ANÁLISE CONCEITUAL DA GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8320474


Nayara Sousa de Mesquita1; Pamela Nery do Lago2; César de Faria Rezende2; Luciana Martins Ribeiro2; Carla de Oliveira Arcebispo2; Bianca Cristina Silva Assis Santiago2; Marilete Henrique Santiago Siqueira2; Maíra Amaral Silveira Gomes Ferreira2; Merielly Silveira Sena Pimenta2; Luciene Maria dos Reis3; Cicília Fernanda Pessoa Moura4; Maracy Borges Xavier4; Jéssica Laianne da Silva Carvalho4; Letícia Lacerda Marques4; Glória Frazão Vasconcelos4; Priscila Maria da Silva Burégio Melo5; Diana de Oliveira Bezerra5; Ana Teresa Gonçalves de Souza5; Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire6; Adelmo Barbosa de Miranda Junior6; Marcos Renan Marotto Marques7; Irene Aparecida da Consolação; Silva8; Kelly Franciane Lima Alves9; Maria Ivanilde de Andrade10; Gisela Pereira Xavier Albuquerque11


RESUMO

As instituições de educação constituem ambientes propícios para participação e articulação de ações direcionadas à atenção à saúde, contribuindo na formação de cidadãos críticos. Nessa perspectiva, o estudo objetivou analisar o conceito de gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar para determinar seus atributos críticos (características específicas), antecedentes e consequentes. O estudo adotou como estratégia de análise de conceito a técnica proposta por Walker e Avant (1995). Os artigos foram obtidos através de consulta às bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), usando os descritores: gestão do cuidado, enfermagem, escola. Foi identificado que o conceito gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar é amplo, polissêmico e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção de uma gestão do cuidado de enfermagem com qualidade e resolutividade focada na atuação da enfermagem ambulatorial e da educação em saúde no âmbito escolar. Incluir o enfermeiro na escola significa favorecer a política da prevenção do cuidado básico e de hábitos de vida saudáveis, realizando ações que visam a prevenção, manutenção e restabelecimento da saúde dos discentes, de suas famílias e dos professores que ali desempenham um papel importante na formação do indivíduo.

Palavras-chave: Gestão do cuidado. Enfermagem. Escola.

ABSTRACT

Education institutions are conducive environments for participation and articulation of actions aimed at health care, contributing to the formation of critical citizens. From this perspective, the study aimed to analyze the concept of nursing care management in the school environment to determine its critical attributes (specific characteristics), antecedents and consequences. The study adopted the technique proposed by Walker and Avant (1995) as a concept analysis strategy. The articles were obtained by consulting the databases of International Literature in Health Sciences (MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO), using the descriptors: care, nursing, school. It was identified that the concept of nursing care management in the school context is broad, polysemic and involves a set of knowledge, practices and attitudes aimed at promoting nursing care management with quality and resolution focused on the performance of outpatient nursing and the health education in the school environment. Including the nurse in the school means favoring the policy of preventing basic care and healthy living habits, carrying out actions aimed at preventing, maintaining and restoring the health of students, their families and teachers who play an important role in training there. of the individual.

Keywords: Care management. Nursing. School.

1 Introdução

O contexto escolar consiste em um espaço essencial para a integração com a comunidade, pois configura-se em um local onde encontramos pessoas com interesse em aprender, com elevado potencial em transmitir informações (GUETERRES; SILVEIRA; SANTOS, 2017; NEVES et al., 2011). Nesse sentido, compreende-se que as instituições de educação constituem ambientes propícios para participação e articulação de ações direcionadas à atenção à saúde, contribuindo na formação de cidadãos críticos e empoderados, com autonomia sobre sua saúde, constituindo um local rico para a atuação da enfermagem (GUETERRES; SILVEIRA; SANTOS, 2017). 

A atuação do enfermeiro objetiva exercer um cuidado seguro e de qualidade, na qual a organização do processo de trabalho é essencial para o alcance de suas metas (LUCCA et al., 2016). Dessa forma, faz-se necessário a incorporação em sua rotina das quatro principais dimensões do seu trabalho: gerencial, assistencial, educação e pesquisa (COLENCI, 2012).

A Lei Nº 7.498/86 (BRASIL, 1986), que trata do exercício profissional da enfermagem, aponta em seu art. 11 que a organização, o planejamento, a coordenação, a execução e a avaliação dos serviços da assistência de enfermagem, são atuações privativas do enfermeiro.

Dentro do ambiente escolar, o enfermeiro pode atuar de diferentes formas, proporcionando a criação de espaços de educação em saúde nas instituições, além de prestar cuidados ambulatoriais e de primeiros socorros, utilizando-se dos princípios e valores éticos como: a vida, a solidariedade, a equidade e a cidadania e uma série de estratégias para organização de seu trabalho (MESQUITA et al., 2021). 

Considerando que, atualmente, muitas instituições de educação possuem profissionais de enfermagem em seu corpo de trabalhadores, atuando como gestor do cuidado em enfermagem, percebe-se a importância de analisar o conceito gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar, pois é a partir do conhecimento dos conceitos fundamentais de uma ciência que se pode compreendê-la. 

Nesse sentido, delimitou-se a seguinte questão norteadora: Quais os antecedentes, atributos e consequentes do conceito gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar?

A pesquisa justifica-se, pois faz-se importante compreender a atuação da gestão do cuidado em enfermagem dentro do ambiente escolar, uma vez que se percebe que ainda existem muitas dúvidas da comunidade acadêmica sobre a atuação dos profissionais de saúde neste âmbito. Portanto, mostra-se importante analisar o conceito proposto pelo estudo, visto que aquele que afirma e aquele que pergunta devem ter bem claro qual o significado do conceito empregado (DAU, 2006).

O estudo objetivou analisar o conceito gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar para determinar seus atributos críticos (características específicas), antecedentes e consequentes. 

O conhecimento produzido por este estudo contribuirá para conhecer e compreender a atuação e gestão do trabalho da enfermagem no âmbito educacional, estabelecendo fundamentos para a aplicação do conceito na pesquisa e na prática profissional, visto que a educação é um fator fundamental na promoção de saúde da população (FONTANA, 2018).

2 Metodologia

2.1 Classificação da pesquisa

Trata-se de um estudo de análise de conceito que consiste em um método que requer um rigoroso processo de exame de seus elementos básicos, possibilitando a distinção de semelhanças e diferenças, por meio da divisão do conceito em elementos mais simples para facilitar a identificação de sua estrutura interna (WALKER; AVANT, 2005).

A análise de conceito delineia características do fenômeno estudado (RODGERS; KNAFL, 2000). Como estratégia de análise, foi realizada a adaptação da técnica de Walker e Avant (1995) constituindo-se em cinco etapas: seleção do conceito; objetivos da análise; identificação dos usos do conceito; determinação dos atributos definidores; e identificação de antecedentes e consequentes. É importante salientar que algumas destas etapas são realizadas de modo concomitante durante o estudo, visto que elas são complementares, porém independentes (RODGERS; KNAFL, 2000). 

2.2 Técnica/estratégia de coleta de dados

Para identificar os diversos usos do conceito e os atributos, antecedentes e consequentes serão utilizados artigos de periódicos. Foram pesquisados estudos que respondam a seguinte pergunta norteadora: Qual o conhecimento científico já produzido sobre a gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar nos últimos 10 anos? 

Os artigos serão obtidos através de consulta às bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), usando os descritores Gestão do Cuidado, Enfermagem; e Escola disponível nos DeCS/MeSH – Descritores em Ciência da Saúde/ Medical Subject Headings, utilizando o operador booleano AND.

O critério de inclusão dos artigos será: textos completos publicados em periódico indexado no idioma português e inglês e responder à pergunta norteadora da revisão (Qual o conhecimento científico já produzido sobre a gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar nos últimos 10 anos?). Serão excluídos os editoriais e carta ao editor, dissertações e teses. Após a leitura dos artigos será registrado as informações necessárias, buscando as aplicações do conceito do estudo e os elementos constituintes do conceito (antecedentes, atributos e consequentes).

2.3 Recorte temporal e longitudinal

Os dados foram coletados em junho e julho de 2023, sendo o período das buscas de 2012 a 2022.

2.4 Apresentação e análise dos dados

Os dados foram apresentados em tabelas e quadros e posteriormente analisados à luz da literatura pertinente sobre o assunto.

3 Resultados e discussão 

3.1 História do cuidado em enfermagem no âmbito escolar

            As primeiras notícias sobre o trabalho da enfermagem no contexto escolar ocorreram em meados de 1910, quando surgiu o primeiro curso de higiene escolar na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (VARGAS, 2007).

Desde então, a educação em saúde passou a ser reconhecida como uma atividade que contribui para a saúde dos estudantes, principalmente vinculado à atenção básica (PIRES et al., 2012). A assistência de enfermagem no âmbito escolar foi se mostrando tão eficiente que se tornou uma especialização em muitos países, como por exemplo nos Estados Unidos, reconhecida como enfermagem escolar (GONZAGA et al., 2014). 

No Brasil, a enfermagem escolar começou a ser reconhecida em 1930, com semelhança ao modelo americano que direciona para uma ação conjunta com os demais profissionais da educação, comunidade e família, com o intuito de oferecer saúde e qualidade de vida aos discentes (ALENCAR, 2020). 

No começo, a atuação do enfermeiro na escola era confundida por políticas públicas de caráter fiscalizatório, impositivo e dominador, e foi perdendo espaço para outras categorias profissionais, como a de educador sanitário, principalmente porque ainda havia poucos enfermeiros com formação acadêmica e busca reduzida da escola como local de trabalho por enfermeiros (RASCHE; SANTOS, 2013; ALENCAR, 2020).

Com o tempo, a saúde escolar foi se adequando e introduzida nos currículos escolares. Mais tarde, tornou-se obrigatória a implementação de atividades de educação em saúde em todas as escolas brasileiras, de forma transversal e contextualizada (PIRES et al., 2012). É importante ressaltar que ações de gestão e assistenciais de saúde no ambiente escolar representam um marco da intersetorialidade saúde-educação.

O enfermeiro no ambiente escolar realiza ações no âmbito da saúde, podendo proporcionar a criação de espaços de educação em saúde, além de prestar cuidados ambulatoriais e de primeiros socorros, utilizando da organização de seu processo de trabalho e da sistematização da assistência de enfermagem, representando um grande desafio para educadores e profissionais da saúde no âmbito escolar (RASCHE; SANTOS, 2013). 

3.2 Pressupostos da Análise de Conceito 

Os conceitos são a base da ciência, considerados os elementos mais simples com os quais se constroem as teorias científicas. Desse modo, contribuem para a definição dos fenômenos a serem estudados, bem como apresentam as semelhanças e diferenças das outras ciências; por isso, cada ciência tem seu próprio conjunto de conceitos, que aponta os métodos, os temas, os objetivos e os objetos de pesquisa (DAU, 2006).

Para Wilson (2005), a análise conceitual é, um saber especializado, com técnicas próprias, sem as quais não se podem abordar questões gerais, senão de modo confuso e ineficaz; e que as técnicas podem ser ensinadas e aprendidas.

A análise de conceito possibilita a revisão dos atributos essenciais e a definição dos conceitos, consistindo em um processo que incorpora um exame completo dos elementos básicos que compõem um pensamento ou ideia (BURNELL, 2012). Esse tipo de análise deve ser implementado quando um conceito, já introduzido e definido na literatura de uma disciplina específica, necessita de estudo adicional para movê-lo ao próximo nível de desenvolvimento, de modo a torná-lo aplicável eficazmente na pesquisa e na prática dessa disciplina, ampliando seu entendimento entre aqueles que o utilizam (MCEWEN; WILLS, 2009).

Os principais referenciais teórico-metodológicos das pesquisas de análise de conceito na área da Enfermagem são: Comparação de conceito (Morse); Análise Evolutiva de Conceitos (Rodgers); Desenvolvimento de Conceito (Meleis); Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceito (Schwartz-Barcott & Kim) e Análise de Conceito (Walker & Avant). Neste estudo, será realizada a técnica de Walker e Avante (2005). 

O Método de Análise Conceitual de Walker e Avant é o mais usado na Enfermagem. Para as autoras, a análise de conceito é definida como um exame cauteloso e a descrição de uma palavra ou termo, e seus usos, associada a uma explicação de outra palavra ou termos relacionados. Esse tipo de análise possui oito passos que servem para determinar o significado dos termos, identificar os referentes empíricos e os atributos definidores, delinear os antecedentes e as consequências e elaboração de casos construídos (WALKER; AVANT, 2005).

A primeira etapa consistiu na seleção do conceito Gestão do Cuidado em Enfermagem no Âmbito Escolar, pois constitui a área de trabalho da autora do estudo e percebe-se uma escassez de pesquisas no assunto. A análise teve como propósito o esclarecimento desse termo na área da saúde e no contexto escolar para embasamento de pesquisas futuras e contribuir para prática profissional de profissionais de enfermagem que atuam no ambiente escolar. 

Para identificar os diversos usos do conceito Gestão do Cuidado em Enfermagem no Âmbito Escolar e os atributos, antecedentes e consequentes foram utilizados artigos de periódicos.

A seguir na Figura 1 são apresentados os artigos encontrados, excluídos e selecionados nas bases de dados.

Figura 1 – Etapas da seleção dos artigos analisados. Fortaleza, 2023:

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

3.3 Usos do conceito 

Com a busca realizada na literatura foi identificado que o conceito Gestão do Cuidado em Enfermagem no Âmbito Escolar é amplo, polissêmico e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção de uma gestão do cuidado de enfermagem com qualidade e resolutividade focada na atuação da enfermagem ambulatorial e da educação em saúde no âmbito escolar. 

O Quadro 1 aponta algumas definições do conceito indicados na literatura. 

Quadro 1- Definições do conceito Gestão do Cuidado em Enfermagem no Âmbito Escolar presentes na literatura, Fortaleza, Ceará, 2023:

DEFINIÇÕES DE GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR
A gestão do cuidado em enfermagem nas escolas envolve o bem-estar da comunidade e preocupa-se com a aprendizagem.
A gestão do cuidado em enfermagem nas escolas envolve o cuidado direto à saúde dos estudantes e fortalece a integração de saberes na perspectiva da interdisciplinaridade.
A gestão do cuidado em enfermagem nas escolas é o exercício da colaboração interprofissional e a coordenação do cuidado de enfermagem, atuando na equipe multiprofissional para mobilizar e desenvolver estratégias de promoção da saúde.
A gestão do cuidado em enfermagem nas escolas destina-se à promoção da saúde com foco na educação em saúde, bem como a oferecer cuidados de primeiros socorros em situações de urgência e emergência.

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

O cuidado de enfermagem encontra-se nos mais diversos ambientes e instituições, como as unidades de terapia intensiva, que utilizam aporte tecnológico para a manutenção da vida, bem como na comunidade, clínicas, instituições de longa permanência, empresas e escolas (SIEWERT et al., 2017). Considerando essa atuação diferenciada nos mais diversos ambientes, faz-se importante entender a atuação da enfermagem dentro do ambiente escolar, compreendendo no que consiste esse cuidado e a sua importância.  

Nesse contexto, entende-se que as instituições de educação constituem locais propícios para participação e articulação de ações direcionadas à atenção à saúde, buscando contribuir na formação de cidadãos críticos, com autonomia sobre sua saúde (GUETERRES; SILVEIRA; SANTOS, 2017).

No que se refere ao contexto internacional, identificou-se que a gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar está inserida em local estratégico e está diretamente relacionada com a promoção de saúde dos discentes. 

As atividades dos profissionais de enfermagem dentro do ambiente escolar estão classificadas em quatro áreas essenciais: (a) promoção da saúde e prevenção de doenças; (b) triagem e tratamento de questões agudas; (c) manejo das condições crônicas; (d) apoio e suporte psicossocial. É importante ressaltar que a enfermagem dentro da escola precisa contribuir com a aprendizagem e permanência do estudante na instituição de educação e deve favorecer o aumento das frequências, melhoria da qualidade e economias de custos (LINEBERRY; ICKES, 2015; BEST; OPPEWAL; TRAVERS, 2018).

Segundo Rasche e Santos (2013), as ações de enfermagem dentro das escolas contribuem com a promoção de discussões críticas no âmbito da saúde, estimulam debates e fortificam as inter-relações sociais entre a comunidade escolar. 

Ressalta-se a escassez de estudos que tratam da gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar de forma não vinculada a atenção básica de saúde, ou seja, o enfermeiro que atua exclusivamente na instituição de educação.

O Quadro 2 demonstra os atributos (características fundamentais), antecedentes e consequentes do conceito de gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar apreendidos da literatura pertinente, a fim de facilitar sua visualização e entendimento.

Quadro 2 – Antecedentes, atributos, e consequentes do Conceito Gestão do Cuidado em Enfermagem no Âmbito Escolar, Fortaleza, Ceará, 2023:

AntecedentesAtributosConsequentes
Acolhimento
Saber científico e técnico
Habilidades
Comunicação
Promoção da saúde
Prevenção
Sistematização das ações de enfermagem
Educação em saúde
Urgência e emergência
Autonomia sobre sua saúde
Permanência da escola
Redução da evasão
Cidadãos críticos

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

            Nos resultados é possível demonstrar que a presença do enfermeiro na escola é determinante na atenção aos processos de promoção em saúde ao estimular debates técnicos, apresentar sua perspectiva em relação aos processos de saúde e doença, além de fortificar as relações sociais entre profissionais da educação e da saúde e possibilitar a autonomia sobre a saúde dos discentes.

4 Considerações finais 

Dessa forma, considerando a análise de conceito elaborada, observa-se que o termo gestão do cuidado em enfermagem no âmbito escolar está relacionado diretamente a oferta da promoção da saúde à comunidade escolar, bem como, a prevenção de doenças, educação em saúde e ações de urgência e emergência, sendo executado de forma individualizada, focado em atender as necessidades dos discentes, utilizando-se de práticas baseadas em evidências.

             Concluiu-se que a escola representa um ambiente propício para a atuação da enfermagem e possibilita a execução de ações comprometidas com as questões de saúde de toda a comunidade escolar, por meio de estratégias que estimulem o desenvolvimento da educação em saúde com diversas metodologias com foco no incentivo à consciência crítica e autonomia dos indivíduos.

Nessa perspectiva, incluir o enfermeiro na escola significa favorecer a política da prevenção do cuidado básico e de hábitos de vida saudáveis, realizando ações que visam a prevenção, manutenção e restabelecimento da saúde dos discentes, de suas famílias e dos professores que ali desempenham um papel importante na formação do indivíduo. Portanto, a gestão do cuidado de enfermagem no âmbito escolar engloba toda a comunidade escolar e contribui com os objetivos finais da instituição que é a formação do aluno de forma holística. 

Referências

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BEST, N. C.; OPPEWAL, S.; TRAVERS, D. Exploring School Nurse Interventions and Health and Education Outcomes: An Integrative Review. The Journal of School Nursing, Silver Spring, v. 34, n.1, p. 14–27, 2018. Acesso em: 12 jun. 2020.

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WILSON, J. Pensar com conceitos. Traduzido por Barcellos, W. São Paulo: Martins Fontes; 2001. 166p.


1Instituto Federal do Ceará (IFCE) / Campus Caucaia, Fortaleza, Ceará;
2Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFMG/EBSERH);
3Hospital Universitário de Brasília (HUB-UNB/EBSERH);
4Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/EBSERH);
5Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Pernambuco (HC-UFPE/EBSERH);
6Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG/EBSERH);
7Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-EBSERH);
8Discente de Enfermagem pela PUC Minas Coração Eucarístico;
9Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS/EBSERH);
10Faculdade de Medicina (FASEH/Vespasiano);
11Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/EBSERH)