REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202501182207
João Marcelo Bezerra Vieira1,
Gustavo Moura de Oliveira2,
José Antônio de Castro Silva3
RESUMO
Os computadores são equipamentos eletroeletrônicos muito utilizados atualmente pela sociedade. O avanço da tecnologia faz com que esses equipamentos de informática se tornem obsoletos em um curto período, estimulando a constante troca destes produtos e consequentemente o crescente descarte. O descarte inadequado dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos – REEEs, incluindo computadores, notebooks e componentes, provocam impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana. Neste trabalho, avaliamos a logística reversa de resíduos de computadores e componentes no município de Altamira-Pará, considerando a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos, estabelecida pela Lei 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O trabalho apresenta um caráter exploratório e descritivo, e os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com usuários, técnicos de informática e comerciantes. Obtemos os resultados através de questionários direcionados ao público-alvo: usuários/público geral e técnicos de informática situados em Altamira-PA. Evidencia-se uma falta de conhecimento desses agentes na participação da logística reversa de computadores. Nesse sentido, durante as entrevistas semiestruturadas com o gerente do setor de assistência técnica e funcionários de uma loja de informática, onde percebemos que não existe incentivos do Poder Público para implementar um sistema adequado de logística reversa dos REEEs. Utilizamos indicadores de sustentabilidade para avaliar o processo de gestão de REEEs da loja estudada e corroborou a influência da responsabilidade compartilhada na gestão destes resíduos. Desta forma, é fundamental propor melhorias no sistema de logística reversa no município.
Palavras-chave: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs); Logística reversa; computadores
ABSTRACT
Computers are electro-electronic devices widely used in today’s society. Technological advancements result in these computerized devices becoming obsolete within a short period, prompting constant product replacement and, consequently, a growing issue of disposal. Inadequate disposal of Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), including computers, laptops, and components, leads to negative impacts on the environment and human health. In this study, we assess the reverse logistics of computer and component waste in the municipality of Altamira-Pará, considering the shared responsibility among involved stakeholders, as established by the 2010 Law 12,305, which institutes the National Solid Waste Policy. The study adopts an exploratory and descriptive approach, collecting data through questionnaires and semi-structured interviews with users, IT technicians, and merchants. The results are derived from targeted questionnaires aimed at the primary audience: users/general public and IT technicians located in Altamira-PA. It becomes evident that these agents lack awareness of their involvement in computer reverse logistics. During semi-structured interviews with the manager of the technical assistance department and employees of an IT store, it is observed that there is a lack of incentives from the government to implement an adequate reverse logistics system for WEEEs. Sustainability indicators are employed to evaluate the WEEE management process of the studied store, confirming the influence of shared responsibility in waste management. Therefore, it is crucial to propose improvements in the reverse logistics system in the municipality.
Keywords: Electronic and Electrical Equipment Waste (EEEW); Reverse Logistics; Computers.
1. INTRODUÇÃO
A rápida evolução tecnológica tem contribuído no avanço da humanidade, contudo vem trazendo consequências em relação ao consumo e o descarte de equipamentos eletroeletrônicos (EEE). Em 2019, foram gerados aproximadamente 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos (REEE) no mundo (FORTI et al., 2020), apesar disso, poucos países possuem um sistema que garanta uma destinação final adequada para esses resíduos (SILVA et al., 2019).
A geração de REEE vem aumentando rapidamente com o crescimento das taxas de consumo de equipamentos elétricos e eletrônicos, ciclos de vida curtos e poucas opções de reparo. De acordo com o The Global E-waste monitor 2020, a Ásia gerou o maior volume de lixo eletrônico em 2019 – cerca de 24,9 Mt, seguida das Américas (13,1 Mt) e da Europa (12 Mt), enquanto a África e a Oceania geraram 2,9 Mt e 0,7 Mt, respectivamente (FORTI et al.,2020).
Os aperfeiçoamentos em produtos informáticos, ocorrem todos os dias: um computador que é comprado hoje, em pouco tempo já tem uma nova atualização, seja de tamanho, desenho, peso, capacidade, novos materiais e preço. Nesse viés, faz com que a vida útil de um computador e notebook seja em média, 3 a 5 anos (KANG; SCHOENUNG,2005). Dessa forma, o modelo consumista incentiva a aquisição de novas versões continuamente.
Como resultado desse alto índice de inovação do setor tecnológico, a cada ano se descarta milhões de produtos informáticos em todas as partes do mundo, para serem substituídos por novos modelos. O avanço rápido da tecnologia contribui para o crescimento do lixo eletrônico que é produzido quando ocorre o descarte incorreto desses equipamentos, devido a sua ampla obsolescência tecnológica. A Organização das Nações Unidas destaca que no mundo são gerados 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano (SOARES, 2019), resultado da desatualização dos equipamentos.
Nesse contexto, cabe questionar o que as empresas que produzem e comercializam produtos informáticos fazem com os itens obsoletos ou danificados de seus clientes? Quais processos de tratamento ou reciclagem dos computadores podem ser aplicados? Como os usuários podem contribuir com a logística reversa desses aparelhos eletrônicos? Com base nessa problemática, o presente trabalho busca identificar qual é o processo de logística reversa de computadores, periféricos e componentes no fim de sua vida útil e com defeitos de fabricação.
Neste trabalho analisamos o processo de gestão de resíduos eletroeletrônicos de uma loja de assistência técnica de computadores, visando as etapas de manutenção, estocagem de resíduos e destinação final. Em vista que o consumo desenfreado desses produtos e o rápido desenvolvimento da tecnologia são fatores relevantes que aceleram a obsolescência dos produtos eletroeletrônicos, pois as novas tecnologias estimulam a constante troca desses aparelhos, reduzindo cada vez mais seu ciclo de vida (SENA, 2012).
A principal problemática da pesquisa é a falta de conhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). Visto que, a ausência da aplicação da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no município de Altamira-Pará, é relacionada ao desconhecimento da lei, por parte dos consumidores, lojistas e técnicos de informática.
Nesse sentido, é de fundamental importância a disseminação da responsabilidade compartilhada entre todas as esferas envolvidas, para que haja sucesso na gestão desses resíduos, na garantia da qualidade do meio ambiente e no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente. Portanto, é relevante a temática de estudo, tendo em vista a preocupação com a logística reversa dos computadores, componentes e periféricos. Espera-se ao final deste trabalho, contribuir para as crescentes pesquisas sobre o tema em questão, como também propor medidas de melhorias sociais, ambientais e econômicas no processo de logística reversa de REEE no município de Altamira – PA.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAL
Avaliar o processo de gestão de resíduos sólidos referente a logística reversa de computadores e componentes de uma loja localizada no município de Altamira-PA.
2.2 ESPECÍFICOS
I) Realizar entrevistas semiestruturais e aplicar questionários direcionados a logística reversa de computadores e componentes, com público-alvo representado por técnicos de informática e usuários/público geral;
II) Obter um diagnóstico do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos (computadores e componentes) de uma loja, por meio de esquema de pesos;
III) Propor melhorias para logística reversa dos resíduos de linha verde; segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI (ABDI, 2012), exceto tablets e telefone celulares.
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Resíduos Eletroeletrônicos: conceitos, legislação e perspectiva nacional
A partir do desenvolvimento industrial e tecnológico, houve como consequência o aumento e diversificação da produção, bem como a expansão de vendas de equipamentos eletroeletrônicos no mundo. Dessa forma, a busca por inovações tecnológicas tem proporcionado aperfeiçoamento dos desktops e a inserção no mercado de uma modalidade recente de computadores e notebooks. Contudo, a principal consequência das melhorias na área da informática, é sobretudo, a obsolescência dos equipamentos e componentes de computadores.
A preocupação no gerenciamento desses resíduos surge de forma mais expressiva na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pela Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que institui como instrumento a logística reversa, definida em seu inciso XII do artigo 3º como:
Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010, p. 2).
Existem 3 (três) opções para dispor do lixo informático: reuso, reciclagem e disposição no aterro sanitário. (KNEMEYER, PONZURICK; LOGAR, 2002; AHLUWALIA; NEMA, 2007). Computadores têm seus custos reduzidos e uma obsolescência acelerada, gerando produtos de ciclos de vida cada vez mais curtos (LEITE, 2006), seja por moda, status, novos modelos ou novas tecnologias.
A troca dos computadores antigos por modelos mais modernos tem gerado um tipo específico de resíduo sólido urbano, os denominados resíduos tecnológicos, lixo high tech, e-lixo ou resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). A comodidade presente no comércio de eletroeletrônicos gera uma sensação de banalidade em relação ao descarte e os contaminantes presentes nos componentes, principalmente metais pesados, manuseio ou descarte incorreto dos REEE podem contaminar o solo e das águas subterrâneas, causando problemas à saúde humana e ao meio ambiente.
De acordo com Parra e Pires (2003), a cadeia de suprimentos de computadores apresenta alguns pontos críticos de gerenciamento que, apesar de não serem exclusivos desse tipo de indústria, acabam sendo potencializados pelas constantes inovações inerente ao segmento da tecnologia de eletroeletrônicos. Os pontos mencionados pelos autores são:
a) Curtos ciclos de vida;
b) Grande número de produtos;
c) Baixa previsibilidade da demanda;
d) Grande variabilidade do mercado;
e) Customização de atendimento;
f) Muitos canais de fornecimento.
Para Ahluwalia e Nema (2007) equipamentos de computação (hardware) podem ter 3 tipos diferentes de ciclos de vida do produto: a via original ou a primeira vida do produto (quando está sendo usado pelo primeiro usuário) e até duas vidas a mais dependendo do reuso. A duração do primeiro ciclo de vida do produto é de 2 a 4 anos para usuários corporativos, e de 2 a 5 anos para usuários domésticos. Assim, o fim de vida útil do produto começa no período que é descartado pelo primeiro usuário até quando o equipamento vai ser reciclado ou enviado para o aterro sanitário.
Até alguns anos atrás, no Brasil, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) enfrentavam uma lacuna regulatória. Diversos Estados e Municípios possuíam normas específicas sobre resíduos sólidos, incluindo alguns que já atribuíam responsabilidades aos fabricantes, importadores e comerciantes na coleta e tratamento desses materiais. Contudo, a ausência de legislação e regulamentação nacionais impedia a criação de uma estrutura jurídica abrangente para o manejo adequado desses resíduos (ABDI, 2012).
3.2 Logística Reversa: importância econômica, social e ambiental
Segundo Demajorovic e Migliano (2013), a validação da PNRS, determinada pela Lei nº 12.305/2010, foi um evento que revolucionou os modelos de gestão de resíduos sólidos no Brasil. A PNRS introduziu conceitos importantes que estão correlacionados, a logística reversa e a responsabilidade de compartilhada pelo ciclo de vida do produto:
XVII – responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto: conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei. […]
XII – logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. (BRASIL, 2010, p. 3).
É perceptível que a sociedade está cada vez mais consumista, e é de fundamental importância a prática dos conceitos da PNRS no descarte de equipamentos eletroeletrônicos. Todavia, encontra-se desafios na implantação de programas referente a logística reversa de computadores no Brasil. Haja vista, que a baixa participação dos consumidores e a falta de incentivos das empresas no reuso, reciclagem e na destinação ambientalmente adequada dos resíduos, são as principais barreiras no desenvolvimento da Logística Reversa – LR e da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.
Segundo Júnior et al., (2014) “a educação ambiental vai formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva, ou transformadora do sistema, de forma a tornar viável o desenvolvimento integral dos seres humanos”. Os autores afirmam, que é impossível mudar a realidade sem a conhecê-la objetivamente, por essa razão é essencial realizar um diagnóstico situacional, a fim de compreender melhor a problemática e estabelecer a partir disso objetivos educativos a serem alcançados. Dessa maneira, é bem possível atingir grande parte da população e prepará-la para o exercício da cidadania por meio da participação ativa individual e coletiva, considerando os processos políticos, socioeconômicos e culturais que a influenciam.
A logística reversa contribui diretamente para realização de dois dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): o objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, inclusive através da gestão dos resíduos, e o objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis (ODS BRASIL, 2022).
A criação do Acordo Setorial na Implantação do Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos e seus Componentes foi assinado em outubro de 2019 e o Decreto nº 10.240, que normatiza seu conteúdo, foi publicado em fevereiro de 2020. Através do acordo setorial, os integrantes da cadeia produtiva dos produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes se comprometem a realizar uma série de ações para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Até 2025, quatrocentas (400) cidades devem ter serviços de logística reversa e cada um desses municípios deve instalar um ponto de coleta a cada 25 mil habitantes (BRASIL, 2019; BRASIL, 2020).
Nesse viés, é indubitável, a adesão do município e empresas privadas ao acordo setorial, que visa realizar o ciclo da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e componentes, seguindo quatro etapas. Na primeira, o consumidor realiza o descarte dos produtos eletroeletrônicos, em pontos de recebimento. A segunda consiste no recebimento e armazenamento temporário dos produtos eletroeletrônicos descartados em pontos de recebimento ou em pontos de consolidação. Na terceira, o material é transportado dos pontos de recebimento até os pontos de consolidação, se necessário. A última corresponde à destinação final ambientalmente adequada (reutilização, reciclagem, recuperação, aterro sanitário, incineração), (BRASIL, 2020).
É fundamental o alerta aos consumidores, comerciantes e técnicos de informática, a respeito dos riscos que o descarte inadequado dos REEE acarreta a sociedade e ao meio ambiente. Visto que, são classificados como resíduos perigosos, pois além de serem compostos por plásticos, vidros e componentes eletrônicos, também possuem em sua composição mais de vinte metais pesados como mercúrio, chumbo, arsênio, alumínio, cádmio e bário. Esses metais causam danos ao meio ambiente e a contaminação das pessoas que manipulam os REEE, acarretando problemas de saúde que vão desde dores de cabeça até a morte (ABDI, 2012).
3.3 Indicadores de sustentabilidade e aplicações na logística reversa de REEE
A palavra indicador é oriunda do latim indicatore, que tem o sentido de descobrir, anunciar, estimar, servir de medida. Dessa forma, indicadores podem ser úteis para diversas finalidades, possibilitando chegar a decisões e ações mais eficientes por apresentar e simplificar as informações para os tomadores de decisão, com o objetivo de proporcionar o progresso em direção às metas de desenvolvimento sustentável (GUILHON, 2012; VEIGA, 2014).
De acordo com Campani (2012), indicadores podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos, e representam características e propriedades de uma determinada realidade, como processos, produtos e serviços. Ainda, segundo Kawatoko (2015), indicadores são utilizados como mecanismos para diminuir as dúvidas sobre uma decisão. Assim, estes são usados para retratar as realidades nas áreas ambientais, sociais, econômicas e da saúde.
Os indicadores começaram a ser introduzidos na área ambiental como ferramenta de avaliação a partir do surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável na década de 1980 e sua popularização na década de 1990 após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Naquela época, tratava-se apenas de um plano de ação para mitigar os problemas ambientais globais e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Entretanto, a fim de melhorar ou reestruturar o mecanismo de tomada de decisão, estavam listadas algumas ações a serem realizadas, uma das principais era a adoção de indicadores capazes de mensurar as variáveis econômicas, sociais e ambientais (CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS, 1992).
Ao abordar os indicadores de sustentabilidade, conforme Silva et al. (2021), com o intuito de mensurar e ajudar na avaliação de desempenho acerca dos objetivos definidos, contribuindo com informações para as futuras ações. Dessa forma, as ferramentas de gestão podem prevenir e mitigar a degradação ambiental por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de avaliação.
No Brasil, o IBGE (2010) criou o maior marco institucional para os indicadores de sustentabilidade, baseando-se nas ideias da CDS (Commission on Sustainable Development) de 2001 (sendo a última versão de 2010, com 55 de indicadores de sustentabilidade). Portanto, os indicadores de sustentabilidade são ferramentas fundamentais para orientar a ação e subsidiar a avaliação do progresso obtido rumo ao desenvolvimento sustentável.
A gestão eficiente dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) é crucial para promover a sustentabilidade ambiental. Diversos indicadores têm sido propostos por pesquisadores renomados nesse contexto, destacam-se:
I) Indicadores de Desempenho Ambiental: autores como Pauli et al. (2018) ressaltam a importância de indicadores ambientais, como a pegada de carbono e o consumo de recursos naturais, na avaliação da sustentabilidade da logística reversa de REEE.
II) Custo-Benefício na Implementação: segundo Santos e Silva (2020), a análise de custo-benefício é essencial para compreender o impacto econômico da logística reversa de REEE, considerando os benefícios ambientais resultantes.
III) Eficiência Operacional e Tecnológica: autores como Chen et al. (2019) propõem indicadores que medem a eficiência das operações logísticas e a aplicação de tecnologias inovadoras na gestão de REEE, influenciando positivamente a sustentabilidade.
IV) Participação da Cadeia de Suprimentos: Oliveira e Almeida (2021) ressaltam a importância de indicadores que mensuram o engajamento de toda a cadeia de suprimentos na logística reversa, promovendo uma abordagem colaborativa e integrada.
4. MATERIAL E MÉTODOS
4.1 Área de estudo
O empreendimento analisado está localizado no bairro esplanada do Xingu na zona urbana do município de Altamira (figura 1), no qual está situado na Mesorregião do Sudoeste paraense, definido geograficamente pelas coordenadas Latitude: -3.1946, Longitude: -52.2093 3° 11′ 41″ Sul, 52° 12′ 33″ Oeste.
Figura 1: Mapa de localização do município de Altamira/PA
Fonte: autores (2023)
4.2 Características da pesquisa
A presente pesquisa apresenta um caráter exploratório de acordo com (ALYRIO, 2009), o caráter exploratório acontece quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, com finalidade de proporcionar mais informações sobre o assunto e possibilitar sua definição e delineamento, para isso envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulam a compreensão
A pesquisa é de caráter descritivo quando o pesquisador registra e descreve os fatos observados, sem, contudo, interferir neles, por meio de técnicas padronizadas de coleta de dados, como o uso de questionários, formulários, entrevistas e observação sistemática (PRODANOV; FREITAS, 2013).
O procedimento geral para a coleta de dados é de estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, de modo que os dados serão obtidos a partir de observações dos participantes (usuários e técnicos de informática) e entrevistas com responsáveis e funcionários do estabelecimento analisado, considerando, sua dinâmica de trabalho e relação com a logística reversa.
A revisão de literatura tem como finalidade fomentar a base teórica acerca das literaturas referentes a logística reversa. Logo por meio de publicações e demais materiais consultados serão utilizados para a elaboração de um roteiro para as entrevistas, desse modo a coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas compostas por questões referentes aos tipos de resíduos gerados na manutenção dos equipamentos, volumes de resíduos e o cumprimento das legislações vigentes.
Posteriormente a análise e tratamento dos resultados foram organizados qualitativamente e apresentados de forma discursiva. Dessa forma, os resultados obtidos durante as entrevistas estão avaliados paralelamente às anotações realizadas durante a fase de observação.
Realizamos uma pesquisa de receptibilidade do público a aplicação de questionários referentes a sensibilidade acerca do tema e as ações tomadas quanto a manutenção e descarte dos equipamentos. A (figura 2) mostra o fluxograma metodológico contendo todas as fases e metodologias da pesquisa.
Figura 2: Fluxograma Metodológico
Fonte: autores (2023)
4.3 Instrumentos de registro de dados
Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com o público representante dos usuários, comerciantes e técnicos de informática. Para a confecção dos questionários e elaboração do roteiro das entrevistas teve-se como base outros trabalhos semelhantes, a PNRS, Lei Federal n° 12.305 de 2010.
O questionário foi elaborado de forma online através da ferramenta Google Forms, sendo o público-alvo principal: os usuários/público geral e técnicos de informática, submetidos a perguntas específicas de sua competência.
Para a obtenção dos dados referentes à participação dos usuários no processo de logística reversa de computadores e componentes foi aplicado um questionário, contendo 21 (vinte e uma) perguntas fechadas, relacionadas com a utilização desses produtos pela população, a forma de descarte adotada, as opções de descarte disponíveis no município, o conhecimento sobre os impactos ambientais ocasionados pelo descarte inadequado e as legislações referentes ao assunto.
Os técnicos de informática de Altamira – PA participaram do questionário proposto de forma ativa, uma vez que, o questionário aplicado estabelece 11 (onze) perguntas fechadas, relacionadas com o conhecimento desses profissionais em relação ao descarte de resíduos sólidos de computadores e componentes no município, responsabilidade compartilhada, a demanda referente à manutenção de hardwares de computadores/notebooks e as legislações referentes ao assunto.
Os representantes dos comerciantes participaram da pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram semelhantes para todos os seguimentos, foi elaborado um roteiro com perguntas específicas sobre a responsabilidade e participação desse ator envolvido no processo de logística reversa. As perguntas relacionadas ao conhecimento da legislação, impactos ambientais e a responsabilidade pela gestão dos resíduos estavam presentes no instrumento de pesquisa.
Desta feita, o questionário foi realizado por meio da metodologia Bola de Neve. Desse modo, o questionário foi compartilhado através dos funcionários do estabelecimento sendo aplicado aos usuários e técnicos de informática que se disponibilizaram a respondê-lo. O tamanho da amostra ficou estabelecido em 100 (cem) possíveis usuários/população geral e 30 (trinta) possíveis técnicos de informática no município de Altamira-PA, o número de pessoas que concordarem em participar do questionário será o índice de aceitação do público, o questionário ficou disponível por três meses (setembro, outubro e novembro) de 2023.
4.4 Etapas do trabalho e público alvo
A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na 1ª etapa foram aplicados questionários, com o público-alvo representado por usuários e técnicos de informática, e a 2ª etapa constitui na visitação in loco na empresae na entrevista com o gerente responsável pelo setor de assistência técnica da loja estudada, que oferece assistência técnica de computadores e componentes.
A coleta de dados aconteceu nos meses de setembro a novembro de 2023 e teve como público-alvo:
a) A empresa/loja situada no município de Altamira-PA, com a finalidade de avaliar a gestão da empresa referente aos resíduos eletroeletrônicos de computadores/notebooks. Os dados obtidos foram através de entrevista semiestruturada com o gerente responsável pelo setor de assistência técnica da loja.
b) População geral, principalmente os usuários de computadores e notebooks, com a finalidade de identificar o grau de conhecimento a respeito do tema e sua participação no sistema de logística reversa. Haja vista, que foi observada nas respostas do questionário a percepção dos usuários a respeito do assunto norteador, tendo em vista que, o tamanho da amostra ficou estabelecido em 100 (cem) possíveis entrevistados e somente 42 (quarenta e dois) pessoas responderam às perguntas do questionário. Logo, conclui-se que o índice de aceitação do público-alvo foi de 42%, uma vez que, o questionário ficou disponível por três meses (setembro, outubro e novembro) de 2023.
c) Técnicos de informática, com a finalidade de identificar o grau de conhecimento a respeito do tema e sua participação no sistema de logística reversa. Nesse sentido, foi observada a participação dos técnicos de informática situados em Altamira – PA, em relação a percepção desses profissionais no que tange ao assunto central da pesquisa. Desta feita, o tamanho da amostra ficou estabelecido em 30 (trinta) possíveis entrevistados e somente 7 (sete) responderam às perguntas do questionário. Portanto, infere-se que o índice de aceitação do público-alvo foi 23,3%, uma vez que, o questionário ficou disponível por três meses (setembro, outubro e novembro) de 2023.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.1 Estrutura organizacional da loja e o processo de manutenção
O estabelecimento tem como principal atividade a venda e manutenção de equipamentos de informática, desde a sua fundação nos anos 2000, com a criação da primeira escola de treinamento em tecnologia da cidade, tornando se assim a mais antiga e bem-conceituada empresa do setor tecnológico no município de Altamira. No que tange a manutenção de computadores, segundo o gerente responsável: “A atividade de manutenção é muito aleatória em sua frequência e seu serviço é realizado”.
Dessa forma, o processo de manutenção se inicia com o recebimento do equipamento com defeito; após o recebimento é direcionado a uma bancada onde identifica-se a origem do problema (caso o proprietário não saiba informar) e anexada por meio de etiquetas contendo o número da ordem de serviço; os equipamentos então são dispostos em uma estante setorizada por cores onde cada cor representa uma etapa: verde a fazer, onde somente foi feita a triagem; amarelo: pendente, geralmente são encontrados outros defeitos ou necessitam da confirmação do cliente para se realizar a substituição de componentes e azul são equipamentos prontos para serem entregues.
Os equipamentos nas seções verde e amarelo retornam a bancada onde realizara o diagnóstico e realiza-se a manutenção depois direcionando a seção azul. Equipamentos que na manutenção são relacionados ao software possuem uma bancada de manutenção separada em relação a manutenção necessária nos componentes. Os componentes descartados quando não há possibilidade de conserto são destinados a uma empresa terceirizada que faz a remoção dos microcomponentes e destinação ambientalmente correta. Para uma melhor compreensão a (figura 3) apresenta um fluxograma do processo de manutenção de equipamentos. Além disso, mais abaixo da (figura 3) tem um registro fotográfico (figura 4) dos setores de manutenção e assistência técnica do empreendimento.
Figura 3: Fluxograma do processo de manutenção de equipamentos
Fonte: autores (2023)
Figura 4: Registro fotográfico do setor de manutenção e assistência técnica
Fonte: autores (2023)
5.2 Análise das atividades realizadas in situ
O município de Altamira/PA encontra-se em uma situação de expansão no setor de informática, na cidade a economia depende principalmente do comercio varejista, de acordo com SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2021) o setor econômico referente ao comercio varejista representa 24,7% dos empregos ofertados na cidade sendo 4.441 mil pessoas empregadas. No ano de 2003, segundo o gerente da loja, “marca a expansão do setor de informática na cidade onde a aquisição do equipamento torna-se disponível ao cidadão comum; antes disso somente os grandes empresários, emissoras de televisão e secretarias do poder público possuíam o equipamento”. O entrevistado também cita: “Em 2003 o melhor computador da cidade era da rede vale do Xingu (emissora de televisão), o mesmo ressalta: hoje praticamente todo estabelecimento e casa possui um computador”. Foi perguntado para o entrevistado: “Em qual atividade o uso de computadores na cidade demanda maior necessidade de processador e quem é mais sensível as atualizações de software? ” E o entrevistado respondeu assim: “O uso mais exigente nos equipamentos é para o setor de jogos. O setor gamer representa a maior parcela de usuários, os quais possuem os melhores hardwares e softwares atualizados no mercado de informática”.
A empresa é a mais consolidada em venda e manutenção de equipamentos de informática em Altamira – PA e região Xingu, o entrevistado é o gerente, responsável pelo setor de manutenção de equipamentos e assistência técnica; por meio das questões levantadas, ele esclarece que: “A maior parcela dos equipamentos que passam na loja para serviços de assistência e manutenção são de uso doméstico com pequenos reparos”. Quando perguntado ao gerente a respeito do descarte e reaproveitamento de equipamentos e componentes antigos ou com defeitos, ele respondeu com prontidão: “Os clientes em sua grande maioria quando fazem a substituição, reaproveitam os componentes antigos ou optam por receber de volta o componente com defeito. E ratifica que na maioria dos casos o cliente escolhe deixar a cargo do estabelecimento o descarte.
5.3 Análise da entrevista in situ e questionário aplicado aos técnicos de informática
Nos últimos 6 meses, 150 (cento e cinquenta) pessoas contrataram os serviços de manutenção e assistências técnica da empresa conforme afirmado pelo entrevistado. Os resíduos não aproveitáveis foram identificados: três sucatas de gabinete, as quais sucederam de ser direcionados a um ferro velho. Os resultados dos questionários aplicados e as entrevistas realizadas já apontavam para esse possível cenário, onde a maior parcela dos serviços de manutenção são pequenos reparos que não geram resíduos, concentrando-se principalmente em problemas de software. Perguntamos se era possível ter uma estimativa mensal dos resíduos e/ou dos serviços de manutenção? Segundo o gerente: “Não é possível quantificar, é muito esporádico”. Nesse viés, após as entrevistas e os questionários aplicados, deduziu-se que o computador é um equipamento com uma baixa necessidade de manutenção, sendo feita uma limpeza a cada 6 meses e a chance de apresentarem defeito em um componente é baixa. Ainda relatado em entrevista, a atividade mais comum da manutenção é a formatação e atualização de sistema. Conforme mostra na (figura 5) abaixo.
Figura 5: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática.
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Conforme Ahluwalia e Nema (2007) os técnicos concordam que: a atividade e função do equipamento influenciam no desgaste e vida útil. E segundo os técnicos quando o computador não é mais capaz de desempenhar a sua função original, os usuários geralmente o reutilizam para outra função ou vendem. Conforme mostra na (figura 6) abaixo.
Figura 6: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática.
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Os custos de manutenção dos componentes representam um fator determinante na decisão dos clientes em continuar com o componente ou substitui-lo, segundo os técnicos entrevistados, o componente que apresenta o maior custo de manutenção é a placa mãe conforme informa na (figura 7) abaixo.
Figura 7: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Conforme leite 2006 e analisando as respostas obtidas nas perguntas 5º e 6º e 2º através do questionário aplicado aos técnicos de informática, a rápida atualização de mercado acaba por deixar os computadores e componentes obsoletos. Nesse sentido, foi perguntado aos técnicos de informática: “Você concorda que a rápida atualização de mercado deixa obsoletos computadores e componentes que ainda possuem condições de uso? E por quê?”. Todas as respostas obtidas relatam (sim) como resposta. Isso ocorre devido ao avanço rápido da tecnologia, requisitos de software mais recentes e mudanças em padrões de conectividade, entre outros fatores. Essa dinâmica pode resultar em uma sensação de obsolescência, mesmo em dispositivos que ainda estão em boas condições de uso.
Os usuários não possuem o hábito de fazer manutenção preventiva dos equipamentos, conforme representado na (figura 8). A limpeza preventiva geralmente se dá com a troca de isolante térmico e remoção de poeira e material particulado além da atualização do sistema operacional quando necessário.
Figura 8: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Em relação ao descarte dos equipamentos: o descarte é visto como ruim por 42,9% dos técnicos de informática entrevistados, tendo bom e regular 28,6% das respostas obtidas. A (figura 9) traz o gráfico representado as respostas dos profissionais da informática.
Figura 9: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Quanto a responsabilidade de descarte do equipamento 71,4% concordam que é dever de todos fazer o descarte ambientalmente correto (responsabilidade compartilhada) e 28,6% responderam que é responsabilidade do consumidor fazer o descarte ambientalmente correto. Conforme a (figura 10) representada abaixo.
Figura 10: respostas do questionário aplicado aos técnicos de informática
Fonte: questionário Google Forms (2023)
5.4 Análise referente ao questionário aplicado aos usuários/população geral
O questionário foi feito com a ideia de observar a aceitação do público-alvo, a fim de posteriormente, com uma maior participação do público-alvo, os dados da amostra venham representar a população da cidade de Altamira. Foram realizadas 21 (vinte um) perguntas referentes a vida útil dos equipamentos e logística reversa. As primeiras 7 perguntas são com finalidade de levantar dados socioeconômicos. Os participantes são principalmente residentes dos bairros próximos ao estabelecimento, sendo esses representados na (figuras 11 e 12).
Figura 11: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Os habitantes por residências segundo os resultados indicam que a maioria são 4 pessoas por residência, conforme demonstrado na (figura 13) abaixo. A renda mensal segundo os entrevistados é em média de 2,5 a 3 salários-mínimos.
Figura 12: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
No que se refere a logística reversa foram feitas 13 perguntas. Iniciamos perguntando qual o tipo de estabelecimento que foi feita na compra do equipamento, loja física ou por sites de venda de eletroeletrônicos, das respostas obtidas 21 pessoas relataram que a aquisição foi feita por sites, correspondente a 58,3%. O restante 41,7% (15 pessoas) adquiriram o equipamento em loja física. Conforme demonstrado na (figura 14) abaixo.
Figura 13: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Conforme relatado na 11° pergunta, a maioria dos defeitos que os equipamentos apresentam são aqueles que a manutenção gera pouco ou nenhum resíduo como: mal contato com o carregador (notebook), vírus e bateria “viciada”.
Nesse sentido, a quantidade de computadores e periféricos sem uso por residência foi identificada como 28 (68,3%) que não possuem e 13 (31,7%) que possuem equipamento sem uso na sua residência. Também foi questionado a quantidade de computadores e periféricos sem uso por residência, fora obtido o resultado de: 26 (65%) nenhum equipamento sem uso, 13 (32,5%) um ou dois e 1 (2,5%) acima de 5, gráficos representados nas (figuras 15 e 16) abaixo.
Figura 14: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Figura 15: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
O tempo que cada equipamento funcionou varia de 4 a 5 anos até atualmente, correspondendo com a proposta de Ahluwalia e Nema (2007), que estima a primeira vida útil do equipamento para usuários domésticos e corporativos em 5 e 4 anos respectivamente. A manutenção do equipamento, segundo grande parte dos participantes é providenciado no momento que apresenta algum defeito, conforme retratado no gráfico abaixo (figura 17).
Figura 16: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Segundo os resultados obtidos (figura 18), a maior parte dos entrevistados não possui conhecimento de nenhum Ponto de Entrega Voluntária (PEVs). O destino dos equipamentos sem utilidade é o lixo comum, uma vez que, eles não possuem conhecimento de pontos de coleta destinados a fazer o descarte adequado.
Figura 17: respostas do questionário dos usuários/população geral
Fonte: questionário Google Forms (2023)
Quanto aos danos que o descarte irregular de lixo eletrônico causa, das 40 respostas obtidas, 30 relataram não possuir nenhum conhecimento acerca do tema. Logo, percebe-se que o principal fator do descarte irregular é a falta de pontos de coleta.
6. DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DA EMPRESA POR MEIO DE INDICADORES
Para essa pesquisa, a escolha da empresa se encaixou nos seguintes critérios: importante atuação no âmbito da informática; capacidade de promover manutenção e assistência técnica de computadores e hardwares. Portanto, o estudo de caso será apresentado com base em dados obtidos de forma qual quantitativa, com a finalidade de proporcionar uma perspectiva mais detalhada e atribuir fundamentos à análise dos indicadores.
O empreendimento se caracteriza (Tabela 1), como uma empresa que presta serviços de manutenção e assistência de técnica, formada por um grupo organizado de forma hierárquica. Assim, a empresa/loja executa a coleta, triagem e a manutenção de equipamentos de computadores, no município de Altamira – PA.
Tabela 1 – Caracterização da empresa
Fonte: autores (2023)
A primeira etapa desse estudo foi a elaboração de indicadores adequados, levando em consideração os aspectos do setor de assistência técnica e manutenção de computadores e notebooks. Dessa forma, os indicadores deveriam compreender diferentes pontos em relação aos funcionários da empresa, como questões individuais e coletivas, aspectos internos e externos, ligados aos benefícios sociais, econômicos e ambientais. Então, inicialmente, a elaboração dos indicadores adveio de outros já aplicados em setores diferentes, contudo foram possíveis de se adequarem para a criação de uma ferramenta de mensuração qualiquantitativa no setor da informática.
Assim, a partir dessas referências no campo prático da assistência técnica de computadores, houve a possibilidade de criação de uma ferramenta capaz de estruturar e avaliar 12 indicadores com base em três dimensões: econômica, social e ambiental. Desta feita, para cada indicador foi atribuído um peso específico (Tabela 2). Por consequência, é possível verificar o resultado na última coluna do quadro sobre os indicadores multidimensionais da empresa (Quadro 1).
Tabela 2 – Pesos e critérios de avaliação dos indicadores de sustentabilidade da empresa
Fonte: autores (2023)
Quadro 1– Indicadores multidimensionais da loja avaliada
Tabela 3 – Índice de aprovação dos indicadores multidimensionais avaliados
Fonte: autores (2022)
De acordo com a avaliação geral dos indicadores (Quadro 1), a loja obteve um índice de aprovação definido como ótimo (Tabela 3), alcançando 32 de 36 pontos possíveis na avaliação, com um percentual de 88,88%. Assim, conforme os critérios de avaliação e pesos (Tabela 2), a loja obteve: 27 pontos (75%) correspondentes ao peso 3 (Empresa atende ao indicador); 4 pontos (11,11%) correspondentes ao peso 2 (Empresa atende ao indicador de forma moderada, ou seja, ações sendo elaboradas e examinadas com os funcionários e com terceiros interessados); e 1 pontos (2,77%) correspondendo ao peso 1 (Empresa não corresponde ao indicador; não existem ações propostas, apesar da questão ser de conhecimento, não foi tratado em reuniões e/ou assembleias).
Em relação ao peso 0 (A empresa não conhece a questão do indicador), não se obteve registro. A (Tabela 4) abaixo mostra os resultados completos dos itens avaliados na loja/empresa.
Tabela 4 – Resultados dos itens avaliados na loja com relação a pontuação e pesos
Fonte: autores (2023)
Diante disso, na (Tabela 5), é apresentado o total de indicadores avaliados por dimensão, a pontuação total obtida (soma total dos pesos), e a média gerada (total da pontuação/número de indicadores) e o percentual (pontuação por dimensão/total de pontuação em todas as dimensões).
Tabela 5 – Resultados detalhados dos itens avaliados
Fonte: autores (2023)
Portanto, considerando o percentual do índice de eficiência alcançado pela loja (88,88%), verifica-se que as dimensões econômica e ambiental se encontram com o mesmo percentual elevado em relação a dimensão social, sendo uma diferença irrisória entre as dimensões econômica e ambiental em comparação a dimensão social, de acordo com os colaboradores, a remuneração é justa, uma vez que, todos eles dependem do sucesso da loja, isto é, os funcionários buscam satisfazer os objetivos coletivos, a fim de alcançarem os objetivos individuais, e afirmam que houve melhorias na sua condição social e financeira, beneficiando, principalmente, suas famílias.
Ademais, sobre a dimensão social, observa-se que o grau de escolaridade para trabalhar na loja é elevado, visto que grande parte dos funcionários possuem o nível superior de escolaridade. Haja vista, que o conhecimento da educação formal é essencial e importante para o desenvolvimento da loja/empresa, sobretudo, nos assuntos técnicos em relação à gestão financeira, jurídica e ambiental. Do mesmo modo, todos os funcionários dispõem do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando que, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) foi um ponto moderado na avaliação.
No que diz respeito a dimensão ambiental, ela apresentou uma média 2,66 (a maior dimensão juntamente com a dimensão econômica), evidenciando que houve uma certa conscientização do papel de agente ambiental por partes dos colaboradores, principalmente no que tange os processos técnicos e legais do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos de computadores, componentes e descarte ambientalmente adequado.
7. Propostas de melhorias na implementação da logística reversa de reee na loja
A partir do cenário apresentado ao longo deste trabalho, com base no aprofundamento das informações geradas a partir dos indicadores, entrevistas e aplicação de questionários, é possível compreender um pouco melhor o sistema de logística reversa da loja, aos primeiros passos, tomando forma, o que gerou oportunidades de produzir propostas de melhorias. Logo, visando acelerar e fomentar essa estruturação se propõe ações focadas em 3 eixos:
a) Firmar parcerias com o Poder Público para que disponibilizem pontos de coleta e/ou ofereçam desconto na troca de um REEE por um equipamento novo, mediante condições;
b) Realizar campanhas que informem sobre os pontos de coleta na cidade, os ricos dos REEE e obsolescência programada, com também incentivem o conserto, o cuidado com os equipamentos e seus descartes;
c) Incentivar a criação de uma associação de catadores e capacitá-los para o manuseio de REEE.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização deste estudo permitiu identificar a percepção e a participação de todos os envolvidos no sistema de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos de computadores no município de Altamira – Pará. Visto que, foi utilizado no estudo de caso instrumentos para obtenção de dados: como questionários direcionados a um público-alvo específico entrevistas semiestruturadas in situ e indicadores de sustentabilidade durante a realização da pesquisa de campo, observando que os indicadores são ferramentas fundamentais na avaliação do empreendimento estudado. Haja vista, que é relevante saber o processo de gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos, incorporados na loja avaliada, tendo em vista as deficiências nos processos e propondo oportunidades de melhoria.
É válido ressaltar, principalmente, que foi observado no processo de coleta de dados aplicados na pesquisa, a ausência de Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) no município de Altamira-PA, referente aos resíduos eletroeletrônicos de notebooks e computadores. Portanto, assim como os demais atores do sistema de logística reversa, os PEV´s também devem ser incorporados na gestão destes resíduos, seguindo as normas e as legislações para que sua gestão ocorra de forma eficiente. Dentre as demais dificuldades encontradas para o correto gerenciamento desses resíduos está a falta de comunicação entre os envolvidos; a tímida participação dos usuários/consumidores, a falta de interesse da loja e dos técnicos de informática em aplicar o Sistema de Logística Reversa – SLR, e sobretudo, a inexistência de PEV´s e o pouco conhecimento das leis vigentes e dos impactos socioambientais que podem ser provocados pelo descarte inadequado desses resíduos eletroeletrônicos.
Os consumidores representam o primeiro ator do SLR dos resíduos de eletroeletrônicos, por isso possuem um papel muito importante, sem sua participação não é possível obter retorno satisfatório da gestão destes REEEs, assim como não se alcança os objetivos propostos pela PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além da obrigação de devolver os produtos ao fim de sua vida útil, os consumidores devem também buscar informações a respeito deste assunto e cobrar dos comerciantes, fabricantes, técnicos de informática e poder público, a gestão eficiente destes resíduos, visto que estes representam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Enquanto aos comerciantes é fundamental que cumpram o que recomenda a lei em relação as suas responsabilidades, dentre elas, a principal para o sistema de logística reversa, a divulgação de informação aos consumidores, pois os comerciantes são responsáveis por repassar a informação do correto descarte destes produtos ao fim de sua vida útil.
Cabe também a estes atores do sistema de logística reversa a necessidade de se comunicar e estabelecer parceria com os fabricantes dos produtos eletroeletrônicos e Poder Público, para que estes cumpram suas obrigações e coloque este instrumento da PNRS em prática. Logo, espera-se que este trabalho contribua com o desenvolvimento da consciência ambiental da sociedade e estimule futuros estudos acerca da temática.
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1Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária; Joao.mvieira@aluno.uepa.br
2Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária;
gustavo.moliveira@aluno.uepa.br
3Ms em Eng. Mecânica;
joseantonio.silva@uepa.br.