REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10040182
James Santos de Souza
José Lucinaldo Ferreira de Souza*
INTRODUÇÃO
A Rodovia BR-319, localizada no estado do Amazonas, representa um ponto crítico na infraestrutura rodoviária brasileira. Sua importância econômica e estratégica é inegável, ligando a cidade de Porto Velho (RO) a Manaus (AM), possibilitando o acesso ao coração da Amazônia. No entanto, a BR-319 enfrenta desafios significativos em termos de condições precárias, patologias, questões ambientais e decisões políticas controversas que impactam seu desenvolvimento. Este artigo aborda uma análise abrangente desses aspectos, buscando compreender a viabilidade técnica e econômica da revitalização e expansão da BR-319, bem como as implicações políticas que afetam seu progresso.
DESENVOLVIMENTO
CONDIÇÕES E PATOLOGIAS DA BR-319
A BR-319 apresenta condições críticas em sua infraestrutura, incluindo asfalto danificado, pontes precárias e trechos alagados. A região em que a rodovia está inserida possui características climáticas e geográficas desafiadoras, contribuindo para o surgimento de patologias como erosões, deslizamentos de terra e problemas estruturais em pontes. Além disso, a rodovia atravessa áreas de preservação ambiental, exigindo cuidados especiais para minimizar impactos negativos.
VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA
A viabilidade técnica e econômica da revitalização da BR-319 é objeto de considerável debate. Por um lado, a recuperação da infraestrutura é vista como crucial para integrar economicamente a região amazônica, possibilitando o escoamento da produção e fomentando o desenvolvimento local. Por outro lado, os altos custos de revitalização e manutenção, aliados às peculiaridades ambientais da região, levantam questões sobre a sustentabilidade dessa empreitada.
METODOLOGIA
Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e análise documental. A coleta de dados compreendeu estudos prévios, relatórios governamentais, artigos científicos e fontes oficiais. A análise dos dados foi realizada através de comparação e síntese das informações obtidas, buscando identificar padrões e tendências relacionados à BR-319.
REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico deste estudo baseia-se em conceitos de infraestrutura rodoviária, gestão de projetos, análise de custo-benefício e impactos ambientais. Autores como Blanco (2018) e Silva (2020) fornecem insights valiosos sobre a importância da infraestrutura rodoviária na integração econômica, enquanto Oliveira (2019) aborda a necessidade de considerar aspectos ambientais na tomada de decisões.
RESULTADOS COM EVIDÊNCIAS
Os resultados desta pesquisa indicam que a revitalização da BR-319 é uma necessidade imperativa para a integração regional e desenvolvimento econômico da Amazônia. No entanto, os custos envolvidos, tanto financeiros quanto ambientais, devem ser cuidadosamente ponderados. As evidências destacam que a viabilidade econômica da BR-319 está intrinsecamente ligada à sustentabilidade ambiental e ao compromisso político em adotar medidas responsáveis.
CONCLUSÕES
A BR-319 é um projeto de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. Suas condições precárias e as patologias enfrentadas representam desafios que precisam ser superados para garantir a viabilidade do empreendimento. A pesquisa demonstrou que a integração de aspectos ambientais, técnicos e econômicos é fundamental para tomar decisões informadas sobre a revitalização da rodovia. Além disso, é essencial que as decisões políticas estejam alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável.
REFERÊNCIAS
Blanco, A. L. (2018). Infraestrutura Rodoviária e Desenvolvimento Econômico: Uma Análise Integrada. Editora Nacional.
Oliveira, M. S. (2019). Sustentabilidade Ambiental na Infraestrutura Rodoviária: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Meio Ambiente, 14(2), 78-92.
Silva, R. J. (2020). Desenvolvimento Regional e Infraestrutura: O Papel das Rodovias no Contexto Amazônico. Editora da Universidade Federal do Amazonas.
*Engenheiro civil com mestrado em engenharia civil.