A APLICAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR SOB A VISÃO DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA

THE APPLICATION AND IMPORTANCE OF DIGITAL LITERACY THROUGH DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT FROM THE PERSPECTIVE OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS 

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202503211538


Alzirinha Freitas Souza1,
Prof. Me. Tiêgo Ramon dos Santos Alencar2


RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar as ideias e percepções dos docentes de Educação Técnica ativa no Centro de Educação de Macapá AP sobre o uso e a relevância das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de campo. A pesquisa busca uma abordagem qualitativa interpretativa. Como validade, eles são entendidos como discutidos tópicos como cultura digital, alfabetização digital e treinamento de docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. Lidar com os resultados demonstra que os docentes reconhecem a importância da alfabetização digital por meio da tecnologia digital para o ensino do design português. A falta de formação inicial e contínua associada à falta de recursos no ambiente escolar limita o uso desses dispositivos. Isso ocorre de maneira expressiva em suas práticas educacionais. 

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Formação de docentes. Práticas e usos. Currículo. 

ABSTRACT

This article aims to analyze the ideas and perceptions of active technical education teachers at the Macapá AP Education Center about the use and relevance of digital technologies in field teaching and learning processes. The research seeks an interpretative qualitative approach. As validity, they are understood as discussing topics such as digital culture, digital literacy and teacher training. The data were obtained through semi-structured interviews with four teachers. Dealing with the results demonstrates that teachers recognize the importance of digital literacy through digital technology for teaching Portuguese design. The lack of initial and continuous form associated with the lack of resources in the school environment limits the use of these devices. This occurs expressively in their educational practices. 

Keywords: Digital Technologies. Teacher training. Practices and uses. Digital Literacy. Curriculum.

1 INTRODUÇÃO 

De uma perspectiva cultural, a revolução elétrica e tecnológica industrial levou a grandes mudanças nas práticas sociais e de comunicação, principalmente devido ao desenvolvimento adicional de tecnologias de rede na Internet. O desenvolvimento de software e aplicativos expandiu as possibilidades de participação virtual e social. O campo da educação exigia docentes qualificados que incluíam Tecnologia Digital em Informação e Comunicação (TDIC) para permitir a crise e o uso reflexivo dessas ferramentas na sala de aula e integração no currículo (SILVA; ALMEIDA, 2011).  

Para capacitar os docentes a usar a tecnologia digital no ensino da língua Portuguesa nas aulas em sala, o Ministério da Educação (MEC) promove diretrizes para a Educação Continuada na Educação Digital (Letramento digital). Além do contexto nacional, os incentivos para o uso de tecnologia e comunicação da informação digital também foram documentados em documentação internacional e diretrizes educacionais. No Brasil, por exemplo, a Base do Currículo Nacional Comum (BRASIL, 2018) explodiu habilidades de cultura digital, destacando o uso da tecnologia digital como uma ferramenta de financiamento ao currículo.  

As diretrizes tentaram promover lições de orientação nos requisitos modernos e estimular as habilidades digitais de uma perspectiva crônica, reflexiva e interativa. O debate é um conceito de concepções e percepções de docentes de Língua Portuguesa no Ensino Profissional Tecnológico, atuantes em um Centro de Educação Profissional localizado na cidade de Macapá, no estado do Amapá, sobre a importância e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC nos processos de ensino e aprendizagem da disciplina. Em particular, eles procuram entender como esses docentes avaliam sua educação e práticas costumeiras em termos de desenvolvimento das habilidades necessárias para usar efetivamente a tecnologia digital ao ensinar da Língua Portuguesa.  

Este artigo consiste em quatro seções. Primeiro há a busca de aspectos culturais digitais e educação. A segunda seção discute o conceito de currículo digital e as conexões entre implementação e comunicação da tecnologia da informação digital na prática escolar.  As próximas seções do método sistemático de dados, caracterizando o contexto dos tópicos discutidos e, finalmente, as percepções dos professores sobre o uso e relevância da tecnologia da informação digital e, finalmente, caracterizando o uso e a relevância da tecnologia da informação digital.  

2 A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A CULTURA DIGITAL 

Atualmente, a formação de docentes de educação no contexto da cultura digital se tornou um tópico proeminente para os pesquisadores educacionais. Pesquisas como Buzato (2006, 2010), Freitas (2010), Marzari e Leffa (2013) mostram como esse argumento foi adquirido desde 1990 durante esse período. Isso é caracterizado pela propagação de computadores e pelo crescimento da pesquisa e concentra – se no impacto dessa tecnologia nas práticas de alfabetização. Desde a entrada, ainda estava claro que muitos docentes enfrentavam os desafios de integrar técnicas educacionais de maneira cruzada ou invisível (ALMEIDA; VALENTE, 2012).  

Com isso em mente, acreditamos que os principais desafios relacionados ao papel e relevância da tecnologia da informação digital e os principais desafios de comunicação e comunicação, particularmente em relação à educação, para trabalhar na cultura digital, podem ser organizados em três exemplos. Entendemos como essas técnicas são socialmente construídas e entendemos os aspectos e o escopo funcionais como um meio de permitir que grupos menores participem de práticas sociais (BRAGA, 2015) e até que ponto essa participação pode explorar a forma e o nível escolar dos alunos e a prática dos estudantes de pesquisa. 

A alfabetização estrutural e conjunta (BUZATO, 2006) que promove o desenvolvimento de habilidades que as empresas exigem em relação às escolas, comunicadas por tecnologia e dispositivos digitais. Reconheça a importância da tecnologia e comunicação da informação digital. Reconheça a comunicação TDIC como um tópico legal e importante no processo de ensino e aprendizagem, tanto na forma inicial quanto contínua dos professores. Em relação à segunda questão, incluindo a tecnologia e a comunicação da informação digital – a escola envolve o TDIC e duas questões básicas diretamente relacionadas ao contexto profissional relacionado. Quem são os professores de imigração digital e quem são os nativos digitais?  

Agora existe um conflito geracional caracterizado por dois grupos diferentes. Por um lado, embora nascidos antes da década de 1980 e do uso da tecnologia na vida cotidiana, os membros da geração X, os chamados imigrantes digitais ou os membros da geração X são menos proficientes no uso dessas ferramentas. Enquanto isso, os nativos digitais nativos (PRENSKY, 2001) ou Digital (PRENSKY, 2009) chegaram à revolução digital tecnológica, que tem uma mobilidade muito amigável no processamento de dispositivos e plataformas digitais. Lições para lições mais difíceis. Para superar esse conflito, voto em Freitas (2011), descobrindo que os diálogos devem ser dados entre essas duas culturas para o enriquecimento do lema.  

Da mesma forma, Buzato (2010) pode desenvolver uma abordagem criativa em formato cruzado com os alunos para aumentar a importância de justificar as formas locais de apropriação de novas tecnologias e negociar o significado e a composição global de todos os docentes. Dadas essas declarações, é claro que não faz sentido para escolas e docentes tentarem usar a pedagogia projetada para estudantes do século XXI. Quer os docentes sejam imigrantes digitais ou colônias digitais, é importante criar diagramas com alunos da geração digital e promover o processo de aprendizado. Em relação à terceira questão, a necessidade de educação relacionada ao uso de tecnologia e aplicações está se tornando cada vez mais clara.  

Além disso, a inclusão desse tópico é uma necessidade urgente de crescer na primeira e na forma contínua, permitindo interações importantes através do uso de novas tecnologias e promove os recursos digitais participativos para professores e alunos. Nesse contexto da integração da tecnologia e comunicação da informação digital, a TDIC- Almeida (2010) demonstra a importância de moldar a educação, permitindo que os educadores sejam apropriados para docentes digitais e indicações tecnológicas. Além disso, a necessidade de reorganizar projetos de educação escolar e promover a cultura digital é enfatizada para restaurar o currículo prescrito. É importante repensar os conceitos corretos do currículo para que essa transformação ocorra. 

3 UM POSSÍVEL CURRÍCULO DIGITAL PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC AO ENSINO 

 A inclusão de tecnologia digital em classes com práticas de alfabetização digital indica uma expansão do currículo prescrito para a visão curricular como um processo. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC se tornam uma parte importante do desenvolvimento do currículo que existe em atividades educacionais que docentes e alunos usam de maneira adequada e naturalmente como se fossem invisíveis. Esse uso não é apenas funcional no ambiente escolar. Portanto, é possível falar sobre currículos que integram a tecnologia digital nos métodos laterais, reflexivos e sociais de ensino. Nesse sentido, Almeida (2010) define o currículo digital da seguinte forma: 

O currículo que se desenvolve por meio de ferramentas e interfaces da Internet, o qual envolve campos de conhecimentos de diferentes áreas: comunicação, educação e tecnologias. Assim, currículo digital integra as tecnologias com o currículo, envolvendo distintas linguagens e sistemas de signos configurados de acordo com as características intrínsecas das tecnologias e mídias que suportam os modos de produção do currículo, conforme os limites e potencialidades das TIC.

Segundo Almeida (2010), essa integração também inclui mensagens, contextos e outros aspectos que podem contribuir para as atribuições de negociação e significado entre todos os participantes envolvidos no processo educacional. Além da informatização da tecnologia da informação, é importante que Almeida (2014) enfatize a necessidade de entender o currículo digital como mais inclusivo. 

Não é só a informatização do ensino, currículo digital é muito mais, ele representa a integração curricular abrangendo a tecnologia e toda sua multiplicidade de linguagens. Temos que pensar nos recursos abertos, no potencial de criação de novas interfaces e recursos utilizados pelos estudantes e na força do trabalho colaborativo que pode expandir o conhecimento para outros estados, outros países. O espaço da escola não é mais o único lugar de produção do conhecimento. A web trouxe a cultura dos museus e laboratórios virtuais e os alunos podem navegar em qualquer museu do mundo, realizar experiências e simulações e não apenas fazer as visitas programadas a esses espaços, o que nem sempre é viável. 

Para o autor, o Currículo Digital contém os principais recursos do ambiente digital no desenvolvimento da moeda, e as perguntas são adicionadas à simples informatização das lições, pois elas usam essas tecnologias para promover os protagonistas dos envolvidos em processos de interação, colaboração e educação. Mesmo depois de Almeida (2013), o currículo deve ser visto como um meio de organizar estruturas sociais, a saber, práticas educacionais que enfatizam o currículo de vida como uma reconstrução do currículo prescrito. Para este autor, essa integração ocorre através de um trabalho eficaz entre professores e alunos na prática social, incluindo gerentes, docentes e outros agentes escolares. 

4 METODOLOGIA 

Para seguir em frente e aborda os objetivos propostos neste artigo, a partir da questão problema – Quais são as concepções (noções) dos docentes em um Centro de Educação Profissional sobre a importância do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC como ferramentas para a aprendizagem de Língua Portuguesa. Escolhemos o estudo de exploração realizado pela pesquisa de campo. Isso implementou uma abordagem quantitativa para a coleta de dados e uma qualitativa-interpretativista para a análise. 

Um estudo foi realizado com quatro professores de Língua Portuguesa em Educação Profissional Tecnológica, trabalhando no Centro de Educação Profissional no município de Macapá-AP. De acordo com a solução de 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, uma aprovação livre e claramente aprovada no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (TCL) assinada pelos participantes, garante o anonimato das partes interessadas para proteger as identidades dos especialistas. Portanto, os participantes foram identificados como “Docentes X, Y, Z, W.” A Tabela 1 mostra os perfis dos docentes de pesquisa relevantes.  

Quadro 1 – Perfil de Formação dos docentes participantes da Pesquisa 

Participante Perfil/Formação Tempo de atuação em Docência 
Docente F X Licenciada em Letras e Esp. em Educação Profissional Tecnológica 10 a 20 anos 
Docente F Y Licenciada em Letras e Esp. em Docência do Ensino Superior 6 a 11 anos 
Docente M W Licenciado em Letras e  Esp. Em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 6 a 12 anos 
Docente F Z Licenciatura em Letras, Esp.em Educação Profissional Tecnológica Esp. em Didática do Ensino Superior Mais de 15 anos

            Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F- Feminino/ Docente M- Masculino) 

Segundo Gil (2008), entrevistas semi estruturadas foram usadas para coletar dados. Esta é uma ferramenta prática para obter informações relevantes em pouco tempo, permitindo que os pesquisadores acessem opiniões, crenças, interesses, benefícios, expectativas e experiências. Os objetivos semi estruturados individuais visam entender uma compreensão mais profunda de crenças, atitudes, valores e motivações relacionadas ao comportamento das pessoas em um contexto social específico. Esse movimento apresenta sistemas interpretativos para entender a narrativa das coisas frequentemente conceituais e abstratas em comparação com outras observações. Para preparação e planejamento desses técnicos, ambos os tópicos centrais devem ser considerados antes da entrevista: o que perguntar (especificações do tópico) e quem você pergunta (como escolher o respondente). Como Gaskell enfatiza (2000), t. Discussões para garantir um progresso generalizado quando o problema for resolvido. Os pontos de abordagem (tema) para o estudo estão resumidos na Tabela 2.

Quadro 2 – Tópicos para as perguntas

TEMA (1) 
Formação acadêmica e tempo de serviço como docente 
TEMA (2) 
Costumes de uso pessoal e profissional das tecnologias digitais e internet 
TEMA (3) 
A importância (relevância) ou não do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC no processo de ensino e aprendizagem 

Fonte: Elaborado pela acadêmica 

No artigo os objetivos estabelecidos e foco no espaço limitado, a sala de aula se concentra apenas nos dados relacionados ao terceiro tópico. Durante o processo de gerenciamento e a interpretação dos dados, as respostas mostraram grande diversidade. Portanto, Gil (2008) teve que organizá-los através de grupos com base nas seguintes categorias de análise: I) Concepções (noções) a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. II) Educação continuada e conhecimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. III) Práticas didáticas e pedagógicas usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. e IV) Tecnologia digital e documentos oficiais. 

Seja o significado do uso dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 

As análises foram realizadas de maneira qualitativamente interpretativista (BORTONIARARDO, 2008), e as informações sobre como esclarecer as metas propostas neste artigo foram identificadas pelos docentes participantes sobre o uso profissional da tecnologia digital e da Internet. O uso dessas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. 

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS 

Nesta área, apresentamos a análise dos dados gerados, juntamente com as interpretações do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. As categorias listadas na Tabela 3 foram organizadas com perguntas abertas de caráter descritivo, incluindo as respostas discursivas dos entrevistados. Promovendo uma reflexão mais profunda sobre as ideias de docentes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. 

Quadro 3 – Concepções (noções) sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. 

Pergunta O que você entende por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? 
Docente FX No meu ponto de vista as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC é um mecanismo de inclusão das Tecnologias Digitais ao processo de ensino-aprendizagem é uma forma de diversificar as possibilidades de compreensão dos conteúdos escolares, utilizando internet, jogos, aplicativos educativos e videoaulas para fazer com que cada aluno se torne dono da própria busca de seu conhecimento. 
Docente FY São ferramentas tecnológicas e inovadoras para tornar mais ágil e eficaz a informação e a comunicação entre pessoas fazendo mediações. 
Docente MW Compreendo que são as ferramentas que interferem e permeiam os processos comunicativos, usando para tanto a internet e seus recursos como mediação. 
Docente FZ Penso que é a possibilidade de associar pessoas, ambientes, numa rede. Promover a comunicação 

Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

Repetimos esses trechos quando perguntados sobre os conceitos de tecnologia digital e comunicação TDIC por meio de tecnologia e comunicação da informação digital e respostas de termos altamente destacados, como docentes y, w, z, “ferramentas tecnológicas”, “ferramentas e recursos”, “ambiente”. Comunicação TDIC da comunicação direcional de dispositivos e equipamentos digitais para se referir à quantidade de mídias digitais conforme apresentado no quadro 4 a seguir: 

Quadro 4 – Formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDIC  no processo de ensino e aprendizagem

 Pergunta Em sua formação inicial ou continuada, houve disciplinas que discutiram a importância do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC como ferramentas que auxiliam na mediação do processo de ensino e aprendizagem? Se sim, descreva um pouco sobre essas disciplinas. 
Docente F X Não. Terminei a graduação no fim de 2000. Naquela época, a grade curricular ainda era bem defasada. 
Docente FY Sim. Lousa Digital 
Docente MW Não houve disciplinas 
Docente F Z Sim. Era uma disciplina prática que buscava ensinar como utilizar as tecnologias digitais para os alunos do Ensino Médio. 

                  Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

As respostas do docente X (o currículo ainda estava desatualizado) revelaram que os entrevistados não tinham campo específico para aprender a discutir a importância de usar a tecnologia e a comunicação da informação digital, como mediar as ferramentas educacionais no processo educacional, bem como mediar as ferramentas educacionais no processo educacional e como mediar as ferramentas educacionais. Em relação à educação continuada, apenas um entrevistado disse que sim. Docente Y (“Sim. Lousa digital) estava preparado para preparar profissionais em ambientes escolares. Apresentamos as expectativas dos docentes sobre o uso das tecnologias digitais como recursos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa nos quadros 5, 6, 7 e 8. As expectativas dos docentes de usar a tecnologia digital como um recurso que pode apoiar o processo de ensino e aprendizagem português. 

Quadro 5 – Expectativas (perspectivas) em relação ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC 

 Pergunta Qual(ais) a(s) sua(s) expectativa(s) perspectiva (s) em relação ao uso das tecnologias digitais como ferramenta auxiliadora no processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa? (Preocupações, inseguranças, sugestões, recomendações.) 
Docente F X Preocupação: o mundo está se tornando cada vez mais digital. A escola deve se adequar a essa realidade ou os objetivos das novas diretrizes curriculares jamais serão alcançados. Insegurança: o sistema de ensino brasileiro nunca conseguiu realizar a inclusão efetiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs. Sugestão: Implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDCIs seja discutido abertamente na escola para que o corpo técnico e docente dê ideias de como torná-lo algo real e efetivo. Recomendação: Depois da implementação, monitorar os aparelhos e os aplicativos para que os alunos não se utilizem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDCIs somente para ter amplo acesso às redes sociais e o objetivo maior seja desviado. 
Docente F Y Toda e qualquer organização funciona a partir do seu suporte educacional e material. E não adianta termos conhecimentos teóricos sem o conhecimento prático. Uma vez que, os recursos tecnológicos nas escolas ainda são carentes, defasados e limitados. Precisamos de mais recursos e capacitações para que tenhamos uma melhor educação. 
Docente M W Sempre quis poder usar mais as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC nas minhas aulas, porém a falta de acesso à internet é o principal empecilho. A escola dispõe de um número razoável de máquinas, mas estão em manutenção. O celular do aluno poderia ser usado, entretanto, esbarra no problema de acesso à Web, já que a escola não dispõe de uma rede para professores e/ou alunos. 
Docente F Z Neste momento, sou uma entusiasta do uso das tecnologias digitais. Ainda não cheguei a sentir preocupação, insegurança. 

                        Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

Com base no discurso, pode -se observar que os docentes em estudo reconhecem a importância de usar as das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC nos processos de ensino e aprendizagem, conforme demonstrado nas falas. “Gostaria de usar cada vez mais tecnologia da informação digital e comunicação nas aulas”. “Sou apaixonado por usar a tecnologia digital”. 

No entanto, como Almeida (2010), acreditamos que a vontade do docente não é suficiente. Em outras palavras, os responsáveis pelo desenvolvimento da política educacional também devem reconhecer a importância das Tecnologias Digitais de Informação e 

Comunicação -TDIC para a educação. As positivas expectativas a respeito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC também se opõem aos desafios relacionados ao apoio e infraestrutura dos Centros de Educação Profissional e escolas apresentados pelas declarações dos entrevistados. No quadro abaixo a pergunta está relacionada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC e os seguintes dados foram obtidos: 

Quadro 6 – Opinião sobre utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC no processo de ensino-aprendizagem. 

 Pergunta Em sua opinião, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação favorece ou não o processo de aprendizagem do aluno? 
Docente F X Sem sombra de dúvida, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação enaltece o processo de aprendizagem do aluno, pois integra as novas ferramentas digitais ao estudo interativo, facilitando a compreensão dos conteúdos das várias disciplinas. 
Docente F Y Com certeza favorece sim, os alunos se tornam mais motivados além de possuírem um conhecimento prévio de tecnologia muito mais ágil irão concomitantemente usufruir na sala de aula e se tornar mais eficazes na era do conhecimento globalizado. 
Docente M W Sim, pois possibilita experiências diferenciadas de ensino e aprendizagem, mais interação e trabalho colaborativo. 
Docente F Z Sim, com certeza. 

        Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

Os destaques no quadro 6 revelam que há um consenso entre os docentes sobre a utilização de recursos tecnológicos no contexto das práticas de letramento digital escolar nas aulas de Língua Portuguesa. Esses discursos apontam para a possibilidade de convergência de um currículo digital que integre novas experiências, práticas pedagógicas inovadoras e novas formas de aprender e ensinar. Os docentes acreditam que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC favorece o processo de ensino-aprendizagem, como evidenciado pelos trechos: “Sem dúvida, favorece o processo de aprendizagem, estudo colaborativo”; “O conhecimento prévio de tecnologia permitirá que os alunos aproveitem mais e se tornem mais eficazes na era do conhecimento globalizado”; “Interação e trabalho colaborativo”. Quando questionados sobre se sentem preparados para utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC em sala de aula, os docentes deram as seguintes respostas: 

Quadro 7 – Você se sente preparado para essa nova prática pedagógica? 

 Pergunta O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC na escola requer do professor uma formação tecnológica de qualidade. Os docentes de Língua Portuguesa precisam estar preparados para lidar com as novas tecnologias digitais na sala de aula tão presentes no cotidiano do aluno nativo digital. Você se sente preparado para essa nova prática pedagógica? 
Docente F X Sim. O problema é que o ambiente escolar não oferece suporte para que haja a implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs. 
Docente F Y Parcialmente visto que, não há uma ampliação de cursos de capacitação para docentes, se quisermos ampliar nossos conhecimentos em tal área, precisamos investir em cursos particulares e por conta própria. 
Docente M Z O que aprendi sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDIC foi por meio da prática e de leituras. 
Docente F W Na medida do possível, sim. 

Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

De maneira não tão explícita, os dados apresentados no quadro 4 corroboram a análise de Freitas (2011), que aponta que os docentes não estão sendo capacitados para utilizar o computador e a internet como ferramentas de aprendizagem em sua prática docente. Além disso, é importante considerar o fato de que hoje contamos com uma grande variedade de aplicativos e dispositivos de smartphones modernos, e que o conhecimento sobre o uso adequado dessas tecnologias, como recursos que potencializam o aprendizado, precisa ser incorporado na formação dos docentes, especialmente na licenciatura em Letras. 

Ainda em relação à prática didática com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC, perguntamos às participantes: “Você já desenvolveu alguma atividade com seus alunos utilizando o laboratório de informática da escola ou o celular particular dos alunos?” Se sim, descreva um pouco dessa experiência”. As respostas obtidas foram as seguintes: 

Quadro 8 – Experiências com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC. 

 Pergunta Você já desenvolveu alguma atividade com os seus alunos utilizando o laboratório de informática da escola ou com celular de uso particular dos alunos? Caso sim, descreva um pouco dessa experiência. 
Docente F X Sim, já tentei, mas desisti. Na época, estava com uma turma com mais de 40 alunos e menos de 10 computadores em funcionamento. Note que não dava nem para utilizar 1 computador para 2 alunos. 
Docente F Y Várias. Estou trabalhando nesse estabelecimento de Ensino há dois anos e já elaborei um projeto cujo sua proposta é inovar os métodos de ensino e incentivo à leitura e a escrita por meio de atividades inovadoras, como por exemplo: produções de textos digitais, jornais e documentários digitais. 
Docente M W Sim. Elaboração de cordel. Inicialmente, pesquisamos sobre a origem, formas do cordel e principais cordelistas. Depois, os alunos escolheram temas atuais, produziram, digitaram e apresentaram em sala os seus trabalhos. 
Docente F Z Sempre utilizo o LIED da escola. E houve uma única vez que usei os celulares deles para trabalhar sobre Camões. Pela internet dos celulares deles, pudemos viajar para |Portugal, visualizar tudo o que falamos e ouvir docentes portugueses. 

Fonte: Elaborado pela acadêmica (Docente F-Feminino/ Docente M-Masculino) 

A Tabela 8 acima observa que o docente X não está usando essas ferramentas. Isso justifica a falta de estrutura e mau funcionamento do laboratório. Por outro lado, como mostrado na seção, os estágios educacionais dos docentes Y, W e Z como mediadores de conhecimento em relação ao uso de computador ou telefone celular do aluno são claros. Fale e ouça os docentes de língua portuguesa. 

Nesses casos, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDIC desempenharam um papel fundamental no esclarecimento do conhecimento sobre a vida cotidiana de alunos, docentes e culturas digitais, praticando reflexão sobre aprendizado, autores, colaboração entre diferentes salas e épocas (ALMEIDA; SILVA, 2011). 

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A pesquisa surgiu de preocupações sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC no ensino da Língua portuguesa em contextos escolares. Porque elas agora estão cada vez mais presentes na vida diária dos alunos e estão ganhando espaço em várias áreas. O objetivo era discutir as ideias e percepções dos docentes de português sobre o uso e a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e as ideias e percepções dos docentes sobre a educação profissional a partir do centro de educação profissional e tecnológica onde a pesquisa foi realizada. Tentamos entender se os entrevistados percebem a relevância da tecnologia digital como um recurso de ensino – aprendizado. Isso incentivará a codificação do conhecimento sobre vários conteúdos durante o processo de educação profissional.  

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1Discente do Curso de Licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal do Amapá.
E-mail: alzirinhas@gmail.com

2Docente licenciado em Letras – Português/Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor formador no curso de Licenciatura em Letras – Português, modalidade EAD, da UNIFAP. E-mail: tiegoramon@gmail.com