A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202501211721


Jorge Alberto Santos Monteiro1
Orientador: Prof. Me. Luiz Carlos de Sá Campos2


RESUMO

Este artigo científico procura apresentar o uso essencial da pontuação, sendo muito considerável para se construir diversos textos escritos, para a própria pessoa que ao fazer uma leitura compreenda o sentido literal, ou seja, buscar a entender o que está escrito no texto. Destacar em relevância que colocar os sinais adequadamente bem pontuáveis é muito importante, pois o texto torna-se coeso, claro e efetivamente com significado. Este trabalho é estruturado da seguinte forma: Introdução, O Contexto Histórico, A Importância e onde é empregado a pontuação, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

Palavras – Chave: Leitura. Textos Escritos. Sentido Literal.

1 INTRODUÇÃO

A importância dos sinais é muito fundamental na elaboração de um texto escrito, aliás favorece muito no processo de ensino – aprendizagem do aluno, pois com o emprego correto desses sinais facilita muito na compreensão e no entendimento do texto buscando ao aluno o gosto da leitura e a saber dissertar suas redações. Isso pode ser identificado através dos pontos e das vírgulas, que servem como pontos de referências para sinalizar os locais que precisam de uma pausa na escrita. Outras pontuações, como as reticências e os travessões, são utilizadas como ferramentas para dar entonação, ou seja, ritmo e melodia na fala. Com Nina Catach, entende-se por pontuação:

“O reforço da escrita constituído de sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas. Estes sinais também participam de todas as funções da sintaxe, gramaticais, entonacionais e semânticas” [NC. 1,7]. (Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, p. 604)

A elaboração de uma redação escrita não depende só de vocábulos e orações. As unidades rítmicas e melódicas se organizam segundo os princípios gerais da dependência e independência sintática e semântica. Composto só de vocábulos e orações, o enunciado estaria prejudicado na sua função comunicativa. O uso indicativo das pontuações procura garantir no texto escrito esta solidariedade sintática e semântica. Por isso, uma pontuação errônea produz efeitos desastrosos à comunicação quanto o desconhecimento dessa solidariedade na qual refere-se.

O presente artigo científico tem por objetivo em fazer um contexto histórico sobre os estágios da ortografia, a história de como aconteceu o surgimento dos sinais indicativos das pontuações, a sua importância e onde é empregado. A motivação para realizar este trabalho científico se deu pela a avaliação das produções textuais produzidos por autores de diversas obras e constatar a importância do uso indicativo dos sinais na hora de produzir uma redação ou obra.

Quase diariamente, o uso incorreto desses sinais dificulta e também impossibilita na compreensão do leitor ao ler o texto, não explicitando o que está sendo explorado, trazendo equívocos e obscuridades na interpretação. Na linguagem normativa da língua portuguesa os sinais de pontuação podem ser comparados como um “trânsito”, pois existe uma sinalização no qual deve haver pausas e o que chamamos de atenção, dentro dessa comparação realçando o atual contexto que as pontuações favorecem e facilitam muito na construção de redações, textos literários percebemos o enorme valor e que isso deve-se ser valorizado principalmente nas obras dos autores poéticos ajudando muito no sentido em que eles estão pretendendo se expressar ao leitor (a pessoa quem ler).

Para a realização deste artigo científico utilizei pesquisa bibliográfica em manuais de gramática, sites relacionados e artigos científicos relacionados à elaboração dos textos escritos.

2 ESTÁGIOS DA ORTOGRAFIA

A ortografia do idioma oficial português brasileiro passou por muitas transformações no decorrer do tempo, desde os seus primórdios. Entre as mudanças que ocorreram no idioma português, posso citar o fim do trema, modificação na acentuação de palavras envolvendo ditongos, tritongos e hiatos, as novas regras do uso do hífen e o aparecimento das letras “W, K e Y” no alfabeto. Quem implantou essa reforma ortográfica no Brasil foi o MEC (Ministério da Educação) ocorrido em janeiro de 2009, foi muito importante para realçar mais o idioma retirando usos de sinais que não tinham importância principalmente o trema como podemos citar as palavras “linguiça” que antes era “lingüiça”, “quintal” que antes era “qüintal” entre outras palavras.

O surgimento da escrita ocorreu na Antiga Mesopotâmia onde existia os rios Tigres e Eufrates, ao longo da história os egípcios escreviam em formas hieróglifos fazendo desenhos e símbolos da história de seus povos, na Roma Antiga o alfabeto romano era feito somente com letras maiúsculas em formas de pergaminhos, na Alta Idade Média a escrita passou por diversos métodos e estilos utilizando o alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas. A escrita no decorrer da sua história passou a ser um método de reflexão, de expressão e transmissão de conhecimentos, pois instrumentaliza a nossa memória cultural, política, artística, religiosa e social de uma nação. Segundo Teyssier (2007 apud FELISBINO, 2013, p. 67):

“Os primeiros textos escritos surgiram em meados do século XIII. Nesse período não havia sistematização da grafia dos vocábulos, o som e a letra apresentavam uma estreita relação”. (Percurso Histórico Ortográfico Português, FELISBINO, 2013, p. 67)

O objetivo do surgimento dessa nova ortografia era a unificação do português entre os países. Em 1931, realizou-se o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo aceito. Em 1945, a Convenção de Ortografia Luso-Brasileira foi usada em Portugal, a grafia portuguesa, mas não no Brasil. Em 1990, os países se juntaram para unificar a grafia portuguesa, segundo a proposta que foi apresentada pela Academia Brasileira de Letras, mas mesmo assim o acordo não entrou em vigor. Em 2006, os países São Tomé, Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil para aprovar o acordo ortográfico, mas Portugal não queria aprovar grandes mudanças; Só em maio de 2008 o Parlamento Português aprovou o acordo ortográfico unificando milhares de países que aderiram à língua portuguesa.

Por isso, a ortografia do português passou por estágios essenciais até chegar à unificação nos países que formam a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), demonstrando assim, cada etapa principal no idioma que é falado nos países de idioma português. Uma implementação de enorme importância para a língua normativa português pois facilitou muito em escrever certas palavras sem usos necessários de sinais sem importância como já falado anteriormente o trema e o hífen, favorecendo muito na maneira de ensinar e proporcionar aos alunos que o ensino da língua portuguesa é ótimo para ajudar na escrita e em construções de textos.

2.1 A HISTÓRIA DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO

Com a chegada da escrita, originou-se a invenção do livro, sobretudo da imprensa. A escrita tornou-se indispensável para os primórdios, mas tinha que ser padronizado e bem dividido os sinais de acordo com as exigências. Ao longo de sua história, a pontuação passou por um longo caminho, os primórdios quando escreviam não colocavam pontos e nem espaçamento entre as palavras, ao passar dos anos as regras de pontuação ficou cada vez mais reconhecida e atual. Segundo Bechara:

“Datam da época relativamente recente na história da escrita, embora se possa afirmar uma continuidade de alguns sinais desde os gregos, latinos e alta Idade Média; constituem hoje peça fundamental da comunicação e se impõem como objeto de estudo e aprendizagem”. (BECHARA, 2009, p. 604)

A chegada da pontuação ocorreu no século XIV e XVII, devido ao aparecimento da imprensa que tinha o dever de evoluir e popularizar o uso essencial indicativo das pontuações. O objetivo da pontuação dentro do português é dar sentido aos textos escritos, frases, destacando palavras, seja de conhecimento científico ou cultural, separando orações e períodos para facilitar no entendimento da leitura. Constituem parte inclusiva da fonologia (ramo linguístico que estuda os fonemas), tendo função de dar sentido na hora em que o leitor for ler um texto, dando sensação de sonoridade, pausando grande parte do texto para facilitar o entendimento.

Na língua moderna, alguns poetas ou escritores fazem uso culturalmente da pontuação, ou seja, passada de geração em geração, utilizado tanto em forma de poesia quanto na forma de não poesia no qual posso citar como exemplo o texto “Sob o Céu Todo Estrelado” do português “Manuel Bandeira”:

Sob o Céu Todo Estrelado

Manuel Bandeira

As estrelas, no céu muito límpido, brilhavam, divinamente distantes.
Vinha da caniçada o aroma amolecente dos jasmins.

E havia também num canteiro perto, rosas que cheiravam a jambo.
Um vaga-lume abateu sobre as hortênsias e ali ficou luzindo misteriosamente.
À parte as águas de um córrego contavam a eterna história sem começo nem fim.

Havia uma paz em tudo isso…
(Era de resto o que dizia lá dentro o meio adágio de Haydn)

Tudo isso era tão tranquilo… tão simples…
E deverias dizer que foi o teu momento mais feliz.

(Antologia poética. Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.)

O texto “Sob o Céu Todo Estrelado” faz parte da autoria de “Manuel Bandeira”, de 1978, observando o texto percebe-se que o poeta se usa muitos sinais para relatar as falas, no qual, de certo modo o leitor ao ler o texto pode-se considerar fácil, pois, existe o uso de pontuações e pelo modelo usado para escrever, que é extremamente essencial para a concentração do escritor ao entender o texto.

Assim sendo, fica evidente de que colocar o uso da pontuação é muito importante, pois dá ao texto um sentido, tornando-o coeso, claro e efetivamente com significado.

2.1 A EMPREGABILIDADE DA PONTUAÇÃO

Os sinais de pontuação são elementos essenciais para elaboração de frases e textos escritos, servem como um ponto referencial para se estabelecer coesão e coerência de um determinado texto. Segundo Bechara:

“Entende-se por pontuação o reforço da escrita, constituído de sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das pausas orais e escritas. Estes sinais também participam de todas as funções de sintaxe, gramaticais, entonacionais e semânticas”. (BECHARA, 2009, p. 604)

A pontuação é essencial, tanto na elaboração textual quanto ao relatar, ou seja, a fazer a escritura de uma obra, pois ajuda a empregar corretamente a norma culta gramatical como transmitir várias curiosidades e ideias, sentimento e aquilo que desprende as mentes das pessoas aos ouvintes de quem ler, fazendo com quem fez a obra se aproximar cada vez mais possível da leitura.

A pontuação é classificada em duas etapas: a primeira etapa são as pausas (responsáveis pela indicação das pausas. São: ponto (.), vírgula (,) e ponto e vírgula (;); a segunda etapa são sinais de melodia ou entonação destinados a mudar o ritmo ou altura de voz. São: dois pontos (:), interrogação, exclamação (!), reticências (…), aspas (“”), parênteses (()), colchetes ([]) e travessão (—)).

Para se produzir um texto, é importante que cada ser humano perceba e reconheça o uso da pontuação e descubra onde é empregado; Segundo Azeredo (2000, p. 320): As aspas possuem importância em determinadas situações, como por exemplo, os textos e citações de autores. Pode-se ser empregado na maior parte de um texto escrito, seja para destacar um acontecimento fiel da realidade do autor ou para dar ênfase em algo importante da obra; funciona também para marcar ou melhor destacar um trecho ou palavra do texto; destacar nomes de artistas ou pintores, cientistas ou apelidos de pessoas; utilizamos as aspas geralmente no início e no fim do trecho de um texto; ao destacarmos na frase gírias, palavras ou expressões usamos as aspas simples; muito importante o uso desse sinal seja para destacar uma palavra ou transcrever arquivos muito importante na compreensão do texto.

O Travessão possuindo grande importância no texto, como afirma Azeredo (2000, p. 320) tem a função de servir como uma maneira de diálogo entre o interlocutor e o leitor, favorecendo na harmonia da comunicação entre duas pessoas; favorece na maneira de como a pessoa fala não dependendo da sua variante linguística; facilita nos comentários ou conversas entre o narrador – personagem; muito importante o uso desse sinal indicando para a nossa língua um caminho mais curto entre o diálogo de duas pessoas e a maneira de falar.

A vírgula também é essencial na elaboração de um texto escrito. É utilizado em diversos aspectos do texto como fala Azeredo (2000, p. 320) posso destacar na separação de um aposto explicativo e enumerativo; na separação da frase de um determinado vocativo, em redações seja de concurso ou vestibular é muito comum a utilização do uso da vírgula, seja para separar datas de um acontecimento ocorrido, lugares que a pessoa visitou durante as férias e o essencial em muitos textos as pessoas costumam adotar conjunções que é importante na elaboração do seu texto, principalmente as conjunções explicativas, adversativas, conclusivas, alternativas e aditivas; a classe gramatica variável – os advérbios separando os elementos classificativos; separa-se palavras repetidas como ou…ou/já…já/quer…quer/seja…seja; separa- se adjetivos que tem função de predicativo do sujeito e do objeto; indica na separação de orações adverbiais explicativas ou restritivas e, em orações subordinadas adverbiais; indicar mais esclarecimento aos complementos verbais e nominais dentro das frases; o uso desse sinal é muito importante seja em concursos ou vestibulares.

As Reticências é muito importante tanto para interromper no texto a história quanto deixar subtendido na hora em que o narrador falar, provocando grandes hesitações e sentimento de surpresa e suspense no texto. É empregado segundo Azeredo (2000, p. 321) em partes que a citação não foi completada, ou melhor dizendo no sentido figurado “engolidas” nestes casos utiliza-se entre parênteses, muito comum em casos quando vem poemas poéticos de autores como Manuel Bandeira e Vinícius de Moraes; muito importante na hora que for parar uma conversa ou citação de autores.

Os Dois Pontos são muito importantes tanto para marcar uma citação de autor na obra quanto para destacar um elemento muito importante na escrita do texto. É utilizado como afirma Azeredo (2000, p. 321) para marcar a citação dentro de um texto escrito, seja porque o autor que é o dono da citação esclarece comentários a respeito de um determinado assunto; usado na hora em que a frase apresenta o tipo de aposto enumerativo que deve ser separado; na hora em que a pessoa for fazer um comentário de uma referida poesia ou texto de autores clássicos; Grande importância nos casos de relatar os comentários pessoais dos autores.

O Ponto de Exclamação é muito importante para a gramática normativa do português, segundo Azeredo (2000, p. 322) seja para exprimir uma declaração de sentimentos, como alegria, tristeza, medo, espanto, é muito comum as pessoas utilizarem ao publicarem em sites de internet suas obras literárias; grande parte de textos escritos não só literário utiliza-se para entender os pensamentos do narrador – personagem, na área da poesia é muito normal o autor expressar os seus sentimentos em uma linguagem simples e rebuscada.

Ponto e Vírgula como fala Azeredo (2000, p. 322) serve para separar orações coordenadas independentes, que não dependem de outras orações para acontecer e frases muito longas ajustando em forma que fique fácil de entender e compreender; separa frases que contém aposto enumerativo; separa diversos anúncios, folhetins, leis e decretos de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Parênteses segundo Azeredo (2000, p. 323) é muito importante para destacar ou melhor dizendo intercalar dentro de um texto escrito um comentário do que o autor achou da obra, um acontecimento vivido pela pessoa, respostas pessoais do que as pessoas acharam da poesia; faz a transcrição de siglas como a OMS/UFS; destaca datas de acontecimentos ocorridos e bibliografia de poetas, ótima importância que esse sinal de pontuação fornece, pois facilita muito na identificação de datas importantes que contenha fatos marcantes seja de algum artista que viveu há poucos anos ou uma celebração musical.

O Ponto de Interrogação como afirma Azeredo (2000, p. 323) normalmente é utilizado quando for indicar uma pergunta no texto escrito, é muito comum vermos o seu uso em produções textuais como as crônicas, nesse gênero as pessoas conversam com as outras respeitando de maneira formal o diálogo padrão e uso ortográfico de palavras. Esse sinal é muito utilizado quando for indicar uma pergunta ao leitor, bastante utilizada no uso dos porquês assunto de gramática, muitos fatores contribuem para que esse sinal seja expresso de acordo com o sentido em que está sendo explicitado na frase.

O Ponto segundo Azeredo (2000, p. 324) serve para dá um ponto final de um texto escrito ou frase; serve como forma de abreviar determinadas siglas; grande importância desse sinal em uma redação de concursos e vestibulares é muito frequente o uso desse sinal servindo para marcar um fim da história e o término de um período ou oração.

2.2 A FORMAÇÃO DO SENTIDO LITERAL DA PONTUAÇÃO

O ser humano ao elaborar o seu texto deve-se atentar ao emprego correto do uso dos sinais de pontuação, mesmo sabendo o que vai escrever precisa estar atenuado as diversas regras que os sinais apresentam. Segundo afirma Azeredo:

“O autor ao pontuar o seu texto torna-se claro a interpretação do leitor ao ler, chegando no sentido pretendido do autor na construção do seu texto”. (AZEREDO, 2000, p. 206)

O autor ao elaborar o seu texto corretamente ele analisa cada etapa de esquematização das palavras, não se esquecendo de utilizar adequadamente os sinais de pontuação, que são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. O autor ao usar o recurso pontuativo o texto fica mais claro e coeso de entender dando sentido literal na história ao leitor que interpreta.

Na gramática moderna da língua portuguesa o uso essencial da pontuação está entre os fatores mais importantes, ou seja, os que mais participam na hora da leitura de uma determinada escritora e na elaboração de uma redação escrita por determinado aluno. Nos dias atuais, grande parte dos estudantes não estão muito familiarizados com o hábito de ler e a escrever determinados textos, por motivo disso que até mesmo não sabem utilizar adequadamente os sinais de pontuação e descobrir a grande importância que eles trazem na elaboração de uma redação, seja em prova ou em vestibular. Analisando esses fatos deve haver metodologias didáticas adequadas promovendo ao aluno o conhecimento de como empregar os recursos pontuativos corretamente em textos escritos e pontuar de maneira intuitiva o seu texto de acordo com a ajuda da orientação do professor.

Recursos pontuativos são de verdadeiro fator essencial possibilitando ao estudante de maneira lógica a compreender do leitor a sua leitura e tornando coeso o texto. Muitas vezes ocorre a modificação de uma pontuação diferente dando    ênfase      a    uma   frase   e     incapacitar    na  comunicação      entre destinador/destinatário.

Como abordado em relação a pontuação, se tornam relevantes para o português, porque sem a utilização desses recursos seria praticamente impossível de se elaborar qualquer texto ou até mesmo uma redação, não dando sentido ao trecho quando o autor elabora, saindo da sua verdadeira construção real. Um texto precisa ser bem pontuado corretamente, dando relação de sentido em cada parágrafo do texto, apresentando aspectos sonoros, pois facilitando ao leitor ao ler o seu texto melhor compreensão no que está sendo explicado ou contada.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso dos recursos pontuativos é muito importante para tornar o texto coeso e possibilitar ao leitor sua total compreensão. A função dos sinais é tornar as orações e os períodos mais fáceis de ler e de se compreender. Este artigo científico pretendeu-se destacar que a pontuação se constitui em um sentido textual e ao mesmo tempo literal.

O conhecimento sobre os recursos pontuativos através das seguintes regras ortográficas gramaticais é um fator essencial, pois a maneira adequada da pessoa pontuar facilita compreensivelmente a interpretação do leitor ao ler um texto, pois variadas pontuações não ficam ligadas às regras gramaticais; ao escrever uma redação, a maneira de se pontuar está mais reunida ao propósito de promover no autor o sentido em que está explicitando o texto.

A minha motivação ao escolher esse tema foi para buscar a compreender como os recursos pontuativos permanece tão importante nos dias atuais e quando eu for professor é minha obrigação saber como eu devo empregar a pontuação para construir meus textos escritos. Saber redigir textos é essencial, sempre respeitando a gramática portuguesa e atenuando-se ao uso correto dos sinais.

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PORTUGUÊS – GRAMÁTICA, LITERATURA E REDAÇÃO. O seu site da língua portuguesa, c2021. Página Inicial. Disponível em: <https://www.portugues.com.br>. Acesso em 11 de fev. de 2021.

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss. Publifolha: São Paulo, 2000.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.

FELISBINO, Adriana. O Percurso Histórico Ortográfico Português. Disponível em http://www.faculdadeflamingo.com.br (Acesso em 11/02/2021)


1Aluno concludente do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá.
2Professor orientador do artigo da Universidade Estácio de Sá.