A INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS COM A PROPOSTA TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA

INCLUSION OF STUDENTS IN VISUAL ARTS EDUCATION USING ANA MAE  BARBOSA’S TRIANGULAR PROPOSAL 

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202407301339


Adriana Andrade da Cunha


Resumo 

Este artigo explora a aplicação da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa em uma escola  cooperativa, destacando a utilização de artes visuais, pintura, teatro e música para promover o  protagonismo estudantil. 

As atividades desenvolvidas com a Proposta Triangular envolveram artes visuais, pintura, teatro  e música, utilizando cartas dos jogos teatrais de Viola Spolin e momentos musicais para  desenvolver habilidades diversas nos alunos. A arte foi utilizada como meio de expressão e  transformação, com interação do componente curricular de Língua Portuguesa, focando no  discurso oral. 

A abordagem inovadora e integrada proporcionada pela Proposta Triangular criou um ambiente  enriquecedor e colaborativo, fortalecendo os vínculos entre escola, comunidade e instituições  locais. A experiência prática de empreendedorismo e a confecção de materiais fomentaram a  autonomia e a proatividade dos alunos. O uso da Proposta Triangular demonstrou o potencial  transformador da educação aliada à arte e ao empreendedorismo na vida dos estudantes,  promovendo valores como trabalho em equipe, responsabilidade e protagonismo juvenil. 

Palavras-chave: Proposta Triangular; Protagonismo Estudantil; Artes Visuais;  Empreendedorismo na Educação.

Abstract 

This article explores the application of Ana Mae Barbosa’s Triangular Proposal in a cooperative  school, highlighting the use of visual arts, painting, theater, and music to promote student  leadership. 

The activities carried out with the Triangular Proposal included visual arts, painting, theater,  and music, using Viola Spolin’s theater game cards and musical moments to develop various  skills in students. Art was employed as a means of expression and transformation, integrating  with the Portuguese language curriculum, focusing on oral discourse. 

The innovative and integrated approach provided by the Triangular Proposal created a rich and  collaborative environment, strengthening the bonds between the school, community, and local  institutions. The practical experience of entrepreneurship and the creation of materials fostered  students’ autonomy and proactivity. The use of the Triangular Proposal demonstrated the  transformative potential of education combined with art and entrepreneurship in students’ lives,  promoting values such as teamwork, responsibility, and youth leadership. 

Keywords: Triangular Proposal; Student Leadership; Visual Arts; Entrepreneurship in  Education. 

INTRODUÇÃO 

O ensino de artes visuais no contexto escolar desempenha um papel crucial na formação  integral dos alunos, proporcionando-lhes não apenas habilidades técnicas, mas também  desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa,  que se baseia na contextualização, apreciação e produção de arte, tem se mostrado uma  abordagem eficaz para integrar esses diversos aspectos da aprendizagem. 

A inspiração para a aplicação mais aprofundada da Proposta Triangular em uma escola  cooperativa surgiu a partir da observação de um aluno que, ao contemplar as pinturas de Jackson Pollock, compreendeu que qualquer pessoa pode ser um artista. Esta percepção levou à  constatação de que muitos indivíduos não estão cientes de seu potencial artístico e,  consequentemente, à ideia de comunicar a todos que a arte é uma expressão acessível a todos. 

Neste contexto, o uso da Proposta Triangular foi ampliado para incluir atividades que  envolvessem artes visuais, pintura, teatro e música. A integração dessas disciplinas permitiu  um desenvolvimento mais amplo das habilidades dos alunos, além de promover uma educação  integral e transformadora. A abordagem inovadora também foi alinhada ao princípio  cooperativista de preocupação com a comunidade, incentivando os alunos a pensarem  localmente para gerar impacto global. 

O objetivo principal do uso da Proposta Triangular foi promover o protagonismo  estudantil, permitindo que os alunos assumissem um papel ativo em seu processo de  aprendizagem. Além disso, o projeto visava desenvolver habilidades de liderança, trabalho em  equipe e empreendedorismo, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas  comunidades. 

Este artigo apresenta uma análise detalhada da implementação da Proposta Triangular  de Ana Mae Barbosa em um ambiente escolar cooperativo, destacando os resultados alcançados  e as lições aprendidas ao longo do processo. 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA 

A fundamentação teórica deste estudo baseia-se principalmente na Proposta Triangular  de Ana Mae Barbosa, uma metodologia que integra três eixos principais: contextualização,  apreciação e produção. Esta abordagem visa proporcionar uma compreensão mais holística e  profunda da arte, conectando-a a contextos culturais e históricos, promovendo a apreciação  crítica e incentivando a produção artística ativa por parte dos alunos. 

Contextualização: A contextualização envolve situar as obras de arte em seus  respectivos contextos culturais, históricos e sociais. De acordo com Barbosa (1991),  compreender o contexto de uma obra de arte é fundamental para entender seu significado e  valor. Este eixo permite que os alunos relacionem a arte com suas próprias experiências de vida,  enriquecendo seu processo de aprendizagem. 

Apreciação: A apreciação crítica de obras de arte é o segundo eixo da Proposta  Triangular. Barbosa (1991) defende que a apreciação deve ir além da simples observação, incentivando os alunos a analisarem e interpretarem obras de arte de maneira crítica. Este  processo desenvolve habilidades de pensamento crítico e amplia a compreensão estética dos  estudantes. 

Produção: O terceiro eixo, a produção artística, incentiva os alunos a criarem suas  próprias obras de arte. Barbosa (1991) enfatiza que a prática artística é essencial para o  desenvolvimento da criatividade e da expressão individual. A produção não só permite a  aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos outros dois eixos, mas também proporciona  um espaço para a exploração e inovação artística. 

A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa não se limita ao ensino de artes visuais, mas  pode ser aplicada a outras formas de expressão artística, como teatro e música. Viola Spolin  (1983) contribui com os Jogos Teatrais, uma metodologia que utiliza exercícios e jogos para  desenvolver habilidades de atuação e promover a criatividade. Spolin argumenta que o teatro  deve ser uma experiência prática e participativa, permitindo que os alunos explorem diferentes  aspectos da comunicação e da expressão emocional. 

Além disso, o papel da música na educação artística é abordado por Swanwick (1999),  que destaca a importância da música como uma forma de arte que envolve tanto a criação  quanto a apreciação. A integração da música no currículo artístico pode enriquecer a  experiência educacional, proporcionando novas maneiras de explorar e expressar emoções e  ideias. 

A articulação dessas teorias e metodologias oferece uma base sólida para o  desenvolvimento de uma educação artística integral e transformadora. A Proposta Triangular,  combinada com os jogos teatrais de Spolin e as abordagens de Swanwick à música, proporciona  uma estrutura compreensiva para o ensino das artes, promovendo o protagonismo dos alunos e  preparando-os para serem cidadãos criativos e críticos. 

METODOLOGIA 

A metodologia deste estudo foi estruturada para avaliar a eficácia da Proposta  Triangular de Ana Mae Barbosa em um ambiente educacional diversificado. A abordagem  adotada integrou artes visuais, teatro e música, com o objetivo principal de promover o  protagonismo dos alunos e a aplicação prática de conceitos artísticos.

1. Abordagem Pedagógica: A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa foi utilizada como  base metodológica. Esta abordagem pedagógica inclui três eixos fundamentais:  contextualização, apreciação e produção. Cada eixo foi explorado de forma a proporcionar aos  alunos uma compreensão abrangente e crítica das artes. A contextualização envolveu a análise  do contexto histórico e cultural das obras de arte, a apreciação focou na análise crítica e  interpretação das obras, e a produção incentivou a criação de obras artísticas pelos alunos. 

2. Integração das Linguagens Artísticas: O projeto integrou artes visuais, teatro e música,  permitindo uma abordagem multidisciplinar. As atividades foram planejadas para conectar  essas diferentes formas de expressão artística, proporcionando uma experiência educacional  rica e diversificada. As artes visuais foram exploradas através de pintura e outras técnicas  visuais, o teatro foi abordado por meio dos jogos teatrais de Viola Spolin, e a música foi incluída  para complementar a expressão artística e emocional. 

3. Participação Ativa dos Alunos: O protagonismo dos alunos foi um objetivo central da  metodologia. As atividades foram estruturadas para encorajar os alunos a assumirem papéis  ativos no processo de aprendizagem, desde a criação e apresentação de suas próprias obras até  a participação em discussões críticas sobre arte. A metodologia incluiu atividades práticas,  como a confecção de materiais artísticos e a realização de apresentações teatrais e musicais,  permitindo que os alunos aplicassem e experimentassem os conceitos aprendidos. 

4. Avaliação e Feedback: A avaliação do projeto foi realizada através de feedback dos alunos,  professores e outros envolvidos. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionários e  observações diretas durante as atividades. Este processo de avaliação visou identificar as  percepções dos participantes sobre o desenvolvimento e os resultados do projeto, além de  fornecer informações para ajustar e melhorar a abordagem metodológica. 

5. Parcerias e Colaboração: A metodologia também envolveu a colaboração com instituições  locais, ampliando o impacto do projeto e proporcionando aos alunos a oportunidade de interagir  com diferentes públicos. Parcerias com escolas e organizações comunitárias foram  estabelecidas para enriquecer a experiência educacional e promover a integração da arte no  contexto comunitário. 

6. Implementação e Cronograma: O projeto foi executado em etapas planejadas, começando  com a contextualização e apreciação das artes, seguida pela produção e apresentação das obras. 

As atividades foram distribuídas ao longo de um semestre letivo, com datas específicas para  cada fase do projeto, permitindo um acompanhamento contínuo e ajustado conforme as  necessidades dos alunos. 

Esta metodologia, ao combinar práticas pedagógicas inovadoras com uma abordagem  integrada das artes, visa oferecer uma experiência educacional enriquecedora e transformadora,  capacitando os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado artístico. 

RESULTADOS 

1.1. Impacto da Proposta Triangular 

A implementação da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa demonstrou um impacto  significativo no desenvolvimento artístico e pessoal dos alunos. A abordagem de  contextualização, apreciação e produção permitiu que os estudantes não apenas  compreendessem as artes visuais e suas práticas, mas também se engajassem ativamente na  criação de suas próprias obras. A análise das atividades mostrou que os alunos estavam mais  envolvidos e motivados ao aplicar conceitos artísticos em contextos reais. 

1.2. Integração das Linguagens Artísticas 

A integração das artes visuais, teatro e música no projeto resultou em uma experiência  educacional multidimensional. A combinação dessas linguagens facilitou uma compreensão  mais holística da arte. A realização de atividades práticas, como pintura, teatro e música,  contribuiu para o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas. As observações  revelaram que os alunos, ao experimentar diferentes formas de expressão artística, conseguiram  melhorar suas competências em comunicação, colaboração e resolução de problemas. 

1.3. Protagonismo dos Alunos

O foco no protagonismo dos alunos foi central para o sucesso do projeto. Os estudantes  participaram ativamente na criação e apresentação de suas obras, demonstrando autonomia e  criatividade. A metodologia adotada incentivou os alunos a se envolverem diretamente no  processo artístico, o que resultou em uma maior valorização de suas próprias produções e uma  sensação de realização pessoal. O feedback dos alunos revelou um aumento significativo na  autoestima e na confiança em suas habilidades artísticas. 

1.4. Parcerias e Colaboração Comunitária 

A colaboração com instituições locais, como o colégio municipal ampliou o alcance do  projeto e permitiu que os alunos interagissem com diferentes públicos. Essa colaboração foi  vista como uma oportunidade valiosa para os alunos compartilharem suas criações e receberem um retorno de outras comunidades. A parceria também proporcionou um ambiente  enriquecedor, facilitando a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre a escola  e a comunidade. 

1.5. Avaliação  

A avaliação do projeto revelou que a maioria dos participantes considerou a abordagem  metodológica inovadora e eficaz. O retorno dos alunos e professores destacou a importância da  integração das artes e do enfoque no protagonismo dos alunos como elementos-chave para o  sucesso do projeto. No entanto, também foram identificadas áreas para melhorias, como a  necessidade de mais recursos e suporte durante as atividades práticas. Esses pontos serão  considerados para ajustes futuros e para o aprimoramento das próximas edições do projeto. 

Essas atividades evidenciam a eficácia da Proposta Triangular ao promover a integração  entre a arte e a prática pedagógica. O envolvimento direto dos alunos como “professores”  demonstrou seu crescimento em habilidades de ensino, comunicação e criatividade, além de  reforçar os vínculos entre a escola e a comunidade. 

1.6. Considerações Finais 

Os resultados indicam que a aplicação da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa,  aliada à integração das artes e ao foco no protagonismo dos alunos, foi bem-sucedida em  promover uma educação artística enriquecedora e transformadora. O projeto não apenas  alcançou seus objetivos de desenvolvimento artístico e pessoal, mas também contribuiu para o  fortalecimento da comunidade escolar e para a criação de um ambiente colaborativo e estimulante para os alunos. As experiências e aprendizados obtidos durante o projeto fornecerão  uma base sólida para futuras iniciativas educacionais. 

REFERÊNCIAS 

BARBOSA, Ana Mae. “A Imagem no Ensino da Arte.” São Paulo: Perspectiva, 1991.

SPOLIN, Viola. “Improvisação para o Teatro.” São Paulo: Perspectiva, 1983.

SWANWICK, A natureza da performance instrumental e sua avaliação no vestibular em música, 1999.