REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/dt10202506152140
Daniela Batista do Nascimento de Carvalho
Poliana Gonçalves dos Santos
Maria José dos Santos Mariano
Orientador: Áureo do Santos Araújo
RESUMO
Este artigo aborda questões que envolvem a problemática do descarte inadequado de pneus inservíveis e os impactos ambientais decorrentes, além das potencialidades do reaproveitamento desses resíduos como matéria-prima para a melhoria das propriedades do asfalto utilizado em pavimentação rodoviária. O asfalto de borracha é uma tecnologia que incorpora a borracha moída de pneus descartados na composição do asfalto, proporcionando maior durabilidade, resistência a deformações e melhor desempenho frente às variações climáticas, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do volume de resíduos sólidos e a promoção da economia circular. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de borracha proveniente de pneus inservíveis como aditivo no asfalto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória por meio de Revisão Integrativa da Literatura, com a seleção de artigos disponíveis em bases como Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo, no recorte temporal de 2015 a 2025. Os principais resultados evidenciam que, além de melhorar significativamente as características físicas e mecânicas do pavimento, o uso da borracha no asfalto reduz custos com manutenção e contribui para a mitigação dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular dos pneus. A adoção dessa tecnologia demonstra também potencial para fomentar práticas sustentáveis e inovadoras no setor da construção civil, alinhando-se às diretrizes da sustentabilidade e economia circular. Conclui-se que a adoção dessa prática é não apenas possível, mas necessária diante dos desafios ambientais e da busca por soluções mais sustentáveis na construção civil e na malha viária do país.
Palavras-chave: Asfalto. Estradas. Borracha. Pneu. Inservível
ABSTRACT
This article addresses issues involving the problem of improper disposal of unusable tires and the resulting environmental impacts, in addition to the potential for reusing these residues as raw materials to improve the properties of asphalt used in road paving. Rubber asphalt is a technology that incorporates ground rubber from discarded tires into the asphalt composition, providing greater durability, resistance to deformations and better performance in the face of climate variations, while contributing to the reduction of the volume of solid waste and the promotion of the circular economy. Therefore, the general objective of the research is to analyze, through bibliographic research, the technical, economic and environmental feasibility of using rubber from unusable tires as an additive in asphalt. This is a bibliographic, descriptive and exploratory research through Integrative Literature Review, with the selection of articles available in databases such as Google Scholar, CAPES Periodicals and Scielo, in the time frame from 2015 to 2025. The main results show that, in addition to significantly improving the physical and mechanical characteristics of the pavement, the use of rubber in asphalt reduces maintenance costs and contributes to mitigating the environmental impacts caused by the irregular disposal of tires. The adoption of this technology also demonstrates potential to promote sustainable and innovative practices in the construction sector, aligning with sustainability and circular economy guidelines. It is concluded that the adoption of this practice is not only possible, but necessary in view of the environmental challenges and the search for more sustainable solutions in the construction industry and in the country’s road network.
Keywords: Asphalt. Roads. Rubber. Tire. Unusable
1. INTRODUÇÃO
A crescente preocupação com a sustentabilidade e a busca por soluções que minimizem os impactos ambientais tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas na engenharia civil e na infraestrutura viária. Nesse contexto, a utilização de borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto surge como uma alternativa promissora, capaz de promover benefícios técnicos, econômicos e ambientais. (CUNHA et al., 2024)
Para Rodrigues et al. (2021):
O aumento da utilização de veículos no dia-a-dia interfere diretamente na quantidade de pneus inservíveis que são descartados sem finalidade de uso no Brasil. Com isso, surgiram algumas alternativas para reciclagem da borracha, como a utilização no setor de pavimentação, incorporando a mesma ao ligante asfáltico como forma de modificação, aplicado na camada de revestimento em estradas, avenidas, etc. (RODRIGUES et al., 2021, p.1)
Assim, a grande quantidade de resíduos sólidos provenientes do descarte de pneus tem incentivado estudos sobre a reutilização deste material, uma vez que este descarte inadequado gera graves problemas ambientais, como a poluição do solo e a proliferação de vetores de doenças. Assim, explorar a viabilidade do reaproveitamento desse resíduo na manutenção de estradas representa uma contribuição relevante tanto para a preservação ambiental quanto para a melhoria da qualidade das rodovias. (NOGUEIRA et al., 2020)
A substituição de materiais convencionais por alternativas recicladas contribui para a economia de recursos naturais e para a criação de soluções mais sustentáveis no setor de infraestrutura, alinhando-se às diretrizes de economia circular e gestão eficiente de resíduos. Estudos indicam que a adição de borracha de pneus ao asfalto pode melhorar a durabilidade e o desempenho das rodovias, reduzindo custos em longo prazo.
A evolução das técnicas de engenharia e do transporte, ao longo dos anos, contribuiu para que uma grande parte do deslocamento seja realizado em estradas pavimentadas. Define-se pavimento como uma estrutura construída sobre o leito natural de uma via, constituída de uma ou várias camadas, com a capacidade de resistir aos esforços oriundos dos veículos e pelas variações ambientais, distribuí-los de forma atenuada ao subleito, e oferecer condições de conforto e segurança de rolamento. Um dos métodos de pavimentação mais utilizados é o pavimento flexível, também conhecido como pavimento asfáltico. (FAGUNDES, 2020)
Segundo a Petrobrás (2019) o asfalto borracha possui alta elasticidade, alta resistência ao envelhecimento, alta coesividade e excelente relação benefício/custo. Torna-se um material resistente, sua durabilidade é superior se comparado ao asfalto convencional.
A experiência na Rodovia do 40 Horas, em Ananindeua, Pará, evidenciada por Almeida et al. (2018), serve como exemplo prático da viabilidade dessa tecnologia, alinhando-se aos princípios da economia circular e da sustentabilidade ambiental. Essa aplicação prática reforça a importância de soluções inovadoras na engenharia civil que contribuem para a redução do impacto ambiental e promovem a reutilização de materiais descartados. Além disso, demonstra o potencial do asfalto borracha em melhorar a infraestrutura urbana, oferecendo pavimentos mais resistentes e sustentáveis.
Portanto, justifica-se a escolha da temática por considerar a importância de soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos e pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre práticas que promovam a sustentabilidade na engenharia. Além disso, a pesquisa apresenta uma significativa motivação acadêmica ao contribuir para o avanço do conhecimento na área específica da engenharia civil, especialmente no desenvolvimento de tecnologias e materiais mais sustentáveis para a infraestrutura viária. Para a sociedade, a relevância da temática se destaca na possibilidade de oferecer alternativas práticas para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado de pneus, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e a durabilidade das estradas.
Diante do exposto, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa: “Quais são as principais vantagens e desafios técnicos, econômicos e ambientais associados à utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto para manutenção de estradas?”
Entende-se que a utilização desse material pode ser viável, uma vez que reduz os prejuízos ambientais, melhora o desempenho do asfalto e apresenta potencial para diminuir custos associados à manutenção de estradas.
Assim, para alcançar o resultado esperado, a pesquisa tem por objetivo geral analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de borracha proveniente de pneus inservíveis como aditivo no asfalto.
2. METODOLOGIA
Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, que investiga e viabiliza a busca, a avaliação crítica e a síntese das evidências disponíveis sobre determinada temática, através de pesquisa documental.
Conforme Lakatos e Marconi (2021, p.167), quanto à finalidade, “a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis que se apresentam”. Pesquisa fundamental para reunir e comparar informações e, ainda, contribuir para a validação do conteúdo ou averiguar a necessidade de novos estudos experimentais sobre o assunto tratado. (LAKATOS; MARCONI, 2021). Também Gil (2019), esclarece a pesquisa exploratória como aquela que tem por finalidade proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo).
Assim, são seguidas as seis etapas da revisão de forma a proporcionar uma melhor utilização das evidências dos estudos: Escolha do tema e formulação da questão norteadora; Definição de critérios de inclusão; coleta de dados; Análise crítica dos estudos incluídos; Discussão dos resultados; apresentação desta revisão integrativa.
Tem-se a busca em bases de dados como Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo, mediante os descritores: borracha de pneus inservíveis no asfalto; asfalto com borracha de pneu; pneus reciclados em pavimentação.
Considera-se por critérios de inclusão – artigos no recorte temporal de 2015 a 2025, que dialoguem com os objetivos e com tradução para língua portuguesa. Por exclusão: artigos duplicados, textos em idiomas diferentes sem tradução disponível, estudos com metodologia incoerente com a problemática da pesquisa.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após levantamento nas buscas de dados e utilização dos critérios estabelecidos de inclusão e exclusão, foram encontrados 11 (onze) artigos que articulam com a proposta do objetivo geral da pesquisa de analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de borracha proveniente de pneus inservíveis como aditivo no asfalto. Assim se organizam na tabela 1, para a devida análise e discussão.
Tabela 1: Artigos selecionados para compor a Revisão Integrativa da Literatura






A discussão apresentada, a seguir, tem seu embasamento nas leituras dos artigos selecionados e, dessa forma, evidenciam-se temas relevantes que fortalecem o objetivo geral proposto. A importância dos artigos destacados na Tabela 1 é evidente, pois cada um deles contribui significativamente para o entendimento sobre as alternativas para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado de pneus.
Portanto, a seguir, será realizada uma análise detalhada de cada um dos artigos, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto para manutenção de estradas.
No primeiro artigo, da tabela 1, os autores investigam o comportamento estrutural e mecânico de misturas asfálticas modificadas com borracha reciclada de pneus inservíveis. A pesquisa demonstrou que a adição de borracha ao cimento asfáltico de petróleo (CAP) resultou em melhorias significativas no desempenho das misturas, incluindo maior resistência à tração. Os ensaios realizados, como o Método Marshall e a resistência à tração por compressão diametral, evidenciaram que a incorporação de borracha contribui para a durabilidade do pavimento, além de representar uma solução ambientalmente adequada para o reaproveitamento de resíduos de pneus. (NOGUEIRA, 2020)
Adiante, o artigo de Fagundes (2020) também aborda a utilização de pneus inservíveis na produção de asfalto-borracha como uma solução sustentável para a pavimentação de estradas. Destaca que essa técnica permite não apenas o reaproveitamento de resíduos sólidos, como também melhora o desempenho mecânico do pavimento, aumentando sua resistência às deformações e ao envelhecimento precoce.
Ressalta, ainda, que o uso de asfalto-borracha pode reduzir os custos com manutenção a longo prazo e contribui para a redução da poluição ambiental causada pelo descarte inadequado de pneus. Dessa forma, a aplicação dessa tecnologia em rodovias representa uma alternativa viável tanto do ponto de vista técnico quanto ambiental, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade no setor da construção civil.
Ao reforçar o exposto anteriormente, cita-se o terceiro artigo selecionado na tabela 1, de Silva et al. (2021), ao destacar que os pneus, amplamente utilizados na vida moderna, tornaram-se um dos resíduos mais preocupantes do ponto de vista ambiental, devido à sua difícil decomposição, podendo permanecer em aterros por mais de 500 anos. Afirma-se que para enfrentar esse desafio, a engenharia tem buscado soluções sustentáveis, entre elas a reciclagem de pneus inservíveis. Uma das alternativas mais promissoras é sua utilização na pavimentação de estradas, especialmente por meio da substituição parcial de agregados por borracha moída na composição de concretos ou na produção de asfalto-borracha.
Essa prática tem demonstrado ser tecnicamente viável, econômica e ambientalmente benéfica, resultando em um material durável, capaz de absorver melhor os impactos, e contribuindo significativamente para a redução de resíduos sólidos. No contexto da construção civil, o concreto, formado por cimento, agregados e água, pode ser otimizado com a incorporação de borracha proveniente de pneus, proporcionando um desempenho satisfatório tanto nas etapas de manuseio quanto na resistência final do pavimento. (SILVA et al., 2021)
Para Vital et al. (2021), a aplicação de asfalto-borracha em rodovias é uma alternativa promissora que alia benefícios ambientais e estruturais, contribuindo para o aumento da vida útil do pavimento e a redução da necessidade de manutenção. O estudo ressalta que a borracha proveniente de pneus inservíveis, ao ser incorporada ao ligante asfáltico, melhora a flexibilidade do pavimento, reduz sua suscetibilidade térmica e aumenta a resistência ao envelhecimento. Além disso, a aplicação do asfalto-borracha na restauração da rodovia RJ-122 demonstrou vantagens técnicas e ambientais relevantes, utilizando cerca de 54 mil toneladas de resíduos de borracha de 200 mil pneus, reforçando a viabilidade dessa tecnologia como solução sustentável para a infraestrutura viária.
Com base no artigo de Nunes et al. (2022), publicado na Revista ALCONPAT, é possível aprofundar a discussão sobre essa utilização de pneus inservíveis na pavimentação asfáltica.O estudo investigou a incorporação de diferentes teores de borracha moída de pneus inservíveis (10%, 15% e 20%) ao ligante asfáltico convencional, utilizando agregados de origem granítica.
As misturas foram avaliadas por meio de ensaios laboratoriais, incluindo os métodos de compactação Marshall e SUPERPAVE, para analisar o desempenho físico e mecânico das misturas asfálticas resultantes. Os resultados indicaram que a adição de 10% de borracha, especialmente quando compactada pelo método SUPERPAVE, proporcionou melhorias significativas no desempenho mecânico das misturas, evidenciando maior resistência e durabilidade. Esses achados reforçam a viabilidade técnica e ambiental do uso de pneus reciclados na pavimentação, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência das infraestruturas rodoviárias. (NUNES et al., 2022)
Nesse sentido, o artigo de Mendes et al. (2022) também reforça a relevância da tecnologia do asfalto-borracha como uma alternativa viável e sustentável frente ao crescente acúmulo de pneus inservíveis e à demanda por melhorias na infraestrutura rodoviária. Destacam que, além de contribuir significativamente para a redução de impactos ambientais, a utilização da borracha de pneus moídos na composição de ligantes asfálticos proporciona vantagens técnicas relevantes, como maior flexibilidade, resistência a variações térmicas e aumento da vida útil do pavimento. A técnica, originada na década de 1960 nos Estados Unidos, vem sendo aprimorada e aplicada com êxito em diversos países, inclusive no Brasil, onde já existem experiências positivas em trechos rodoviários. A incorporação desse material na pavimentação demonstra que é possível aliar desempenho estrutural, economia de recursos e responsabilidade ambiental, reforçando o papel da engenharia civil na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor de transportes.
Para Valente (2022), a reutilização de resíduos sólidos, como os pneus inservíveis, na composição do asfalto-borracha representa não apenas uma alternativa ambientalmente correta, mas também uma estratégia economicamente vantajosa. Ao empregar esses materiais na pavimentação, evita-se o custo elevado relacionado ao descarte e à destinação final adequada desses resíduos, que demandariam infraestrutura específica, transporte e monitoramento ambiental. Além disso, a redução da necessidade de novas matérias-primas diminui os gastos com extração e processamento de recursos naturais. Essa prática contribui ainda para a economia pública, uma vez que pavimentos com asfalto-borracha apresentam maior durabilidade e exigem menos intervenções de manutenção, gerando economia nos cofres públicos e otimizando os investimentos em infraestrutura viária.
Também, segundo Oliveira e Farias (2023), a reutilização de pneus descartados na produção de asfalto-borracha representa uma solução sustentável para o problema do descarte inadequado desses resíduos. Ao incorporar a borracha de pneus moídos ao ligante asfáltico, obtém-se um composto com maior flexibilidade, o que torna a mistura mais resistente ao envelhecimento e ao aparecimento de deformações.
Essa prática não apenas melhora as propriedades mecânicas do pavimento, como contribui para a redução de impactos ambientais associados ao acúmulo de pneus inservíveis. A aplicação do asfalto-borracha pode resultar em maior durabilidade, trafegabilidade e segurança das vias, além de diminuir os custos de manutenção a longo prazo. Portanto, a utilização de pneus descartados no asfalto borracha apresenta-se como uma alternativa viável e sustentável para a pavimentação rodoviária. (OLIVEIRA; FARIAS, 2023)
Corroboram Cunha et al. (2024), em seus estudos ao destacarem que a reutilização de pneus inservíveis na pavimentação asfáltica é uma alternativa eficaz para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado desses resíduos. O asfalto-borracha, obtido pela incorporação de pó de borracha ao ligante asfáltico, permite o aproveitamento em larga escala desses materiais, além de melhorar as propriedades técnicas da mistura em comparação ao asfalto convencional.
Entre os benefícios do asfalto-borracha, tem-se a maior flexibilidade, resistência ao envelhecimento, elevação do ponto de amolecimento e redução da suscetibilidade térmica. Sua aplicação é viável em qualquer rodovia e oferece bom custo-benefício, sendo uma solução sustentável que alia desempenho técnico e responsabilidade ambiental. (CUNHA et al., 2024)
Os estudos de Abreu (2024), demonstram bem essa temática quando discute sobre o descarte inadequado de pneus inservíveis nas rodovias brasileiras, especialmente em decorrência da circulação intensa de veículos pesados, como caminhões. Ressalta-se que os pneus possuem em sua composição derivados de petróleo e substâncias químicas que levam centenas de anos para se decompor, tornando-se uma ameaça ambiental significativa. O acúmulo desses resíduos pode gerar contaminação do solo e da água, além de servir como criadouro de vetores de doenças, como a dengue e a febre amarela. Diante desse cenário, o reaproveitamento desses materiais em soluções como o asfalto-borracha desponta como uma alternativa sustentável e tecnicamente viável.
Apresenta-se como uma solução tecnológica que alia desempenho mecânico superior à sustentabilidade ambiental, com características que torna o asfalto modificado ideal para regiões com alto tráfego e variações climáticas, oferecendo maior vida útil e menos necessidade de manutenção, o que, a médio e longo prazo, representa economia nos custos operacionais. Retrata, ainda a regulamentação ambiental, com destaque para a legislação brasileira que orienta o descarte correto dos pneus, exigindo a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores e consumidores. (ABREU, 2024)
Explora, também, os processos técnico-industriais envolvidos na produção do asfalto-borracha, como os métodos úmido, seco e terminal blend, cada um com suas especificidades quanto à incorporação do pó de pneu ao cimento asfáltico. O detalhamento desses processos demonstra que a aplicação da borracha reciclada é tecnicamente dominada e adaptável a diferentes realidades de produção e aplicação. (ABREU, 2024)
Finalizando as reflexões que envolvem as pesquisas, Lima (2025), com o artigo “Sustentabilidade e economia circular de pneus inservíveis – microrregião de Cascavel”, destaca novamente a importância da reutilização dos pneus descartados como uma estratégia eficiente para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado desses materiais. Explora-se, no texto, como a aplicação da borracha proveniente de pneus inservíveis no asfaltamento de estradas não apenas contribui para a redução do volume de resíduos sólidos, mas também promove melhorias nas propriedades físicas do asfalto, como maior durabilidade e resistência a deformações. Assim, o estudo evidencia a viabilidade técnica e ambiental do reaproveitamento desses resíduos dentro do conceito de economia circular, que visa transformar resíduos em novos recursos, garantindo sustentabilidade para o setor de infraestrutura rodoviária.
Essa abordagem está diretamente relacionada à temática já abordada durante todo o levantamento que investiga a utilização da borracha de pneus inservíveis como adição no asfalto para estradas. Ao aprofundar as discussões sobre as vantagens ambientais e econômicas do reaproveitamento desses materiais, o artigo de Lima (2025) reforça a relevância social e ambiental do tema, alinhando-se às propostas de inovação sustentável que buscam reduzir a poluição e o desperdício. Além disso, evidencia a importância de iniciativas locais, como as da microrregião de Cascavel, para a implementação prática dessa tecnologia, o que pode ser um modelo replicável em outras regiões. Portanto, o estudo complementa as análises, oferecendo respaldo teórico e exemplos concretos da aplicação da borracha de pneus no setor viário, destacando seus benefícios econômicos, ambientais e sociais.
Vale ressaltar, após a análise dos 11 (onze) estudos, que todos os autores envolvidos reafirmam a vantagem da reutilização do pneu, principalmente no que diz respeito à sua aplicação na pavimentação asfáltica. Os pesquisadores destacam benefícios significativos, como o aumento da vida útil do pavimento, a resistência a deformações provocadas por variações térmicas e a absorção de impactos. Além disso, enfatizam os ganhos ambientais, como a redução do acúmulo de resíduos sólidos nos aterros e a diminuição da poluição gerada pelo descarte inadequado de pneus, que representam um grande desafio ambiental nas sociedades contemporâneas.
Essas constatações vão ao encontro da proposta central deste artigo, que defende a utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto, promovendo soluções sustentáveis para o setor rodoviário. Ao reutilizar esse resíduo, é possível alinhar o desenvolvimento da infraestrutura de transportes com os princípios da sustentabilidade e da economia circular, favorecendo tanto a preservação ambiental quanto a eficiência técnica do produto final.
4. CONSIDERAÇÃO FINAL
A partir da análise bibliográfica realizada, foi possível compreender que a utilização da borracha de pneus inservíveis como aditivo no asfalto representa uma alternativa viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Diversos estudos confirmam que essa prática contribui para o aumento da durabilidade do pavimento, melhora seu desempenho diante de variações climáticas e reduz custos de manutenção a longo prazo. Além disso, promove uma solução sustentável para o destino final de um resíduo que, se descartado de forma inadequada, causa sérios impactos ambientais.
Sob a perspectiva da sustentabilidade e da economia circular, o reaproveitamento dos pneus inservíveis no setor de infraestrutura rodoviária também se mostra como uma estratégia importante para reduzir a poluição ambiental e o volume de resíduos sólidos nos aterros. Os dados analisados indicam que essa técnica, além de eficiente, pode ser implementada em diferentes regiões, desde que haja incentivo governamental, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e conscientização por parte das indústrias e da sociedade.
Assim, conclui-se que a adoção dessa prática é não apenas possível, mas necessária diante dos desafios ambientais e da busca por soluções mais sustentáveis na construção civil e na malha viária do país.
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ANEXOS:
PNEUS VELHOS PODEM SE TRANSFORMAR EM ASFALTO ECOLÓGICO

O Brasil descarta anualmente pelo menos 450 mil toneladas de pneus, o equivalente a cerca de 90 milhões de unidades. Quando o descarte é feito de forma errada (em lixões, depósitos, quintais de casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas), os pneus se tornam grave problema ambiental.

Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika e da Chikungunya. Sem falar que eles são altamente poluentes. Quando queimado, o pneu libera monóxido de carbono e dióxido de enxofre.

No entanto, uma solução simples, mas eficiente, pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. O reaproveitamento de pneus inservíveis (ou seja, aqueles que a vida útil chegou ao fim) pode trazer economia e resolver um enorme passivo ambiental.
Conhecido como asfalto borracha, a tecnologia já existe no Estados Unidos, na Europa e em Portugal desde 1960, mas por conta de problemas com patentes só começou a ser visto aqui no Brasil em 2001.
Etapas logísticas relacionadas ao ciclo de vida do pneu desde que é produzido até o momento em que é descartado corretamente

Um pneu se torna inservível quando sua lona se rompe ou se torna fisicamente prejudicada de forma que não pode ser reformado. Todo pneu será, quando se tornar inservível, um resíduo potencialmente danoso à saúde pública e ao meio ambiente (SILVA, 2015).
Estrutura do Pneu

Processo úmido de fabricação do asfalto borracha

Processo a seco de fabricação do asfalto borracha

Vantagens técnicas do asfalto-borracha
Estudos laboratoriais apontam que o asfalto-borracha possui resistência 28% superior ao asfalto convencional (SILVA, PEREIRA; PINHEIRO, 2021).
Diversas outras vantagens técnicas também podem ser observadas

Além das vantagens técnicas, existem vantagens ambientais e sociais como: economia de recursos naturais, geração de empregos, redução dos riscos de incêndio e desastres ambientais, redução do ruído e decréscimo no número de acidentes de trânsito.
Placas após serem submetidas ao simulador de tráfego (à esquerda asfalto convencional e a direita, asfalto-borracha)
