ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO NO ALOJAMENTO CONJUNTO E PROMOÇÃO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ

NURSING CARE FOR NEWBORNS IN ROOMING-IN AND PROMOTION OF THE MOTHER-BABY BINOMIAL

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.12707570


Werllison Mateus Silva Lobato1; Ana Paula de Nazaré Soares Rego2; Helena Beatriz Marques Macedo3; Thalyta Souza da Silva4; Aline de Oliveira Sampaio5; Elisandra Damasceno Pereira Morais6; Jose Paula Farias Andrade7; Thayse do Socorro Pereira de Souza8; Jessica Brenda Santos Viana de Castro9; Denize Oliveira Galvão10; Cássia Coutinho da Silva11; Antonia Fátima Magalhães Chaves12; Roseli Assis da Conceição13; Felipe Silva Ferreira14; Elizabeth dos Santos Silva Lobato15


RESUMO

Objetivo: Analisar através da literatura científica sobre a assistência de enfermagem ao recémnascido no alojamento conjunto e a promoção do binômio mãe-bebê. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a coleta das informações para a pesquisa bibliográfica ocorreu por meio do acesso de dados de plataformas acadêmicas digitais como: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Nacional de Medicina (PUBMED). Resultados: Durante a busca para elaboração deste estudo foram encontrados 200 artigos científicos com a utilização dos descritores supracitados, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se 10 artigos que melhor abordaram a temática proposta. Conclusão: Este estudo buscou destacar a importância dos Enfermeiros nos serviços de maternidade e creche para sensibilizar a comunidade social e científica, visto que esta prática parece centrar-se em protocolos específicos.

Palavras-chave: Alojamento Conjunto. Assistência de Enfermagem. Recém-Nascido.

ABSTRACT

Objective: To analyze through scientific literature on nursing care for newborns in rooming-in and the promotion of the mother-baby binomial. Methodology: This is an integrative review of the literature, the collection of information for bibliographic research occurred through access to data from digital academic platforms such as: Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literature Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and National Library of Medicine (PUBMED). Results: During the search to prepare this study, 200 scientific articles were found using the aforementioned descriptors, and after applying the inclusion and exclusion criteria, 10 articles were selected that best addressed the proposed theme. Conclusion: This study sought to highlight the importance of nurses in maternity and daycare services to raise awareness in the social and scientific community, as this practice seems to focus on specific protocols.

Keywords: Rooming-in. Nursing Assistance. Newborn.

INTRODUÇÃO

Alojamento Conjunto é onde mãe e Recém-Nascido (RN) saudável ficam juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana, após o nascimento até a alta hospitalar. Seu propósito é aproximar a mãe do recém-nascido, construir uma relação afetiva positiva entre o binômio mãe e filho; preparar mães e pais, fortalecer habilidades e oferece suporte relacionado aos cuidados com o bebê; incentivar o aleitamento materno; minimizar a ocorrência de infecções transhospitalares e melhorar a integração e avaliação do binômio e comportamentos naturais (Brasil, 2016).

O Alojamento Conjunto é um ambiente propício para a assistência de Enfermagem e à continuidade dos cuidados iniciados durante o pré-natal, garantindo a saúde da mãe e do recém-nascido. A Educação em Saúde ministrada por esses profissionais durante o alojamento conjunto estimula a mãe a aprender as atividades associadas ao manejo adequado das diversas situações práticas de cuidado ao recém-nascido, de forma que a mãe possa ter segurança, esclarecer suas dúvidas e sentir-se capaz de cuidar para ela e para o bebê, além de promover reforço Além de conexões, ela também aprende sobre vacinação e planejamento familiar (Nóbrega; Bezerra, 2010). 

 Os Enfermeiros destacam-se na orientação às puérperas quanto aos cuidados prestados ao recém-nascido. Torna-se um momento de conexão com o objetivo de promover uma assistência de qualidade ao binômio (Silva et al., 2017). Diante do exposto, o atendimento orientado pelo Enfermeiro é importante, pois por meio da escuta competente, a puérpera expõe suas dúvidas e preocupações, informa sobre os procedimentos habituais, sendo também fundamental para uma ajuda efetiva e de qualidade, que satisfaça a mãe e necessidades do bebê (Llapa et al., 2013).

A Assistência de Enfermagem no Alojamento Conjunto ao Recém-Nascido deve ser sempre realizada por meio de ações seguras e qualificadas, devendo atender todas as necessidades dos lactentes que requerem atenção redobrada e cuidados frequentes da equipe para reduzir complicações e evitar o desencadeamento de intervenções como transferências hospitalares de recém-nascido e até mesmo redução do risco de mortalidade neonatal (Acosta et al., 2012).

O presente estudo fundamenta-se pela necessidade de haver estudos direcionadas à importância da assistência de Enfermagem ao recém-nascido para uma assistência de qualidade, bem como para direcionar à uma melhor compreensão sobre essa temática, a fim deste profissional de saúde prestar atendimento diferenciado à essa paciente.

Contudo, espera-se que este estudo possa agregar conhecimento aos Enfermeiros no contexto do atendimento, assistência e cuidados prestados ao recém-nascido no Alojamento Conjunto.

Nessa perspectiva, este estudo objetiva verificar, através da literatura científica sobre a assistência de enfermagem ao recém-nascido no alojamento conjunto e a promoção do binômio mãe-bebê.

METODOLOGIA

Esta pesquisa trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio de pesquisa do tipo descritiva-qualitativa, a partir da leitura e análise de artigos, revistas científicas e de portarias do Ministério da Saúde referentes ao tema, intencionando buscar, na literatura competente, informações relevantes voltadas para esta temática.

O principal objetivo da Pesquisa Descritiva é descrever as características de uma determinada população ou fenômeno ou estabelecer relações entre variáveis. Há uma miríade de estudos que podem ser agrupados sob esse título, e uma de suas características mais importantes é o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observações de corpo inteiro (Gil, 2002).

Em uma Pesquisa Qualitativa utiliza-se métodos mais profundos, objetivando traçar as motivações e as resoluções de certas questões a partir da convivência, evitando os métodos que apenas usam pesquisas quantitativas. O cientista passa a ser sujeito e objeto de pesquisa, tendo em vista que o conhecimento dele é pequeno em relação ao tema, objetiva produzir informações mais profundas e ilustrativas, não importa o tamanho, mas conseguindo construir novas formas de pensar (Deslaurier; Kérisit 1991).

Uma Revisão Integrativa da Literatura é um método que permite a síntese do conhecimento e a aplicabilidade dos resultados de estudos importantes a serem incorporados à prática, sendo baseados em relatos científicos (Souza et al., 2010).

De acordo com Fonseca (2002), a Pesquisa Bibliográfica é feita por meio do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Entretanto, existem pesquisas científicas, como o presente estudo, que se baseiam unicamente na Pesquisa Bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.  

Nesse contexto, a coleta das informações para a pesquisa bibliográfica ocorreu por meio do acesso de dados de plataformas acadêmicas digitais como: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Nacional de Medicina (PUBMED).

Além disso, foram utilizados os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Recém-Nascido; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Alojamento Conjunto, visando reunir informações relevantes e voltadas para o entendimento desta temática e para alcançar os objetivos que foram propostos.

Os critérios de inclusão utilizados foram artigos originais publicados nos últimos 10 anos, escritos em português, disponibilizados na íntegra e nas bases de dados selecionadas; que possuíam relação direta com o tema proposto e informações suficientes para análise de estudo. Entre os critérios de exclusão estão textos que se encontravam incompletos, artigos que não forneciam informações suficientes e que não abordavam diretamente a temática proposta neste estudo.

A partir da leitura, seleção e análise de obras acadêmicas, foi realizada revisão da literatura, a partir de etapas, como:

– Definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/ categorização dos estudos;

– Avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa;

– Interpretação dos resultados;

– Apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

A partir dos achados foi possível ocorrer a sua discussão em articulação com autores revisados neste estudo.

Por se tratar de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados e utilizados dados bibliográficos de artigos indexados em bases de dados oficiais, não foi necessária a submissão ao Comitê de Ética.

RESULTADOS

Durante a busca para elaboração deste estudo foram encontrados 200 artigos científicos com a utilização dos descritores supracitados, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se 10 artigos que melhor abordaram a temática proposta, a seleção ocorreu segundo o fluxograma abaixo (Figura – 1).

Figura 1 – Método de seleção dos artigos

FONTE: Elaborado pelos autores (2024)

Notou-se que os 10 artigos analisados foram publicados em Revistas de Enfermagem, Medicina, Saúde e Pesquisa em 9 periódicos diferentes.  O periódico com maior número de artigos selecionados foi o Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais, com duas publicações. Os outros 8 artigos foram encontrados em periódicos diferentes, que são: Revista Rene, Revista Cogitare Enfermagem, Revista Ciência, Cuidado e Saúde, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Revista de Pesquisa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Online), Research, Society and Development, Revista Enfermagem Brasil e Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento.

DISCUSSÃO

O Alojamento Conjunto oferece muitas oportunidades e uma delas, destacada é a promoção e incentivo ao aleitamento materno, que consequentemente reduz a mortalidade dos recém-nascidos. Neste âmbito também é possível conhecer as necessidades do recém-nascido, o que possibilita uma assistência integral. Outro aspecto são os benefícios para as mães, pois tal atividade promove a aceitação da maternidade, dá à parturiente uma sensação de bem-estar e praticidade, diminuindo assim a ansiedade e possibilitando a troca de experiências entre as mães. A tríade mãe-filho-família e o vínculo entre esta e a equipe também são fortalecidos no alojamento conjunto, que, além de proporcionar educação em saúde, reduz o abandono de recém-nascido e o risco de infecção cruzada (Pasqual et al., 2010).

É muito importante promover o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses da criança e depois completá-lo até pelo menos os 2 anos, conforme recomendado pelas autoridades de saúde. O aleitamento materno representa positivamente a saúde e a qualidade de vida da criança desde o nascimento até a idade adulta, por isso é importante que o enfermeiro esteja envolvido e comprometido para orientar e preparar de forma eficaz as puérperas para a amamentação ainda no alojamento conjunto (Machado; Andres; Moreschi, 2021).

Partindo da temática deste estudo, Costa et al., (2013) expõe o importante papel que os Enfermeiros desempenham na participação nos cuidados com o recém-nascido e na educação das mães. É importante que os profissionais de saúde compartilhem seus conhecimentos e atividades. As mães devem estar ativamente envolvidas nos cuidados no quarto, cabendo à enfermagem acompanhar as mudanças que ocorrem com o recém-nascido e auxiliá-la e orientá-la em suas necessidades, dúvidas e medos.

O profissional de enfermagem no Alojamento Conjunto promove o contato constante entre mãe e filho, o que é considerado uma etapa importante para o sucesso da amamentação, permite a amamentação ocorra conforme a necessidade, pressupõe que o recém-nascido não receba nenhum alimento além do leite materno e a mãe participa do cuidado de seu filho sob orientação da equipe de saúde. A principal vantagem do Alojamento Conjunto é que ele promove o aleitamento materno da forma mais natural possível, promove o vínculo entre mãe e filho e funciona como uma “escola para as mães”, que possibilita palestras sobre higiene e alimentação, além dos cuidados ao recém-nascido (Souza et al., 2015).

A Enfermagem não deve focar apenas na saúde do sistema binômio mãe-bebê, mas na saúde geral da mulher, devendo estar atenta aos seus familiares para reconhecer os sinais e sintomas de distúrbios e comunicá-lo a equipe de saúde. A equipe de enfermagem deve ter conhecimento sobre a depressão pós-parto, bem como orientações sobre como implementar essa abordagem e cuidar da criança e da família (Freitas et al., 2014).

Para Silva, Palumbo e Almada (2019), a equipe de enfermagem deve conhecer os sinais e sintomas da hiperbilirrubinemia e estar atenta a eles, para prevenir complicações e aumentar a eficácia do tratamento, a atuação da enfermagem na fototerapia com recém-nascido deve começar a identificar os sinais e sintomas da doença, pois a hiperbilirrubinemia e persiste durante ainda no Alojamento Conjunto.

De acordo com Ramos et al., (2021), no puerpério, a puérpera pode ter dificuldades na pega adequada, amamentação, posicionamento adequado do recém-nascido, fissuras e feridas nos mamilos, cuidados com o bebê após a alta hospitalar, retorno à atenção primária como na Unidade Básica de Saúde (UBS), desse modo, ressalta-se que todas essas informações devem ser transmitidas pelo Enfermeiro durante a internação no Alojamento Conjunto. As puérperas, os familiares e os cuidadores não conhecem as orientações para um cuidado eficaz ao recém-nascido devido a costumes, mitos, questões culturais e crenças, geralmente não seguem o que é útil e eficaz para o recém-nascido (Cardoso et al., 2022).

Para Pignaton et al., (2018), a equipe de enfermagem entende que a individualidade da mãe é um fator determinante para o sucesso da amamentação e que as práticas e abordagens devem ser individuais e dinâmicas. Asssim, entende-se que o processamento das informações sobre amamentação, desde a concepção até a continuação do trabalho de parto e após o nascimento, são atividades humanas que contribuem para o sucesso da amamentação.

Nesse sentido, o Enfermeiro assume o papel de educador, e nesse processo, ele deve trabalhar para identificar as dificuldades que irão surgir, quebrar mitos e tabus, ele deve olhar para as mães individualmente e ajustar suas ações de acordo com as necessidades vistas. Fica evidenciado que o Enfermeiro se torna um ponto de apoio importante para garantir o sucesso na execução do exercício prático do cuidar, assim, enfatiza-se a importância da atividade deste profissional no alojamento conjunto (Antunes, 2023). 

O Enfermeiro é um intermediário de informações por meio da educação em saúde para qualificar a ajuda e possibilitar o alcance de métodos eficazes, e no Alojamento Conjunto o especialista tem essa oportunidade (Cardoso et al., 2022). 

Machado, Andres e Moreschi (2021) evidenciam a relevância do profissional de enfermagem na promoção do alojamento conjunto, pois é nesse ambiente que ocorre o processo educativo de autocuidado à puérpera, que visa orientar a mulher para a independência no autocuidado e segurança no cuidado do recém-nascido no domicílio, o que auxilia na adaptação a uma nova dinâmica familiar.

É no Alojamento Conjunto que o Enfermeiro deve desenvolver uma assistência que dê continuidade às atividades iniciadas na fase do pré-natal, que aumente a segurança da mãe adolescente e melhore a saúde do recém-nascido (Dulfe et al., 2015). Os cuidados de enfermagem são os mais frequentemente utilizados no cuidado pós-parto. Neste local, ele pode trabalhar diretamente com o recém-nascido. O cuidado, embora concomitante, envolve necessidades individuais de recém-nascido para recém-nascido que devem ser atendidas rapidamente (Britto et al., 2015).

No Alojamento Conjunto, o Enfermeiro tem a oportunidade de mostrar a puérpera ou alguém de seu núcleo familiar as técnicas de como a mãe deve realizar a amamentação, como deve ser feita a higienização do coto umbilical, de como dar banho no bebê, cujo qual, esta é uma atividade que demonstra ser difícil, um momento tenso para muitas mães e/ou familiares, por isso, é importante que o profissional intervenha, orientando, demonstrando a forma correta dos cuidados com o lactente (Machado et al., 2021). 

Como prática de enfermagem alternativa e humanizada, no Alojamento Conjunto os recém-nascidos são submetidos, após estabilização térmica e adaptação à vida extrauterina, ao Banho de Ofurô. Essa prática consiste em um banho dado dentro de um balde próprio, com formato semelhante ao útero materno, com o recém-nascido imerso em água morna e na posição vertical. Tal procedimento tem a finalidade de minimizar cólicas e tranquilizar o recém-nascido, levando a um relaxamento através da estimulação das lembranças intrauterinas (Souza et al., 2015).

Nesse contexto, é necessário que o Enfermeiro realize um acolhimento humanizado, pratique educação em saúde com as informações necessárias para facilitar os cuidados com o recém-nascido na alta, pois o objetivo é que a mãe em casa possa dar continuidade ao que aprendeu durante sua internação no alojamento conjunto e assim evitar práticas inadequadas (Machado, Andres; Moresch, 2021).

Para Nóbrega e Bezerra (2010), a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Alojamento Conjunto promove um serviço mais seguro pois permite promover um tratamento individual de acordo com a necessidade de cada paciente, garantir que os enfermeiros tenham as competências e a autonomia necessárias para o desempenho das atividades, assim, trazendo resultados positivos para a equipe. 

Apesar disso, Dulfe et al., (2015) enfatiza que há déficit nos relatórios oficiais dos enfermeiros quanto aos momentos de admissão, permanência, identificação na sala de alojamento conjunto. Por outro lado, quando se relaciona os cuidados prestados nestes tempos, a fala dos sujeitos é muito mais abrangente e baseada em evidências do que relata o paciente, embora ainda incompleta devido à complexidade do paciente representada.

Diante do exposto, ressalta-se que a assistência prestada ao recém-nascido no Alojamento Conjunto deve ser sempre segura, competente e necessária para atender todas as necessidades do bebê, o que exige maior atenção e cuidados frequentes da equipe de enfermagem para reduzir complicações, evitar intervenções como transferência intra-hospitalar do recém-nascido e até mesmo reduzir a mortalidade neonatal (Costa et al., 2015).

Desse modo, evidencia-se que o trabalho do Enfermeiro no âmbito do alojamento conjunto, não deve ser somente de caráter técnico-científico, mas também educativo, promovendo, avaliando as perspectivas subjetivas e os elementos culturais da vida das mães, favorecendo o reconhecimento do trabalho desses especialistas por estas mães (Dulfe et al., 2015).

CONCLUSÃO

Os profissionais de Enfermagem são os mais requisitados para lidar com os cuidados pós-parto. O Enfermeiro poderá atuar diretamente com a mãe e o recém-nascido (Dulfe et al., 2015). O cuidado, embora síncrono, envolve necessidades individuais que devem ser atendidas em tempo hábil.

O Alojamento Conjunto é uma estratégia para fortalecer o vínculo mãe-filho (Pasqual et al., 2010). É nesse ambiente que o Enfermeiro poderá prestar assistência à mulher no puerpério e orientá-la nos cuidados necessários ao recém-nascido, promovendo o desenvolvimento da autonomia e segurança da mãe no cuidado ao seu filho 

Diante da duração da permanência da mulher no Alojamento Conjunto após o parto, que é de 24 horas no mínimo, é imprescindível que o Enfermeiro realize um acolhimento humanizado, pratique a educação em saúde com informações relevantes para a parturiente e que irão facilitar nos cuidados ao neonato no momento da alta-hospitalar, pois o objetivo é que a mãe, em seu domicilio, dê continuidade ao que foi ensinado e aprendido durante a sua internação no Alojamento Conjunto, e assim, desestimular as práticas inadequadas (Machado et al., 2021). 

Em relação aos procedimentos e cuidados de suporte, reconhece-se que a maioria das informações obtidas nos estudos foram relacionadas à amamentação, cuidados com o cordão umbilical e higiene do recém-nascido, percebidos como práticas importantes dos enfermeiros, sob esse ponto de vista.

Este estudo busca destacar a importância dos Enfermeiros nos serviços de maternidade e creche para sensibilizar a comunidade social e científica, visto que esta prática parece centrar-se em protocolos específicos. No entanto, além do trabalho diário no hospital, os Enfermeiros que atuam nas maternidades também ajudam a fortalecer a relação mãe-bebê; oferecem educação em saúde às mães sobre o processo pós-parto, cuidados com o recém-nascido; promovem o aleitamento materno exclusivo; apoiam as novas mães na família, e outros casos óbvios.

Espera-se que este estudo possa contribuir para enfatizar a importância da atuação do Enfermeiro no cuidado prestado ao recém-nascido nas suas primeiras 24 horas de vida no âmbito do Alojamento Conjunto, e também demonstrar aos profissionais de Enfermagem que atuam no Alojamento Conjunto como o cuidado humanizado prestado ao recém-nascido é importante, pois diminui a morbimortalidade infantil. À comunidade acadêmica espera-se que esta pesquisa desperte um interesse maior pela temática, e assim, seja mais discutida nos cursos de enfermagem das instituições de ensino superior.

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1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14Graduando em Enfermagem, Universidade da Amazônia-UNAMA

15Graduada em Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal-UNIPLAN