ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

EPISTEMOLOGICAL ASPECTS OF THE INSERTION OF ACTIVE METHODOLOGIES IN SCIENCE TEACHING: A NARRATIVE REVIEW

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411151639


Andressa Cardoso Albuquerque Silva1
Rubens Correia da Silva2
João Vinicius Domingos dos Reis3
Mylene dos Santos da Silva4
Jesuíto dos Santos Miranda5
Domingos Cláudio Miranda da Silva6
Claudimary Bispo dos Santos7
Chryslane Barbosa da Silva8


Resumo

O panorama atual da educação tem passado por significativas transformações ao longo dos anos, impulsionadas por novos desafios e demandas da sociedade contemporânea. Diante disso, as metodologias de ensino-aprendizagem se tornam um campo de pesquisa e reflexão contínua, buscando inovações que possam melhorar o processo educacional. Este trabalho tem como objetivo apresentar e explorar os conceitos de  metodologias ativas, além de discutir suas possíveis formas de aplicação dentro do ambiente escolar. Essas abordagens inovadoras estão sendo constantemente reformuladas e aprimoradas, acompanhadas por propostas alternativas de implementação. Em relação às metodologias ativas, observe-se que elas estão presentes em diversos níveis de ensino, desde o fundamental até o superior, sem se restringirem a uma etapa específica. Além de enriquecer o processo educativo, essas metodologias desempenham um papel crucial no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, incentivando transformações que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa,

Palavras-chave: Educação, Ensino Metodologias, Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

As metodologias ativas são abordagens de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, buscando promover a participação de forma ativa no desenvolvimento de habilidades e na construção do conhecimento. Um dos desafios dos profissionais docentes consiste em compreender as ações pedagógicas e o papel que assumem no processo de ensino e aprendizagem (Mitre et al., 2008).

No contexto educacional, a educação transformadora promove mudanças significativas na vida do educando, capacitando-os a se tornarem cidadãos críticos, conscientes e engajados na sociedade. Para Ganzela (2018) a educação transformadora e inovadora é a chave para o resultado, de forma que, a mesma possa emancipar os alunos para que tenham competências e habilidades para resolver os problemas do cotidiano, para além da sala de aula.

 Diante dessa realidade, Paulo Freire (1970) através de suas obras relatou a importância de tornar como foco da aprendizagem o aluno, sendo incentivado através de um ensino contextualizado de acordo com a sua realidade e da instituição de ensino, de modo que o indivíduo reconheça a importância de um estudo eficaz e não monótono.  Nesse estudo, são desenvolvidas habilidades valiosas que potencializam o processo de ensino aprendizagem, sendo responsável pelo acesso a interdisciplinaridade e integração de tecnologias educacionais.

Com o advento da globalização e os avanços tecnológicos, a educação precisou passar por práticas inovadoras que contribuíssem para o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, as metodologias-ativas foram idealizadas com o objetivo de proporcionar ao aluno um aprendizado eficiente, adequando-se aos desafios encontrados dentro e fora da sala de aula. Para (Diesel et al, 2017) os desafios da docência devem estar acompanhando as transformações que surgem no atual mundo globalizado.

Dessa forma, as metodologias ativas têm ganhado destaque na educação devido ao seu impacto positivo no processo de aprendizagem. Os objetivos dessas metodologias são fundamentados na busca por uma educação relevante, inclusiva e alinhada às demandas do século. Segundo (Bassalobre, 2013), o processo educativo ocorre paralelamente ao desenvolvimento contínuo de um sujeito, por isso deve ocorrer de forma planejada e eficaz.

Cyrino e Pereira (2004) abordam sobre o contexto educacional da nova aprendizagem, como mecanismo que contribui de forma positiva para a ampliação de possibilidades e caminhos, onde o aluno poderá exercitar a liberdade e a autonomia na realização de escolhas, auxiliando na tomada de decisões. Sob essa perspectiva, a educação se torna inclusiva e dinâmica.

Conforme Dewey (1978), o processo de aprendizagem é considerado uma experiência contínua e permanente. Com isso, torna-se importante avaliar os métodos que são necessários para que esta ação ocorra de forma ativa, eficiente e positiva. Dewey defende a ideia de que existem características básicas que definem as boas metodologias, sendo elas: autonomia, prática, e capacidade para o desenvolvimento de atividades socioemocionais.

Lev Vygotsky aborda ideias que correspondem a aprendizagem pela interação social, em que tal interação torna-se indispensável durante o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, pois é capaz de provocar constantemente aprendizagens a partir da solução de problemas em conjunto da orientação ou colaboração de outros indivíduos.

A pesquisa teve como objetivo analisar e sintetizar as principais abordagens e impactos das metodologias ativas no ensino, destacando suas contribuições para a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências críticas, colaborativas e autônomas em diferentes contextos educacionais.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Coleta de dados

O trabalho foi realizado a partir de uma investigação de caráter qualitativo, no qual foi desenvolvida a presente revisão narrativa. Pereira et al. (2018) destacam o método qualitativo como importante na interpretação por parte do pesquisador com suas opiniões sobre o fenômeno em estudo e caracteriza-se, preferencialmente, por descrever os dados coletados.

A base de dados empregada foi o Portal de Periódicos Capes, por meio da Plataforma Sucupira, Scorpus, Scielo e Google Acadêmico, a partir das palavras-chave “metodologias”, “ativas”, “educação”. Os critérios de inclusão previamente definidos foram: a)artigos completos sobre pesquisas empíricas ou de campo, b) artigos publicados em periódicos  revisados por pares e c) artigos disponíveis on-line e gratuitamente. Os critérios de exclusão adotados foram: a) artigos que não abordassem as metodologias ativas de ensino aprendizagem.

A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2023 a abril de 2024, para a avaliação da recorrência desses temas nas pesquisas científicas que visam mudar a atual conjuntura social, sobre as dificuldades encontradas na educação, bem como do acesso a textos que fornecessem dados suficientes para compreensão de como estes podem ser adaptados para a sala de aula.

 Desse modo, o presente estudo se caracteriza em incluir também o caráter exploratório com a análise dos dados, promovendo assim um panorama detalhado de informações, que forneceram subsídios que auxiliaram de forma significativa para estruturação e desenvolvimento do referido tema, o qual foi descrito por seções – subtítulos, de forma que atendesse ao objetivo proposto.

2.2 Análise de dados

Inicialmente, os artigos foram selecionados com base em seus títulos, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos. Na segunda fase, os resumos e palavras-chave foram analisados para identificar os artigos relevantes. Por fim, a seleção final envolveu a leitura completa dos artigos, considerando sua relevância para o objeto de estudo.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 Didática: atitudes e habilidades

O processo de ensino no seu conjunto é norteado pela didática que é definida como uma disciplina na qual são traçados e estruturados os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação de determinada aula ministrada e que se relacionam de modo a indicar condições para que haja aprendizagem significativa (De Abreu Pestana et al.,2014). Dessa forma, a metodologia não apenas orienta a prática docente, mas também enriquece a experiência educacional, assegurando que as condições necessárias para a aprendizagem sejam criadas e mantidas ao longo do processo educativo. Essa abordagem estruturada e reflexiva é essencial para a formação de cidadãos críticos, capazes de relacionar os conhecimentos adquiridos com a realidade que os cerca.

Essa tem sido uma das competências profissionais que mais tem auxiliado o professor durante seu planejamento de ensino (De Oliveira Andrade et al., 2014; Hengemuhle e Castro, 2024).  Esse entendimento da didática como competência profissional está alinhado com as ideias que sugerem que o planejamento é uma habilidade fundamental para promover uma aprendizagem significativa.

Para tanto, é necessário que o mesmo esteja ciente da sequência didática que deve seguir e como associar cada conteúdo com temas transversais para apoiar a aprendizagem previstas na BNCC (Pykocz e Benites, 2022; Pool et al., 2024). A compreensão da sequência didática permite que os professores articulem os conteúdos de forma coerente e progressiva, facilitando a construção do conhecimento pelos alunos.

Para que ocorra de fato a didática associada a uma técnica pedagógica é necessário que haja uma compreensão de homem e sociedade educacionalmente. Por isso, a necessidade para que primeiro seja realizado o planejamento do ensino com propósitos bem claros e sucintos sobre as finalidades de cada conteúdo no cotidiano dos alunos (Lima et al., 2020). Um planejamento bem estruturado não apenas orienta a prática docente, mas também permite que os alunos vejam a relevância do que estão aprendendo, facilitando a internalização do conhecimento.

Com isso, articula-se que a didática prioriza condições para efetivação do procedimento de instrução de ensino, e que este consiste de uma combinação apropriada entre o desempenho de direção do instrutor e a atividade autônoma e criativa desenvolvida pelo estudante (Silva, 2023). A didática, portanto, não se limita a um conjunto de técnicas ou métodos, mas envolve uma compreensão mais ampla das interações que ocorrem no ambiente educacional.

A função do professor, consequentemente é o de delinear, nomear e preparar a sequência didática a ser desempenhada em sala de aula, levando em consideração, o tempo (horas aula) e a infraestrutura escolar, a fim de, estabelecer habilidades intelectuais, atitudes conscientes e uma melhor assimilação dos conteúdos em classe mediados pelo professor (Fortunato, 2023).

Nessa percepção didática, os conteúdos programados de cada unidade e o desenvolvimento intelectual estão intimamente relacionados, pois para que haja o progresso na aprendizagem dos alunos é necessário que esteja conectado a assimilação e visão ativa do pensamento cognitivo (Silva et al., 2023).

Pensando nisso, levamos em consideração a subjetividade e a experiência sociocultural concreta de cada estudante me particular como ponto de partida para uma melhor dinâmica de guia da aprendizagem. E que um educador didático sempre deve levar em consideração a percepção, subjetividade e linguagem de cada aluno (Rhoden e Zancan, 2020)

3.2 Metodologia ativa: a importância no contexto educacional

Atuar em sala de aula em pleno século XXI é um grande desafio, muitas coisas mudaram e evoluíram. Além dos avanços tecnológicos mudaram todas as esferas sociais e com os estudos científicos evidenciando que o aprendizado pode variar de pessoa para pessoa, inclusive as relações estabelecidas nos distintos contextos escolares e, assim sendo o educador precisa estar se profissionalizando e atualizando, a fim de, verificar uma melhor maneira de despertar o interesse nos alunos (De Almeida et al., 2021).

Desse modo, o avanço das tecnologias gerou uma transformação no processo educacional. E tais avanços trouxeram consigo o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas por sua vez, forneceram subsídios para auxiliar o professor em sala de aula gerando distintas concepções em relação a sua utilização no meio escola

Diversos autores, como Silva (2009), Massocatto (2019), Shimizu (2019), Okoye (2019), Flipps e Rainey (2021), Sadik e Abdulmonem (2021), Aldayel (2019) e Singh (2019) destacam percepções positivas sobre a relevância das metodologias ativas na educação contemporânea. Eles argumentam que essas abordagens contribuem para o desenvolvimento pessoal, estudantil e social, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.

Como vemos na tabela 1, os autores citados trazem levantamentos de percepções positivas em relação ao uso de metodologias ativas no contexto educacional, o que revela um panorama promissor, especialmente quando se considera o protagonismo juvenil e a consciência crítica dos alunos. Ao adotarmos essas metodologias, que promovem a participação ativa e o engajamento, observamos uma série de benefícios que impactam diretamente no ensino e aprendizagem.

As metodologias ativas têm destaque na educação contemporânea, promovendo um aprendizado mais dinâmico e engajado. Entre as percepções positivas relacionadas a essas abordagens, o aumento do engajamento dos alunos é um dos pontos mais relevantes. Ao estimular a participação ativa, as metodologias permitem que os estudantes se sintam mais envolvidos e motivados, resultando em um aprendizado mais significativo. O aprendizado colaborativo, por exemplo, favorecendo a troca de experiências.

Tabela 1 – Levantamento de percepções positivas com relação ao uso das metodologias ativas.

Percepção positivaCitação (Autor, ano)
Consciência e protagonismo juvenilSilva et al. (2019)
Melhor rendimento dos estudos e mais motivação.Masocatto et al. (2019)
Desenvolvimento de autonomia e participação ativa.Shimizzu et al. (2019)
Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e melhor aprendizagemOkoye et al. (2019)
O feedback tem sido favorável no processo de aprendizagem e uso de jogos ajuda a envolver mais os alunos nas atividades.Flipps, Rainey (2021)
Estimulou a serem mais comprometidos e atenciosos.Sadik; Abdulmonem (2021)
Gera mais motivação e habilidades de liderança e comunicação profissional.Aldayela et al. (2019)
Desenvolvimento de criatividade, relação interpessoal e papel ativo.Singh et al. (2019)
Adaptado de Garcia et al. (2024).

As metodologias ativas estabelecem uma concepção de mundo a partir de uma tomada de decisão e discussão dinâmica concebida pelos estudantes durante o engajamento em sala de aula ao fazer uso das estratégias pedagógicas de forma participativa, onde os alunos se envolvem em situações problemas com foco nele mesmo e na sua autonomia (Pereira et. al.,2023). Ao focar no aluno e em sua autonomia, essas metodologias ajudam a criar um ambiente de aprendizagem mais significativo e relevante, onde os estudantes se sentem valorizados e engajados em seu processo de aprendizagem.

A investigação científica nos anos finais da educação básica tem demonstrado ser uma aliada dos professores que tendem a estimular habilidades baseadas em solução de problemas cotidianos, sendo uma forma de metodologia ativa que tem se destacado no meio educacional em processo de inovação pelo elevado grau de aprendizagem e interesse despertado nos alunos (Lovato et al., 2018).

Segundo Garcia et al. (2024), a aprendizagem significativa se dá por meio da interação professor, aluno e metodologia aplicada, na qual, é possível proporcionar distintas linhas de pensamento como o idealismo que destaca as ações humanas são guiadas pelas ideias, estimulando a construção do saber ao invés de recebê-lo passivamente.

Aplicar os aprendizados em contextos diferentes daqueles em que foram obtidos exigirá mais do que simples decoração norteará habilidades como propriedade de determinados conceitos, flexibilidade de raciocínio e aptidões de análise e interpretação. Futuramente, essa linha do tempo de construção do conhecimento não precisará ser retomada, somente recordado (Garcia et al., 2024).

Nesse contexto, a interdisciplinaridade não deve ser confundida como uma formação que veio pra construir o ser profissional e sim como uma necessidade de identificação de saberes durante o ato de ensinar percebendo que neste momento o ser desenvolve habilidades própria de sua natureza enquanto aprende (Tordino, 2014, p.18).

3.3 Metodologias ativas e o processo de adaptabilidade de materiais de baixo custo

As metodologias ativas se enquadram desde a utilização de materiais de baixo custo, até o uso de recursos tecnológicos. Outros artigos citam o poder da habilidade do contato tátil   para consolidação do conhecimento e aprendizagem em variados contextos (Matos, 2019).

Para Freire (1987), a inovação precisa ser contextualizada, para que não se torne uma ferramenta ineficaz. Diante desse pensamento, nota-se a importância de buscar métodos que se tornem o processo de aprendizado crítico e dialógico. A adoção de novas metodologias deve levar em consideração as realidades culturais, sociais e econômicas dos estudantes. Isso significa que não se trata apenas de aplicar técnicas, mas de entender profundamente o contexto e adaptar o processo educativo para que ele promova uma transformação significativa.

De acordo com a tabela 2, as metodologias abordadas estimulam a adaptabilidade dos materiais, incentivando os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado. Com facilidade na utilização de recursos simples, como a massa de modelar, para construir conceitos abstratos, ou a implementação de jogos interativos como o Kahoot, facilita a compreensão. A integração de metodologias ativas com materiais de baixo custo não apenas enriquece o processo educativo, mas também promove a inclusão, a criatividade e a adaptabilidade.

Entender a diversidade que existe acerca das Metodologias Ativas, para qual grupo deve ser indicada e como será aplicada são aspectos que devem ser levados em consideração para que se tenha o resultado esperado. Para Khalil e Segura (2015) organizar o processo de aprendizagem ativa deve ser baseada na construção de novos conhecimentos em conjunto ao planejamento dos mesmos. Isso sugere que a aprendizagem ativa não deve ser apenas um método de ensino independente, mas sim um processo intencionalmente planejado, onde os conteúdos são organizados de forma a promover a construção conjunta e significativa de saberes.

Na perspectiva de Moran (2015), atualmente, o professor não deve ser visto como mero transmissor de conhecimento, pois, dessa forma, é retirado a autonomia do aluno durante o percurso de ensino e aprendizagem. Com isso, o papel do professor precisa ser relacionado como facilitador de informações para que o processo de compreensão seja amplo, dinâmico e profundo.

As metodologias ativas têm sido amplamente discutidas e valorizadas por diversos autores, destacando-se em várias práticas educacionais inovadoras. Ramalho et al. (2006) ressaltam a importância da massa de modelar como uma ferramenta pedagógica que estimula a criatividade e a coordenação motora fina das crianças. Pedroso (2009) enfatiza o uso do Kahoot, uma ferramenta interativa que aumenta o engajamento dos alunos por meio de quizzes e jogos educativos.

A aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), segundo Saimon et al. (2014, p. 1359), coloca o estudante como protagonista na resolução de problemas reais, promovendo a integração do conhecimento. Mazur (1990) argumenta que discussões e aprendizado aos pares incentivam a troca de ideias e o pensamento crítico, enquanto Moran (2018, p. 1) destaca a gamificação como uma maneira de tornar a aprendizagem mais envolvente e motivadora.

Coutinho e Nascimento (2016) apontam que o estudo em pares melhora a retenção de informações e o desenvolvimento de habilidades sociais. Moran (2015) descreve a sala de aula invertida como um método que permite aos alunos estudarem o conteúdo teórico em casa, utilizando o tempo de aula para atividades práticas e discussões. Além disso, a experimentação é essencial para a aprendizagem ativa, permitindo que os estudantes apliquem teorias na prática e desenvolvam habilidades críticas (Moran, 2018). Essas abordagens, conforme os dados da pesquisa, mostram-se fundamentais para uma educação inovadora e eficaz.

Tabela 2 – Metodologias ativas de fácil aplicação.

METODOLOGIASCITAÇÃO (AUTOR, ANO)
Massa de modelar(Ramalho et al., 2006)
KahootPedroso et al.,   (2009)
Aprendizagem Baseada em Problemas(Saimon et al., 2014, p.1359)
Discussões e aprendizado aos pares(Mazur, 1990)
Gamificação(Moran 2018, p. 1)
Estudo em paresCoutinho e Nascimento (2016)
Sala de aula invertidaMoran (2015)
Experimentação(Moran, 2018, p. 2)

Fonte: dados da pesquisa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, ficou evidente que as metodologias ativas representam uma abordagem promissora para a educação contemporânea, oferecendo oportunidades de transformação e inovação no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo traçado mediante as abordagens possíveis dentro das metodologias ativas foi desenvolvido no decorrer do estudo e alcançadas mediante discussões que corroboram com a pesquisa bibliográfica e os termos chaves destacados.

REFERÊNCIAS

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1 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas,  Campus Arapiraca,  e-mail: andressa.silva@alunos.uneal.edu.br, https://orcid.org/0009-0004-4236-3288.

2 Mestrando do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente – PPGAA da Universidade Federal de Alagoas. e-mail: rubenscorreia012@gmail.com, https://orcid.org/0000-0003-3826-8312

3 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas,  Campus Arapiraca,  e-mail: joao.reis.2022@alunos.uneal.edu.br, https://orcid.org/0009-0004-4512-0513.

4 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas,  Campus Arapiraca,  e-mail: mylene@alunos.uneal.edu.br, https://orcid.org/0000-0002-9492-6925.

5 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas,  Campus Arapiraca, e-mail jesuito.miranda.2023@alunos.uneal.edu.br,  https://orcid.org/0009-0004-5603-5090.

6 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Ciêncais Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, Campus Arapiraca, e-mail domingossilva@alunos.uneal.edu.br, https://orcid.org/0000-0002-5243-9897

7 Docente do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, Campus Arapiraca, e-mail  claudimary.santos@uneal.edu.br,  https://orcid.org/ 0000-0003-0006-3389

8 Doutora em biotecnologia, professora de biologia pela 5°Gere/Matrícula 42308, Secretaria de Estado da Educação, e-mail: chrys.barbosa.silva30@gmail.com, https://orcid.org/0000-0001-8208-8031