REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202510231318
Gisele Gomes de Braga1; Danielly Ramos dos Santos2; Ana Clara Santos Lima3; Vívian Paiva Amorim4; Évilla Taylanna Marcelino Cardoso dos Santos5; Lucas Custodio de Oliveira Silva6; Marcos Davi Barbosa Nascimento7; Maria Grazielly Nascimento de Oliveira8; Bruna Neves de Lima9; Sharlene Maria Oliveira Brito10
RESUMO:
Introdução: A Teoria de Alcance de Metas de Imogene King fundamenta-se na assistência direta ao paciente, com foco nos aspectos biopsicossociais, para assim fomentar na sistematização de assistência de enfermagem. Na atuação clínica, essa teoria possui importância significativa ao estruturar os princípios que orientam o cuidado, influenciando diretamente os processos de enfermagem e contribuindo de forma efetiva para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o que enriquece a prática assistencial. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura a efetividade da aplicabilidade da teoria de Imogene King no suporte assistencial de urgência e emergência de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa, orientada pela seguinte questão norteadora: “Como a aplicabilidade da Teoria de Imogene King contribui para o suporte assistencial de enfermagem em serviços de urgência e emergência?” A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando a base de dados da LILACS, MEDLINE e BDENF. Para o avanço da presente revisão, foram selecionados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “Emergências” AND “Teorias de enfermagem” AND “Assistência de Enfermagem” OR “Relações enfermeiro-paciente”, com o auxílio do Operador Booleano AND e OR para associação dos descritores na pesquisa. Dos critérios de inclusão foram selecionados os estudos nos idiomas português, inglês e espanhol disponíveis na íntegra e em coerência com o tema. Quanto aos critérios de exclusão , foram excluídos os estudos não disponibilizados gratuitamente. A partir dos dados coletados com a utilização dos critérios de inclusão e exclusão , ao final foram selecionados 6 artigos para compor a amostra final. Resultados/discussão: Os resultados evidenciam que a Teoria de Imogene King, aplicada ao campo da urgência e emergência, enfatiza a interação entre enfermeiro e paciente como um processo dinâmico voltado para o alcance de objetivos comuns relacionados à saúde, promovendo cuidado rápido e efetivo. Contudo, apesar das contribuições significativas, identificam-se lacunas na aplicação prática da teoria em contextos variados, indicando a necessidade de maior adaptação e estudo em diferentes cenários assistenciais. Conclusão: A análise dos artigos evidencia que a Teoria da Interação Humana de Imogene King se sobressai por valorizar a relação entre enfermeiro e paciente, compreendendo este último como um ser integral, inserido em seus sistemas pessoal, interpessoal e social. No âmbito da urgência e emergência, em que o profissional necessita de um raciocínio crítico rápido, essa teoria revela-se fundamental para assegurar uma assistência qualificada e humanizada. Destaca-se ainda que sua aplicação fortalece tanto a importância da atuação multiprofissional quanto a da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Em síntese, a teoria de King mostra-se altamente relevante nesse contexto, sobretudo por enfatizar a comunicação eficaz e a escuta ativa, aspectos indispensáveis para a prática assistencial.
Palavras-chave: Emergências; Teorias de enfermagem; Assistência de Enfermagem; Relações enfermeiro-paciente.
INTRODUÇÃO
A Teoria do Alcance de Metas, proposta por Imogene King, é um referencial teórico científico fundamentado na assistência direta ao paciente, que se insere nas práticas clínicas por meio da interação profissional-paciente. Essa teoria aborda as necessidades individuais para fomentar a sistematização da assistência de enfermagem, oferecendo suporte especializado e integral, contemplando os aspectos emocionais, sociais, psicológicos e biológicos, para promover melhor adesão aos cuidados prestados ao usuário (Silva et al. 2024).
A estrutura da teoria, com seus envolvidos, é de extrema relevância, pois considera o meio social do indivíduo, captando as circunstâncias que o cercam, observando sua interação com o ambiente, o acesso ao cuidado e outros fatores que influenciam a saúde no contexto biopsicossocial. Além disso, atua na dimensão interpessoal, focando na interação enfermeiro-paciente, utilizando a confiança e o respeito para melhorar a adesão ao tratamento. Também considera a dimensão pessoal do indivíduo, levando em conta suas crenças, idade, valores e histórico de saúde (Pissinati, et al. 2020).
Na prática clínica, essa teoria exerce papel fundamental ao embasar os processos de enfermagem e a aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), agregando valor à prática assistencial. Sua importância está em compreender a especificidade do outro, facilitar a comunicação clara e o entendimento do contexto vivido pelo paciente, o que contribui para o alcance dos objetivos da assistência (Rivera-Rojas et al. 2023).
Os serviços de saúde trazem responsabilidades que demandam uma atuação profissional que privilegie o cuidado humanizado. O profissional de enfermagem que atua nessa área deve estar atento às demandas que possibilitam a assistência integral, assumindo responsabilidades para promover a vitalidade, saúde e bem-estar do indivíduo. Assim, é fundamental que o enfermeiro mantenha-se em constante processo de aprendizagem e capacitação, aprimorando sua prática técnico-científica e utilizando as teorias como suporte à profissão (MENEGAZ, et al. 2024).
Diante das situações de saúde, a tomada de decisão assume grande responsabilidade, uma vez que pode influenciar diretamente na evolução clínica do paciente, evitando intercorrências e agravamentos. Por isso, a definição de metas no processo de enfermagem é essencial para organizar os cuidados e monitorar as respostas do paciente, garantindo a efetividade da assistência (MENEGAZ, et al. 2024).
A aplicação da Teoria de Imogene King no atendimento de urgência e emergência contempla a promoção do suporte ao indivíduo debilitado. O enfermeiro, atuando como mediador dos cuidados, utiliza o raciocínio lógico para estabelecer metas que favoreçam o progresso clínico do paciente. Esse processo é fundamental para garantir a prestação de cuidados personalizados e assegurar a adesão ao tratamento (Freitas, Souza, 2020).
Portanto, este estudo teve como objetivo identificar, na literatura, a efetividade da aplicabilidade da Teoria de Imogene King no suporte assistencial de enfermagem em serviços de urgência e emergência.
METODOLOGIA:
O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o objetivo de identificar, na literatura, a efetividade da aplicabilidade da Teoria de Imogene King no suporte assistencial de enfermagem em serviços de urgência e emergência.
Foram selecionadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature and Retrieval System Online (MedLine) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF) para a coleta dos dados. Além disso, realizou-se uma busca bibliográfica no Google Scholar para ampliar a abrangência dos resultados.
O processo metodológico envolveu a definição do objetivo e da questão norteadora da revisão, que orientou a pesquisa sobre o tema escolhido. A investigação foi conduzida a partir da seguinte questão norteadora: “Como a aplicabilidade da Teoria de Imogene King contribui para o suporte assistencial de enfermagem em serviços de urgência e emergência?” Posteriormente, foi realizada a pesquisa bibliográfica de forma abrangente, com o intuito de identificar estudos que apresentassem máxima consonância com a temática proposta.
Para garantir a eficácia da busca, foram utilizadas as palavras-chave “Emergências” AND “Teorias de enfermagem” AND “Assistência de Enfermagem” OR “Relações enfermeiro-paciente”, devidamente registradas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram aplicados os operadores booleanos AND e OR para associação das palavras-chave e ampliação da pesquisa.
Quanto aos critérios de seleção, os critérios de inclusão abrangeram estudos disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol, com acesso ao texto completo e alinhados ao tema do estudo. Foram excluídos trabalhos que não estavam disponíveis gratuitamente, bem como teses e dissertações, conforme os critérios de exclusão estabelecidos.
Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e a análise dos resultados, foram selecionados seis artigos para compor a amostra final da revisão.

Fonte: Própria
RESULTADO:
Inicialmente, foram identificados 63 estudos. Após a leitura integral e a exclusão dos trabalhos duplicados ou que não estavam alinhados com o tema desta revisão, foram selecionados 6 artigos para compor a síntese do presente estudo. Os artigos incluídos foram analisados criteriosamente e organizados em uma tabela para facilitar a visualização e comparação dos dados.
Quadro 1. Caracterização dos artigos incluídos na amostra final (n=6).
| Análise da Aplicação da Teoria de Imogene King no atendimento de Urgência e Emergência | |||
| TÍTULO | AUTOR | OBJETIVO | RESULTADOS |
| Comunicação Enfermeira e Paciente na Unidade de Tratamento Intensivo. | De Oliveira Silva et al, 2010 | Descrever a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a um trabalhador autônomo, utilizando como referencial a Teoria do Alcance de Metas de Imogene King e os sistemas NANDA, NIC e NOC. | Foi possível estabelecer um plano de metas comuns entre enfermeiro e paciente, baseado nos diagnósticos de enfermagem identificados. O uso da teoria demonstrou ser fundamental para garantir uma assistência integral e de qualidade. |
| Enfermagem em emergência: humanização do atendimento inicial ao politraumatizado à luz da Teoria de Imogene King | Montezeli et al, 2009 | Tecer considerações sobre a humanização do atendimento inicial a vítimas politraumatizadas, com enfoque nas relações enfermeiro-paciente. | A humanização do atendimento inicial, baseada no sistema pessoal da Teoria de King, mostrou-se fundamental para reorganizar o processo de trabalho e fortalecer o cuidado relacional em situações de trauma. |
| Processo ensino-aprendizagem meta orientado em enfermagem: estudo de caso baseado no referencial de Imogene King. | Xavier et al, 2015 | Identificar as dificuldades e facilidades encontradas no processo de comunicação, descrever a comunicação como instrumento terapêutico e propor formas de melhorá-la na UTI. | A comunicação com o paciente grave é percebida como um desafio. Fatores como a dinâmica da unidade, condições clínicas do paciente e fatores sociais interferem diretamente. As enfermeiras reconheceram a importância de desenvolver uma comunicação efetiva como parte essencial da assistência. |
| Diagnósticos de enfermagem em urgência e emergência utilizando sistemas de King: estudo descritivo | Nascimento, S. S.; Jesus, C. A. C. de, 2022 | Nascimento, S. S.; Jesus, C. A. C. de | Identificaram-se 94 diagnósticos de enfermagem, com destaque para risco de infecção e conhecimento deficiente, relacionados aos conceitos de pessoa, percepção e comunicação da teoria de King. |
| Imogene King’s Interacting Systems Theory: Application in Emergency and Rural Nursing | Williams, L. A. , 2001 | Aplicar a Teoria dos Sistemas Interativos de King no contexto da enfermagem de emergência e rural. | A teoria de King foi considerada útil para guiar práticas em ambientes de emergência e áreas rurais, destacando conceitos como comunicação, percepção de tempo e interação para melhorar o cuidado clínico. |
| Un sobrevuelo por algunas teorías donde la interacción enfermera-paciente es el núcleo del cuidado | Salazar Maya, Ángela María; Martínez de Acosta, Carmen 2008 | Explorar três teorias de enfermagem que têm a interação enfermeira-paciente como núcleo do cuidado. | A Teoria de Imogene King oferece bases sólidas para práticas interativas e orientadas a metas, sendo aplicável em diferentes cenários clínicos ao favorecer a participação ativa do paciente no cuidado. |
Fonte: Própria
DISCUSSÃO:
As análises dos estudos revisados evidenciam a relevância contínua da Teoria de Imogene King no contexto de urgência e emergência, sobretudo no que concerne à interação entre enfermeiro e paciente para a promoção de cuidados individualizados. Observou-se que, em diferentes ambientes clínicos, desde a terapia intensiva (UTI) até os setores de urgência hospitalar, a aplicação dos conceitos de comunicação, transação, percepção e estabelecimento de metas compartilhadas favorece a obtenção de resultados mais eficientes no cuidado e na satisfação do paciente. Ademais, os estudos destacam a importância da teoria não apenas na prática clínica intensiva, mas também no ensino e na pesquisa, contribuindo para a consolidação de um modelo teórico que valoriza a parceria terapêutica.
A Teoria de Imogene King é amplamente reconhecida na enfermagem por enfatizar a interação dinâmica entre enfermeiro e paciente, com o objetivo de alcançar metas comuns relacionadas à saúde, promovendo cuidados eficazes e a melhora rápida do paciente. De acordo com Oliveira Silva et al. (2010), o plano de metas deve ser estabelecido a partir dos diagnósticos de enfermagem, norteando a assistência prestada. É importante destacar que a enfermagem dispõe de referenciais consolidados, como as classificações NANDA, NOC e NIC, que auxiliam na elaboração e padronização dos planos de cuidados.
Entretanto, apesar das contribuições significativas da teoria, ainda existem lacunas em sua aplicação prática em diferentes contextos. A comunicação entre enfermeiro e paciente na UTI é um aspecto crucial que impacta diretamente a qualidade do cuidado prestado e a recuperação do paciente. Estudos anteriores indicam que a deficiência na comunicação pode comprometer a assistência e gerar mal-entendidos, afetando negativamente a saúde psicológica do paciente. Dessa forma, torna-se imprescindível estabelecer uma comunicação eficaz e produtiva entre enfermeiro e paciente, visando à melhora dos desfechos clínicos e do bem-estar do usuário.
De acordo com Montezeli et al. (2009), a humanização do cuidado em situações de emergência destaca-se especialmente no atendimento ao paciente politraumatizado. Nesse contexto, a Teoria de Imogene King enfatiza a importância do cuidado ativo e humanizado por parte do enfermeiro. Para aprimorar a comunicação e a humanização do atendimento a esses pacientes, é fundamental que as equipes de enfermagem sejam devidamente treinadas e capacitadas para integrar os princípios dessa teoria na prática clínica.
O processo de ensino aprendizagem de Xavier et al, (2015), tem como luz a teoria de Imogene King, especificamente o modelo de alcance de metas, onde enfatizada à interação, a percepção, a comunicação e o estabelecimento de metas na relação educacional entre professores e alunos acadêmicos de enfermagem. Onde são ensinados a cuidar dos pacientes de forma íntegra e humana com uma comunicação eficiente, favorecendo os contatos da equipe de enfermagem, enxergando o paciente muito além da sua atual condição, motivando uma melhora contínua através do contato centrado no paciente.
Os dados coletados do artigo descrito por Nascimento, S.S Jesus C. A. C (2022), indicaram que a utilização do sistema de Imogene King para a formulação de diagnósticos sejam eles de risco, promoção ou prevenção facilita a comunicação entre os profissionais de enfermagem e de saúde, além de promover uma abordagem qualificada no atendimento. A pesquisa também destaca algumas limitações como a alta rotatividade das equipes nos serviços de urgência e emergência, o que pode dificultar a implementação consistente dos diagnósticos de enfermagem. Além disso, a pressão do ambiente favorece para que várias intervenções aconteçam de modo imediato sem analisar o paciente de forma completa.
Williams, L. A. (2010), analisa a aplicação da Teoria dos Sistemas Interativos de Imogene King no contexto árduo da enfermagem de emergência e nas áreas rurais. Em ambientes que exigem eficácia das interações enfermeiro e paciente, o profissional sente a falta de recursos e acesso a serviços de saúde que na zona urbana não teriam dificuldades para acessar. O artigo evidencia a definição de metas conjuntas entre paciente e enfermeiro mesmo sob pressão, promovendo o cuidado centralizado e personalizado ao paciente. Nas áreas rurais o modelo de Imogene King facilita a continuidade do cuidado fortalecendo o vínculo terapêutico entre o profissional e o paciente.
A interação entre a equipe de enfermagem e os pacientes constitui um aspecto fundamental na prática profissional, uma vez que influencia diretamente a qualidade do cuidado prestado e os desfechos clínicos. O estudo de Salazar Maya, Ángela Maria, Martinez de Acosta, Carmen (2008) assim como outras pesquisas anteriormente citadas, ressaltam a importância dessa interação como núcleo do cuidado, destacando o papel das abordagens teóricas que fundamentam práticas humanizadas e centradas no paciente.
CONCLUSÃO:
A revisão integrativa sobre a aplicabilidade da Teoria da Interação Humana de Imogene King na urgência e emergência evidencia a relevância dessa teoria na prática clínica de enfermagem. Ela destaca a interação entre enfermeiro e paciente, reconhecendo este último como um ser centrado no cuidado, que envolve seus sistemas pessoal, interpessoal e social. Dessa forma, promove-se um cuidado holístico e integral na assistência. Considerando o contexto de urgência e emergência, onde o profissional necessita de pensamento crítico ágil, a aplicação dessa abordagem torna-se fundamental para garantir uma assistência humanizada e de qualidade.
Os resultados obtidos a partir dos estudos selecionados para compor essa revisão destacam que a utilização da teoria de Imogene King valoriza a assistência multiprofissional, bem como reforça a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Vale ressaltar que esse processo otimiza a prática de enfermagem na assistência, fator este que é de suma importância em situações críticas.
No contexto da urgência e emergência, tanto em áreas rurais quanto urbanas, a Teoria de King orienta os profissionais de enfermagem para uma assistência mais assertiva, sobretudo pelo seu enfoque na escuta ativa. Além disso, constatou-se que a teoria impacta não apenas a prática assistencial, mas também estimula a busca contínua pelo conhecimento e a capacitação dos profissionais, promovendo a integração efetiva da teoria à prática clínica.
No entanto, é importante destacar que, apesar dos inúmeros benefícios da aplicabilidade dessa teoria na prática clínica, incluindo a melhoria da qualidade da assistência, otimização do tempo e a integração dos aspectos técnicos e éticos relacionados ao cuidado humanizado, ainda persistem diversos obstáculos que dificultam sua implementação. Entre eles, destacam-se a sobrecarga de trabalho, a escassez de materiais e, principalmente, a rotatividade da equipe.
Quanto às limitações deste estudo, ressalta-se principalmente a escassez de artigos relacionados à temática. Embora seja necessária a realização de mais pesquisas, os achados desta revisão reforçam a importância da comunicação e da escuta ativa na urgência e emergência, pois essas práticas potencializam a melhoria dos indicadores assistenciais e promovem um cuidado centrado nas necessidades do paciente.
REFERÊNCIAS
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1Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email: giselegomes@aluno.unifapce.edu.br;
2Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email: Daniellyrs@aluno.unifapce.edu.br;
3Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email: Clarasantos@aluno.unifapce.edu.br;
4Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email:
vivianamorim@aluno.unifapce.edu.br;
5Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email:
vitaylanna@aluno.unifapce.edu.br;
6Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email:lucas@aluno.unifapce.edu.br;
7Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email: marcos.davi703@aluno.unifapce.edu.br;
8Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email:bnlima609@aluno.unifapce.edu.br;
9Discente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email:graziellynascimento12@aluno.unifapce.edu.br;
10Docente do Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso, email: sharlene.brito@fapce.edu.br
