IMPLEMENTATION OF THE ISO 9001 AND PBQP-H QUALITY MANAGEMENT SYSTEM IN A CONSTRUCTION COMPANY LOCATED IN MANAUS
REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/cl10202410202336
Brunna Hilário da Encarnação1
Walzenira Parente Miranda2
Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro3
RESUMO
O desenvolvimento no mercado da construção civil no Brasil tem incentivado as empresas a buscar novas estratégias para se destacar e alcançar sucesso. A melhoria da qualidade dos produtos e serviços, impulsionada pela adequação a normas como a NBR 15.575 de Desempenho Habitacional, tornou-se essencial. Esta conformidade é crucial para a certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que oferece benefícios significativos, incluindo o acesso a programas de financiamento como o Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. O PBQP-H, alinhado aos princípios da ISO 9001, possibilita às empresas certificadas oferecer produtos de qualidade internacional, reduzir custos com desperdícios e minimizar retrabalhos nas obras. Este estudo apresenta uma análise atualizada do PBQP-H com base na experiência de empresas certificadas nas regiões Centro-Oeste de Manaus. Os dados foram coletados por meio de documentos onde se destacam as dificuldades e benefícios enfrentados pelas empresas durante e após a implantação. Os resultados confirmam que o PBQP-H é uma ferramenta versátil e eficaz na promoção da qualidade, sustentabilidade e economia no setor da construção civil, contribuindo também para a redução do retrabalho habitacional no Brasil. O programa não só eleva o padrão dos produtos, mas também melhora a competitividade das empresas certificadas no mercado.
Palavras-chave: Construção civil, Sistema de gestão da qualidade, ISO 9001, PBQP-H.
Implementation of the ISO 9001 and PBQP-H Quality Management System in a Construction Company Located in Manaus Abstract
The development of the construction market in Brazil has encouraged companies to seek new strategies to stand out and achieve success. Improving the quality of products and services, driven by compliance with standards such as the NBR 15.575 Performance Standard, has become essential. This compliance is crucial for certification in the Brazilian Habitat Quality and Productivity Program (PBQP-H), which offers significant benefits, including access to financing programs like Minha Casa Minha Vida, offered by Caixa Econômica Federal. The PBQP-H, aligned with the principles of ISO 9001, enables certified companies to offer internationally recognized quality products, reduce costs related to waste, and minimize rework on construction sites. This study provides an updated analysis of PBQP-H based on the experience of certified companies in the central-western region of Manaus. Data were collected through documents highlighting the challenges and benefits faced by companies during and after the implementation. The results confirm that PBQP-H is a versatile and effective tool for promoting quality, sustainability, and cost efficiency in the construction sector, also contributing to reducing rework in the housing sector in Brazil. The program not only raises the standard of products but also enhances the competitiveness of certified companies in the market.
Keywords: Construction, Quality Management System, ISO 9001, PBQP-H.
1. INTRODUÇÃO
A qualidade nos produtos e serviços tornou-se um fator crucial para a sobrevivência e o crescimento das empresas, independentemente do seu porte. A ISO 9001 e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) são normas reconhecidas que estabelecem requisitos para a gestão de qualidade, que proporciona uma estrutura sistemática para a melhoria contínua e conformidade com padrões de qualidade.
No cenário de pequenas empresas, a aplicação dessas normas pode representar tanto uma oportunidade quanto um desafio. Em parte, elas possibilitam a estruturação dos processos, eficiência e melhoria na satisfação dos clientes. Por outro lado, a complexidade e o custo associados à implementação podem ser barreiras significativas.
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisito para o sistema de gestão da qualidade (SGQ), principalmente o seu foco e na melhoria contínua e sua satisfação dos seus clientes. A implantação desses sistemas não apenas promove a padronização dos processos internos, mas também fortalece a confiança da empresa no mercado, aumentando sua credibilidade. Este trabalho aborda o processo de implantação da ISO 9001 e do PBQP-H, destacando os principais benefícios, desafios e etapas envolvidas, visando demonstrar como a aplicação dessas normas pode transformar a gestão da qualidade em um diferencial estratégico.
Esse programa beneficia tanto o consumidor final quanto as empresas que possuem a certificação. A adesão é voluntária e ocorre por meio de uma auditoria, na qual diferentes setores da empresa são avaliados. Após a certificação, a empresa passa a contar com vantagens junto a instituições de crédito, o que amplia suas oportunidades de atuação em um mercado altamente competitivo
Desta forma, traçou-se os seguintes objetivos como linhas de orientação para a materialização do artigo: Objetivo Geral: Analisar o processo de efetivação da ISO 9001 e do PBQP-H em uma empresa da construção civil, destacando seus benefícios. Objetivos Específicos: Abordar conceitos e normas relacionados ao processo de certificação ISO 9001 e do PBQP-H em empresa de construção; Mapear as etapas de implantação da certificação do ISO 9001 e do PBQP-H em uma empresa da construção civil da cidade de Manaus; Apontar os principais desafios e os benefícios encontrada durante o processo de certificação da ISO 9001e PBQPH, no objetivo deste estudo do caso.
Os sistemas de gestão da qualidade como a ISO 9001 e o PBQP-H por pequenas empresas são um diferencial no mercado da construção civil. No entanto, a aplicação pode ser complexa devido às limitações de recursos. Este estudo busca fornecer informação prática e identificar os principais benefícios da certificação do programa, incentivando outras pequenas empresas a buscar sua certificação.
A certificação do programa aumenta a confiança dos clientes, financiamento e fornecedores que vão atuar no sistema de qualidade demonstrando o compromisso com a qualidade e conformidade regulamento da certificação, para a construção civil, a certificação do PBQP-H é muito requisitado para a participar das licitações pública ou privadas facilitando o acesso a novos contratos e oportunidades de negócios. Além disso, esses sistemas ajudam a construir uma imagem de empresa confiável e profissional, o que é um diferencial
A pesquisa também pretende fornecer orientações práticas para empresas de pequeno porte que buscam adotar essas normas, contribuindo para a melhoria de sua competitividade no mercado.
2. METODOLOGIA
Trata-se de um estudo de caráter Qualitativa, que vai demonstrar o passo da implantação do sistema de Qualidade do Programa ISO 9001 e PBQP-H durante o processo de implantação em uma empresa da construção civil localizada em Manaus, o estudo de caráter exploratória vai explorar o processo de certificação de qualidade dos serviços, resultando em impactar diretamente na estrutura da diretoria da empresa.
Dentro do contexto do mercado a exigência na construção civil em critério de serviço com qualidade vem crescendo, a disponibilidade da entrega do produto final com a satisfação do cliente e o grande foco do sistema de gestão da qualidade na ISO 9001 e PBQP-H.
Ambos sistemas têm como principal foco a melhoria da qualidade e a eficiência nas empresas da construção civil, sobre o processo de implantação e certificação do sistema de gestão da qualidade. Os temas abordados incluem os mapeamentos das etapas de implantação da certificação do ISO 9001 e do PBQP-H em uma empresa da construção civil da cidade de Manaus as dificuldades e problemas encontrados durante a implantação de novas rotinas e procedimentos, as melhorias adquiridas a partir do funcionamento do novo sistema, os motivos pelos quais as construtoras buscam a certificação.
FIGURA 1. FLUXOGRAMA
FIGURA 2 – FLUXOGRAMA
3. ASPECTOS CONCEITUAIS E NORMATIVOS
3.1 CONCEITOS
3.1.1 PBQP-H
É um programa do governo brasileiro voltado para a melhoria da qualidade, produtividade e sustentabilidade no setor da construção civil. Ele possui um Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que define níveis de conformidade com requisitos técnicos e gerenciais para empresas construtoras. As empresas são certificadas em diferentes níveis (A, B, C) dependendo do grau de conformidade. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (2020), a sua meta é melhorar a qualidade do habitat e a modernização produtiva. Sua aplicação ao PBQP-H envolve o cumprimento de uma série de diretrizes e requisitos estabelecidos pelo governo federal, que podem incluir a implementação de práticas de gestão de qualidade, treinamento de pessoal e adoção de tecnologias e métodos construtivos eficientes.
Os objetivos da PBQP-H
- Melhora a Qualidade: Assegurar que as construtoras atendam a altos padrões de qualidade.
- Aumentar a Produtividade: Aumenta a eficiência do processo com qualidade da produtividade dos serviços.
- Garantir a Segurança: Reduzir o risco de acidente no canteiro de obra a práticas de segurança.
- Promover a Sustentabilidade: Impedir o grande impacto no meio ambiente e assegurar a prática sustentável.
3.1.2 Qualidade
É um critério de qualificação relacionado à marca de um produtor ou serviços, a qualidade, atualmente, é fundamental para produtor, serviços e processos. Segundo a ISO 9001:2015, qualidade de produtos e serviços de uma organização é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes, a qualidade é nível de perfeição de um processo, serviços ou produto entregue pela sua empresa.
3.1.3 SIAC
O SIAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) faz parte do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). O SIAC tem como objetivo garantir que as empresas de construção civil sigam padrões de qualidade em seus processos de execução de obras e gestão de serviços, promovendo melhores práticas no setor.
3.1.4 Processo auditoria
Auditorias: Conduzir auditorias internas para verificar a conformidade com os requisitos da norma e identificar áreas para melhoria e documentar os resultados das auditorias e elaborar planos de ação para corrigir não conformidades.
Realização de Auditorias Internas: algumas vezes chamadas de auditorias de primeira parte, são conduzidas pela própria organização, ou em seu nome, para análise crítica pela direção e outros propósitos internos.
Realização de Auditorias Externa: incluem aquelas auditorias geralmente chamadas de auditorias de segunda e de terceiras partes. Auditorias de segunda parte são realizadas por partes que têm um interesse na organização, como clientes. Auditorias de terceira parte são realizadas por organizações de auditoria independentes, como organismos de regulamentação ou organismos de certificação.
3.2 NORMAS
3.2.1 ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O seu principal ponto é garantir que as empresas atendam às necessidades de clientes e outras partes interessadas, através da melhoria contínua dos processos e da eficácia do SGQ. A ISO 9001:2015 é a versão mais recente e inclui princípios como o cliente, liderança, qualificação de pessoas, abordagem por processos, melhoria, decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento. A certificação é emitida por organismos certificadores independentes após auditorias que verificam a conformidade da empresa com os requisitos da norma.
ABNT NBR 5674:2012, Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.
ABNT NBR ISO 9000:2015, Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário.
ABNT NBR 14037:2011, Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos 39.
ABNT NBR 15575:2013, Edificações habitacionais – Desempenho Com a certificação a organização detém uma imagem de confiança nos produtos e serviços oferecidos, nas relações com os parceiros de negócios.
Os objetivos da ISO 9001:
- Padronização: Oferece uma abordagem padronizada para o gerenciamento da qualidade.
- Confiabilidade: estabelecer a confiança dos clientes na capacidade da empresa de fornecer produtos e serviços de qualidade.
- Eficiência Operacional: Melhora a eficiência dos processos internos e reduz os desperdícios de materiais.
- Melhoria Contínua: Obter uma cultura de melhoria contínua e inovação.
3.2.2 PBQP-H
A principal norma que define os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a ISO 9001:2015, que tem como objetivo certificar o SGQ com base em seus critérios. O Sistema de Gestão da Qualidade atua como uma ferramenta para auxiliar os gestores a identificar e corrigir processos ineficientes dentro da empresa. Além do organizacional, possibilitando o crescimento do negócio enquanto mantém a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
O quadro a seguir apresenta as classificações de níveis de empresas, detalhando as características e requisitos associados a cada um deles. Essa classificação permite que as empresas identifiquem seu estágio atual em termos de gestão de qualidade.
Quadro 1. Classificação de níveis de empresas.
NÍVEL | A |
Descrição: A grande empresa atende a todos os requisitos técnicos e gerenciais com um padrão de excelência, demonstra uma gestão eficaz, processos bem definidos e controle rigoroso de qualidade. | Requisitos: É um sistema de gestão de qualidade com processo de documentos, controles de projetos e verificação contínua dos serviços. Geralmente, inclui a conformidade com normas internacionais e boas práticas do setor |
NÍVEL | B |
Descrição: um conjunto de requisitos técnicos e gerenciais para empresa de médio porte, mas com um padrão que pode não ser tão rigoroso quanto o do Nível A | Requisito: um sistema de gestão de qualidade que pode ser menos formalizado e documentado em comparação com o Nível A. |
NÍVEL | C |
Descrição: É um nível básico de atendimento aos requisitos mínimos estabelecidos pelo o programa de certificação. | Requisito: Devem cumprir o essencial na gestão de qualidade básicos de segurança e técnicas mínimas para garantir que a obra ou serviço atenda a um padrão aceitável |
Fonte: Sant´ana,2017
Podemos observar as diferenças características nos quadros a seguir, categorias principais explicadas por Sant’ana (2017).
Sant’ana (2017, p. X) ainda afirma que “tanto a ISO 9001 quanto o PBQPh trazem duas vantagens instantâneas: diferencial competitivo e reconhecimento de qualidade. Mas cada um tem benefícios específicos”
Quadro 2. ISO9001 X PBQP-H
DIFERENÇAS | ISO 9001 | PBQP-H |
Órgão responsável | ABNT e ISO | Governo Brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, vinculada ao Ministério das Cidades. |
Concessão de Credito | Não é pré-requisito para concessão de crédito. | É pré-requisito para aprovação de empréstimos ou participação da construtora em programas como Minha Casa, Minha Vida. |
Especificada | Todas as empresas brasileiras podem pleitear a certificação | Apenas as empresas da Construção Civil ganham o certificado. |
Participação | A ISO não oferece certificação, mas modelos de trabalho e processos para SGQ’s. Quem atesta conformidade em relação a ISO 9001 são outros órgãos certificadores, como fundações. | É possível aderir voluntariamente ao programa, por meio da participação no SIQ/SIAC (Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras/Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras) |
Fonte: Sant´ana,2017
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 OBJETO DO ESTUDO DO CASO
A empresa utilizada como estudo de caso, está localizada na zona Oeste da cidade de Manaus, próximo ao Shopping Ponta Negra, cujo ramo de atuação é na área da construção civil, conforme podemos verificar na figura abaixo.
Figura 3: Localização Do Estudo do Caso
Fonte: Google Earth (2024)
4.2 ANÁLISE PRELIMINAR
Após análise inicial, verificou-se que a empresa se enquadra nos níveis de certificação A e B. Sendo uma empresa de médio e alto padrão, pode-se afirmar que, ao longo da implantação do sistema, será necessário um período de adaptação e atenção, uma vez que diversos fatores do dia a dia da empresa devem ser considerados. Além disso, uma nova rotina deve ser incorporada e registrada diariamente.
O primeiro passo a ser dado pela empresa foi o planejamento e a preparação da equipe da diretoria, pois são eles que lideram o processo de certificação.
4.3 Etapas de Implantação do Certificado
O setor de Gestão de Qualidade da empresa analisou os requisitos solicitados pela SIAC dentro das normas ISO 9001 e PBQP-H. A abordagem de processos envolve a definição e a gestão sistemática dos envolvidos e suas interações, visando alcançar os resultados de acordo com a política da qualidade e o direcionamento estratégico da organização.
4.3.1 Diagnostico
O diagnóstico da empresa, após toda a análise dos processos operacionais, foi que os setores envolvidos diariamente com a equipe do escritório e da obra não tinham o treinamento e acompanhamento adequados pelo setor de qualidade.
4.3.2 Documentos
Os documentos necessários para a implantação de acordo com o sistema ISO 9001 são:
ISO 9001:
- Manual da Qualidade: Descreve o sistema de gestão da qualidade da empresa, incluindo seu escopo, exclusões, e referência a todos os processos e documentos do SGQ.
- Política da Qualidade: Declaração dos compromissos da empresa com a qualidade e seus objetivos.
- Procedimentos Operacionais Padrão (POPs): Instruções documentadas que descrevem como realizar atividades específicas dentro dos processos da empresa.
- Mapeamento de Processos: Fluxogramas ou descrições que demonstram como os processos são interligados dentro do SGQ.
- Registros de Controle de Documentos: Documentos que controlam a versão, revisão e distribuição dos documentos do SGQ.
- Plano de Ação para Riscos e Oportunidades: Documento que identifica os riscos e oportunidades que podem impactar o SGQ e as ações para mitigálos.
- Registros de Auditoria Interna: Documentos que registram as auditorias internas realizadas para verificar a conformidade com a ISO 9001.
- Registros de Não Conformidades e Ações Corretivas: Registros das não conformidades identificadas e as ações tomadas para corrigir e prevenir futuras ocorrências.
- Relatórios de Desempenho e Avaliação de Fornecedores: Documentos que avaliam o desempenho dos fornecedores e asseguram que estão em conformidade com os requisitos da qualidade.
- Registros de Treinamento: Documentos que comprovam o treinamento e qualificação dos funcionários envolvidos no SGQ.
Além dos documentos acima, também é necessário apresentar os documentos relacionados ao PBQP-H, que são:
- Manual da Qualidade PBQP-H: Documento que detalha como a empresa atende aos requisitos do PBQP-H, incluindo escopo e estrutura organizacional.
- Plano de Qualidade da Obra (PQO): Especifica como os processos e
- atividades específicas da obra atenderão aos requisitos de qualidade.
- Procedimentos para Controle de Materiais, Serviços e Produtos: Documentos que detalham o controle e inspeção de materiais e produtos durante o processo de construção.
- Registros de Auditorias Internas e Externas: Evidências das auditorias que avaliam a conformidade com os requisitos do PBQP-H.
- Plano de Controle Tecnológico (PCT): Define os procedimentos para controle de ensaios e testes de materiais utilizados na construção.
- Registros de Não Conformidades e Ações Corretivas: Registros específicos para tratar e corrigir as não conformidades encontradas durante o processo de construção.
- Relatório de Controle de Produção: Documentos que registram o andamento da produção e os resultados de controles de qualidade na obra.
- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS): Documento obrigatório que especifica como os resíduos da obra serão gerenciados de forma ambientalmente responsável.
- Registros de Treinamento e Capacitação: Documentação das capacitações realizadas para os colaboradores, alinhando-os aos processos de qualidade.
A empresa apresentou os seguintes documentos que podem ser analisados no quadro abaixo.
Quadro 3. Documento apresentado pela empresa.
Fonte: ABNT NBR ISO 9001:2015
Para melhor acompanhamento do quadro acima, apresenta as seguintes legendas.
Legenda: X indica os requisitos exigíveis no nível de certificação. Legenda: E significa “Evolutivo” e indica que apenas parte do requisito é aplicável ao nível B (o requisito completo é exigido apenas no nível A).
4.2.3 Treinamentos
Capacitação: realizar treinamentos para os novos colaboradores sobre o sistema de Qualidade e suas responsabilidades. A empresa forneceu cursos de qualificação e treinamentos sobre cada serviço realizado na obra, tanto por colaboradores próprios quanto por terceiros.
A empresa adotou o sistema Construipont, um site de serviços controlados que facilita o acompanhamento do serviço. O treinamento é baseado nas normas da ABNT, e um dos procedimentos da obra foi criar uma Instrução de Trabalho para o acompanhamento dos serviços controlados e não controlados (ITOS – Instrução de Trabalho Operacional)
4.3 PROCESSO DA AUDITORIA
Após a entrega de todos os documentos solicitados pela equipe de auditoria, será agendado o dia e a hora da auditoria externa. A figura abaixo mostra os documentos que a empresa precisa apresentar ao auditor.
Quadro 4 Processos Administrativos
Dados da Auditoria | |||
Data da Auditoria | 13/05/2024 08:00 até 16/05/2024 17:00 | Processo N° | SI-235-2021 |
Validade do Certificado | Número1: ICVOCS.550.SI-2025-2021-17/06/2024 Número: ICVOCO.373.SI-235-202125/08/2024 | Data da Próxima Auditoria | mai/24 |
Nome Técnico | ISO 9001-Sistema de Gestão da Qualidade, PBQP-H/ SIAC – 2024 | ||
Tipo de Auditoría | Externa no Cliente | ||
Título de Auditoria | Auditoria de Certificação – ISO 9001 + SIAC | ||
Escopo de Certificação | |||
ICVOCS.550.SI235-2021-17/06/2024 Incorporação e Construção de e Obras Civis para Habitação Multifamiliar | |||
ICVOCO.373.SI-235-2021-25/08/2024 Execução de Obras de Edificações | |||
Código do IAF/NACE | |||
IAF | NACE | DESCRIÇÃO | |
28 | 4120 | Construção de edifícios residenciais e não residenciais | |
DIMENSIONAMENTO DA AUDITORIA | |||
Local | Site Auditado | HD´S Empenhados | Escopo e Processos |
Sede | Escritório | 1 | Alta Direção, Gestão da Qualidade e Processos Administrativos |
Obra 1 | Nome da Obra(s) | 1 | Processos Execução de obra, Serviços Controlados, Materiais Controlados, Mão de Obra. |
O processo de certificação abrange duas auditorias: a primeira é a análise dos documentos (Auditoria Interna) e a segunda é a verificação em campo das obras que serão auditadas (Auditoria Externa).
Quadro 4.2 : Documentos Apresentado
A auditoria externa em obras é um processo essencial realizado por auditores independentes para garantir que as normas de qualidade sejam seguidas. Os principais objetivos incluem verificar a conformidade, identificar problemas, avaliar a eficiência e promover transparência.
4.3.1 Auditoria de Campo.
As etapas da auditoria são: planejamento, coleta de dados, análise das
informações, elaboração de um relatório e acompanhamento das ações corretivas.
Para a empresa, essa auditoria é vital para assegurar qualidade e segurança nos projetos, evitando retrabalhos e aumentando a confiança dos clientes, contribuindo para o sucesso no mercado da construção civil.
Durante uma auditoria em campo, uma série de documentos são utilizados para garantir que todos os aspectos da obra sigam as normas de qualidade e segurança.
Esses documentos incluem o Plano de Qualidade da Obra (PQO), Registro de Não Conformidades (RNC), Relatórios de Inspeção de Campo, Checklists de Auditoria, Diário de Obra, e Plano de Ação Corretiva. Eles ajudam a documentar o andamento da obra, identificar falhas e assegurar que ações corretivas sejam tomadas para garantir a conformidade com as normas.
Como exemplo, podemos cita uma RNC de concreto, conforme o quadro abaixo.
Figura 4. Registro de Não conformidade
Como procedimento para Não Conformidade foi elaborado o plano de ação corretiva, conforme a figura abaixo.
Figura 5. Plano de Ação Corretiva
4.4 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
4.4.1 Processo de certificação – PBQP-H
Para a empresa obter a certificação é necessário atender os pré-requisitos, conforme a descrição do sistemas.
- Possuir pelo menos uma obra em andamento: pois, na auditoria de certificação do PBQP-H, é preciso comprovar que a empresa já executou pelo menos a metade dos serviços controlados.
- Possuir ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): é essencial que a ART seja efetuada em nome da empresa que está buscando a certificação do PBQP-H;
- Atender às exigências do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviço se Obras da Construção Civil): a empresa que busca a certificação do PBQP-H, deve ficar atenta e praticar todas as ações exigidas pelo SiAC de acordo com o nível a ser certificado.
- Submeter-se ao processo de certificação do PBQP-H pode incluir auditorias externas e a revisão de documentos.
- Realizar CLECKLIST ou Auditoria Interna
4.4.2 Processo de Certificação e Manutenção – ISO 9001
- Escolha do Organismo de Certificação um organismo acreditado.
- Passar por uma auditoria de certificação para validar a conformidade com a
ISO 9001.
- Participar de auditorias de manutenção periódicas realizadas pelo organismo de certificação.
- Continuar a melhorar o SGQ e a manter a conformidade com a norma.
São realizadas no final do processo de implantação do SGQ, para obtenção da primeira certificação, e periodicamente, para a renovação da certificação. De acordo com Barros (2019), o processo de certificação deve ser realizado seguindo as diretrizes da ABNT NBR ISO/IEC 17021-1:2016. O ciclo de certificação possui duração de trinta e seis meses, com uma auditoria inicial em duas fases, uma de supervisão no primeiro e no segundo ano, e uma de recertificação no terceiro ano. Percebe-se, portanto, que o processo de certificação exige dos funcionários o total cumprimento das diretrizes propostas para a implantação do sistema de gestão da qualidade. Por se tratar de um processo complexo e cansativo, apresenta dificuldades durante sua execução.
Figura. 6 Processo de Certificação do ISO9001 e PBQP-H
Para melhor entendimento da figura acima, apresenta a seguinte legenda:
Legenda de Status:
- Concluído: A etapa foi completada com sucesso.
- Em andamento: A etapa está em progresso, mas ainda não foi concluída.
- Pendente: A etapa ainda não foi iniciada ou está aguardando ação.
4.5. Laudo
O laudo que o auditor elabora ao final da auditoria é um documento formal e detalhado que descreve as constatações feitas durante a avaliação do sistema de gestão da qualidade da empresa. Este relatório é essencial para comunicar os resultados da auditoria à organização, destacando as conformidades e não conformidades identificadas, além de fornecer recomendações para melhorias. Conforme o detalhe do laudo na figura 7.
Figura 7. Laudo final
Ao final do laudo, o auditor apontou que os pontos fortes da auditoria foram: documentos organizados e apresentados corretamente, colaboradores bem treinados e familiarizados com as normas, além de uma política clara e implementada. A empresa demonstrou conformidade com os requisitos das normas ISO 9001:2015 e PBQP-H. As ações corretivas foram implementadas satisfatoriamente, tornando a empresa apta a receber a certificação, conforme a Figura 8.
Figura 8. Status da Certificação
5. RESULTADOS
Do ponto de vista da empresa que implantou o sistema de gestão, a certificação ISO 9001 e PBQP-H representa uma transformação significativa na gestão da organização. Essas normas têm proporcionado melhorias notáveis na qualidade, eficiência e competitividade dos processos. A padronização promovida pelas certificações tem reduzido erros e custos, além de transformar a cultura de melhoria contínua com foco na satisfação do cliente.
A certificação tem reforçado a reputação da empresa no mercado, abrindo portas para novas oportunidades de negócios e parcerias, além de proporcionar um diferencial competitivo. Assegura a conformidade com regulamentos, melhora a gestão de riscos e motiva os colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho mais estruturado e eficiente
5.1 BENEFÍCIOS DO PBQP-H
Os benefícios da implementação do PBQP-H na empresa foram mencionados, como podemos observar:
- Qualidade: Melhora os padrões de construção e reduz defeitos.
- Produtividade: Aumenta a eficiência e minimiza desperdícios.
- Credibilidade: Fortalece a reputação e oferece vantagem em licitações.
- Conformidade: Assegura aderência às normas e facilita auditorias.
- Satisfação do Cliente: Garante construções de alta qualidade e reduz queixas.
- Melhoria Contínua: Estimula a melhoria constante dos processos.
- Capacitação: Treina e motiva os colaboradores.
- Gestão de Riscos: Melhora a identificação e a gestão de riscos e segurança.
- Financiamento: Facilita o acesso a recursos e incentivos financeiros.
- Sustentabilidade: Incentiva práticas de construção sustentáveis e responsáveis.
5.2 Benefícios do ISO 9001
Podemos citar outros pontos dos benefícios da ISO 9001:
- Qualidade: Garante produtos e serviços consistentes.
- Eficiência: Melhora processos e reduz desperdícios.
- Satisfação do Cliente: Aumenta a satisfação dos clientes.
- Credibilidade: Fortalece a reputação da empresa.
- Conformidade: Assegura o cumprimento de leis e normas.
- Melhoria Contínua: Fomenta a melhoria constante.
- Gestão de Riscos: Melhora a identificação e manejo de riscos.
- Engajamento dos Colaboradores: Motiva e envolve a equipe.
- Documentação: Organiza e controla documentos e registros.
- Novos Negócios: Abre portas para novas oportunidades de mercado.
Os benefícios mostram que o PBQP-H é voltado para o mercado brasileiro, ajudando a economia e garantindo construções de qualidade. Já a ISO 9001 foca em melhorar a gestão de cada empresa individualmente.
5.3 Desvantagem
Do ponto de vista da empresa, a implantação de um sistema de gestão pode ter algumas desvantagens. Os custos iniciais são altos, com despesas relacionadas a treinamento e certificação. A implementação pode ser demorada e exige ajustes substanciais nos processos atuais. Pode haver resistência por parte dos funcionários, o que pode exigir esforço extra para facilitar a adaptação.
A manutenção do sistema requer vigilância constante e ajustes para assegurar a conformidade, o que pode complicar os processos e a documentação. É importante considerar essas desvantagens ao avaliar se a implantação do sistema é a decisão correta, assim podemos apontar as seguintes desvantagens:
- Custo Inicial: Gastos altos com treinamento e certificação.
- Tempo: Processo demorado para ajustar e implementar mudanças.
- Resistência: Funcionários podem resistir às novas práticas.
- Manutenção: Necessidade de monitoramento e ajustes constantes.
- Complexidade: Adiciona complexidade à documentação e processos.
- Carga Administrativa: Mais trabalho para gerenciar registros e relatórios.
- Treinamento: Requer treinamento contínuo para a equipe.
6. CONSIDERAÇÕES FINAL
A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, conforme os requisitos da ISO 9001 e do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat), representa um marco significativo para empresas que buscam otimizar seus processos e elevar os padrões de qualidade. Este trabalho tem como objetivo explorar as etapas, desafios e benefícios dessa implementação, evidenciando como essas normas podem ser integradas para promover melhorias contínuas e fortalecer a competitividade no mercado.
Durante a pesquisa, observou-se que a ISO 9001 e o PBQP-H oferecem diretrizes complementares que, quando aplicadas conjuntamente, proporcionam um sistema robusto de gestão da qualidade. A ISO 9001, com sua abordagem sistemática e focada na melhoria contínua, alia-se aos requisitos específicos do PBQP-H, voltados para a construção civil, criando um ambiente organizacional mais eficiente, seguro e alinhado com as melhores práticas do setor.
Os principais desafios identificados na implantação envolvem a resistência à mudança por parte dos colaboradores, a necessidade de investimentos em treinamento e capacitação, e a adaptação dos processos internos para atender aos requisitos normativos. Contudo, os benefícios, como o aumento da satisfação dos clientes, a redução de desperdícios, a melhoria na organização dos processos e a elevação da qualidade dos produtos e serviços, geralmente compensam as dificuldades enfrentadas.
Conclui-se que a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 e no PBQP-H é um investimento estratégico para empresas que desejam alcançar padrões elevados de qualidade, eficiência e sustentabilidade. A adoção dessas práticas contribui não apenas para o cumprimento de exigências regulatórias, mas também para a construção de um futuro mais promissor e sustentável para as organizações e o setor como um todo
AGRADECIMENTO
Chegou o momento de expressar minha sincera gratidão a todos que desempenharam um papel importante na concretização deste trabalho.
Primeiramente, quero agradecer ao meu maior pilar, que sempre é Deus, pela minha vida e por me ajudar a ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo do curso.
Um agradecimento especial à minha família, que sempre acreditou em mim e me apoiou em cada etapa deste percurso. Seu amor e incentivo foram fundamentais para eu chegar até aqui, especialmente à minha irmã Beatriz e ao amor da minha vida, minha mãe Leonira, que sempre estava lá quando eu chegava precisando de um abraço.
Não posso esquecer da minha orientadora, Walzenira Parente Miranda, pela orientação valiosa, paciência e dedicação. Seu conhecimento e apoio foram essenciais para que eu pudesse desenvolver este projeto de forma clara e objetiva.
Aos meus colegas de curso, agradeço pelas trocas de ideias e pelo suporte mútuo. As parcerias formadas durante essa jornada foram importantes para manter a motivação e o espírito colaborativo. Por fim, quero reconhecer todos que, de alguma maneira, ajudaram na realização deste projeto, seja com conselhos, incentivos ou simplesmente por estarem presentes. Meu muito obrigado!
BIBLIOGRAFIA
ALBUQUERQUE, D. PBQP-H e a Norma de Desempenho NBR 15.575. Templum. Disponível em:<https://templum.com.br/e-book-pbqp-h-e-norma-de-desempenhonbr-15-575-2/>. Acesso em: 05 setembro. 2024
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR15757: Edificações Habitacionais — Desempenho. Rio de Janeiro. 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015, Sistemas de gestão da qualidade — Requisitos. 2015. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/normas/iso/iso_9001_2015> .pdf. Acesso em: 18 set. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14037:2011 – Gerenciamento de riscos, Diretrizes. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/normas/14037> .pdf. Acesso em: 05. set. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais, Desempenho. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/normas/15575> .pdf. Acesso em: 28.set. 2024.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Projetos: SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras. 2020j. Disponível em: https://pbqp-h.mdr.gov.br/. Acesso em: 28 set. 2024.
SANT’ANA. E. P. Quais as diferenças entre a ISO 9001 e o PBQP-h? 2017. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/diferencas-entre-iso-9001-e-pbqp-h/ . Acesso em: 07 set 2024.
BARROS, L. P. Análise das etapas de implantação do sistema de gestão da qualidade em uma construtora de obras de alto padrão. 2019. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2019. Disponível em: < https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28021/1/An%C3%A1liseEtapasImpla nta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 07 set. 2024
OBRAS CONSULTADAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2011. Disponível em: < https://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicacoes/abnt> Acesso em: 20 de outubro 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citação em documentos, apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação, trabalhos acadêmicos, apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. – 17. ed. – Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2013.
1Graduanda em Engenharia Civil
Instituição: Universidade Nilton Lins E-mail: hilariodaencarnacao@gmail.com
2Pós-Graduada em: Didática no Ensino Superior, Engenharia de Segurança do Trabalho. Professora Universitária (Universidade Nilton Lins) E-mail: wm.eng.civil@gmail.com
3Mestre em Engenharia Industrial. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Especialista em Didática do Ensino Superior e Tutoria e Docência em EAD. Graduada em Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática. Professora Universitária (Universidade Nilton Lins) E-mail: erikamarquespinheiro@gmail.com