A EFICÁCIA DO ACOMPANHAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA PRÁTICA ESPORTIVA INFANTOJUVENIL

THE EFFECTIVENESS OF PHYSIOTHERAPEUTIC FOLLOW-UP IN CHILDHOOD AND YOUTH SPORTS

REGISTRO DOI:10.5281/zenodo.10201696


João Lucas de Menezes Lira1
Zaira Jadisha de Souza Garcia2
Jamile Gome dos Santos3
  Klenda Pereira de Oliveira4


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos nossos familiares e pelo suporte do corpo docente durante os anos,

Obrigado.

AGRADECIMENTO

O desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso contou com a ajuda de diversas pessoas, dentre as quais eu agradeço: aos professores Klenda Oliveira e Natalia Gonçalves.

EPÍGRAFE

“É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço para transformar seu sonho em realidade” 

Silvio Santos

Resumo

A fase infantojuvenil é um marco para o evolução neuropsicomotora, pois é nela que o desenvolvimento do ser humano se inicia e a intervenção fisioterapêutica não apenas estimula o desenvolvimento saudável das crianças, mas também promove a interação social da mesma em diferentes ambientes. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo: Ressaltar a abordagem fisioterapêutica associada à pratica de esportes como indispensável ao desenvolvimento infantojuvenil. Metodologia: Tratase de uma revisão sistemática de literatura, cuja a amostra foi composta por 108 artigos e 02 livros. Resultado: observou-se resultados positivos sobre o desenvolvimento infantojuvenil de forma geral, após a inclusão das técnicas fisioterapêuticas nas práticas desportivas. Conclusão: a eficácia do acompanhamento fisioterapêutico é indispensável para o desenvolvimento psicomotor e social durante a fase infantojuvenil. Graças a constante evolução técnico-científica, a fisioterapia está cada vez mais fácil e lúdica de se incorporar nas práticas desportivas de modo inovador e eficaz.

Palavras-chave: ‘criança’, ‘saúde pública’, ‘atenção primária à saúde/atenção básica’, ‘fisioterapia’.

Abstract: the infant and adolescent phase is a milestone for neuropsychomotor evolution, as it is where human development begins, and physiotherapeutic intervention not only stimulates the healthy development of children but also promotes their social interaction in different environments. Therefore, the present research aims to emphasize the physiotherapeutic approach associated with sports practice as indispensable for infant and adolescent development. Methodology: This is a systematic literature review, with a sample composed of 108 articles and 02 books. Result: we observed positive results on child and youth development in general, after the inclusion of physiotherapeutic techniques in sports practices. Conclusion: The effectiveness of physiotherapeutic support is essential for psychomotor and social development during the infant and adolescent phase. Thanks to the constant technical and scientific evolution, physiotherapy is becoming increasingly easy and enjoyable to incorporate into sports practices in an innovative and effective manner.

Keywords: ‘child,’ ‘public health,’ ‘primary health care/basic care,’ ‘physiotherapy.’

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Cavinatto (2021) a infância e a adolescência é o momento ideal para o bom desempenho das habilidades motoras, sensoriais, cognitivas, mentais e emocionais. Em seus estudos, complementa que esta fase é ideal para desenvolver hábitos saudáveis de forma sólida para uma vida inteira. Além disso, a prática do esporte com uma abordagem multidisciplinar da fisioterapia para o desenvolvimento saudável em atividades esportivas. Nesta pesquisa, abordaremos a importância da fisioterapia neste contexto.

O desenvolvimento motor normal envolve o processo de crescimento, maturação, aquisição de competência e reorganização psicológica do ser humano. É através desses processos que a criança adquire habilidades no domínio motor, seja ele grosseiro, fino, cognitivo ou emocional. Nesse sentido, SILVA (2020), afirma que o desenvolvimento motor pode interferir no desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

Dessa forma, ALMEIDA, (2019) afirmou em seu estudo que a fisioterapia motora tem a finalidade de desenvolver o sistema neurológico congênito ou adquirido, beneficiando os pacientes com uma melhor qualidade de vida.

Ainda convém lembrar que a atividade esportiva na infância e na adolescência traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantojuvenil. Por outro lado, segundo Mota (2023) as atividades desportivas na infância apresentam desafios como as lesões e           sobrecargas físicas. Neste contexto o autor destaca o papel da fisioterapia na prevenção terapêutica para minimizar os traumas e lesões. 

Argumenta-se favoravelmente que a fisioterapia é de fundamental importância no desenvolvimento e desempenho esportivo para a prática de atividades esportivas. Nesse sentido, Pimentel et al., (2023) reconhece que esse acompanhamento pode prevenir e minimizar lesões e incentivar o desenvolvimento saudável e equilibrado nas crianças esportistas.

Nesse sentido, o presente artigo tem como foco crianças da educação básica em atividades esportivas regulares. Em seus estudos, Finardi (2023) esclarece a relevância da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento fisico e psicomotor na prevenção de futuras lesões. Também, intervenções pedagógicas no aprimoramento da coordenação, força, equilíbrio e controle corporal gerando bem-estar geral para uma vida equilibrada.

De acordo com Santos (2023. pág 10), “O acompanhamento fisioterapêutico adequado apresenta menor incidência de lesões musculoesqueléticas, além de uma melhor recuperação e retorno mais rápido as práticas esportivas”. Ainda segundo Santos (2023), a relevância de compreender o papel da fisioterapia nesta condição está na sua expertise em minimizar as lesões, promover o equilíbrio e o desenvolvimento motor adequado. Portanto, os profissionais de saúde devem contribuir compreender e incorporar o papel da fisioterapia no acompanhamento e desenvolvimento das crianças na prática desportiva.

Em seus estudos, Silva (2017) afirma que a prática de atividade física vem sendo uma forma eficaz para a promoção da saúde, a mesma é um importante fator para a melhora da autoestima, além de prevenir aos maus hábitos e combater patologias relacionadas ao sedentarismo. Porém a associação dessa prática com o acompanhamento fisioterapêutico traz um ar de inovação, pois agregando suas técnicas e exercícios que devolvem a capacidade física e funcional do paciente, é importante que este, também proporcione para o cliente um momento especial de sensibilidade e empatia, que entenda o mundo da criança e construa de forma consciente uma relação entre paciente e profissional, compreendendo a necessidade deste através do desempenho de um trabalho bem elaborado e executado com competência. (AZEVEDO; GUSMÃO, 2016).

Considera-se este estudo significativo, pois tem como objetivo demonstrar a importância do suporte dos profissionais, que buscam promover o desenvolvimento saudável e seguro de crianças esportistas. Além disso, de acordo com SANTOS et al (2021), a fisioterapiaauxilia na prevenção de futuros comprometimentos, além de promover a integração social.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo de revisão de literatura. Para a realização do estudo foi feito um levantamento bibliográfico por meio de busca eletrônica nas bases de dados: LILACS, SCieLO, PEDro, Google Acadêmico e PubMed, no período de 2013 de 2023.

Os termos utilizados nas bases de dados foram: na língua portuguesa: ‘criança’, ‘saúde pública’, ‘atenção primária à saúde/atenção básica’, ‘fisioterapia’ e na língua inglesa: ‘child’, ‘public health’, ‘primary health care’ e ‘physiotherapy’.

Os critérios utilizados para inclusão dos artigos foram: artigos no idioma inglês, artigos originais do tipo ensaio clínico e randomizado, artigos cuja amostra foi composta por 108 artigos e 02 livros.

Foram excluídos artigos que não estavam disponíveis na íntegra, artigos que não mostraram a eficácia do acompanhamento fisioterapêutico na prática esportiva infantojuvenil. 

Para proceder à pesquisa, primeiramente foram identificadas as palavras chaves, sendo colocadas nas bases de dados e em seguidas foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão. Os artigos foram filtrados, lidos, analisados e selecionados, apenas os que atendiam a todos os critérios.

Fluxograma – Recomendações Prisma

3. RESULTADOS

Encontrou-se 110 artigos nas bases de dados SciElo, LILACS, Google Acadêmico, PubMed e PEDro. 

Ao total foram encontrados 108 artigos e 02 livros nas bases de dados científicas, que através dos descritores utilizados para coleta continham relevância para este estudo. Foram excluídos 69 (sessenta e nove) artigos após a leitura de títulos e abstract, 41 (quarenta e um) artigos foram lidos na íntegra. Contudo, 32 (trinta e dois) não condiziam com o objetivo do estudo. Sendo assim, 6 (seis) artigos e 02 (dois) livros foram selecionados para a etapa de análise metodológica dos dados, após leitura na íntegra, e incluídos nesta revisão, conforme o quadro 01.

Quadro 01: Identificação dos artigos inseridos na revisão de literatura, segundo ano de publicação, autor, objetivos, base de coleta de dados e resultados.

Autor/AnoTipo de EstudoObjetivoInstrumento da Coleta de dados/IntervençãoResultado
FINARDI, Francisco; ULASOWICZ, Carla, 2023.Revisão Bibliográfica/ LivroOrientar a identificação precoce de possiveis alterações. Livros voltados à pediatria e a neuropediatria. Bancos de dados eletronicos: LILACS e SciElo.A         produção             da cartilha             sobre    o desenvolvimento motor normal.
MOTA, Lorena Naves Ramos, 2023.Revisão Bibliográfica QualitativaAnalisar a importância dos exercicios posturais nas aulas de Educação Física.Base de dados eletrônicos: Bireme, Google Acadêmico e Scielo com recorte de 2010 a 2022.As disfunções são consideradas multifatoriais.
PIMENTEL, Alex Viana et al, 2023.Revisão Integrativa da Literatura.Sintetizar evidências existentes sobre o papel da familia no encorajamento e participação das crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física.Base de dados eletrônicos: BVS, Scopus, Dissertações da Capes, Google Acadêmico, LILACS e SciElo.Os        pais desempenham um papel fundamental nos comportamentos e hábitos relacionados     à prática.
CAVINATTO, José Nelio, 2021.Revisão Integrativa da Literatura.Fornecer instrumentos que possam auxiliar, estimular e orientar familiares, crianças e jovens na prática cotidiana da infância à adolescencia.Base de dados eletrônicos: Bireme, Google Acadêmico, LILACS e SciElo.Observou-se uma preocupação não só com o estimulo inicial da atividade esportiva, mas também com sua manutenção no decorrer da vida.
ALMEIDA et al, 2019.Pesquisa de Campo  Compreender a percepção dos pais na fisioterapia motora de crianças com atraso no neurodesenvolvimento psicomotor.Questionário e formulário preenchido pelos pais da Associação Pública de pais e amigos de Vitória da ConquistaBA.A prática de fisioterapia motora nas crianças mostrou um aspecto favorável para o tratamento dos pacientes.  
SILVA, Verônica Andrade Da, 2018.Pesquisa de campoIdentificar os fatores que dificultam o acesso de        crianças             e adolescentes             com deficiência física ao tratamento fisioterapêutico.Estudo transversal que entrevistou gestores, fisioterapeutas, pais e/ou responsáveis por crianças com deficiência física.A fisioterapia não tem sido garantida em tempo favorável ao desenvolvimento motor, de modo que se faz necessário rever a organização e distribuição dos serviços, bem como são essenciais políticas efetivas que garantam a sua utilização.
Silva, Fabiana Raulino da, 2018.LivroAbordar a inovação técnica-científica associada ao processo fisioterapêutico.Base de dados eletrônicos: Medline, Pubmed, Cochrane, Embase, livros técnicos da área.A fisioterapia associada às inovações técnicacientíficas está tornando mais fácil identificar os problemas e se preparar para resolvê-los.
DAVID et al, 2013.Revisão BibliográficaElaborar uma proposta de assistencia fisoterapeutica na rede básica de saúde objetivando sistematizar      esse serviço para a saúde da criança e          do adolescente.Base de dados eletrônicos: Medline, LILACS e SciElo.O fisioterapeuta não apenas restaura, desenvolve e conserva a capacidade física do paciente, como também previne doenças e promove orientações.

Fontes:Bases de dados cientificos: Lilacs, SciElo, Pubmed, Sucupira, Google Acadêmico, Medline.

4. DISCUSSÃO  

A análise de todos os dados estudados para compor este artigo, mostrou que a abordagem fisioterapêutica associada a prática desportiva é de grande relevância para o desenvolvimento infantojuvenil. Nesse sentido, Gehlen (2023) destaca em seus estudos, benefícios para saúde física e mental por reduzir o estresse e ansiedade estimulando a autoestima e a autoconfiança ao enfrentar os desafios do cotidiano. Da mesma forma, Santos et al., (2023) afirma que por fornecer uma abordagem multidisciplinar ajuda a criança a vencer barreiras físicas e psicológicas.

O processo de crescimento infantil é bastante complexo e ocorre em várias fases ao longo da vida. Ferreira (2022) esclarece que o esporte nesta fase contribui para o desenvolvimento infantil em relação à saúde física e mental. Além disso, promove a interação social da criança. Ainda na visão do pesquisador, a fisioterapia contribui de forma efetiva na melhoria da coordenação motora por meio de técnicas específicas para tonificar e robustecer a musculatura e aumentar a flexibilidade.

Da mesma forma, Pereira et al., (2022) concordando com Nascimento (2023) apontam melhorias em relação às habilidades motoras, fortalecimento muscular, flexibilidade e coordenação. Além disso, o estudo de Barbosa et al., (2022) confirma que a fisioterapia ajuda no atraso do desenvolvimento motor ao combinar intervenções terapêuticas com orientação e educação. Em seus estudos, Santos et al., (2023) tem o mesmo ponto de vista em relação ao desenvolvimento cognitivo e apoiam as conclusões de Pereira, Nascimento e Barbosa.

Cavinatto (2021) destaca que a infância e a adolescência são as fases ideais para desenvolver as habilidades motoras e sensoriais. Enquanto Pimentel et al., (2023) destaca as habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. Na opinião de Pimentel et al., (2023) é indiscutível que nessa fase são incorporados hábitos de vida saudável para a prática esportiva.

Como aponta Finardi (2023), a prática de atividades físicas diárias na infância deve ser acompanhada por fisioterapeutas para evitar lesões e garantir um crescimento holístico indispensável para a promoção do desenvolvimento motor, físico e psicossocial. Além desses aspectos, Cavinatto (2021) válida os estudos de Finardi ao relatar em seus estudos o aumento gradual do controle, força e equilíbrio do corpo, contribuindo para um crescimento saudável, em geral, a prática esportiva na infância.

Segundo pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry (2021), incorporar atividades ao ar livre altera até mesmo a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo. Considerando que o fisioterapeuta é o profissional da área de saúde habilitado, qualificado e especialista na promoção da saúde infantil mediante atividades físicas, lúdicas e técnicas de estimulação, é possível afirmar que a abordagem fisioterapêutica é imprescindível para um desenvolvimento saudável. 

Por outro lado, segundo Mota (2023) as atividades desportivas na infância apresentam desafios como as lesões e sobrecargas físicas. Pode também dissuadir e curar traumas e lesões, ao mesmo tempo em que endossa práticas desportivas seguras e positivas. Também é benéfica para crianças com deficiências físicas ou motoras, pois pode ajudá-las a desenvolver habilidades e promove a inclusão social.

Portanto, a fisioterapia é uma aliada indispensável para um crescimento saudável e seguro na prática esportiva infantil. Ao reconhecer o seu papel e procurar aplicações apropriadas, podemos proporcionar oportunidades de desenvolvimento holístico, prevenir danos e promover futuros mais saudáveis para a população.

5. CONCLUSÃO

Observou-se de forma clara que a fisioterapia desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantojuvenil, proporcionando reabilitação, prevenção de lesões e um ambiente seguro para o crescimento físico e mental. Além disso, promove a inclusão social e melhora a autoestima da criança, facilitando sua interação em diferentes ambientes. O acompanhamento fisioterapêutico é essencial para o desenvolvimento psicomotor e social nessa fase. Graças aos avanços técnicos e científicos, a fisioterapia se torna cada vez mais integrada de forma inovadora e eficaz nas práticas esportivas. A associação entre esporte e fisioterapia traz benefícios adicionais, como a capacidade de devolver a função física e promover uma relação sensível e empática entre o paciente e o profissional.

Referências

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SILVA, Jonas Rafael da. A importância da prática de atividade física para adolescentes. 2017.


¹ Graduando em Fisioterapia do Centro Universitario do Norte – UNINORTE, Manaus/AM. E-mail: dmnzslira@gmail.com.

² Graduanda em Fisioterapia do Centro Universitario do Norte – UNINORTE, Manaus/AM. E-mail: jadishazaira@gmail.com.

³ Graduanda em Fisioterapia do Centro Universitario do Norte – UNINORTE, Manaus/AM.E-mail: jamilegomes1103@gmail.com.

4 Especialista em Neurofuncional, Docente do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, Manaus/AM. E-mail: fisioterapeutaklenda@live.com,