ANALYSIS OF URBAN PUBLIC TRANSPORTATION IN THE CITY OF ARAXÁ FROM THE POINT OF VIEW OF STUDENTS AT AN EDUCATIONAL INSTITUTION
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202503081048
Germano Almeida Messias
Gabriel José da Silva
Ana Luiza Rocha de Souza
Resumo
As cidades continuam a expandir tanto em termos de extensão territorial quanto em número de habitantes. Esse crescimento acarreta desafios, incluindo o aumento da demanda por transporte. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo contribuir para um planejamento eficaz do sistema de transportes por meio da compreensão da demanda, especialmente no contexto das viagens motivadas por estudos. Essas viagens, concentradas nos horários de pico, exercem um impacto significativo na demanda de transporte. O principal objetivo é aplicar a pesquisa origem-destino em uma escola localizada em Araxá-MG, a fim de compreender o padrão de viagens dos alunos e propor medidas para aprimorar a fluidez do trânsito na região. O trabalho engloba a elaboração de um questionário destinado à coleta de dados sobre origens, destinos, quantidade diária e semanal de viagens, assim como o meio de transporte utilizado pelos alunos. A análise desses dados possibilita a identificação dos horários de pico, a distribuição de viagens por zonas e a estimativa da lotação do sistema público coletivo de ônibus. Ao término, é possível sugerir medidas eficazes para otimizar o sistema de transporte da cidade, considerando rotas, horários e capacidade de oferta.
Palavras-chave: Transporte Público. Qualidade. Mobilidade Urbana.
Abstract
Cities continue to expand both in terms of territorial extension and number of inhabitants. This growth brings challenges, including increased demand for transportation. In this way, this study aims to contribute to effective planning of the transport system by understanding demand, especially in the context of study-motivated trips. These trips, concentrated during peak hours, have a significant impact on transport demand. The main objective is to apply origin-destination research to a school located in Araxá-MG, to understand students’ travel patterns and propose measures to improve the fluidity of traffic in the region. The work includes the preparation of a questionnaire designed to collect data on origins, destinations, daily and weekly number of trips, as well as the means of transport used by students. The analysis of this data makes it possible to identify peak times, distribute trips by zone and estimate the capacity of the public bus system. At the end, it is possible to suggest effective measures to optimize the city’s transport system, considering routes, schedules and supply capacity.
Palavras-chave: Public Transport. Quality. Urban Mobility.
1. INTRODUÇÃO
As cidades continuam a crescer em termos de área e população. e, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população cresceu 6,5% frente ao censo realizado em 2010 (2022). Esse crescimento apresenta desafios, como o aumento na necessidade de transporte, que frequentemente sobrecarrega as infraestruturas existentes. Assim, levando à redução da qualidade dos serviços prestados quando a capacidade de transporte não é devidamente adaptada. Compreender o comportamento da demanda por transporte é essencial para realizar ajustes eficazes no sistema de transporte público coletivo.
A pesquisa origem-destino, comumente conhecida como pesquisa OD, é um trabalho de mapeamento, análise, e avaliação da infraestrutura de transportes de algum local ou região de pesquisa. Relacionada a grande área da Engenharia Civil, tem um papel importante no planejamento e logística municipal por fazer a coleta e análise de dados relacionados ao fluxo de pessoas diariamente, nos meios próprios e coletivos (São Paulo, 2023).
Feita principalmente em regiões metropolitanas, a OD auxilia em diversos aspectos como planejamento urbano, desenvolvimento da infraestrutura de transportes, redução de congestionamentos, dentre outros. Sendo assim, percebe-se a importância da execução da pesquisa nos meios urbanos.
Pode-se citar a utilização desse método de pesquisa na gestão e planejamento do sistema de metrô da cidade de São Paulo/SP. Realizada no ano de 1967, teve um uso estratégico no mapeamento da região, e é feita atualmente de 10 em 10 anos. Além de ter contribuído para o planejamento da cidade, modificando o contexto tecnológico e de desenvolvimento da cidade, também contribuiu para outros setores, como saúde, educação, saneamento e segurança (Governo de São Paulo, 2023).
Para a realização dessa pesquisa, é feita a estruturação de um questionário, com perguntas relevantes para a análise dos dados, e aplicado com o objetivo da maior porcentagem de adesão da área de aplicação. Na procura de compreender e captar as informações necessárias ao desenvolvimento das soluções aos problemas de trânsito, desenvolveram-se diversas metodologias de modelagem de demanda na tentativa de auxiliar o planejamento de transporte. Neste trabalho será utilizado a pesquisa O/D para quantificar a demanda por transporte, em específico por transporte coletivo público por ônibus. Feito isto, será estudado o impacto das viagens geradas pela instituição de ensino e seu impacto, principalmente em horários de picos. Por fim, será verificado o impacto das viagens geradas e atraídas pela escola, assim como propor soluções para a melhora do transporte coletivo por ônibus, se possível.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Com o avanço urbano, as cidades ficam cada vez maiores e, portanto, surge a necessidade dos deslocamentos humanos. Estes podem ser realizados de diferentes formas, seja com transportes públicos ou próprios. Com base nesse crescimento, as movimentações das pessoas dentro das cidades ganham uma grande importância e fazem parte de boa fração do dia da população. Segundo Neves e Iruretagoyena (2019), é amplamente reconhecido que os deslocamentos desempenham um papel crucial na vida contemporânea, afetando diversos aspectos, desde a organização do espaço até a conexão com o mundo. Além disso, destacam que a alta movimentação de pessoas em horários específicos contribui para problemas de trânsito, como o congestionamento, prejudicando a qualidade de vida da população.
A alta movimentação de pessoas todos os dias e nos mesmos horários causam um dos piores problemas de trânsito das cidades, os congestionamentos. Esses problemas nas vias das cidades vão influenciar a qualidade de vida dos cidadãos, o tempo de vigem, o aumentando drasticamente, junto a prejuízos socioeconômicos. E para a confirmação desses estudos, Paulo Tarso Vilela de Resende e Paulo Renato de Sousa (2009) afirmam que os congestionamentos são uma preocupação para todos os indivíduos, uma vez que a sensação de tempo perdido diante de um enorme congestionamento é preocupante, e são poucas as pessoas que conseguem lidar com essa realidade naturalmente. Nos últimos anos, milhões de pessoas têm perdido dinheiro e tempo por causa dos congestionamentos (Bertini, 2005) e há um aumento considerável no preço das viagens de automóvel durante os congestionamentos (Rufolo, Bianco, 1998; Ploeg, Poelhekke, 2008).
Com a percepção da importância dos deslocamentos, faz-se necessário o conhecimento da dinâmica dessas movimentações. O estudo dessa dinâmica auxilia em diversos fatores como planejamento urbano (novas vias, ciclovias, transporte público, projetos em infraestrutura), trânsito e mobilidade (o conhecimento dos padrões de movimentação auxilia na mitificação dos problemas de trânsito, otimizando o espaço viário) e qualidade de vida (melhoria em tempo de viagem e acessibilidade). Sob a perspectiva de Bittencourt (2010) a dinâmica dos deslocamentos de indivíduos dentro de uma sociedade não é somente importante para o planejamento de transporte como é também de grande valia para o planejamento urbano, sendo área de interesse para pesquisas comportamentais. Para os estudiosos da área social é parâmetro para se medir a qualidade de vida, aparecendo na atualidade como um fator de importância nos indicadores socioeconômicos.
Vale ressaltar que o desenvolvimento urbano não é simples e muda constantemente, o que implica na realização periódica de estudos, sendo preciso pesquisas rigorosas no assunto. Essas buscas vêm se aprimorando com o tempo e se adaptando ao contexto do momento, segundo a visão de Henry, Piozin e Godart (1983), a problemática da mobilidade urbana nos países industrializados não é uniforme e sua definição está constantemente evoluindo, com diferentes abordagens em confronto. Seu interesse principal reside na transição da abordagem tecnocrata e setorial, focada na coordenação entre sistemas de transporte e demanda de usuários, para uma perspectiva socioeconômica que considera o significado da mobilidade dentro do contexto social mais amplo, incluindo os ritmos e modos de vida dos cidadãos. Percebe-se que o ambiente urbano muda constantemente, o que dificulta a percepção de padrões e comportamentos (Guerra, 2011).
3. METODOLOGIA
Com o objetivo de estudar a dinâmica de viagens dos alunos do CEFET-Campus Araxá, sua variação horária, diária e semanal, assim como suas características para análise e sugestão de medidas eficazes quanto ao transporte coletivo urbano, é adotada uma metodologia com cinco etapas, que são a pesquisa bibliográfica, a elaboração de um questionário, a criação de mapas temáticos, a análise dos dados e resultados, as soluções e a sugestão para trabalhos futuros.
3.2 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
O método de obtenção de dados da pesquisa foi feito por meio de um questionário aplicado virtualmente, para a comunidade acadêmica do CEFET. Os dados foram armazenados nas planilhas do Google. A enquete conta com perguntas buscando conhecer os detalhes e as especificidades das viagens realizadas pelos alunos, existindo perguntas como tempo de viagem, meio de transporte, bairro, dentre outras.
Apesar de não ter havido uma adesão por completa do corpo discente alvo da pesquisa, a quantidade de respostas foi satisfatória e a Figura 1 a seguir apresenta parte das respostas para exemplificar as perguntas do questionário. Algumas respostas de conteúdo pessoal foram suprimidas.
Figura 1 – Resultados armazenados nas planilhas do Google

Fonte: Autores, 2025
3.3 CRIAÇÃO DOS MAPAS TEMÁTICOS
Após o período de obtenção dos dados, foi se iniciado o processo de criação dos mapas temáticos. Para a execução dos mapas, foi utilizado o programa QGIS que é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. Inicialmente foram feitas as divisões dos bairros da cidade de Araxá/MG com base nos mapas do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá), logo após foram adicionados os dados como ID, número de alunos, dentre outros. Posteriormente, com os mapas prontos, foi iniciado a análise dos dados, por meio dos mapas de fluxo. Na figura 2 é apresentado o mapa dos bairros, elaborada no QGIS.
Figura 2 – Mapa dos bairros

Fonte: Autores, 2025
3.3.1 MAPA DE FLUXO
O próximo passo foi a elaboração do mapa das linhas de ônibus utilizadas pelos alunos da instituição. A obtenção do tráfego dos coletivos foi feita por meio da plataforma Moovit, o qual auxilia os consumidores com os horários do transporte público. Com essas informações armazenadas, foi iniciado o mapeamento das linhas, novamente no QGIS. O próximo passo consistiu no registro do número de alunos que regularmente usa cada linha dos ônibus da empresa local (Vera Cruz). Feito isso, usou-se um recurso que altera a espessura da linha de acordo com a quantidade de alunos em cada trajeto, ou seja, quanto mais grossa a linha, maior uso dos ônibus. A seguir, na figura 3, apresenta-se uma das rotas utilizadas para elaboração do mapa e na figura 4 o mapa das linhas de ônibus finalizado.
Figura 3 – Linha de ônibus demostrada pela plataforma.

Fonte: Moovit, 2024
A figura 2 mostra uma das rotas utilizadas pelos alunos do CEFET. A rota apresentada liga os bairros próximos ao Veredas da Cidade aos bairros fronteiriços à região do bairro Abolição.
Figura 4 – Mapa das linhas de ônibus

Fonte: Autores, 2025
A figura 4 mostra as linhas mais utilizadas pelos discentes. Nele a quantidade de alunos fica evidenciada por meio da espessura das linhas apresentadas.
4. RESULTADOS E ANÁLISES
A partir dos estudos realizados, percebe-se que as viagens dos alunos do CEFET fazem parte de uma grande fração dos usuários do transporte público, e, com base no questionário, a qualidade dos serviços prestados encontra-se defasada. Encontra-se muitos relatos de problemas com os horários, qualidade dos ônibus, ética dos motoristas nos trajetos, além do preço alto que, recentemente, foi zerado para os estudantes, porém com uma logística problemática. O projeto estabelecido pela prefeitura não leva em consideração os alunos que fazem 4 viagens no dia, já que liberam somente 2 passagens diárias além de não considerarem sábados letivos.
Já sob a perspectiva da distribuição de ônibus por bairros, observa-se uma relação aceitável de trajetos, com todas as linhas passando no centro da cidade e alguns alunos tendo de fazer a integração (gratuita) entre dois ônibus para chegar ao CEFET. No entanto, apesar de ter uma disposição aceitável das linhas, se os serviços fossem de alta qualidade haveria uma redução da utilização de automóveis próprios, o que reduziria o trânsito nas ruas em horários de pico.
Tratando da sobrecarga dos coletivos, somente os alunos do CEFET não seriam preocupantes para a capacidade dos ônibus. Porém ao se abrir a visão para a cidade como um todo, onde diversas pessoas utilizam o transporte público, isso se torna problemático. Além disso, diversas linhas da Vera Cruz não possuem aumento da frota nos horários de pico, o que leva a ônibus superlotados, fazendo cair a eficácia dos automóveis.
Por fim, é necessário prever medidas para a evolução do transporte oferecido pela Vera Cruz. Aspectos como acessibilidade, pontualidade e conforto devem ser primordiais para a população da cidade. Dessa maneira se faz necessário a construção de uma via exclusiva para ônibus, o que facilitará a pontualidade, o aumento da frota, a implementação de aplicativos que localizem os ônibus, a melhoria nos pontos de espera, o oferecimento de wifi gratuito, além da implementação de tarifas justas e acessíveis e a realização de parcerias público-privadas. Somente essas e outras melhorias farão do transporte público um meio de locomoção prazeroso e útil para a população.
5. CONCLUSÃO
O objetivo deste trabalho foi a compreensão das dinâmicas das viagens realizadas pelos discentes do campus Araxá do CEFET-MG e sua análise, a fim de propor soluções para a qualidade e o bom desenvolvimento do sistema de transportes do município. Para se chegar ao resultado esperado foi utilizada a pesquisa O/D assim como elaboração de questionários para a obtenção de dados dos alunos, como seu meio de transporte, problemas enfrentados e horários utilizados. Além disso, foram feitos diversos mapas temáticos para a compreensão das dinâmicas e suas localizações. Os resultados mostraram que o sistema de transporte público da cidade encontra-se defasado, com problemas em horários, lotação, qualidade da frota entre outros fatores. Dessa maneira, se fez necessário a proposição de medidas que melhorem a qualidade dos serviços para população araxaense.
Para trabalhos posteriores sugere-se uma maior amostra na quantidade de usuários de transporte público coletivo, assim como pesquisa de satisfação quanto ao meio de locomoção. Também é sugerido uma análise mais profunda do assunto, levando em consideração a situação socioeconômica dos entrevistados, a questão temporal, a busca pelo feedback da população, a ação em levar as questões à prefeitura e às empresas de serviços de locomoção. Esses aspectos resultarão em uma pesquisa de importante relevância social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERTINI, Roberto L. You are the traffi c jam: an examination of congestion measures. In: 85th ANNUAL MEETING OF THE TRANSPORTATION RESEARCH BOARD. Washington, DC, Nov. 2005.
BITTENCOURT, Thatiane Christine Coelho. A DINÂMICA DO DESLOCAMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ALGUMAS EVIDÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO URBANO. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia de Transportes, Ufrj, Rio de Janeiro, 2010.
GUERRA, André Leite. DETERMINAÇÃO DE MATRIZ ORIGEM/DESTINO UTILIZANDO DADOS DO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Geotecnia e Transportes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
HENRY, Etienne ; PIOZIN, Françoise ; GODARD, Xavier (1983). Mobilité (la) urbaine dans les pays en développement. Compte-rendu de la rencontre de recherche du 1er juill. 1983.- Arcueil, IRT, 1984.- III-89 P. França, 1984.
IRURETAGOYENA, Ferdinando A. Armenta.; NEVES, Yuri Rosa. Pesquisa em deslocamento: a antropologia como decalque do presente. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, Recife, v. 6, n. 2, p. 1-6, abr. 2020.
RESENDE, Paulo Tarso Vilela de; SOUSA, Paulo Renato de. Mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras: Um estudo sobre os impactos do congestionamento. Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2009. 30 p.
RUFOLO, Anthony M.; BIANCO, Martha J. The impact of congestion pricing and parking taxes on spatial competion. School of Urban Studies and Planning Portland State University, 1998.
SÃO PAULO. METRÔ. (org.). Pesquisa Origem e Destino 2023. Disponível em: https://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/. Acesso em: 05 mar. 2024.
1Discente do Curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Araxá e-mail: germanoalmeida2017@gmail.com
2Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Araxá. Mestre em Engenharia Civil (UFU). e-mail: gabrielsilva@cefetmg.br
3Docente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Januária. Mestre em Estruturas e Construção Civil (Unb). e-mail: luiza31souza@gmail.com