A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA EM PACIENTES COM DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202506110718


Julia de Oliveira
Maysa Eduarda Wolf
Orientador: Andyara Sepulveda Lobato da Silva


RESUMO 

As doenças respiratórias são uma das principais causas de internação pediátrica e representam desafios relevantes para a saúde pública. Patologias como bronquiolite, asma, pneumonia e bronquite aguda interferem diretamente na função pulmonar e, quando não tratadas adequadamente, podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento da criança. Nesse contexto, a fisioterapia respiratória se destaca como recurso terapêutico fundamental, atuando na desobstrução das vias aéreas, na melhora da ventilação e na prevenção de complicações respiratórias. Esse estudo tem como objetivo geral analisar os benefícios da fisioterapia respiratória aplicada ao público pediátrico com distúrbios respiratórios, destacando suas contribuições para a melhora clínica e funcional dos pacientes. Este trabalho foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de reunir e analisar estudos recentes relacionados à atuação da fisioterapia respiratória em crianças com distúrbios respiratórios. Como critérios de inclusão, foram considerados artigos publicados entre os anos de 2020 e 2025, disponíveis na íntegra, escritos em português ou inglês, e que abordassem especificamente a fisioterapia aplicada a distúrbios respiratórios em pacientes pediátricos. Foram aceitos estudos com diferentes delineamentos. Os estudos analisados nesta revisão integrativa demonstraram que a fisioterapia respiratória é uma ferramenta essencial no cuidado de crianças com distúrbios respiratórios, como pneumonia, bronquiolite, bronquite e asma. Foi identificado que a atuação do fisioterapeuta contribui de maneira significativa para a melhora dos sintomas respiratórios, redução do tempo de internação e prevenção de complicações pulmonares. As evidências demonstram que a aplicação precoce de técnicas fisioterapêuticas contribui significativamente para a melhora dos sintomas, prevenção de complicações e redução do tempo de internação, além de promover a reabilitação da função pulmonar. 

Palavra-chave: Fisioterapia. Pediatria. Doenças respiratórias. Sistema respiratório.

ABSTRACT

Respiratory diseases are one of the main causes of pediatric hospitalization and represent significant challenges for public health. Conditions such as bronchiolitis, asthma, pneumonia, and acute bronchitis directly affect lung function and, if not treated properly, can compromise the child’s growth and development. In this context, respiratory physiotherapy stands out as a fundamental therapeutic resource, acting to clear the airways, improve ventilation, and prevent respiratory complications. The general objective of this study is to analyze the benefits of respiratory physiotherapy applied to pediatric patients with respiratory disorders, highlighting its contributions to the clinical and functional improvement of patients. This work was developed through an integrative review of the literature, with the aim of gathering and analyzing recent studies related to the performance of respiratory physiotherapy in children with respiratory disorders. The inclusion criteria were articles published between 2020 and 2025, available in full, written in Portuguese and English, and that specifically addressed physiotherapy applied to respiratory disorders in pediatric patients. Studies with different designs were accepted, the studies analyzed in this integrative review demonstrated that respiratory physiotherapy is an essential tool in the care of children with respiratory disorders, such as pneumonia, bronchiolitis, bronchitis and asthma. It was identified that the work of the physiotherapist contributes significantly to the improvement of respiratory symptoms, reduction of hospitalization time and prevention of pulmonary complications. Evidence shows that the early application of physiotherapeutic techniques contributes significantly to improving symptoms, preventing complications and reducing hospitalization time, in addition to promoting the rehabilitation of lung function.

Keywords: Physiotherapy. Pediatrics. Respiratory diseases. Respiratory Sistem.

1. INTRODUÇÃO

As particularidades anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório infantil fazem com que ele se diferencie consideravelmente do sistema respiratório do adulto. Em recém-nascidos e lactentes, as vias aéreas superiores são mais estreitas e suscetíveis a obstruções, principalmente devido ao tamanho relativamente maior da língua e à flexibilidade acentuada da epiglote. Além disso, a porção mais estreita da via aérea pediátrica está localizada na cartilagem cricoide, diferentemente do adulto, onde essa restrição ocorre nas cordas vocais, tais características aumentam a resistência ao fluxo de ar e favorecem o colapso das vias respiratórias em situações críticas (Berg; Schell; Kacmarek, 2020).

Sob o aspecto funcional, o sistema respiratório das crianças apresenta uma demanda metabólica superior, o que implica em maior consumo de oxigênio por quilo de peso quando comparado ao adulto. A caixa torácica pediátrica, por ser mais complacente, aliada ao desenvolvimento incompleto dos músculos respiratórios, compromete a eficácia da ventilação, a área de superfície alveolar também é menor na infância, o que pode agravar quadros de insuficiência respiratória e levar mais rapidamente à hipóxia. Essas vulnerabilidades tornam os distúrbios respiratórios pediátricos mais frequentes e potencialmente graves. (Weber; Piva 2021).

As doenças respiratórias figuram entre as principais causas de internação em pacientes pediátricos, caracterizando-se, muitas vezes, por obstrução das vias aéreas superiores, alterações do padrão ventilatório e desconforto respiratório, decorrentes da fisiopatologia pulmonar instalada nos diferentes graus de comprometimento clínico. Patologias como bronquiolite, asma, pneumonia e bronquite afetam diretamente a função pulmonar e, se não tratadas adequadamente, podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento infantil (Tomaz et al., 2022).

Nesse contexto, a fisioterapia respiratória se estabelece como uma abordagem terapêutica indispensável, atuando na remoção de secreções, na melhora da ventilação alveolar e na prevenção de complicações pulmonares, sendo especialmente eficaz quando aplicada precocemente (Gonçalves et al., 2023).

No público pediátrico, é necessário considerar aspectos neuromotores e emocionais em desenvolvimento, por isso, técnicas lúdicas como o uso de brinquedos de sopro e as brincadeiras com balões têm se mostrado estratégias eficientes para favorecer a adesão ao tratamento, promovendo a interação da criança com os exercícios respiratórios, essas abordagens contribuem para tornar a terapia mais agradável, funcional e compatível com o universo infantil, sem comprometer os objetivos terapêuticos (Costa e Peruzzo 2024).

Conforme apontado por Gusmão et al. (2025), em ambientes como emergências pediátricas e UTIs, a atuação do fisioterapeuta é decisiva, o profissional é responsável por intervenções imediatas que evitam o agravamento dos quadros respiratórios, promovendo a estabilização clínica. Já Ferreira et al. (2024) destacam a importância da fisioterapia hospitalar em lactentes com pneumonia, com resultados positivos na reexpansão pulmonar e melhora do padrão ventilatório.

Diante da relevância dessa abordagem, o presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de revisão integrativa, os efeitos da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos com distúrbios respiratórios, abordando técnicas utilizadas, seus objetivos e os benefícios clínicos e funcionais observados na literatura.

2. METODOLOGIA

Esse estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de reunir e interpretar os principais estudos científicos relacionados à atuação da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos com distúrbios respiratórios. Essa abordagem permite uma síntese ampla de achados relevantes sobre o tema, considerando diferentes tipos de estudos publicados.

Estratégia de busca

A coleta dos dados foi realizada no período de maio e junho de 2025, utilizando as seguintes bases de dados nas plataformas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, PubMed, nos últimos cinco anos, em língua portuguesa e inglesa. Para a busca, foram utilizadas as palavras chaves: Fisioterapia respiratória; pediatria; doenças respiratórias. Combinados entre si por meio do operador booleano and.

Critérios de Inclusão e Exclusão

Foram incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos, nas línguas inglesa e portuguesa, disponíveis na íntegra e de forma gratuita. Que abordassem a atuação da fisioterapia respiratória em crianças de 0 a 12 anos com distúrbios respiratórios. Foram excluídos artigos duplicados, estudos voltados ao público adulto, revisões sistemáticas, resumos de congressos e trabalhos que não apresentassem relação direta com os objetivos da pesquisa.

Estratégia de seleção

A triagem foi realizada manualmente, em três etapas: leitura dos títulos, seguida da leitura dos resumos, e, por fim, da leitura completa dos textos selecionados. Após essa seleção, os artigos foram organizados em uma planilha, com os seguintes campos: autor(es), ano de publicação, título, objetivo, tipo de estudo, técnicas fisioterapêuticas utilizadas e resultados principais.

Análise de dados

Embora não tenha sido aplicado um instrumento formal de avaliação da qualidade metodológica, os artigos foram analisados quanto à coerência entre objetivos, métodos e resultados. Os dados obtidos foram examinados de forma qualitativa e interpretativa, a partir da identificação de temas recorrentes, como os benefícios da fisioterapia respiratória pediátrica, os contextos de aplicação e os tipos de técnicas utilizadas.

1. RESULTADOS

Durante o processo de busca nas bases de dados científicas já citadas, foram identificados 85 artigos relacionados ao tema da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos com distúrbios respiratórios. Após a leitura dos títulos e resumos, 75 artigos foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos para essa revisão. Ao final, 10 artigos foram incluídos, por apresentarem coerência temática com os objetivos propostos e metodologia compatível com os critérios estabelecidos.

As etapas desse processo estão representadas no Fluxograma 1e ilustram visualmente como se deu a triagem e a seleção dos estudos incluídos.

Figura 1: Fluxograma da seleção dos artigos.

Os estudos analisados nesta revisão integrativa demonstraram que a fisioterapia respiratória é uma ferramenta essencial no cuidado de crianças com distúrbios respiratórios, como pneumonia, bronquiolite, bronquite e asma. Foi identificado que a atuação do fisioterapeuta contribui de maneira significativa para a melhora dos sintomas respiratórios, redução do tempo de internação e prevenção de complicações pulmonares.

De acordo com Tomaz et al. (2022), a fisioterapia aplicada em quadros de pneumonia infantil favorece a eliminação de secreções, a melhora da oxigenação e a estabilização do quadro clínico. Em situações mais graves, como a bronquiolite viral aguda, técnicas como a aspiração traqueal, a drenagem postural e a vibração torácica foram amplamente citadas como eficazes, conforme apontado por Mendonça e Guimarães (2024).

Diversos autores relataram que o uso de recursos lúdicos durante as sessões de fisioterapia respiratória pediátrica tem aumentado significativamente a adesão ao tratamento. Costa e Peruzzo (2024) observaram que brinquedos de sopro e atividades com bolhas de sabão  são estratégias eficazes para envolver as crianças nas sessões, reduzindo o medo e a resistência.

Para organizar e apresentar de forma clara os dados obtidos nos artigos incluídos nesta revisão integrativa, foi elaborada a Tabela 1. Nela, estão sintetizadas informações essenciais de cada estudo selecionado, como autor, ano de publicação, título do artigo, objetivo do estudo, tipo de metodologia utilizada e os principais resultados encontrados. Essa sistematização permite uma análise comparativa entre os trabalhos, facilitando a identificação das principais abordagens e evidências relacionadas à atuação da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos com distúrbios respiratórios.

Tabela 1 – Tabela de Caracterização dos Estudos

Autor / AnoTítulo do ArtigoObjetivo do EstudoMétodo / Tipo de EstudoResultados Principais
COSTA; PERUZZO (2024)O lúdico na fisioterapia respiratória pediátricaAnalisar o uso de estratégias lúdicas na fisioterapia respiratória pediátricaRevisão de literaturaRecursos lúdicos aumentam a adesão e a eficácia terapêutica
TOMAZ et al. (2022)A importância da fisioterapia no tratamento das disfunções relacionados à pneumoniaAvaliar o papel da fisioterapia na recuperação de crianças com pneumoniaEstudo clínico Fisioterapia reduz sintomas e tempo de internação
GONÇALVES et al. (2023)A importância da fisioterapia respiratória em unidades hospitalares de urgência e emergênciaInvestigar os benefícios da fisioterapia em contextos hospitalares de urgênciaRevisão integrativaAtuação fisioterapêutica previne agravamentos clínicos
FERREIRA et al. (2024)Fisioterapia respiratória em lactentes com pneumoniaAvaliar a eficácia da fisioterapia em lactentes com pneumoniaEstudo clínico Intervenção precoce reduz complicações e favorece a ventilação
DINIZ (2022)Fisioterapia respiratória em crianças com fibrose císticaAnalisar o impacto da fisioterapia respiratória na fibrose cística pediátricaRevisão de literaturaTerapias respiratórias controlam a progressão da doença
FIGUEIRA; CARDOSO (2024)Abordagens fisioterapêuticas na fibrose císticaDescrever técnicas fisioterapêuticas aplicadas à fibrose císticaRevisão integrativaA fisioterapia contínua melhora a qualidade de vida
GUSMÃO et al. (2025)O papel dos fisioterapeutas no atendimento de emergência pediátricaAvaliar o impacto clínico da atuação fisioterapêutica na emergência pediátricaRevisão de escopoO suporte imediato reduz a gravidade dos quadros clínicos
OLIVEIRA; SANTOS; GALDINO (2025)Atuação da fisioterapia respiratória na bronquiolite infantilCompreender a atuação fisioterapêutica na bronquiolite infantilEstudo descritivoIntervenções fisioterapêuticas auxiliam na estabilização do quadro
PEREIRA et al. (2022)Telereabilitação em crianças com doenças respiratóriasExplorar o uso da telereabilitação em pacientes respiratórios pediátricosRevisão integrativaA telereabilitação mantém os ganhos funcionais obtidos
Fonte: Autor, 2025

2. DISCUSSÃO

Os achados da presente revisão confirmam que a fisioterapia respiratória na pediatria vai além do simples manejo de secreções. Ela representa uma abordagem terapêutica complexa e eficaz, adaptada às características fisiológicas da infância e voltada para a reabilitação completa da função pulmonar.

O tratamento fisioterapêutico é ainda mais eficaz quando inicia-se precocemente, especialmente nos casos de doenças respiratórias agudas, como bronquiolite e pneumonia. Isso ocorre porque a atuação precoce impede a progressão do quadro clínico, reduzindo a necessidade de intervenções mais invasivas e o tempo de permanência hospitalar, como demonstrado por Oliveira, Santos e Galdino (2025).

O uso de recursos lúdicos, como defendem Costa e Peruzzo (2024), não deve ser visto apenas como uma estratégia de distração, mas como parte do plano terapêutico, ao integrar o brincar com o tratamento, o fisioterapeuta garante maior aceitação das manobras por parte da criança, o que resulta em sessões mais produtivas e menos traumáticas.

Além do ambiente hospitalar, a continuidade do tratamento em domicílio ou por meio de telereabilitação tem se mostrado eficaz. Segundo Pereira et al. (2022), essa prática ajuda a manter os ganhos obtidos durante a internação, além de envolver os pais no processo de cuidado, o que é fundamental para o sucesso terapêutico a longo prazo.

Nos casos de doenças crônicas, como a fibrose cística, a fisioterapia respiratória tem papel indispensável no controle da evolução da doença, a abordagem contínua e estruturada melhora a qualidade de vida dessas crianças e retarda o avanço das complicações respiratórias (Figueira e Cardoso (2024).

Nota-se que a atuação interdisciplinar e o treinamento constante dos profissionais envolvidos no cuidado respiratório infantil são aspectos que merecem atenção contínua. Como argumenta Diniz (2022), a eficácia do tratamento depende não apenas da técnica aplicada, mas também da forma como o profissional compreende e interage com o universo infantil.

Dessa forma, a discussão dos resultados confirma que a fisioterapia respiratória pediátrica é uma prática complexa, sensível e indispensável. A personalização do atendimento, o uso de estratégias lúdicas, a atuação precoce e o acompanhamento contínuo são elementos que fazem toda a diferença na recuperação das crianças com distúrbios respiratórios.

5. CONCLUSÃO

A partir dos estudos analisados nesta revisão integrativa, foi possível concluir que a fisioterapia respiratória tem um papel fundamental no tratamento de crianças com distúrbios respiratórios, como bronquiolite, asma, bronquite e pneumonia. As evidências demonstram que a aplicação precoce de técnicas fisioterapêuticas contribui significativamente para a melhora dos sintomas, prevenção de complicações e redução do tempo de internação, além de promover a reabilitação da função pulmonar.

Para trabalhos futuros, sugere-se a realização de pesquisas com maior número de participantes, análises comparativas entre técnicas específicas e investigações que explorem ainda mais o uso de recursos tecnológicos e lúdicos na prática fisioterapêutica pediátrica.

REFERÊNCIAS

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Instituição de Ensino: Univel Centro Universitário
Curso de Fisioterapia