REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th102411251014
Júlia Pedra da Costa[1]
Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira[2]
Resumo
Os estudos de literatura são de suma importância na formação de qualquer estudante brasileiro, fornecendo as bases para o desenvolvimento da competência linguística, possibilitando que os estudantes consigam interpretar, produzir e argumentar de forma coesa e coerente, tanto na oralidade quanto na escrita. Isso é vital para o desenvolvimento acadêmico e profissional do discente, que aprende a utilizar uma comunicação clara e eficiente com pensamento crítico-reflexivo. O curso de graduação de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas tem como missão formar professores de língua portuguesa e literaturas para a educação básica, trazendo consigo a visão da Educação Profissional e Tecnológica. A Biblioteca Professor Anton Dakitsch tem uma conexão importante neste contexto. O problema norteador desta pesquisa foi: como as ações e os recursos oferecidos pela Biblioteca Professor Anton Dakitsch contribuem para a formação docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras, especialmente no âmbito da literatura, no IFFluminense campus Campos Centro,? O objetivo geral da pesquisa foi analisar os documentos institucionais da biblioteca e as ementas específicas de Literatura constantes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, correlacionando tais documentos e suas contribuições para a formação docente no ensino regular e EPT. Nesse prisma, a metodologia de pesquisa foi bibliográfica e documental com análise qualitativa por temas. Os resultados obtidos apontam para a existência de normativas e ações da biblioteca, no que tange à oferta de obras literárias previstas no PPC do curso, que auxiliam na formação do futuro docente da educação básica e EPT.
Palavras-chave: Literatura. Biblioteca. Formação docente. EPT.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos de literatura desempenham um papel fundamental na formação de qualquer estudante brasileiro, ao fornecerem as bases necessárias para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico, favorecendo a interpretação, produção e argumentação coerente, tanto na oralidade quanto na escrita. Essas habilidades são vitais para a formação docente, tanto no ensino regular, quanto na EPT, já que uma comunicação clara e precisa é requisito básico para o desempenho em diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com o Ministério da Educação, no Estado do Rio de Janeiro são ofertados 39 cursos de Licenciatura em Letras por diferentes instituições públicas de ensino (E-MEC, 2023), mas apenas uma delas está localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro (considerando toda a Região Norte, Noroeste Fluminense): a Licenciatura do Instituto Federal Fluminense. No contexto educacional brasileiro, o curso de graduação em Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, ofertado pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) no campus Campos Centro, desempenha um papel de destaque na formação de professores para a educação básica.
A missão do curso é formar docentes habilitados a atuar tanto no ensino regular quanto na educação profissional e tecnológica (EPT), capacitando-os para ensinar língua portuguesa e suas literaturas. Esse objetivo reflete a importância de garantir uma formação docente de qualidade. O curso baseia-se na articulação entre teoria e prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios pedagógicos e educacionais que surgem no ensino contemporâneo. Além disso, esse curso torna-se singular à medida em que escolhe dar ênfase aos estudos literários, divergindo da grande maioria das outras graduações que optaram pela habilitação em uma segunda língua.
Atualmente, o currículo do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro prevê 14 disciplinas específicas na área de literatura (IFFluminense, 2019), o que corresponde a aproximadamente 25% do total das disciplinas obrigatórias. Assim, os estudos literários estão constantemente presentes na formação dos alunos deste curso de graduação, o que exige uma quantidade considerável de leitura de obras e de contato com produções artístico-culturais. Também são leituras fundamentais as obras de perfil acadêmico e científico que compõem a formação nas áreas de língua, literatura e educação.
Nesse sentido, a Biblioteca Professor Anton Dakitsch, localizada no campus Campos Centro do IFFluminense, exerce uma função estratégica e de grande relevância no suporte à formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras. Nesse prisma, a biblioteca aparece como uma importante fonte de acesso à leitura, pesquisa e formação, tendo, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028, elaborado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), a finalidade de “facilitar o acesso e a divulgação dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão” (IFFluminense, 2023, p.230).
Esta pesquisa teve como justificativa o cunho social a importância da biblioteca no suporte ao curso da graduação em Letras do IFFluminense, especificamente, no âmbito literário, para uma formação docente crítica e reflexiva, características essenciais para que os estudantes se tornem cidadãos ativos e conscientes em uma sociedade cada vez mais complexa.
A biblioteca, como centro de difusão de conhecimento e espaço de estudo e pesquisa, oferece não apenas os recursos bibliográficos necessários ao desenvolvimento acadêmico, mas também atua como uma ponte entre os alunos e o acervo literário. Dessa forma, a instituição bibliotecária também se conecta diretamente à missão educacional do curso, criando um ambiente propício à reflexão crítica e ao aprofundamento teórico, indispensável para a formação dos futuros docentes.
Tendo em vista essa importante relação entre o curso de Licenciatura em Letras e a Biblioteca Professor Anton Dakitsch, o problema norteador desta pesquisa foi delineado a partir da seguinte questão: como as ações e os recursos oferecidos pela Biblioteca Professor Anton Dakitsch contribuem para a formação docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras, especialmente no âmbito da literatura, no IFFluminense campus Campos Centro?
Ao buscar responder a essa questão, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os documentos institucionais da biblioteca e as ementas específicas de Literatura constantes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, correlacionando tais documentos e suas contribuições para a formação docente no ensino regular e EPT.
Os objetivos específicos desta pesquisa foram: 1. Mapear os documentos e ações da Biblioteca Professor Anton Dakitsch, no Portal do IFFluminense; 2. Identificar as obras bibliográficas expressas nas ementas que englobam o ensino de literatura, no PPC do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense campus Campos Centro; 3. Correlacionar a ações desenvolvidas pela Biblioteca Professor Anton Dakitsch com o PPC do curso de Licenciatura em Letras 4. Apresentar os resultados da pesquisa e suas respectivas análises.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O IFF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro, se localiza no município de Campos dos Goytacazes – RJ. Esta instituição tem como particularidade a ênfase no ensino profissional e tecnológico e a verticalização do ensino, oferecido desde a educação básica até a pós-graduação em suas instalações. Dentro deste cenário, estão o curso de graduação em licenciatura em Letras – Português e literatura e a Biblioteca Professor Anton Dakitsch.
Ressalta-se, no que tange ao acesso à literatura, que após a desativação da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha em 2014 (Folha1, 2023), os estudantes de todos os níveis, inclusive do ensino superior, têm as bibliotecas escolares e universitárias como uma das únicas alternativas para acessar acervos físicos de maneira gratuita na cidade. Isso tem como consequência, o aumento da importância dessas instituições, sobretudo na garantia do direito à literatura (Candido, 1995). Levando esse contexto em consideração, os alunos da Licenciatura em Letras do IFFluminense dependem dos serviços ofertados pela Biblioteca Professor Anton Dakitsch para construir efetivamente o seu processo de formação docente.
As atribuições da Biblioteca Professor Anton Dakitsch presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028 do IFFluminense e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Letras – Português e Literaturas visa “promover o acesso e o incentivo ao uso e à geração da informação, de modo a contribuir com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.” (IFFluminense, 2019, p.184). Assim, cabe analisar o funcionamento da biblioteca como ferramenta de apoio a um curso de graduação no contexto da EPT.
A consonância entre as atividades desenvolvidas pela biblioteca e os programas de ensino, pesquisa e extensão implementados pelas instituições educacionais é o fator que determina seu real sentido. Essa consonância é alcançada por meio do entendimento das estruturas curriculares, bem como a interação com a comunidade e a integração ao modelo político educacional almejado pela instituição (DUDZIAK, 2001, p. 102).
Desse modo, no campo das suas influências para o ensino, é importante que se compreenda como as bibliotecas se articulam aos cursos, bem como se os recursos disponíveis são levados em consideração no planejamento pedagógico e na escolha das leituras solicitadas pelos professores. No entanto, entende-se que a disponibilização da informação é importante, mas não é o suficiente para que uma biblioteca universitária atinja sua finalidade. No contexto atual, a partir do crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é possível alcançar conteúdos científicos, literários e culturais de diversas formas, fazendo com que professores e alunos não dependam exclusivamente do acervo em bibliotecas físicas para a realização de trabalhos e atividades relacionadas ao curso.
Por meio dos dispositivos móveis, à continuidade do tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível de qualquer lugar. É para essa direção que aponta a evolução dos dispositivos móveis, atestada pelos celulares multifuncionais de última geração, a saber: tornar absolutamente ubíquos e pervasivos o acesso à informação, a comunicação e a aquisição de conhecimento (Santaella, 2010, p. 19).
Dessa forma, a biblioteca precisa ir além da disponibilização do acervo físico para que seja uma organização eficaz no serviço à comunidade acadêmica da atualidade. Oliveira (2007, p.212): “nos padrões de qualidade do MEC, a biblioteca constitui-se em uma unidade de análise no item infra-estrutura e equipamentos dos cursos, o que demonstra sua avaliação somente como instalação e não com uma função acadêmica e pedagógica”. Apesar disso, há esforços para que haja a desconstrução dessa forma limitadora de compreender o papel da biblioteca universitária.
(…) só poderemos mostrar o valor de um serviço de informação, de maneira convincente, se ele puder ser visto como diretamente relacionado aos processos que passam pela mente do usuário, e não se for mostrado como uma exposição para ser admirada mas não utilizável de maneira atinente. (Foskett, 1980, p. 16 apud Sousa, 2009, p.16).
Pensando nesse cenário de mudanças tecnológicas que afetam diretamente ensino, pesquisa e extensão, sobretudo a partir de novos modelos de acesso à informação, à literatura e ao conhecimento científico, Sousa (2009, p. 29) defende que, além da sua importante função de armazenar, catalogar, restaurar e disponibilizar diferentes fontes de conhecimento, permitindo a sua perpetuação ao longo da história, “a biblioteca universitária poderá contribuir com a criação de ambientes interativos de aprendizagem diferentes daqueles encontrados nas salas de aula. Ela pode servir como espaço para palestras, exposições, debates e até como espaço para videoconferências”.
2. 1. A Biblioteca Professor Anton Dakitsch
A Biblioteca Professor Anton Dakitsch surgiu “com a implantação dos cursos técnicos em 1966 e ganhou seu nome atual em 1991, em homenagem ao professor suíço radicado no Brasil, por sua dedicação à escola mestre de carpintaria,” tendo todo o seu acervo de livros doado por sua família à Biblioteca (IFF, 2024 s/p). Desde então, houve um avanço significativo no acesso às informações.
Em 2000, a consulta ao acervo também passou a ser feita via Internet. (…) Em 2015, foi implementada a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA). Trata-se do acesso a trabalhos produzidos a partir de 2002 pelos alunos dos cursos técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação. (…) Em 2017 foi implementado o software SOPHIA o que possibilitou, além da consulta ao acervo já oferecida, a renovação e reserva online de documentos. (…) A página da Biblioteca oferece ainda a facilidade de acessar links importantes para informações e pesquisa acadêmica: Portal do IFF, Acervo da Biblioteca do IFF, Portal de Periódicos CAPES; Bibliotecas Virtuais Temáticas; SciELO (IFF, 2024, s/p).
O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a Sexta-feira das 8h às 21h e para acessar o “serviços da Biblioteca o usuário deve apresentar um documento de identificação com foto válido (carteira de aluno, carteira funcional, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho)” (IFF, Portal, 2024). Os serviços ofertados atualmente pela biblioteca Professor Anton Dakitsch são:
acesso a fontes de informação diversificadas; Acesso ao Portal Capes (130 bases de acesso restrito), com a possibilidade de acesso doméstico via Federação CAFé; Capacitação de usuários (individual ou em grupo); Catalogação na fonte (ficha catalográfica de obras publicadas pelo ou no IFF – trabalhos acadêmicos); Consulta ao acervo; Devolução; Disponibilização de espaço físico para a realização de exposições e eventos culturais; Empréstimo, renovação e devolução; Guarda-volume; Levantamento bibliográfico; Orientação para acesso e o uso dos recursos informacionais disponíveis; Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT; Reserva de obras online; Salas para estudo em grupo e ambiente para estudo individual; e Visitas orientadas (com agendamento prévio) (IFF, 2024, s/p).
O empréstimo de obras é realizado apenas para estudantes e servidores do IFFluminense de acordo com a tabela abaixo.
Tabela 1 – Regras de empréstimo da Biblioteca
Fonte: (IFF, 2024, s/p).
Assim todos os estudantes dos cursos ofertados pelo IFFluminense e seus servidores têm acesso aos recursos e acervo da biblioteca para sua formação docente e profissional.
2.2. O PPC do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense campus Campos Centro
O curso de Licenciatura em Letras teve seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) atualizado em 2019, tendo em vista diversas mudanças consideradas necessárias para sua manutenção. Entre as principais alterações, é possível destacar a revisão das referêncontinuidade do tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível de qucia das ementas, com o intuito de manter fontes atualizadas e de mais fácil acesso, e o aumento da carga horária da disciplina Literatura Infanto-Juvenil. Logo, há interesse crescente na literatura focada em crianças e adolescentes e na atualização do curso, levando em conta a acessibilidade, tendo em vista que obras mais antigas geralmente se tornam difíceis de serem encontradas em livrarias, sebos e até mesmo em acervos on-line.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de 2019 demonstra a preocupação com a formação leitora dos seus estudantes quando constroi os seguintes objetivos específicos:
b) Formar professores-leitores abertos ao entendimento, tanto do cânone literário em Língua Portuguesa, quanto das “práticas literárias” contemporâneas, capazes de articular fontes e influências, sem parâmetros hierárquicos e sem juízos de valores preconcebidos, e atentos às “práticas literárias” em outros suportes que não apenas o impresso; c) Formar professores capazes de tecer relações com outras manifestações artísticas, para além da literatura, em diálogo interdisciplinar e intercultural; um profissional leitor de outros signos (…). (IFFluminense, 2019, p.24)
Ademais, o mesmo documento prevê, quando descreve o perfil profissional do egresso, que os discentes devem, ao longo do curso, praticar leituras diversificadas e ler criticamente os novos gêneros textuais. Logo, é necessário que os alunos tenham diferentes gêneros literários e múltiplas linguagens entre as que circulam na sociedade disponíveis para pleno acesso. Assim, o acesso a obras literárias utilizadas em disciplinas do curso agrega variados gêneros literários e diversas linguagens, complementando o conteúdo aprendido pelos discentes e ampliando sua bagagem cultural.
2.2.1. O ensino de literatura no curso de Licenciatura em Letras
Foi realizada uma pesquisa documental do PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras e os principais tópicos abordados sobre o ensino de literatura no documento são:
Especificidades do Ensino de Literatura – Discutem-se as características intrínsecas e extrínsecas do texto literário, a importância da leitura literária dentro e fora do espaço escolar, a escolarização do texto literário e as estratégias didático-metodológicas, incluindo tanto abordagens tradicionais quanto contemporâneas, como o letramento literário e rodas de leitura (IFF, 2019, p. 132-133).
Leitura Crítica e Análise de Textos – O componente “Leituras Orientadas II” explora a leitura crítica de textos literários, promovendo a reflexão e a análise de temas variados, como as relações familiares e o papel da mulher na literatura, por meio da comparação entre autores e textos de diferentes épocas e estilos (IFF, 2019, p. 66-68).
Literatura e Sociedade – Em “Literatura Brasileira III”, são abordadas as relações entre literatura e processos sociais, explorando a influência do Modernismo e suas fases na formação da identidade nacional, e destacando o papel da literatura na construção de um cânone literário brasileiro (IFF, 2019, p. 107-109).
História e Periodização da Literatura – No componente “Teoria Literária II”, o documento examina a história e a periodização literária, além das correntes críticas do século XX, como Formalismo Russo e Teoria da Recepção. O objetivo é capacitar os alunos para uma leitura crítica e contextualizada de obras literárias (IFF, 2019, p. 58-59).
Literatura Portuguesa – O ensino da literatura portuguesa é explorado em temas como a construção da nacionalidade, o trovadorismo e o Barroco, destacando-se a importância de obras como as de Gil Vicente e Camões. É dada ênfase na formação crítica dos alunos e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino dessa literatura (IFF, 2019, p. 109-110).
Esses tópicos refletem a diversidade e a profundidade dos conteúdos programáticos de literatura no curso de Letras, com um equilíbrio entre o estudo histórico, a crítica literária e as práticas pedagógicas.
2. 3. A correlação da Biblioteca Professor Anton Dakitsch com as ementas de literatura PPC do curso de Licenciatura em Letras.
Segundo Oliveira (2007, p. 208), “as bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) têm por missão o suporte de suas atividades; sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão”. Isso significa dizer que o relacionamento entre a biblioteca e o curso superior é um fator que inegavelmente influencia na formação acadêmica, na produção científica e na qualidade da comunicação entre a instituição de ensino e a sociedade.
Tabela 2 – Correlação das referências do PPC com o acervo da biblioteca
Componente Curricular | Título da Obra | Consta no Acervo da Biblioteca | Nº de Exemplares |
Teoria Literária I | ARISTÓTELES. A poética clássica/Aristóteles, Horácio e Longino. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2005. | Sim | 15 exemplares |
Teoria Literária I/II/ Literatura Brasileira II | CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul/ São Paulo: Duas cidades, 2011. | Sim | 5 exemplares |
Teoria Literária I | KANT, I. Crítica da faculdade de julgar. São Paulo: Vozes, 2016. | Não | – |
Teoria Literária I | PLATÃO. A República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. | Sim | 21 exemplares |
Teoria Literária I/II/ Literatura Brasileira II | PORTELLA, E. et al. Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999. | Sim | 2 exemplares |
Teoria Literária I | AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. | Não | – |
Teoria Literária I/II/ Literatura Brasileira II | COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. | Sim | 19 exemplares |
Teoria Literária I/II/ Literatura Brasileira II | EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006. | Sim | 23 exemplares |
Teoria Literária I | NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | Não | – |
Teoria Literária I/II/ Literatura Brasileira II | PROENÇA FILHO, D. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 2002 | Sim | 19 exemplares |
Teoria Literária I/ Literatura Brasileira II | SARTRE, J.P. Que é a literatura? Petrópolis/RJ: Vozes, 2015. | Não | – |
Teoria Literária I/ Literatura Brasileira II | SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo. São Paulo: Editora da UNESP, 2003. | Não | – |
Teoria Literária I/ Literatura Brasileira II | SÓFOCLES. A trilogia tebana, Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. | Sim | 2 exemplares da edição indicada, 3 de diferentes edições |
Leituras Orientadas I | CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | Sim | 3 exemplares |
Leituras Orientadas I | CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. | Sim | 18 exemplares |
Leituras Orientadas I | VARGAS, S. Leitura: uma aprendizagem de prazer. 7 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013. | Não | – |
Leituras Orientadas I | CAMÕES, L. de. Obra completa. Antônio Salgado Júnior (org). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. | Não | – |
Leituras Orientadas I | GOETHE, J. W. V. Werther. Tradução: Galeão Coutinho. 51 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1971. | Sim | 7 exemplares de diferentes edições |
Leituras Orientadas I | HOMERO. Odisseia. Tradução e introdução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Hedra, 2011a. | – | – |
Leituras Orientadas I | HOMERO. Ilíada. Tradução e introdução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Hedra, 2011b. | – | – |
Leituras Orientadas II | ASSIS, M. Esaú e Jacó. São Paulo: FTD, 2002. | Sim | 1 exemplar |
Leituras Orientadas II | HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. | Sim | 1 exemplar |
Leituras Orientadas II | KAFKA, F. A metamorfose. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. | Sim | 20 exemplares |
Literatura Brasileira I/III/IV | BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 45 ed. São Paulo: Cultrix, 1997. | Sim | 20 exemplares da 50a edição |
Literatura Brasileira I | CAMPOS, H. de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. São Paulo: Iluminuras, 2011. | Sim | 11 exemplares |
Literatura Brasileira I | TELES, G. M. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. | Não | – |
Literatura Africana de Língua Portuguesa | AGUALUSA, J. E. O ano em que Zumbi tomou o Rio. 3 ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002. | Sim | 2 exemplares |
Fonte: elaborado pelos pesquisadores a partir dos documentos disponíveis no portal do IFF (IFF, 2024), na plataforma da Biblioteca e no PPC do curso de Letras (IFF, 2019).
3. METODOLOGIA
O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro/RJ, especificamente o curso de Graduação em Letras – Português e Literaturas e a Biblioteca Professor Anton Dakitsch.
Esta pesquisa constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com análise documental, das normativas e ações da Biblioteca Professor Anton Dakitsch e do PPC do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas do IFFluminense. Tais documentos constam no portal do IFFluminense. A análise dos documentos coletados foi realizada por meio de análise por temas com processo de categorização, registro escrito e elaboração de tabelas.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
A análise dos resultados foi realizada por meio da análise qualitativa por temas, a partir da tabela de correlação entre o Plano Pedagógico de Curso (PPP) e o acervo da biblioteca. Foram organizados os principais temas e categorias emergentes relacionados aos componentes curriculares, autores e obras literárias disponíveis e não disponíveis no acervo da biblioteca.
Disponibilidade e Atualização do Acervo: a biblioteca possui a maioria das obras essenciais indicadas nas ementas de Teoria Literária e Literatura Brasileira, demonstrando um acervo atualizado e coerente com os temas abordados. Obras fundamentais, como A Poética Clássica de Aristóteles e Teoria da Literatura de Eagleton, têm número adequado de exemplares, facilitando o acesso dos alunos. Contudo, títulos de nicho e obras mais complexas, como certos textos filosóficos e críticos, ainda são escassos ou ausentes, limitando a profundidade de consulta em áreas específicas.
Quantidade de Exemplares e Impacto no Acesso: em disciplinas de grande adesão, como Leituras Orientadas e Teoria Literária, alguns títulos com poucos exemplares dificultam o acesso dos alunos. Obras como A República de Platão e O Demônio da Teoria de Compagnon são exemplos de livros essenciais cuja quantidade limitada impacta diretamente o aprendizado e dificulta o acesso simultâneo em turmas maiores.
Temática e Relevância Teórica das Obras: a presença de obras clássicas, como A República de Platão e Crítica da Faculdade de Julgar de Kant, reflete uma base teórica robusta para disciplinas como Teoria Literária I e II, contribuindo para a formação crítica dos alunos. A inclusão de títulos contemporâneos como O Labirinto da Saudade, de Eduardo Lourenço, e Ficção Brasileira Contemporânea, de Schollhammer, aborda questões atuais e enriquece o currículo com temas como identidade cultural e violência urbana, mostrando uma preocupação com relevância contemporânea nos estudos literários.
Multidisciplinaridade e Transversalidade: alguns livros, como Teoria da Literatura de Portella e Vários Escritos de Candido, aparecem em diferentes disciplinas, evidenciando uma transversalidade que fortalece o currículo. Essa reutilização de obras mostra um enfoque em leituras essenciais que sustentam análises críticas e interpretativas mais profundas, e contribui para um entendimento abrangente da teoria literária e crítica.
Representatividade de Disciplinas Específicas: certas disciplinas, como Literatura Africana de Língua Portuguesa, apresentam uma cobertura limitada no acervo. A ausência de autores como Frantz Fanon (Os Condenados da Terra) e Edward Said (Cultura e Imperialismo) evidencia a necessidade de investimentos em obras voltadas às literaturas pós-coloniais e africanas, fundamentais para uma análise crítica desse campo e que poderiam expandir a compreensão dos alunos sobre contextos culturais e históricos específicos.
Obras Repetidas no PPC e Continuidade Curricular: a recorrência de autores e títulos como A Poética Clássica de Aristóteles e O Nascimento da Tragédia de Nietzsche em diferentes períodos e disciplinas indica uma continuidade pedagógica que consolida o aprendizado. No entanto, essa repetição, enquanto proveitosa para conceitos centrais, poderia ser complementada com referências adicionais em disciplinas avançadas, promovendo maior diversidade e abrangência teórica.
Diferenças nas Edições Disponíveis: a ausência de edições exatas das obras recomendadas no PPC revela um ponto crítico. Em textos teóricos e literários, edições e traduções diferentes podem alterar nuances importantes, especialmente em obras clássicas. A adequação das edições recomendadas poderia uniformizar a experiência de leitura e análise dos alunos, favorecendo uma compreensão padronizada e rigorosa nas disciplinas de alto rigor teórico.
Traduções Diversificadas de Clássicos Gregos: a biblioteca oferece múltiplas traduções de clássicos gregos como Ilíada e Odisseia, o que enriquece a diversidade de perspectivas interpretativas. Contudo, a inclusão das traduções específicas recomendadas pelo PPC poderia fortalecer a uniformidade no entendimento dos alunos, especialmente nas análises e discussões conjuntas em sala de aula.
Baixa Representação de Obras de Ficção: a presença limitada de livros de ficção restringe o alcance de temas literários variados e a análise crítica de diferentes gêneros. Obras de ficção desempenham um papel importante no desenvolvimento da sensibilidade literária e na formação crítica em literatura comparada. Investimentos em obras ficcionais complementares fortaleceriam a formação dos alunos e enriqueceriam o repertório literário do acervo.
Cobertura Abrangente e Variedade Temática: a biblioteca atende a uma gama ampla de referências curriculares, e algumas disciplinas chegam a listar mais de 20 livros, o que sugere uma cobertura abrangente e positiva para o aprendizado. A oferta de títulos nas áreas teóricas e filosóficas centrais demonstra o suporte robusto do acervo para o desenvolvimento de competências críticas e interpretativas dos alunos.
A análise qualitativa por temas do acervo da Biblioteca Anton Dakitsch indica que ele oferece uma base sólida, cobrindo com razoável amplitude as referências curriculares do PPC, e proporciona uma base sólida para o aprendizado dos alunos, especialmente nas áreas de teoria e crítica literária, com destaque para autores clássicos e fundamentais. No entanto, áreas como literatura africana de língua portuguesa e crítica contemporânea ainda são limitadas, refletindo uma cobertura parcial das demandas curriculares.
Embora o acervo atenda satisfatoriamente a disciplinas centrais, a inclusão de mais obras modernas e críticas relevantes poderia enriquecer o repertório das disciplinas especializadas, promovendo uma formação literária mais abrangente e sustentando uma análise crítica diversificada. Recomenda-se, assim, uma atualização do acervo para fortalecer essas áreas e alinhar-se ainda mais ao Plano Pedagógico do Curso (PPC). Para otimizar o alinhamento entre o PPC e o acervo, recomenda-se: 1. Investir em edições específicas conforme o PPC; 2. Atualizar o acervo com obras de ficção relevantes; 3. Complementar traduções de clássicos com versões indicadas nas ementas; 4. Revisar e ampliar os títulos nas áreas de literatura especializada e crítica contemporânea.
Tais melhorias incrementariam ainda mais o potencial do acervo para dar suporte à formação docente no âmbito da EPT, primando por um ensino de qualidade e pelo desenvolvimento de uma formação literária crítica e abrangente.
Assim, ao longo da pesquisa, foram analisados os documentos da Biblioteca Professor Anton Dakitsch constantes no portal do IFFluminense e como essa atende ao curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, seguindo os ideais de Dudziak (2001) sobre a sua relação com a estrutura do curso e com a comunidade acadêmica, bem como a ideia de Sousa (2009) acerca de sua potencialidade de gerar ambientes interativos de aprendizagens e, por fim, o seu papel na formação do hábito leitor defendida por Jiménez, García e Rubio (2012).
Como dito anteriormente, a evolução das TIC mudou a forma como os indivíduos acessam materiais científicos. No entanto, essa transformação não ocorreu apenas na leitura, mas também na escrita, na produção de conteúdo. Hoje, a produção científica está quase sempre conectada à editores de texto online, como, por exemplo, o suíte do Google One (Docs, Planilhas, Apresentações, entre outros) e do Office 365, os quais permitem a edição colaborativas de documentos, a leitura e produção em hiperlinks, bem como o armazenamento em nuvem, que possibilita o acesso e a edição do conteúdo salvo em qualquer dispositivo, em diferentes lugares. É o que Santaella (2010) chama de acesso ubíquo, comparativamente “onipresente” da informação. Dessa forma, segundo Martínez (2004, p.2 apud Jiménez; García; Rubio, 2012, p.172)
A biblioteca está deixando de ser um espaço com livros à espera de ser consultados e lidos, e está se transformando num serviço dinâmico, inovador e chave para a viabilidade das novas formas de aprendizagem. O novo conceito de biblioteca tem um forte componente tecnológico, no qual o usuário desde qualquer lugar deve poder continuar aprendendo, de uma forma autônoma ou em grupo, e sempre com computadores conectados à rede de internet.
Assim, a biblioteca assume o papel, também, de potencializar a pesquisa científica dentro do próprio espaço da instituição por meio da disponibilização de ferramentas tecnológicas que nem sempre são financeiramente acessíveis para os estudantes da graduação. Essa realidade foi abordada na Manifestação do Concefet sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (CEFET’S, 2015, p. 157) quando afirmado que “por sua trajetória histórica, essas instituições possuem uma identidade com as classes menos favorecidas e com um trabalho no sentido da emancipação”. Dessa forma, será analisado de que maneira a Biblioteca Professor Anton Dakitsch gera suporte ao uso de tecnologias de informação e comunicação aos estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pesquisa foi conduzida para responder à questão norteadora: como as ações e os recursos oferecidos pela Biblioteca Professor Anton Dakitsch contribuem para a formação docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras, especialmente no âmbito da literatura, no IFFluminense, campus Campos Centro. Ao analisar a correlação entre o acervo da biblioteca e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi possível observar a relevância da biblioteca como um suporte fundamental para o desenvolvimento das competências críticas e analíticas necessárias ao futuro docente. A análise revelou que, apesar da base sólida oferecida, algumas áreas, especialmente em literaturas africanas e críticas contemporâneas, poderiam ser melhor atendidas, sugerindo a necessidade de atualizações específicas.
Os objetivos da pesquisa foram atingidos ao mapear documentos e ações da Biblioteca Professor Anton Dakitsch, identificar as obras literárias listadas nas ementas do PPC, e correlacionar as ações e o acervo da biblioteca com as demandas do curso. Os resultados mostram que a biblioteca, além de fornecer um acervo significativo e diversificado de obras literárias e teóricas, oferece um ambiente de estudo e pesquisa que favorece a formação crítica e pedagógica dos alunos. No entanto, a inclusão de edições específicas e o aumento de obras de ficção e autores contemporâneos são recomendados para um alinhamento mais próximo com o PPC, promovendo uma formação ainda mais completa e diversificada.
Em conclusão, a Biblioteca Professor Anton Dakitsch cumpre um papel essencial no apoio à formação dos licenciandos em Letras, contribuindo para o desenvolvimento de futuros educadores com capacidade crítica e analítica ampliada. Esta pesquisa reforça a importância de investimentos contínuos no acervo, alinhados ao desenvolvimento do curso e às exigências acadêmicas contemporâneas, assegurando que o espaço bibliográfico acompanhe e potencialize a formação de professores que irão atuar na educação básica/EPT.
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[1] Estudante do curso de graduação de Licenciatura em Letras: Português e Literatura do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-IFF) – EDITAL 249/2023. E-mail: julia.pedra@gsuite.iff.edu.br
[2] Doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/PY). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ). Graduada em Pedagogia. Atualmente é professora no Instituto Federal Fluminense, com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordenadora do projeto de pesquisa sob o EDITAL 249/2023. E-mail: bia.acampora@gmail.com