ANALYSIS OF A PROTOTYPE OF A MICROCONTROLLER SYSTEM OF A THREE-PHASE ELECTRIC MOTOR WITH INTERNET DRIVE WITH ESP01
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202410111518
VALE, Andrew Henrique Valente1
KOGA, Roger Santos2
RESUMO
Introdução: A integração de um sistema microcontrolado sendo acionado via internet, é o que representa o que hoje é o mundo tecnológico na qual está todo conectado. Ao unir esse avanço tecnológico que a internet proporcionou é possível criar ambientes mais seguros, eficientes e produtivos. Objetivo: Analisar um protótipo de um sistema microcontrolado de um motor elétrico trifásico que utilize da internet para ser acionado e desacionado via microcontrolador ESP01. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com tipo estudo de caso envolvendo a elaboração de um protótipo de um sistema microcontrolado de motor elétrico trifásico via ESP01 e suporte da literatura com base de dados Revista de engenharia, Scielo, Scorpus de 2019 a 2024. Resultados: Os resultados indicam que o sistema é viável para qualquer uso industrial, garantindo assim mais controle e eficiência a indústria, podendo se adaptar a qualquer ambiente e também adicionado a ele quaisquer tipos de máquinas elétricas para controle. Conclusão: a integração pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo da automação e da segurança, garantindo maior controle e eficiência na supervisão de ambientes industriais.
Palavras-chave: Sistema microcontrolado. Internet. Esp 01. Motor elétrico. Engenharia elétrica.
ABSTRACT
Introduction: The integration of a microcontroller system being activated via the internet, is what the technological world in which it is all connected today represents. By combining this technological advance that the internet has provided, it is possible to create a safer, more efficient and productive environment. Objective: To analyze a prototype of a microcontroller system of a three-phase electric motor that uses the internet to be activated and deactivated via ESP01 microcontroller. Methodology: The present study is a qualitative research with a case study type involving the elaboration of a prototype of a micro controlled three-phase electric motor system via ESP01 and literature support with a database Revista de engenharia, Scielo, Scorpus from 2019 to 2024. Results: The results indicate that the system is viable for any industrial use, thus ensuring more control and efficiency to the industry, being able to adapt to any environment and also added to it any types of electrical machines for control. Conclusion: Integration can contribute significantly to the development of innovative solutions in the field of automation and safety, ensuring greater control and efficiency in the supervision of industrial environments.
Keywords: Microcontrolled system. Internet. ESP 01. Electric motor. Electrical engineering.
1. INTRODUÇÃO
O motor elétrico, conversor eletromecânico desenvolvido por Dolivo Dobrovolsky em 1890, veio ao longo dos anos sofrendo inúmeras transformações devido ao desenvolvimento de materiais com melhores propriedades magnéticas, novos isolantes elétricos e sistemas de ventilação mais eficientes (Kuhlmann, 1950).
Atualmente, os novos motores visam à eficiência energética, contribuindo na economia de energia elétrica. Para isto, são necessárias algumas modificações em seu projeto. Desta maneira, o aumento da eficiência tem como consequência um motor com maior relação massa/potência (Eletrobrás, 2003).
O motor trifásico de indução com rotor de gaiola é o mais empregado atualmente nas indústrias. Seu rotor é formado por um conjunto de barras que são interligadas por meio de anéis condutores, tendo como característica velocidade de operação praticamente constante, variando ligeiramente, conforme o valor da carga solicitado ao eixo (Fitzgerald et al, 1991).
O funcionamento deste motor baseia-se no princípio de formação do campo magnético girante, que é produzido no estator devido à passagem de corrente elétrica em suas bobinas, cujo fluxo se desloca em torno do rotor (por efeito de sua variação), gerando neste correntes induzidas que tendem a se opor ao campo girante, sendo no entanto, arrastado por ele (Liwschitz-Garik, 1946) (El-Hawary, 1986).
A Indústria 4.0 é uma tendência mundial de digitalização da indústria, que visa integrar tecnologias avançadas, como inteligência artificial, Internet das Coisas, automação avançada e outras, para transformar a forma como a indústria é conduzida. Esta nova era da indústria busca aumentar a eficiência, flexibilidade e agilidade nas operações, melhorando a qualidade dos produtos e a eficiência dos processos. A Indústria 4.0 é considerada uma evolução da manufatura e é vista como uma oportunidade para aprimorar a competitividade global e criar novas formas de produção. (Martins, M. S.; Paula; Botelho, 2021)
A Quarta Revolução Industrial vem reforçar o pensamento de que a cadeia de produção também é suscetível à automação e digitalização. Existem diversas máquinas e equipamentos industriais que podem usufruir das vantagens que a indústria 4.0 tem a oferecer. Máquinas CNC podem ser controladas remotamente e fornecer dados em tempo real sobre suas operações (Oliveira; Álvares, 2018), robôs industriais podem ser programados 15 para se adaptar a diferentes tarefas e operar de forma autônoma com a incorporação de inteligência artificial. (Correa; Rodríguez Córdoba; Leyton, 2014).
O gerenciamento de operações de motores elétricos é um desafio para a indústria, ou seja, com mais gerenciamento, menos manutenções irão ser feitas, mas ainda é complicado de se aplicar para todos os motores que se tem em uma indústria. Baseado nessa ideia de controle remoto, esse artigo procura explorar uma forma de controle de acionamento de um motor elétrico trifásico via ESP 01 usando a plataforma de desenvolvimento de aplicativos BLINK, senso assim especificando que motores de grande porte podem ser acionados via internet.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Internet das coisas
A internet das coisas do inglês Internet of Things (IoT), consiste em uma rede grande que conecta equipamentos, dispositivos e pessoas por meio da internet (SANTOS, 2016). Partindo desse conceito, é necessário frisar como surgiu a internet com intuito de tentar esclarecer aspectos importantes sobre a internet das coisas. Internet é uma rede que liga pessoas a dados armazenados que surgiu na Arpanet na década de 50. A Advanced Research Projects Agency Network (Arpanet) se trata de uma rede de militares dos Estados Unidos, que interligava redes das universidades e centro de pesquisas (CARVALHO, 2006). Na época, a rede era ligada apenas a computadores de pequeno e médio porte, que permitia que os pesquisadores de cada universidade compartilhassem processamentos dos seus equipamentos. Com o tempo, várias redes foram se interligando, se tornando até chegar à rede atual mundial a que temos acesso.
2.2 Motor elétrico trifásico
Motores elétricos são equipamentos capazes de transformar energia elétrica em energia mecânica. Existem vários tipos de motores elétricos para atender às diversas necessidades existentes no mercado. É possível dividir esses tipos de motores em dois grandes grupos levando em consideração o seu tipo de alimentação: (Weg, 2019)
a) Motores de corrente contínua: São equipamentos que possuem um custo de aquisição e manutenção maiores e, além disso, precisam de uma fonte de alimentação de corrente contínua, que pode significar a aquisição de outros equipamentos. São motores que possuem controles de grande flexibilidade e precisão. Portanto, esses modelos são utilizados em casos específicos que compensam o custo excedente. (Weg, 2019).
b) Motores de corrente alternada: São os mais comuns, pois são compatíveis com a distribuição de energia elétrica que também é em corrente alternada. Estes dividem-se em outros dois grupos, sendo eles motores síncronos, que trabalham com velocidade fixa, sem influência do escorregamento e são normalmente usados em motores de grande porte, por questões financeiras, e motores assíncronos ou de indução, que funcionam normalmente com velocidade próxima da nominal, variando moderadamente com a carga, e que possuem, também, características importantes como grande simplicidade, robustez e baixo custo, o que os tornam o tipo mais popular de todos. Atualmente, o avanço dos inversores de frequência, que podem controlar a velocidade deles, permite a utilização desse tipo de motor para muitas aplicações. (Weg, 2019). Para o motor girar em vazio e sem perdas, o rotor teria velocidade bem próxima à síncrona. Entretanto, ao ser aplicado um conjugado externo ao motor, o seu rotor diminui de velocidade na proporção necessária para que a corrente induzida, pela diferença de rotação entre o campo girante e o rotor, passe a produzir um conjugado eletromagnético igual e oposto ao conjugado externamente aplicado. Este conjugado é proporcional ao fluxo produzido pelo campo girante e à corrente e fator de potência do rotor (Lobosco; Dias, 1988) (Cathey, 2001). O motor assíncrono de indução com rotor de gaiola é o mais empregado atualmente nas indústrias, sendo este o que será utilizado no protótipo analisado. A figura 1 apresenta a árvore da família dos motores elétricos, de acordo com Lobosco e Dias (1988).
Figura 1 – Árvore da Família dos Motores Elétricos.
Fonte: Adaptado de (LOBOSCO; DIAS, 1988).
O motor que será utilizado no protótipo é mostrado na figura 3, trata-se de um motor de indução trifásico WEG de 0,75cv, 1720 rpm, de características industriais funcionando em tensões de 220v/380v, sendo o acionamento dele em estrela ou triângulo.
2.3 Microcontrolador ESP 01
O ESP-01 é um módulo wireless, de baixo custo, desenvolvido para conectar, de forma fácil e eficaz, um microcontrolador a uma rede WiFi, sendo o módulo Wi-Fi de menor custo da família ESP-8266, em contrapartida, é o módulo com a menor quantidade de recursos disponíveis. Em termos de GPIO (General Purpose Input/Output, do inglês “entrada/saída de uso geral”), só possui 4 pinos que podem ser utilizados, além disso, os pinos 1 e 3 são compartilhados com os pinos TX e RX, respectivamente, portanto, a utilização como GPIO impossibilita o uso de comunicação serial ao mesmo tempo. Como visto, o ESP-01 é muito útil e barato, porém, é preciso estar atento às suas limitações. Já que a família ESP8266 é vasta, cada projeto necessitará de um modelo específico. Como neste projeto o microcontrolador tratará de poucos processos, o ESP01 supre as necessidades e mantém o custo baixo. (Bertelli, P., Neli, R. R. ., & Bertogna, E. (2024)).
Figura 4 – ESP01
Fonte: https://www.eletrogate.com/modulo-wifi-serial-esp8266-esp-01
Figura 5: Dados técnico do ESP-01
Fonte: https://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/1179098/ETC2/ESP-01.html
Para o funcionamento deste módulo, é necessário ligar os pinos 3 e 5 em nível lógico alto (VCC). O pino 3 (CH_PD) é responsável por colocar o módulo em funcionamento (nível 32 lógico alto), ou em modo de hibernação (nível lógico baixo), sendo que este último é muito utilizado para aplicações onde se torna necessário o racionamento de energia, como por exemplo o uso de baterias, assim, colocando o módulo em um tipo de “sono leve” podendo ser “acordado” em qualquer momento. O pino 5 (RST), é o pino responsável por reiniciar o módulo, onde, se colocado em nível lógico baixo reinicia o sistema. Com a figura 2.5, pode ser verificado o esquema elétrico das ligações do modelo ESP-01. (Bertelli, P., Neli, R. R. ., Bertogna, E. (2024)).
2.4 Módulo relé com ESP 01
Relé é um dispositivo comutador eletromecânico composto de um contato metálico que abre ou fecha, por meio de um campo eletromagnético induzido na bobina. Esse dispositivo, tem grande importância na eletrônica desde sua invenção em 1837 por William Fothergill Cooke, Charles Wheatstone e Edward Davy, sendo muito utilizado na eletrônica para ligar e desligar dispositivos através da comutação de seus contatos. (BRAGA, 2012). O relé é composto de dois circuitos internos isolados eletricamente, um acionado com baixa tensão e outro com alta ou baixa tensão e potência, sendo o primeiro circuito constituído de uma bobina com dois terminais que recebe um sinal elétrico (DC) que percorre as espiras dessa bobina gerando um campo magnético, que por sua vez, aciona o segundo circuito, composto de 02 contatos fixos denominados normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) e uma parte móvel que é ligada ao contato NF. O campo magnético criado desloca o contato móvel para o pino NA, fazendo a corrente fluir por esse contato, possibilitando o acionamento de uma carga elétrica ligada a ele, seja, um motor ou lâmpada.
Figura 5: Esquemático do Relé
Fonte: https://ensinandoeletrica.blogspot.com/2006/09/aplicacao-de-rele-de-nivel-diagramas
A módulos relé que são adaptados para outros dispositivos, como o módulo relé em conjunto com ESP-01, na qual, ele receber informações diretamente do ESP-01 que está acoplado a ele, então é uma facilidade para que acione algo robusto com apenas um comando de liga e desliga, mandando comandos para o relé. O relé proposto no experimento é o da figura 5. (ADVANCED MONOLITHIC, 2014).
Com ele é possível conectar a placa diretamente no módulo, tornando o conjunto bem compacto. O módulo alimenta o ESP-01, o mesmo possui um regulador de tensão AMS1117 que possibilita alimentação com tensão entre 5 e 12V. (ADVANCED MONOLITHIC, 2014).
Figura 06: Módulo relé para ESP01
Fonte: https://www.eletrogate.com/rele-shield-5v-1-canal-para-esp-01
2.5 Adaptador ESP-01 para USB
Este módulo não apresenta uma porta específica para a comunicação com o computador, a mesma pode ser feita através das GPIOs 1 e 3 (TX e RX respectivamente). Para realizar a comunicação existem duas principais soluções: adaptador específico para ESP-01 ou conversor USB para serial. O adaptador específico é um dispositivo prático para a gravação da programação no ESP-01 por apresentar um engate próprio para este dispositivo. Como o programa será executado diretamente do módulo WI-FI ESP-01, para passar o programa fonte para o componente, foi necessário utilizar o adaptador CH340G que tem a função de adaptar o módulo WI-FI para USB. Ao ser conectado ao computador, ele será reconhecido como uma porta COM, sendo possível programá-lo já através de comandos AT, LUA ou IDE Arduino. Portanto, trata-se de um conversor USB. Esse módulo é extremamente útil para fazer a comunicação entre o computador e a placa de desenvolvimento ou mesmo para a programação de alguns dispositivos.
Figura 7: Adaptador ESP-01 para USB
Fonte: (FILIPEFLOP, 2019a)
2.6 Plataforma BLYNK IOT
Blynk é um aplicativo para smartphones, disponível para sistemas IOS e Android, que possibilita a criação de projetos de IOT de forma simples e segura, segundo Blynk (2020), e é possível visualizar, modificar e interagir com o seu IOT remotamente, graças ao serviço de nuvem integrado na plataforma, que é protegido por uma chave de autenticação e senha,que é gerada assim que o projeto é criado,o projeto pode ser compartilhado com outros usuários, mas apenas o proprietário do projeto é habilitado para realizar alterações no mesmo (BLYNK,2020). Se faz necessário a instalação de uma biblioteca no IDE do Arduino, que fica disponível para download no site oficial do Blynk, ou fazendo o processo de inclusão de uma nova biblioteca no IDE buscando pelo nome Blynk. Uma vez instalada a biblioteca é possível utilizar os comandos da biblioteca que possibilitam realizar a conexão com o servidor e enviar as variáveis para serem lidas no aplicativo.Já no aplicativo para smartphone, é necessário realizar algumas configurações, como selecionar a placa eletrônica de desenvolvimento, definir tema e definir quais gráficos ou interações terá no projeto. Uma vez escolhido o tipo de gráfico ou display, é preciso indicar qual o nome da variável que a placa eletrônica está enviando e o tipo dela para que se possa visualizar a variável desejada sendo plotada.
Figura 8: Aplicativo BLYNK IOT junto com módulo relé com ESP01
Fonte: https://blogmasterwalkershop.com.br/blynk/blynk-utilizando-com-omodulo-rele-wifi-iot-esp8266-esp-01
3. METODOLOGIA
O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com tipo estudo de caso envolvendo a elaboração de um protótipo sistema microcontrolado de um motor elétrico trifásico via internet, utilizando o microcontrolador ESP01, os componentes eletrônicos foram montados conforme as especificações do circuito de controle, com atenção especial à conexão correta dos fios e componentes.
Foi desenvolvido um código específico para o ESP01 , utilizando a linguagem de programação C/C++, também se fez a comunicação do sinal enviado pelo aplicativo para o ESP01 assim o motor será acionado e desacionado por esses sinais enviados pelo aplicativo.
3.1 Materiais para elaboração do protótipo
A tabela 1 abaixo apresenta os principais materiais utilizados no projeto, incluindo componentes eletrônicos, hardware e software.
Tabela 1: Tabela de componentes com suas descrições
Componentes | Descrição |
Motor elétrico trifásico | Motor weg de 0,75 cv, 1720 rpm |
Contactora | 25 Amperes, 220v, 24VDC para contato. |
ESP-01 | CPU 32 bits de baixo consumo integrada (Executa os programas diretamente no módulo, dispensando microcontrolador externo) |
Módulo relé para ESP-01 | Carga nominal: 10A 250VAC/ 10A125VAC/ 10A 30VDC/ 10A 28VDC;Tensão de operação: 5VDC;Saídas: Contato reversível NA (normal aberto), NF (normal fechado), C (comum);Corrente: até 10A;Dimensões totais (CxLxA): 37x25x17cm; |
Adaptador serial para ESP-01 | Chip controlador: CH340G, capacitor integrado para controle de tensão. |
Software arduino IDE | É o software que se faz toda a programação que será integrada ao ESP01, a linguagem é c++/c#. |
Componentes diversos | jumpers, cabos elétricos. |
Celular | Iphone 13 |
Aplicativo BLYNK IOT | Aplicativo desenvolvido para enviar um comando via rede para o ESP01, possui em todas as lojas de aplicativos de celulares. |
3.2 Elaboração do protótipo
Para a elaboração do protótipo seguiu-se as etapas:
a) Confecção do código:
✔ Instalação do programa: Instalou-se a IDE do arduino para confecção do código;
b) Configuração do BLYNK IOT:
✔ Instalação do aplicativo: Foi baixado através da Apple store;
✔ Configuração wi-fi: Usou-se um roteador conectado ao celular, para assim, colocar no código o nome da rede, a senha.;
✔ Roteador: Configurou-se o roteador para gerenciar a rede e garantir que o ESP01 esteja conectado e também o celular.
✔ Configurando o botão no aplicativo: Foi configurado o botão que irá mandar o comando para o ESP01 através da rede, o botão é do tipo interruptor, na qual apenas será descomutado com outro click.
c) Configuração do ESP01:
✔ Utilização do adaptador serial : Para se instalar o programa no ESP01, os pinos GP01 e GND ao ser conectados ao computador, precisam estar conectados um ao outro, ou seja tem que dar um curto entre eles, foi utilizado um botão que estava conectado aos pinos mencionados e assim no momento em que foi conectado ao computados, este estava pressionado, após conectado ao computado, este foi despressionado, tudo isso por que o estado lógico do GP01 precisa estar em 0 ao ser conectado ao computador.
✔ Acertiva se o programa foi instalado: Para saber se foi instalado o programa no ESP01, foi feito um teste com um simples HELLO WORD, na qual iria aparecer a cada um segundo no monitor serial, então após passar o programa, desconectar o adaptador serial do computador e depois conecta ele ao computador novamente sem pressionar o botão e com isso abriu-se o monitor serial e conclui-se que estava rodando o programa, na qual foi instalado e assim conclui se que a instalação foi realizada com sucesso.
d) Instalação do motor elétrico:
✔ Foi conectado diretamente à rede trifásica a contactora, na qual vai ser comutada através do módulo relé com ESP01, através de um fonte de 24v o relé estará alimentado para assim quando receber o sinal do ESP01 para comutar, este que está conectado a contactora, irá mandar o sinal que acionará o motor elétrico, e após descomutado com um novo aperto no botão no aplicativo BLYNK IOT, o motor desligará.
Figura 9: Elaboração do protótipo
3.3 Montagem e Testes:
✔ Montagem (Figura 10): Colocado todos os componentes conectados a contactora, e motor elétrico, junto com módulo relé com esp que vai acionar a bobina da contactor de 24v, assim acionando o motor via aplicativo blynk.
✔ Testes: Após montagem o sistema, testado cada componente para garantir que tudo está funcionando corretamente. Foi verificado a comutação do relé, o funcionamento do motor, e a conexão do ESP01 com a rede e o aplicativo BLYNK IOT. Figura 10: Protótipo pronto
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Funcionamento do sistema microcontrolado integrado com o motor
O protótipo desenvolvido visa integrar o controle de um motor, por meio de uma partida direta, com um sistema microcontrolado por ESP01. A inovação principal está na utilização de um relé que atua como intermediário entre o motor e o aplicativo BLYNK IOT instalado no celular, permitindo a comutação de sinais em tempo real.
O sistema microcontrolado via ESP01, onde a partida direta do motor foi controlada por sinal do mandado para o módulo relé de 24V NA/NF que foi incorporado ao circuito, conectando na entrada da contactora que será comutado conforme o estado do relé. Fares (2021), destaca que quando o motor é acionado, o relé responde com a mudança dos contatos, alternando a transmissão do sinal via BLYNK IOT.
A integração entre o motor e o relé foi uma das partes mais críticas do sistema. O relé de 24V foi configurado para atuar diretamente sobre os contatos da contactora que aciona o motor elétrico. Ribeiro (2021), esclarece que quando o motor está desligado, os contatos normalmente fechados (NF) do relé permanecem ativos, permitindo o fluxo normal de dados do ESP01. No entanto, quando o motor é acionado, os contatos normalmente abertos (NA) são ativados, alterando o estado do sistema e mudando o estado do motor para desativado.
Durante os testes, foi possível verificar que a ativação do motor resulta na comutação imediata do relé. Essa transição ocorre de forma rápida e precisa, sem interferir no funcionamento do motor ou do ESP01. Silva (2023), explica que a ativação do relé ao receber o sinal de partida do motor garante que o sistema microcontrolado altere seu comportamento automaticamente, respondendo de maneira coordenada às mudanças no estado do motor.
A comunicação entre a câmera e o relé foi estabelecida de forma eficiente. O relé, ao receber o sinal de ativação do ESP 01 e assim aciona o motor. Cavalcante (2020), afirma que o sistema foi projetado para minimizar a interrupção no fluxo de dados, garantindo a troca de estado.
A resposta do relé ao sinal de ativação do motor foi praticamente instantânea. Testes de tempo de resposta demonstraram que a comutação ocorre em frações de segundo, o que foi crucial para o funcionamento correto do protótipo. Ribeiro (2021), esclarece que a eficiência do relé garantiu que o sistema pudesse responder rapidamente a qualquer mudança no estado do motor, sem atrasos significativos na transmissão de dados.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O protótipo de integração entre um sistema microcontrolado conectando ESP01 a um aplicativo para acionamento do motor elétrico trifásico demonstrou ser uma solução eficaz e inovadora, com resultados positivos em termos de automação e controle de segurança. A
A integração de um relé com ESP01 para comutar a contactora para acionamento do motor, permitiu uma automação prática e eficiente, respondendo de forma rápida e sincronizada a mudanças no estado do motor.
A comunicação entre os dispositivos foi estável e eficiente, com o uso de uma internet de alta qualidade garantindo a transmissão de dados de alta qualidade, mesmo em distâncias grandes, pois é via rede wifi.
Apesar de alguns desafios iniciais, como a configuração do aplicativo com o ESP01, a instalação de bibliotecas no arduino, o protótipo foi capaz de superar esses obstáculos por meio das lógicas de programações e estudos de como realizar essas configurações de rede. Além disso, os testes de durabilidade e sobrecarga reforçaram a robustez e confiabilidade do sistema em operação contínua.
Portanto, o sistema desenvolvido oferece uma integração eficiente entre automação industrial e o controle via celular, com potencial para ser aplicado em diversos ambientes que exigem controle automatizado. A flexibilidade do protótipo, aliada à sua eficiência energética e capacidade de atualização, garante que ele possa ser adaptado a diferentes contextos e demandas tecnológicas futuras.
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1 Graduando em Bacharelado em Engenharia elétrica, pela Universidade Nilton Lins. E-mail: andrew.h.vale@gmail.com
2 Professor Especialista, Orientador do Curso de em Engenharia elétrica, pela Universidade Nilton Lins. E-mail: rogerkoga@yahoo.com.br