REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202411190749
Lívia Giovanna Uchôa Guerra¹; Yane Karolayne dos Reis Carvalho¹; Yandra Karolyne dos Reis Carvalho¹; Ana Emanuelly de Araújo Sousa¹; Ana vitória dos Santos Barbosa¹; Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa²
INTRODUÇÃO: A distribuição de recursos de serviços de saúde no Brasil, apresenta desafios significativos, especialmente no contexto das cirurgias de urgência, que são críticas para a sobrevivência e recuperação dos pacientes. Este estudo se concentra na análise das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) aprovadas para procedimentos cirúrgicos de urgência, apresentando uma visão detalhada da oferta desses serviços nas diferentes regiões do país. A relevância deste estudo reside na identificação de desigualdades regionais na oferta de serviços cirúrgicos de urgência, permitindo um melhor planejamento e alocação de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVO: Quantificar e comparar o número de AIH aprovadas para procedimentos cirúrgicos de urgência entre as cinco regiões do Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter descritivo. A análise utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS(SIH/SUS),referentes ao mês de junho de 2024. As AIH foram agrupadas por região (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e processadas no programa Microsoft Excel. RESULTADOS: No mês de junho de 2024, foram aprovadas um total de 236.901 AIH para procedimentos cirúrgicos de urgência. A distribuição por região foi a seguinte: Região Norte com 18.287 AIH (7,7%), Região Nordeste com 63.463 AIH (26,8%), Região Sudeste com 89.402 AIH (37,7%), Região Sul com 42.073 AIH (17,8%) e Região Centro-Oeste com 23.676 AIH (10%). A maior concentração de AIH ocorreu na Região Sudeste, enquanto a menor foi registrada na Região Norte. CONCLUSÃO: A análise demonstra uma concentração significativa de AIH na Região Sudeste, que pode refletir a maior demanda e capacidade hospitalar nesta área. Em contrapartida, a Região Norte apresenta o menor número de AIH, sugerindo uma possível limitação na oferta de serviços de urgência cirúrgica.
PALAVRAS-CHAVE: AIH; Procedimentos Cirúrgicos; Urgência; SUS; Regiões do Brasil.
REFERÊNCIAS:
DO NASCIMENTO, Carolina Trigueiro et.al. MORTALIDADE ASSOCIADA A CIRURGIA DE URGÊNCIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO ESTADO DA PARAÍBA. Boletim de Conjuntura (BOCA),v.18,n.52,p.380- 399, 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Tabnet: Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/qiuf.def.
Acesso Em:30 ago. 2024.
1Centro universitário Uninovafapi
2Docente do Centro universitário Uninovafapi