesionales de enfermería. Metodología: Revisión integradora de literatura con enfoque cuantitativo e interpretativo. La búsqueda se realizó en bases de datos con criterios de inclusión y exclusión, seleccionándo estudios publicados entre 2019 y 2025, en portugués y español. Se excluyeron los artículos no disponibles en su totalidad, duplicados, resúmenes y estudios fuera del alcance. Se seleccionaron ocho estudios relacionados con el tema. Discusión: La Educación Continua es esencial para la enfermería, promoviendo la autonomía y la cualificación profesional. Se identificaron métodos como simulación clínica, simulación in situ, simulacro clínico, examen clínico objetivo estructurado, práctica deliberada en ciclos rápidos, educación a distancia y el método tradicional. La simulación clínica destacó como la más efectiva, representando el 62,5% de los resultados. Consideraciones finales: La elección de la metodología de enseñanza es esencial para la eficacia del aprendizaje, contribuyendo a la formación de profesionales más capaces y seguros.

Palabras clave: Educación Continua en Enfermería; Entrenamiento de Simulación; Capacitación; Metodología; Enfermería.

INTRODUÇÃO

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é ordenada como um critério vultoso no que se refere à higidez e bem-estar do indivíduo, que coopera para a estruturação dos serviços de saúde, para a qualificação do ensino e para a modificação de práticas educativas. Assim, o programa se desenvolve por meio da formação e do crescimento dos profissionais da área, que buscam vincular a integração entre aprendizagem e serviço [1]. Desse modo, a PNEPS se define por um exercício que preconiza práticas didáticas firmadas no questionamento do processo de ocupação em saúde, que se estabelece como uma sugestão para superar a escassez de sistematização dos recursos humanos nesta área e permitir a aquisição de conteúdo por meio de métodos ativos [2], [3].

No mundo hodierno, verifica-se a inevitabilidade de fortalecer processos educativos nas mais diversificadas áreas e segmentos da sociedade para que obtenham competência e sublimidade [1]. Dessa forma, programas característicos de educação permanente, voltados para equipe multiprofissional e especialmente ligada à equipe de enfermagem, são implementados de forma estratégica nas instituições  de maneira que beneficiem o alcance dos propósitos de ordenação, da qualidade e da segurança assistencial, bem como todo o processo de trabalho [4].

 À vista disso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é classificada como uma das melhores estratégias para propagar capacitações, suficiências e práticas que possibilitem um cuidado responsável e criterioso ao paciente, promovendo a diminuição de eventos adversos[5]. Assim, nesse mesmo contexto, a acreditação hospitalar ressalta a essencialidade em se desempenhar a assistência com primazia através desses planejamentos [6], [7].

Nesse cenário, a equipe de enfermagem, que reflete o maior quantitativo de profissionais na área da saúde, fortalece a importância de atualizar-se e promover a evolução na retenção de aprendizagem em seu cotidiano de trabalho. Para tal, fazse necessário a implementação de metodologias ativas que sejam funcionais e melhor se adaptem na relação empresa-colaborador, resultando em uma retenção de conhecimento intrínseco. No entanto, observa-se, ainda, baixa anuência às atividades de educação permanente, mesmo quando estas possuem caráter mandatório para fins de julgamento técnico institucional e desenvolvimento na extensão profissional [8], [9].

Isto posto, dentre as dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem, evidenciam-se algumas razões que persuadem desfavoravelmente à adesão nas ações didático-pedagógicas como, por exemplo, culturas organizacionais, incentivo pessoal, jornada excessiva e programação dificultosa das atividades [10], [11]. Dessa forma, há a necessidade de avaliar e compreender a adesão às metodologias ativas no ensino da enfermagem tradicional com processos educacionais alternativos fomentados pela EPS, visando sanar as necessidades práticas na formação de profissionais através de uma análise de eficácia definida por estatísticas prévias e indicadores de saúde [12], [13].

Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia dos métodos de aprendizagem expostos aos colaboradores da equipe de enfermagem. Com esse propósito, discussões envoltas a essa temática principal deve estar inserida no cotidiano, visto que uma entrega de capacitação qualificada promove treinamento intrínseco do enfermeiro e, por consequência, declínio de fatores danosos técnicos e assistenciais.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura e sua formação se dá pela organização de seis etapas as quais foram seguidas ordinariamente para realização desta revisão [14].

Primeira Etapa: Identificação do Tema e Formulação da Questão de Pesquisa

A questão de pesquisa foi estruturada com base no acrônimo PICo: P (paciente/problema) – profissionais de enfermagem; I (intervenção) – metodologias de ensino; Co (contexto) – educação permanente em saúde. Com isso, elaborou-se a seguinte questão: “Quais são as metodologias de ensino mais eficazes na educação permanente em enfermagem? 

Segunda Etapa: Definição dos Critérios de Inclusão e Exclusão

Nesta etapa se estabeleceu a definição dos artigos a serem incluídos e excluídos do estudo. Foram incluídos artigos científicos disponíveis na íntegra gratuitamente, publicados entre 2019 e 2025, em português e espanhol. Além disso, foram excluídos artigos duplicados e de revisão, resumos, teses, dissertações, editoriais e aqueles que não respondiam à questão da pesquisa.

Terceira Etapa: Categorização dos Estudos e Extração dos Dados

 A partir da elaboração da questão de pesquisa e definição dos critérios de inclusão e exclusão dos artigos, deu-se início às buscas de fontes capazes de fornecer informações relacionadas e relevantes ao tema. Dessa maneira, direcionou-se à exploração na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores selecionados com base no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings) em combinação os operadores booleanos: “Capacitação em Recursos Humanos em Saúde” OR “Educação Permanente em Enfermagem” OR “Treinamento por Simulação” OR “Capacitação” OR “Metodologia” AND “Enfermagem”. As informações dos estudos foram organizadas em um quadro sinóptico contendo: título, autores, periódico/Qualis, ano de publicação, tipo de estudo, nível de evidência e principais resultados.   

Quarta Etapa: Avaliação dos estudos

Diante da investigação da literatura sobre a temática, foram eleitos uma série de estudos que progrediram para uma avaliação quanto ao Qualis Capes e Nível de Evidência. O Qualis Capes é a classificação de publicação de periódicos científicos no Brasil. Enquanto o Nível de Evidência caracteriza a robustez deste estudo [15].

Quinta Etapa: Interpretação dos resultados

Os revisores realizaram uma leitura crítica dos artigos selecionados, buscando identificar quais metodologias apresentaram maior desempenho no que diz respeito à eficácia e retenção de conhecimento dos profissionais de enfermagem, após a sua aplicabilidade, realizada através da Educação Permanente em Enfermagem em Saúde. 

Sexta Etapa: Apresentação dos Resultados e Síntese do Conhecimento

Os resultados serão organizados e apresentados sob a forma de um artigo científico, com discussão baseada nas evidências coletadas e sugestões para futuras pesquisas.

RESULTADOS

Na primeira seleção, foram encontrados um compilado de 1.407 artigos nas bases de dados, dos quais 1349 foram excluídos pelos critérios de exclusão ou por não atenderem aos critérios de inclusão, resultando 58 periódicos para leitura de títulos e resumos. Ao final, a revisão foi composta por 08 publicações conforme a demonstração descrita no fluxograma a seguir:

Figura 1 – Fluxograma da seleção dos conteúdos no referencial teórico

Apresenta-se, também, o quadro 1, que demonstra a especificação dos conteúdos extraídos dos estudos incluídos nesta revisão. Este contempla informações relevantes para a análise crítica dos artigos selecionados.   

Quadro 1 – Demonstrativo da especificação dos conteúdos na revisão integrativa

Os estudos foram publicados entre 2019 e 2025, garantindo a atualização e relevância dos dados utilizados. 

Na avaliação e seleção dos artigos utilizados nesta pesquisa, foram identificados e incluídos diferentes níveis de evidência. Um dos estudos apresenta nível de evidência II, caracterizando-se como um ensaio clínico randomizado, do tipo préteste e pós-teste, com aplicação a um grupo intervenção e um grupo controle aleatórios. Outro estudo foi classificado como nível de evidência III, sendo um estudo longitudinal, do tipo antes e depois, quantitativo, com intervenção educativa e sem grupo controle. Três artigos são nível de evidência IV, caracterizando-se como estudos transversais, observacionais, quantitativos, exploratórios e retrospectivos. Por fim, três estudos apresentaram nível de evidência VI, tratados como pesquisas qualitativas, de caráter descritivo, baseadas em único estudo.

Em relação à classificação Qualis CAPES, um artigo foi publicado em um periódico classificado como A e os demais em periódicos classificados como B. 

DISCUSSÃO

A enfermagem assume atribuições significativas na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do paciente, com autonomia e em conformidade aos preceitos éticos e legais. Compete-lhe também contribuir para a transformação dos processos de trabalho, atendendo às necessidades do ambiente em que está inserido [16].

Para tal, a educação permanente em saúde é uma proposta que tem como função a organização do processo de trabalho, exercendo papel de construção do aprendizado, capacitação e atualização contínua dos profissionais de enfermagem nos serviços de saúde. As atividades educacionais, destacam-se como fonte de conhecimento para promover maior autonomia, aumentar a segurança e a assertividade na execução das técnicas específicas do setor. Diante dessa compreensão, é de extrema importância a decisão sobre a escolha das metodologias de ensino a serem aplicadas, bem como a avaliação do desenvolvimento dessas metodologias, a fim de verificar a eficácia do aprendizado e a retenção do conhecimento que consequentemente viabiliza o aperfeiçoamento das boas práticas assistenciais e todo o processo de trabalho em saúde [16].

Acrescenta-se que, nesse contexto, há uma variedade de estratégias para serem empregadas no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais. Ainda hoje, o método tradicional de ensino, é amplamente utilizado nos processos de capacitação em saúde, onde o docente atua como figura central. Por outro lado, as metodologias ativas, como a simulação, impulsionam um aprendizado mais dinâmico e participativo, colocando os profissionais no centro do processo educativo [17].

Considerando o cenário atual, há uma movimentação para rompimento de padrões tradicionalmente aceitos na sociedade e também, para transformar descobertas científicas em práticas para melhorar a qualidade e a segurança na assistência à saúde. Esse é o objetivo que a EPS espera alcançar de maneira eficaz. Assim, as estratégias de intervenção devem estar alinhadas com os princípios da prática baseada em evidências, que procura determinar que a assistência prestada seja alicerçada em dados científicos confiáveis, garantindo melhorias na qualidade e na segurança dos resultados tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde. [17].

Dentre a grande diversidade de tipos de metodologias de ensino existentes, a simulação clínica tem sido usada como uma ferramenta de ensino e aplicada em treinamentos para a enfermagem. Essa abordagem permite a reprodução da prática, avaliação, feedback e reflexão, favorecendo uma aprendizagem eficaz qualificando os profissionais, sem colocar em risco a segurança do paciente [18].

Um estudo realizado em uma universidade pública federal no nordeste brasileiro investigou e comparou dois métodos de ensino aplicados em dois grupos de estudantes de graduação em Enfermagem. O treinamento foi oferecido em duas modalidades: método tradicional e a simulação. O resultado da pesquisa demonstrou que a simulação como metodologia de ensino para imunização em enfermagem na Atenção Primária foi mais eficaz do que os métodos tradicionais, provocando melhor desempenho e retenção do conhecimento a curto e médio prazo. Apesar do estudo ter sido dirigido para  grupos de estudantes de graduação em enfermagem no processo de sua formação e não diretamente a equipe de enfermagem profissional, o resultado positivo apresentado permite a observação de que a metodologia da simulação clínica é bastante promissora a ser empregada na EPS[18].

De modo semelhante, apesar de antiga, o mock clínico é uma ferramenta extremamente efetiva. A American Heart Association (AHA), reconhece que simular situações durante os treinamentos é eficiente para o crescimento do conhecimento, habilidades, atuação da equipe e da liderança. Esse método consiste na recriação de ocorrências emergenciais por meio de cenários realistas, nos quais os participantes seguem protocolos estabelecidos para prestar os cuidados imediatos, como a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e outras intervenções de emergência. Ademais a simulação in situ também tem se mostrado um caminho promissor na identificação de fragmentações dos processos e na melhoria das práticas assistenciais[19].

A interação da Simulação Clínica juntamente com a Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR) é apresentada como uma estratégia inovadora.  A PDCR é constituída pela oportunidade de repetição do procedimento, com feedback imediato e correção pelo instrutor, possibilitando o “overlearning”, no qual o participante pode continuar repetindo o processo até que o objetivo seja alcançado. Foi realizado um estudo com profissionais e acadêmicos de enfermagem, onde o foco da avaliação foi a eficácia das metodologias nos seguintes aspectos: satisfação, autoconfiança e autoeficácia. Após a capacitação os acadêmicos demonstraram maior satisfação e autoconfiança, enquanto os profissionais demonstraram maior autoeficácia. O estudo conclui que a junção dessas práticas, é primordial para melhorar habilidades, promover a segurança e preparar profissionais e estudantes para os desafios  do dia a dia[20].

Vale ressaltar que, dentre as múltiplas estratégias de simulações aplicadas para gerar o conhecimento e desenvolver habilidades nas equipes de enfermagem, destaca-se, também, a utilização do Objective Structured Clinical Examination (OSCE). Esse método proporciona aos profissionais, aplicarem seus conhecimentos em cenários realistas, semelhantes às áreas assistenciais. Outrossim, o OSCE tem sido mencionado como uma tática que eleva o crescimento da autoconfiança dos profissionais, facilitando a aprendizagem e reflexão com erros e acertos na tomada de decisão. Estudos indicam que o OSCE se mostrou eficiente e inovador, sobretudo no que diz respeito ao treinamento de profissionais de enfermagem durante a pandemia da COVID-19, essa metodologia ganhou ainda mais visibilidade por ser uma estratégia individual, mitigando riscos de aglomeração[21].

Diante dessa compreensão, a EPS de um hospital geral, desenvolveu a implementação de um processo sistemático para preparação e administração de medicamentos para a equipe de enfermagem, usando a ação educativa de ensinoaprendizagem em duas etapas, dado o curso de capacitação na modalidade híbrida e OSCE. Primeiramente, disponibilizando o conteúdo teórico da capacitação por meio da educação a distância (EAD); posteriormente, desenvolvendo uma atividade teórico-prática, utilizando o método OSCE. O resultado da implementação demonstrou que a equipe de enfermagem apresentou maior adesão às barreiras de segurança, reconhecimento de falhas habituais, estimulou a equipe à reflexão das próprias condutas de trabalho e aumentou a conscientização da prioridade assistencial em relação à segurança do paciente. Apesar dos benefícios citados pelo estudo, não foi comprovado a transferência do conhecimento adquirido para as áreas assistenciais [21].

Por fim, apresenta-se estudos referentes especificamente ao método de ensinoaprendizagem EAD. Oferecido de maneira online, um Curso de Ética e Bioética para os participantes da pesquisa, foi avaliado a eficácia dos resultados através do método discurso do sujeito coletivo (DSC). A modalidade EAD pode ser considerada como uma metodologia ativa de ensino, que permite intervenções no trabalho, desde haja estrutura adequada para o desenvolvimento do processo e realização das capacitações no ambiente laboral. O resultado da pesquisa revelou que os profissionais de enfermagem alcançaram engajamento ético e amplificação de seu potencial de transformação da realidade. Além disso, constatou-se que as metodologias ativas aplicadas na modalidade EAD outorgaram uma aprendizagem reflexiva e baseada na problematização do processo de trabalho [22]. Igualmente, essa metodologia de ensino foi aplicada como intervenção educativa em um grupo de enfermeiros da unidade de terapia intensiva. Realizou-se a avaliação do conhecimento prévio dos participantes e após ser ministrado o curso online com a temática de lesão por pressão. O resultado da investigação indicou que após a realização do curso, houve um aumento do conhecimento dos enfermeiros participantes em relação ao tema do curso [23]. 

LIMITAÇÕES DO ESTUDO

Embora os resultados obtidos sejam de grande relevância, é importante reconhecer uma limitação quanto a disponibilidade de estudos relacionados especificamente à educação permanente voltada para a enfermagem. Grande parte dos estudos estão destinados à exploração de múltiplas categorias profissionais, o que pode acarretar um comprometimento da aplicabilidade direta dos resultados às práticas assistenciais e processos de trabalho da equipe de enfermagem. Acrescenta-se ainda, a carência de estudos quantitativos de elevado nível de evidência para maior generalização dos resultados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação permanente em saúde é uma peça-chave para a organização dos processos, provisão para crescimento do conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento das boas práticas de enfermagem. É uma ferramenta que disponibiliza aos profissionais os recursos necessários para aprimorarem sua conduta no cuidado prestado ao paciente.

Em relação ao delineamento dos estudos incluídos na revisão, identificaram-se diferentes metodologias de ensino aplicadas à educação permanente em saúde. As metodologias mais citadas foram: simulação clínica, simulação in situ, mock clínico, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR), educação a distância (EAD) e o método tradicional. A simulação clínica destacou-se como a mais utilizada.

Apesar dos avanços, ainda há desafios na implementação dessas metodologias, e a pesquisa continua sendo fundamental para identificar as melhores estratégias de ensino. O objetivo final é garantir que os profissionais de enfermagem se sintam cada vez mais capacitados e confiantes para atuar com segurança e ofertar assistência de qualidade aos pacientes. 

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1 Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0008-6398-4015)
E-mail: alekssoiane@hotmail.com

2Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0005-0132-3412)
E-mail: dari.enfermagem@gmail.com

3Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0003-3580-0091)
E-mail: Emília.rodrigues70@hotmail.com

4Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0005-9531-5682)
E-mail: wmileneoliveira@gmail.com

5Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0005-9531-5682)
E-mail: wmileneoliveira@gmail.com

6Mestre em Enfermagem, Docente do Centro Universitário UNA.
Orcid: (0009-0002-8463-9591)
E-mail: rbkduarte@gmail.com