A IMPORTÂNCIA DO EIXO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA PARA FORMAÇÃO MÉDICA

THE IMPORTANCE OF THE SCIENTIFIC INITIATION AXIS IN THE MEDICAL COURSE FOR MEDICAL TRAINING

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202412291212


Jaqueline de Araújo Rocha1
Ariadna Fontenele da Silva1
Adayran Raposo Lacerda1
Ana Carolina Oliveira Barbosa1
Rebeca Aranha Araujo1
Tatiara Araújo Freitas Ghader1
Evellyn Cristina Silva da Silva1
Gabriella Santana Aragão1
Ana Beatriz Tomich Feitosa1
Janine Silva Ribeiro Godoy2


Resumo

A iniciação científica (IC) é um eixo presente na graduação, que visa iniciar o contato dos discentes tanto com a leitura quanto com a produção de textos científicos. Na medicina, muitas são as implicações geradas por esse eixo, uma vez que a conduta médica deve ser baseada em evidências e para isso é necessário domínio dos recursos científicos para respaldar suas ações e oferecer a melhor assistência ao paciente. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo e reflexivo do tipo relato de experiência, escrito a partir da vivência discente em aulas ministradas pelos docentes no eixo de iniciação científica do curso de medicina da Universidade CEUMA-Imperatriz, durante o primeiro semestre de 2023. Foram contemplados os conteúdos relacionados a definição de ciência, metodologia científica, tipos de conhecimento e de trabalhos acadêmicos, apresentação de seminários, produção de um resumo de uma revisão integrativa para aprofundamento do conhecimento obtido e participação em um simpósio. A iniciação científica contribui em muitos aspectos para a medicina e é responsável por estimular o consumo, produção e publicação de textos científicos, o que fomenta a pesquisa e serve de base para que sejam feitas descobertas e inovações que apresentem benefícios à sociedade.

Palavras-chave: Ciências da Saúde. Atividades Científicas e Tecnológicas. Medicina. 

1 INTRODUÇÃO

O eixo de Iniciação Científica (IC), que compõe a matriz curricular do curso de medicina, tem como papel introduzir os discentes da graduação na pesquisa científica, por meio supervisão de orientadores/pesquisadores qualificados, visando o aprendizado de técnicas e métodos científicos (PIROLA et al., 2020). Nesse processo os docentes desse eixo na universidade devem não somente capacitar os alunos para produzirem e consumirem esse tipo de conteúdo, mas para conseguirem efetivamente aplicar esses conhecimentos como pesquisadores, ou principalmente em sua prática profissional (SÁ et al., 2023).

Na parte teórica da graduação, a iniciação científica auxilia os discentes no momento de selecionar e avaliar os materiais de estudo, uma vez que o conhecimento dos métodos científicos possibilita que durante a leitura de um artigo científico ou outro material, o graduando consiga identificar os pontos fortes e fracos de uma referência, conseguindo determinar sua relevância (SILVA, 2012). Esse ambiente educacional torna propício o desenvolvimento de mentes autônomas e reflexivas capazes de apresentar respostas aos problemas atuais (MUNGUAMBE, 2023).

No contexto da parte prática da graduação em medicina, tal capacidade favorece que a atuação profissional seja pautada na produção científica, que é fundamental para a evolução da medicina, visto que a condução dos estudos é feita de modo a suplantar a tendenciosidade provocada por variáveis como emoções, crenças e interesses (ATALLAH, 2018). Essa conduta, possibilita a realização de importantes descobertas no campo da saúde e a constatação de melhores evidências para se estabelecer diagnósticos e tratamentos mais precisos (MORAES et al., 2016).

Sendo assim, a iniciação científica tem se mostrado uma ferramenta imprescindível, em virtude das suas aplicações referente a medicina baseada em evidências (MBE) que utiliza de provas científicas existentes e disponíveis no momento, com boa validade interna e externa, para a aplicação de seus resultados na prática clínica (DIB, 2017). Isso porque, a MBE tem como alicerce o entendimento sobre os diferentes tipos de estudo, a pesquisa por fontes confiáveis e a aplicabilidade do material produzido no ambiente do leitor (PRIMON, 2023).

Para além do contexto da medicina, a IC como eixo curricular, se apresenta como um requisito básico do ensino superior, visto que a lei de diretrizes e bases da educação Nacional (DCN) descreve entre as suas finalidades: estimular a criação e o desenvolvimento do espírito científico, incentivar a pesquisa e investigação científica, suscitar o desejo permanente por aperfeiçoamento, promover projetos de extensão que visem a difusão do conhecimento científico e tecnológico (BRASIL, 2017).

Sob essa perspectiva, até onde se sabe pouco se é caracterizado na literatura sobre a temática, o que destaca a importância do presente estudo acerca da importância da iniciação científica tendo como base as vivências de uma acadêmica do curso Medicina do primeiro período da universidade CEUMA-Campus Imperatriz/MA, com o objetivo de demonstrar a aplicação dos conhecimentos introdutórios do eixo de IC na integração das outras disciplinas do cenário acadêmico, na ampliação da visão do aluno sobre o que é ciência e como ela feita, conceito importante para o aprendizado e utilização da MBE, além de claro, colaborar para que o discente consiga contemplar uma das competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina que é a Educação permanente (GERAIS, 2001).

2 METODOLOGIA 

Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, escrito a partir da vivência discente nas aulas que foram ministradas por docentes do eixo de iniciação científica do curso de medicina da Universidade CEUMA – Campus Imperatriz/MA, durante o semestre de 2023.1. As aulas eram ministradas semanalmente na universidade CEUMA, com a turma 12a turma de medicina 2023.1 da universidade CEUMA, dividida em dois grupos na manhã da quarta-feira, um grupo A com aula das 8h às 10h e um grupo B com aula de 10h às 11:50h.

A dinâmica utilizada baseava-se na explicação dos docentes sobre o tema da aula, acompanhada da participação ativa dos discentes, que era constantemente incentivada e muitas vezes pautada em conhecimento prévio, devido a alguma leitura recomendada anteriormente ou pela própria vivência discente. Outra forma de participação cobrada pelos docentes foi a apresentação de seminários, produção de material acadêmico/científico para publicação e discussão de artigos.

A avaliação do conhecimento dos graduandos foi feita em duas partes, a primeira consistiu na apresentação do seminário, prova escrita e participação/presença nas aulas e a segunda parte produção, submissão e apresentação do resumo de uma revisão de literatura no V Simpósio de Educação e Saúde Médica (V SESMU), conjunto com participação/presença nas aulas.

A relevância desse estudo reside no fato de que os relatos de experiências são uma fonte inesgotável de sentidos e possibilidades passíveis de análise, já que se baseiam em experiências que possuem variáveis como contexto cultural e histórico (DALTRO MR e FARIA AA, 2019). Portanto ao descrever o contato com o eixo de iniciação científica foi buscado evidenciar os conhecimentos ministrados, de forma a ressaltar a sua importância e aplicabilidade na atuação como profissionais da saúde.

3 RELATO DE EXPERIÊNCIA

O conteúdo do eixo de iniciação científica foi apresentado à turma do primeiro período de medicina da universidade CEUMA, começando por uma introdução à definição de ciência como um conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade. Esses conhecimentos se dividiriam basicamente em quatro que foram descritos pelos docentes, exemplificando suas semelhanças e particularidades, sendo eles: o popular também conhecido como senso comum, geralmente adquirido durante a vida cotidiana e sem necessitar de estudos, o teológico ou religioso que seria baseado na fé e tem sua origem pautada no sobrenatural, o filosófico que se origina do esforço da razão para questionar os problemas humanos. Tanto o conhecimento filosófico quanto o teológico são considerados como exatos e tem suas afirmativas consideradas exatas e infalíveis (DALTRO; FARIA, 2019).

Por último o conhecimento científico, aprofundamos um pouco mais nesse tópico, por esse conhecimento específico se basear na utilização do método científico que foi o tópico apresentado em seguida, o método seria o conjunto de etapas e técnicas utilizadas para a obtenção do conhecimento, foi explicada a diferença básica entre método e técnica, que seria a sua finalidade uma vez que o método apresenta o que fazer e a técnica estabelece o como fazer. 

Muitas técnicas foram apresentadas destacando suas funções: a observação possibilitaria conhecer o objeto de estudo, a experimentação permitiria observar esse objeto em situações com variáveis e ambiente controlado pelo pesquisador, a indução que traria a partir da experimentação uma conclusão baseando-se num caso particular para uma visão generalista, a dedução por sua vez fundamenta-se na razão e teria atuação contrária à indução, a inferência seria a conclusão a que se chega tendo como base as informações disponíveis e indícios, a análise que decompõe o objeto de estudos em partes menores para ser estudada, a síntese que reúne parte menores para forma o todo que foi decomposto pela análise, e elementos da estatística, a utilização dessa técnica visa concentrar e simplificar as informações obtidas buscando facilitar a compreensão, análise e interpretação (LEÃO, 2019).

A seguir foram apresentados os tipos de trabalhos acadêmicos iniciando pela revisão de literatura que consistiria em um conjunto de leitura e estudo sobre determinado tema buscando formular uma visão geral de forma atualizada. Além disso, a revisão de literatura se dividiria em três subtipos: a revisão narrativa que não utiliza de um método sistemático nem explícito e é mais sujeita a subjetividade do autor, a revisão sistemática que é considerada a mais rigorosa, busca responder a uma questão específica com estratégias de busca detalhadas e a revisão integrativa que apresenta o mesmo objetivo da revisão sistemática, no entanto, se diferencia por integrar metodologias e não necessitar lançar mão do esgotamento de todas as fontes de informação (OLIVEIRA et al., 2019).

Ainda foi proposto nessa mesma aula que os alunos se organizassem em grupos para a escrita de um resumo de revisão de literatura para ser submetido no V SESMU, do qual, as docentes da disciplina se comprometeram a orientar os acadêmicos nesse processo e compartilharam com os mesmos 6 passos que norteariam a escrita desse resumo tanto por meio da explicação em sala de aula como a leitura individual do artigo que exemplificava os passos: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados, apresentação da revisão integrativa (SOUZA et al., 2016).

Logo depois, foram apresentados os outros tipos de trabalho acadêmico dessa vez pelos discentes em forma de seminários, foi informado que posteriormente seria aprofundado o estudo em cada um deles conforme fossem avançados os períodos da faculdade. As apresentações foram norteadas pela explicação do que seria cada um dos trabalhos, sua estrutura e finalidade. O primeiro foi apresentado o projeto de pesquisa que é um documento acadêmico que se articula e se organiza uma proposta de investigação acadêmica, em seguida artigo científico que é um trabalho que visa discutir uma ideia e que, portanto, é publicada em uma revista científica, a dissertação que apresenta um ponto de vista embasado em uma série de argumentos, tem sua escrita atrelada a realização de pós-graduação para conseguir o nível de mestrado. Adiante, a monografia objetiva o estudo de um assunto específico a partir de observações, pesquisa e reflexões, o TCC – Trabalho de Conclusão do Curso que tem como função avaliar a capacidade do aluno no final do curso de conseguir usar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação na elaboração de um trabalho acadêmico como a monografia, sobre um tema de sua escolha. A seguir, a tese foi definida com uma proposição a ser apresentada para ser discutida e defendida por alguém, é associado ao recebimento do nível de doutorado e com tema inédito. 

Continuamente foi tratado sobre o relatório que consistia em uma forma de comunicar a alguém os trabalhos e experiências realizados ou em execução. Por fim, foram explicados o relato de experiência e o de caso, sendo o primeiro uma forma de descrever um acontecimento que o autor considerou relevante para sua área de atuação e o segundo a descrição de um caso inusitado, inédito ou relevante que poderá ampliar o conhecimento.

Posteriormente, se seguiu a entrega dos resumos da revisão de literatura, em que foi pedido aos graduandos que enviassem no e-mail institucional das docentes os para correção. Com a devolutiva dos resumos, foi disponibilizado o contato de monitores do eixo de IC que poderiam auxiliar na submissão do projeto no V SESMU. Aqueles que tiveram seus resumos aceitos, foram orientados a fazer um banner conforme o modelo disponibilizado pelo V SESMU. A apresentação oral dos resumos foi feita apenas por um estudante apresentador que deveria ser determinado no momento da submissão, cada trabalho foi avaliado por dois docentes da instituição.

Além dos estudantes que apresentariam os resumos, o restante também foi incentivado a participar do V SESMU para assistir as palestras e participar das oficinas, dentre as quais se destacou o tema da medicina integrativa e oficina de produção/atualização do currículo lattes.

A oficina do currículo lattes, se organizou de forma que os alunos interessados na produção/atualização do currículo poderiam se dirigir a uma sala de informática, onde monitores do eixo de iniciação científica estariam disponíveis para orientar a produção/atualização do currículo lattes e sanar possíveis dúvidas que aparecessem sobre o currículo. 

Ocorreu também a apresentação das ligas acadêmicas de medicina da universidade, em que os veteranos foram responsáveis pela explicação tanto do conteúdo que os integrantes da liga propõem a estudar, quanto da dinâmica dos encontros e o processo de seleção para a participação nas mesmas.

Nos outros eixos componentes do currículo do primeiro período, muito foi utilizado da pesquisa em banco de dados de artigos para a obtenção de informação pelos discentes para complementar os conteúdos repassados em sala, principalmente na tutoria e laboratório morfofuncional, em que os conhecimentos sobre os tipos de trabalhos e método científico foi utilizado para uma melhor seleção dos materiais a serem estudados, otimizando o tempo e a qualidade do estudo.

4 DISCUSSÃO

Quando foi introduzido o conceito de ciência e os tipos de conhecimento, foi possível fazer uma separação do que dentro das informações que os discentes têm disponíveis aquelas que devem receber enfoque no momento de estudo. Isso porque, dentre os conceitos da Medicina Baseada em Evidências, a definição de melhor evidência se caracteriza como o fato que consegue ter maior confiabilidade a depender dos riscos, da consistência do resultado das diferentes pesquisas e a precisão da descrição dos medicamentos (LEONARDI et al., 2023).

Assim, dentro da prática médica, cabe o grau de instrução para discernir o nível de relevância das informações que chegam ao conhecimento do profissional. Visto que no atendimento com o paciente, essa separação influência no comportamento médico, evitando erros e condutas tendenciosas que poderiam resultar numa piora do paciente mesmo sem intenção, uma vez que o conceito de medicina baseada em evidências surgiu em 1991 e é muito utilizada para basear a conduta médica (BROEIRO, 2015).

A compreensão da metodologia científica em conjunto com o conhecimento dos tipos de trabalho, sua formatação e estrutura possibilitou que no processo de conhecimento, o sujeito cognoscente – discentes – se apropriasse, de certo modo, do objeto conhecido (RAMPAZZO, 2002). Essa apropriação resultou em uma maior facilidade tanto na leitura quanto na produção de textos científicos pelos discentes, que foi inclusive uma das propostas feita pelas professoras para servir como componente da avaliação dos estudantes. 

Dessa forma, conseguiu-se pôr em prática muito do que havia sido discutido em sala, permitindo a introdução de fato dos estudantes no meio científico e incentivando a produções futuras, que podem habilitar os estudantes para o mercado de trabalho competitivo (MESQUITA et al., 2022).

Além da produção, a participação no V SESMU, mostra uma oportunidade de ter contato com inovações no setor da saúde, em que a Educação Permanente em Saúde (EPS) destacasse-se como requisito, uma vez que atualizar os métodos empregados em uma instituição e qualificar os trabalhadores envolvidos; melhora a qualidade dos serviços prestados (SOUSA et al., 2023).

Adiante em uma das oficinas do Simpósio foi feita a inscrição/atualização do currículo lattes que é uma plataforma que reúne a jornada acadêmica e profissional de estudantes, pesquisadores e docentes do ensino superior (NUNES et al., 2023). Esse currículo é muito utilizado no mundo acadêmico, e muitas vezes requerido para obtenção de bolsas de pesquisas e docência (NUNES et al., 2023). Sendo assim, a orientação de como organizar e atualizar um bom currículo ajuda a melhorar as oportunidades no futuro acadêmico e profissional dos discentes.

A participação em ligas acadêmicas de medicina é uma maneira de aprofundar o conhecimento em áreas específicas da saúde e compreender na prática como funciona cada especialidade (MOREIRA et al., 2019). Essa experiência permite que os estudantes observem a realidade profissional, uma vez que algumas aulas contam com a presença de especialistas e muitas ligas oferecem oportunidades de estágio (ROCHA et al., 2024). Além disso, durante a participação nas ligas, os alunos são incentivados a desenvolver produções científicas sobre os temas discutidos, o que os estimula a estudar suas áreas de interesse e a se tornarem pesquisadores (ROCHA et al., 2024).

5 CONCLUSÃO

Por fim, é perceptível a presença e importância do eixo de iniciação científica em muitos dos aspectos no cenário acadêmico de medicina do CEUMA. A preparação para a atividade de pesquisa proporcionada por essa disciplina, é responsável por expandir os horizontes dos discentes, o que estimula o processo de investigação científica.

Tal processo faz com que aconteça aprofundamento do estudante nos temas que são abordados dentro da sala de aula, possibilitando uma formação acadêmica mais especializada. Dessa forma, o eixo de iniciação científica é um dos alicerces para que os discentes tenham o referencial teórico necessário para exercer bem suas futuras profissões, bem como estimular o senso criativo e crítico que auxiliará em novas descobertas, resultando em melhorias para a sociedade em geral.

REFERÊNCIAS

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1Discente do Curso de Medicina da Universidade Ceuma Campus Imperatriz e-mail: jaqline099@gmail.com
2Docente do Curso de Medicina da Universidade Ceuma Campus Imperatriz. Doutora em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá. e-mail: janine.silva@ceuma.br