A IMPORTÂNCIA DA LUDOTERAPIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS ONCOLÓGICOS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202412112356


Camily Isadora Melo Gontijo1
Juliana Lilis da Silva2
Natália de Fátima Gonçalves Amâncio2


RESUMO:

Este artigo científico destaca a realidade do câncer infantil e a necessidade de respostas terapêuticas específicas para as crianças submetidas a diferentes tratamentos oncológicos. O estudo enfatiza os impactos psicofisiológicos e o desenvolvimento social das crianças, destacando a importância de abordagens terapêuticas que considerem suas necessidades específicas. A infância é um período crucial de desenvolvimento e o diagnóstico de câncer pode ter um impacto significativo na vida da criança. O tratamento oncológico pediátrico enfrenta desafios emocionais, modificando a rotina familiar devido ao tratamento. Além do tratamento convencional, destaca-se a importância do bem-estar psicológico, enfatizando que a necessidade de brincar não deve ser anulada durante a hospitalização. A ludoterapia é apresentada como uma intervenção terapêutica promissora, baseada em atividades lúdicas, como brincar, dançar e cantar. Essa abordagem visa lidar com o estresse e os desafios emocionais associados ao diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico. A metodologia do estudo é apresentada como uma revisão exploratória integrativa de literatura, destacando a busca por artigos em diversas bases de dados. A tabela de resultados resume os principais artigos encontrados, destacando títulos e achados relevantes. Na discussão, enfatiza-se o papel crucial da ludoterapia no tratamento oncológico infantil, contribuindo para o fortalecimento da resiliência emocional, expressão de sentimentos e enfrentamento criativo e adaptativo dos desafios. A comunicação terapeuta-paciente é facilitada, evitando ruídos na comunicação e otimizando o planejamento do tratamento e o apoio psicossocial. A conclusão destaca os benefícios substanciais da ludoterapia no tratamento oncológico infantil, indo além de uma simples atividade recreativa. Os profissionais de saúde são encorajados a aprofundar seus conhecimentos sobre a ludoterapia, reconhecendo-a como uma ferramenta terapêutica valiosa para promover o bem-estar holístico das crianças durante o desafio do câncer.

Palavras-chaves: ludoterapia, câncer, infância.

Abstract:

This scientific article highlights the reality of childhood cancer and the need for specific therapeutic responses for children undergoing different oncological treatments. The study emphasizes the psychophysiological impacts and social development of children, highlighting the importance of therapeutic approaches that consider their specific needs. Childhood is a crucial period of development and a cancer diagnosis can have a significant impact on a child’s life. Pediatric oncological treatment faces emotional challenges, modifying the family routine due to treatment. In addition to conventional treatment, the importance of psychological well-being is highlighted, emphasizing that the need to play should not be overlooked during hospitalization. Play therapy is presented as a promising therapeutic intervention, based on playful activities, such as playing, dancing and singing. This approach aims to deal with the stress and emotional challenges associated with the diagnosis and treatment of pediatric cancer. The study methodology is presented as an exploratory integrative literature review, highlighting the search for articles in several databases. The results table summarizes the main articles found, highlighting titles and relevant findings. The discussion emphasizes the crucial role of play therapy in pediatric cancer treatment, contributing to strengthening emotional resilience, expression of feelings, and creative and adaptive coping with challenges. Therapist-patient communication is facilitated, avoiding communication gaps and optimizing treatment planning and psychosocial support. The conclusion highlights the substantial benefits of play therapy in pediatric cancer treatment, going beyond a simple recreational activity. Health professionals are encouraged to deepen their knowledge of play therapy, recognizing it as a valuable therapeutic tool to promote the holistic well-being of children during the challenge of cancer.

Keywords: play therapy, cancer, childhood.

1- INTRODUÇÃo

O câncer infantil é realidade na vida de muitas crianças no país, e em decorrência disso e dos diferentes tipos de tratamentos oncológicos a que essas crianças estão submetidas, evidenciou-se a necessidade de respostas terapêuticas voltadas às necessidades específicas destas crianças, auxiliando na mitigação dos danos psicofisiológicos e ainda os efeitos nos aspectos que tangenciam o seu desenvolvimento social (Silva et al.,2020).

A infância é um período de amplo desenvolvimento mental, físico, social e moral, e o diagnóstico de câncer pode causar um grande impacto na vida da criança. Por assim ser, a oncologia pediátrica enfrenta grandes desafios emocionais, pois a rotina de toda família é modificada, devido ao tratamento. Dessa forma, é necessário atentar-se não somente ao tratamento convencional, mas também ao bem estar psicológico dos pacientes, pois a necessidade de brincar não deve ser anulada com a hospitalização. Nesse sentido, a ludoterapia pode ser uma intervenção terapêutica promissora (Godino-Iáñez et al., 2020).

A ludoterapia é um tipo de terapia infantil baseada em brincadeiras, capazes de oferecer uma abordagem não invasiva para lidar com o estresse e com os desafios emocionais, associados ao diagnóstico e ao tratamento do câncer pediátrico. As atividades lúdicas como brincar, dançar e cantar, são capazes de promover uma melhor aceitação das crianças à nova realidade, obtendo melhora da ansiedade, do medo e da depressão. Ademais, demonstra-se que a terapia lúdica leva à uma melhora das relações interpessoais, além de proporcionar mais autoconfiança e um aumento da capacidade de tolerar a dor (Netto et al., 2022).

O brinquedo terapêutico, uma das formas práticas da ludoterapia, é capaz auxiliar o tratamento de pacientes oncológicos. A utilização do brinquedo terapêutico instrucional evidenciou que houve o desenvolvimento da criança dentro do contexto em que está inserida, fato que beneficia o tratamento, com a redução de tensão, mitigação de sentimentos como medo e insegurança, e promoção da aceitação dos procedimentos, bem como ressignificação da experiência, promovendo um cuidado acolhedor e integral, conforme os cuidados para a recuperação da criança (Silva et al.,2020).

A música, outra forma de utilizar a ludoterapia no ambiente hospitalar, pode significar uma possibilidade de promoção de saúde nesse ambiente, proporcionando bem-estar, redução da dor, socialização, aproximação com a espiritualidade, podendo esta ser considerada uma tecnologia de cuidado para atuação da Enfermagem e demais profissionais da área da saúde na oncologia pediátrica (Barbosa et al., 2021).

Diante do exposto, torna-se fundamental o estudo dos impactos dessa intervenção, devido à necessidade de abordagens terapêuticas abrangentes para atender as complicações emocionais e psicológicas nas crianças diagnosticadas com câncer. Além disso, esse conhecimento pode resultar na melhora da qualidade de vida e enfatizar a abordagem centrada na criança.

A partir disso, esse artigo objetiva explorar a importância da ludoterapia no tratamento de pacientes oncológicos pediátricos e a necessidade da implantação nos hospitais, considerando os benefícios que essa terapia pode oferecer, a fim de compreender o processo de hospitalização e de adesão ao tratamento tanto do paciente quanto dos familiares próximos. Além disso, busca analisar as melhorias na qualidade de vida dos pacientes em que a terapia é oferecida.

2 -METODOLOGIA

O presente estudo consiste de uma revisão exploratória integrativa de literatura. A revisão integrativa foi realizada em seis etapas: 1) identificação do tema e seleção da questão norteadora da pesquisa; 2) estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos e busca na literatura; 3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; 4) categorização dos estudos; 5) avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa e interpretação e 6) apresentação da revisão.

Na etapa inicial, para definição da questão de pesquisa utilizou-se da estratégia PICO (Acrômio para Patient, Intervention, Comparation e Outcome). Assim, definiu-se a seguinte questão central que orientou o estudo: “Qual a importância da ludoterapia no tratamento de pacientes pediátricos oncológicos?” Nela, observa-se o P: Pacientes pediátricos oncológicos; I: Ludoterapia; C não se aplica; A importância no tratamento.

 Para responder a esta pergunta, foi realizada a busca de artigos envolvendo o desfecho pretendido utilizando as terminologias cadastradas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) criados pela Biblioteca Virtual em Saúde desenvolvido a partir do Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medcine, que permite o uso da terminologia comum em português, inglês e espanhol. Os descritores utilizados foram: Crianças e adolescentes em tratamento oncológico, ludoterapia, impactos no tratamento. Para o cruzamento das palavras chaves utilizou-se os operadores booleanos “and”, “or” “not”.

Realizou-se um levantamento bibliográfico por meio de buscas eletrônicas nas seguintes bases de dados: Google Scholar; Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientif Eletronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (PubMed), EbscoHost. 

A busca foi realizada no mês de setembro de 2024. Como critérios de inclusão, limitou-se a artigos escritos em português e inglês, publicados nos últimos 5 anos (2020 a 2024), que abordassem o tema pesquisado e que estivem disponíveis eletronicamente em seu formato integral, foram excluídos os artigos em que o título e resumo não estivessem relacionados ao tema de pesquisa e pesquisas que não tiverem metodologia bem clara.

Após a etapa de levantamento das publicações, encontrou 100 artigos, dos quais foram realizados a leitura do título e resumo das publicações considerando o critério de inclusão e exclusão definidos. Em seguida, realizou a leitura na íntegra das publicações, atentando-se novamente aos critérios de inclusão e exclusão, sendo que 24 artigos não foram utilizados devido aos critérios de exclusão. Foram selecionados 20 artigos para análise final e construção da revisão.

Posteriormente a seleção dos artigos, realizou um fichamento das obras selecionadas afim de selecionar a coleta e análise dos dados. Os dados coletados foram disponibilizados em um quadro, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão integrativa elaborada, de forma a atingir o objetivo desse método.

A Figura 1 demonstra o processo de seleção dos artigos por meio das palavras-chaves de busca e da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão citados na metodologia. O fluxograma leva em consideração os critérios elencados pela estratégia PRISMA (Page et al., 2021)

Figura 1 – Fluxograma da busca e inclusão dos artigos

Fonte: FAdaptado do Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analyses (PRISMA). Page et al., (2021).

3 RESULTADOS

A Tabela 1 sintetiza os principais artigosque foram utilizados na presente revisão de literatura, contendo informações relevantes sobre os mesmos, como os autores do estudo, o ano de publicação, o título e os achados relevantes.

Tabela 1 – Efeitos da Ludoterapia na tratamento oncológico em pacientes pediátricos  encontrados nas publicações do período de 2020 a 2024

EstudoTítuloAchados principais
1. Correa, 2020Cuidados paliativos: Benefícios da ludoterapia em pacientes infantis oncológicos.Melhora no contole das emoções durante o processo
2. Karson et al., 2020        The contribution of neurocognitive functions to academic and psychological outcomes in pediatric cancer: A latent profile analysis.Diminuição da capacidade neurocognitiva durante o tratamento, necessitando intervençoes psicológicas
3.Silva et al., 2020O brinquedo terapêutico instrucional como ferramenta na assistência oncológica infantilMelhora no desenvolvimento social, intelectual e emocional da criança ↓tensão                                           ↓medo                                             ↓insegurança
4.Barbosa et al.,2021Música durante a hospitalização para promover saúde: significados de crianças e adolescentes em tratamento oncológicoA música auxilia no enfrentamento da hospitalização ↑bem-estar ↑alegria  
 5. Foster et al.,2021Psychological, educational, and social late effects in adolescent survivors of Wilms tumor: A report from the Childhood Cancer Survivor Study↑maior uso de psicoterapeuticos em sobreviventes do cancer
   6. Koukourikos et al., 2021  An Overview of Play Therapy    ↑enfrentamento de dificuldades ↑comunicação ↑expressão de sentimentos    
 7. Ospina et al., 2021Physical therapy interventions, other than general physical exercise interventions, in children and adolescents before, during and following treatment for cancer  Efeitos colaterais podem impactar negativamente a qualidade de vida da criança e sua capacidade de participar de atividades diárias
8. Pyke-grimm et al., 2021Providing Palliative and Hospice Care to Children, Adolescents and Young Adults with Cancer  Cuidados paliativos para a  criança hospitalizada, para que haja recursos adequados a um enfrentamento que contribua também com o tratamento médico.    
9.Souza et al.,2021A hospitalização na percepção de crianças e adolescentes em tratamento oncológicoApontaram ruídos na comunicação dos profissionais com a criança e adolescente hospitalizado; os participantes  sentiam-se isolados socialmente e  destacaram a importância de atividades lúdicas durante a hospitalização.
10.Stritter et al., 2021Yoga, Meditation and Mindfulness in pediatric oncology − A review of literature↑qualidade de vida, condiçao fisica, sono, apetite ↓ansiedade, fadiga  
11.Netto et al., 2022          A ludoterapia no tratamento oncológico infantilMudanças significativas na vida da criança ↓ansiedade ↓tristeza ↓medo   ↑confiança no tratamento    
12.Wechsler et al., 2022Ajustamento psicológico de crianças com câncer: perspectivas de recaída e sobrevivênciaNão foram encontradas   correlações significativas entre variáveis demográficas e ajustamento da criança ou do adolescente entre o grupo controle e  grupo com diagnostico
13.Whitycombe et al., 2022Can steps per day reflect symptoms in children and adolescents undergoing cancer treatment? ↑sintomas depressivos, ansiedade,interferencia da dor, fadiga e estresse psicológico
14.Baughan et al.,2023Educational outcomes in childhood cancer survivors: A Scotland-wide record-linkage study of 766,217 schoolchildren↑dificuldades escolares após o diagnostico
15.Furley, Pinel, 2023Ser criança com cancer nas         brinquedotecas hospitalares:o (des) velar do corpo e dosentido da vida↑percepção sobre o proprio corpo ↑sentido da vida
16. Licu, Ionescu, Paun, 2023Quality of Life in Cancer Patients: The Modern Psycho-Oncologic Approach for Romania—A ReviewBeneficios duradouros proporcionados por intervenções psico-oncológicas.
17.Milzer et al., 2023Psycho‐oncologists’ knowledge of cancer‐related fatigue and the targets for improving education and training: results from a cross‐sectional survey studyPsico-oncológicas desenvolvem um importante papel no tratamento  
  18. Paul et al., 2023  Emotional and behavioral problems of pediatric cancer survivors and their siblings: Concordance of child self‐report and parent proxy‐report  ↑problemas emocionais no tratamento ↑necessidade de intervençoes  ludicas
19.Signorelli et al.,2023A Review of Creative Play Interventions to Improve Children’s Hospital Experience and Wellbeing  Amenização do estresse hospital e diminuição da ociosidade
20. Ramdaniati et al., 2023The effectiveness of play therapy in children with leukemia: A systematic review        ↑bem-estar ↑Adesão ao tratamento

Fonte: autoria própria, 2024.

4 DISCUSSÃO

A ludoterapia, uma abordagem terapêutica que utiliza o brincar como ferramenta central, desempenha um papel crucial no tratamento oncológico infantil. Este método tem se destacado como uma estratégia eficaz para lidar com os desafios emocionais e psicológicos enfrentados por crianças durante o processo (Correa, 2020).

A vivência do diagnóstico e do tratamento oncológico pode ser avassaladora para as crianças, prejudicando até mesmo o desempenho escolar (Baughan et al., 2023). Além disso, durante o tratamento, há diminuição da capacidade neuro cognitiva, necessitando intervenções psicológicas (Karson et al., 2020). O enfrentamento do câncer exige uma resiliência extraordinária, pois as possibilidades de desenvolver problemas emocionais aumentam e, consequentemente, observa-se a necessidade de realizar intervenções lúdicas (Paul et al.,2023). Ademais, é possível observar a perda da qualidade de vida e da capacidade de realizar atividades básicas, como brincar e ir à escola (Ospina et al., 2021).

Segundo Whitecombe et al. (2022), o câncer pode provocar sintomas depressivos, aumento da fadiga e interferência na dor. Somado a isso, as possibilidades de desenvolver problemas emocionais aumentam e, consequentemente, observa-se a necessidade de realizar intervenções lúdicas (Paul et al.,2023). Diante disso, a ludoterapia torna-se eficaz, por meio das mudanças significativas na vida da criança, diminuindo a ansiedade e aumentando a confiança no tratamento (Netto et al., 2022).

Por assim ser, a ludoterapia, ao permitir que as crianças enfrentem desafios de maneira criativa e adaptativa, contribui para o fortalecimento da resiliência emocional e expressão dos sentimentos (Koukourikos et al., 2021). Além disso, a conquista de pequenos objetivos durante as atividades lúdicas reforça a autoestima, promovendo uma visão mais positiva de si mesmas, aumentando o sentido da vida e a percepção sobre o próprio corpo (Furley; Pinel, 2023).

Para Pyke-Grimm et al. (2021), cuidados paliativos devem ser incluídas na assistência à criança hospitalizada, para favorecer que esta mobilize recursos adequados a um enfrentamento que contribua também com o tratamento médico. Sendo assim, a ludoterapia deve oferecer um espaço seguro e não ameaçador, onde as crianças podem expressar suas emoções, medos e ansiedades por meio do brincar. A redução do estresse emocional não apenas melhora o bem-estar psicológico da criança, mas também contribui para uma maior adesão ao tratamento (Ramdaniati et al., 2023).

 Para Wechsler et al. (2022), não foram encontradas correlações significativas  entre variáveis demográficas e ajustamento da criança entre o grupo controle e o grupo com diagnostico. Entretanto, de acordo com os estudos de Licu, Ionescu e Paun (2023), os beneficios de intervenções psico-oncologicas são duradouros e de grande importância. Essas intervençoes podem evitar a necessidade do uso de psicoterapeuticos, que estão sendo muito usados após o tratamento oncologico infantil (Foster et al., 2021).

O brincar muitas vezes torna-se uma linguagem universal para as crianças, permitindo-lhes comunicar-se de maneiras que podem ser desafiadoras através de métodos convencionais, o que diminui a ociosidade, a dor e a tensão hospitalar (Signorelli et al., 2023). A ludoterapia facilita a comunicação terapeuta-paciente, promovendo uma compreensão mais profunda das preocupações e necessidades da criança e evitando ruídos na comunicação com os profissionais, o que, por sua vez, otimiza o planejamento do tratamento e o apoio psicossocial (Souza et al., 2021).

Intervenções psico-oncológicas desenvolvem um importante papel no tratamento, trazendo inumeros beneficios (Mizzer et al., 2023). Sendo assim, a ludoterapia pode ser praticada de varias formas. O Yoga, uma das opções da ludoterapia, é capaz de proporcionar maior qualidade de vida e condição física (Stritter et al., 2021). Além disso, a musica auxilia no enfrentamento da hospitalização, aumento do bem-estar e da alegria dos pacientes (Barbosa et al., 2021). O brinquedo teraupetico, por sua vez, tem a capacidade de diminuir a tensão, o medo e a insegurança, melhorando o desenvolvimento social, intelectual e emocional da criança (Silva et al., 2020).

5 CONCLUSÃO

Diante dos benefícios substanciais observados na incorporação da ludoterapia no tratamento oncológico infantil, torna-se evidente que esta abordagem não deve ser considerada uma simples atividade recreativa, mas sim uma ferramenta terapêutica valiosa. Ao integrar a ludoterapia nos cuidados oncológicos pediátricos, os profissionais de saúde têm a oportunidade não apenas de tratar a doença, mas também de promover o bem-estar holístico das crianças, contribuindo para uma experiência mais positiva e resiliente diante do desafio do câncer.

Desse modo, é importante que os profissionais de saúde aprofundem seus conhecimentos e suas pesquisas sobre a ludoterapia, devido à importância e aos resultados que essa prática demonstra no tratamento oncológico infantil.

REFERÊNCIAS

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1 Discente do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas -UNIPAM.
2 Docente do Centro Universitário de Patos de Minas -UNIPAM.