A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO É RESPONSÁVEL POR DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA PRÉ-ESCOLAR?

A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO É RESPONSÁVEL POR DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA PRÉ-ESCOLAR?

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8343434


Gabriela Ricardi¹
Gabriele da Silva Almeida¹
Mariana Rockenbach Barbosa¹
Talita Maia Rêgo²


RESUMO

Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracteriza-se por obstrução intermitente, completa ou parcial das vias aéreas superiores (VAS), que interfere não só no mecanismo ventilatório, como no ciclo fisiológico do sono. Objetivo: Discutir sobre as implicações clínicas atreladas à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e a sua relação com os distúrbios comportamentais em crianças na faixa etária pré-escolar. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo observacional e de caráter retrospectivo em revisão de literatura, através das seguintes bases de dados: PubMed (National Library of Medicine and National Institute of Health), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), Medline (Health Information from the National Library of Medicine) e Scopus (SciVerse Scopus), assim como na literatura cinzenta, através das seguintes bases de dados: National Technical Information Service (NTIS), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Library Genesis. Resultados e Conclusões: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono possui relação direta com o desencadeamento de distúrbios comportamentais em crianças da faixa etária préescolar, através de distúrbios na concentração, hiperatividade e/ou agressividade, o que acarreta diretamente em déficit de aprendizado e dificuldades de interação social dos mesmos.

Palavras chave: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Hiperatividade. Falta de concentração. Agressividade.

ABSTRACT

Introduction: Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) is characterized by intermittent, complete or partial obstruction of the upper airways (UAS), which interferes not only with the ventilatory mechanism, but also with the physiological sleep cycle. Objective: To discuss the clinical implications linked to the Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) and its relationship with behavioral disorders in children in the preschool age group. Materials and methods: This is a quantitative, observational and retrospective study in a literature review, using the following databases: PubMed (National Library of Medicine and National Institute of Health), Scielo (Scientific Electronic Library Online), Virtual Library in Health (BVS), LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), Medline (Health Information from the National Library of Medicine) and Scopus (SciVerse Scopus), as well as in the gray literature, through the following databases data: National Technical Information Service (NTIS), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Library Genesis. Results and Conclusions: The Obstructive Sleep Apnea Syndrome is directly related to the triggering of behavioral disorders in children of the preschool age group, through concentration disorders, hyperactivity and/or aggressiveness, which directly leads to learning deficits and social interaction difficulties. of the same.

Keywords: Obstructive Sleep Apnea Syndrome. Hyperactivity. Lack of concentration.

Aggressiveness.

1.    INTRODUÇÃO

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracteriza-se por obstrução intermitente, completa ou parcial das vias aéreas superiores (VAS),(1,2) que interfere não só no mecanismo ventilatório, como no ciclo fisiológico do sono. Atualmente observa-se maior notoriedade nos casos diagnosticados durante a infância, em contra partida, percebe-se escassez de estudos que abordam a síndrome em pacientes pediátricos. Estima-se que sua prevalência gira em torno de 0,7 a 3% nas crianças, com maior incidência na fase pré-escolar, entre dois a cinco anos de idade4. Nas crianças, os principais fatores de risco são o aumento de tamanho das amigdalas e adenoides e as anormalidades em estruturas ósseas maxilares5.

O constante desenvolvimento, afim de encontrar técnicas diagnósticas eficazes, promoveu uma classificação específica para diagnóstico da síndrome em crianças. Considera-se a doença de acordo com os episódios de apneia por hora de sono, considerando SAOS leve entre 1 a 5, moderada entre 5 a 10 e grave se variações maiores que 10 episódios. Em contrapartida, há discordância entre as diferentes diretrizes acerca da eficácia do método, uma vez que a classificação não considera outros aspectos clínicos, como as manifestações diurnas7

Diversas pesquisas vêm sendo empregadas, afim de ampliar o quadro clínico e facilitar o diagnóstico da doença. Em Oxford foi empregado estudo observacional em crianças de 4 a 7 anos, afim de determinar a associação de distúrbios do sono e queixas de roncos8. Incidentalmente, a prevalência de sintomas comportamentais (hiperatividade, agressividade e falta de atenção) em crianças diagnosticadas com SAOS foi igual ou superior à presença de roncos, sinais referidos em primeira instancia. Fortalecendo isso, estudos norte-americanos foram realizados em infantes com baixo rendimento escolar à nível primário, observando síndrome da apneia do sono em cerca de 18% da amostra(9,10).

De acordo com o DSM-V11 (2013), características do distúrbio do comportamento são considerados “comportamentos externalizantes”, o que confere prejuízos à criança, ao ciclo de convívio e necessidade de intervenção imediata12. Logo, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da identificação de distúrbios comportamentais em crianças portadoras de síndrome da apneia obstrutiva do sono, uma vez que essa variável, se identificada precocemente, promove qualidade de vida aos pequenos por meio da abordagem precoce e eficaz, reduzindo a morbidade. 

2.    MATERIAIS E MÉTODOS

Este é um estudo quantitativo, do tipo observacional e de caráter retrospectivo em revisão integrativa de literatura. Para realizar a busca bibliográfica, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, Medline e Scopus, assim como na literatura cinzenta: National Technical Information Service (NTIS), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Library Genesis. Foram selecionados os artigos que apresentavam seu conteúdo na íntegra, publicados de 31 de agosto de 2012 a 01 de março de 2023, escritos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com pacientes entre os 2 aos 5 anos de idade, diagnosticados com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, e que expunham a correlação entre a condição e os achados de hiperatividade, agressividade ou falta de concentração.  Os descritores utilizados para a busca foram: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Hiperatividade; Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Falta de Concentração; Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Agressividade.

Afim de descrever os componentes relacionados ao problema e compor a pergunta da pesquisa: “a síndrome da apneia obstrutiva do sono é responsável por distúrbios do comportamento em crianças na faixa etária pré-escolar?”, usou-se da estratégia PICO. O “P” representa os pacientes e foi composto por crianças com SAOS que apresentavam hiperatividade, agressividade ou dificuldade na concentração. O “I”, que corresponde à incidência dos distúrbios do comportamento nos portadores da síndrome. A letra “C”, que equivale ao controle/comparação, foi representada pelas complicações. E, por fim, a letra “O” equiparou-se ao desfecho, exemplificada através da relação estabelecida entre a doença e as alterações no comportamento.

Foi excluído do trabalho qualquer artigo que apresentou pacientes com síndrome da apneia obstrutiva do sono associada a outras condições médicas, onde o paciente já foi tratado para a condição, procedimentos de urgência e emergência, nos quais o paciente apresente alguma limitação física ou mental, trabalhos que não foram concluídos e artigos duplicados em mais de uma base de dados. 

Três pesquisadores independentes, realizaram pesquisas autônomas para posterior cruzamento da pesquisa e eleição dos artigos a serem revisados. Esta metodologia envolveu procura, identificação e análise dos artigos encontrados.

Primeiramente, foi executada a leitura do título dos trabalhos, com posterior análise dos artigos através da leitura de seu resumo, uma vez que apesar dos descritores empregados, muitos materiais não condiziam com o tema levantado e apenas abordavam o distúrbio ou sua associação com outras patologias orgânicas, alguns abordavam a correlação da síndrome com os distúrbios comportamentais, mas a amostra empregada encontrava-se na faixa etária dos 18 aos 30 anos de idade. Posteriormente, os artigos selecionados foram submetidos à avaliação por meio da Ficha de Elegibilidade (anexo A).

As buscas ocorreram no período de dia 31 de agosto de 2022 a 01 de março de 2023, com os seguintes achados:

➢ SCIELO- Scientific Electronic Library Online

Database: SCIELO

Descritores: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Hiperatividade, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Falta de concentração, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Agressividade.

Total de referências: 176 estudos.

Estudos publicados em português, inglês e espanhol: 131 estudos.

Estudos realizados em humanos: 64 estudos.

Estudos realizados em pacientes dos 2 aos 5 anos de idade: 0 estudos.

Estudos que abordaram a síndrome da apneia obstrutiva do sono, agressividade, hiperatividade e/ou dificuldade de concentração: 0

Pubmed

Database: Pubmed

Descritores: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Hiperatividade, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Falta de concentração, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Agressividade.

Total de referências: 36 estudos.

Estudos publicados em português, inglês e espanhol: 36 estudos.

Estudos realizados em humanos: 22 estudos.

Estudos realizados em pacientes dos 2 aos 5 anos de idade: 3 estudos.

Estudos que abordaram a síndrome da apneia obstrutiva do sono, agressividade, hiperatividade e/ou dificuldade de concentração: 3

Realizada leitura de título dos 3 artigos selecionados: definido 0 artigos elegíveis para estudo.

➢ BVS- Biblioteca Virtual em Saúde

Database: LILACS

Descritores: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Hiperatividade, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Falta de concentração, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Agressividade.

Total de referências: 855 estudos.

Estudos publicados em português, inglês e espanhol: 855 estudos.

Estudos realizados em humanos: 359 estudos.

Estudos realizados em pacientes dos 2 aos 5 anos de idade: 25 estudos.

Estudos que abordaram a síndrome da apneia obstrutiva do sono, agressividade, hiperatividade e/ou dificuldade de concentração: 6

Realizada leitura de título dos 10 artigos selecionados: definido 0 artigos elegíveis para estudo. Database: Medline

Descritores: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Hiperatividade, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Falta de concentração, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono; Agressividade.

Total de referências: 25.831 estudos.

Estudos publicados em português, inglês e espanhol: 20.847 estudos.

Estudos realizados em humanos: 15.431 estudos.

Estudos realizados em pacientes dos 2 aos 5 anos de idade: 807 estudos.

Estudos que abordaram a síndrome da apneia obstrutiva do sono, agressividade, hiperatividade e/ou dificuldade de concentração: 296

Realizada leitura de título dos 91 artigos selecionados: definido 6 artigos elegíveis para estudo.

Devido à escassez de artigos sobre o assunto, foi realizada uma nova estratégia de busca, com inclusão dos resultados obtidos através de pesquisas na literatura cinzenta das seguintes bases de dados: National Technical Information Service (NTIS), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Library Genesis e Internet archive, assim como as referências de referências. Além disso, foi estendido o intervalo de busca, que anteriormente era de 2012 até 2023, para a literatura disponível até o ano de 2023.  

 Dos 101 artigos encontrados através das bases de dados LILACS e Medline no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 87 foram excluídos pois não apresentavam informações sobre a associação entre síndrome da apneia obstrutiva do sono e distúrbios comportamentais na amostra submetida à pesquisa. Entre os 14 artigos restantes, 8 foram descartados pois tratavam-se de pacientes que possuíam outras condições médicas além da SAOS. Desse modo, com base nos critérios de inclusão e

exclusão e seguindo a ficha de elegibilidade, foram selecionados seis artigos que se encontravam dentro dos critérios estipulados pelo estudo.  

FLUXOGRAMA 1- Fluxograma Seleção De Artigos Para Estudo

FONTE: Autor próprio, 2023

Afim de extrair e registrar os elementos presentes nos 6 artigos selecionados, foi elaborada uma Ficha Clínica Específica (Anexo B). Assim sendo, executou-se a leitura dos trabalhos, aplicou-se a ficha e foram separados os dados acerca da síndrome da apneia obstrutiva do sono na faixa etária pré-escolar. 

3.    RESULTADOS E DISCUSSÕES

O referencial teórico deste estudo foi baseado em artigos publicados em periódicos internacionais, que discorrem sobre os temas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) na faixa etária pediátrica e a relação desta com o desenvolvimento de outras patologias, déficits cognitivos, sociais e escolares. Segue abaixo (QUADRO 1) os principais resultados encontrados nos estudos selecionados:

Quadro 1: Descrição dos artigos científicos selecionados para esta pesquisa sobre a relação da SAOS com distúrbios comportamentais em pré-escolares.

Ano de publicação Periódico Autores Título  Tipo de estudo Principais resultados
2015Polish Journal of OtolaryngologyWojciech Kukwa, Andrzej Kukwa, Adam Gałązka, Tomasz Grochowski,
Antoni Krzeski , Zuzanna Gronkiewicz,Anna M. Czarnecka
O ronco, mas não o IMC, influencia o comportamento agressivo e os problemas de concentraçãoObservacional – transversalO estudo confirmou uma alta prevalência de ronco na população pediátrica. Descobriram que, entre os alunos da primeira série, a intensidade do ronco estava altamente associada a prejuízos comportamentais (especificamente comportamento agressivo e problemas de concentração) tanto em crianças com peso normal quanto em crianças com sobrepeso. O próprio IMC, no entanto, não teve um efeito independente em nenhum dos distúrbios de comportamento estudados. Mais estudos são necessários para avaliar prejuízos comportamentais
específicos com medidas mais formais dos distúrbios respiratórios do sono entre crianças com sobrepeso que roncam e não roncam
2017
Medicine
Jiali Wu, Meizhen Gu, Shumei Chen, Wei Chen, Kun Ni, Hongming Xu, Xiaoyan Li.
Fatores relacionados à síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono pediátrica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em diferentes faixas etárias
Observacional – transversal
Os resultados mostraram que os fatores de risco variaram entre as faixas etárias. Em crianças com Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono ( SAHOS) com TDAH concomitante, o distúrbio do sono é mais grave, o número de eventos respiratórios noturnos é maior, a menor SaO2 é menor, a hipóxia é mais grave e a qualidade de vida é pior em comparação com crianças com SAHOS isolada. Assim, a SAHOS deve ser tratada o mais precocemente possível para reduzir a incidência de TDAH.
2014
Atten Defic Hyperact Disord
Allan Hvolby
Associações de distúrbios do sono com TDAH: implicações para o tratamento
Revisão
O TDAH é comumente associado específicos com medidas mais formais dos distúrbios respiratórios do sono entre crianças com sobrepeso que roncam e não roncam
2017MedicineJiali Wu, Meizhen Gu, Shumei Chen, Wei Chen, Kun Ni, Hongming Xu, Xiaoyan Li.Fatores relacionados à síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono pediátrica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em diferentes faixas etáriasObservacional – transversalOs resultados mostraram que os fatores de risco variaram entre as faixas etárias. Em crianças com Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono ( SAHOS) com TDAH concomitante, o distúrbio do sono é mais grave, o número de eventos respiratórios noturnos é maior, a menor SaO2 é menor, a hipóxia é mais grave e a qualidade de vida é pior em comparação com crianças com SAHOS isolada. Assim, a SAHOS deve ser tratada o mais precocemente possível para reduzir a incidência de TDAH.
2014Atten Defic Hyperact DisordAllan HvolbyAssociações de distúrbios do sono com TDAH: implicações para o tratamentoRevisãoO TDAH é comumente associado a distúrbios específicos do sono e a distúrbios do sono avaliados objetiva ou subjetivamente.A relação entre TDAH e problemas de sono é complexa e bidirecional, sendo modulada por interações com medicamentos para TDAH e por comorbidades psiquiátricas e medicamentos associados. O gerenciamento eficaz dos problemas do sono associados ao TDAH e seu tratamento podem não apenas aliviar os sintomas relacionados ao sono, mas também melhorar a qualidade de vida dos pais ou cuidadores de crianças com comportamento perturbador na hora de dormir ou insônia.No curto prazo, uma nova compreensão de como o sono interage com TDAH e como isso afeta as opções de tratamento provavelmente virá de estudos clínicos.
2014International Journal of Pediatric OtorhinolaryngologyChang Ho Lee, Young Ju Kim, Sun Bin Lee, Chan Kee Yoo, Hyoung-Mi KimTriagem psicológica para crianças com ronco habitualAnálise de um ensaio clinicoOs achados sugerem que a presença de ronco habitual em crianças pequenas está associada a um amplo espectro de problemas comportamentais e o nível de sofrimento psicológico pode ser avaliado no momento do diagnóstico.
2017Journal Clinical Sleep MedicineSean Deering, Lin Liu,Tania Zamora, Joanne Hamilton e Carl Stepnowsky.A adesão ao CPAP está associada a melhorias atencionais em um grupo de pacientes principalmente do sexo masculino com AOS moderada a graveAnálise de um ensaio clinicoOs resultados deste estudo mostraram que níveis mais altos de adesão ao CPAP foram associados a melhorias significativas na vigilância. Como o Psychomotor Vigilance Task (PVT) é uma medida baseada no desempenho que não é influenciada pelo aprendizado prévio e não é subjetivo, pode ser um complemento importante para as avaliações autorreferidas pelo paciente.
2012Am J Respir Crit Care Med.Carole L. Marcus, Jerilynn Radcliffe, Sofia Konstantinopoulou, Suzanne E. Beck, Mary Anne Cornaglia,Joel Traylor,Natalie DiFeo, Laurie R. Karamessinis, Paul R. Gallagher, e Lisa J. MeltzerEfeitos da Terapia de Pressão Positiva nas Vias Aéreas nos Resultados Neurocomportamentais em Crianças com Apneia Obstrutiva do SonoEnsaio clínico comparativoOs resultados indicam que, apesar do uso de adesão abaixo do ideal, houve melhora significativa na função neurocomportamental em crianças após 3 meses de terapia de pressão positiva nas vias aéreas, mesmo em crianças com atraso no desenvolvimento. As implicações para uma melhor função familiar, social e escolar são substanciais.
Fonte: Autor próprio, 2023.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um transtorno do sono, crônico, em que ocorre apneia ou hipopneia, seguidos de despertares noturnos. Essa condição pode ocorrer em qualquer fase da vida, com uma prevalência de 2 a 4% em crianças e está relacionada a complicações no desenvolvimento neuropsicomotor e agravamento do mesmo sem um tratamento adequado13.

Nesse sentido, o estudo dos efeitos da SAOS nos pacientes pediátricos se torna necessário para uma avaliação precoce das complicações que os afetam. Assim, os distúrbios do comportamento apresentam-se como o principal ponto nesse estudo, uma vez que, a disfunção endotelial, a fragmentação do sono e a hipóxia podem afetar a função cognitiva e emocional14.

De acordo com as pesquisas, a SAOS apresentou disfunção cognitiva de diversas formas, sendo elas principalmente na memória e atenção, ocasionando sintomas como irritabilidade, hiperatividade e falta de concentração. Tais condições clínicas se projetam e causam déficits no aprendizado, má relação social e são grandes fatores para o desenvolvimento de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo realizado por MARCUS15 (2012) em que se avaliou sonolência, problemas no comportamento, TDAH e qualidade de vida, demonstra que boa parte dos pacientes apresentou escores neurocomportamentais fora da faixa considerada normal (FIGURA 1), especialmente na SAOS grave, resultando em atrasos

significativos no desenvolvimento em pacientes pediátricos. 15,16

FIGURA 1– FREQUÊNCIA DE CRIANÇAS CAINDO NA FAIXA CLINICAMENTE ANORMAL

NAS MEDIDAS NEUROCOMPORTAMENTAIS NA LINHA DE BASE E APÓS A TERAPIA DE PAP

FONTE: MARCUS15 (2012)

Com isso, associado aos efeitos da SAOS, como a sonolência diurna, disfunção de neurotransmissores, terrores noturnos, restrição e má higiene do sono, nessa faixa etária que já possui maior sensibilidade à hipoxia, causam maior dificuldade no aprendizado, bem como qualidade de vida restrita tanto para os pacientes, como para sua família. 14,15

Lee14 (2014); realizou uma pesquisa com 235 crianças entre 4 e 9 anos, com a aplicação de um questionário de distúrbio respiratório ao sono (SRBD), onde concluiuse que aqueles pacientes com maiores escores apresentaram sofrimento psíquico e prejuízo social significativo, sugerindo ainda que a presença do ronco está associada à problemas comportamentais. 

Além disso, diversos outros questionários e estudos se mostraram eficientes na classificação desses distúrbios, sendo eles: Tarefa de Vigilância Psicomotora (PVT),  Questionário de Força e Dificuldades (SDQ), o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED), Escala de Sonolência de Epworth modificada para crianças, Child Behavior Checklist (CBCL), Conners Abbreviated Symptom Questionnaire, Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida (PedsQL). 15,16

Assim, os mesmos foram capazes de avaliar problemas de atenção sustentada e tempo de reação, distúrbios comportamentais e emocionais, sintoma de depressão ou afeto relacionado, transtornos emocionais relacionados à ansiedade, sonolência, competências de comportamento, avaliação de TDAH e qualidade de vida, respectivamente. 16,17.

Revisões sistemáticas comandadas por Willian Osler caracterizaram a SAOS na faixa etária pediátrica através de sinais diurnos, tais como: distúrbios do comportamento (agressividade, hiperatividade, falta de atenção), problemas no aprendizado e sonolência diurna. Essas queixas são fortemente atreladas à prejuízos no desempenho neurocognitivo. Com o advento da Polissonografia, Guilleminault realizou o primeiro estudo de SAOS na faixa etária pediátrica, onde pode-se observar as principais manifestações noturnas, como: roncos, paradas respiratórias observadas, desconforto respiratório, cianose e sudorese(3,6).

Em vista disso, a possibilidade da aplicação de questionários específicos, avaliando os sintomas noturnos e diurnos, bem como os déficits apresentados e as alterações comportamentais, facilitariam o diagnóstico e manejo desses, excluindo as causas e fatores que levariam a esses distúrbios. 

Assim, com base nesses artigos e fichas, realizou-se a confecção do Questionário Avaliativo Sobre Distúrbios do Sono e Comportamentais para Crianças de 2 a 5 anos de Idade (QUADRO 2), para correlacionar os distúrbios comportamentais à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, com o intuito de avaliar se a SAOS que está causando os distúrbios ou se os distúrbios predispõem à apneia. 

O mesmo apresenta perguntas sobre o sono e sua qualidade, alterações comportamentais durante o dia e déficits relacionados ao aprendizado e relacionado com o Escore DSC, em que 03 perguntas afirmativas entende-se como pouco provável de interferência da SAOS no distúrbio comportamental, acima de 8 perguntas (sendo pelo menos 4 delas as cinco primeiras perguntas) muito provável de interferência da SAOS no distúrbio comportamental e acima de 11 perguntas (sendo pelo menos 4 delas as cinco primeiras perguntas) extremamente provável de interferência da SAOS no distúrbio comportamental, sendo necessário intervenção terapêutica multiprofissional. 

Frisa-se a importância da classificação desses pacientes, uma vez que os efeitos como a irritabilidade, agressividade e hiperatividade podem desencadear transtornos psiquiátricos, como o Transtorno de Ansiedade e Transtorno Depressivo. 14,16,17.

Fonte: Autoria própria, 2023

No que diz a respeito sobre o tratamento, os artigos demonstram que ocorre melhora e remissão quase completa dos sintomas associados naqueles pacientes em que a intervenção foi cirúrgica, tanto na amigdalectomia quanto na adenoidectomia, mantendo os mesmos como primeira linha para fase da infância. 17.

Porém, novos estudos trazem a utilização da Terapia com Pressão Positiva nas Vias Aéreas, uma vez que a mesma apresentou resultados significativos relacionados ao déficit de atenção, sonolência e qualidade de vida, além de melhora nos atrasos do desenvolvimento e distúrbios do comportamento. Apesar das conclusões satisfatórias, essa terapia necessita de adesão, possui tempo extenso e indeterminado, e é utilizada durante a noite, dificultando um tratamento correto e eficaz. 18.

Portanto, por se tratar de uma síndrome crônica, que afeta o desenvolvimento psíquico, neurológico, motor e comportamental, principalmente em crianças, e que tem pior prognóstico sem um tratamento adequado, a SAOS se demonstra como uma grande preocupação para a especialidade de pediatria. Contudo, com uma avaliação minuciosa, diagnóstico precoce e tratamento correto, podemos evitar os distúrbios comportamentais nessa população.

4.    CONSIDERAÇÕES FINAIS

A relação da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) em crianças ser uma possível causa em desencadear distúrbios cognitivos, comportamentais e emocionais ficou indefinido. Devido a quantidade de artigos achados ser insuficiente, não é plausível afirmar de fato, a possível correlação. Nos artigos expostos, sugere-se que a SAOS é um transtorno que quanto antes identificado, e tratado, principalmente na criança, é possível diminuir as consequências que esse distúrbio pode causar futuramente, como o sofrimento psíquico, prejuízo social e o desenvolvimento cognitivo. 

Dessa forma, conclui-se que há um desfalque em artigos e estudos aplicados principalmente na comunidade pediátrica sobre essa patologia, no qual, nos poucos apresentados e encontrados, é uma síndrome de importantíssima identificação precoce para evitar futuras consequências. Mais pesquisas e investigações são necessárias para aprofundar o conhecimento sobre essa relação e desenvolver abordagens terapêuticas ainda mais eficazes.

5.    REFERÊNCIAS

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ANEXOS


¹Graduando em Medicina no Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras
(UNINASSAU). gabiisamed@gmail.com

²Docente no Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras (UNINASSAU).