A IMPORTÂNCIA DE ATIVOS NATURAIS NAS FORMULAÇÕES DE SKINCARE

THE IMPORTANCE OF NATURAL ACTIVE INGREDIENTS IN SKINCARE FORMULATIONS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411160724


Adriana Ribeiro de Sousa Leal1; Caio Vinícius Vieira Morais2; Elaine Soares Leal Lima3; José Amaro Machado Barbosa Filho4; Juliana Soares Leal Almeida5; Márcio Allison Ribeiro Vilante6; Pedro Lucas Oliveira Soares7; Alexsander Frederick Viana do Lago8


RESUMO

INTRODUÇÃO: Este trabalho investiga a eficácia dos produtos naturais na skincare além da função estética, explorando suas propriedades terapêuticas para o cuidado da pele. A análise enfoca ativos como Aloe Vera e os óleos essenciais da Amazônia, destacando seus benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes para tratamentos individualizados. OBJETIVO GERAL: O objetivo deste trabalho é investigar a eficácia de ativos naturais em cosméticos como a skincare, explorando seus benefícios para além do estético. METODOLOGIA: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica integrativa sobre os cuidados com a pele e os produtos naturais, analisando os artigos de 2020 a 2024 em bases como BVS, PubMed, Google Scholar e Web of Science. Foram selecionados 6 artigos relevantes para elaboração de um quadro de revisão, focados no potencial dos cosméticos com os produtos naturais em tratamentos coadjuvantes na skincare. RESULTADOS: Este estudo revisou formulações cosméticas com os produtos naturais, focando em suas propriedades farmacodinâmicas e as farmacocinéticas para potencializar benefícios estéticos e os terapêuticos, especialmente no combate ao envelhecimento cutâneo e no tratamento da acne. Foram analisados ​​seis artigos que destacam ativos como Aloe Vera e extrato de cacau, comprovando seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes. CONCLUSÃO: A conclusão destaca que uma rotina de cuidados com a pele com cosméticos naturais, como Centella Asiática e Aloe Vera, pode prevenir o envelhecimento precoce e tratar as condições como acne, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Palavras-chave: Skincare. Produtos Naturais. Efeitos. Atividades químicas.

ABSTRACT

INTRODUCTION: This study investigates the effectiveness of natural products in skincare beyond their aesthetic function, exploring their therapeutic properties for skin care. The analysis focuses on active ingredients such as Aloe Vera and essential oils from the Amazon, highlighting their antioxidant, anti-inflammatory and healing benefits for individualized treatments. GENERAL OBJECTIVE: The objective of this study is to investigate the effectiveness of natural active ingredients in cosmetics such as skincare, exploring their benefits beyond aesthetics. METHODOLOGY: This study presents an integrative bibliographic review on skincare and natural products, analyzing articles from 2020 to 2024 in databases such as BVS, PubMed, Google Scholar and Web of Science. Five relevant articles were selected to develop a review framework, focusing on the potential of cosmetics with natural products in adjuvant treatments in skincare. RESULTS: This study reviewed cosmetic formulations with natural products, focusing on their pharmacodynamic and pharmacokinetic properties to enhance aesthetic and therapeutic benefits, especially in combating skin aging and treating acne. six articles were analyzed that highlighted active ingredients such as Aloe Vera and cocoa extract, proving their antioxidant, anti-inflammatory and healing effects. CONCLUSION: The conclusion highlights that a skin care routine with natural cosmetics, such as Centella Asiatica and Aloe Vera, can prevent premature aging and treat conditions such as acnes, due to their anti-inflammatory and antioxidant properties.

Keywords: Skincare. Natural Products. Effects. Chemical Activities.

1-INTRODUÇÃO

O uso de cosméticos é datado pela história desde a Grécia, como consequência, utilizava-se os produtos naturais como uma fonte principal de matéria para a produção desses cosméticos, porém com o avanço no desenvolvimento da estética foi incorporado a introdução de novas substâncias químicas na constituição da formulação de tais produtos (SILVA et al., 2024). A Skincare é um termo em inglês que significa “cuidado com a pele” referindo a uma rotina de cuidados que envolve o uso de produtos e as práticas para manter uma pele saudável, hidratada e com boa aparência, podendo incluir diferentes passos e produtos, possuindo funções de limpeza e a proteção solar, com o objetivo de tratar e prevenir problemas de pele, como a acne, manchas, ressecamento e os sinais de envelhecimento (EKAKITIE, 2024). A procura para produtos de cuidados cresceu acentuadamente e a indústria cosmética demonstra-se em grande ascensão, caracterizado pela busca em inovação e a personalização de produtos de acordo com as demandas dos indivíduos, impulsionada por um conhecimento científico mais aprofundado em melhores ingredientes que proporcionam uma vantagem para os consumidores (SALVIONI et al., 2021).

Nesse contexto, o uso terapêutico das plantas medicinais é relacionado com os cuidados da saúde desde os tempos mais antigos com o objetivo de se obter a cura para alguns agravos a saúde, haja vista com essa relevância, torna-se de grande necessidade as pesquisas com plantas medicinais e seus constituintes com um objetivo de obter os agentes terapêuticos e as matérias-primas para a produção de compostos farmacologicamente ativos para além da constituição estética, adicionando em produtos como a skincare constitutivos que atuem em potenciais de mecanismos anti-inflamatórias.  (SOUSA et al .,2020).

Diante de tais perspectivas, a expectativa de vida humana houve aumento, e com efeito as características do envelhecimento cutâneo demonstraram um viés de cuidado para a nova geração e, consequentemente, o uso de cosméticos para melhorar foi inserido na dinâmica da sociedade relacionado com os cuidados com a pele, destacando a skincare como um método eficaz no combate do envelhecimento cutâneo precoce (SEGUINS, 2024). Nesse viés, os cosméticos de skincare atuais somado aos produtos naturais, podem ampliar sua função para além da estética, mas também para o auxílio de benefícios para melhorar os metabólicos do paciente, a exemplo do uso da Babosa (Aloe Vera), representado na figura 1, uma vez que possui medidas antioxidantes e suas propriedades antraquinonas possuem uma atuação anti-inflamatórias e cicatrizantes que auxiliam para além da estética, no contexto de skincare, a forma farmacêutica mais utilizada para potencializar essas propriedades é o gel ou creme, sendo essas formulações a função de permitir uma aplicação tópica eficaz, garantindo a penetração adequada dos compostos ativos na pele, promovendo a regeneração celular e a redução da inflamação, haja vista que os géis e cremes proporcionam uma textura agradável e de fácil absorção, favorecendo uma adesão do paciente ao tratamento e maximizando os efeitos benéficos das antraquinonas na saúde cutânea. demonstrando a importância dos produtos naturais nos componentes da skincare (SOUSA et al., 2020).

Figura 1: Babosa (Aloe vera).

Fonte: Sousa et al., 2020

Os óleos vegetais e essenciais a exemplo do Aniba canelilla representado na figura 2, bem como outros que movem a economia no norte do país, especialmente na região da Amazônia que apresenta a mais diversificada flora do país, possui um alto índice desses produtos naturais que são promissores para formulação de novos potenciais de ação para a skincare, todavia o alto índice de desmatamento apresentado no Brasil e a extração incorreta , bem como a busca por uma energia renovável, como hidrelétricas, ocasiona uma perda deste patrimônio natural que possui grande impacto para aumentar o potencial e funcionalidade nas formulações cosméticas (ALMEIDA,2024).

Figura 2: Folhas e Sementes de Aniba canelilla

Fonte: ALMEIDA, 2024

Ademais, os cosméticos atuais existe uma intenção em utilizar na sua composição os produtos naturais, pois podem trazer benefícios para além de cosméticos, como também uma maior adesão da população devido ampliar sua funcionalidade, para, assim, promover melhores benefícios como as propriedades antioxidantes e as anticarcinogênicas, papel fundamental que faria com que a população se interessasse mais nesses produtos pois teriam correslação com a questão carcinogênica que é altamente relativa na atualidade da população e de saúde pública.  (SARAH, 2021). Os produtos naturais representam essa exploração de como os compostos fenólicos e os extratos enriquecidos como os flavonoides, com as propriedades interessantes para o cuidado da pele, proporcionando as atividades antimelanogênicas (despigmentação), anti-inflamatórias, antiproliferativas e antioxidantes, fazendo uma classe de compostos bioativos como um potencial reivindicado para o cuidado da pele, sendo presentes em diferentes espécies botânicas, onde exercem propriedades pesticidas contra os insetos e alguns patógenos nocivos  (GARCIA et al., 2021). Outrossim, a skincare com produtos naturais específicos ampliam também sua funcionalidade para ser individualizada para pacientes em tratamentos específicos, a exemplo da acne, uma vez que produtos naturais antioxidantes ajudam no controle da oleosidade, sendo muitas vezes estes naturais que podem compor e auxiliar em um melhor prognóstico para acne (DIAS, 2022).

Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo investigar a eficácia dos produtos naturais, não apenas no que se refere à função estética, mas também explorando suas propriedades funcionais e terapêuticas. Especificamente, pretendo analisar o potencial dos ativos naturais com propriedades para além da estética, compreendendo como esses compostos podem contribuir para a preservação da integridade e juventude da pele – um processo que acelera o envelhecimento cutâneo, mas também contribuir com tratamentos singularizados para os pacientes. Assim, busca-se evidenciar os benefícios que esses ingredientes podem oferecer quando incorporados em cosméticos, especialmente em produtos voltados para o cuidado diário da pele.

2-METODOLOGIA

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica integrativa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, no qual busca analisar dados informacionais encontrados acerca da skincare com uma correlação de produtos naturais. Foram selecionados os artigos publicados entre os anos 2019 e 2024, totalizando no recorte temporal de cinco anos. As buscas foram realizadas em bases de dados como Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed, Google Scholar e Web of Science. A pesquisa utilizou descritores combinados pelos operadores booleanos “(Skincare) AND (Produtos naturais) AND (efeitos) AND (Atividade Química)”. A coleta e análise de artigos e materiais farmacológicos ocorreu entre setembro e outubro de 2024, com o objetivo de compreender a atuação da skincare e seus efeitos potencializados com a  correlação dos produtos naturais. Como resultado, foram identificados 10 artigos e teses relevantes que abordam o brilho entre cosméticos

Os critérios de inclusão para a seleção dos achados foram: artigos e as teses originais em inglês, espanhol e português, que apresentam referências completas nas bases de dados e cujas evidências apresentadas são compatíveis com a temática de cosméticos de skincare e sua correlação dos usos em produtos naturais. O foco estava em estudos que abordassem o potencial de tratamentos coadjuvantes que os cosméticos poderiam oferecer e seus benefícios. Como critérios de exclusão, foram descartados artigos e teses duplicadas, com resultados questionáveis, documentos indisponíveis na íntegra e estudos que não relacionavam os efeitos dos cosméticos de skincare e os produtos naturais. Após a aplicação desses filtros, foram selecionados 6 trabalhos para embasar a fundamentação teórica sobre a skincare e sua correlação com os produtos naturais, os artigos foram destacados para análise final por apresentarem os estudos mais completos sobre a potencialidade de produtos naturais em cosméticos, incluindo dados farmacodinâmicos e os farmacocinéticos. Esses artigos oferecem evidências robustas sobre a relação entre a skincare e a utilização de produtos naturais, conforme ilustrado no Quadro 1.

3- RESULTADOS E DISCURSÃO

Para este estudo, fizemos uma análise aprofundada do conteúdo dos trabalhos selecionados, abordando as formulações cosméticas e investigando como os produtos naturais podem potencializar suas funções em produtos de cuidados com a pele. Considerando a relevância acadêmica para a área de farmacologia cosmética, foi elaborado um quadro detalhado que organiza os seguintes aspectos em ordem cronológica: autor, título, ano de publicação, além de informações sobre os princípios farmacodinâmicos e farmacocinéticos, bem como o potencial terapêutico dos produtos naturais. Este quadro também aborda aspectos dos produtos naturais atuando na skincare, ampliando a aplicação dos produtos estéticos para além da função básica de embelezamento. Os resultados dos estudos que atenderam aos critérios de inclusão estão evidenciados no Quadro 1.

Quadro 1: Estudos de avaliação dos produtos naturais para potencializar a função da skincare para além da estética.

AutorTítuloAno de publicaçãoFarmacodinâmicaFarmacocinéticaPotencial Terapêutico
Alburqueque et alSkincare application of medicinal plant polysaccharides — A review2022Polissacarídeos exibem diversas atividades biológicas, incluindo propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Eles podem modular a resposta imunológica, promover a cicatrização de feridas, estimular a produção de colágeno.A absorção e a biodisponibilidade podem ser influenciados pela forma de administração (tópica ou oral).Polissacarídeos de plantas têm mostrado eficácia em formulações para cuidados com a pele, contribuindo para a proteção contra infecções e danos, além de promover a hidratação e a saúde da pele.
Dias et alPRESCRIÇÃO COSMÉTICA INDIVIDUALIZADA NA SAÚDE DA PELE ACNEICA2022 Os ativos presentes nos produtos cosméticos, como ácido salicílico, niacinamida e gluconato de zinco, têm propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e seborreguladoras, que atuam diretamente nas vias patogênicas da acne, promovendo a redução da inflamação e controle da oleosidade.Relaciona a  capacidade de penetração dos ingredientes ativos na pele. A eficácia dos produtos depende de como esses ativos são absorvidos e utilizados pelas células da pele.  Produtos naturais e seus extratos, como os de Centella Asiática e Aloe Vera, são amplamente utilizados em formulações para o tratamento da acne devido ao seu significativo potencial biológico. Esses ingredientes possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação típica da acne, tornando a pele menos irritada e promovendo uma aparência mais uniforme. Além disso, suas propriedades antioxidantes protegem a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres, evitando o agravamento das lesões.
Garcia et alIncorporation of glycolic extract of cocoa beans (Theobroma cacao L.) into microemulsions and emulgels for skincare2021Os compostos bioativos presentes no cacau, como polifenóis e metilxantinas (cafeína e teobromina), demonstram propriedades benéficas para a pele, incluindo atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiproliferativas. As metilxantinas são conhecidas por suas propriedades de combate à celulite e ao envelhecimento da pele, atuando como sequestradores de espécies reativas de oxigênio geradas pela exposição à radiação ultravioleta (UV).O extrato glicólico de cacau foi preparado utilizando propileno glicol, um solvente que facilita a extração de compostos hidrofílicos e lipofílicos. A análise por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) revelou concentrações significativas de cafeína (0,3 mg/ml) e teobromina (1,0 mg/ml) no extrato. A incorporação desses compostos em formulações tópicas (emulgéis e microemulsões) sugere que eles podem penetrar nas camadas da pele, potencializando seus efeitos terapêuticos.Os resultados indicam que o extrato de cacau pode ser utilizado em produtos cosméticos para cuidados com a pele, oferecendo propriedades anti-envelhecimento, antioxidantes e fotoprotetoras. O estudo sugere que a combinação de metilxantinas e polifenóis pode resultar em efeitos sinérgicos, aumentando a eficácia das formulações.
Seguins et alA RELEVÂNCIA DA ADIÇÃO DE UMA ROTINA DE SKINCARE PARA A
PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO PRECOCE: uma revisão de
literatura
2024 O estudo menciona que ingredientes como retinoides, antioxidantes e alfa-hidroxiácidos têm propriedades que ajudam a combater os sinais de envelhecimento, promovendo a renovação celular e melhorando a textura da pele.Menciona a absorção, distribuição, metabolismo e a excreção dos ingredientes de produtos naturais ativos na pele. A eficácia dos produtos pode depender de como esses ingredientes são absorvidos e utilizados pelas células da pele.Uma rotina de skincare pode ser uma ferramenta eficaz na prevenção do envelhecimento cutâneo precoce. A combinação de uma limpeza, a hidratação e a fotoproteção é enfatizada como essencial para a saúde da pele.
Silva et alNatural products from the Brazilian Caatinga as a sustainable source of phytocosmetics: a review2022 A capacidade de neutralizar radicais livres, reduzindo assim o risco de envelhecimento precoce da pele e outras condições patológicas, como câncer de pele.A biodisponibilidade e a absorção dos compostos ativos dos extratos vegetais são favoráveis, considerando sua baixa toxicidade e alta biodegradabilidade. Isso sugere que os fitocosméticos derivados desses extratos podem ser absorvidos de maneira eficaz pela pele, promovendo seus efeitos terapêuticosPlantas como Spondias tuberosaSchinus terebinthifolius, e Ziziphus joazeiro mostraram resultados promissores em testes de capacidade de captura de radicais livres (DPPH) e proteção contra radiação UV, com alguns extratos apresentando fatores de proteção solar (FPS) adequados.
Sousa et alTherapeutic Potential of Aloe Vera (Aloe Barbadensis): A Brief Review2020Os efeitos antinociceptivos, anti-inflamatórios e imunomoduladores observados em estudos com modelos animais, onde o gel de Aloe vera demonstrou proteção contra danos neuronais e efeitos analgésicos.Os compostos ativos presentes no gel e no látex da planta, como antraquinonas e polissacarídeos, são absorvidos e metabolizados pelo organismo, contribuindo para seus efeitos terapêuticos.Aloe vera possui propriedades terapêuticas importantes, incluindo ação antinociceptiva, anti-inflamatória, cicatrizante e imunomoduladora, que ajudam na redução da dor, inflamação, cicatrização de feridas e forte.
Fonte: Levantamento Bibliográfico (2024)

A Aloe Vera tem demonstrado múltiplos benefícios em aplicações humanas e as comerciais, especialmente no cuidado com a pele, uma vez que seu gel é amplamente utilizado em produtos cosméticos e os dermatológicos para hidratação, tratamento de queimaduras e as cicatrização de feridas, com seus estudos clínicos apontando sua eficácia na terapia da cicatrização e a redução da inflamação, como também é empregada em produtos de limpeza e cuidados com a pele, ajudando a prevenir infecções e sua propriedade química da Aloe Vera ,rica em polissacarídeos, flavonoides e os compostos fenólicos, contribuem para suas propriedades antioxidantes e as anti-inflamatórias, no qual são promissoras para a saúde geral e o tratamento de doenças crônicas (SOUSA et al., 2020).

O estudo dos produtos naturais da literatura existente possui ainda limitações, pois a falta de ensaios clínicos prolongados e a variabilidade individual nos resultados ainda são carentes e demonstra-se que é necessário melhorar as pesquisas quanto a isso devido a rotina de skincare são possui evidências que apoia sua eficácia na prevenção do envelhecimento cutâneo, bem como seu potencial para ir além da estética (SEGUINS,2024). Com efeito, a personalização das prescrições cosméticas, com base na análise dos rótulos e na composição dos produtos, permite um tratamento mais eficaz e seguro para a pele acneica, promvendo uma análise dos ingredientes ativos e a escolha de produtos adequados são fundamentais para promover resultados positivos no tratamento da acne, com isso a individualização das prescrições, considerando as necessidades específicas de cada paciente, é essencial para maximizar a eficácia dos tratamentos e minimizar riscos de reações adversas (DIAS,2022).

As formulações de emulgéis e as microemulsões foram caracterizadas quanto às suas propriedades físico-químicas e estabilidade, sendo que os testes de estabilidade acelerada mostraram que as formulações mantiveram suas características físicas e o pH adequado para aplicação na pele, a pesquisa conclui que o extrato de cacau é uma fonte promissora de compostos bioativos que podem ser incorporados em preparações cosméticas, com potencial para oferecer benefícios significativos para a saúde da pele. Estudos clínicos adicionais são recomendados para validar a eficácia e segurança dessas formulações como produtos dermocosméticos (GARCIA et al., 2021).

Os resultados indicam que várias espécies da Caatinga possuem atividades biológicas significativas que podem ser exploradas na formulação de fitocosméticos, concluindo-se que a biodiversidade da Caatinga representa uma fonte valiosa para o desenvolvimento de produtos cosméticos naturais, que não apenas atendem à demanda por alternativas sustentáveis, mas também oferecem segurança e eficácia comprovadas, sugerindo que a utilização desses recursos podem contribuir para o desenvolvimento econômico local e a promoção da saúde da pele, destacando a necessidade de mais estudos para explorar completamente o potencial dessas plantas (SILVA et al., 2024).

Os polissacarídeos de plantas medicinais podem ser utilizados em diversas formulações, como os géis, hidrogéis e os curativos, demostrando uma eficácia em aplicações tópicas, haja vista esses compostos possuem um grande potencial para serem utilizados em produtos cosméticos e os terapêuticos (ALBUQUERQUE et al., 2022).

4- CONCLUSÃO

 A conclusão do trabalho é que a adoção de uma rotina de skincare, com a autilização de cosmecêuticos adequados, pode contribuir significativamente para a prevenção do envelhecimento cutâneo precoce. Desse modo, demonstra-se que o uso de produtos naturais e seus extratos, como Centella Asiática, Aloe Vera, e as plantas da Caatinga, apresentam grande potencial para a área de cosmética e cuidados com a pele. Estes produtos possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que não apenas promovem a saúde e função estética sobre a aparência da pele, mas também ajudam no tratamento de condições como acne, queimaduras, bem como o envelhecimento precoce. A incorporação de ingredientes naturais em formulações cosméticas, como emulgéis e as microemulsões, oferecem benefícios adicionais em função de sua capacidade de abertura e biodisponibilidade, potencializando os efeitos terapêuticos e a segurança necessária. Além disso, o desenvolvimento de fitocosméticos a partir da biodiversidade brasileira, especialmente de espécies da Caatinga, representa uma alternativa sustentável que pode contribuir

Apesar do avanço nas pesquisas, ainda existem limitações na literatura, como a falta de ensaios clínicos prolongados e a necessidade de estudos que validem a eficácia e segurança desses ingredientes em diferentes contextos e tipos de pele. A concessão dos tratamentos cosméticos, considerando as necessidades individuais de cada paciente, é mostrada essencial para melhorar os resultados e minimizar riscos. Desta forma, o uso de produtos naturais em cuidados com a pele não apenas reforça o potencial terapêutico dos cosméticos para além da estética, mas também promove uma abordagem mais holística e especializada em um tratamento mais individualizado para o paciente, contemplado suas necessidades de acordo com produtos naturais especializados nas suas queixas.

REFERÊNCIAS

A. O. SOUSA, E.; A. NEVES, E.; R. ALVES, C. Therapeutic Potential of Aloe Vera (Aloe Barbadensis): A Brief Review. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 2, p. 378–388, 2020.

ALBUQUERQUE, P. B. S. et al. Skincare application of medicinal plant polysaccharides — A review. Carbohydrate Polymers, v. 277, p. 118824, fev. 2022.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO FISIOTERAPIA BIANCA KAROLINE SAMPAIO SEGUINS A RELEVÂNCIA DA ADIÇÃO DE UMA ROTINA DE SKINCARE PARA A PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO PRECOCE: uma revisão de literatura São Luís. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://repositorio.undb.edu.br/bitstream/areas/1234/1/BIANCA%20KAROLINE%20SAMPAIO%20SEGUINS.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2024.

DA, P.; ACNEICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINHA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA FRANCISCA OLGA COURAS DIAS PRESCRIÇÃO COSMÉTICA INDIVIDUALIZADA NA SAÚDE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/28899/FRANCISCA%20OLGA%20COURAS%20DIAS%20-%20TCC%20BACHARELADO%20EM%20FARM%C3%81CIA%20CES%202022.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.

EKAKITIE, E. Innovative Application of Juniperus Communis Wood Oil in Acne Skincare: Journal of Knowledge Learning and Science Technology ISSN: 2959-6386 (online), v. 3, n. 2, p. 253–262, 24 jun. 2024.

FRANCO, F.; ALMEIDA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS FACULDADE DE QUÍMICA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.unifesspa.edu.br/bitstream/123456789/2351/1/TCC-Franco%20Farias%20Almeida.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2024.

GARCIA, L. B. et al. Incorporation of glycolic extract of cocoa beans (Theobroma cacao L.) into microemulsions and emulgels for skincare. Industrial Crops and Products, v. 161, p. 113181, 1 mar. 2021.

SALVIONI, L. et al. The emerging role of nanotechnology in skincare. Advances in Colloid and Interface Science, v. 293, p. 102437, 1 jul. 2021.

TELMA, S. Análise crítica das propriedades gerais do óleo de citronela para produtos repelentes naturais para a pele humana. Sp.gov.br, 2021.

View of Natural products from the Brazilian Caatinga as a sustainable source of phytocosmetics: a review. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36940/32172>.


1Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

2Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

3Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

4Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

5Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

6Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

7Estudante de Farmácia da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

8Docente do curso de Farmácia da AESPI e Mestre em Biotecnologia dos Produtos Naturais