APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS: ITS RELEVANCE IN THE TREATMENT OF AUTISTIC CHILDREN
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202409051412
Patrícia dos Santos Sousa1;
Yloma Fernanda de Oliveira Rocha2.
RESUMO
O transtorno do espectro autista (TEA) acomete as diferentes áreas do desenvolvimento. A aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) por diferentes profissionais tem demonstrado resultados promissores para alcançar objetivos significativos. Para alcançarmos nosso objeto de estudo, levantamos como questionamento como se dá a análise de comportamento aplicada na pratica e sua relevância no tratamento de crianças autistas? Tendo como objetivo geral analisar como a Análise do Comportamento Aplicada- ABA é aplicada com crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo. Ressaltando os objetivos específicos de descrever o que é o analise do comportamento aplicada- ABA e o transtorno do espectro do autismo, explicar como a ciência ABA é aplicada com as crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo e reconhecer a importância da ciência ABA nas terapias com crianças autistas. Para isso usamos autores que nortearam nossa pesquisa, como Benetez et al(2020), Sella e Ribeiro( 2018) Papalia( 2022). Os estudos sobre formação profissional enfatizam a valorização da formação especializada. Foi observado a partir da pesquisa realizada que as revisões de literatura concluem que os processos de intervenção são controversos, caros e dependentes de fatores externos.
Palavras-Chave: ABA. Autismo. Educação. Comportamento.
INTRODUÇÃO
O artigo vai demonstrar pela análise de outros trabalhos nos quais foram considerados o ponto de vista dos autores e suas interpretações no primeiro tópico Oliveira e Silva (2021), que fazem suas analises baseadas em outros artigos e como foi conduzido ABA.
Nos outros tópicos vamos demonstrar as análises de alguns autores que abrem uma discussão sobre intervenção precoce, a contribuição da intervenção ABA pelos os pais e a eficácia do método.
O que determinou a escolha do tema: A Análise de Comportamento Aplicada: Sua Aplicação e Relevância no Tratamento De Crianças Autistas, é analisar como a ciência ABA está se desenvolvendo para o progresso das crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo, uma pesquisa para a investigação sistemática de fatos baseados em evidências.
Nosso tema escolhido surge de inúmeras reflexões e questionamentos em relação ao tema. Sabemos que o autismo é um assunto recorrente na nossa atualidade e necessita cada vez mais de visibilidade. Dessa forma chegamos a uma questão problema: Como se dá a aplicação da a análise de comportamento aplicada na pratica e sua relevância no tratamento de crianças autistas?
Nosso interesse na pesquisa surge da formação acadêmica do autor em licenciatura em pedagogia, a pós graduação em psicopedagogia, sendo o trabalho de conclusão de uma pós graduação em análise do comportamento aplicada- ABA e a atual atribuição de psicopedagoga clínica onde está inserida na terapia com crianças autistas.
Também iremos observar a relevância da pesquisa voltada para o ABA e as crianças autistas e as consequências da aplicação desta ciência, essa discussão entre autores que envolve artigos e livros, assim considerar o resultado dos resultados obtidos.
Toda a trajetória acadêmica da autora leva para a conclusão do curso com efeito de contribuir na evolução de aprendizagem de crianças com dificuldade na vida acadêmica, meu TCC na área da pedagogia foi identificar metodologias de alfabetizar crianças surdas, na licenciatura em Libras foi ensinar métodos de ensinar língua portuguesa para alunos surdos como segunda língua, assim esse artigo complementa a contribuía para a ciência ABA e que a pesquisa.
Nosso objetivo geral é analisar como a Análise do Comportamento Aplicada- ABA é aplicada com crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo, fazendo um levantamento de pesquisas para chegar aos objetivos de descrever o que é o analise do comportamento aplicada- ABA e o transtorno do espectro do autismo, explicar como a ciência ABA é aplicada com as crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo e reconhecer a importância da ciência ABA nas terapias com crianças autistas.
Os objetivos específicos vão conduzir o projeto a descrever o que é o análise do comportamento aplicada- ABA e o transtorno do espectro do autismo, explicar como a ciência ABA é aplicada com as crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo e reconhecer a importância da ciência ABA nas terapias com crianças autistas.
Nossa pesquisa está dívida em subseções para uma melhor organização, sendo a primeira subseção “autismo e sua história”, onde trazemos aspectos históricos importantes sobre o autismo. Nossa segunda sessão é nomeada de “Ciência ABA”. Nesse ponto trouxemos informações sobre a Análise De Comportamento Aplicada e seu papel e importância como ciência. Em seguida trazemos a nossa “metodologia” com os aspectos e procedimentos tomados para o desenvolvimento da pesquisa. Como quarta sessão trouxemos as “Análises e Discursões” tendo nela o embasamento teórico necessário para que possamos levantar a discursão a respeito do assunto. Por fim, fechamos a pesquisa com nossas conclusões e com o referencial teórico utilizado.
Na história do autismo vem se desenvolvendo varias e novas pesquisas, no começa a pesquisa descrevida no livro Analise do comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (2018), com um corpus de 11 crianças como referência para elaborar algo que descrevesse todas as nuances, em 1943 Leo Kanner falou sobre as estereotipias e ecolalias, foi confundido com o o diagnóstico de esquizofrenia e nos anos 60 como um grupo de problemas psicóticos.
Seguindo a pesquisa em 1944, Has Asperger descreveu com base em 4 crianças características semelhantes aos que Kanner já vinha sugerido, descrevendo criança com habilidades cognitivas irregulares como uma dificuldade ou habilidades extraordinárias.
Segundo a evolução das pesquisas e o aumento de critério para oferecer o diagnóstico de autismo, mesmo encaixando que a criança possuía um déficit Intelectual, depois foi concluído que ao autistas possuem altas habilidades e hipotróficos incomuns ao restante da sociedade, fazendo projeções e achando soluções de formas não convencionais. Assim podemos perceber que o diagnostico dentro dos critérios faz com que o tratamento precoce seja algo crucial na evolução do paciente
Dada a sua extrema complexidade e variabilidade, o prognostico exige em sua realização uma abordagem multidisciplinar que vise não somente a uma questão medica. Tal abordagem possibilidade o estabelecimento de etiologias e quadros clínicos bem definidos, passiveis de progragnostico precisos e abordagens psicofármaco terapias eficazes. Além disso, avaliações diversificadas propiciam a melhoria do prognostico e, principalmente, auxiliam o estabelecimento de modelos de reabilitação mais eficazes (Assumpção Jr e Kuczynski, 2018, pág. 27).
Dentro dos casos clínicos eles necessitam de um protocolo que exijam mais recursos e meios que descrevam exatamente dentro de qual espectro esse autista se encontra, compreende- lós e estabelecer uma melhor conduta que possa facilitar sua vida.
1- CIÊNCIA ABA
Segundo Marques, Daniela Fernandes, & Bosa, Cleonice Alves (2015). O Behaviorismo concentra-se na análise objetiva do comportamento observável e mensurável em oposição, por exemplo, à abordagem psicanalítica, que assume que muito do nosso comportamento deve-se a processos inconscientes. Ivan Pavlov, John B. Watson, Edward Thorndike e B.F. Skinner foram os pioneiros que pesquisa e descobriram os princípios científicos do Behaviorismo.
Na longa jornada da análise do comportamento se chegou hoje depois de muitas pesquisas o que seria algo cabível para ser aplicado com as crianças autistas, observando que com o tratamento precoce pode se obter um melhor resultado comportamental.
Para a realização de tal intervenção, existe a necessidade de uma equipe de diferentes profissionais, com um mesmo objetivo e conhecimento em ABA, para realizar a avaliação, programação, aplicação e análise dos currículos de ensino e em número suficiente para aplicar tal procedimento. Ainda assim, para que sejam garantidas melhores condições à intervenção, com o cumprimento de horas mínimas e objetivo de generalização do ensino, têm sido elaboradas e implementadas diferentes estratégias, de forma a envolver outros agentes educacionais, além do analista do comportamento, a destacar: a instrumentalização de pais e professores como agentes aplicadores e multiplicadores. O estudo de Guimarães et al. (2018) avaliou uma capacitação destinada aos cuidadores de crianças com TEA, composta por um conjunto de procedimentos de ensino (vídeo modelação, instrução escrita e role-play com feedback imediato), visando minimizar comportamentos inadequados de crianças com TEA, a partir de um delineamento de linha de base múltipla (Benetez, P. et al, pg 336- 337).
Desde sempre o diagnóstico precoce e o começo precoce das terapias com uma equipe multidisciplinar, equipe essa com o conhecimento ABA, faz com que a criança evolua dentro das amplas habilidades de competências que ela tem que adquirir durante a vida, cada profissional na sua área vai elencar elementos comportamentais dentro da ciência ABA para que o conjunto seja construído em harmonia com os outros profissionais.
Dentro da área que a autora atua que é a Psicopedagogia elementos como sentar, esperar e desencadear de uma atividade escolar em etapas que exigem ser cumpridas, esse conjunto de procedimentos é necessário que a profissional entenda a importância e a relevância da ciência ABA.
2- METODOLOGIA
A pesquisa se classifica quanto a tipologia como bibliográfica e narrativa A construção do referencial teórico partiu de um levantamento sobre o tema abordado em publicações com validade de cunho cientifico. Segundo Silva, (2010), a pesquisa é um método que tem por base as referências teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos etc. com o uso desse material teórico, a pesquisa procura explicar ou discutir sobre um tema ou problema determinado.
Este trabalho se classifica como descritivo, por descrever pelo levantamento bibliográfico o papel da Análise do Comportamento Aplicada no processo de analisar como a ciência ABA está se desenvolvendo para o progresso das crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo, uma pesquisa para a investigação sistemática de fatos baseados em evidencias., ao qual Gil (2002, p.42) considera: até mesmo, o estabelecimento de relação entre as variáveis, bem como, a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, dentre elas, a aplicação de questionários e a observação sistemática.
Coletados os dados foram usados no estudo sob forma de citações, servindo de embasamento para o desenvolvimento do assunto pesquisado. É um método teórico e que se foca em analisar os ângulos distintos que um mesmo problema pode ter, ao consultar autores com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. Este levantamento foi realizado por meio de livros físicos e alguns artigos como da autora Weiss (2006) que aborda os problemas de aprendizagem escolar. Assim a pesquisa baseada em autores de referência na área da análise do comportamento aplicado, o trabalho vai elencar os principais pontos a serem discutidos e contribuir para um ato de reflexão pedagógica.
Sendo uma análise de conteúdo, considerando os achados de forma qualitativa, sendo dividido por temáticas de estudos encontradas, embasada nos objetivos citados, a análise foi realizada pelos os argumentos retirados do material de pesquisa aqui já mencionados. Assim investigando e comparando as informações levantadas, no intuito de construir novas observações e conclusões.
Nossas bases de dados escolhidas para a pesquisa foram, Web of Science, Medline, e Lilacs foram consultadas para o levantamento das referências bibliográficas publicadas nos com o recorte temporal dos últimos 7 anos, sendo eles 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Como critérios de seleção foram selecionados os artigos publicados em periódicos com revisão por pares e a partir de títulos que tinham ligação com nossa pesquisa. Foram utilizados como critérios de exclusão o idioma, o tipo de artigo, o tema e os artigos repetidos.
3- ANÁLISES E DISCUSSÕES
Essa seleção resultou em 09 artigos e dois livros Analise do comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (2018) e Desenvolvimento Humano (2022), que foram analisados na íntegra. Durante nossas analises de dados foram consideradas as informações referentes a autor, periódico e data; título; tema e abordagem; casuística; critérios de inclusão e exclusão e conclusões. Tivemos como resultado que os artigos abordam processos de intervenção, revisões de literatura, formação profissional e a contribuição dos pais no processo de intervenção. Apenas quatro artigos relatam a contribuição dos pais na aplicação dos princípios da ABA no ambiente doméstico.
Tabela 01: Síntese das relevantes características dos estudos retidos
AUTOR | ANO | OBJETIVO | METODOLOGIA | VARIÁVEISRELACIONADAS |
Daniela d. S. F. O., et al | 2021 | identificar as principais contribuições para o desenvolvimento cognitivo do aluno autista a partir da intervenção feita através da análise do comportamento aplicada-ABA. | O estudo de pesquisa de forma exploratória tendo como objetivo de investigar através de materiais bibliográficos, analisando detalhadamente através de teóricos e autores que abordam sobre o presente tema. | A avaliação e a contatação, além das queixas deixadas pelos pais, será a etapa importante no processo de estabelecer ciência ABA com a criança. |
Jislayne Fidelis Felinto et al | 2023 | Este artigo teve como objetivo – compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. | O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital – Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA. | Defender a aplicabilidade da ciência ABA dentro do ambiente escolar |
Mayra H. B. G., et al | 2022 | Averiguar a incidência da temática e estudos sobre as estratégias naturalísticas, aplicadas ao autismo, bem como a eficácia e utilização de tal intervenção | Trata-se de uma revisão integrativa no qual foram selecionadas três bases de dados, delimitando as buscas ao período de 2010 à 2020, e foco de pesquisa materiais que associassem as temáticas do autismo, análise do comportamento aplicada (ABA) e intervenções naturalísticas. | Síntese de artigos que demonstra como a ciência ABA contribui na qualidade de vida da criança com autismo. |
Jislayne F. F., et al | 2023 | Compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. | O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital – Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. | A importância das leis que ambaram os autistas e a relevância da ciência ABA no desenvolvimento comportamental da criança autista. |
Francidalma S. S. C. F., et al | 2019 | investigar a literatura produzida sobre os aspectos terapêuticos e instrumentos utilizados na Análise do Comportamento Aplicada às pessoas no Espectro do Autismo. | Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, realizada em ambiente virtual, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, Medical Literature Analysis and Retrieval System On-Line – MEDLINE e SciELO – Scientific Electronic Library Online, no período de 2008 a 2018. Foram identificados 10 estudos que atendiam ao objeto de estudo | O tratamento precoce seria a melhor maneira para que acontecesse a intervenção com a ciência ABA para o desenvolvimento da criança |
Priscila B., et al | 2019 | O objetivo foi descrever um estudo de caso interdisciplinar delineado nos princípios analítico-comportamentais, a partir de uma intervenção aplicada com uma criança com TEA. | O procedimento envolveu cinco fases: avaliação do repertório da criança com TEA, reunião interdisciplinar, aplicação do currículo, formação dos pais e novamente reunião interdisciplinar. | Dentro da aplicabilidade da ciência ABA por vários profissionais em conjunto para conseguir um proposito em comum o êxito do paciente. |
Síglia Pimentel Höher Camargo*Mandy Rispoli** | 2013 | O objetivo deste trabalho é apresentar a definição, características e pressupostos filosóficos que se encontram nas bases conceituais da ABA e fazem desta ciência um método de intervenção efetivo para pessoas com autismo. | Trata-se de uma revisão narrativa de literatura científica. | Demonstra que os modos de acompanhar o paciente e condiciona-lo dentro da ciência ABA seria a melhor formar de moldar o paciente na sociedade. |
FULVIO ALBERTO DE MORAES | 2021 | Evidenciar as contribuições que a terapia ABA proporciona para o aprendizado e a independência das crianças portadoras do TEA; Apresentar os procedimentos teóricos-metodológicos utilizados na Terapia ABA. | Pode-se afirmar que as bases fundamentais que norteiam a obra de Skinner estão vinculadas a sua imensa preocupação de tornar a Psicologia uma ciência, e para uma boa compreensão dessas bases filosóficas, existia a necessidade em identificar os modelos de ciência que ele adota.” (MICHELETTO, 2001). | A importância do trabalho de Skinner e a sistematização do processo da aplicação da ciência ABA. |
RAPHAEL MARTINS DE BRITO | 2022 | o objetivou investigar, através da revisão da literatura, o papel do psicólogo no processo de inclusão de alunos autistas em escolas regulares e conhecer o método ABA. | Trata-se de uma revisão narrativa de literatura científica. | Pesquisas que corroboram para a importância da ciência ABA. |
SELLA, A. C., et al | 2018 | Localizar a Análise do Comportamento Aplicada(ABA) como elemento constituinte da Análise do Comportamento. | Metodologia bibliográfica | Apanhado de artigos descrevendo por meio de verificação bibliográfica como a ciência ABA contribui para o desenvolvimento da criança. |
Papalia, D. E. | 2022 | O desenvolvimento humano e suas etapas | Metodologia descritiva | Descrição da evolução da criança nas várias áreas de desenvolvimento |
3.1- Descrever o que é a análise do comportamento aplicada- ABA e o transtorno do espectro do autismo.
Entre os artigos e livros aqui apresentados, observamos como se iniciou as pesquisas voltadas para o diagnóstico de crianças com autismo, em 1943 por Leo Kanner, assim que o processo de levantamento de pesquisas e a aplicação da ciência ABA.
Dentro dos marcos do desenvolvimento os três primeiros anos para os parâmetros do crescimento infantil é algo que vai determinar algumas características importantes, dentro das perspectivas do desenvolvimento da fala uma criança com 36 meses (3 anos) sabe dizer até 1.000 palavras, 80% inteligíveis; comete alguns erros de sintaxe. (Papalia, 2022, pg.145), essa queixa da fala é algo bem frequente entre os pais que chegam nos consultórios que seus filhos não falam e com o comprometimento da fala também vem a falta de socialização. A pesquisa de caso do artigo Benetez, corrobora com a teoria que a falta de comunicação seria uma característica, para concluir um diagnóstico.
Existem evidências crescentes de que intervenções comportamentais intensivas precoces catalisam o desenvolvimento intelectual e verbal de crianças com TEA, com resultados bastante promissores com crianças abaixo de 3 anos de idade (Cooper et al., 2007 apud Benetez 2020, pag 336).
A intervenção ABA na idade aqui apresentada ate os 3 anos, segundo os autores aqui citados seria algo crucial no desenvolvimento do leque de habilidades como a fala, a socialização, contato visual, habilidades motoras entre outras competências. Alguns métodos para analisar a escala de desenvolvimento utilizadas foi o Portage consiste em uma listagem de comportamentos de crianças de 0 a 6 anos para as áreas de Desenvolvimento Motor, Linguagem, Cognição, Socialização, Autocuidados e em outros artigos vai ser aplicado o VB-MAPP é a sigla de Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (“Programa de Avaliação e Colocação de Marcos de Comportamento Verbal”) esses protocolos vão avaliar e identificar a demandas e as quais intervenções tem mais urgência.
3.2- Explicar como a ciência ABA é aplicada com as crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo.
Assim a análise do comportamento aplicada ABA, vai avaliar habilidades que a criança precisa adquirir para determinada idade, “na análise do Comportamento, compreende- se o comportamento como uma relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (resposta). (Postalli, 2018, pag 73), os estímulos são necessários para seguirmos com as respostas que serão adquiridas, intervindo onde a resposta seja adequado ao momento.
Essa sequência de estímulos e respostas, ajuda a condicionar a criança autista em determinadas situações, podemos citar uma situação de contingencia, como o habito de sentar para fazer a tarefa da escola, será um antecedente e assim as vezes ocorrera fugas, então precisamos prever a resposta e conter essa contingência. A aplicação da ciência ABA precisa ser aplicada de forma multidisciplinar, onde não engloba só os profissionais, algo essencial é a continuação do processo na família.
Espera-se que a inserção dos familiares tenha sido valiosa do ponto de vista aplicado para ambos, profissionais e criança. De maneira geral, os pais aplicaram as atividades propostas na residência deles e apresentavam semanalmente suas dúvidas sobre a maneira correta para aplicação do currículo e, principalmente, sobre a escolha do reforçador adequado durante a realização das tarefas. Nesse contexto, é possível corroborar os dados da literatura sobre a importância de criar condições de ensino, em situação natural, envolvendo os pais das crianças com TEA (Gomes et al., 2017; Guimarães et al., 2018 apud Benetez, pag. 336).
Dentro da aplicação da ciência aba há o manejo com os reforçadores, que como já mencionado aqui deve ser trabalhado em equipe, as vezes as crianças possuem reforçadores diferentes na terapia e em casa, o processo acontece dentro da contingência, como sentar, toda vez que ele atende a demanda, será recompensado com algum hiper foco que goste ou simplesmente palavras de incentivo.
3.3- Reconhecer a importância da ciência ABA nas terapias com crianças autistas.
Os trabalhos aqui apresentados discutem sobre o diagnóstico precoce, para que se aplique de forma imediata a ciência ABA e que o comportamento da criança poderá ser moldado para uma melhor evolução em várias partes da sua vida, tarefas do cotidiano diário, a aceitação e comprometimento da família na continuação do processo de modelagem.
Entre tantos artigos a muitos pontos importantes e em comum, como a avaliação precoce no primeiro momento é crucial para um melhor tratamento, no artigo do estudo de caso onde é mobilizado uma equipe multidisciplinar, o relato é que são de que o desenvolvimento da criança com autismo é significativo, que todos os profissionais envolvidos com um único objetivo seriam importantes para que a aplicação da Ciência ABA seja melhor desenvolvida.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Alguns trabalhos aqui descrevem pesquisas bem iniciais que a quantidade de terapia era de 4 a 5 horas diárias de tratamento, mostrando resultados significativos em uma pequena amostragem de crianças, durante a evolução da ciência ABA, foi sendo adaptado a realidade da criança e o que vai suprir suas necessidades.
Foi dialogado a adaptação das crianças nas escolas regulares, sendo aplicado não apenas com o aluno atípico como também com todas as crianças da sala, todos os trabalhos lidos enfocam no diagnóstico precoce e a participação da família.
A equipe multidisciplinar também é citada para um planejamento para o que todos possam trabalhar de forma harmoniosa e que a criança possa evoluir de forma significativa comtemplando suas habilidades e competências, sendo que a equipe vai trabalhar dentro das capacidades e adversidade dentro do nível das dificuldades.
REFERENCIAS
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1Pedagoga. Graduada em Letras Libras. Pós-Graduanda em Psicopedagogia, margaridaminhavo@hotmail.com.
2Psicóloga. Pedagoga. Psicopedagoga. Doutoranda em Saúde-UNIFOR. Mestre em Saúde Mental-UFRGS. Professora da Faculdade de Ensino Superior do Piauí-FAESPI. ylomafernandarocha@hotmail.com.