REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412121338
Dáffiny Gabrielle Feitosa Gonçalves¹
Vitória Elle Souza Araújo²
Elineuza Ramos da Silva³
Alyane Osório Reis Menezes Feitosa Rocha4
RESUMO
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Down (SD) é uma desordem genética caracterizada por alterações fenotípicas, como face achatada, olhos oblíquos, língua larga e pele amarelada. Foi clinicamente descrita pelo médico britânico John Langdon Down. Já o Conceito Bobath, desenvolvido por Karel e Berta Bobath na década de 1940, é uma abordagem terapêutica voltada para pessoas com distúrbios do movimento e controle postural causados por lesões no sistema nervoso central (SNC). Essa técnica é aplicável a indivíduos de qualquer idade e gravidade da lesão, com foco na avaliação e tratamento para melhorar a função motora e postural. OBJETIVO: Relatar a caracterização da influência do método bobath no desenvolvimento motor da criança com síndrome de down. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão de sistemática descritiva qualitativa que realizou buscas nos bancos Google Acadêmico, PubMed e Scielo, abrangendo publicações de 2010 a 2024. Foram selecionados 285 artigos, dos quais 153 foram excluídos. Após a aplicação dos critérios de inclusão, 18 artigos foram selecionados, utilizando as palavras-chave: “Desenvolvimento motor”, “Método Bobath”, “Síndrome de Down”, “Criança” e “Fisioterapia”. RESULTADO: A análise detalhada dos dados revelou que as crianças submetidas ao tratamento utilizando o método Bobath demonstraram avanços significativos em diversos aspectos do desenvolvimento motor. Entre os principais benefícios observados, destacam-se melhorias notáveis na coordenação motora fina e grossa, evidenciadas pela maior precisão nos movimentos e maior controle postural. Esses resultados reforçam a eficácia do método Bobath como abordagem terapêutica para o desenvolvimento neuromotor infantil. CONCLUSÃO: Obteve-se evidencias que a aplicação do Método Bobath no desenvolvimento motor de crianças com SD pode trazer benefícios significativos ao promover a melhora do tônus muscular, controle postural e coordenação motora. Essa abordagem, centrada em estimular padrões de movimento mais funcionais e alinhados ao desenvolvimento típico, busca compensar as dificuldades motoras características da condição, como hipotonia e atraso no desenvolvimento motor.
Palavras–Chaves: Desenvolvimento Motor, Método Bobath, Síndrome De Down, Criança E Fisioterapia.
ABSTRACT
INTRODUCTION: Down Syndrome (DS) is a genetic disorder characterized by phenotypic changes, such as a flat face, slanted eyes, wide tongue and yellowish skin. It was clinically described by the British doctor John Langdon Down. The Bobath Concept, developed by Karel and Berta Bobath in the 1940s, is a therapeutic approach aimed at people with movement and postural control disorders caused by injuries to the central nervous system (CNS). This technique is applicable to individuals of any age and severity of injury, focusing on assessment and treatment to improve motor and postural function. OBJECTIVE: To report the characterization of the influence of the bobath method on the motor development of children with down syndrome. METHODOLOGY: This study is a literature review that carried out searches in Google Scholar, PubMed and Scielo databases, covering publications from 2010 to 2024. 285 articles were found, of which 153 were excluded by the exclusion criteria. After applying the inclusion criteria and detailed reading, 18 articles were selected to compose the work. The
keywords used were: “Motor development”, “Bobath Method”, “Down Syndrome”, “Child” and “Physiotherapy”. RESULT: Data analysis showed that children who received treatment with the Bobath method showed improvements in motor coordination and the ability to carry out daily activities. CONCLUSION: It is concluded that the exclusive application of the Bobath Method in the motor development of children with DS can bring significant benefits by promoting improvement in muscle tone, postural control and motor coordination. This approach, focused on stimulating more functional movement patterns aligned with typical development, seeks to compensate for the motor difficulties characteristic of the condition, such as hypotonia and delay in motor development.
KEYWORDS: Motor Development, Bobath Method, Child, Down Syndrome And Physiotherapy
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tratará da influência do método bobath no desenvolvimento motor da criança com síndrome de down e terá como objetivo geral: “Relatar a atuação do método bobath no desenvolvimento motor da criança com síndrome de down”.
A Síndrome de Down (SD) é uma anomalia cromossômica, descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico Langdon Haydon Down,mas só em 1959 foi denominada como trissomia do cromossomo 21 (Satoriva e Segura, 2013). A utilização do termo “trissomia do cromossomo 21”, é fortemente utilizada a partir de 1980, devido a supressão do termo mongoloide, no qual, era descrito para se referir aos indivíduos portadores desta síndrome, justificando que ele apresentava características físicasde raças inferiores (Pereira, et al., 2019).
Indivíduos com síndrome de down (SD) apresentam características fenotípicas particulares como baixa estatura, olhos pequenos com pregas epicantais, língua protusa, faces achatadas, base do nariz achatada, pescoço encurtado, dedos curtos na mão (Santos et al, 2019). Podem apresentar, patologias associadas como cardiopatias, problemas respiratórios, problemas de visão, de audição, alterações na coluna cervical, distúrbios na tireoide, obesidade, leucemia, entre outros (Araujo, Alves, 2015).
O Ministério da Saúde (MS), para efeitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), segue o conceito da OMS, que considera: Criança pessoa na faixa etária de zero a 9 anos, ou seja, de zero até completar 10 anos ou 120 meses (BRASIL, 2015b, art. 3º).
O método bobath consiste em uma abordagem de reabilitação fisioterapêutica no tratamento de bebês e crianças que possuem disfunções neurológicas. O método é utilizado para trabalhar o controle motor, a percepção e limitações durante a reabilitação de pacientes com SD. Durante a intervenção deve haver uma variedade de técnicas adaptadas para atender a evolução de cada paciente, porém essas técnicas devem seguir a teoria e prática do Conceito Bobath (Weinert e Bellani, 2011).
Algumas avaliações para a intervenções do método bobath passa pela escala de Medida da Função Motora Grossa (GMFM) é utilizada para avaliar mudanças nas habilidades motoras em crianças com atrasos no desenvolvimento motor, incluindo aquelas com síndrome de Down. Composta por cinco dimensões (deitar e rolar, sentar, engatinhar e ajoelhar, ficar em pé, andar/correr/pular), a GMFM permite identificar áreas que necessitam de intervenção e acompanhar o progresso motor ao longo do tempo. Na síndrome de Down, auxilia no planejamento de tratamentos, como fisioterapia com o método Bobath, devido a características como hipotonia e frouxidão ligamentar.
A Escala de Observação Motora Infantil de Alberta (AIMS) é um instrumento de avaliação voltado para o acompanhamento do desenvolvimento motor de bebês entre 0 e 18 meses, incluindo aqueles com síndrome de Down. Observando posições como deitado de costas, de bruços, sentado e em pé, a AIMS permite identificar atrasos motores e ajustar as intervenções terapêuticas, como o método Bobath, que favorece o controle postural e melhora a funcionalidade, ajudando a criança a alcançar marcos motores importantes.
O fisioterapeuta irá intervir utilizando o método bobath de uma forma precoce, onde será uma forma mais adequada de tratamento. Quando utilizado esse método irá se desenvolver padrões para facilitar a sua postura normal e inibir o tônus anormal, assim promoverá estabilização, equilíbrio com a finalidade de recuperar o controle motor (Sotoriva, 2013, p. 1).
Dessa elaboramos como problema de pesquisa: qual a relevância do método bobath no desenvolvimento motor da criança com síndrome de dow
HIPÓTESES
H1 A utilização do método bobath auxilia no desenvolvimento motor do lactente, trazendo assim uma melhor condição de vida.
H2 O método bobath promove uma melhora no tônus muscular.
H³ O método bobath não altera o desenvolvimento motor da criança e nem o tônus
JUSTIFICATIVA
A fisioterapia é indispensável desde o nascimento das crianças com SD, pois atua de maneira precoce no seu desenvolvimento neuromotor, os pacientes com SD terá mais independência funcional e consequentemente uma inclusão no meio social maior. Resultando assim em uma vida mais ativa, inclusiva e uma maior qualidade.
De acordo com Silva et al (2021), as intervenções fisioterapêuticas voltadas para as crianças com SD são pautadas nas necessidades e níveis de maturação e desenvolvimento motor da criança, sendo relevante evidenciar que quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de haver aquisição completa dos marcos e potenciais de funcionalidade. A fisioterapia, de maneira geral, prioriza a correção dos ajustes posturais, o desenvolvimento do equilíbrio em contextos estático e dinâmico, bem como a intervenção nos atrasos do desenvolvimento motor relacionados às características clínicas da síndrome.
Acredita-se que o objetivo principal do método bobath é facilitar a coordenação motora e inibir movimentos e posturas inadequadas. Esta terapia pode trazer bons resultados na estimulação precoce de bebês com síndrome de Down, uma vez que a hipotonia (músculos mais “molinhos”) favorece desordens de postura e de movimentos.
O tema A influência do método bobath no desenvolvimento motor de crianças com síndrome de down foi escolhido para essa presente pesquisa devido acreditarmos que o conhecimento das alterações provocadas pela síndrome de Down constitui o primeiro passo para a implementação de programas voltados para uma melhor atuação dos profissionais e dos pais. O método Bobath é um tratamento muito eficaz para crianças com SD, pois auxilia nos movimentos funcionais, buscando alcançar o seu desenvolvimento o mais próximo do normal.
O tema foi escolhido devido o interesse na área de fisioterapia pediátrica, durantes o curso observamos e atendemos em estágios crianças com SD e devido a isso tivemos a curiosidade em entender como o método bobath poderia influenciar o desenvolvimento motor destas crianças.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Relatar a atuação do método bobath no desenvolvimento motor da criança com síndrome de down.
Objetivos específicos
Conceituar o que é síndrome de down;
Enumerar os fatores que influenciam no desenvolvimento motor das crianças portadoras de síndrome de down;
Abordar o desenvolvimento motor das crianças portadoras de síndrome de down;
Explicar a influência do método bobath;
Demonstrar o papel do fisioterapeuta no auxilio no desenvolvimento motor.
REFERENCIAL TEÓRICO
A SD é uma anomalia genética conhecida como trissomia do cromossomo 21. O DNA se divide em cromossomos, o ser humano possui 46 em cada célula separados em pares. Durante a formação do feto, na divisão celular (meiose) na fase anáfase, o par de número 21 ao invés de apresentar dois, há três cromossomos. Sendo possível identificar antes de o bebê nascer através de exames como ultrassom morfológico e NIPT.
As características fenotípicas mais comuns desta síndrome são: a braquicefalia, descrita por um diâmetro fronto-occipital bastante reduzido, fissuras palpebrais com inclinação superior, pregas epicântais, base nasal achatada, pescoço curto, língua protusa, fraqueza muscular e das articulações e hipotonia muscular generalizada. (Trindade; Nascimento, 2016)
Segundo Morais (2016) “no Brasil, há cerca de 8.000 por ano e a incidência eleva-se á medida que á idade materna aumenta, com uma proporção de 1.350 aos 35 anos de 1f.100 aos 40 anos”. Há diversos fatores que possam estar ligados a essa anomalia como hábitos pessoais como uso excessivos de drogas, tabagismo ou álcool e como também pode está relacionada a idade materna.
Há mas de 20 anos a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) tem por função garantir e defender os direitos dos individuos com SD como incluir em escolas e na sociedade para garantir que o mesmo viva em conjunto, seus direitos a saúde e a qualidade de vida e entre outros.
A FBASD junto com o poder público conseguiram grandes feitos para realizar a inclusão de pessoas com diagnosticos de sindrome de down, com a união de ambos foi feita a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que visa assegurar e promover que a pessoa com deficiência seja inclusa na sociedade e cidadania, como também foi feito programa Viver Sem limites, e junto com MEC está incluindo mais pessoas com deficiência em escolas, assim garantindo os seus direitos a educação.
A SD não possui cura, porem existem programas de intervenção precoce, para que possam fornecer tratamentos para melhorar a expectativa e a qualidade de vida. De acordo com Modesto e Greguol (2014) “relatam que a fraqueza muscular é bastante comum nas crianças com SD, prejudicando-as nas tarefas do dia a dia e podendo trazer riscos de quedas.” A intervenção precoce vai ajudar diminuindo suas limitações e aumentando sua funcionalidade motora fazendo com que a criança portadora tenha mais confiança em seus movimentos.
A intervenção tem a finalidade de estimular e facilitar posturas que favoreçam o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, possibilitando um melhor desenvolvimento voltado às necessidades especificas de cada criança, diminuindo os riscos de possíveis atrasos. (Izidoro et al., 2019)
Crianças com SD seguem a mesma sequência de desenvolvimento motor que as crianças com desenvolvimento típico (DT), mas geralmente levam o dobro do tempo para atingir a habilidade motora grossa e os marcos do desenvolvimento cognitivo (Kim et al. 2017). De acordo com Cardoso (2015) o surgimento de habilidades motoras complexas pode ser atrasado como resultado de experiências sensório-motoras reduzidas no início da vida, o que por sua vez, reforça a necessidade de avaliação e intervenção.
O conceito bobath foi criado e desenvolvido pelo casal Dr. Karel Bobath (Psiquiatra e Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Educadora Física e Fisioterapeuta), em 1940 na Inglaterra.
O Conceito Bobath é uma abordagem de resolução de problemas para a avaliação e tratamento de indivíduos com distúrbios da função, do movimento e do controle postural, devido a uma lesão do SNC. A abordagem Bobath pode ser usada com pessoas de qualquer idade que tenham sofrido danos ao seu SNC, independentemente do grau da gravidade (CEPADA – ABRAFIN, 2016, p.4).
Bobath é um conjunto de atividades terapeuticas utilizadas em pacientes em neuroreabilitação, visando á melhora e o desenvolvimento da postura, e de disturrbios de movimento e equilibrio, que são resultantes da lesão motora. Segundo Carmago (2020) “o método Bobath utiliza pontos chaves, estratégias de inibição, estimulação e facilitação que podem tornar possíveis às atividades de vida diária e melhorar o aprendizado motor nas crianças portadoras de SD”. Utiliza-se varios recursos como bolas e rolos para manipulações ativas e passivas, permetindo um desenvolvimento de habilidades motoras e posturais de maneira eficaz.
O método Bobath geralmente é escolhido pelos profissionais por ser uma terapia neuro evolutiva cujo objetivo central é suprimir os padrões de atividade reflexa anormais relacionados às técnicas de estimulação tátil proprioceptiva que promovem o ajuste motor intrínseco e automático (PEREIRA, 2019).
O tratamento utilizando esse método é totalmente individualizado, o profissional terá que avaliar com cuidado cada movimento do paciente, observando assim os padrões de movimento, a coordenação, a postura e o equilíbrio após a descarga de peso no solo, para assim criar abordagens para estimular a função motora. Fazer com que eles tenham uma vida cotidiana ajuda a melhorar o desenvolvimento motor e mental, diminuindo suas dificuldades trazendo assim pontos positivos e dando assim uma melhor qualidade de vida e autonomia. Assim orientando o paciente de forma eficiente a execução das tarefas repassadas pelo profissional para que o tratamento seja mais eficiente (Clistenis Clenio et al, 2021).
METODOLOGIA
A presente pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão sistematica descritiva qualitativa, realizada por meio de levantamento e análise de artigos científicos obtidos nas bases de dados LILACS, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico. Essas plataformas foram escolhidas devido à sua acessibilidade e ampla disponibilidade de publicações científicas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo fisioterapia e desenvolvimento motor em crianças com síndrome de Down.
A busca pelos artigos seguiu critérios rigorosos para assegurar a qualidade e a relevância dos materiais utilizados. Os descritores utilizados foram: Trissomia do 21, Síndrome de Down, Fisioterapia, Desenvolvimento motor, Criança e Bobath. Esses termos foram selecionados com base em sua pertinência ao tema, sendo combinados de diferentes formas para ampliar o alcance da pesquisa e identificar publicações que abordassem a temática central de forma abrangente.
Os critérios de inclusão adotados foram:
Artigos publicados no idioma português;
Disponíveis integralmente online;
Publicados entre os anos de 2010 e 2024;
Estudos primários que abordassem diretamente o tema.
Foram excluídos:
Documentos que não atendiam aos critérios de inclusão;
Artigos duplicados (contabilizados apenas uma vez);
Estudos secundários ou revisões que não contribuíssem diretamente para o objetivo deste trabalho.
Após a busca inicial, foram encontrados 285 artigos. Em seguida, aplicaram-se os critérios de inclusão e exclusão, resultando na seleção de 18 artigos científicos. Os 153 artigos restantes foram descartados por não atenderem aos critérios estabelecidos.
Os artigos selecionados foram submetidos a uma leitura analítica e sistemática, permitindo a extração das informações mais relevantes, organizadas de acordo com variáveis previamente definidas, como metodologia empregada, resultados obtidos e contribuições teóricas ou práticas para o tema. A análise das evidências foi realizada de maneira crítica, buscando garantir que as informações incluídas no trabalho fossem consistentes, confiáveis e alinhadas ao objetivo principal deste estudo.
O Fluxograma abaixo descreve o desenho metodológico para se chegar a população e amostra.
Fluxograma:
Fonte: Autoria (2024)
RESULTADOS
AUTOR/ ANO | TÍTULO | METODOLOGIA | RESULTADOS |
SATORIVA, Priscila e SEGURA, Dora de C.A., 2013 | Aplicação do Método Bobath no Desenvolvimento Motor de Crianças Portadoras de Síndrome de Down | O estudo trata-se de uma revisão de literatura, para verificar a eficácia do método bobath no desenvolvimento motor em crianças com SD | Foi verificado que o tratamento precoce, com o método Bobath auxilia crianças com SD na aquisição de movimentos funcionais, controle postural, equilíbrio na coordenação, ganho de tônus muscular, entre outros, promovendo um desenvolvimento mais próximo do normal. |
Silva, 2017 | efeito da terapia neuromotora intensiva na motricidade de pacientes com alterações genéticas raras. | Trata-se de um relato de caso. O tratamento foi aplicado em dois pacientes com idade cronológica média de 12 meses, o paciente do sexo masculino recebeu tratamento intercalado e o paciente do sexo feminino recebeu o tratamento de forma continuada. Com aplicação de 24 atendimentos de 50 minutos | Diante dos dados obtidos nesse estudo, foi observado um avanço significativo em ambos os pacientes em quase todas as dimensões da AIMS, porém o que recebeu tratamento de modo alternado obteve melhores resultados, concluindo que a intervenção com o método Bobath de forma precoce e com intervalos reduz o atraso motor no engatinhar de crianças com SD. |
Nunes e Borges. 2018 | Aplicação do conceito Bobath em criança portadora de Síndrome de Down: estudo de caso. | Trata-se de um estudo de caso onde foi incluída uma criança de 12 meses de idade, sexo masculino, com o diagnóstico de SD, o tratamento foi baseado no conceito neuroevolutivo bobath, realizando 20 sessões dividindo em três vezes na semana, aplicando a escala GMFM na avaliação. | De acordo com os resultados obtidos houve ganho em qualidade e função motora em todos os itens avaliado. Houve desenvolvimento significativo de equilíbrio e controle motor nos deslocamentos em diversas posições e movimentos. Com isso pode observar que o conceito neuroevolutivo de Bobath é uma importante ferramenta para intervenção precoce. Mostrando-se uma eficácia no tratamento de um portador da SD. |
CAMARGO, Ana Paula R. et al., 2020 | Influência do Método Bobath em um paciente portador de Síndrome de Down: estudo de caso | Trata-se de um estudo de caso, onde foi observado e feito intervenções durante um período de 5 meses em um lactente com síndrome de down usando o método bobath. | Realizado em uma criança do sexo masculino de idade de 1 ano e 5 meses, durante 5 meses submetida ao tratamento com o método Bobath, observou-se ganho de habilidades motoras, funcionalidade, independência e melhora na qualidade de vida. |
SANTOS. C.C.C. et al., 2022 | A influência do método bobath no tratamento de crianças com Síndrome de Down: uma revisão sistemática | Trata-se de uma revisão de Literatura, onde encontrou um total de 24.043 estudos, foram selecionados 21 artigos. | Através dos estudos, foi confirmado através dos estudos revistos que o método Bobath na reabilitação de crianças com SD, ocasiona uma melhora no ganho de tônus muscular, nas conquistas motoras, melhora equilíbrio de tronco, mobilidade, coordenação, entre outros, fazendo com que essas crianças com SD tivesse uma melhor qualidade de vida, independência, autoconfiança, podendo assim ampliar sua relação com o meio em que vive. |
TATAGIBA, A.C.R, et al., 2024 | Efeito do método bobath em crianças de 6 meses a 5 anos com atraso neuropsicomotor por influência do meio socioeconômico em que vive. | Esse presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, foram encontrados o total de 16.309 artigos, e obtiveram o nível de seleção foram 18 artigos, para esta pesquisa em particular, o foco está em crianças de 6 meses a 5 anos de idade devido à falta de estímulo dos pais. | Foi evidenciado através dos estudos que o método Bobath é um ótimo instrumento de estímulos de movimento. A criança descobre e vivencia seu mundo a partir das relações a qual fornecemos a elas. Relações estas que são englobadas de estímulos, visuais, tátil, linguísticos, afetivos, cognitivos e motores, os quais se tornam um aliado da criança na busca de uma aprendizagem plena e significativa. |
Fonte: Autoria (2024)
DISCUSÃO
Para Coppede et. al (2012) afirmaram que crianças com SD de dois e cinco anos de idade apresentam baixo desempenho funcional e social, além disso, crianças portadoras em idade escolar possuem mais dificuldades motoras que interferem no seu desempenho em atividades de vida diária, como por exemplo tarefas de auto cuidado.
Já Satoriva e Segura (2013) descreve que o método auxilia na manutenção ou ganho de tônus muscular, no controle postural e simetria corporal, equilíbrio, coordenação motora, mobilidade, e que proporciona a criança com SD uma maior independência na sua relação com o meio e nas atividades diárias (AVD’s).
Duarte, et al (2016), defende que a escolaridade materna e o nível socioeconômico não foram associadas ao atraso de desenvolvimento motor, após ajuste para fatores de confusão, no presente estudo. Nisso, Torquaro,et al (2022), apontam em seu estudo que apesar de as mães participantes desta pesquisa pertencerem a um grupo vulnerável, de baixa renda e escolaridade, tais variáveis não interferiram em seu interesse em promover melhores oportunidades de estimulações físicas e afetivas aos filhos, uma vez que puderam experenciar, durante e após a intervenção educativa, formas de enfrentamento dos problemas.
Santos et.al (2022) afirmam que seu portador apresenta uma série de características físicas e mentais, onde as mesmas podem ocorrer de três modos: trissomia do cromossomo 21, sendo a mais simples e comum; mosaicismo, rara, onde apenas algumas células possuem uma cópia extra no par 21; e translocação, com parte do cromossomo 21 ligado a outro cromossomo.
De acordo com Camargo et al. (2020), o método Bobath auxilia na modulação do tônus e consequentemente na obtenção do controle postural com evolução das ações motoras, nas reações de equilíbrio, proteção, retificação e coordenação dos movimentos visando a funcionalidade, independência e qualidade de vida de crianças com SD.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste presente estudo observou-se que o método Bobath mostrou uma abordagem eficaz e relevante para promover o desenvolvimento motor em crianças com síndrome de Down, oferecendo uma intervenção que considera as necessidades individuais e os desafios específicos relacionados ao tônus muscular e à coordenação motora. A aplicação dessa metodologia demonstrou potencial para melhorar a qualidade de vida das crianças, favorecendo sua autonomia e inclusão em atividades diárias.
No entanto, a eficácia do método Bobath pode variar dependendo de fatores como a idade de início da intervenção, a frequência das sessões e o envolvimento da família no processo terapêutico. Assim, destaca-se a importância de mais estudos longitudinais e experimentais para ampliar a base científica sobre o tema e estabelecer diretrizes mais precisas para sua aplicação.
O método Bobath, quando realizado de forma integrativa e com cientificidade, pode ser um recurso valioso no desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down, contribuindo para sua participação plena na sociedade.
REFERÊNCIAS
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Duarte, M.G., Duarte, G.S.D., Nobre, G.C., Bandeira, P.F.R., Santos, J.O.L. dos and Barros, J.L. da C. (2016). DESENVOLVIMENTO MOTOR E FATORES ASSOCIADOS DE CRIANÇAS ENTRE 36 E 42 MESES EM UM CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS. Journal of Physical Education, 27(1), pp.1–10. doi:https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2751.
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