A NATUREZA DA AVALIAÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

THE NATURE OF EVALUATION IN DIFFERENT AREAS OF KNOWLEDGE

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7644137


Jéssica Pavão Antoniassi1
Edson José Wartha2 


Resumo 

O presente trabalho tem como objetivo entender a natureza da avaliação em diferentes áreas do  conhecimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa documental com 118 artigos que  atenderam critérios pré-estabelecidos de seleção. Tais artigos foram categorizados segundo sua  área de publicação, totalizando sete áreas, e segundo a significação de avaliação desenvolvida  pelos autores através da análise dos objetivos dos artigos. Utilizou-se a análise de conteúdo  como tratamento de dados e a análise textual com o auxílio do software IRAMUTEQ nos  resumos dos artigos. O diagrama de Zipf demonstrou que poucos termos possuem grande  frequência no corpus textual e, através da Nuvem de Palavras, verificou-se a representação  gráfica da frequência de palavras de 1ª e 2ª esfera. Por meio da análise de Especificidades,  observou-se a proximidade das palavras em destaque da Nuvem de Palavras com as categorias  pré-determinadas. As análises de Similitude, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e  Análise Fatorial de Correspondência (AFC) demonstraram 13 grupos de palavras com conexões  recorrentes no corpus de análise que foram divididas em cinco classes hierárquicas,  demonstrando a proximidade entre as áreas de conhecimento e as significações de cada classe. 

Palavras-chave: Natureza da avaliação. Significação da avaliação. Análise textual.

Abstract

The present work aims to understand the nature of evaluation in different areas of knowledge.  For this, a documentary research was carried out with 118 articles that met pre-established  selection criteria. Such articles were categorized according to their publication area, totaling  seven areas, and according to the meaning of the evaluation developed by the authors through  the analysis of the articles’ objectives. Content analysis was used as data processing and textual  analysis with the aid of the IRAMUTEQ software in the abstracts of the articles. Zipf’s diagram  demonstrated that few terms have high frequency in the textual corpus and, through the Word 

Cloud, the graphic representation of the frequency of words in the 1st and 2nd sphere was  verified. Through the Specificities analysis, the proximity of the highlighted words of the Word  Cloud with the predetermined categories was observed. The analyzes of Similitude, Descending  Hierarchical Classification (DHC) and Factor Correspondence Analysis (FCA) showed 13  groups of words with recurrent connections in the corpus of analysis that were divided into five  hierarchical classes, demonstrating the proximity between the areas of knowledge and the  meanings of each class. 

Keywords: Nature of the evaluation. Significance of the evaluation. Textual analysis. 

1 Introdução 

Este artigo faz parte do projeto de doutorado que busca compreender a epistemologia  da avaliação no ensino de ciências. Para tal, se fez necessário entender a natureza da avaliação  em diferentes áreas de conhecimento, a fim de perceber quais as relações existentes entre as  áreas de estudo e características da avaliação apresentadas na produção em periódicos.

A avaliação em sala de aula é normalmente reduzida a mensuração de resultados, e  muitas vezes ocorrem equívocos em relação ao verdadeiro objetivo do desse ato. Ainda que  exista clareza em relação as características dos diferentes tipos de avaliações que podem ocorrer  durante um processo de ensino e de aprendizagem3, é comum o ato de avaliar ser resumido a  nota final.  

Buscar a significação de avaliação em outras áreas do conhecimento possibilita reconhecer os predizeres sobre a temática fora do campo educacional, a fim de modificar o  cenário reduzido de percepção para um momento tão rico em tomadas de decisões no cenário  do ensino de ciências.  

Nosso estudo encontra-se dividido em quatro seções, além desta introdução. Na seção  de encaminhamentos metodológicos encontram-se descrições sobre a questão norteadora do  nosso estudo, as ações do protocolo de pesquisa seguido e etapas do tratamento de dados. Na  seção de resultados e discussões estão apresentadas e comentadas todos os resultados da análise  textual e a possíveis inferências entre os resultados, seguido pela seção das considerações. 

2 Encaminhamento metodológicos 

2.1 Questão norteadora 

Para a compreensão sobre a natureza da avaliação, este trabalho tem como questão  norteadora o seguinte questionamento: Qual a natureza da avaliação em diferentes áreas do  conhecimento? Este questionamento acompanha a hipótese de que os estudos em uma  determinada área de conhecimento possua a mesma significação para o termo avaliação. 

2.2 Fontes de pesquisa para a busca de produções 

As primeiras decisões tomadas foram em relação às fontes de pesquisa a serem  utilizadas para a busca de produções sobre avaliação, bem como a definição do período de  desenvolvimento dos trabalhos. Então, mapeou-se e inventariou-se os estudos produzidos sobre  avaliação no período de 2018 a outubro de 2022. O critério adotado para o recorte temporal foi  o propósito de refletir sobre o panorama atual dos estudos sobre avaliação. Foi escolhida a base  de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online – Brasil) para a pesquisa bibliográfica,  por ser uma base gratuita de acesso a trabalhos acadêmicos. Como esta base não apresenta controle de vocabulário, exige que a busca fosse feita utilizando os termos que tenham relação  com o conteúdo indexado. 

2.3 Procedimentos de coleta do material bibliográfico e critérios de exclusão Inicialmente, fez-se uma análise descritiva utilizando os indicadores bibliométricos  presentes nos campos de indexação fornecidos pelas bases, com a discriminação dos seguintes  itens: autoria, ano de publicação, periódico e idioma de publicação. A seguir, procederam-se as  análises qualitativas do conteúdo de cada artigo com a finalidade identificar como é abordada  a questão da avaliação.  

Realizou-se uma classificação decimal universal utilizando a palavra-chave “Evaluation  Science”, seguida da aplicação dos seguintes filtros: 

– tipo de literatura: artigo; artigos citáveis;  

– período de 2018 a 2022;  

– Idiomas: português OR inglês OR espanhol;  

A utilização desse termo como palavra-chave se baseia nos estudos de Russell e Airasian  (2014)4, em que uma nota do tradutor chama a atenção para a diferença entre “assessment”, que  diz respeito a tentativa de mensuração de desempenho de um aluno; e “evaluation”, que se  refere a valoração de um processo fundamentada em critérios de desempenho. Portanto o uso  da palavra-chave “Assessment Science” foi excluída por corresponder a uma prática avaliativa  própria da área da educação, o que não seria possível encontrá-la com um sentido correto em  outras áreas de estudo e, além do mais, quando utilizado esses dois termos na base de dados Scielo, foi encontrado mais resultados para o termo selecionado o que para “Assessment  Science”.  

Após essa etapa, fez-se uso de uma operação intelectual, que segundo Bardin (2016)5 realiza-se um recorde de informações para análise documental. Neste caso foram selecionadas as quatro maiores áreas de ocorrência da Web of Science (WoS): Ciência, Ciências de  Alimentos, Multidisciplinar, Ciências Agrárias; a quinta área selecionada foi a da Ciência Educacional, que não estava entre as áreas de maior ocorrência de resultados, obtendo um total  de 979 resultados. Realizando a leitura flutuante dos títulos dos trabalhos, observou-se a  duplicidade de artigo entre as áreas, fazendo-se necessário a utilização de critérios de inclusão e exclusão na terceira etapa de seleção, dispostos do Quadro 1. 

Quadro 1 – Critérios de inclusão e exclusão dos artigos. 

Critérios de inclusão Critérios de exclusão
– Artigos que continham no título as  palavras: (pt) avaliação; avaliar; avaliando;  (en) assessment; evaluation; to evaluete;  assess; evaluating, assessing; (es) evaluar;  evaluaciones; evaluación; evalua; 
– Artigos que possuíam em seus  objetivos o verbo “avalia” ou qualquer  conjugação, ou o substantivo “avaliação”.
– Artigos não relacionados a alguma  forma de avaliação; 
– Artigos repetidos; 
– Artigos que não possuíam acesso ao  texto completo.
Fonte: elaborado pelos autores. 

Com a utilização do primeiro critério de inclusão, selecionou-se 277 artigos. A  utilização do segundo critério de inclusão, restaram 130 artigos. A aplicação dos critérios de  exclusão foram determinantes para a seleção de 118 artigos.  

Os artigos encontrados foram exportados para uma base de dados utilizando o software de gerenciamento de referências bibliográficas Mendeley, disponibilizados na base da WoS. A  Figura 1 apresenta um fluxograma de processo demonstrando os resultados em cada etapa de  seleção dos dados. 

Figura 1 – Mensuração dos resultados obtidos através do uso de filtros para a pesquisa.

Fonte: elaborado pelos autores

2.4 Tratamento de dados e codificação do material 

Dos 118 artigos selecionados foram retirados os resumos como unidades de análise. Os  artigos em língua estrangeira foram traduzidos para o português. O tratamento de dados ocorreu  por análise de conteúdo, utilizando como base as considerações de Sampaio e Lycarião (2021)6

O material foi codificado em duas partes, dados gerais e em termos de interpretação do  sentido de avaliação. Para isso, os artigos tiveram suas referências, segundo as normas da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)7, organizadas em ordem alfabética. A partir  disso surge a primeira parte da codificação (n_nº da ordem alfabética).  

Na segunda parte da codificação foi a identificada a área de publicação. Os artigos foram  codificados pela área de publicação (ciências educacionais – CED; ciência de alimentos – CAL;  ciências agrárias – CAG; ciências da saúde – CS; ciências tecnológicas – CT; ciências políticas – CP; ciências em biblioteconomia – CB), o que resultou em uma reorganização nas áreas  encontradas a partir do protocolo de pesquisa, surgindo quatro novas áreas que resultaram das  grandes áreas de Ciências e Multidisciplinar. O Quadro 2 apresenta a organização de artigos  por autores dos artigos categorizados.

Quadro 2 – Identificação das categorias de área para os artigos selecionados.

ÁREA TOTAL DE  ARTIGOSAUTORES (ordem crescente de data de publicação)
*A_CAG 36BERUVIDES et al. (2018); GARCÍA et al. (2018); GRANJA;  COVARRUBIAS (2018); HAMID; AHMAD; KHAN (2018);  MIRANDA et al. (2018); RAY et al. (2018); HEDAYATI; MANAFI  (2018); EISSA et al. (2018); SOSA; PEÑA; ESCOBAR (2018);  TARCZYHSKI et al. (2018); SCAPINI et al. (2018); TORRES;  RODRIGUEZ; HERRERA (2018); ORO et al. (2019); HERNÁNDEZ  et al. (2019); BÁEZ et al. (2019); MACNEIL et al. (2019); JAVID et  al. (2019); KHWIDZHILI; WORTH (2019); AKSOY; EL  KAHLOUT; YARDIMCI (2020); HIDALGO et al. (2020); YU et al.  (2020); RODRIGUEZ et al. (2020); SUN; SONG (2020); GHAYAS et  al. (2020); FERNANDEZ et al. (2020); MAHLANGU; RUHODE  (2020); BÁRCENA-GAMA et al. (2020); QUISPE et al. (2020);  SHAHZAD et al. (2020); FENG et al. (2021); MILIÁN et al. (2021);  FERNANDES et al. (2021); MARQUES et al. (2021); GHEORGHE et  al. (2021); WANG; PENG (2021); RODRIGUES et al. (2022).
*A_CAL 46ALBARELLI et al. (2018); COSTA; CARMO; PENA (2018); CURI  et al. (2018); MUNIZ et al. (2018); CASSANEGO et al., (2018);  FIGUEREDO et al. (2019); NEVES et al. (2019); SAVIO et al.  (2019); MOREIRA et al. (2019); ÜNAL ŞENGÖR et al. (2019);  PENG et al. (2020); NASCIMENTO et al. (2020); RIBEIRO et al.  (2020); SANTOS et al. (2020); SCHUH et al. (2020); KAIMBAYEVA  et al. (2020); VALENÇA et al. (2020); AMIR et al., (2020);  SANTIAGO-SAENZ et al. (2020); KAMBAROVA et al. (2021);  SANTOS et al. (2021); ZARABADIPOUR; PIRAVI-VANAK;  AMINIFAR (2021); VILELA et al. (2021); ABUALHASAN et  al.(2021); ALIOĞLU; ÖZÜLKÜ (2021); IWANSYAHA et al. (2021);  AMORIM et al. (2022); ANDRADE et al. (2022); ANTONIASSI et al.  (2022); GALVÃO et al. (2022); GRIGIO et al. (2022); ISHFAQ et al. (2022); KAREENA et al. (2022); KUMALASARI et al. (2022); LI et  al. (2022); MEHMOOD et al. (2022); MORAIS et al.(2022);  MOREIRA et al. (2022); MUNARKO et al. (2022); MUNIZ et al.  (2022); RAHMAN et al. (2022); RODRIGUES et al. (2022);  SARIFUDIN et al. (2022); SOHAIB et al. (2022); SOLICHAH et al.  (2022); YUSUFOĞLU; YAMAN; KARAKUŞ (2022).
*A_CB 6TAVARES et al. (2018); TALIM; CENDÓN; TALIM (2018);  JARAMILLO; ROLDAN; SAENZ (2018); SANTIN; CAREGNATO  (2019); TARGINO; GARCIA; SILVA (2020); NAJAFI et al. (2020).
*A_CED20CORONA; MONTOYA (2018); CASTILLO; OLIVERA; ENRIQUE  (2018); LAMBACH; MARQUES; SILVA (2018); BASABE;  QUINTERO; DUBE (2018); OLIVEIRA et al. (2018); POZO; CALLE  (2018); GONZALES; MORALES; MONTOYA (2019); MASSON;  GATICA; ANGEL (2019); DIAZ et al. (2019); GARCÍA; GARCÍA  (2020); ROMERO (2020); GRECA; DIEZ-OJEDA; GARCÍA TERCEÑO (2020); NGOEPE (2020); ORTEGA-QUEVEDO et al.  (2020); CORREIA; CID (2021); OLIVEIRA et al. (2021);  DHLAMINI (2021); MELLADO-MOREN; SÁNCHEZ-ANTOLÍN;  BLANCO-GARCÍA (2021); MELO et al. (2022); BERNARDES  (2022).
*A_CP 2ADELLE et al. (2018); BARBEIRA; BARBOZA; GODOY (2018).
*A_CS 4BUENO; PEIXOTO (2018); FRANCO et al. (2019); CRESPO et al.  (2021); CALÒ (2022).
*A_CT4FANOU; WANG (2018); MUJINGA; ELOFF; KROEZE (2018);  BARRETO et al. (2019); FERNÁNDEZ; LÓPEZ (2022).
Fonte: elaborado pelos autores. 

A codificação em termos do sentido da avaliação foi realizada a partir da construção de uma lista de sinônimos, que indicam sentidos diferentes para avaliação ou avaliar (1 – apreciar  valor; 2 – tecer consideração; 3 – estabelecer valor; 4 – determinar quantidade; 5 – julgar  previamente; 6 – exame de conhecimento). Em seguida, das unidades de análise, foram  recortados os objetivos, e através deles foi realizada uma análise estruturante para a  classificação dos sinônimos, gerando o código sentido (*s_nº do sentido classificado). A  quantidade de artigos por significação está disposto no Quadro 3. 

Quadro 3 – Mensuração de artigos para cada significação. 

ID SENTIDO DESCRIÇÃO TOTAL DE  ARTIGOS
Apreciar valor 57
Tecer consideração 40
Estabelecer valor 
Determinar quantidade 16
Julgar previamente 4
Testar conhecimento 1
Fonte: elaborado pelos autores.

Como sugerido por Sampaio e Lycarião (2021), desse processo de tratamento de dados  e codificação dos dados, construiu-se o livro de códigos (LdC) e o formulário de códigos (FdC)  estão anexo ao trabalho8

2.5 Análise IRAMUTEQ 

Com o auxílio do software IRAMUTEQ, realizou-se a análise textual utilizando os  parâmetros emergentes da codificação e os resumos traduzidos para a língua portuguesa como  corpus de análise, seguindo as orientações dispostas no tutorial do uso do software de Camargo  e Justo (2013)9. Por intermédio do IRAMUTEQ foram realizadas as análises de Estatística  Textual, Nuvem de Palavras, Similitude, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e  Especificidade e Análise Fatorial de Correspondência (AFC). 

3 Resultados e discussões 

Submetendo o corpus textual a análise através do software, foram analisados 118 textos,  o que indica que a limpeza, correção e codificação dos textos foram realizadas corretamente. O  programa criou 589 segmentos de textos (ST), encontrando 20.727 formas lexicais; dentre  essas, formas repetidas. Foram encontradas 4.843 formas diferentes e com número de hápax 

(palavras com única frequência) de 2.926 formas (Quadro 4). 

Quadro 4 – Dados resumo do corpus textual 

Número de textos 118
Número de segmentos de textos 589
Formas lexicais 20.727
Número de formas diferentes 4.843
Número de hápax 2.926
Fonte: elaborado pelos autores. 

A primeira análise observada é a de Estatísticas Textuais, que mostra a frequência e  quantidade de palavras do corpus, e é representado através do diagrama de Zipf. No gráfico, o  exio y refere-se à frequência de forma e o eixo x, a quantidade de formas. Nesta análise foi  selecionada a lematização de palavras; nas prioridades chave foram selecionadas as classes  gramaticais adjetivos, substantivos, verbos e formas não reconhecidos como prioridade 1 (formas ativas), e as demais classes gramaticais foram classificadas como prioridade 2 (formas  suplementares). Essas especificações modificaram o número de formas diferentes (3.887  formas) e o número de hápax (2.224 formas), quando comparados ao resumo geral do corpus. O resumo dessa análise encontra-se no Quadro 5. 

Quadro 5 – Resumo da análise Estatística Textual. 

Número de textos 118
Número de formas lexicais 20.727
Número de formas diferentes 3.887
Número de hápax 2.224
Média de ocorrências por texto 175,65
Fonte: elaborado pelos autores. 

O diagrama de Zipf, apresentado na Figura 2, demonstra que uma palavra teve  frequência acima de 500 vezes no corpus, que corresponde a preposição “de”, possuindo uma  frequência de 2.350 vezes; e cerca de 2.200 formas apareceram apenas uma vez.

Figura 2 – Diagrama de Zipf de frequência de palavras do corpus

Fonte: elaborado pelos autores. 

Em nossos critérios de inclusão, foram selecionados os artigos que possuíam o verbo  “avaliar” ou qualquer conjugação deste, ou o substantivo “avaliação”. Ambas as classes gramaticais as palavras foram classificadas como formas ativas e apareceram, respectivamente,  130 vezes e 90 vezes o corpus textual, sendo a “avaliar” a forma ativa de maior ocorrência e  “avaliação” a terceira forma ativa de maior ocorrência. Para os termos “avaliar” e “avaliação” houve associações de palavras do corpus, por conta da lematização do texto, e abaixo estão a  associações desses dois termos (Quadro 6). 

Quadro 6 – Palavras associadas aos termos “avaliar” e “avaliação” e quantidade de repetições.

Associações de “avaliar” Associações de “avaliação”
– avaliar: 89 
– avaliados: 10 
– avaliadas: 8 
– avaliou: 6 
– avaliada: 5 
– avaliado: 4 
– avalia: 2 
– avaliando: 2
– avaliamos: 1 
– avaliaram: 1 
– avaliam: 1 
– avaliei: 1
– avaliação: 84
– avaliações: 6
Fonte: elaborado pelos autores. 

Um desdobramento da representação da frequência de palavras é disponibilizado através  da Nuvem de Palavras, que apresenta as palavras em função da sua frequência, sendo que  palavras com fontes maiores indicam maiores ocorrências no material estudado. Nesta análise  foram utilizadas as mesmas especificações da análise Estatística Textual, porém só foram  analisadas as palavras classificadas como formas ativas de 1ª e 2ª esfera de palavras. Segundo  Vasconcelos (2022)10, as esferas de palavras são as palavras que precisam ter mais atenção e que aparecem com maior frequência na análise. Na nossa análise há um número de 3.530 formas  ativas. As palavras que maior destaque nas análises pertencem a 1ª esfera e sua determinação  se dá a partir da raiz quadrada do total de formas ativas, que neste estudo foi 59. Dessa maneira,  pertencem a 1ª esfera as palavras que possuem até 59 repetições, que correspondem as 9  palavras mais utilizadas nos resumos. A 2ª esfera é determinada pela raiz quadrada da repetição  limite da 1ª esfera (√59≈7,7), ou seja, palavras com até 8 repetições (posições entre 10 e 258  em ordem de repetições). A representação da Nuvem de Palavras dos termos de 1ª e 2ª esferas  está disposta na Figura 3. 

Figura 3 – Nuvem de Palavras com 1ª e 2ª esferas de palavras. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

Identifica-se que “avaliar” aparece ao centro da nuvem indicando que é o termo ativo  de maior ocorrência, seguida de “estudo” e “avaliação”. Nota-se o termo objectivo, apresenta  uma grafia incomum a língua portuguesa, resultado de equívocos do dicionário do próprio  IRAMUTEQ, que associa objectivo ao termo “objetivo”. Tal a situação ocorre com mais  palavras, não estando relacionado a maneira como está escrito no corpus textual, como já  alertado nas observações de Salviati (2017)11

Utilizando a análise de Especificidades Suplementares, é possível correlacionar as  palavras que receberam destaques na Nuvem de Palavras com a área de publicação e sentido  denotado a ação de avaliar dos artigos. O gráfico abaixo (Figura 4) apresenta as palavras de 1ª  esfera e suas áreas de correlação. 

Figura 4 – Relação da 1ª esfera de palavras com as áreas de publicação. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

Os termos “avaliar” e/ou “avaliação” teriam que ser verificados em todas as áreas, já  que foi um dos nossos critérios de seleção do estudo. Porém, é possível verificar que há uma  relação muito forte do substantivo “avaliação” e suas associações com a área de Ciência  Educacional (*A_CED) em comparação com as demais áreas. Já o verbo avaliar e suas  associações está correlacionado as áreas de Ciências Agrárias (*A_CAG) e Ciências de  Alimentos (*A_CAL). Isso nos indica que uma das ações comuns de pesquisa nas áreas agrárias  e de alimentos é avaliar um objeto em um estudo; já na área educacional, é um indicativo que  a avaliação é um objeto de estudo. Para o termo “amostra”, verifica-se a sua correlação com  *A_CAL, demonstrando que grande parte dos trabalhos inclusos dessa área tem como objetivos  o estudo de amostras. As áreas de Ciências Políticas (*A_CP), Ciências da Saúde (*A_CS) e  Ciências em Tecnologia (*A_CT) apresentaram relações baixas com os termos centrais do  nosso estudo, podendo ser explicadas pela baixa quantidade de artigos classificados com essas  áreas (*A_CP com dois artigos, *A_CS com quatro artigos e *A_CT com três artigos). 

O gráfico abaixo, identificamos a 1ª esfera de palavras e sua relação com os sentidos de  avaliação (Figura 5).

Figura 5 – Correlação da 1ª esfera de palavras com os sentidos de avaliação. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

Na Figura 5, as barras dos termos acima do eixo y = zero possuem relação de  proximidade com os sentidos atribuídos a “avaliação/avaliar”. Já os termos que possuem menor  pertencimento ao sentido, estão abaixo do valor de zero. Observa-se que dentre todas as  categorias de sentido, o *S_4 (determinar quantidade) apresenta pertencimento negativo para  os termos “avaliação” e “avaliar”; e alta proximidade com o termo “amostra”, que também teve  destaque na categoria *S_2 (tecer considerações). O termo “objetivo” possui proximidade  apenas com *S_1, indicando a alta recorrência deste vocábulo nos artigos classificados com  nessa categoria. 

Ao realizar a Análise de Similitude, procuramos entender como e quais as palavras que  possuem conexão. Cada palavra ocupa um vértice na representação e suas conexões são representaram por arcos que ligam esses vértices. Foram mantidas as propriedades chaves  utilizadas na primeira análise, a seleção da 1ª e 2ª esfera de palavras ativas e a apresentação  gráfica do tipo “graphopt”.

Figura 6 – Análise de Similitude do corpus textual por frequência de palavras. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

Observa-se novamente em evidência os vocábulos que já receberam destaques nas análises de Nuvem de Palavras e Especificidades, porém organizadas em 13 grupos de palavras. Destaca-se as conexões entre as duplas de formas: avaliar – estudo, avaliar – objetivo, avaliar  – avaliação, avaliar – resultado, avaliar – diferentes, avaliar – qualidade. Percebe-se a conexão  entre as palavras avaliação – ensino – ciência – educação – professor, e considerando possíveis  inferências com os gráficos de Especificidade (Figura 5 e 6) podemos concluir que se trata das  conexões da área *A_CED. Ainda, ponderando os dados de Especificidades, temos o grupo  com termo central “amostra” indicando a área *A_CAL. Nas análises de Especificidade, os vocábulos “resultado” e “estudos” apareceram tanto na *A_CED como na *A_CB, mas esses  grupos na análise de Similitude não apresentaram muitas conexões com o grupo que possui o  termo “avaliação” como central, pertencendo assim a área CB, já que CED possui grande  proximidade com a palavra “avaliação”. 

Uma outra forma de representar a Análise de Similitude é através do Qui-Quadrado (X²),  que possibilita notar as interrelações entre os grupos formados, como apresentado pela Figura  7. 

Figura 7 – Análise de Similitude do corpus textual por Qui-Quadrado. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

Na Figura 7, a análise da correlação das palavras ficam comprometidas mas revelam as  interações entre os grupos. A conexão entre avaliação-avaliar fica mais evidente nessa  representação, e nota-se que o grupo amarelo que possui destaque por estar conectado apenas ao grupo “avaliação”. O grupo com destaque para o termo “resultado” possui sua conexão com  “avaliar”, embora nesta apresentação tenha ficado próximo ao grupo “avaliação”. O grupo do  termo “resultado” é ramifica em dois pequenos grupos, enquanto há sete grupos ligados diretos  ao termo “avaliar”, que não possuem novas ramificações. 

Nem sempre o resultado de similitude nos demonstrará as classes de palavras em sua  totalidade, contudo, essa representação é possível através na CHD. Os ST foram agrupados em  cinco classes que apresenta vocabulários semelhantes entre si (Camargo e Justos, 2013). Nesta  análise, houve a classificação de 461 seguimentos de texto, o que indica uma leitura em 78,27%  dos seguimentos. A Classe 1 é formada por 60 ST, o que corresponde a 13,02%; a Classe 2 e  Classe 5 são formadas por 107 ST cada, totalizando 23,21% para cada classe; Classe 3 contém  74 ST, correspondendo a 16,05% e Classe 4 possui 113 ST, representando 24,51%.  

As representações gráficas resultantes da CHD são a demonstração das palavras por  classe (Figura 8), das palavras em AFC (Figura 9) e a AFC discriminando os artigos e suas  categorias (Figura 10).

Figura 8 – Dendrograma das classes resultantes da CHD. 

Fonte: elaborado pelos autores

No dendrograma acima, observa-se a organização das cinco classes resultantes da CHD.  Ao mesmo tempo que os termos são classificados por semelhança entre si, também são  sequenciados pela sua frequência no corpus de análise. A criação das classes surge de duas  ramificações, sendo que a direita forma a Classe 1 (vermelha) e a Classe 3 (verde); já a  ramificação da esquerda, é reorganizada formando a Classe 5 (roxa) e através de uma nova  divisão, forma as classes 2 (cinza) e 4 (azul). Desta forma, a Classe 5 é a mais distante das  classes 1 e 3, enquanto há uma grande proximidade entre as classes 1 e 3 e entre as classes 4 e  2. 

A figura abaixo (Figura 9), evidencia ainda mais essa aproximação de classes. Verifica se a mistura das cores das classes e a separação da Classe 5. Constata-se também os termos  mais relevantes de cada classe com destaque em tamanho da fonte.

Figura 9 – Associação das classes de palavras pela AFC. 

Fonte: elaborado pelos autores

Para a Classe 1, os termos em destaque são “métrico” e “técnica”, e se aproximam muito  dos termos em destaque (aluno, ciência, ensino e disciplina) da Classe 3. Embora o termo em  destaque para a Classe 2 seja “folha”, o que mais chama atenção no plano cartesiano é que esse  perfil interliga as classes 2 e 4. A Classe 4 apresenta “armazenamento” e “amostra” em maior  destaque, enquanto o perfil 5, mostra “dieta” como o termo em destaque e distante das demais  referências de palavras de outras classes. 

Evidencia-se no plano cartesiano abaixo (Figura 10) quais os sentidos e áreas são mais  próximas. 

Figura 10 – AFC com discriminação dos artigos, revista de publicação e sentido. 

Fonte: elaborado pelos autores. 

O perfil da Classe 1, representada pela cor vermelha na Figura 9, apresentou termos das  áreas de Tecnologia e Ciência Política, sendo as palavras com ligação aos sentidos 1 (apreciar  valor) e 5 (julgar previamente). A Classe 2 (cinza) e Classe 4 (azul) possuem em comum a área  de publicação (Ciências de Alimentos) e o sentido 4 (determinar quantidade). A Classe 3  (verde), encontra-se muito próxima a Classe 1, mas possui artigos das áreas de educação,  Ciências da Saúde e Ciência em Biblioteconomia, com sentidos 6 (exame de conhecimento) e  2 (tecer consideração). A Classe 5 (roxo) aparece isolada na análise fatorial, com área de  publicação das Ciências Agrárias e com sentido predominante 2 (tecer considerações).

4 Considerações 

O trabalho evidenciou a natureza da avaliação em diferentes áreas do conhecimento realizando análises no software ITAMUTEQ com um corpus textual de 118 resumos de  diversas áreas. Foi possível correlacionar a classificação dos sentidos organizados para os  termos avaliação ou avaliar.  

Através da análise lexical, observa-se no gráfico de similitude (Figura 6) a conexão entre  as palavras avaliação/avaliar com estudo, resultado e objetivo no corpus textual. A  representação da similitude através do Qui-Quadrado (Figura 7) possibilitou evidenciar os  resultados encontrados na Análise de CHD e AFC (figuras 8, 9 e 10), pois na similitude já se  observava um grupo sem conexão com as demais classes periféricas formadas, evidenciando a  Classe 5 (em roxo) formada na CHD (Figura 8) e discriminada como *A_CAG na AFC (Figura  10).  

As diferentes áreas do conhecimento comtempladas aqui mostraram, através das  análises que possuem diferentes naturezas de avaliação. As áreas de educação e ciências da  saúde são próximas entre si e possuem relação com os sentidos de tecer considerações (*S_2)  e exame de conhecimento (*S_6). As áreas das ciências tecnológicas e ciências políticas  mostraram-se próximas entre si e relacionadas, principalmente, ao sentido de avaliação como  julgar previamente (*S_5) e ao sentido de apreciar valor (*S_1). A área de ciência de alimentos  apresentou duas classes de palavras muito próximas com o mesmo sentido de determinar  quantidade (*S_4), demonstrando que em uma mesma área de conhecimento há denotações  diferentes ao ator de avaliar. Por fim, a área de ciências agrária apresentou a mais baixa conexão  e proximidade com as demais áreas e o sentido para avaliação foi de tecer considerações. 

REFERÊNCIAS 

ABUALHASAN, M. et al. Quality evaluation of iron-containing food supplements in the  Palestinian market. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 41, suppl. 2, p. 785-790,  dez. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.01621>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ADELLE, C. et al. Evaluating ‘homegrown’ research networks in Africa. South African  Journal of Science, Petrória, v. 114, n. 3-4, p. 1-7, abr. 2018. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.17159/sajs.2018/20170070>. Acesso em: 2 out. 2022.  

AKSOY, A.; EL KAHLOUT, K. E. M.; YARDIMCI, H. Comparative Evaluation of the  Effects of Binzalkonium Chloride, Iodine, Gluteraldehyde and Hydrogen Peroxide  Disinfectants Against Avian Salmonellae Focusing on Genotypic Resistance Pattern of the  Salmonellae Serotypes Toward Benzalkonium Chloride. Brazilian Journal of Poultry  Science, Campinas, v. 22, n. 1, p. 1-12, mar. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2019-1055>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ALBARELLI, J. Q. et al. Perspectives on the Integration of a Supercritical Fluid Extraction  Plant to a Sugarcane Biorefinery: Thermo-Economical Evaluation of CO2 Recycle Systems.  Food Science and Technology, Campinas, v. 38, n. 1, p. 13-18, mar. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1678-457X.33516>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ALIOĞLU, T.; ÖZÜLKÜ, G. Evaluation of whole wheat flour sourdough as a promising  ingredient in short dough biscuits. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 41, n. 4, p.  1009-1016, dez. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.28820>. Acesso em: 2 out.  2022.  

AMIR, R. M. et al. Comprehensive assessment and evaluation of selected wheat varieties for  their relationship to chapatti quality attributes. Food Science and Technology, Campinas, v.  40, suppl. 2, p. 436-443, dez. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.31619>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

AMORIM, D. S. et al. Preparation of chicken nuggets breaded with tropical fruit peel flours:  physicochemical and sensory evaluation. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art.  e62422, p. 1-9, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.62422>. Acesso em: 2 out.  2022. 

ANDRADE, N. M. de. et al. Hygiene conditions of mussels Perna perna captured in Niterói,  RJ, Brazil: thermal intervention and microbiological evaluation. Food Science and  Tecnology, Campinas, v. 42, art. e107421, p. 1-8, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.107421>. Acesso em: 2 out. 2022. 

ANTONIASSI, R. et al. Nutritional evaluation of Syagrus coronata kernels and development  of cookies prepared with cassava flour and licuri kernels. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 42, art. e69720, p. 1-7, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.69720>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e  documentação – Referências. Rio de Janeiro, 74 p. 2018. 

BÁEZ, Y. A. et al. Evaluation of Cenchrus Purpureus Varieties With Salinity Tolerance in  Valle Del Cauto, Cuba. Agronomic Performance. Cuban Journal of Agricultural Science,  Mayabeque, v. 53, n. 2, p. 169-176, jun. 2019. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802019000200169&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

BARBERIA, L.G.; BARBOZA, D.P.; GODOY, S.R. Expert-Driven and Citational  Approaches to Assessing Journal Publications of Brazilian Political Scientists. Brazilian  Political Science Review, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-28, 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1981-3821201800010004>. Acesso em: 2 out. 2022.  

BÁRCENA-GAMA, J. R. et al. Evaluation of Polyherbal Methionine and Choline in Feedlot  Rations for Lambs. South African Journal of Animal Science, Pretoria, v. 50, n. 5, p. 731- 737, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v50i5.11>. Acesso em: 2 out.  2022.  

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições  70, 2016. 

BARRETO, G. N. S. et al. Evaluation of the Effect of the Incorporation of Blends of Fuel and  Fluxing Wastes in Red Clay Ceramics. Materials Research, São Carlos, v. 22, suppl. 1, p. 1- 8, fev. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-5373-MR-2019-0199>. Acesso  em: 2 out. 2022. 

BASABE, M. P.; QUINTERO, N. S.; DUBE, M. M. Propuesta Metodológica Sobre la  Evaluación en Educación Física en los Escolares con Discapacidad Intelectual. Podium.  Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, Pinar del Río, v. 13, n. 3, p. 248-257,  dez. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996- 24522018000300248&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022. 

BERNARDES, J. S. Foco nas políticas de avaliação, na regulação e na supervisão dos  institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir de atos normativos. Avaliação,  Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 366-387, jul. 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000200009>. Acesso em: 2 out. 2022. 

BERUVIDES, A. et al. Evaluation of the Zootechnical Additive Vitafert in the Productive  Performance and Health of Pre-Fattening Piglets. Cuban Journal of Agricultural Science,  Mayabeque, v. 52, n. 1, p. 49-56, mar. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802018000100049&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

BUENO, J. M. H.; PEIXOTO, E. M. Avaliação Psicológica no Brasil e no Mundo.  Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 3, p. 108-121, set. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878> Acesso em: 2 out. 2022.  

CALÒ, L. N. Métricas de impacto y evaluación de la ciência. Revista Peruana de Medicina  Experimental y Salud Publica, Lima, v. 39, n. 2, p. 236-240, jun. 2022. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.17843/rpmesp.2022.392.11171> Acesso em: 2 out. 2022.  

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual  IRAMUTEQ. LACCOS – Laboratório de Pesquisa Social da Comunicação e Cognição,  Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais> Acesso em: jan.  2020. 

CASSANEGO, D. et al. Identification by PCR and Evaluation of Probiotic Potential in Yeast  Strains Found in Kefir Samples in the City of Santa Maria, RS, Brazil. Food Science and  Technology, Campinas, v. 38, suppl. 1, p. 59-65, dez. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1678-457X.13617>. Acesso em: 2 out. 2022. 

CASTILLO, S. M.; OLIVERA, I. A.; ENRIQUE, L. E. P. La Colaboración: Componente  Esencial para Evaluar el Aprendizaje en la Carrera Ciencias de la Información. Conrado,  Cienfuegos, v. 14, n. 62, p. 205-211, jun. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000200033&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022. 

CORONA, C. N.; MONTOYA, M. S. R. Mapeo Sistemático de la Literatura sobre  Evaluación Docente (2013-2017). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, art. e185677, p. 1- 23, jan. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844185677>. Acesso  em: 2 out. 2022.  

CORREIA, S. de J. E.; CID, M. P. C. Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências  naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro, v. 26, art. e260005, p. 21, mar. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005>. Acesso em: 2 out. 2022.  

COSTA, T. dos S.; CARMO, J. R. do; PENA, R. da S. Powdered Tucupi Condiment: Sensory and Hygroscopic Evaluation. Food Science and Technology, Campinas, v. 38, n. 1, p. 33-40,  mar. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1678-457X.36816>. Acesso em: 2 out.  2022. 

CRESPO, E. G. et al. Estrategia Para la evaluación de habilidades en la asignatura Prótesis  Total I. Revista Ciencias Médicas, Pinar del Río , v. 25, n. 2, p. 1-10, abr. 2021 .  Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561- 31942021000200014&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022. 

CURI, P. N. et al. Characterization of Different Native American Physalis Species and  Evaluation of Their Processing Potential as Jelly in Combination with Brie-Type Cheese.  Food Science and Technology, Campinas, v. 38, n. 1, p. 112-119, mar. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1678-457X.01317>. Acesso em: 2 out. 2022. 

DHLAMINI, Z. B. Evaluating the alignment between the Grade 9 mathematics Annual  National Assessment and the TIMSS test items. South African Journal of Education,  Pretória, v. 41, n. 3, p. 1-13, ago. 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15700/saje.v41n3a1765>. Acesso em: 2 out. 2022.  

DIAZ, L. M. L. et al. Dimensiones Para la Evaluación del Impacto Social de la Investigación  Educativa, en el Programa de Doctorado en Ciencias de la Educación en la Universidad de  Cienfuegos. Conrado, Cienfuegos, v. 15, n. 71, p. 155-163, dez. 2019. Disponível em:  <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000600155&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

EISSA, M.A. et al. Evaluation of Natural Fertilizer Extracted From Expired Dairy Products as  a Soil Amendment. Journal of Soil Science and Plant Nutrition, Temuco, v. 18, n. 3, p.  694-704, set. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-95162018005002002>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

FANOU, E. H.; WANG, X. Assessment of transit transport corridor efficiency of landlocked  African countries using data envelopment analysis. South African Journal of Science,  Petrória, v. 114, n. 1-2, p. 1-7 fev. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17159/sajs.2018/20160347> Acesso em: 2 out. 2022.  

FENG, X. et al. Evaluation of the properties of hybrid yellow poplar (Liriodendron sino americanum): A comparison study with yellow poplar (Liriodendron tulipifera). Maderas,  Ciencia y tecnología, Concepción, v. 23, n. 23, p. 1-16, jan. 2021. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.4067/s0718-221×2021000100423>. Acesso em: 2 out. 2022.  

FERNANDES, D. Para uma teoria de avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação,  Lisboa, v. 91, n. 2, p. 21-20, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5495>. Acesso em: 10 out. 2021. 

FERNANDES, J. I. M. et al. Evaluation of the Ingestive Behavior of Foreign Fragments and  the Integrity of Gastrointestinal Tract of Broiler Chickens. Brazilian Journal of Poultry  Science, Campinas, v. 23, n. 4, p. 1-8, mai. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2020-1414 >. Acesso em: 2 out. 2022.  

FERNÁNDEZ, P. A. P.; LÓPEZ, C. A. G. Método para evaluación de una estrategia de  control realimentado en la funcionalidad de agarre de poder con una prótesis de mano  robótica. Tecnura, Bogotá, v. 26, n. 71, p. 3-4, abr. 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.14483/22487638.17042>. Acesso em: 2 out. 2022.  

FERNANDEZ, R. et al. Economic evaluation of productive and reproductive indicators in  dairy cows with different ages at first calving, in grazing systems. Cuban Journal of  Agricultural Science, Mayabeque, v. 54, n. 4, p. 493-501, dez. 2020. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802020000400493&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

FIGUEIREDO, J. S. B. et al. Sensory Evaluation of Fermented Dairy Beverages  Supplemented With Iron and Added by Cerrado Fruit Pulps. Food Science and Technology,  Campinas, v. 39, n. 2, p. 410-414, jun. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.32616>. Acesso em: 2 out. 2022. 

FRANCO, M. T. de. et al. Children as Curators: How to Incorporate Young Visitors’ Voices  Into the Elaboration and Evaluation of a Microbiology Exhibition. História, Ciências,  Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 85-101, mar. 2019. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/S0104-59702019000100006>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GALVÃO, L. M. V. et al. Evaluation of shelf life of isotonic beverage enriched with cajuína.  Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e25520, p. 1-6, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.25520>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GARCÍA, L. P.; GARCÍA, I. S. de S. Evaluación de una propuesta de aprendizaje basado en  juegos de rol llevada a cabo en la asignatura de Cultura Científica de Bachillerato. Revista de  Estudios y Experiencias en Educación, Concepción, v. 19, n. 39, p. 123-144, abr. 2020.  Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20201939pons7>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GARCÍA, Y. et al. Application of the Statistical Model of Impact Measuring (SMIM) to  Evaluate Reproductive Indicators in a Rabbit Farm. Cuban Journal of Agricultural Science,  Mayabeque, v. 52, n. 1, p. 1-6, mar. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802018000100001&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GHAYAS, A. et al. Evaluation of Three Fast – And Slow-Growing Chicken Strains Reared in  Two Production Environments. South African Journal of Animal Science, Pretoria, v. 50, n.  3, p. 378-388, ago. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v50i3.4>. Acesso  em: 2 out. 2022.  

GHEORGHE, A. et al. Evaluation of Muscle Chemical and Amino Acids Composition in  Broiler Chicks Fed Sorghum or Sorghum-Pea Diets. Brazilian Journal of Poultry Science,  Campinas, v. 23, n. 4, p. 1-8, nov. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061- 2021-1447>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GONZALEZ, V. C.; MORALES, L. D. G.; MONTOYA, M. S. R. Comportamiento Métrico  Sobre Evaluación de la Educación en Emprendimiento. Investigación Bibliotecológica,  Ciudad de México, v. 33, n. 79, p. 99-117, jun. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2019.79.57902>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GRANJA, F.; COVARRUBIAS, J. I. Evaluation of Acidifying Nitrogen Fertilizers in  Avocado Trees with Iron Deficiency Symptoms. Journal of Soil Science and Plant  Nutrition, Temuco, v. 18, n. 1, p. 157-172, mar. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-95162018005000702>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GRECA, I. M.; DIEZ-OJEDA, M.; GARCÍA-TERCEÑO, E. M. Evaluación del Impacto  Social de un Proyecto de Educación No Formal en Ciencias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, art. e230450, p. 1-12, ago. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES.230450>. Acesso em: 2 out. 2022.  

GRIGIO, M. L. et al. Nutraceutical potential, quality and sensory evaluation of camu-camu  pure and mixed jelly. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e03421, p. 1-8,  2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.03421>. Acesso em: 2 out. 2022.  

HAMID, A.; AHMAD, A.S.; KHAN, N. Respiratory and Other Health Risks among Poultry Farm Workers and Evaluation of Management Practices in Poultry Farms. Brazilian Journal  of Poultry Science, Campinas, v. 20, n. 1, p. 111-118, mar. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2017-0513>. Acesso em: 2 out. 2022.  

HEDAYATI, M.; MANAFI, M. Evaluation of Anherbal Compound, a Commercial Probiotic,  and an Antibiotic Growth Promoter on the Performance, Intestinal Bacterial Population,  Antibody Titers, and Morphology of the Jejunum and Ileum of Broilers. Brazilian Journal of  Poultry Science, Campinas, v. 20, n. 2, p. 305-316, abr. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2017-0639>. Acesso em: 2 out. 2022.  

HERNÁNDEZ, C. S. et al. Evaluation of a Feed Plant Additive for Coocidiosis Control in  Broilers Herbals for Coccidiosis Control. Brazilian Journal of Poultry Science, Campinas,  v. 21, n. 1, p. 1-6, mar. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2018- 0846>. Acesso em: 2 out. 2022.  

HIDALGO, K. et al. Evaluation of concentrated vinasse as additive in replacement pullets.  Cuban Journal of Agricultural Science, Mayabeque, v. 54, n. 1, p. 77-83, mar. 2020.  Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079- 34802020000100077&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ISHFAQ, B. et al. Evaluation of cookery methods in reduction of pesticide residues and  quality atributes of okra fruit (Abelmoschus esculentus L.) Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 42, art. e86021, p. 1-9, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.86021>. Acesso em: 2 out. 2022.  

IWANSYAHA, C. et al. Evaluation on the physicochemical properties and mineral contents  of Averrhoa bilimbi L. leaves dried extract and its antioxidant and antibacterial capacities.  Food Science and Tecnology, Campinas, v. 41, n. 4, p. 987-992, dez. 2021. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.15420> Acesso em: 2 out. 2022.  

JARAMILLO, O.; ROLDAN, M. C. B.; SAENZ, G. A. Evaluación de la Formación  Profesional en Archivística: El Caso de la Escuela Interamericana de Bibliotecología. Revista  Interamericana de Bibliotecología, Medellín, v. 41, n. 3, p. 319-327, dez. 2018. Disponível  em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120- 09762018000300319>. Acesso em: 2 out. 2022.  

JAVID, M. A. et al. Evaluation of Comparative Effect of Feed Additive of Allium Sativum  and Zingeber Officinale on Bird Growth and Histomorphometric Characteristics of Small  Intestine in Broilers. Brazilian Journal of Poultry Science, Campinas, v. 21, n. 2, p. 1-6,  nov. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2019-0993>. Acesso em: 2  out. 2022.

KAIMBAYEVA, L. et al. Evaluation of autolysis induced histologic alterations in skeletal  muscle tissue of non-traditional meat animals. Food Science and Technology, Campinas, v.  40, n. 3, p. 736-740, set. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.18319>. Acesso  em: 2 out. 2022.  

KAMBAROVA, A. et al. Improvement of quality characteristics of turkey pâté through  optimization of a protein rich ingredient: physicochemical analysis and sensory evaluation.  Food Science and Tecnology, Campinas, v. 41, n. 1, p. 203-209, mar. 2021. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.00720>. Acesso em: 2 out. 2022.  

KAREENA, A. et al. In vitro evaluation of probiotic bacteria and yeast growth, pH changes  and metabolites produced in a pure culture system using protein base products with various  added carbon sources. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e18321, p. 1-10,  2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.18321>. Acesso em: 2 out. 2022.  

KHWIDZHILI, R.H.; WORTH, S. Evaluation of South Africa’s Public Agricultural Extension  in the Context of Sustainable Agriculture. South African Journal of Agricultural  Extension, Pretoria, v. 47, n. 1, p. 20-35, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0301-603X2019000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

KUMALASARI, R. et al. Evaluation of uniformity of physical and texture quality in  manufacture of gluten-free noodles using single-screw extruders: a case study on local SMEs  in Subang district-Indonesia Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, e82421, p. 1-7,  2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.82421>. Acesso em: 2 out. 2022.  

LAMBACH, M.; MARQUES, C. A.; SILVA, A. F. G. da. Avaliação de Processos para a  Formação Docente Fundamentados na Perspectiva Dialógico-Problematizadora: Categorias de  Análise. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100,  p. 1128-1150, jul. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104- 40362018002601105>. Acesso em: 2 out. 2022.  

LI, Y.; RAMASWAMY, H. S. et al. Nutrient evaluation of the seed, pulp, flesh, and peel of  spaghetti squash. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e70920, p. 1-9, 2022.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.70920>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MACNEIL, M. D. et al. Alternative Models for Genetic Evaluation of Feed Intake by  Afrikaner Cattle. South African Journal of Animal Science, Pretoria, v. 49, n. 4, p. 763-769,  set. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v49i4.18>. Acesso em: 2 out.  2022. 

MAHLANGU, G.; RUHODE, E. Towards a Multidimensional Model for Assessing e Government Service Gaps. South African Journal of Information Management, Cape  Town, v. 22, n. 1, p. 1-8, dez. 2020. Disponível em:  <https://doi.org/10.4102/sajim.v22i1.1234>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MARQUES, J. I. et al. Evaluation of Heat Stress Through Temperature and Pupillary  Dilatation of the Guinea Fowl (Numida Meleagris) in a Controlled Environment. Brazilian  Journal of Poultry Science, Campinas, v. 23, n. 3, p. 1-6, mai. 2021. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2020-1409>. Acesso em: 2 out. 2022. 

MASSON, D. M.; GATICA, M. R. Q.; ANGEL, M. C. M. Construcción y validación  preliminar de un instrumento de evaluación de actitudes hacia la clase de química para  estudiantes de educación secundaria. Educación química, Cidade do México, v. 30, n. 1, p.  121-135, out. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2019.1.65592>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

MEHMOOD, S. et al. Bioactivity evaluation and phytochemical screening of Euphorbia  helioscopia and Rumex dentatus. Food Science and Technology, Campinas, v. 42, art,  e66721, p. 1-8, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.66721>. Acesso em: 2 out.  2022.  

MELLADO-MOREN, P. C.; SÁNCHEZ-ANTOLÍN, P.; BLANCO-GARCÍA, M. Tendencias  de la evaluación formativa y sumativa del alumnado en Web of Sciences. Alteridad, Cuenca  , v. 16, n. 2, p. 170-183, dez. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.01>. Acesso em: 2 out. 2022. 

MELO, M. H. da S. et al. Evaluation of the Implementation Process of the #Tamojunto2.0  Prevention Program in Brazilian Schools. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 32, art. e3220, p. 1-10,  mai. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-4327e3220>. Acesso em: 2 out.  2022.  

MILIÁN, G. et al. Evaluation of the zootechnical additive SUBTILPROBIO® E-44 in  productive and health indicators in heavy pure breeds birds under production conditions.  Cuban Journal of Agricultural Science, San José de las Lajas, v. 5, n. 1, p. 67-75, mar.  2021. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079- 34802021000100007&lng=es&tlng=en>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MIRANDA, J. E. et al. Evaluation of Hemochemical Changes in the Blood of Piglets  Supplemented with Two Microbial Preparations. Cuban Journal of Agricultural Science,  Mayabeque, v. 52, n. 1, p. 57-66, mar. 2018. Disponível em:  <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802018000100057&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MORAIS, R. A. et al. Formulation and evaluation of guapeva jam: nutritional properties,  bioactive compounds, and volatile compounds during storage. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 42, art. e116321, p. 1-10, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.116321>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MOREIRA, J. B. et al. Preparation of Beta-Carotene Nanoemulsion and Evaluation of  Stability at a Long Storage Period. Food Science and Technology, Campinas, v. 39, n. 3, p.  599-604, set. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.31317>. Acesso em: 2 out.  2022.  

MOREIRA, R. S. da S. et al. Preparation and evaluation of red propolis and nystatin  cyclodextrin inclusion complexes against oral microbiome opportunistic microorganisms  Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e118022, p. 1-12, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.118022>. Acesso em: 2 out. 2022. 

MUJINGA, M.; ELOFF, M. M.; KROEZE, J. H. System usability scale evaluation of online  banking services: A South African study. South African Journal of Science, Pretória, v. 114,  n. 3-4, p. 1-8, abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17159/sajs.2018/20170065>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

MUNARKO, H. et al. Germination of five Indonesian brown rice: evaluation of antioxidant,  bioactive compounds, fatty acids and pasting properties. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 42, art. e19721, p. 1-8, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.19721>. Acesso em: 2 out. 2022.  

MUNIZ, A. da S. et al. Organic vs conventional agriculture: evaluation of cadmium in two of  the most consumed vegetables in Brazil. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art.  e106721, p. 1-8, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.106721>. Acesso em: 2  out. 2022.  

MUNIZ, L. P. et al. Evaluation of Metals in Tomato Sauces Stored in Different Types of  Packaging. Food Science and Technology, Campinas, v. 38, n. 3, p. 383-389, jul. 2018.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.27916>. Acesso em: 2 out. 2022.  

NAJAFI, A. et al. Evaluación de desempeño de bibliotecas basada en la DEA: un estudio de  mapeo sistemático. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 34, n. 85, p. 227- 251, dez. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2020.85.58159>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

NASCIMENTO, M. M. et al. Quality pattern evaluation of frozen soursop pulps: an  assessment based on chemical composition and chemometric analysis. Food Science and  Technology, Campinas, v. 40, n. 2, p. 508-516, jun. 2020. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.04919>. Acesso em: 2 out. 2022.  

NEVES, J. V. G. das. et al. Total Phenolic Content and Primary Antioxidant Capacity of  Aqueous Extracts of Coffee Husk: Chemical Evaluation and Beverage Development. Food  Science and Technology, Campinas, v. 39, suppl. 1, p. 348-353, jun. 2019. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.36018>. Acesso em: 2 out. 2022.  

NGOEPE, L. J. Debilitating Colonialism Through Ethnographic User-Oriented Evaluation of  a Collaborative Science ICL Course. South African Journal of Higher Education,  Stellenbosch, v. 34, n. 4, p. 230-250, set. 2020. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.20853/34-4-3549>. Acesso em: 2 out. 2022.  

OLIVEIRA, E. C. et al. Abordagem CTS em Manuais Escolares de Química do 10º Ano em  Portugal: Um Estudo de Avaliação. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 891-910, dez.  2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320180040006>. Acesso em: 2 out.  2022.  

OLIVEIRA, R. N. R. de. et al. Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade e Acessibilidade  de um Protótipo de Jogo Educacional Digital para Pessoas com Deficiência Visual. Revista  Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, art. , e0190, p. 847-864, jul. 2021.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0190>. Acesso em: 2 out. 2022. 

ORO, C. S. et al. Evaluation of the Relationship Between the Breeder’s Age, Breed and the  Incubator Types on Quality and Animal Welfare in the Hatchery. Brazilian Journal of  Poultry Science, Campinas, v. 21, n. 3, p. 1-8, fev. 2019. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2019-1011>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ORTEGA-QUEVEDO, V. et al. Diseño y validación de instrumentos de evaluación de  pensamiento crítico en educación primaria. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Bogotá, n. 48,  p. 91-110, dez. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.17227/ted.num48-12383>. Acesso  em: 2 out. 2022. 

PENG, Y. et al. Optimization and release evaluation for tea polyphenols and chitosan  composite films with regulation of glycerol and Tween. Food Science and Technology,  Campinas, v. 40, n. 1, p. 162-170, mar. 2020. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.34718>. Acesso em: 2 out. 2022.  

POZO, M.A.M. del; CALLE, M.H. de la. Evaluación Formativa de la Lengua de los  Profesores de Science: un Estudio de Caso. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 44, n. 2, p.  279-296, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052018000200279>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

QUISPE, E. C.; SACCHERO, D.; WULIJI, T. QUISPE, M. D. Evaluation of a New Portable  Device That Measures Diameter of Animal Fibres. South African Journal of Animal  Science, Pretoria, v. 50, n. 5, p. 700-709, 2020. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v50i5.7>. Acesso em: 2 out. 2022.  

RAHMAN, F. U. et al. Evaluation of volatile aroma compounds from Chinese wild grape  berries by headspace-SPME with GC-MS. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42,  art. e54320, p. 1-9, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.54320>. Acesso em: 2  out. 2022.  

RAY, J. V. et al. Evaluation of Varieties of Cenchrus Purpureus Tolerant to Drought Under  Pre-Montain Conditions. Cuban Journal of Agricultural Science, Mayabeque, v. 52, n. 1, p.  75-86, mar. 2018. Disponível em:  <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802018000100075&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

RIBEIRO, L. de O. et al. Stability evaluation of juçara, banana and strawberry pasteurized  smoothie during storage. Food Science and Technology, Campinas, v. 40, n. 2, p. 387-393,  jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.01319>. Acesso em: 2 out. 2022.  

RODRIGUES, E. E. et al. Rate of Transfer of Infectious Anaemia Maternal Antibodies from  Broiler Breeders To the Progeny: a Field Evaluation. Brazilian Journal of Poultry Science,  Campinas, v. 24, n. 3, p. 1-4, fev. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061- 2021-1562>. Acesso em: 2 out. 2022.  

RODRIGUES, L. F. S. et al. Microbiological evaluation of industrialized and artisanal Minas  fresh cheese commercialized in the Federal District, Brazil. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 42, art. e45221, p. 1-7, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.45221>. Acesso em: 2 out. 2022. 

RODRIGUEZ, I. S. et al. Evaluation of the antioxidant and hepatoprotective activity of  Mucuna pruriens (L) cv. utilis forage meal and their polyphenols extract in Sprague Dowley  rats. Cuban Journal of Agricultural Science, Mayabeque, v. 54, n. 2, p. 243-255, jun. 2020.  Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079- 34802020000200243&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ROMERO, V. S. Origen y desarrollo de la evaluación científica. Alcances y límites de su  aplicación en las ciencias sociales. Revista de la Educación Superior, Ciudad de México, v.  49, n. 194, p. 27-45, jun. 2020. Disponível em:  <https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602020000200027>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações.  7.ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq: versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3.  Planaltina, p. 97. 2017. Disponível em:  <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/anexo-manual-do-aplicativo-iramuteq-par maria-elisabeth-salviati>. Acesso em: 15 nov. 2022. 

SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. 1ª.  ed. Brasília: Enap, 2021. Disponível em:  <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6542/1/Analise_de_conteudo_categorial_final.pdf > Acesso em: jan. 2022. 

SANTIAGO-SAENZ, Y. O. et al. Nutritional and functional evaluation of three powder mixtures based on mexican quelites: alternative ingredients to formulate food supplements.  Food Science and Technology, Campinas, v. 40, n. 4, p. 1029-1037, dez. 2020. Disponível  em: <https://doi.org/10.1590/fst.28419>. Acesso em: 2 out. 2022. 

SANTIN, D. M.; CAREGNATO, S. E. The Binomial Center-Periphery and the Evaluation of  Science Based on Indicators. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 33, n. 79,  p. 13-33, jun. 2019. Disponível em:  <https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2019.79.57930>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SANTOS, O. V. dos. et al. Evaluation of quality parameters and chromatographic,  spectroscopic, and thermogravimetric profile of Patauá oil (Oenocarpus bataua). Food  Science and Technology, Campinas, v. 40, suppl. 1, p. 76-82, jun. 2020. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.01619>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SANTOS, P. H. C. dos. et al. Evaluation of a rapid detection method of Salmonella in  comparison with the culture method and microbiological quality in fish from the Brazilian  Amazon. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 41, n. 1, p. 151-157, mar. 2021.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.38719>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SARIFUDIN, A. et al. Evaluation of some analytical methods for determination of calcium  oxalate in Amorphophallus muelleri flour. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42,  art. e09522, p. 1-7, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.09522>. Acesso em: 2  out. 2022. 

SAVIO, J. et al. Evaluation of The Stability of Thighs and Drumsticks Boneless Chicken  Under Different Conditions of Industrial Storage. Food Science and Technology, Campinas,  v. 39, suppl. 1, p. 41-47, jun. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.36917>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

SCAPINI, L. B. et al. Nutritional Evaluation of Soybean Hulls with or without β-Mannanase  Supplement on Performance, Intestinal Morphometric and Carcass Yield of Broilers  Chickens. Brazilian Journal of Poultry Science, Campinas, v. 20, n. 4, p. 633-642, dez.  2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2017-0581>. Acesso em: 2 out.  2022.  

SCHUH, V. et al. Evaluation of the microbiological quality of minimally processed  vegetables. Food Science and Technology, Campinas, v. 40, n. 2, p. 290-295, jun. 2020.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.38118>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SHAHZAD, A.H. et al. Evaluation of Synchronization Protocols and Methods of Early  Pregnancy Diagnosis in Dairy Cattle. South African Journal of Animal Science, Pretoria, v.  50, n. 6, p. 793-799, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v50i6.4>. Acesso  em: 2 out. 2022.  

SOHAIB, M. et al. Nutritional and safety evaluation of various liquid and powdered tea  whiteners available in Pakistan. Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e04921,  p. 1-7, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.04921>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SOLICHAH, E. et al. Evaluation of physicochemical, nutritional, and organoleptic properties  of nuggets based on moringa (Moringa oleifera) leaves and giant catfish (Arius thalassinus).  Food Science and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e72020, p. 1-6, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.72020>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SOSA, D.; PEÑA, B.; ESCOBAR, A. C. Evaluation of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in  Cattle Farms and its Relation With the Safety in Grass And Milk. Cuban Journal of  Agricultural Science, Mayabeque, v. 52, n. 3, p. 283-295, set. 2018. Disponível em:  <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-34802018000300283&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

SUN, H.; SONG, Y. Fitness evaluation of Encarsia sophia parasitizing Aleurocybotus indicus on two rice cultivars. Chilean Journal of Agricultural Research, Chillán, v. 80, n. 2, p. 209- 218, jun. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-58392020000200209>.  Acesso em: 2 out. 2022.  

TALIM, M.C.; CENDÓN, B.V.; TALIM, S.L. Avaliação do Impacto de um Treinamento em  Pesquisa Bibliográfica para Mestrandos e Residentes na Área da Saúde. Perspectivas em  Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 85-103, jun. 2018. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/1981-5344/2846>. Acesso em: 2 out. 2022.  

TARCZYHSKI, K. et al. pH Measured 24 Hours Post Mortem Should Not Be Regarded as  Ultimate pH in Pork Meat Quality Evaluation. South African Journal of Animal Science,  Pretoria, v. 48, n. 6, p. 1009-1016, nov. 2018. Disponível em:  <http://dx.doi.org/10.4314/sajas.v48i6.2>. Acesso em: 2 out. 2022. 

TARGINO, M. das G.; GARCIA, J. C. R.; SILVA, K. L. N. da. Avaliadores da área de  ciência da informação frente à open peer review. Revista Interamericana de  Bibliotecología, Medellín, v. 43, n. 1, p. 1-13, abr. 2020. Disponível em:  <https://www.redalyc.org/journal/1790/179064465005/html/>. Acesso em: 2 out. 2022.  

TAVARES, R.S. et al. Efficiency Assessment in University Libraries. Transinformação,  Campinas, v. 30, n. 1, p. 65-79, abr. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2318- 08892018000100006>. Acesso em: 2 out. 2022.  

TORRES, M.; RODRIGUEZ, R.; HERRERA, M. Scale Design for Evaluating the  Methodological Quality of Studies Related to Nutritional Values of Silages for Ruminants.  Pilot Study. Cuban Journal of Agricultural Science, Mayabeque, v. 52, n. 4, p. 383-388,  dez. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079- 34802018000400383&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 2 out. 2022.  

ÜNAL ŞENGÖR, G. F. et al. Color Assessment by Different Techniques of Gilthead  Seabream (Sparus aurata) During Cold Storage. Food Science and Technology, Campinas,  v. 39, n. 3, p. 696-703, set. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/fst.02018>. Acesso  em: 2 out. 2022.  

VALENÇA, L. M. et al. Evaluation of residues of β-lactam, sulfonamide, tetracycline,  quinolone, fluoroquinolone e pyrimidine in raw milk. Food Science and Technology,  Campinas, v. 41, n. 3, p. 603-606, set. 2020. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.23520>. Acesso em: 2 out. 2022.  

VASCONCELOS, A. M. de. Série Iramuteq. YouTube, 9 mar. 2022. Disponível em:  <https://www.youtube.com/playlist?list=PLoodt4UgFySPxzb7kK_kwN_6PtSYTeK1P>  Acesso em: jul. 2022. 

VILELA, A. F. et al. Assessment of sensory and physical-chemical quality, and potential for  certification of cachaças from the state of Paraíba, Brazil. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 41, n. 3, p. 661-668, set. 2021. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.13520>. Acesso em: 2 out. 2022.  

WANG, R.; PENG, W. Principal component analysis and comprehensive evaluation on  drought tolerance difference of canola cultivars at germination and emergence stages.  Chilean Journal of Agricultural Research, Chillán, v. 81, n. 4, p. 557-567, dez. 2021.  Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-58392021000400557>. Acesso em: 2 out.  2022.  

YU, W. et al. Evaluation of the Effect of Bacillus Subtilis and Pediococcus Acidilactici Mix  on Serum Biochemistry, Growth Promotation of Body and Visceral Organs in Lohmann  Brown Chicks. Brazilian Journal of Poultry Science, Campinas, v. 22, n. 3, p. 1-8, mai.  2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9061-2020-1274>. Acesso em: 2 out.  2022.  

YUSUFOĞLU, B; YAMAN, M.; KARAKUŞ, E. Glycemic evaluation of some breads from  different countries via in vitro gastrointestinal enzymatic hydrolysis system. Food Science  and Tecnology, Campinas, v. 42, art. e34920, p. 1-9, 2022. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.34920>. Acesso em: 2 out. 2022. 

ZARABADIPOUR, F.; PIRAVI-VANAK, Z.; AMINIFAR, M. Evaluation of sterol  composition in different formulations of cocoa milk as milk fat purity indicator. Food Science  and Technology, Campinas, v. 41, n. 2, p. 519-523, jun. 2021. Disponível em:  <https://www.scielo.br/j/cta/a/dcN7mtf5qq5qGDYLd6864Gz/abstract/?lang=en>. Acesso em: 2 out. 2022. 


ANEXO A – LIVRO DE CÓDIGOS (LdC) 

LIVRO CÓDIGO – MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS PARA AVALIAÇÃO 1 Introdução 

Este livro demonstra a maneira como ocorreu a classificação de sinônimos de avaliação  para o estudo dos sentidos dessa palavra nos artigos previamente selecionados. 

2 Construção da lista de sinônimos de sentidos 

Foi realizado uma busca online em diversas fontes por sinônimos da palavra avaliar e seus  derivados. A partir dessas palavras foi destacado seis sentidos para avaliar, que estão listados  abaixo, seguidos dos sinônimos para o verbo e o substantivo. 

A) Apreciar valor ou qualidade 

– Avaliar: apreciar, classificar, examinar, analisar, qualificar, aferir; 

– Avaliação: apreciação, classificação, qualificação, aferição. 

B) Tecer consideração 

– Avaliar: considerar, julgar, estimar, ponderar, refletir; 

– Avaliação: consideração, julgamento, parecer, opinião, juízo, crítica, observação. C) Estabelecer valor 

– Avaliar: taxar, orçar, cotar, pesar, determinar, fixar, estipular, tabelar; • Avaliação: cálculo, conta, estimativa, peritagem, taxação, orçamento, balanço. D) Determinar quantidade  

– Avaliar: contar, calcular, computar, quantificar, suputar, medir, mensurar,  dimensionar; 

– Avaliação: quantificação, contagem, cálculo. 

E) Julgar previamente 

– Avaliar: supor, pressupor, prever, presumir, pressentir, conjecturar, conjeturar, crer,  imaginar, depreender, deduzir, inferir. 

– Avaliação: suposição, dedução,  

F) Exame de conhecimento 

– Avaliar: testar, controlar, inspecionar;

– Avaliação: teste, prova, verificação. 

3 Instruções para codificação 

Antes da codificação, foi realizada a leitura do resumo de cada artigo. O foco de análise  está nos objetivos de cada artigo. A codificação ocorreu em termos gerais (referência e área de  publicação) e em termos do sentido da avaliação/avaliar no objetivo. 

Em alguns artigos foram encontrados mais de um verbo ou um verbo e um substantivo.  A codificação foi feita apenas para a primeira classe que aparece no decorrer do texto. Os identificadores são separado por um espaço. 

4 Dados gerais 

4.1 Identificador de referências – código ordem (*n_ID) 

Para cada artigo foi organizado a referência segundo a norma NBR 6023/2002 da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas referências foram colocadas em  ordem alfabética, e numeradas de 1 a 118. 

Quadro 1 – Exemplo do identificador do código ordem. 

Código Referência em ordem alfabética 
*n_001ABUALHASAN, M. et al. Quality evaluation of iron-containing food  supplements in the Palestinian market. Food Science and Tecnology,  Campinas, v. 41, suppl. 2, p. 785-790, dez. 2021. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/fst.01621>. Acesso em: 30 out. 2022.
*n_002ADELLE, C. et al. Evaluating ‘homegrown’ research networks in Africa.  South African Journal of Science, Petrória, v. 114, n. 3-4, p. 1-7, abr. 2018.  Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17159/sajs.2018/20170070>. Acesso  em: 30 out. 2022
Fonte: elaborado pelos autores 

4.2 Identificação da área de publicação – código área (*A_CED/CAL/CAG/CP/CS/CB/CT)

Foi analisado para cada artigo a qual área de estudo pertencia a revista de publicação do  periódico. Foram encontradas sete áreas diferentes, que estão listadas no quadro abaixo  conforme o seu código. 

Quadro 2 – Identificadores de código área. 

Código Área de publicação
*A_CAG Ciências Agrárias
*A_CAL Ciências de Alimentos
*A_CB Ciência em Bibliotecologia
*A_CED Ciência Educacional
*A_CP Ciência Política
*A_CS Ciências da Saúde
*A_CT Ciências em tecnologia
Fonte: elaborado pelos autores 

Para exemplificar, o código do primeiro exemplo do identificador de referências seria  *n_001 *A_CAL já que em ordem alfabética das referências é o primeiro e foi publicado em  uma revista da área de Ciências de Alimentos. 

5 Sentidos da avaliação (*S_ID) 

Com o auxílio os sinônimos, foi analisado o sentido dos objetivos de cada artigo. Em  alguns casos, foi necessário a retomada da leitura do resumo e/ou corpo artigo para a  interpretação do sentido. Abaixo, estão listados os sentidos já apresentados anteriormente e seu  identificador. 

Quadro 3 – identificador do sentido

ID Sentido
Apreciar valor ou qualidade
Tecer uma consideração
Estabelecer valor
Determinar quantidade
Julgar previamente
6Exame de conhecimento
Fonte: elaborado pelos autores 

Abaixo estão dispostos os exemplos de classificação de sentido e considerações  importante para a interpretação. 

SENTIDO 1 

Observe o objetivo do artigo *n_014 *A_CED: 

“melhorar a avaliação de habilidades motoras e habilidades físicas em Educação Física para  escolares com deficiência intelectual no município de Pinar del Río.” 

O fragmento de análise foi melhorar a avaliação de habilidades. Habilidade não é algo  mensurável, por isso o sentido 3 e 4 são desconsiderados. No texto do artigo não foi mencionado  que esse objetivo iria prever alguma ação subsequente, portanto o sentido 5 foi desconsiderado.  Esse o contexto também não mencionou teste como avaliação, retirando o sentido 6. Melhorar  algo não está ligado ao sentido de julgar. Portanto a sua classificação foi para o sentido 1, sendo  que a palavra avaliação pode ser tocada por análise sem prejudicar o entendimento da  mensagem. Dessa maneira a codificação seria n_014 *A_CED *S_1. 

Vale ressaltar que todo contexto que mencionava avaliação para comparações como no  exemplo *n_097 *A_CAL *S_1, “avaliar a equivalência de 2 testes rápidos de detecção”, o  termo avaliar tem a pretensão com comparar os resultados entre os testes, o que significa uma  classificação, pertencendo ao sentido 1 

SENTIDO 2 

Realizando a leitura da unidade de análise abaixo, é possível perceber os critérios para  a classificação do sentido 2. 

“avaliar a qualidade microbiológica do queijo Minas frescal comercializado no Distrito Federal, Brasil.” (*n_091 *A_CAL *S_2) 

Ao avaliar a qualidade, há a intenção de julgar os padrões que foram produzidos tal tipo  de queijo, a fim de construir uma consideração sobre os aspectos microbiológicos encontrados.

SENTIDO 3 

Nenhum dos artigos foi classificado como sentido 3. Um exemplo de avaliação com o  sentido de estabelecer o valor é quando um perito avalia o valor de um bem, como uma joia.  Dentre as setes áreas contempladas nesse estudo, não encontramos caso semelhante a esse  sentido. 

SENTIDO 4 

A classificação das unidades de análise em determinação de quantidade foi compreendida quando ao analisar algo, resultará em um valor que deve estar dentro de padrões  pré-determinados ou não. A exemplo disso temos a unidade *n_105 *A_CAG *S_4: 

“avaliar a concentração de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em capim e leite em áreas  de pecuária e a relação entre sua concentração nos alimentos e aquelas relatadas no solo.” 

A intenção é determinar a quantidade em concentração de hidrocarbonetos nas amostras,  sendo um sinônimo do sentido 4. 

SENTIDO 5 

O sentido 05, julgar previamente, poder ser exemplificado na unidade *n_109 *A_CB *S_5. 

“avaliar a viabilidade de sua adoção dentre avaliadores em ciência da informação.” 

A interpretação pelos sinônimos ficaria em prever a sua adoção, pois “viabilidade” é um  termo que indica a possibilidade de algo, que pode ou não ocorrer futuramente. 

SENTIDO 6 

O sentido 6 está lidado a avaliação como forma de demonstrar o quando se conhece de  algo. Esse sentido foi verificado na unidade *n_079 *A_CED *S_6.  

“discutir as respostas das entrevistas emanadas das avaliações dos alunos de um dos cursos  integrados de ciências e línguas sul africanos ministrados de forma colaborativa, com o  objetivo de debilitar o colonialismo.”

Nesse artigo que discute a responsabilidade de universidades africanas em dar aulas  em uma língua não nativa, trabalhou-se com as respostas de testes aplicados aos alunos em uma  entrevista. Ou seja, se o substantivo avaliação for substituído por teste, a frase permanece com  o mesmo sentido, e em nossa classificação, sentido 6.

ANEXO B – FORMULÁRIO DE CODIFICAÇÃO (FdC)


4 RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7.ed. Porto Alegre:  AMGH, 2014. 

5 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

6 SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. 1ª. ed. Brasília:  Enap, 2021. Disponível em: <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6542/1/Analise_de_conteudo_categorial_final.pdf> Acesso em: jan.  2022. 

7 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação – Referências. Rio de Janeiro, 74 p. 2018.

8 LdC – Anexo A; FdC – Anexo B. 

9 CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ.  LACCOS – Laboratório de Pesquisa Social da Comunicação e Cognição, Universidade Federal de Santa  Catarina, 2013. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais> Acesso  em: jan. 2020.

10 VASCONCELOS, A. M. de. Série Iramuteq. YouTube, 9 mar. 2022. Disponível em:  <https://www.youtube.com/playlist?list=PLoodt4UgFySPxzb7kK_kwN_6PtSYTeK1P> Acesso em: jul. 2022.

11 SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq: versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3. Planaltina, p. 97.  2017. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/anexo-manual-do-aplicativo-iramuteq par-maria-elisabeth-salviati>. Acesso em: 15 nov. 2022.


Bacharela e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutoranda do Programa  de Pós-graduação em Educação para Ciência e Matemática – UEM. Endereço postal: R. José Iba, 552, Parque  Avenida, 87025420 – Maringá, PR

2Professor doutor no Departamento de Química e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e  Matemática da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Endereço postal: Universidade Federal de Sergipe,  Campus de Itabaiana, Campus Universitário Prof. Alberto de Carvalho, Av. Vereador Olimpio Grande s/n,  49500000 – Itabaiana, SE