AS DIMENSÕES ESPIRITUAL E PSICOLÓGICA DO DIABO: UM ESTUDO INTEGRATIVO 

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th102410171628


Josué Vicente Irmão 


Resumo

     Este artigo explora as dimensões espiritual e psicológica da figura do Diabo, destacando como ele se manifesta tanto nas tradições religiosas quanto nas teorias psicológicas. Analisamos a influência do Diabo como agente de tentação e símbolo dos conflitos internos, oferecendo uma perspectiva intertextual sobre sua representação. 

Introdução 

    A figura do Diabo é central nas narrativas religiosas, representando a tentação e o mal. No entanto, ela não se limita a um simbolismo religioso; também oferece insights sobre a condição humana. Este artigo explora as dimensões espiritual e psicológica do Diabo, utilizando uma variedade de fontes acadêmicas. 

1. Dimensão Espiritual      No contexto espiritual, o Diabo é frequentemente percebido como o agente da tentação. Ele simboliza as forças que buscam desviar os seres humanos do caminho divino. De acordo com o teólogo William Lane, “a tentação do Diabo não é apenas um ato de engano, mas uma luta existencial contra a própria essência de Deus” (Lane, 1974, p. 112). Aqui, a figura do Diabo se torna um meio de reflexão sobre a ética e a moralidade, evidenciando a luta interna que todos enfrentam.  Além disso, a resistência a essas tentações é vista como um processo de purificação espiritual. Como sustenta Henri Nouwen, “o combate espiritual é o terreno onde a nossa verdadeira identidade em Deus é revelada” (Nouwen, 1996, p. 54). A luta contra o Diabo enriquece o desenvolvimento espiritual e a proximidade do sagrado. 

2. Dimensão Psicológica     Do ponto de vista psicológico, a representação do Diabo vai além da tentação. Carl Jung argumenta que “o Diabo, como símbolo, reflete a sombra, que inclui tudo o que o eu rejeita e teme” (Jung, 1959, p. 276).  Assim, a figura do Diabo torna-se um espelho de nossas vulnerabilidades, medos e impulsos reprimidos, permitindo uma análise mais profunda dos conflitos internos. Freud também contribui para essa perspectiva ao mencionar que “projetar o Diabo nos permite externalizar nossos desejos e conflitos não resolvidos” (Freud, 1927, p. 94). Portanto, a figura do Diabo pode ser vista como um mecanismo de defesa, onde as falhas pessoais são atribuídas a uma entidade externa, em vez de serem confrontadas internamente. Nesta abordagem, a luta contra o Diabo pode ser interpretada como uma jornada de auto – conhecimento. Como Adler afirma, “enfrentar nosso próprio Diabo interno é essencial para o crescimento emocional e espiritual” (Adler, 1956, p. 182). Essa auto – transformação é parte fundamental da psicologia analítica e da verdadeira libertação espiritual. 

     É muito importante a gente buscar a liberdade dessas influências, porque elas podem nos segurar e nos deixar tristes. Se libertar do Diabo opressor e ditador, do Diabo alienador e manipulador, do Diabo da corrupção, do Diabo do medo, do Diabo da ameaça e da violência, do Diabo do orgulho, do Diabo da arrogância e da ganância, do Diabo do egoísmo, do Diabo da hipocrisia, do Diabo preconceituoso, do Diabo da desigualdade social, do Diabo da ignorância, do Diabo da inveja, do Diabo da exploração e escravidão, do Diabo da gula, do Diabo das guerras e das doenças, do Diabo da burocracia pública, do Diabo tentar prejudicar os outros e negar os direitos educacionais, do Diabo das drogas e da garrafa de cachaça, do Diabo da fome e da miséria. É tanto Diabo que não caberia mencionar aqui.

     É essencial encontrar maneiras de enfrentar esses “demônios” da vida, como promover a educação, e empatia, e incentivar as pessoas a se unirem para lutar contra essas questões! Vamos espalhar amor e compreensão, assim podemos criar um mundo mais bonito e cheio de esperança!      Nietzsche fala sobre “o que não me mata me fortalece”. Essa ideia, presente em “Crepúsculo dos Ídolos” (1889), nos encoraja a enfrentar esses desafios e nos libertar das amarras que nos prendem. Martin Luther King Jr.  – Em sua famosa citação, “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”, presente em várias obras, ele fala sobre a importância de lutar contra a opressão e a desigualdade. Paulo Freire  – No livro “Pedagogia do Oprimido” (1970), ele discute como a educação é uma forma de libertação. Ele acredita que é preciso conscientizar e empoderar as pessoas para que se libertem da opressão. Hannah Arendt – Em “A Origem do Totalitarismo” (1951), ela menciona o perigo da massificação e da perda de individualidade, o que pode ser visto como uma forma de opressão moderna. Arendt foi uma filósofa política que analisou totalitarismos e a natureza do poder. Em “A Origem do Totalitarismo”, ela investiga o anti – semitismo, imperialismo e o totalitarismo no século XX. Ela enfatiza a necessidade de se compreender a atividade política e a importância do pensamento crítico, já que a apatia pode levar à opressão.  Suas ideias nos fazem refletir sobre nossa responsabilidade na sociedade! Esses pensadores oferecem várias perspectivas sobre como enfrentar e superar as “opressões” daqueles que ainda não se libertaram da sombra do Diabo em sua natureza interna maligna. 

Conclusão 

    As dimensões espiritual e psicológica do Diabo nos oferecem uma compreensão multifacetada dessa figura complexa, que continua a ser relevante nas discussões contemporâneas sobre moralidade, identidade e natureza humana. Ao explorar essas camadas, podemos encontrar um caminho para a auto – compreensão e a conexão com o sagrado. 

    Ao refletir sobre o Diabo, tanto na esfera espiritual quanto psicológica, somos convidados a enfrentar nosso próprio ser e a lutar contra as forças que buscam nos afastar do nosso verdadeiro potencial. Essa jornada de auto – conhecimento e confrontação da sombra do Diabo em nossa natureza interna não é apenas um desafio, mas uma via de crescimento espiritual. 

Referências

Adler, A. (1956). Understanding Human Nature. New York: Hazelden  Publishing.

Freud, S. (1927). The Future of an Illusion: New York: Hogarth Press.

Friedrich Nietzsche. Crepúsculo dos Ídolos. Editora Companhia das Letras.São Paulo, 1999. P.96.

Hannah Arendt. A Origem do Totalitarismo. Editora: Martins Fontes. São Paulo, 2005. P. 608.  – Jung, C.G. (1964). Man and His Symbls.New York: Doubleday. – Jung, C.G. (1959). Aion: Researches into the Phenomenology of the Self. Princeton University Press. 

Schuon, F. (2003). The Transcendent Unity of Religions. New York: World Wisdom.

Lene, W.L. (1974). The Gospel of Mark. Grand. Rapids, Ml: Eerdmans Publishing.

Martin Luther King Jr. Carta de Birmingham. Editora Vozes. Petrópolis, 2013. P.128. Nouwen, H.J.M. (1996). The Way of the Heart: The Spirituaality of Life. New York: Harper & Row. 

Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido. Editora: Paz e Terra. São Paulo, 2018. P.265.

Saffron, K. & Lascari, M. (2015). The Spiritual Path: Integral Approaches to Human Development. Boston: Harvard Press. 


Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação Universidad Europea del AtlánticoParque Científico y Tecnológico de Cantabria C/Isabel Torres, 21 – 39011 Santander, España CIF: G 39764972  -04.10.2024