A UTILIZAÇÃO DA BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS COMO ADIÇÃO NO ASFALTO PARA AS ESTRADAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/dt10202506152140


Daniela Batista do Nascimento de Carvalho
Poliana Gonçalves dos Santos
Maria José dos Santos Mariano
Orientador: Áureo do Santos Araújo


RESUMO  

Este artigo aborda questões que envolvem a problemática do descarte inadequado de  pneus inservíveis e os impactos ambientais decorrentes, além das potencialidades do  reaproveitamento desses resíduos como matéria-prima para a melhoria das  propriedades do asfalto utilizado em pavimentação rodoviária. O asfalto de borracha  é uma tecnologia que incorpora a borracha moída de pneus descartados na composição do asfalto, proporcionando maior durabilidade, resistência a deformações  e melhor desempenho frente às variações climáticas, ao mesmo tempo em que  contribui para a redução do volume de resíduos sólidos e a promoção da economia  circular. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar, por meio de pesquisa  bibliográfica, a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de borracha  proveniente de pneus inservíveis como aditivo no asfalto. Trata-se de uma pesquisa  bibliográfica, descritiva e exploratória por meio de Revisão Integrativa da Literatura,  com a seleção de artigos disponíveis em bases como Google Acadêmico, Periódicos  CAPES e Scielo, no recorte temporal de 2015 a 2025. Os principais resultados  evidenciam que, além de melhorar significativamente as características físicas e  mecânicas do pavimento, o uso da borracha no asfalto reduz custos com manutenção  e contribui para a mitigação dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular  dos pneus. A adoção dessa tecnologia demonstra também potencial para fomentar  práticas sustentáveis e inovadoras no setor da construção civil, alinhando-se às diretrizes da sustentabilidade  e economia circular. Conclui-se que a adoção dessa prática é não apenas possível,  mas necessária diante dos desafios ambientais e da busca por soluções mais  sustentáveis na construção civil e na malha viária do país.  

Palavras-chave: Asfalto. Estradas. Borracha. Pneu. Inservível 

ABSTRACT  

This article addresses issues involving the problem of improper disposal of unusable  tires and the resulting environmental impacts, in addition to the potential for reusing  these residues as raw materials to improve the properties of asphalt used in road  paving. Rubber asphalt is a technology that incorporates ground rubber from discarded  tires into the asphalt composition, providing greater durability, resistance to  deformations and better performance in the face of climate variations, while contributing to the reduction of the volume of solid waste and the promotion of the  circular economy. Therefore, the general objective of the research is to analyze,  through bibliographic research, the technical, economic and environmental feasibility  of using rubber from unusable tires as an additive in asphalt. This is a bibliographic,  descriptive and exploratory research through Integrative Literature Review, with the  selection of articles available in databases such as Google Scholar, CAPES  Periodicals and Scielo, in the time frame from 2015 to 2025. The main results show  that, in addition to significantly improving the physical and mechanical characteristics  of the pavement, the use of rubber in asphalt reduces maintenance costs and  contributes to mitigating the environmental impacts caused by the irregular disposal of  tires. The adoption of this technology also demonstrates potential to promote  sustainable and innovative practices in the construction sector, aligning with  sustainability and circular economy guidelines. It is concluded that the adoption of this  practice is not only possible, but necessary in view of the environmental challenges  and the search for more sustainable solutions in the construction industry and in the  country’s road network.  

Keywords: Asphalt. Roads. Rubber. Tire. Unusable  

1. INTRODUÇÃO 

A crescente preocupação com a sustentabilidade e a busca por soluções que  minimizem os impactos ambientais tem impulsionado o desenvolvimento de novas  tecnologias e práticas na engenharia civil e na infraestrutura viária. Nesse contexto, a  utilização de borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto surge como uma  alternativa promissora, capaz de promover benefícios técnicos, econômicos e  ambientais. (CUNHA et al., 2024)  

Para Rodrigues et al. (2021):

O aumento da utilização de veículos no dia-a-dia interfere diretamente na quantidade de pneus inservíveis que são descartados sem finalidade de uso no Brasil. Com isso, surgiram algumas alternativas para reciclagem da borracha, como a utilização no setor de pavimentação, incorporando a mesma ao ligante asfáltico como forma de modificação, aplicado na camada de revestimento em estradas, avenidas, etc. (RODRIGUES et al., 2021, p.1) 

Assim, a grande quantidade de resíduos sólidos provenientes do descarte de  pneus tem incentivado estudos sobre a reutilização deste material, uma vez que este  descarte inadequado gera graves problemas ambientais, como a poluição do solo e a  proliferação de vetores de doenças. Assim, explorar a viabilidade do reaproveitamento  desse resíduo na manutenção de estradas representa uma contribuição relevante  tanto para a preservação ambiental quanto para a melhoria da qualidade das rodovias.  (NOGUEIRA et al., 2020)  

A substituição de materiais convencionais por alternativas recicladas contribui  para a economia de recursos naturais e para a criação de soluções mais sustentáveis  no setor de infraestrutura, alinhando-se às diretrizes de economia circular e gestão  eficiente de resíduos. Estudos indicam que a adição de borracha de pneus ao asfalto  pode melhorar a durabilidade e o desempenho das rodovias, reduzindo custos em  longo prazo.  

A evolução das técnicas de engenharia e do transporte, ao longo dos anos,  contribuiu para que uma grande parte do deslocamento seja realizado em estradas  pavimentadas. Define-se pavimento como uma estrutura construída sobre o leito  natural de uma via, constituída de uma ou várias camadas, com a capacidade de  resistir aos esforços oriundos dos veículos e pelas variações ambientais, distribuí-los  de forma atenuada ao subleito, e oferecer condições de conforto e segurança de  rolamento. Um dos métodos de pavimentação mais utilizados é o pavimento flexível, também conhecido como pavimento asfáltico. (FAGUNDES, 2020) 

Segundo a Petrobrás (2019) o asfalto borracha possui alta elasticidade, alta resistência ao envelhecimento, alta coesividade e excelente relação benefício/custo.  Torna-se um material resistente, sua durabilidade é superior se comparado ao asfalto  convencional.  

A experiência na Rodovia do 40 Horas, em Ananindeua, Pará, evidenciada por  Almeida et al. (2018), serve como exemplo prático da viabilidade dessa tecnologia,  alinhando-se aos princípios da economia circular e da sustentabilidade ambiental.  Essa aplicação prática reforça a importância de soluções inovadoras na engenharia  civil que contribuem para a redução do impacto ambiental e promovem a reutilização  de materiais descartados. Além disso, demonstra o potencial do asfalto borracha em melhorar a infraestrutura urbana, oferecendo pavimentos mais resistentes e  sustentáveis.  

Portanto, justifica-se a escolha da temática por considerar a importância de  soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos e pela necessidade de ampliar  o conhecimento sobre práticas que promovam a sustentabilidade na engenharia. Além  disso, a pesquisa apresenta uma significativa motivação acadêmica ao contribuir para  o avanço do conhecimento na área específica da engenharia civil, especialmente no  desenvolvimento de tecnologias e materiais mais sustentáveis para a infraestrutura  viária. Para a sociedade, a relevância da temática se destaca na possibilidade de  oferecer alternativas práticas para reduzir os impactos ambientais do descarte  inadequado de pneus, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e a durabilidade  das estradas.  

Diante do exposto, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa: “Quais são  as principais vantagens e desafios técnicos, econômicos e ambientais associados à  utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto para manutenção  de estradas?”  

Entende-se que a utilização desse material pode ser viável, uma vez que reduz  os prejuízos ambientais, melhora o desempenho do asfalto e apresenta potencial para  diminuir custos associados à manutenção de estradas.  

Assim, para alcançar o resultado esperado, a pesquisa tem por objetivo geral  analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a viabilidade técnica, econômica e  ambiental do uso de borracha proveniente de pneus inservíveis como aditivo no  asfalto.  

2. METODOLOGIA 

Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, realizado por meio de  uma revisão integrativa da literatura, que investiga e viabiliza a busca, a avaliação  crítica e a síntese das evidências disponíveis sobre determinada temática, através de  pesquisa documental.  

Conforme Lakatos e Marconi (2021, p.167), quanto à finalidade, “a pesquisa  descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada  população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis que se  apresentam”. Pesquisa fundamental para reunir e comparar informações e, ainda,  contribuir para a validação do conteúdo ou averiguar a necessidade de novos estudos  experimentais sobre o assunto tratado. (LAKATOS; MARCONI, 2021). Também Gil (2019), esclarece a pesquisa exploratória como aquela que tem por finalidade  proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo).  

Assim, são seguidas as seis etapas da revisão de forma a proporcionar uma  melhor utilização das evidências dos estudos: Escolha do tema e formulação da  questão norteadora; Definição de critérios de inclusão; coleta de dados; Análise crítica  dos estudos incluídos; Discussão dos resultados; apresentação desta revisão  integrativa.  

Tem-se a busca em bases de dados como Google Acadêmico, Periódicos  CAPES e Scielo, mediante os descritores: borracha de pneus inservíveis no asfalto;  asfalto com borracha de pneu; pneus reciclados em pavimentação.  

Considera-se por critérios de inclusão – artigos no recorte temporal de 2015 a  2025, que dialoguem com os objetivos e com tradução para língua portuguesa. Por  exclusão: artigos duplicados, textos em idiomas diferentes sem tradução disponível,  estudos com metodologia incoerente com a problemática da pesquisa.  

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Após levantamento nas buscas de dados e utilização dos critérios estabelecidos  de inclusão e exclusão, foram encontrados 11 (onze) artigos que articulam com a  proposta do objetivo geral da pesquisa de analisar, por meio de pesquisa bibliográfica,  a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de borracha proveniente de pneus  inservíveis como aditivo no asfalto. Assim se organizam na tabela 1, para a devida  análise e discussão.  

Tabela 1: Artigos selecionados para compor a Revisão Integrativa da Literatura 

Fonte: Elaborado pelas autoras (2025). 

A discussão apresentada, a seguir, tem seu embasamento nas leituras dos  artigos selecionados e, dessa forma, evidenciam-se temas relevantes que fortalecem  o objetivo geral proposto. A importância dos artigos destacados na Tabela 1 é  evidente, pois cada um deles contribui significativamente para o entendimento sobre  as alternativas para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado de pneus.  

Portanto, a seguir, será realizada uma análise detalhada de cada um dos  artigos, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre utilização da borracha  de pneus inservíveis como aditivo no asfalto para manutenção de estradas.  

No primeiro artigo, da tabela 1, os autores investigam o comportamento  estrutural e mecânico de misturas asfálticas modificadas com borracha reciclada de  pneus inservíveis. A pesquisa demonstrou que a adição de borracha ao cimento  asfáltico de petróleo (CAP) resultou em melhorias significativas no desempenho das  misturas, incluindo maior resistência à tração. Os ensaios realizados, como o Método  Marshall e a resistência à tração por compressão diametral, evidenciaram que a  incorporação de borracha contribui para a durabilidade do pavimento, além de  representar uma solução ambientalmente adequada para o reaproveitamento de  resíduos de pneus. (NOGUEIRA, 2020)  

Adiante, o artigo de Fagundes (2020) também aborda a utilização de pneus  inservíveis na produção de asfalto-borracha como uma solução sustentável para a  pavimentação de estradas. Destaca que essa técnica permite não apenas o  reaproveitamento de resíduos sólidos, como também melhora o desempenho mecânico do pavimento, aumentando sua resistência às deformações e ao  envelhecimento precoce.  

Ressalta, ainda, que o uso de asfalto-borracha pode reduzir os custos com  manutenção a longo prazo e contribui para a redução da poluição ambiental causada  pelo descarte inadequado de pneus. Dessa forma, a aplicação dessa tecnologia em  rodovias representa uma alternativa viável tanto do ponto de vista técnico quanto  ambiental, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade no setor da construção civil.  

Ao reforçar o exposto anteriormente, cita-se o terceiro artigo selecionado na  tabela 1, de Silva et al. (2021), ao destacar que os pneus, amplamente utilizados na  vida moderna, tornaram-se um dos resíduos mais preocupantes do ponto de vista  ambiental, devido à sua difícil decomposição, podendo permanecer em aterros por  mais de 500 anos. Afirma-se que para enfrentar esse desafio, a engenharia tem  buscado soluções sustentáveis, entre elas a reciclagem de pneus inservíveis. Uma  das alternativas mais promissoras é sua utilização na pavimentação de estradas,  especialmente por meio da substituição parcial de agregados por borracha moída na  composição de concretos ou na produção de asfalto-borracha.  

Essa prática tem demonstrado ser tecnicamente viável, econômica e  ambientalmente benéfica, resultando em um material durável, capaz de absorver  melhor os impactos, e contribuindo significativamente para a redução de resíduos  sólidos. No contexto da construção civil, o concreto, formado por cimento, agregados  e água, pode ser otimizado com a incorporação de borracha proveniente de pneus,  proporcionando um desempenho satisfatório tanto nas etapas de manuseio quanto na  resistência final do pavimento. (SILVA et al., 2021) 

Para Vital et al. (2021), a aplicação de asfalto-borracha em rodovias é uma  alternativa promissora que alia benefícios ambientais e estruturais, contribuindo para  o aumento da vida útil do pavimento e a redução da necessidade de manutenção. O  estudo ressalta que a borracha proveniente de pneus inservíveis, ao ser incorporada  ao ligante asfáltico, melhora a flexibilidade do pavimento, reduz sua suscetibilidade  térmica e aumenta a resistência ao envelhecimento. Além disso, a aplicação do  asfalto-borracha na restauração da rodovia RJ-122 demonstrou vantagens técnicas e  ambientais relevantes, utilizando cerca de 54 mil toneladas de resíduos de borracha  de 200 mil pneus, reforçando a viabilidade dessa tecnologia como solução sustentável  para a infraestrutura viária.  

Com base no artigo de Nunes et al. (2022), publicado na Revista ALCONPAT,  é possível aprofundar a discussão sobre essa utilização de pneus inservíveis na  pavimentação asfáltica.O estudo investigou a incorporação de diferentes teores de borracha moída de pneus inservíveis (10%, 15% e 20%) ao ligante asfáltico  convencional, utilizando agregados de origem granítica.  

As misturas foram avaliadas por meio de ensaios laboratoriais, incluindo os  métodos de compactação Marshall e SUPERPAVE, para analisar o desempenho físico  e mecânico das misturas asfálticas resultantes. Os resultados indicaram que a adição  de 10% de borracha, especialmente quando compactada pelo método SUPERPAVE,  proporcionou melhorias significativas no desempenho mecânico das misturas,  evidenciando maior resistência e durabilidade. Esses achados reforçam a viabilidade  técnica e ambiental do uso de pneus reciclados na pavimentação, contribuindo para a  sustentabilidade e eficiência das infraestruturas rodoviárias. (NUNES et al., 2022)  

Nesse sentido, o artigo de Mendes et al. (2022) também reforça a relevância da  tecnologia do asfalto-borracha como uma alternativa viável e sustentável frente ao  crescente acúmulo de pneus inservíveis e à demanda por melhorias na infraestrutura  rodoviária. Destacam que, além de contribuir significativamente para a redução de  impactos ambientais, a utilização da borracha de pneus moídos na composição de  ligantes asfálticos proporciona vantagens técnicas relevantes, como maior  flexibilidade, resistência a variações térmicas e aumento da vida útil do pavimento. A  técnica, originada na década de 1960 nos Estados Unidos, vem sendo aprimorada e  aplicada com êxito em diversos países, inclusive no Brasil, onde já existem  experiências positivas em trechos rodoviários. A incorporação desse material na  pavimentação demonstra que é possível aliar desempenho estrutural, economia de  recursos e responsabilidade ambiental, reforçando o papel da engenharia civil na  promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor de transportes.  

Para Valente (2022), a reutilização de resíduos sólidos, como os pneus  inservíveis, na composição do asfalto-borracha representa não apenas uma  alternativa ambientalmente correta, mas também uma estratégia economicamente  vantajosa. Ao empregar esses materiais na pavimentação, evita-se o custo elevado  relacionado ao descarte e à destinação final adequada desses resíduos, que  demandariam infraestrutura específica, transporte e monitoramento ambiental. Além  disso, a redução da necessidade de novas matérias-primas diminui os gastos com  extração e processamento de recursos naturais. Essa prática contribui ainda para a  economia pública, uma vez que pavimentos com asfalto-borracha apresentam maior  durabilidade e exigem menos intervenções de manutenção, gerando economia nos  cofres públicos e otimizando os investimentos em infraestrutura viária.  

Também, segundo Oliveira e Farias (2023), a reutilização de pneus descartados  na produção de asfalto-borracha representa uma solução sustentável para o problema do descarte inadequado desses resíduos. Ao incorporar a borracha de pneus moídos  ao ligante asfáltico, obtém-se um composto com maior flexibilidade, o que torna a  mistura mais resistente ao envelhecimento e ao aparecimento de deformações.  

Essa prática não apenas melhora as propriedades mecânicas do pavimento,  como contribui para a redução de impactos ambientais associados ao acúmulo de  pneus inservíveis. A aplicação do asfalto-borracha pode resultar em maior  durabilidade, trafegabilidade e segurança das vias, além de diminuir os custos de  manutenção a longo prazo. Portanto, a utilização de pneus descartados no  asfalto borracha apresenta-se como uma alternativa viável e sustentável para a  pavimentação rodoviária. (OLIVEIRA; FARIAS, 2023)  

Corroboram Cunha et al. (2024), em seus estudos ao destacarem que a  reutilização de pneus inservíveis na pavimentação asfáltica é uma alternativa eficaz  para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado desses resíduos. O  asfalto-borracha, obtido pela incorporação de pó de borracha ao ligante asfáltico,  permite o aproveitamento em larga escala desses materiais, além de melhorar as  propriedades técnicas da mistura em comparação ao asfalto convencional.  

Entre os benefícios do asfalto-borracha, tem-se a maior flexibilidade, resistência  ao envelhecimento, elevação do ponto de amolecimento e redução da suscetibilidade  térmica. Sua aplicação é viável em qualquer rodovia e oferece bom custo-benefício,  sendo uma solução sustentável que alia desempenho técnico e responsabilidade ambiental. (CUNHA et al., 2024)  

Os estudos de Abreu (2024), demonstram bem essa temática quando discute  sobre o descarte inadequado de pneus inservíveis nas rodovias brasileiras,  especialmente em decorrência da circulação intensa de veículos pesados, como  caminhões. Ressalta-se que os pneus possuem em sua composição derivados de  petróleo e substâncias químicas que levam centenas de anos para se decompor,  tornando-se uma ameaça ambiental significativa. O acúmulo desses resíduos pode  gerar contaminação do solo e da água, além de servir como criadouro de vetores de  doenças, como a dengue e a febre amarela. Diante desse cenário, o reaproveitamento  desses materiais em soluções como o asfalto-borracha desponta como uma  alternativa sustentável e tecnicamente viável.  

Apresenta-se como uma solução tecnológica que alia desempenho mecânico  superior à sustentabilidade ambiental, com características que torna o asfalto  modificado ideal para regiões com alto tráfego e variações climáticas, oferecendo  maior vida útil e menos necessidade de manutenção, o que, a médio e longo prazo,  representa economia nos custos operacionais. Retrata, ainda a regulamentação ambiental, com destaque para a legislação brasileira que orienta o descarte correto  dos pneus, exigindo a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores  e consumidores. (ABREU, 2024)  

Explora, também, os processos técnico-industriais envolvidos na produção do  asfalto-borracha, como os métodos úmido, seco e terminal blend, cada um com suas  especificidades quanto à incorporação do pó de pneu ao cimento asfáltico. O  detalhamento desses processos demonstra que a aplicação da borracha reciclada é  tecnicamente dominada e adaptável a diferentes realidades de produção e aplicação.  (ABREU, 2024)  

Finalizando as reflexões que envolvem as pesquisas, Lima (2025), com o artigo  “Sustentabilidade e economia circular de pneus inservíveis – microrregião de  Cascavel”, destaca novamente a importância da reutilização dos pneus descartados  como uma estratégia eficiente para minimizar os impactos ambientais causados pelo  descarte inadequado desses materiais. Explora-se, no texto, como a aplicação da  borracha proveniente de pneus inservíveis no asfaltamento de estradas não apenas  contribui para a redução do volume de resíduos sólidos, mas também promove  melhorias nas propriedades físicas do asfalto, como maior durabilidade e resistência  a deformações. Assim, o estudo evidencia a viabilidade técnica e ambiental do  reaproveitamento desses resíduos dentro do conceito de economia circular, que visa  transformar resíduos em novos recursos, garantindo sustentabilidade para o setor de  infraestrutura rodoviária.  

Essa abordagem está diretamente relacionada à temática já abordada durante  todo o levantamento que investiga a utilização da borracha de pneus inservíveis como  adição no asfalto para estradas. Ao aprofundar as discussões sobre as vantagens  ambientais e econômicas do reaproveitamento desses materiais, o artigo de Lima  (2025) reforça a relevância social e ambiental do tema, alinhando-se às propostas de  inovação sustentável que buscam reduzir a poluição e o desperdício. Além disso,  evidencia a importância de iniciativas locais, como as da microrregião de Cascavel,  para a implementação prática dessa tecnologia, o que pode ser um modelo replicável  em outras regiões. Portanto, o estudo complementa as análises, oferecendo respaldo  teórico e exemplos concretos da aplicação da borracha de pneus no setor viário,  destacando seus benefícios econômicos, ambientais e sociais.  

Vale ressaltar, após a análise dos 11 (onze) estudos, que todos os autores  envolvidos reafirmam a vantagem da reutilização do pneu, principalmente no que diz  respeito à sua aplicação na pavimentação asfáltica. Os pesquisadores destacam  benefícios significativos, como o aumento da vida útil do pavimento, a resistência a deformações provocadas por variações térmicas e a absorção de impactos. Além  disso, enfatizam os ganhos ambientais, como a redução do acúmulo de resíduos  sólidos nos aterros e a diminuição da poluição gerada pelo descarte inadequado de  pneus, que representam um grande desafio ambiental nas sociedades  contemporâneas.  

Essas constatações vão ao encontro da proposta central deste artigo, que  defende a utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto,  promovendo soluções sustentáveis para o setor rodoviário. Ao reutilizar esse resíduo,  é possível alinhar o desenvolvimento da infraestrutura de transportes com os  princípios da sustentabilidade e da economia circular, favorecendo tanto a  preservação ambiental quanto a eficiência técnica do produto final. 

4. CONSIDERAÇÃO FINAL  

A partir da análise bibliográfica realizada, foi possível compreender que a  utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto representa uma  alternativa viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Diversos estudos  confirmam que essa prática contribui para o aumento da durabilidade do pavimento,  melhora seu desempenho diante de variações climáticas e reduz custos de  manutenção a longo prazo. Além disso, promove uma solução sustentável para o  destino final de um resíduo que, se descartado de forma inadequada, causa sérios  impactos ambientais.  

Sob a perspectiva da sustentabilidade e da economia circular, o  reaproveitamento dos pneus inservíveis no setor de infraestrutura rodoviária também  se mostra como uma estratégia importante para reduzir a poluição ambiental e o  volume de resíduos sólidos nos aterros. Os dados analisados indicam que essa  técnica, além de eficiente, pode ser implementada em diferentes regiões, desde que  haja incentivo governamental, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e  conscientização por parte das indústrias e da sociedade.  

Assim, conclui-se que a adoção dessa prática é não apenas possível, mas  necessária diante dos desafios ambientais e da busca por soluções mais sustentáveis  na construção civil e na malha viária do país.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

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ANEXOS:  

PNEUS VELHOS PODEM SE TRANSFORMAR EM ASFALTO ECOLÓGICO 

O Brasil descarta anualmente pelo menos 450 mil toneladas de pneus, o equivalente a cerca de 90  milhões de unidades. Quando o descarte é feito de forma errada (em lixões, depósitos, quintais de  casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas), os pneus se tornam grave problema  ambiental.

Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar  criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika e da Chikungunya. Sem falar  que eles são altamente poluentes. Quando queimado, o pneu libera monóxido de carbono e dióxido de  enxofre.  

Fonte: https://autossustentavel.com/2017/11/pneus-velhos-podem-se-transformar-em asfaltoecologico.html

No entanto, uma solução simples, mas eficiente, pode mudar completamente essa realidade:  transformar a borracha dos pneus em asfalto. O reaproveitamento de pneus inservíveis (ou seja,  aqueles que a vida útil chegou ao fim) pode trazer economia e resolver um enorme passivo ambiental.  

Conhecido como asfalto borracha, a tecnologia já existe no Estados Unidos, na Europa e em Portugal  desde 1960, mas por conta de problemas com patentes só começou a ser visto aqui no Brasil em 2001.  

Etapas logísticas relacionadas ao ciclo de vida do pneu desde que é produzido  até o momento em que é descartado corretamente 

Um pneu se torna inservível quando sua lona se rompe ou se torna fisicamente  prejudicada de forma que não pode ser reformado. Todo pneu será, quando se tornar  inservível, um resíduo potencialmente danoso à saúde pública e ao meio ambiente  (SILVA, 2015).  

Estrutura do Pneu

Fonte: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4940

Processo úmido de fabricação do asfalto borracha 

Processo a seco de fabricação do asfalto borracha

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/engenharia/asfalto-com-adicao-de-borracha depneus-inutilizados.htm

Vantagens técnicas do asfalto-borracha

Estudos laboratoriais apontam que o asfalto-borracha possui resistência 28% superior  ao asfalto convencional (SILVA, PEREIRA; PINHEIRO, 2021).  

Diversas outras vantagens técnicas também podem ser observadas

Além das vantagens técnicas, existem vantagens ambientais e sociais como:  economia de recursos naturais, geração de empregos, redução dos riscos de incêndio  e desastres ambientais, redução do ruído e decréscimo no número de acidentes de  trânsito. 

Placas após serem submetidas ao simulador de tráfego (à esquerda asfalto  convencional e a direita, asfalto-borracha)

Fonte: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4940